8º ANO e 9º ANO X - SEQUÊNCIA - 2021

 

                                                        SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco.

 SUBTEMA:   A Importância da Leitura na Geografia

UNIDADE TEMÁTICA: Formas de Representação e Pensamento Espacial.

OBJETO DE CONHECIMENTO:  Cartografia: Anamorfose, Croquis e Mapas Temáticos da América e da África.

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 8°                          Período: 13/09/2021  a  24/09/2021                                Nº de Aulas: 4

                                HABILIDADES

 

(EF08GE15) Analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina (Aquífero Guarani, Bacias do rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco, Bacia do Rio São Francisco, sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes, entre outros) e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

(EF08GE15IT) Analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina (Aquífero Guarani, Bacias do rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco, sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes, entre outros) e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água relacionando a partir das fontes fornecedoras de energia que chegam no espaço de vivência.

                   COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

4. Desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução de problemas que envolvam informações geográficas.

5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

           COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) –

Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

                                                                           1ªAula       

ETAPA 1: Nesta aula fazer a explanação – introdução do capítulo 12 “ A integração   regional e o papel do Brasil” que traz os principais organismos que atuam no território americano e as estratégias dos países latinos para conquistar força no cenário mundial.

Leitura do texto.

                                                     A integração regional e o papel do Brasil

 

  Desde a década de 1960, diversos acordos de integração foram realizados na América Latina. Merecem destaque o Mercado Comum Centro-Americano, de 1960; o Pacto Andino, de 1969; a Comunidade do Caribe, de 1973; e a Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), de 1980, formada por 13 países-membros representando, em conjunto, 20 milhões de quilômetros quadrados e mais de 510 milhões de habitantes. Medidas para promover ações conjuntas entre os países com o intuito de fortalecer a economia e, indiretamente, gerar benefícios sociais e políticos, além de promover um intercâmbio cultural, não são recentes. Entretanto, nunca se conseguiu estabelecer uma política de integração completa entre os países latino-americanos. Em março de 1991, com o Tratado de Assunção, assinado por Paraguai, Uruguai, Brasil e Argentina, criou-se o principal bloco econômico em atuação na região, o Mercado Comum do Sul (Mercosul).

  Em 2012, o Paraguai foi suspenso do bloco após um golpe de Estado que derrubou o então presidente Fernando Lugo. Os demais países-membros entenderam que o golpe representava uma ameaça ao regime democrático e suspenderam a participação do país. No ano seguinte, após a eleição democrática de um novo presidente, a participação do Paraguai no Mercosul foi restabelecida.

  Em 2012 o bloco passou a contar com a Venezuela, mas esta foi suspensa em 2017 por ruptura de ordem democrática. Além dos cinco países-membros, há os associados: Chile (a partir de 1996); Peru (2003); Colômbia e Equador (2004); Guiana e Suriname (2013). Em meados de 2018, a Bolívia, associada desde 1996, estava em processo de adesão como país-membro. 

  Associação Latino-Americana de Integração (Aladi)

A Aladi foi criada em 1980 com o objetivo de promover a integração e o desenvolvimento econômico e social, por meio do estabelecimento de um mercado comum no continente latino-americano. Atualmente, os membros da Aladi são: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Desde 2011, a Nicarágua tem realizado esforços para se tornar também um país-membro da Associação.

  

   Comunidade Andina

  Anteriormente denominada Pacto Andino, a Comunidade Andina foi criada em 1969 e, atualmente, é constituída de quatro países-membros: Peru, Bolívia, Equador e Colômbia. O Chile e a Venezuela deixaram a comunidade em 1977 e 2006, respectivamente.

   Organização dos Estados Americanos (OEA)

  Fundada em 1948, a OEA é uma das instituições regionais mais antigas do mundo. Atualmente, é constituída de 35 Estados da América independentes e se tornou um importante fórum governamental político, jurídico e social, cujo objetivo é aprofundar a democracia, os direitos humanos, a segurança e o desenvolvimento no continente.

 

   Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI)

  A OEI é um organismo internacional, integrado por países dos continentes latino-americano, africano e europeu. Tem caráter governamental e o objetivo de promover a cooperação nos campos da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura e, assim, alcançar o desenvolvimento integral, a democracia e a integração regional.

    Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba)

  A Alba foi criada em 2004 a partir de um acordo firmado entre dois países, Cuba e Venezuela, para promover a integração e a união da América Latina. Atualmente, é constituída também por Bolívia, Nicarágua, Equador e pelas ilhas caribenhas Dominica, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Antígua e Barbuda.

   Mercosul – objetivos e controvérsias

 O objetivo principal do Mercosul é estimular o aumento das trocas econômicas entre os países-membros, além de atuar em bloco no comércio com outros países e regiões. Pelo tamanho de suas economias e pelo volume de trocas comerciais que realizam entre si, Brasil e Argentina lideram o bloco. O comércio entre os países- -membros tem aumentado constantemente desde a criação do bloco, estimulado pela redução de tarifas alfandegárias. Hoje o Mercosul abrange as principais economias da América do Sul, constituindo o principal bloco econômico dessa porção do continente. Além da integração econômica (que envolve não apenas produtos, mas também matéria-prima e energia), busca-se maior integração política e cultural. Em 2017, o conselheiro econômico e comercial da Embaixada da China no Uruguai declarou que seu país pretende negociar um tratado de livre comércio com o Uruguai, que impactaria o Mercosul (já que o Uruguai pertence ao bloco), ou realizá-lo diretamente com o bloco. Movimentos sociais do Brasil e de outros países da América do Sul apresentam, há anos, diferentes críticas acerca do modelo de desenvolvimento do Mercosul. Segundo eles, entre as principais questões está a integração baseada exclusivamente em relações comerciais, o que não atende a determinados direitos dos trabalhadores, uma vez que não há legislação trabalhista comum ao bloco nem avanços em questões que tratem das condições de trabalho. Em 2017, após a aprovação da reforma nas leis trabalhistas no Brasil, o governo uruguaio demonstrou preocupação com as possíveis consequências da reforma, por considerar que os direitos dos trabalhadores são afetados. Isso altera, consequentemente, as regulações dentro do bloco, uma vez que interfere diretamente em relações entre os países-membros.

                                                                                                        Livro Didático de Geografia capítulo 13, páginas 192 a 195.

                                                                      

                                                                               2ªAula

 

ETAPA 1 e 2 :Neste momento o professor pode orientar os alunos a acessar o link:  https://youtu.be/kaMeqlE4Dlg  , do vídeo “Resumo – Blocos Econômicos” Em seguida comentários do vídeo e esclarecer dúvidas.

  Estimular o aluno a pesquisar sobre Mercosul – Brasil-Bahia e Itamaraju.

 

                                                                               3ªAula      

 

  ETAPA 1: Solicitar a atividade do livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas 194 e 195.

 

                                                               ATIVIDADE

1.      Qual o foco do interesse brasileiro ao participar de missões de paz e aproximar suas relações diplomáticas com outras potências regionais?

2.       Explique a importância do Mercosul para a América do Sul e cite os objetivos desse bloco econômico.

3.       O que é a Aliança do Pacífico? Que países fazem parte dela? Quais são as aspirações do bloco em termos econômicos?

4.       Imagine que você é um grande produtor de soja em Mato Grosso, que exporta regularmente para a China, saindo do Brasil para o porto de Xangai. Responda às questões propostas a seguir consultando o mapa.

a) De que modo o transporte entre o local de produção e o porto impacta nos custos finais da soja exportada? b)Que benefícios o Corredor Bioceânico pode trazer para a exportação da soja? Por quê?

 c) Compare as duas rotas retratadas no mapa. Qual seria a mais vantajosa?

 

 

 

ETAPA 2:  Correção e aproveita o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas promovendo um momento de escuta.

 

                                                                               4ªAula            

ETAPA 1: Fazer uma abordagem sobre o potencial econômico de exportação ( Agro) de Itamaraju. Na sequência orientar os alunos a desenvolver 05 você sabe..., sobre a exportação.

ETAPA 2: Apresentação da pesquisa orientada, momento de prover comentários e reflexões sobre o você sabe... apresentado e socialização.

 

RECURSOS(    )Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (Questões elaboradas)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:                                                                                   

   Referencias :

   Livro didático Araribá Mais Geografia/ Editora Moderna/ Editor responsável- Cesar Brumini Dellore

   Link: :  https://youtu.be/kaMeqlE4Dlg  , do vídeo “Resumo – Blocos Econômicos”  .

      

 

 

 

 

                                                         SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA:  Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco.

 SUBTEMA:  Desafios de ensinar a ler o mundo.

UNIDADE TEMÁTICA:  Formas de Representação e Pensamento Espacial.

OBJETO DE CONHECIMENTO: Leitura e Elaboração de Mapas Temáticos, Croquis e Outras Formas de Representação Para Analisar Informações Geográficas.

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 9°                          Período: 13/09/2021  a  24/09/2021                               Nº de Aulas: 4

                                 HABILIDADES

(EF09GE12) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.

(EF09GE12BA) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil e a Bahia.

(EF09GE12IT) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil, a Bahia, a mesorregião do Sul Baiano e o município de Itamaraju.

                    COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

            COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) –

Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

                                                                              

                                                                              1ªAula

 

ETAPA1: Inicie com um bom dia e a chamada, em seguida  o professor faz a explanação do capítulo 13 que aborda a as características do Japão, relacionando seus dados de população, industrialização, agricultura, sua matriz energética e a influência do país na economia mundial. Além disso, aborda os chamados Tigres Asiáticos, países que demonstraram grande desenvolvimento econômico, principalmente a partir da década de 1980, com um modelo de desenvolvimento próprio. Serão tratados mais especificamente Cingapura, Hong Kong, Taiwan e Coreia do Sul como exemplos da primeira geração dos Tigres Asiáticos. Abordando alguns questionamentos:

Por que o Japão é uma das maiores economias do mundo?

A que se refere o termo Tigres Asiáticos?

Qual a importância dos Tigres Asiáticos para o mundo?

ETAPA 2: Após os questionamentos sugerir aos alunos a leitura do texto disponível na apostila.

 

LEITURA DO TEXTO:

            O Japão é uma das maiores economias do mundo. O país apresentou notável desenvolvimento tecnológico e industrial na segunda metade do século XX e foi um dos responsáveis pelo grande crescimento econômico dos chamados Tigres Asiáticos — grupo formado inicialmente por Cingapura, Taiwan, Hong Kong e Coreia do Sul. Essa denominação provém do fato de esses países terem apresentado rápido crescimento industrial e desenvolvimento social, além de terem alcançado influência no mercado mundial, especialmente após a década de 1980, em decorrência de seu alinhamento com a economia do Japão e do Ocidente. A partir da década de 1990, outros países se juntaram ao grupo e foram chamados de Tigres Asiáticos de Segunda Geração: Indonésia, Malásia, Filipinas, Tailândia e Vietnã.

 JAPÃO: POPULAÇÃO E ECONOMIA

  País-arquipélago de tradições milenares, o Japão tem apenas 378 000 km2 de extensão. É constituído por milhares de ilhas, entre as quais se destacam quatro: Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku. O país sobressai pela longevidade de sua população, pelos altos índices socioeconômicos e pelo desenvolvimento de tecnologia de ponta. O Japão é um dos países mais populosos do mundo (com aproximadamente 126 milhões de habitantes, em 2017) e apresenta alta densidade demográfica (cerca de 336 habitantes/km2 ). A população japonesa é predominantemente urbana (94%), concentrando-se em cidades como Tóquio (capital do país), Yokohama, Osaka, Nagoya, Sapporo, Kobe, Kyoto e Fukuoka.  A população japonesa apresenta queda constante da taxa de natalidade, há alguns anos, e elevada expectativa de vida (85,3 anos em 2017). Esse quadro aponta para o envelhecimento da população e para a necessidade da destinação de verbas públicas a um número cada vez maior de aposentadorias. O alto nível educacional da população, a maior inserção da mulher no mercado de trabalho e a formação de uma sociedade informatizada e altamente competitiva contribuíram para a queda das taxas de natalidade. Uma das consequências da queda do crescimento vegetativo é a carência de mão de obra. Com isso, muitos imigrantes foram para o Japão em busca de emprego e melhores salários, incluindo brasileiros descendentes de japoneses, num movimento que teve início na década de 1980 e persiste até os dias atuais.

  A atividade agrícola

  A atividade agrícola no Japão enfrenta enormes desafios, entre os quais o relevo montanhoso, com vários vulcões ativos, e a pequena extensão territorial, fatores que dificultam a produção e, consequentemente, o abastecimento alimentar da população. Isso leva o país a recorrer à importação de alimentos.

   A atividade industrial

  É na atividade industrial que se concentra a força econômica do Japão. O governo busca aliar valores tradicionais aos processos industriais do Ocidente, formando pactos com suas antigas elites (os zaibatsus) para investir maciçamente na criação da infraestrutura necessária às grandes indústrias.

   Ramos industriais

  O Japão está entre os mais importantes produtores mundiais em quase todos os ramos industriais, como:

   Siderúrgico – automobilístico -  eletroeletrônico – naval -   têxtil.

  

    O tsunami de 2011 e a questão energética

   No dia 22 de março de 2011, um tremor de 8,9 graus na escala Richter, seguido de um tsunami, atingiu a costa nordeste do Japão.

   

  Poderio militar e relações exteriores

   O Japão tem grande poderio militar. Grandes investimentos têm sido feitos com o objetivo de modernizar as forças armadas, parte deles destinada à construção de mísseis capazes de interceptar armas ofensivas de longo alcance, bem como à compra de equipamentos, como navios e aviões militares. As forças armadas japonesas contavam, em 2016, com um orçamento de 48 bilhões de dólares. O Japão realiza operações de treinamento em conjunto com a Coreia do Sul. Nos últimos anos, os testes nucleares e os lançamentos de mísseis balísticos efetuados pela Coreia do Norte têm preocupado as autoridades japonesas

                                                                                                        Livro Didático de Geografia capítulo 13, páginas 192 a 195.

 

ETAPA 2: Após os alunos fazerem a leitura propor uma atividade de pesquisa e apresentação do material produzido.

                                                                                   ATIVIDADE

 

1.        Fazer uma pesquisa sobre a imigração japonesa para o Brasil no início do século XX, assim como o movimento de brasileiros migrando para o Japão a partir do final do mesmo século, os chamados dekasseguis. Após a pesquisa responder as questões:

a)      O que significa o termo dekasseguis?

b)      No Japão qual o papel dos dekasseguis?

c)      Os dekasseguis brasileiros são atraídos para trabalhar no Japão por qual motivo?

                                                                                 2ªAula

 

ETAPA 1e 2: Apresentação da Pesquisa, Correção e aproveita o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas promovendo um momento de escuta.

 

                                                                              3ªAula

                 

ETAPA1:Neste momento inicie com um bom dia e a chamada, em seguida sondagem  dos objetos de conhecimentos trabalhados e discutidos com os alunos na aula passada. Dando seguimento a aula, solicita a leitura das páginas (196 a 198       ) ou sugerir a leitura do texto disponível na apostila.

   LEITURA DO TEXTO:

 

                                                                       OS TIGRES ASIÁTICOS

  Na década de 1980, Cingapura, Taiwan (Formosa), Hong Kong e Coreia do Sul receberam a denominação de Tigres Asiáticos. Esses países tiveram grande desenvolvimento socioeconômico, em decorrência da forte atuação do Estado na proteção da indústria nacional, inspirado nos modelos político e econômico japonês e estadunidense. Essa proteção se concretizou na forma de pesados impostos sobre os produtos importados e na implantação de estratégias para atrair investimentos estrangeiros. Os governos desses países empenharam-se na qualificação da mão de obra, ainda que barata, no incentivo às exportações e na melhoria na distribuição de renda. Indonésia, Malásia, Filipinas, Tailândia e Vietnã se juntaram ao grupo a partir da década de 1990, sendo chamados de Tigres Asiáticos de Segunda Geração.  

  Cingapura

  A cidade-Estado de Cingapura foi colônia britânica até 1965, quando obteve a independência, tornando-se membro da Comunidade Britânica das Nações. A partir de 1980, Cingapura entrou em uma fase de grande crescimento econômico, firmando-se como centro financeiro e de indústrias de alta tecnologia, atraídas de outras partes do mundo pela mão de obra barata.    

Hong Kong

  O território chinês de Hong Kong esteve sob administração britânica desde 1842 e foi devolvido à China em 1997.

       Taiwan

   A presença chinesa em Taiwan data do século XIII. No século XVII, os chineses anexaram o arquipélago, que, em 1887, passou a ser uma província da China.

       Coreia do Sul

   Por causa do relevo montanhoso do seu território, a Coreia do Sul, localizada em uma península, tem uma agricultura pouco desenvolvida, cuja produção é insuficiente para o abastecimento da população. A atividade industrial, portanto, é fundamental para a economia do país, com destaque para o setor de telecomunicações e para a produção de automóveis e eletroeletrônicos.

                                                                                                         Livro Didático de Geografia capítulo 13, páginas 196 a 198.

                                                                                                

                                          

                                                                                 4ªAula

                                                                   

ETAPA 2: Orienta aos alunos a acessar o link:  do https://youtu.be/C0i8qf3BIj0vídeo sobre “ Tigres Asiáticos/ Brasil Escola, disponível na apostila.Outra sugestão é o link: https://youtu.be/oPGfNIxjBLg .  Tudo sobre os Tigres Asiáticos e Novos Tigres Asiáticos/Geografia. Após acessar e assistir o vídeo .

ETAPA 2: Solicitar um resumo  para melhor aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos na aula.                                                                        

 

 

 

 

RECURSOS: ( 192 a 198 )Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (Questões elaboradas)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

   Referencias :

  Livro didático Araribá Mais Geografia/ Editora Moderna/ Editor responsável- Cesar Brumini Dellore Capítulo-     /Araribá Mais   Geografia,            .

   Link: https://youtu.be/C0i8qf3BIj0vídeo sobre “ Tigres Asiáticos/ Brasil Escola.

   o link: https://youtu.be/oPGfNIxjBLg .   Tudo sobre os Tigres Asiáticos e Novos Tigres Asiáticos/Geografia.   

 

 

 

                                                                                                Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

                                           

 

 

 

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