8º ANO e 9º ANO VI - SEQUÊNCIA - 2021

 

                                                         SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: As diversas facetas do Consumo

 SUBTEMA: América Sociedade e Consumo

UNIDADE TEMÁTICA: Mundo do Trabalho

OBJETO DE CONHECIMENTO: Corporações e Organismos Internacionais e do Brasil na Ordem Econômica Mundial.  

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 8°                          Período: 28/06/2021  a  10/07/2021                                Nº de Aulas: 4

                                HABILIDADES

(EF08GE07) Analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos d a América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na lº ação com a China e o Brasil.

 (EF08GE08) Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra.

(EF08GE08BA) Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra, identificando os desdobramentos dissona Bahia.

 (EF08GE08IT) Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra, identificando os desdobramentos disso na Bahia na mesorregião do Extremo Sul da Bahia em especial em Itamaraju.

                   COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

4. Desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução de problemas que envolvam informações geográficas.

5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

           COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc.) –

Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

                                                                             1ªAula

ETAPA1: Inicie a aula com um bom dia e a chamada, em seguida sondagem e revisão dos objetos de conhecimentos trabalhados e discutidos com os alunos. Comece com alguns questionamentos sobre:

·         Diferentes formas de regionalização

·         Países Desenvolvidos e Países Subdesenvolvidos

·         Primeiro ,Segundo e Terceiro Mundo

·         Quadro natural e regionalização

 

ETAPA 2: Solicite aos alunos um vídeo sobre “ Continente americano e características sociais” que esta disponível no link:  https://youtu.be/q3GVQD21Bkc .

                                                                             2ªAula

 

ETAPA 1: Após um levantamento prévio e revisão dos conteúdos trabalhados, sugerir uma atividade de revisão. Sugestão o professor pode fazer modificações  na atividade.

 

ESCOLA – ..........................................................................................TURMA - ...................

COMPONENTE CURRICULAR – GEOGRAFIA          8º ANO

NOME - ......................................................................... TURNO - .........................................

                                                            ATIVIDADE DE REVISÃO

1.      A regionalização pode ser feita com base em critérios . Relacione as colunas abaixo:

a)      Econômico                          (  ) clima, hidrografia, vegetação;

b)      Natural                                 (  ) regimes de governo;

c)       Político                                  (  ) religiões, etnias;

d)      Sociais                                (  ) produção industrial ou agrícola, renda per capita, uso de tecnologia;

e)      Cultural                              (  ) taxas de mortalidade e de fecundidade, indicadores sociais, IDH;

2.      Qual é a importância de identificar regiões de biodiversidade ameaçada?

3.      O Segundo Mundo era formado pelos países socialistas, quais são eles?

4.      Como são os países em desenvolvimento considerados emergentes ?

5.      Como se destaca o relevo da América ?

6.      Cite dois tipos de vegetação do continente americano?

7.      Formada por duas grandes massas de terras unidas por uma estreita faixa, o continente americano permite distinguir do ponto de vista geográfico três Américas. Marque um x na alternativa correta.

a)      América do Norte, Brasil, América Central

b)      América Sul, América, África

c)      América do Norte, América Central e América do Sul

d)      América, América do Sul e América Central

8.      Como é formada a América Anglo-Saxônica?

9.      A que se refere a expressão América Latina?

10.  Qual a importância dos movimentos sociais indígenas na América Latina?

 ETAPA 2 : Correção da atividade.                                                                     

                                                                          3ºAula

 ETAPA 1: Nesta aula solicite o texto ou a página ( 105 a 117 ) do livro didático Araribá Mais Geografia. Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto no link: https://www.youtube.com/watch?v=gtR_kV9JF2Q . Em seguida comece  a explicação com a ajuda do texto ou do livro. Texto para leitura

                                                                População  e economia

 

 

  O território americano é ocupado de forma desigual pelos seus habitantes. Essa distribuição irregular é explicada por fatores históricos, econômicos e naturais — entre os quais estão as tendências de concentração urbana em zonas litorâneas, o padrão de povoamento estabelecido pela colonização europeia e a dificuldade de ocupação das altas montanhas. Os índices mais altos de densidade demográfica são encontrados na porção leste, a primeira do continente americano a ser colonizada. O relevo, constituído principalmente de planaltos de baixa altitude, e as extensas formações vegetais que existiam na região favoreceram a ocupação humana. Os extremos norte e sul da América apresentam as menores densidades em virtude de seu clima mais frio. As porções central e oeste do continente apresentam baixa densidade demográfica. No centro, esse índice se relaciona à presença da Floresta Amazônica e de extensões áridas e semiáridas na América do Sul. Na porção central da América do Norte, a ocupação humana é dificultada pela ocorrência de climas muito secos. No oeste, tanto na América do Sul como na América do Norte, um fator limitador para o povoamento é o relevo montanhoso.

                                                         CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO

  Na segunda metade do século XIX, a América Anglo- -Saxônica, em especial os Estados Unidos, passou por um período de crescimento econômico que promoveu melhoria das condições de vida e redução das taxas de mortalidade. Esse aspecto, aliado à chegada de muitos imigrantes, proporcionou um rápido crescimento da população.

                                                        INDICADORES SOCIOECONÔMICOS

   Os problemas sociais da América têm origem na distribuição desigual da riqueza, que prejudica as condições de vida da maioria da população.

                                                                   SAÚDE PÚBLICA

Apesar dos avanços verificados nas últimas décadas, a América Latina apresenta graves problemas relacionados à saúde pública. Em vários países da região, o atendimento médico-hospitalar é inadequado e insuficiente para atender à maioria da população. Além disso, um número elevado de pessoas vive em condições de pobreza, com renda insuficiente para ter uma alimentação adequada ou acesso a medicamentos. Dois indicadores sociais ajudam a compreender as diferentes condições de saúde na América Anglo-Saxônica e na América Latina: a taxa de mortalidade infantil e a expectativa de vida.

                                                                ESTRUTURA ETÁRIA

  Os países em desenvolvimento do continente americano apresentam taxas de natalidade mais altas e expectativa de vida mais baixa que os países com maior desenvolvimento. Na América Latina, é grande a participação de crianças e jovens na estrutura etária da população, enquanto na América Anglo-Saxônica é maior a participação de adultos e idosos. Por meio de uma pirâmide etária ou de idades, podemos perceber a diferença na estrutura etária da população americana. Na maioria dos países latino-americanos, a pirâmide tem base larga, o que indica altas taxas de natalidade e predomínio de população jovem. O topo, no qual estão representados os idosos, é estreito nos casos em que a expectativa de vida é baixa, como na Guatemala.

  Nos países da América Anglo-Saxônica, a pirâmide etária tem base mais estreita, em razão do baixo índice de natalidade, e topo mais largo, devido à alta expectativa de vida, como ocorre no Canadá. Alguns países latino-americanos apresentam pirâmides etárias que indicam características de países ricos, como a elevada participação de idosos na população, a exemplo do Uruguai.

                                                               RECURSOS NATURAIS

  O território americano é rico em recursos naturais, que são explorados de várias maneiras: a formação geológica do continente propicia a exploração de recursos minerais; a presença de dois oceanos, que banham a costa leste e a oeste do continente, favorece a atividade pesqueira; a extensa rede hidrográfica facilita a obtenção de energia elétrica; os diversos tipos de clima e de solo e as variadas formas de relevo contribuem para a prática da agropecuária.

  A biodiversidade das formações vegetais da América também é aproveitada pelas indústrias, como as de medicamentos e cosméticos, no desenvolvimento de vários produtos.

                                                                    AGROPECUÁRIA

  A produção agropecuária é bastante diversificada no continente americano. Na América Anglo-Saxônica, a agricultura se destaca como uma das mais desenvolvidas do mundo, empregando técnicas modernas como a seleção de sementes, o uso intensivo de fertilizantes para corrigir os solos e de agrotóxicos para combater pragas.

   Na pecuária, são adotadas tecnologias avançadas que aumentam a produtividade, como inseminação artificial e modificação genética, técnicas também empregadas no circuito de carnes nos pampas argentinos e no Brasil, na América Latina.

                                            Características da produção agropecuária na América Latina

  Em vários países da América Latina, grande parte da produção agropecuária é voltada para a exportação e praticada em extensas propriedades monocultoras. Essa estrutura produtora é herança dos tempos coloniais, das plantations, grandes áreas monocultoras de produtos tropicais (cana-de-açúcar, banana) destinados à exportação e cultivados por mão de obra escravizada. Atualmente, países como Colômbia, Paraguai, Cuba e Guatemala continuam economicamente dependentes da exportação de produtos agropecuários, principalmente café, cacau, cana-de-açúcar e banana, em geral produzidos com o emprego de técnicas tradicionais, o que resulta em baixa produtividade, como pode ser observado na fotografia abaixo, à esquerda. Seus investimentos em mecanização, fertilização, drenagem e recuperação de solos são escassos ou inexistentes.

                                                                             INDÚSTRIA

  No continente americano, a indústria, atividade econômica do setor secundário, concentra-se na América Anglo-Saxônica e em algumas áreas da América Latina. Os países da América Anglo-Saxônica são mais industrializados e utilizam tecnologia de ponta. No Canadá, as cidades de Ontário e Quebec destacam-se como centros industriais. A siderurgia é um dos setores mais importantes no país. Nos Estados Unidos, formou-se uma das maiores e mais antigas áreas industriais do mundo, conhecida como manufacturing belt, ou cinturão da indústria, que concentra as tradicionais indústrias dos ramos automobilístico, siderúrgico, metalúrgico, mecânico, têxtil, aeronáutico e naval.

    

                                                                     Indústria e tecnologia

  Estados Unidos e Canadá dedicam parte relevante de seu orçamento a pesquisas, educação e formação profissional. Esses países abrigam as principais zonas de desenvolvimento tecnológico, os chamados tecnólogos, com destaque para a Califórnia e a região dos Grandes Lagos, localizadas em território estadunidense. No oeste dos Estados Unidos, na região conhecida como Vale do Silício, na Califórnia, concentram-se as indústrias de tecnologia de ponta, como informática, eletrônica e robótica.

                                                                Dependência e desigualdade

  A industrialização da América Latina, iniciada mais tardiamente que a da América Anglo-Saxônica, apresenta como característica uma grande dependência de capital e de tecnologia provenientes, principalmente, de empresas transnacionais sediadas na América Anglo-Saxônica, na Europa e no Japão. Na maioria dos países, predominam as indústrias têxteis, de alimentos e bebidas, que empregam baixa tecnologia no processo produtivo e mão de obra barata e pouco qualificada.

                                                                 COMÉRCIO E SERVIÇOS

  A partir da década de 1970, o desenvolvimento e a implantação de novas tecnologias na indústria, além da concentração de terras e da modernização do campo, favoreceram a urbanização e o crescimento do setor terciário. A mão de obra dispensada pelos setores primário e secundário migrou para o comércio e a prestação de serviços.

                         CONDIÇÕES DE TRABALHO NAS GRANDES CIDADES DA AMÉRICA LATINA

  Os problemas sociais da América Latina também podem ser observados por meio das condições de trabalho existentes em parte significativa das grandes cidades do continente. Alguns fatores, como a maior complexidade da economia, a mecanização do campo e a crescente automação das linhas de produção industrial, contribuíram para a ampliação do setor terciário, caracterizado pelas atividades comerciais e de serviços. Atualmente, trata-se do segmento que emprega a maior parte dos trabalhadores urbanos. No entanto, o crescimento tem sido tão intenso que muitos especialistas o caracterizam como setor terciário hipertrofiado, isto é, uma excessiva concentração de população trabalhando em comércios e serviços.     

  

ETAPA 2: Após a leitura do texto sugerir a atividade .

                                                                          ATIVIDADE

1.       Observe a charge a seguir:               

 a) Qual é o fenômeno social retratado pela charge?

 b) A charge mostra uma característica do capitalismo. Que característica é essa? Qual é a ironia presente na charge?

c) Dê uma explicação para a ocorrência desse fenômeno, tão comum no continente americano.

                                     

2.       Sobre o continente americano, responda:

a) Por que possui uma ocupação humana irregular?

 b) Quais são as porções mais e menos povoadas?

 

      

                       

 

3.       Qual é a principal crítica realizada pelo texto?

4.        Na sua opinião, como foi construída a ideia de regionalizar o continente americano conforme proposto no mapa?

                                                                                 4ºAula

 

   ETAPA 1 e 2: Nesta aula depois de um bom dia e a chamada, sugerir que os alunos faça a leitura das paáginas(124 a  141) do livro didático Araribá Mais Geografia, ou sugerir que acesse o link: https://youtu.be/6a48jISRRwU .   Após assistir o vídeo ou fazer a leitura, sugerir aos alunos a atividade da página 142 do livro didático Araribá Mais Geografia. e em seguida a correção e socialização.                                                                   

 

 

 

 

 

RECURSOS( 44 e 45, 46 e 61,62 a 75)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (157,158,159,160,161 e 164)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

                                                                                        

 

 

                                                         SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: As diversas facetas do Consumo

 SUBTEMA: Sociedade e consumo

UNIDADE TEMÁTICA: Mundo do Trabalho

OBJETO DE CONHECIMENTO:Transformações do Espaço na Sociedade Urbano-Industria.

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 9°                          Período: 28/06/2021  a  10/07/2021                               Nº de Aulas: 4

                                HABILIDADES

((EF09GE10) Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.

 (EF09GE11) Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil.

(EF09GE11BA) Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia.

                    COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

 4. Desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução de problemas que envolvam informações geográficas.

5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

            COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc.) –

Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

                                                                                 1ªAula

ETAPA1:Nesta  a aula  inicie com um bom dia e a chamada, em seguida sondagem e revisão dos objetos de conhecimentos trabalhados  nos capítulos 5 e 6 e discutidos com os alunos. Comece com alguns questionamentos:

·         Europa: quadro natural e regionalização.

·         Como é o relevo e a hidrografia da Europa?

·         Quais os principais problemas da Europa?

·         Europa : economia e população .

ETAPA 2: Em seguida sugerir um vídeo sobre “Europa: Economia e População ”que esta disponível no link: https://youtu.be/ZjpYgg4vi5A

                                                                                     2ªAula

 

ETAPA 1: Após um levantamento prévio e revisão dos objetos de conhecimentos trabalhados, sugerir uma atividade de revisão. Sugestão o professor pode fazer modificações  na atividade.

 

ESCOLA – ..........................................................................................TURMA - ...................

COMPONENTE CURRICULAR – GEOGRAFIA          9º ANO

NOME - ......................................................................... TURNO - .........................................

                                                                              Atividade de Revisão

1.      Fazer a leitura com bastante atenção em seguida responder a atividade proposta. 

                                                        

                                      Europa quadro natural e regionalização

 

O continente europeu está situado no hemisfério norte, quase totalmente na Zona Temperada, com exceção do extremo norte, localizado na Zona Polar. É possível regionalizá-lo em quatro grandes regiões: Europa Ocidental, Europa Setentrional, Europa Centro-Oriental e Europa Mediterrânea. O relevo do continente europeu é marcado por montanhas e planícies.

A hidrografia é densa, com variados cursos de água, usados para diversos fins econômicos.

   O clima predominante é o temperado.

   A vegetação é variada, com predomínio de Florestas Temperadas. Entretanto, grande parte dessas florestas já foi derrubada, e o continente sofre com o desmatamento. A Europa vem buscando, nos últimos anos, novas políticas sustentáveis, principalmente no campo energético, para diminuir suas emissões de CO2 . O continente ainda é muito dependente de fontes de energias não renováveis e altamente poluentes, como o petróleo e o carvão, e da importação de petróleo e gás natural.

                                             O RELEVO E A HIDROGRAFIA

  Três unidades de relevo destacam-se no continente europeu.

  Maciços antigos. Montanhas muito antigas, que se situam no centro-norte e no leste do continente, entre as quais se destacam os montes Urais — que separam a Europa da Ásia, a leste — e os Alpes Escandinavos. Planícies centrais. Localizadas na região central, apresentam grande extensão e solos muito férteis, onde predominam o cultivo de cereais e a criação de gado. Cordilheiras recentes. Montanhas jovens e de elevada altitude: os Pireneus, os Cárpatos, os Alpes, os Apeninos, os Alpes Dináricos, os Bálcãs e a cadeia do Cáucaso. Também são encontradas no continente algumas áreas de depressão, ou seja, que estão abaixo do nível do mar. A mais conhecida é a dos Países Baixos, país famoso pelos seus diques e pôlderes.

                                                  O CLIMA E AS PAISAGENS

  Com base nos aspectos naturais, podemos distinguir três grandes regiões europeias com características climáticas e formações vegetais bem definidas. Europa do norte. Nas latitudes superiores a 60° N, predominam os climas frio e polar, onde encontramos a Floresta Boreal e a Tundra, e menor densidade demográfica. Europa das planícies. Destaca-se pelo clima temperado oceânico (com temperaturas amenas e chuvas bem distribuídas ao longo do ano) e continental (mais seco que o oceânico e com grandes variações de temperatura). A vegetação típica é a Floresta Temperada. Na porção leste da região, ocorrem o clima semiárido e as Pradarias. Europa do sul. As terras voltadas para o mar Mediterrâneo apresentam as médias térmicas mais altas da Europa, com verões secos e invernos chuvosos, principais características do clima mediterrâneo. Lá encontramos formações vegetais arbóreas e arbustivas que constituem a Vegetação Mediterrânea. Nessa região há também as cadeias montanhosas, marcadas pelo clima frio de montanha e pela Vegetação de Altitude.

 As paisagens e os aspectos culturais

 Apesar de ter uma área menor que a de outros continentes, a Europa é reconhecida pela grande diversidade dos aspectos culturais de sua população. Abriga idiomas, modos de vida, hábitos e costumes variados. As diferentes paisagens que se formam com base na interação dos aspectos físicos, como os fatores climáticos, as formas de relevo, os tipos de vegetação e a rede hidrográfica, desempenham um papel fundamental para que cada região europeia apresente características culturais próprias.

                                                          Atividade de Revisão

 

1. Situado no hemisfério norte, quase totalmente na Zona Temperada, com exceção do extremo norte, localizado na Zona Polar. É possível regionalizá-lo em quatro grandes regiões o continente europeu. Considerando o atual contexto, quais são essas quatro grandes regiões?

 2. Quais as três unidades de relevo que se destacam no continente europeu? Cite dois exemplo de cada uma delas?

3. Descreva a localização da Europa e seus limites físicos.

 4. Qual é a importância econômica dos rios e dos mares europeus? Dê exemplos que justifiquem sua resposta.

 5. Quais os principais tipos de clima predominantes da Europa ?

 6. Por que a agricultura europeia em geral é produtiva?

 

ETAPA 2 : Correção da atividade.                                                                     

   

                                                                                    3ºAula

 ETAPA 1:Nesta aula, o aluno terá a oportunidade de aprender que a “União Europeia” é um bloco formado por 28 países integrados economicamente, com atuação conjunta em diversas ações políticas e livre circulação de mercadorias e pessoas. Solicitar a leitura compartilhada das páginas (104 a 114) ou do texto proposto na apostila. Se preferir inicie a aula com o vídeo “União Europeia” , que esta disponibilizado no link: https://youtu.be/SNxz3Rs2Qu4  Em seguida comece  a explicação com a ajuda do texto ou do livro didático Araribá Mais Geografia. Texto para leitura.

             

                                                                            União Europeia

 

  A União Europeia (UE) é um bloco formado por 28 países integrados economicamente, com atuação conjunta em diversas ações políticas e livre circulação de mercadorias e pessoas. Apesar da crise financeira, social e política que alguns de seus países-membros enfrentaram, principalmente desde 2008, esse bloco representa uma poderosa força econômica e política no cenário mundial. Países integrantes da UE com economias mais frágeis e que haviam recebido pesados investimentos externos, como Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha, viram-se em sérias dificuldades para honrar seus compromissos financeiros. A instabilidade econômica criada gerou incertezas sobre a permanência de alguns desses países no bloco e sobre a coesão da própria União Europeia. Algumas dessas economias já se recuperaram ou estão em recuperação.

                                                                  A evolução do bloco econômico

 Em 1973, incorporaram-se à Comunidade Econômica Europeia (CEE) o Reino Unido, a Irlanda e a Dinamarca; em 1981, a Grécia; e, em 1986, Espanha e Portugal. Nesse último ano, foi assinado o Ato Único Europeu, que assentou as bases de uma futura unidade política dos países do bloco. Em 1992, com o Tratado de Maastricht, a CEE passou a se chamar União Europeia e fixaram-se os critérios para a adoção da futura moeda única pelos países-membros. Três anos depois, ingressaram no bloco a Áustria, a Suécia e a Finlândia.

                                                                        Mais doze países

  Em 2004, a UE incorporou dez novos países do leste e do sul da Europa: Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, República Tcheca, Eslováquia, Eslovênia, Hungria, Malta e Chipre. Bulgária e Romênia ingressaram formalmente no bloco em 2007 (ver o mapa desta página). Os países candidatos a ingressar na UE até o início de 2018 eram Turquia, Macedônia, Albânia, Sérvia e Montenegro.

                                                      POLÍTICAS SOCIAIS DA UNIÃO EUROPEIA

   Os países-membros da União Europeia desenvolveram um sistema de proteção social que, apesar de questionado por seu elevado custo, tem garantido aos cidadãos um padrão de vida elevado e diminuído as desigualdades sociais nesses países.

                                                               O Estado de bem-estar social

  Alguns países europeus desenvolveram um sistema de proteção social conhecido como "Estado de bem-estar social" (Welfare State). Outras denominações são "Estado-previdência" e "Estado social de direito". Seguro-desemprego, previdência social, sistemas públicos de saúde e educação eficientes, crédito acessível para a compra de imóveis, atendimento a pessoas idosas e políticas de integração de pessoas com deficiência são exemplos das políticas de proteção social típicas desses países.

                                                             Prioridades das políticas sociais

  Entre as preocupações sociais europeias, há duas de grande impacto para a população: o desemprego e a falta de segurança. Desemprego Assim como as demais regiões desenvolvidas do mundo capitalista, os países da Europa Ocidental vivem um intenso processo de incorporação de novas tecnologias em praticamente todos os setores de atividade econômica. Esse processo gera demanda de investimentos em equipamentos e tecnologia por parte das empresas e agrava o desemprego.

                                                                       Segurança pública

  A segurança pública tem sido cada vez mais relevante no conjunto de preocupações sociais da Europa. Ainda que as taxas de criminalidade no continente sejam baixas em comparação com as da América Latina ou da África, a segurança pública preocupa a população.

                                                                        Impostos e taxas

  As políticas sociais europeias são financiadas por uma série de impostos e taxas cobrados da sociedade. Embora cada país tenha independência na política fiscal, a União Europeia estabelece diretrizes gerais para homogeneizar a tributação em todos os países.

                                                            AS INSTITUIÇÕES DA UNIÃO EUROPEIA

  Há algumas instituições que regulam e intermedeiam a atuação da União Europeia:

  Conselho Europeu. Encarrega-se de definir as políticas gerais da União. É formado pelos chefes de Estado ou de governo dos países-membros, pelo seu presidente e pelo presidente da Comissão Europeia. Seu presidente é eleito por maioria qualificada, cujo mandato é de dois anos e meio, podendo ser renovado uma vez.

  Comissão Europeia. Órgão encarregado de colocar em prática as políticas comunitárias. Com sede em Bruxelas, na Bélgica, a Comissão é formada por 28 comissários, um para cada país da UE, sendo nomeado um candidato a presidente. Este, por sua vez, deverá ser aprovado pela maioria do Parlamento Europeu.

  Parlamento Europeu. Controla a Comissão Europeia e aprova pressupostos comuns. O número de deputados que o compõe é proporcional ao número de habitantes de cada país, com no mínimo 6 e no máximo 96 deputados. São eleitos a cada cinco anos pelos cidadãos.

  Tribunal de Justiça. Assegura o respeito às leis comuns e à aplicação dos tratados. Também atua como árbitro dos conflitos entre os órgãos da UE e entre os Estados- -membros. Tem sede em Luxemburgo.

  Comitê Econômico e Social. Responsável por prestar consultoria às propostas da Comissão Europeia.

 

 ETAPA 2: Após assistir o vídeo ou fazer a leitura do texto, sugerir aos alunos a fazer a atividade da pagina (115 ) do livro didático Araribá Mais Geografia .                                                   

                                                                               4ºAula

 

ETAPA 1: Leitura compartilhada das páginas (118 a 131) do livro didático Araribá Mais Geografia ou dos textos disponível na apostila. Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário. Se preferir inicie a aula com o vídeo “O Leste Europeu e a organização da CEI” que esta disponível no link:  https://youtu.be/6rmTRsW2OSA   .

 

TEXTO PARA LEITURA:

 

               

                                                    O Leste Europeu e a organização da CEI

   

     A classificação do continente europeu em Europa Ocidental e Europa Oriental ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, numa referência à bipolarização do mundo, que colocava em oposição capitalismo e socialismo. Quando o conflito acabou, o continente europeu estava dividido pelo que se passou a chamar de “cortina de ferro”, denominação simbólica dada pelo ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill. A Europa Oriental ou Leste Europeu era formada pelos países socialistas, ligados à União Soviética, incluindo a Alemanha Oriental. 

                                                     A DOMINAÇÃO RUSSA E SOVIÉTICA

A dominação russa se deu em várias etapas desde o século XVIII, e sua influência é ainda uma realidade na região. Durante a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética alargou suas fronteiras mediante a ocupação militar das repúblicas bálticas (Estônia, Letônia e Lituânia). A partir de 1944, à medida que o exército soviético derrotava as forças alemãs na guerra, diversos países do Leste Europeu eram libertados pela União Soviética, que, aos poucos, impôs a eles um regime socialista e governos-satélites, ou seja, submissos ao controle central.

                                                            A reação e os levantes populares

  Os países da Europa Oriental foram ingressando no bloco soviético, em diversos casos, contra a vontade da maioria dos povos centro-europeus. Em reação à dominação soviética, ocorreram levantes populares, como na Hungria, em 1956, e na Tchecoslováquia, em 1968 — episódio que ficou conhecido como Primavera de Praga —, ambos sufocados pelas tropas militares do Pacto de Varsóvia. No final da década de 1970, o descontentamento com as políticas soviéticas tomou conta da Polônia. Apoiado pela Santa Sé (o papa era o polonês Karol Wojtyla, que adotou o nome de João Paulo II), formou-se o sindicato Solidariedade, cujo líder principal, Lech Walesa, desafiou o governo comunista.

                                                         A ERA GORBACHEV E O FIM DA URSS

  Em 1985, Mikhail Gorbachev chegou ao poder na União Soviética, dando início a uma série de reformas estruturais. Com elas, as relações dos soviéticos com os países ocidentais sofreram grandes mudanças: foram assinados acordos para a redução de armamentos e eliminaram-se alguns entraves à liberdade de expressão e de informação. A perestroika (reestruturação econômica) e a glasnost (transparência e abertura do sistema político) foram políticas que trouxeram perspectivas de liberdade para muitos países do bloco socialista europeu. Os governos da Hungria e da então Tchecoslováquia abriram suas fronteiras com a Europa Ocidental, e assim teve início uma migração em massa de cidadãos da Alemanha Oriental para a Alemanha Ocidental.

                                                      A modernização das ex-repúblicas soviéticas

  Os países da extinta União Soviética não estavam preparados para o cenário econômico e tecnológico mundial do final do século XX, principalmente no que se refere à tecnologia da informação. No final da década de 1980, a economia planificada já mostrava indícios de sua falência. Durante a Guerra Fria, a então URSS realizou investimentos pesados nas indústrias de bens de produção e na indústria bélica, porém não investiu na indústria de bens de consumo. Essa situação gerou a carência de produtos básicos, como alimentícios e de higiene.

                                                    EUROPA ORIENTAL: ECONOMIA E SOCIEDADE

  Atualmente, os países da Europa Oriental ainda buscam introduzir-se na economia de mercado. De acordo com suas características específicas, vivem níveis diferenciados de desenvolvimento econômico, e grande parte dos países integra a União Europeia.                                                                                                                                   

                               

ETAPA 2: Logo após os alunos assistir o vídeo ou fazer a leitura do texto sugerir a atividade da página (132) do livro didático Araribá Mais Geografia.

 

                                                                                                                           

 

 

                                                                                           Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

                                         

 

RECURSOS: ( 44 e 45, 46 e 61,62 a 75)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (157,158,159,160,161 e 164)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

 

 

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