SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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TEMA: As diversas facetas do Consumo SUBTEMA: América Sociedade e Consumo |
UNIDADE TEMÁTICA: Mundo
do Trabalho OBJETO DE
CONHECIMENTO:
Corporações e Organismos Internacionais e do Brasil na Ordem Econômica
Mundial. |
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Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre
e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação
recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas
também pode ser uma prática
humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver. |
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Ano: 8° Período: 28/06/2021 a
10/07/2021 Nº de Aulas: 4 |
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HABILIDADES |
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(EF08GE07) Analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e
geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos d a América no cenário
internacional em sua posição de liderança global e na lº ação com a China e o Brasil.
(EF08GE08)
Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da
África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra. (EF08GE08BA) Analisar a situação do Brasil e de outros países da
América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial
do pós-guerra, identificando os desdobramentos dissona Bahia. (EF08GE08IT)
Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da
África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra,
identificando os desdobramentos disso na Bahia na mesorregião do Extremo Sul
da Bahia em especial em Itamaraju. |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
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2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 3. Desenvolver autonomia e
senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na
análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de
analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e
ordem. 4. Desenvolver o
pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e
iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a
resolução de problemas que envolvam informações geográficas. 5. Desenvolver e utilizar
processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo
natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e
informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive
tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da
Geografia. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS |
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6. Valorizar a
diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos
e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do
trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu
projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e
responsabilidade. 7.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar
e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam
os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em
âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao
cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa
sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de
vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando
mais facil a avaliação de desempenho
da participação nas aulas
e nas atividades realizadas. Informações para os alunos . Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas
- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone,
falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos
necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de
outras pessoas -pais, irmãos, animais etc.) – Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula). 1ªAula ETAPA1: Inicie a aula com um bom dia e a
chamada, em seguida sondagem e revisão dos objetos de conhecimentos trabalhados
e discutidos com os alunos. Comece com alguns questionamentos sobre: ·
Diferentes formas de
regionalização ·
Países Desenvolvidos e Países
Subdesenvolvidos ·
Primeiro ,Segundo e Terceiro Mundo ·
Quadro natural e regionalização ETAPA 2: Solicite aos alunos um vídeo
sobre “ Continente americano e características sociais” que esta disponível no link: https://youtu.be/q3GVQD21Bkc .
2ªAula ETAPA 1: Após um levantamento prévio e
revisão dos conteúdos trabalhados, sugerir uma atividade de revisão. Sugestão
o professor pode fazer modificações na
atividade.
ESCOLA – ..........................................................................................TURMA
- ................... COMPONENTE CURRICULAR –
GEOGRAFIA 8º ANO NOME -
.........................................................................
TURNO - .........................................
ATIVIDADE DE REVISÃO 1. A regionalização pode
ser feita com base em critérios . Relacione as colunas abaixo: a)
Econômico ( ) clima, hidrografia, vegetação; b)
Natural ( ) regimes de governo; c)
Político ( ) religiões, etnias; d)
Sociais
( ) produção industrial ou agrícola, renda
per capita, uso de tecnologia; e)
Cultural ( ) taxas de mortalidade e de fecundidade,
indicadores sociais, IDH; 2.
Qual
é a importância de identificar regiões de biodiversidade ameaçada? 3.
O
Segundo Mundo era formado pelos países socialistas, quais são eles? 4.
Como
são os países em desenvolvimento considerados emergentes ? 5.
Como
se destaca o relevo da América ? 6.
Cite
dois tipos de vegetação do continente americano? 7.
Formada
por duas grandes massas de terras unidas por uma estreita faixa, o continente
americano permite distinguir do ponto de vista geográfico três Américas.
Marque um x na alternativa correta. a)
América
do Norte, Brasil, América Central b)
América
Sul, América, África c)
América
do Norte, América Central e América do Sul d)
América,
América do Sul e América Central 8.
Como
é formada a América Anglo-Saxônica? 9.
A
que se refere a expressão América Latina? 10. Qual a importância dos
movimentos sociais indígenas na América Latina? ETAPA 2 : Correção da atividade.
3ºAula
ETAPA 1:
Nesta aula solicite o
texto ou a página ( 105 a 117 ) do livro didático Araribá Mais Geografia. Se
preferir inicie a aula com o vídeo proposto no link: https://www.youtube.com/watch?v=gtR_kV9JF2Q . Em seguida comece a explicação com a ajuda do texto ou do
livro. Texto para leitura População e economia O território americano é ocupado de forma
desigual pelos seus habitantes. Essa distribuição irregular é explicada por
fatores históricos, econômicos e naturais — entre os quais estão as
tendências de concentração urbana em zonas litorâneas, o padrão de povoamento
estabelecido pela colonização europeia e a dificuldade de ocupação das altas
montanhas. Os índices mais altos de densidade demográfica são encontrados na
porção leste, a primeira do continente americano a ser colonizada. O relevo,
constituído principalmente de planaltos de baixa altitude, e as extensas
formações vegetais que existiam na região favoreceram a ocupação humana. Os
extremos norte e sul da América apresentam as menores densidades em virtude
de seu clima mais frio. As porções central e oeste do continente apresentam
baixa densidade demográfica. No centro, esse índice se relaciona à presença
da Floresta Amazônica e de extensões áridas e semiáridas na América do Sul.
Na porção central da América do Norte, a ocupação humana é dificultada pela
ocorrência de climas muito secos. No oeste, tanto na América do Sul como na
América do Norte, um fator limitador para o povoamento é o relevo montanhoso. CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO Na segunda metade do século XIX, a América
Anglo- -Saxônica, em especial os Estados Unidos, passou por um período de
crescimento econômico que promoveu melhoria das condições de vida e redução
das taxas de mortalidade. Esse aspecto, aliado à chegada de muitos
imigrantes, proporcionou um rápido crescimento da população. INDICADORES
SOCIOECONÔMICOS Os problemas sociais da América têm origem
na distribuição desigual da riqueza, que prejudica as condições de vida da
maioria da população.
SAÚDE
PÚBLICA Apesar
dos avanços verificados nas últimas décadas, a América Latina apresenta
graves problemas relacionados à saúde pública. Em vários países da região, o
atendimento médico-hospitalar é inadequado e insuficiente para atender à
maioria da população. Além disso, um número elevado de pessoas vive em
condições de pobreza, com renda insuficiente para ter uma alimentação
adequada ou acesso a medicamentos. Dois indicadores sociais ajudam a
compreender as diferentes condições de saúde na América Anglo-Saxônica e na
América Latina: a taxa de mortalidade infantil e a expectativa de vida.
ESTRUTURA
ETÁRIA Os países em desenvolvimento do continente
americano apresentam taxas de natalidade mais altas e expectativa de vida
mais baixa que os países com maior desenvolvimento. Na América Latina, é
grande a participação de crianças e jovens na estrutura etária da população,
enquanto na América Anglo-Saxônica é maior a participação de adultos e
idosos. Por meio de uma pirâmide etária ou de idades, podemos perceber a
diferença na estrutura etária da população americana. Na maioria dos países
latino-americanos, a pirâmide tem base larga, o que indica altas taxas de
natalidade e predomínio de população jovem. O topo, no qual estão
representados os idosos, é estreito nos casos em que a expectativa de vida é
baixa, como na Guatemala. Nos países da América Anglo-Saxônica, a
pirâmide etária tem base mais estreita, em razão do baixo índice de
natalidade, e topo mais largo, devido à alta expectativa de vida, como ocorre
no Canadá. Alguns países latino-americanos apresentam pirâmides etárias que
indicam características de países ricos, como a elevada participação de
idosos na população, a exemplo do Uruguai.
RECURSOS NATURAIS O território americano é rico em recursos naturais,
que são explorados de várias maneiras: a formação geológica do continente
propicia a exploração de recursos minerais; a presença de dois oceanos, que
banham a costa leste e a oeste do continente, favorece a atividade pesqueira;
a extensa rede hidrográfica facilita a obtenção de energia elétrica; os
diversos tipos de clima e de solo e as variadas formas de relevo contribuem
para a prática da agropecuária. A biodiversidade das formações vegetais da
América também é aproveitada pelas indústrias, como as de medicamentos e
cosméticos, no desenvolvimento de vários produtos. AGROPECUÁRIA A produção agropecuária é bastante
diversificada no continente americano. Na América Anglo-Saxônica, a
agricultura se destaca como uma das mais desenvolvidas do mundo, empregando
técnicas modernas como a seleção de sementes, o uso intensivo de
fertilizantes para corrigir os solos e de agrotóxicos para combater pragas. Na pecuária, são adotadas tecnologias
avançadas que aumentam a produtividade, como inseminação artificial e
modificação genética, técnicas também empregadas no circuito de carnes nos
pampas argentinos e no Brasil, na América Latina. Características da produção agropecuária
na América Latina Em vários países da América Latina, grande
parte da produção agropecuária é voltada para a exportação e praticada em
extensas propriedades monocultoras. Essa estrutura produtora é herança dos
tempos coloniais, das plantations, grandes áreas monocultoras de produtos
tropicais (cana-de-açúcar, banana) destinados à exportação e cultivados por
mão de obra escravizada. Atualmente, países como Colômbia, Paraguai, Cuba e
Guatemala continuam economicamente dependentes da exportação de produtos
agropecuários, principalmente café, cacau, cana-de-açúcar e banana, em geral
produzidos com o emprego de técnicas tradicionais, o que resulta em baixa
produtividade, como pode ser observado na fotografia abaixo, à esquerda. Seus
investimentos em mecanização, fertilização, drenagem e recuperação de solos
são escassos ou inexistentes.
INDÚSTRIA No continente americano, a indústria,
atividade econômica do setor secundário, concentra-se na América
Anglo-Saxônica e em algumas áreas da América Latina. Os países da América
Anglo-Saxônica são mais industrializados e utilizam tecnologia de ponta. No
Canadá, as cidades de Ontário e Quebec destacam-se como centros industriais.
A siderurgia é um dos setores mais importantes no país. Nos Estados Unidos,
formou-se uma das maiores e mais antigas áreas industriais do mundo,
conhecida como manufacturing belt, ou cinturão da indústria, que concentra as
tradicionais indústrias dos ramos automobilístico, siderúrgico, metalúrgico,
mecânico, têxtil, aeronáutico e naval.
Indústria e tecnologia Estados Unidos e Canadá dedicam parte
relevante de seu orçamento a pesquisas, educação e formação profissional.
Esses países abrigam as principais zonas de desenvolvimento tecnológico, os
chamados tecnólogos, com destaque para a Califórnia e a região dos Grandes
Lagos, localizadas em território estadunidense. No oeste dos Estados Unidos,
na região conhecida como Vale do Silício, na Califórnia, concentram-se as
indústrias de tecnologia de ponta, como informática, eletrônica e robótica.
Dependência e
desigualdade A industrialização da América Latina,
iniciada mais tardiamente que a da América Anglo-Saxônica, apresenta como
característica uma grande dependência de capital e de tecnologia
provenientes, principalmente, de empresas transnacionais sediadas na América
Anglo-Saxônica, na Europa e no Japão. Na maioria dos países, predominam as
indústrias têxteis, de alimentos e bebidas, que empregam baixa tecnologia no
processo produtivo e mão de obra barata e pouco qualificada. COMÉRCIO
E SERVIÇOS A partir da década de 1970, o
desenvolvimento e a implantação de novas tecnologias na indústria, além da
concentração de terras e da modernização do campo, favoreceram a urbanização
e o crescimento do setor terciário. A mão de obra dispensada pelos setores
primário e secundário migrou para o comércio e a prestação de serviços. CONDIÇÕES
DE TRABALHO NAS GRANDES CIDADES DA AMÉRICA LATINA Os problemas sociais da América Latina
também podem ser observados por meio das condições de trabalho existentes em
parte significativa das grandes cidades do continente. Alguns fatores, como a
maior complexidade da economia, a mecanização do campo e a crescente automação
das linhas de produção industrial, contribuíram para a ampliação do setor
terciário, caracterizado pelas atividades comerciais e de serviços.
Atualmente, trata-se do segmento que emprega a maior parte dos trabalhadores
urbanos. No entanto, o crescimento tem sido tão intenso que muitos
especialistas o caracterizam como setor terciário hipertrofiado, isto é, uma
excessiva concentração de população trabalhando em comércios e serviços. ETAPA 2: Após a leitura do texto sugerir a
atividade .
ATIVIDADE 1.
Observe
a charge a seguir: a) Qual é o fenômeno social retratado pela
charge? b) A charge mostra uma característica do
capitalismo. Que característica é essa? Qual é a ironia presente na charge? c)
Dê uma explicação para a ocorrência desse fenômeno, tão comum no continente
americano. 2.
Sobre
o continente americano, responda: a) Por que possui uma
ocupação humana irregular? b) Quais são as porções mais e menos
povoadas? 3.
Qual
é a principal crítica realizada pelo texto? 4.
Na sua opinião, como foi construída a ideia
de regionalizar o continente americano conforme proposto no mapa?
4ºAula ETAPA 1 e 2: Nesta aula depois de um bom dia e a chamada, sugerir que
os alunos faça a leitura das paáginas(124 a
141) do livro didático Araribá Mais Geografia, ou sugerir que acesse o
link: https://youtu.be/6a48jISRRwU . Após assistir o
vídeo ou fazer a leitura, sugerir aos alunos a atividade da página 142 do
livro didático Araribá Mais Geografia. e em seguida a correção e
socialização.
RECURSOS: ( 44 e 45, 46 e 61,62 a 75)Livro didático; (
) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( )
Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (157,158,159,160,161 e 164) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros:
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