SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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TEMA: As diversas facetas do Consumo SUBTEMA: América
Sociedade e Consumo |
UNIDADE TEMÁTICA: Mundo
do Trabalho OBJETO DE CONHECIMENTO: Corporações e
Organismos Internacionais e do Brasil na Ordem Econômica Mundial. |
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Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição
espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e
meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o
espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver. |
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Ano: 8° Período: 12/07/2021 a 24/07/2021 Nº de Aulas: 4 |
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HABILIDADES |
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(EF08GE07) Analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e
geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos d a América no cenário
internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.
(EF08GE08)
Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da
África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra. (EF08GE08BA) Analisar a situação do Brasil e de outros países da
América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial
do pós-guerra, identificando os desdobramentos dissona Bahia. (EF08GE08IT)
Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da
África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra,
identificando os desdobramentos disso na Bahia na mesorregião do Extremo Sul
da Bahia em especial em Itamaraju. |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
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2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 3. Desenvolver autonomia e
senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na
análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de
analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e
ordem. 4. Desenvolver o
pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e
iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a
resolução de problemas que envolvam informações geográficas. 5. Desenvolver e utilizar
processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo
natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e
informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive
tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da
Geografia. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS |
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6. Valorizar a
diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos
e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do
trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu
projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e
responsabilidade. 7.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa
sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de
vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos
,ficando mais fácil a avaliação de
desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas. Informações para os alunos . Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas
- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone,
falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos
necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de
outras pessoas -pais, irmãos, animais etc.) – Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula).
1ªAula
ETAPA 1: Levantamento
prévio do objeto do conhecimento da aula anterior, em seguida iniciar a
leitura compartilhada das páginas (143 a 146) do capítulo ( 9), abordando aspectos
gerais sobre o Canadá e o México com ênfase no último, devido ao seu peso entre
os países latino-americanos ou o professor(a) pode sugerir a leitura do texto
disponível na apostila. Leitura do texto:
CANADÁ
Uma
das características marcantes do Canadá é a desproporção entre sua população
de 34 milhões de habitantes e o tamanho de seu território, que é o maior da
América e o segundo maior do mundo, com cerca de 9 984 670 km2 . Essas
características fazem do Canadá um país pouco povoado e um dos raros países
abertos à imigração. Os descendentes de franceses e, principalmente, de
britânicos compõem a maioria da população. No México, a população se distribui de
maneira irregular por um território de 1 959 247 km2 , segundo o Instituto
Nacional de Estatística e Geografia do México. Cerca de 75% dos habitantes
vivem no Planalto do México, que apresenta solos férteis de origem vulcânica
e climas favoráveis à ocupação humana. CANADÁ Ao longo da fronteira com os Estados
Unidos, onde as condições climáticas são mais amenas, encontra-se a maior
concentração populacional do país. As áreas mais densamente povoadas, que
reúnem cerca de 62% da população, são a região dos Grandes Lagos e o vale do
rio São Lourenço. Nesses locais, as densidades demográficas ultrapassam 200
hab./km2 . As cidades mais populosas são Toronto, Montreal, Quebec e Ottawa,
a capital do país. O norte do território canadense, onde ocorrem os climas
mais frios, é muito pouco povoado. A densidade demográfica nessa região chega
a ser inferior a 1 hab./km2 . Estrutura
demográfica Entre os traços distintivos da estrutura
demográfica canadense está o alto índice de idosos na população. Esse aspecto
decorre da elevada expectativa de vida, cerca de 82 anos de idade, associada
à baixa natalidade: em 2016, a taxa de natalidade foi estimada em 10,3‰. Imigração Com o baixo crescimento vegetativo da
população, o Canadá tem enfrentado problemas de escassez de mão de obra. Para
superá-los, na década de 1990 o governo ofereceu algumas facilidades para
entrada de imigrantes. Etnias
e línguas Os descendentes de franceses e,
principalmente, de britânicos formam a maioria da população canadense. O
predomínio de pessoas dessas duas origens e a própria história do Canadá
explicam por que o inglês e o francês são os dois idiomas oficiais no país.
No entanto, quase 70% da população só fala inglês e apenas uma minoria se
expressa nas duas línguas. O movimento separatista de Quebec A colonização francesa no Canadá teve por
núcleo o vale do rio São Lourenço, onde foram fundadas as cidades de Quebec,
em 1608, e Montreal, em 1642. Em 1763, depois de vários conflitos com os
ingleses, os territórios ocupados pela França foram cedidos à Inglaterra. Mas
os franco-canadenses, concentrados no território de Quebec, conservaram
diversos direitos, entre os quais o de manter as leis já existentes e a
liberdade de idioma e religião. Economia
do Canadá A economia do Canadá é marcada pelo intenso
extrativismo, pela agropecuária moderna e altamente produtiva e pela
industrialização dependente da economia dos Estados Unidos. Recursos
naturais A exploração da Taiga, vegetação nativa
encontrada em grande parte do Canadá, torna o país o maior produtor mundial
de papel e celulose. Atualmente, a extração da madeira é feita em áreas
reflorestadas de pinus, com técnicas e equipamentos modernos. O subsolo
canadense é rico em recursos minerais e energéticos, como urânio, cobre,
ouro, chumbo, zinco, ferro, petróleo, gás natural e carvão mineral. O Canadá
tem a terceira maior reserva mundial de petróleo, além de grandes jazidas de
carvão. O relevo montanhoso a oeste favorece a produção de energia
hidrelétrica, que constitui 60% da energia elétrica do país. Indústria e agricultura Após 1945, a indústria canadense recebeu
grandes investimentos dos Estados Unidos e se desenvolveu de maneira
complementar à indústria estadunidense. A região mais industrializada do
Canadá está localizada no Vale do Rio São Lourenço, próximo aos Grandes
Lagos, na fronteira com os Estados Unidos. Nessa porção do território, estão
instaladas indústrias modernas e de alta tecnologia. Vancouver, no oeste do
país, é também um importante centro industrial. A agricultura canadense é
altamente produtiva e intensiva, com grande utilização de tecnologia. O
Canadá se destaca na produção de grãos, como trigo e cevada, dos quais é
grande exportador.
Capítulo
9- Canadá e México/Araribá Mais Geografia ETAPA 2:
Após os alunos fazer a leitura, sugerir a acessar um link: https://youtu.be/VIW9MLO3Pz0 para assistir o
vídeo Sobre “O Canadá e a sua população”, abordando as
características da população. Em seguida pedir que anotem informações
relevantes sobre o vídeo. 2ªAula
ETAPA 1:
Inicie a aula com um bom dia e a chamada, em seguida sondagem dos objetos de
conhecimentos trabalhados e discutidos com os alunos na aula anterior. Dando
continuidade ao capítulo (9), sugerir aos alunos a fazer a leitura das
páginas ( 147 a 156), ou do texto disponibilizado na apostila. Leitura do texto:
MÉXICO
O Planalto do México é cercado por
formações de maior altitude, que são prolongamentos das Montanhas Rochosas e
recebem as denominações Serra Madre Ocidental, a oeste, e Serra Madre
Oriental, a leste. Nos trechos mais elevados, o clima frio inibe a ocupação
humana, enquanto os desertos, no noroeste do país, contribuem para as baixas
densidades demográficas da região. A Cidade
do México, capital do país, e sua área metropolitana abrigam quase um
quinto da população nacional — mais de 20 milhões de habitantes. Essa alta concentração populacional faz
dela uma das maiores metrópoles americanas, com problemas típicos das grandes
aglomerações urbanas em países pobres, como zonas de miséria, falta de
infraestrutura, índices elevados de poluição atmosférica e tráfego caótico,
entre outros. Ao mesmo tempo, há regiões com boa qualidade de vida e
infraestrutura adequada. A violência é crescente, com destaque para
a relacionada ao narcotráfico e à violência sexual sofrida por mulheres.
População mexicana Com cerca de 124 milhões de habitantes, em
2017, a população mexicana é formada predominantemente pela miscigenação
entre ameríndios e descendentes dos colonizadores espanhóis. Os indicadores
sociais do México revelam grandes contrastes. O país convive com altas taxas
de analfabetismo e de mortalidade infantil e mostra lentos avanços sociais.
Em 2014, por exemplo, cerca de 53% da população se encontrava abaixo da linha
de pobreza, taxa muito próxima de 1994. Processos
migratórios Atraída pela economia estadunidense, entre
os anos de 1980 e 1990, a empobrecida população mexicana fez com que a taxa
de emigração do México para os Estados Unidos, tanto legal quanto ilegal,
apresentasse um crescimento surpreendente. Hoje os mexicanos representam
cerca de 27% dos quase 11 milhões de imigrantes que vivem nos Estados Unidos.
A imigração tomou tal proporção que os
Estados Unidos estabeleceram forte vigilância na fronteira e desenvolveram
uma série de estratégias para tentar conter a entrada dos imigrantes ilegais. Chegada
de migrantes Com a crise ocorrida na Europa e nos
Estados Unidos em anos recentes e o crescimento econômico verificado no
México, o país tem atraído muitos imigrantes nos últimos anos. O aumento do
número de estrangeiros residentes em território mexicano tem sido registrado,
principalmente, em cidades como Guadalajara, apontada como o Vale do Silício
do México. Aspectos culturais A riqueza da cultura mexicana é resultado
da mistura que ocorreu durante a colonização espanhola. Os aspectos culturais
do país, como literatura, religiosidade, culinária, artes visuais, cinema
etc., exibem a forte influência das práticas e tradições dos povos indígenas
e dos valores e hábitos europeus. Ao longo da história do país, a sociedade
mexicana desenvolveu características culturais próprias de grande importância
universal. Economia
do México A
economia mexicana está fortemente ligada à dos Estados Unidos. Em virtude do
Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta), que, desde 1994, integra comercialmente
Canadá, Estados Unidos e México, praticamente toda a exportação do país é
destinada aos Estados Unidos, de onde provêm cerca de 50% das importações.
Nos últimos anos, o México tem atraído investimentos estrangeiros e
encontrado formas de garantir o crescimento de sua economia. O país apresenta
estrutura produtiva diversificada, com atividades agropecuárias, mineradoras
e industriais. O petróleo é o principal produto de
exportação. O turismo representa uma das principais fontes de renda para o
México. Agropecuária
A agricultura se concentra no Planalto do
México, onde as temperaturas são mais amenas, as chuvas, regulares e os
solos, férteis. Nessa região, predominam extensas propriedades, conhecidas
como haciendas, que empregam grande quantidade de mão de obra e são pouco
mecanizadas. Correspondem a cerca de 42% das terras cultivadas no país, com
destaque para o plantio de algodão, sisal, café e cana-de-açúcar, destinados
ao mercado externo. Para abastecer o mercado interno, são produzidos trigo,
arroz, batata, soja e milho. Indústria A industrialização mexicana se acelerou a
partir da segunda metade do século XX, com a entrada de capital estrangeiro
no país, atraído pela oferta de mão de obra e matérias-primas baratas.
Empresas transnacionais, sobretudo dos Estados Unidos, passaram a dominar o
parque industrial mexicano. A atividade industrial do México se concentra em
grandes centros urbanos, como Cidade do México, Guadalajara, Monterrey,
Vera Cruz e Tampico. Destacam-se os setores têxtil, alimentício,
automobilístico, petroquímico, siderúrgico e metalúrgico. Maquiladoras Com o objetivo de atrair capital
estrangeiro e, com isso, ampliar o parque industrial mexicano, na década de
1960 foi criada uma zona franca na região fronteiriça com os Estados Unidos.
A implantação dessa área contou com o apoio de uma legislação especial,
garantindo menores impostos e facilidades para exportar a produção para os
Estados Unidos, que também foi beneficiado com a baixa remuneração da mão de
obra mexicana. Extrativismo
No México há extração de diversos recursos
naturais, como prata, chumbo, ferro, gás natural, cobre e petróleo, como pode
ser observado no mapa ao lado. O país dispõe de grandes reservas de petróleo,
principal produto de exportação, e está entre os maiores produtores mundiais. Urbanização
As principais cidades do México estão
situadas na porção central do território, próximo à capital do país. A
urbanização ocorreu de forma muito similar à do Brasil, pois também foi
impulsionada pelo processo de industrialização tardio, que se intensificou
durante o período pós-guerra. A partir daquele momento, ocorreram muitos
fluxos migratórios de população camponesa, que se dirigia às cidades com o
objetivo de buscar novas oportunidades de trabalho e melhores condições de
vida. Expansão
de áreas urbanas A expansão das áreas urbanas ocorreu
rapidamente e de forma desordenada no território. Apesar de as cidades
mexicanas serem reconhecidas por preservar os centros históricos, datados do
período colonial, as áreas periféricas cresceram obedecendo à lógica da
dinâmica imobiliária, implantada ao longo dos grandes eixos viários.
Capítulo 9- Canadá e México/Araribá Mais
Geografia ETAPA 2:
Após a
leitura do texto, orientar os alunos a acessar o link: https://youtu.be/9PvAwT2gyPw do vídeo sobre o México. Orientar os alunos
a anotar as informações que mais o chamou atenção.
3ºAula ETAPA 1
:Iniciar
com um bom dia, chamada e levantamento prévio da aula anterior, com questionamentos
e discussão e em seguida propor atividade das páginas ( 157,158 e 159) do
livro didático Araribá Mais Geografia. ETAPA 2
:
Correção da atividade
4ºAula ETAPA 1:
Nesta aula solicite o
texto ou as páginas ( 164 a 172 ) do livro didático Araribá Mais Geografia.
Se preferir inicie a aula com o vídeo: Características Geográficas da América
Central”, proposto no link: https://youtu.be/4OQ1PKqoD0E . Em seguida comece a explicação com a ajuda do texto ou do
livro. Texto para leitura América Central e América do Sul A América Central continental é uma faixa de terra que liga as
Américas do Norte e do Sul, banhada pelos oceanos Pacífico, a oeste, e
Atlântico, a leste. Essa parte do continente americano é formada por sete
países: Guatemala, Belize, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e
Panamá, com uma população total de pouco mais de 45 milhões de habitantes. A
América Central insular localiza-se no Mar do Caribe ou Mar das Antilhas. É formada por um conjunto de ilhas dividido
em três grupos: Grandes Antilhas (Cuba, Jamaica, Porto Rico e a Ilha
Hispaniola, onde se localizam o Haiti e a República Dominicana); Pequenas
Antilhas (Antígua e Barbuda, Dominica, Granada, Santa Lúcia São Cristóvão e
Névis, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago, Barbados, Guadalupe e outras
ilhas menores); Bahamas (arquipélago ao norte de Cuba, com mais de 700
ilhas); ilhas e arquipélagos que são territórios ultramarinos de Reino Unido,
França, Países Baixos e Estados Unidos. POPULAÇÃO
E ASPECTOS FÍSICOS A Guatemala é o país mais populoso dessa
região, com mais de 15 milhões de habitantes, cerca de um terço de toda a
população da América Central. A maior densidade demográfica ocorre na costa
do Pacífico, onde a presença de planaltos com solos férteis e clima tropical
úmido favoreceu a concentração populacional. Nessa área são encontradas as
principais cidades da América Central continental: as capitais de Costa Rica
(San José), El Salvador (San Salvador), Nicarágua (Manágua) e Guatemala
(Cidade da Guatemala). ECONOMIA CONTINENTAL As
principais atividades econômicas na América Central Continental estão
relacionadas ao cultivo de produtos tropicais para o abastecimento do mercado
externo. Há uma enorme dependência da economia das repúblicas centro-americanas
em relação aos Estados Unidos, devido à grande influência que esse país
exerce na região. Hoje, o café e a banana, cultivados em grandes fazendas,
estão entre os principais produtos exportados. Agricultura
de exportação e de subsistência Nessa área, pratica-se a agricultura
comercial de produtos tropicais e de subsistência, como pode ser observado no
mapa ao lado. Grande parte da produção agrícola de exportação é realizada em
extensas propriedades monocultoras, localizadas em áreas de clima quente e
úmido no litoral do Pacífico. Indústria e extrativismo mineral A indústria e a extração mineral não são
atividades muito expressivas na América Central. Na maioria dos países, a
indústria é voltada para o beneficiamento de produtos agrícolas destinados à
exportação e à produção de bens de consumo e materiais de construção para o
mercado interno. ECONOMIA INSULAR A principal atividade econômica da região
do Caribe é a agricultura, com destaque para o cultivo da cana-de-açúcar,
cujo maior produtor é Cuba. Também são cultivados banana, fumo, café e
algodão. A produção agrícola, geralmente oriunda de grandes propriedades, é
voltada predominantemente para o mercado externo, o que a torna muito
dependente das oscilações dos preços internacionais. OS
CANAIS DO PANAMÁ E DA NICARÁGUA Um dos empecilhos ao comércio marítimo
mundial foi superado em 1914, com a abertura de um canal ao longo de 80
quilômetros, no istmo do Panamá, que facilitou a travessia entre os oceanos
Atlântico e Pacífico. Anteriormente, essa travessia era feita apenas pelo
estreito de Magalhães, localizado ao sul da América do Sul. A construção do
Canal do Panamá demorou décadas para ser concluída. As obras foram iniciadas
em 1880 pela França e finalizadas pelos Estados Unidos. Estima-se que tenham
custado aproximadamente 375 milhões de dólares e causado a morte de 25 mil
pessoas, em decorrência de epidemias de malária e febre amarela, além de
acidentes.
Capítulo-
10 /livro Araribá Mais Geografia 4ºAula ETAPA 1 Nesta aula depois de um bom dia e a chamada
e levantamento prévio do texto e vídeo apresentado na aula anterior, sugerir
aos alunos a fazer a atividade das páginas (173,174) do livro didático
Araribá Mais Geografia. ETAPA 2: Correção da atividade proposta, questionamento, discussão e
socialização. RECURSOS: ( 143 a 152)Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( )
Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (157 ,158 e 159) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita;
(X ) Avaliação da participação; Outros:
Referencias : Livro didático Araribá Mais Geografia/
Editora Moderna/ Editor responsável- Cesar Brumini Dellore www.yuotube -
Características Geográficas da América Central/Ensino Fundamental.
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