8º ANO e 9º ANO VII - SEQUÊ NCIA - 2021

 

                                                         SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: As diversas facetas do Consumo

 SUBTEMA: América Sociedade e Consumo

UNIDADE TEMÁTICA: Mundo do Trabalho

OBJETO DE CONHECIMENTO: Corporações e Organismos Internacionais e do Brasil na Ordem Econômica Mundial.  

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 8°                          Período: 12/07/2021  a  24/07/2021                                Nº de Aulas: 4

                                HABILIDADES

(EF08GE07) Analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos d a América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.

 (EF08GE08) Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra.

(EF08GE08BA) Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra, identificando os desdobramentos dissona Bahia.

 (EF08GE08IT) Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra, identificando os desdobramentos disso na Bahia na mesorregião do Extremo Sul da Bahia em especial em Itamaraju.

                   COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

4. Desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução de problemas que envolvam informações geográficas.

5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

           COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc.) –

Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

                                                                                 1ªAula

 

ETAPA 1: Levantamento prévio do objeto do conhecimento da aula anterior, em seguida iniciar a leitura compartilhada das páginas (143 a 146) do capítulo ( 9), abordando aspectos gerais sobre o Canadá e o México com ênfase no último, devido ao seu peso entre os países latino-americanos ou o professor(a) pode sugerir a leitura do texto disponível na apostila.

Leitura do texto:

                                                                             CANADÁ

  Uma das características marcantes do Canadá é a desproporção entre sua população de 34 milhões de habitantes e o tamanho de seu território, que é o maior da América e o segundo maior do mundo, com cerca de 9 984 670 km2 . Essas características fazem do Canadá um país pouco povoado e um dos raros países abertos à imigração. Os descendentes de franceses e, principalmente, de britânicos compõem a maioria da população.

  No México, a população se distribui de maneira irregular por um território de 1 959 247 km2 , segundo o Instituto Nacional de Estatística e Geografia do México. Cerca de 75% dos habitantes vivem no Planalto do México, que apresenta solos férteis de origem vulcânica e climas favoráveis à ocupação humana.

   CANADÁ

  Ao longo da fronteira com os Estados Unidos, onde as condições climáticas são mais amenas, encontra-se a maior concentração populacional do país. As áreas mais densamente povoadas, que reúnem cerca de 62% da população, são a região dos Grandes Lagos e o vale do rio São Lourenço. Nesses locais, as densidades demográficas ultrapassam 200 hab./km2 . As cidades mais populosas são Toronto, Montreal, Quebec e Ottawa, a capital do país. O norte do território canadense, onde ocorrem os climas mais frios, é muito pouco povoado. A densidade demográfica nessa região chega a ser inferior a 1 hab./km2 .

  Estrutura demográfica

  Entre os traços distintivos da estrutura demográfica canadense está o alto índice de idosos na população. Esse aspecto decorre da elevada expectativa de vida, cerca de 82 anos de idade, associada à baixa natalidade: em 2016, a taxa de natalidade foi estimada em 10,3‰.

   Imigração

  Com o baixo crescimento vegetativo da população, o Canadá tem enfrentado problemas de escassez de mão de obra. Para superá-los, na década de 1990 o governo ofereceu algumas facilidades para entrada de imigrantes.

  Etnias e línguas

  Os descendentes de franceses e, principalmente, de britânicos formam a maioria da população canadense. O predomínio de pessoas dessas duas origens e a própria história do Canadá explicam por que o inglês e o francês são os dois idiomas oficiais no país. No entanto, quase 70% da população só fala inglês e apenas uma minoria se expressa nas duas línguas.

  O movimento separatista de Quebec

  A colonização francesa no Canadá teve por núcleo o vale do rio São Lourenço, onde foram fundadas as cidades de Quebec, em 1608, e Montreal, em 1642. Em 1763, depois de vários conflitos com os ingleses, os territórios ocupados pela França foram cedidos à Inglaterra. Mas os franco-canadenses, concentrados no território de Quebec, conservaram diversos direitos, entre os quais o de manter as leis já existentes e a liberdade de idioma e religião.

  Economia do Canadá

  A economia do Canadá é marcada pelo intenso extrativismo, pela agropecuária moderna e altamente produtiva e pela industrialização dependente da economia dos Estados Unidos.

  Recursos naturais

  A exploração da Taiga, vegetação nativa encontrada em grande parte do Canadá, torna o país o maior produtor mundial de papel e celulose. Atualmente, a extração da madeira é feita em áreas reflorestadas de pinus, com técnicas e equipamentos modernos. O subsolo canadense é rico em recursos minerais e energéticos, como urânio, cobre, ouro, chumbo, zinco, ferro, petróleo, gás natural e carvão mineral. O Canadá tem a terceira maior reserva mundial de petróleo, além de grandes jazidas de carvão. O relevo montanhoso a oeste favorece a produção de energia hidrelétrica, que constitui 60% da energia elétrica do país.

  Indústria e agricultura

  Após 1945, a indústria canadense recebeu grandes investimentos dos Estados Unidos e se desenvolveu de maneira complementar à indústria estadunidense. A região mais industrializada do Canadá está localizada no Vale do Rio São Lourenço, próximo aos Grandes Lagos, na fronteira com os Estados Unidos. Nessa porção do território, estão instaladas indústrias modernas e de alta tecnologia. Vancouver, no oeste do país, é também um importante centro industrial. A agricultura canadense é altamente produtiva e intensiva, com grande utilização de tecnologia. O Canadá se destaca na produção de grãos, como trigo e cevada, dos quais é grande exportador.

                                                                                                     Capítulo 9- Canadá e México/Araribá Mais Geografia

 

ETAPA 2: Após os alunos fazer a leitura, sugerir a acessar um link: https://youtu.be/VIW9MLO3Pz0 para  assistir o vídeo

Sobre “O Canadá e a sua população”, abordando as características da população. Em seguida pedir que anotem informações relevantes sobre o vídeo.

 

                                                                               2ªAula

ETAPA 1: Inicie a aula com um bom dia e a chamada, em seguida sondagem dos objetos de conhecimentos trabalhados e discutidos com os alunos na aula anterior. Dando continuidade ao capítulo (9), sugerir aos alunos a fazer a leitura das páginas ( 147 a 156), ou do texto disponibilizado na apostila.

Leitura do texto:

                                                                                MÉXICO  

  

  O Planalto do México é cercado por formações de maior altitude, que são prolongamentos das Montanhas Rochosas e recebem as denominações Serra Madre Ocidental, a oeste, e Serra Madre Oriental, a leste. Nos trechos mais elevados, o clima frio inibe a ocupação humana, enquanto os desertos, no noroeste do país, contribuem para as baixas densidades demográficas da região. A Cidade do México, capital do país, e sua área metropolitana abrigam quase um quinto da população nacional — mais de 20 milhões de habitantes.

  Essa alta concentração populacional faz dela uma das maiores metrópoles americanas, com problemas típicos das grandes aglomerações urbanas em países pobres, como zonas de miséria, falta de infraestrutura, índices elevados de poluição atmosférica e tráfego caótico, entre outros. Ao mesmo tempo, há regiões com boa qualidade de vida e infraestrutura adequada.

  A violência é crescente, com destaque para a relacionada ao narcotráfico e à violência sexual sofrida por mulheres.

 

  População mexicana

  Com cerca de 124 milhões de habitantes, em 2017, a população mexicana é formada predominantemente pela miscigenação entre ameríndios e descendentes dos colonizadores espanhóis. Os indicadores sociais do México revelam grandes contrastes. O país convive com altas taxas de analfabetismo e de mortalidade infantil e mostra lentos avanços sociais. Em 2014, por exemplo, cerca de 53% da população se encontrava abaixo da linha de pobreza, taxa muito próxima de 1994.

  Processos migratórios

  Atraída pela economia estadunidense, entre os anos de 1980 e 1990, a empobrecida população mexicana fez com que a taxa de emigração do México para os Estados Unidos, tanto legal quanto ilegal, apresentasse um crescimento surpreendente. Hoje os mexicanos representam cerca de 27% dos quase 11 milhões de imigrantes que vivem nos Estados Unidos.

 A imigração tomou tal proporção que os Estados Unidos estabeleceram forte vigilância na fronteira e desenvolveram uma série de estratégias para tentar conter a entrada dos imigrantes ilegais.

  Chegada de migrantes

  Com a crise ocorrida na Europa e nos Estados Unidos em anos recentes e o crescimento econômico verificado no México, o país tem atraído muitos imigrantes nos últimos anos. O aumento do número de estrangeiros residentes em território mexicano tem sido registrado, principalmente, em cidades como Guadalajara, apontada como o Vale do Silício do México.

  Aspectos culturais

  A riqueza da cultura mexicana é resultado da mistura que ocorreu durante a colonização espanhola. Os aspectos culturais do país, como literatura, religiosidade, culinária, artes visuais, cinema etc., exibem a forte influência das práticas e tradições dos povos indígenas e dos valores e hábitos europeus. Ao longo da história do país, a sociedade mexicana desenvolveu características culturais próprias de grande importância universal.

  Economia do México

  A economia mexicana está fortemente ligada à dos Estados Unidos. Em virtude do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta), que, desde 1994, integra comercialmente Canadá, Estados Unidos e México, praticamente toda a exportação do país é destinada aos Estados Unidos, de onde provêm cerca de 50% das importações. Nos últimos anos, o México tem atraído investimentos estrangeiros e encontrado formas de garantir o crescimento de sua economia. O país apresenta estrutura produtiva diversificada, com atividades agropecuárias, mineradoras e industriais.

  O petróleo é o principal produto de exportação. O turismo representa uma das principais fontes de renda para o México.

  Agropecuária

  A agricultura se concentra no Planalto do México, onde as temperaturas são mais amenas, as chuvas, regulares e os solos, férteis. Nessa região, predominam extensas propriedades, conhecidas como haciendas, que empregam grande quantidade de mão de obra e são pouco mecanizadas. Correspondem a cerca de 42% das terras cultivadas no país, com destaque para o plantio de algodão, sisal, café e cana-de-açúcar, destinados ao mercado externo. Para abastecer o mercado interno, são produzidos trigo, arroz, batata, soja e milho.

  Indústria

  A industrialização mexicana se acelerou a partir da segunda metade do século XX, com a entrada de capital estrangeiro no país, atraído pela oferta de mão de obra e matérias-primas baratas. Empresas transnacionais, sobretudo dos Estados Unidos, passaram a dominar o parque industrial mexicano. A atividade industrial do México se concentra em grandes centros urbanos, como Cidade do México, Guadalajara, Monterrey, Vera Cruz e Tampico. Destacam-se os setores têxtil, alimentício, automobilístico, petroquímico, siderúrgico e metalúrgico.

 Maquiladoras

  Com o objetivo de atrair capital estrangeiro e, com isso, ampliar o parque industrial mexicano, na década de 1960 foi criada uma zona franca na região fronteiriça com os Estados Unidos. A implantação dessa área contou com o apoio de uma legislação especial, garantindo menores impostos e facilidades para exportar a produção para os Estados Unidos, que também foi beneficiado com a baixa remuneração da mão de obra mexicana.

 Extrativismo

 No México há extração de diversos recursos naturais, como prata, chumbo, ferro, gás natural, cobre e petróleo, como pode ser observado no mapa ao lado. O país dispõe de grandes reservas de petróleo, principal produto de exportação, e está entre os maiores produtores mundiais.

 Urbanização

  As principais cidades do México estão situadas na porção central do território, próximo à capital do país. A urbanização ocorreu de forma muito similar à do Brasil, pois também foi impulsionada pelo processo de industrialização tardio, que se intensificou durante o período pós-guerra. A partir daquele momento, ocorreram muitos fluxos migratórios de população camponesa, que se dirigia às cidades com o objetivo de buscar novas oportunidades de trabalho e melhores condições de vida.

   Expansão de áreas urbanas

  A expansão das áreas urbanas ocorreu rapidamente e de forma desordenada no território. Apesar de as cidades mexicanas serem reconhecidas por preservar os centros históricos, datados do período colonial, as áreas periféricas cresceram obedecendo à lógica da dinâmica imobiliária, implantada ao longo dos grandes eixos viários.

                                                                                                              Capítulo 9- Canadá e México/Araribá Mais Geografia

ETAPA 2: Após a leitura do texto, orientar os alunos a acessar o link: https://youtu.be/9PvAwT2gyPw  do vídeo sobre o México. Orientar os alunos a anotar as informações que mais o chamou atenção.

                                                                                     3ºAula

ETAPA 1 :Iniciar com um bom dia, chamada e levantamento prévio da aula anterior, com questionamentos e discussão e em seguida propor atividade das páginas ( 157,158 e 159) do livro didático Araribá Mais Geografia.

ETAPA 2 : Correção da atividade                                                                

                                                                                     4ºAula

 ETAPA 1: Nesta aula solicite o texto ou as páginas ( 164 a 172 ) do livro didático Araribá Mais Geografia. Se preferir inicie a aula com o vídeo: Características Geográficas da América Central”, proposto no link: https://youtu.be/4OQ1PKqoD0E  . Em seguida comece  a explicação com a ajuda do texto ou do livro.

Texto para leitura

                                                      América Central e América do Sul

 

A América Central continental é uma faixa de terra que liga as Américas do Norte e do Sul, banhada pelos oceanos Pacífico, a oeste, e Atlântico, a leste. Essa parte do continente americano é formada por sete países: Guatemala, Belize, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá, com uma população total de pouco mais de 45 milhões de habitantes. A América Central insular localiza-se no Mar do Caribe ou Mar das Antilhas.

  É formada por um conjunto de ilhas dividido em três grupos: Grandes Antilhas (Cuba, Jamaica, Porto Rico e a Ilha Hispaniola, onde se localizam o Haiti e a República Dominicana); Pequenas Antilhas (Antígua e Barbuda, Dominica, Granada, Santa Lúcia São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago, Barbados, Guadalupe e outras ilhas menores); Bahamas (arquipélago ao norte de Cuba, com mais de 700 ilhas); ilhas e arquipélagos que são territórios ultramarinos de Reino Unido, França, Países Baixos e Estados Unidos.

   POPULAÇÃO E ASPECTOS FÍSICOS

  A Guatemala é o país mais populoso dessa região, com mais de 15 milhões de habitantes, cerca de um terço de toda a população da América Central. A maior densidade demográfica ocorre na costa do Pacífico, onde a presença de planaltos com solos férteis e clima tropical úmido favoreceu a concentração populacional. Nessa área são encontradas as principais cidades da América Central continental: as capitais de Costa Rica (San José), El Salvador (San Salvador), Nicarágua (Manágua) e Guatemala (Cidade da Guatemala).

 

    ECONOMIA CONTINENTAL

   As principais atividades econômicas na América Central Continental estão relacionadas ao cultivo de produtos tropicais para o abastecimento do mercado externo. Há uma enorme dependência da economia das repúblicas centro-americanas em relação aos Estados Unidos, devido à grande influência que esse país exerce na região. Hoje, o café e a banana, cultivados em grandes fazendas, estão entre os principais produtos exportados.   

     Agricultura de exportação e de subsistência

  Nessa área, pratica-se a agricultura comercial de produtos tropicais e de subsistência, como pode ser observado no mapa ao lado. Grande parte da produção agrícola de exportação é realizada em extensas propriedades monocultoras, localizadas em áreas de clima quente e úmido no litoral do Pacífico.

   Indústria e extrativismo mineral

  A indústria e a extração mineral não são atividades muito expressivas na América Central. Na maioria dos países, a indústria é voltada para o beneficiamento de produtos agrícolas destinados à exportação e à produção de bens de consumo e materiais de construção para o mercado interno.

   ECONOMIA INSULAR

   A principal atividade econômica da região do Caribe é a agricultura, com destaque para o cultivo da cana-de-açúcar, cujo maior produtor é Cuba. Também são cultivados banana, fumo, café e algodão. A produção agrícola, geralmente oriunda de grandes propriedades, é voltada predominantemente para o mercado externo, o que a torna muito dependente das oscilações dos preços internacionais.

   OS CANAIS DO PANAMÁ E DA NICARÁGUA

  Um dos empecilhos ao comércio marítimo mundial foi superado em 1914, com a abertura de um canal ao longo de 80 quilômetros, no istmo do Panamá, que facilitou a travessia entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Anteriormente, essa travessia era feita apenas pelo estreito de Magalhães, localizado ao sul da América do Sul. A construção do Canal do Panamá demorou décadas para ser concluída. As obras foram iniciadas em 1880 pela França e finalizadas pelos Estados Unidos. Estima-se que tenham custado aproximadamente 375 milhões de dólares e causado a morte de 25 mil pessoas, em decorrência de epidemias de malária e febre amarela, além de acidentes.

                                                                                                                       Capítulo- 10 /livro Araribá Mais Geografia

                                                                                4ºAula

 

   ETAPA 1  Nesta aula depois de um bom dia e a chamada e levantamento prévio do texto e vídeo apresentado na aula anterior, sugerir aos alunos a fazer a atividade das páginas (173,174) do livro didático Araribá Mais Geografia.

   ETAPA 2: Correção da atividade proposta, questionamento, discussão e socialização.

 

RECURSOS( 143 a 152)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (157 ,158 e 159)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

                                                                                        

    Referencias :

  Livro didático Araribá Mais Geografia/ Editora Moderna/ Editor responsável- Cesar Brumini Dellore

www.yuotube - Características Geográficas da América Central/Ensino Fundamental.

 

                                                         SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: As diversas facetas do Consumo

 SUBTEMA: Sociedade e consumo

UNIDADE TEMÁTICA: Mundo do Trabalho

OBJETO DE CONHECIMENTO: Transformações do Espaço na Sociedade Urbano-Industria.

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 9°                          Período: 12/07/2021  a  24/07/2021                               Nº de Aulas: 4

                                HABILIDADES

Bahia.

(EF09GE12) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.

(EF09GE12BA) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil e a Bahia.

 (EF09GE12IT) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil, a Bahia,

                    COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

 4. Desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução de problemas que envolvam informações geográficas.

5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

            COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) –

Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

                                                                                 1ªAula

ETAPA1: Nesta  a aula  inicie com um bom dia e a chamada, em seguida pedir aos alunos que façam a leitura do texto disponível na apostila ou a leitura compartilhada do capítulo-9 das páginas ( 134 a 143) do livro didático Araribá Mais Geografia.

 Fazer a leitura com bastante atenção:

                                                                                 RÚSSIA

 

  A Rússia (ou Federação Russa) é o país com a maior extensão territorial do mundo. Dado a sua grande extensão Leste-Oeste, seu território compreende onze fusos horários. Mesmo com o fim da União Soviética, a Rússia ainda é uma grande potência, principalmente devido à influência que exerce sobre outros países, especialmente os ex-socialistas do Leste Europeu e os que fazem parte da Comunidade de Estados Independentes (CEI). O país também é um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU. A Rússia detém, ainda, um grande poderio bélico e militar, herança da Guerra Fria, o que garante sua participação em assuntos estratégicos mundiais. Destaca-se também na produção mineral, com grandes jazidas de petróleo e gás natural.

   ASPECTOS FÍSICOS

  A Rússia, maior país do mundo, tem 17098240 km2 de área, que se dividem entre os continentes europeu e asiático. Cerca de dois terços do seu território estão situados na Ásia, mas a capital do país, Moscou, localiza-se na porção europeia. Os montes Urais estabelecem a divisão entre a parte europeia e a parte asiática do território russo. Neles, estão localizadas jazidas minerais, especialmente de carvão.

 

   POPULAÇÃO

   A diversidade física da Rússia contribui para explicar a distribuição irregular da população — que ultrapassa 142 milhões de pessoas — pelo imenso território. A maioria dos habitantes reside na parte europeia do país, onde estão localizados o centro econômico e as principais cidades da Rússia: Moscou, com mais de 12 milhões de habitantes (como mencionado no início deste Capítulo), e São Petersburgo, com cerca de 5 milhões. A taxa de urbanização é de 74,2%.

  Importância das migrações

  O crescimento populacional não é menor porque, nos últimos anos, a Rússia tem sido polo de atração de imigrantes da Ásia Central, do Leste Europeu e de países localizados no sul do Cáucaso. Diante da crise demográfica e da necessidade de mão de obra, o governo russo flexibilizou a entrada de imigrantes e a migração de habitantes do extremo leste de sua porção asiática, região mais pobre do país.

 

   A TRANSIÇÃO PARA A ECONOMIA DE MERCADO

  A desagregação da União Soviética deu origem ao processo de modernização industrial da Rússia e à abertura econômica para o mundo, porém aumentou a pobreza e a concentração de renda da população. A transição da economia planificada para a capitalista provocou várias mudanças, como a privatização das antigas empresas estatais, a introdução da concorrência, a busca do lucro como meta da produção, a liberação de preços e a abertura ao capital estrangeiro.

   QUADRO ECONÔMICO

  Até 1917, ano em que ocorreu a Revolução Socialista, a economia russa destacava-se pelo uso de seus recursos minerais e agrícolas. Após a revolução, durante várias décadas, o país priorizou as indústrias de bens de produção (máquinas e equipamentos). Desde a década de 1980, porém, passou a investir nas indústrias de bens de consumo, como alimentos, vestuário, eletrodomésticos etc.

   A agropecuária

  A agropecuária é uma atividade importante para a economia russa, apesar das dificuldades enfrentadas com os invernos prolongados e rigorosos. Os principais cultivos são: trigo, centeio, beterraba açucareira, linho, algodão, girassol e cevada. Na atividade pecuária, destacam-se os rebanhos bovino, ovino e suíno.

   Recursos minerais

   A vastidão do território russo e a variada formação geológica são responsáveis pela presença de um rico subsolo. As jazidas de petróleo e de gás são abundantes e fazem da Rússia a terceira maior produtora de petróleo e a segunda produtora de gás natural do mundo. Esses recursos são fundamentais para o abastecimento de energia e matéria-prima às indústrias química, mecânica e pesada russas. A Rússia também se tornou grande fornecedora de gás natural aos países europeus. A distribuição do gás ocorre por meio de gasodutos.

Capítulo- 9 /Livro Araribá Mais Geografia

ETAPA 2: Em seguida sugerir um vídeo sobre “RUSSIA: Economia em expansão ”que esta disponível no link:  https://youtu.be/PLn91tTXa1I  .

                                                                                     2ªAula

 

ETAPA 1: Após a leitura compartilhada, fazer um bate papo com os alunos sobre o que fora lido, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas. Professor(a), aproveite o momento para instigar e provocar os alunos a refletirem e argumentarem sobre o texto e o vídeo. Em seguida orientar os alunos a fazer a atividade do capítulo -9 das páginas (144 e 145). Sugestão o professor(a) pode aplicar o texto com a atividade das páginas (146 a 147), para refletir.

  ETAPA 2: Correção da atividade com questionamentos e socialização.

 

                                                                                     3ªAula

 

ETAPA 1: Nesta aula disponibilizar o texto utilizado na aula expositiva para os alunos e solicitar que os mesmos façam comentários sobre o que o texto trata. Momento oportuno para esclarecer dúvidas existentes.

 

Fazer a leitura:

                                                                      O CONTINENTE ASIÁTICO

  

  Além da enorme variedade de paisagens, a Ásia apresenta grande diversidade social, cultural e econômica. A Ásia também é considerada o berço das religiões, e abriga o maior número de adeptos do mundo. Apesar da riqueza cultural proporcionada pela diversidade religiosa, há no continente asiático muitos conflitos relacionados à religião.

   A Ásia é um extenso continente localizado, em sua maior parte, no Hemisfério Norte, estendendo-se da latitude 80° N até a latitude 10° S no Hemisfério Sul.

   O continente pode ser dividido em seis regiões: Ásia Setentrional, Sudeste Asiático, Ásia Central, Oriente Médio, Ásia Meridional e Extremo Oriente. Cada uma dessas regiões tem características físicas, econômicas e sociais próprias. No Extremo Oriente está localizado o Japão e a China, países que são grandes potências econômicas mundiais. O Sudeste Asiático passou a crescer economicamente a partir da década de 1970, quando grandes empresas se instalaram na região.

   RELEVO

   A Ásia é banhada ao norte pelo oceano Glacial Ártico, a leste, pelo Pacífico e, ao sul, pelo Índico. As fronteiras ocidentais são constituídas pelos montes Urais (que separam as porções europeia e asiática da Rússia), pela cadeia do Cáucaso e pelos mares Cáspio, Negro e Mediterrâneo. No continente asiático, encontram-se os dois extremos de altitude da Terra: a depressão continental na região do mar Morto, que chega a –416 metros, e o monte Everest, localizado na Cordilheira do Himalaia, cujo pico está 8 848 metros acima do nível do mar. O tipo de relevo predominante no continente são os planaltos. Neles, estão os divisores das bacias hidrográficas da Ásia e as nascentes dos principais rios, como o Ganges, o Indo, o Huang-ho (Amarelo), o Yang-tse (Azul) e o Ob.

  A formação do Himalaia

  Além de apresentar as maiores altitudes da Terra, o Himalaia é o conjunto de montanhas mais jovem do planeta, formado nos últimos 50 milhões de anos como resultado da colisão entre a placa Indiana (que havia se desprendido do supercontinente Gondwana durante a deriva continental) e o sul do continente asiático. Em virtude dos choques entre as placas, a cordilheira eleva-se cerca de 5 cm por ano. Butão, China, Índia, Nepal e Paquistão são localizados, total ou parcialmente, no Himalaia.

   HIDROGRAFIA

  A oeste do continente asiático localizam-se os rios Tigre e Eufrates. Muitos povos, no decorrer de milhares de anos, fixaram-se em suas margens. Em virtude das variações na declividade dos terrenos por onde fluem, esses rios ganharam diferentes usos, como navegação, irrigação e geração de energia por meio da construção de hidrelétricas. Nas áreas de planalto, os extensos rios Ob, Ienissei e Lena são bastante utilizados para a geração de energia elétrica, embora grande parte dos cursos de água permaneça congelada durante o inverno.

    CLIMA

  A ampla extensão latitudinal do continente asiático proporciona variados tipos de clima, que, combinados a outros elementos (relevo, vegetação, hidrografia), formam diversificados ambientes naturais. O norte do continente apresenta climas polar e frio, com invernos longos e rigorosos, cujas temperaturas podem atingir 50 °C negativos.

    VEGETAÇÃO

  No extremo norte da Ásia, predomina a Tundra, tipo de vegetação resistente aos solos denominados permafrost; e mais ao sul, a Taiga (Floresta de Coníferas), intensamente explorada pela indústria de madeira e celulose. Nas regiões com ocorrência de climas Equatorial e Tropical, encontram-se florestas Tropicais e Equatoriais, com alta biodiversidade.

                                                                                                                             Capítulo- 10 /Araribá Mais Geografia

ETAPA 2 : Após  os alunos fazer a leitura e  assistir o vídeo solicitar a atividade do capítulo -10 das páginas (164 e 165).                                                                 

   

                                                                                       4ºAula

 ETAPA 1:Nesta aula, o aluno terá a oportunidade de aprender que  a Ásia é um extenso continente localizado, em sua maior parte, no Hemisfério Norte, estendendo-se da latitude 80° N até a latitude 10° S no Hemisfério Sul .Se preferir inicie a aula com o vídeo “Entendendo os aspectos naturais da Ásia” , que esta disponibilizado no link:  https://youtu.be/nBA9FDC4zGY  .  Em seguida comece  a explicação com a ajuda do texto ou do livro didático Araribá Mais Geografia. Texto para leitura.

  ETAPA 2: Correção da atividade questionando e socializando.          

 

                                                                                                                           

 

 

                                                                                 

                                         

 

RECURSOS: (134 a 143 e 148 a 163)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (141,145147,164 e 165)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

   Referencias :

  Livro didático Araribá Mais Geografia/ Editora Moderna/ Editor responsável- Cesar Brumini Dellore

www.Youtube.com Rússia: Economia em expansão/ Ensino Fundamental.

www.yutube.com Entendendo os aspectos naturais da Ásia./  Ensino Fundamental.

 

                                                                             Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

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