SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
TEMA: Leitura, escrita em
movimento: Itamaraju em foco. SUBTEMA: A Importância da Leitura na Geografia |
UNIDADE TEMÁTICA:
Formas de Representação e Pensamento Espacial. OBJETO DE CONHECIMENTO: Cartografia: Anamorfose, Croquis e Mapas
Temáticos da América e da África. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||
Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição
espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e
meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o
espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver. |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ano: 8° Período: 13/09/2021 a
24/09/2021 Nº de Aulas: 4 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
HABILIDADES |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
(EF08GE15) Analisar a importância
dos principais recursos hídricos da América Latina (Aquífero Guarani, Bacias
do rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco, Bacia do Rio São Francisco,
sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes, entre outros) e discutir os
desafios relacionados à gestão e comercialização da água. (EF08GE15IT) Analisar a importância dos principais recursos
hídricos da América Latina (Aquífero Guarani, Bacias do rio da Prata, do
Amazonas e do Orinoco, sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes, entre outros)
e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água
relacionando a partir das fontes fornecedoras de energia que chegam no espaço
de vivência. |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
3. Desenvolver autonomia
e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na
análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de
analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e
ordem. 4. Desenvolver o
pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e
iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a
resolução de problemas que envolvam informações geográficas. 5. Desenvolver e utilizar
processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo
natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e
informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive
tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da
Geografia. |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
6. Valorizar a
diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos
e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do
trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu
projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e
responsabilidade. 7.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar
e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam
os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em
âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao
cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
OBS: Professores, essa
sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de
vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando
mais facil a avaliação de desempenho
da participação nas aulas e nas atividades realizadas. Informações para os alunos . Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas
- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone,
falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos
necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de
outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) – Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula).
1ªAula
ETAPA 1:
Nesta aula fazer a explanação – introdução do capítulo 12 “ A integração regional e o papel do Brasil” que traz os principais
organismos que atuam no território americano e as estratégias dos países
latinos para conquistar força no cenário mundial. Leitura do texto.
A integração regional e o papel do Brasil Desde a década de 1960, diversos acordos de
integração foram realizados na América Latina. Merecem destaque o Mercado
Comum Centro-Americano, de 1960; o Pacto Andino, de 1969; a Comunidade do
Caribe, de 1973; e a Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), de
1980, formada por 13 países-membros representando, em conjunto, 20 milhões de
quilômetros quadrados e mais de 510 milhões de habitantes. Medidas para
promover ações conjuntas entre os países com o intuito de fortalecer a
economia e, indiretamente, gerar benefícios sociais e políticos, além de
promover um intercâmbio cultural, não são recentes. Entretanto, nunca se
conseguiu estabelecer uma política de integração completa entre os países
latino-americanos. Em março de 1991, com o Tratado de Assunção, assinado por
Paraguai, Uruguai, Brasil e Argentina, criou-se o principal bloco econômico
em atuação na região, o Mercado Comum do Sul (Mercosul). Em 2012, o Paraguai foi suspenso do bloco
após um golpe de Estado que derrubou o então presidente Fernando Lugo. Os
demais países-membros entenderam que o golpe representava uma ameaça ao
regime democrático e suspenderam a participação do país. No ano seguinte,
após a eleição democrática de um novo presidente, a participação do Paraguai
no Mercosul foi restabelecida. Em 2012 o bloco passou a contar com a
Venezuela, mas esta foi suspensa em 2017 por ruptura de ordem democrática.
Além dos cinco países-membros, há os associados: Chile (a partir de 1996);
Peru (2003); Colômbia e Equador (2004); Guiana e Suriname (2013). Em meados
de 2018, a Bolívia, associada desde 1996, estava em processo de adesão como
país-membro. Associação
Latino-Americana de Integração (Aladi) A Aladi foi criada em
1980 com o objetivo de promover a integração e o desenvolvimento econômico e
social, por meio do estabelecimento de um mercado comum no continente
latino-americano. Atualmente, os membros da Aladi são: Argentina, Bolívia,
Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru,
Uruguai e Venezuela. Desde 2011, a Nicarágua tem realizado esforços para se
tornar também um país-membro da Associação. Comunidade Andina Anteriormente denominada Pacto Andino, a
Comunidade Andina foi criada em 1969 e, atualmente, é constituída de quatro
países-membros: Peru, Bolívia, Equador e Colômbia. O Chile e a Venezuela
deixaram a comunidade em 1977 e 2006, respectivamente. Organização dos Estados Americanos (OEA) Fundada em 1948, a OEA é uma das
instituições regionais mais antigas do mundo. Atualmente, é constituída de 35
Estados da América independentes e se tornou um importante fórum
governamental político, jurídico e social, cujo objetivo é aprofundar a
democracia, os direitos humanos, a segurança e o desenvolvimento no
continente. Organização dos Estados Ibero-Americanos
(OEI) A OEI
é um organismo internacional, integrado por países dos continentes
latino-americano, africano e europeu. Tem caráter governamental e o objetivo
de promover a cooperação nos campos da educação, da ciência, da tecnologia e
da cultura e, assim, alcançar o desenvolvimento integral, a democracia e a
integração regional. Aliança
Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba) A
Alba foi criada em 2004 a partir de um acordo firmado entre dois países, Cuba
e Venezuela, para promover a integração e a união da América Latina.
Atualmente, é constituída também por Bolívia, Nicarágua, Equador e pelas
ilhas caribenhas Dominica, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Antígua e
Barbuda. Mercosul
– objetivos e controvérsias O objetivo principal do Mercosul é estimular
o aumento das trocas econômicas entre os países-membros, além de atuar em
bloco no comércio com outros países e regiões. Pelo tamanho de suas economias
e pelo volume de trocas comerciais que realizam entre si, Brasil e Argentina
lideram o bloco. O comércio entre os países- -membros tem aumentado
constantemente desde a criação do bloco, estimulado pela redução de tarifas alfandegárias.
Hoje o Mercosul abrange as principais economias da América do Sul,
constituindo o principal bloco econômico dessa porção do continente. Além da
integração econômica (que envolve não apenas produtos, mas também
matéria-prima e energia), busca-se maior integração política e cultural. Em
2017, o conselheiro econômico e comercial da Embaixada da China no Uruguai
declarou que seu país pretende negociar um tratado de livre comércio com o
Uruguai, que impactaria o Mercosul (já que o Uruguai pertence ao bloco), ou
realizá-lo diretamente com o bloco. Movimentos sociais do Brasil e de outros
países da América do Sul apresentam, há anos, diferentes críticas acerca do
modelo de desenvolvimento do Mercosul. Segundo eles, entre as principais
questões está a integração baseada exclusivamente em relações comerciais, o
que não atende a determinados direitos dos trabalhadores, uma vez que não há
legislação trabalhista comum ao bloco nem avanços em questões que tratem das
condições de trabalho. Em 2017, após a aprovação da reforma nas leis
trabalhistas no Brasil, o governo uruguaio demonstrou preocupação com as
possíveis consequências da reforma, por considerar que os direitos dos
trabalhadores são afetados. Isso altera, consequentemente, as regulações
dentro do bloco, uma vez que interfere diretamente em relações entre os
países-membros.
Livro
Didático de Geografia capítulo 13, páginas 192 a 195.
2ªAula ETAPA 1 e 2 :Neste momento o professor pode orientar os alunos a acessar o link: https://youtu.be/kaMeqlE4Dlg , do
vídeo “Resumo – Blocos Econômicos” Em seguida comentários do vídeo e
esclarecer dúvidas. Estimular o aluno a pesquisar sobre Mercosul
– Brasil-Bahia e Itamaraju.
3ªAula
ETAPA 1: Solicitar a atividade do livro didático Araribá Mais
Geografia nas páginas 194 e 195.
ATIVIDADE 1. Qual o foco do
interesse brasileiro ao participar de missões de paz e aproximar suas
relações diplomáticas com outras potências regionais? 2. Explique a importância do Mercosul para a
América do Sul e cite os objetivos desse bloco econômico. 3. O que é a Aliança do Pacífico? Que países
fazem parte dela? Quais são as aspirações do bloco em termos econômicos? 4. Imagine que você é um grande produtor de
soja em Mato Grosso, que exporta regularmente para a China, saindo do Brasil
para o porto de Xangai. Responda às questões propostas a seguir consultando o
mapa. a)
De que modo o transporte entre o local de produção e o porto impacta nos
custos finais da soja exportada? b)Que benefícios o Corredor Bioceânico pode
trazer para a exportação da soja? Por quê? c) Compare as duas rotas retratadas no mapa.
Qual seria a mais vantajosa? ETAPA 2:
Correção e aproveita o momento para
esclarecer possíveis dúvidas levantadas promovendo um momento de escuta.
4ªAula ETAPA 1: Fazer
uma abordagem sobre o potencial econômico de exportação ( Agro) de Itamaraju.
Na sequência orientar os alunos a desenvolver 05 você sabe..., sobre a
exportação. ETAPA 2: Apresentação
da pesquisa orientada, momento de prover comentários e reflexões sobre o você
sabe... apresentado e socialização. RECURSOS: ( )Livro
didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( )
Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro
páginas: (Questões elaboradas) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita;
(X ) Avaliação da participação; Outros:
Referencias : Livro didático Araribá Mais Geografia/ Editora
Moderna/ Editor responsável- Cesar Brumini Dellore Link: : https://youtu.be/kaMeqlE4Dlg , do
vídeo “Resumo – Blocos Econômicos” .
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário