SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
TEMA: : Sustentabilidade no
seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e
para a vida!” .As diversas facetas do
Consumo SUBTEMA: Tecnologias do bem: iniciativas a favor do
meio ambiente. América
Sociedade e Consumo |
UNIDADE TEMÁTICA: Conexão e Escala/ Mundo do Trabalho OBJETO DE CONHECIMENTO: Corporações e Organismos Internacionais e do
Brasil na Ordem Econômica Mundial. Os Diferentes contextos e os Meios
Técnicos e Tecnológicos na Produção das Políticas de Agroecológica. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||
Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição
espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio
ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o
espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver. |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ano: 8° Período: 09/08/2021 a 20/08/2021 Nº de Aulas: 4 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
HABILIDADES |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
(EF08GE05) Aplicar os conceitos
de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos
e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas
na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do
pós-guerra. (EF08GE06)
Analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração
cultural e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em
seus lugares de vivência, marcas desses processos. (EF08GE09) Analisar os
padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos
produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados
Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). (EF08GE09BA) Analisar os
padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos
produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados
Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul),
reconhecendo o papel desempenhado pela Bahia e sua contribuição nesse
contexto. (EF08GE09IT) Analisar os
padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos
produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados
Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul),
reconhecendo o papel desempenhado pela Bahia, pela na mesorregião do Extremo
Sul da Bahia em especial em Itamaraju e pela e sua contribuição nesse
contexto. |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
3. Desenvolver autonomia
e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na
análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de
analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e
ordem. 4. Desenvolver o
pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e
iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a
resolução de problemas que envolvam informações geográficas. 5. Desenvolver e utilizar
processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo
natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e
informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive
tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da
Geografia. |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
6. Valorizar a
diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos
e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do
trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu
projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e
responsabilidade. 7.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar
e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam
os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em
âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao
cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
OBS: Professores, essa
sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de
vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando
mais fácil a avaliação de desempenho
da participação nas aulas e nas atividades realizadas. Informações para os alunos . Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas
- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone,
falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos
necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de
outras pessoas -pais, irmãos, animais etc.) – Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula).
1ªAula
ETAPA 1:Esta
aula pode sondar os conhecimentos adquirido com uma conversa e revisão sobre
“O Canadá e México” afim de sanar dúvidas possíveis com o alunos. O professor pode orientar os alunos a fazer a leitura do
capítulo -9 das páginas ( 143 a 155) do livro didático de Geografia. ETAPA 2: orientar
os alunos a acessar o link:
https://youtu.be/GyhWINa3PoE , do vídeo “Comparação de Países- México e Canadá”.
2ªAula ETAPA 1: Nesta aula as questões
sugeridas para atividade de revisão, podem servir para observar o grau de
aprendizagem dos alunos. ATIVIDADE DE REVISÃO 1. Quais os principais recursos naturais
explorados pelos Estados Unidos e suas contribuições para a economia do país? 2. Quais são os problemas enfrentados pelos
imigrantes nos Estados Unidos? 3. Como se deu o processo de formação
territorial e de ocupação populacional nos Estados Unidos? 4. Como os Estados Unidos viraram uma força
imperialista? 5. Quais as principais características da
economia e da população canadense? 6. Quais as características da população
mexicana e como se desenvolveram os processos migratórios no país? 7. Qual a importância
da preservação da cultura mexicana? _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ 8. Quais os principais
aspectos econômicos do México e como se deu o processo de urbanização no
país? __________________________________________________________________________________________________
3ªAula ETAPA 1: Continuação
da revisão agora com a “América do Sul” solicitar aos alunos a fazer a
releitura do texto ou as páginas 175 a 183. Leitura do texto:
América
do Sul A América do Sul compreende doze países —
Argentina, Chile, Uruguai, Brasil, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador,
Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname — e um departamento francês
ultramarino, a Guiana Francesa. Um dos traços importantes do território da
América do Sul é o desequilíbrio na distribuição de sua população, não
somente entre os países, como representado no mapa à direita, mas também por
haver regiões pouco povoadas, como a Patagônia, na Argentina, a região
Amazônica, no norte da América do Sul, e as áreas desérticas do Chile. URBANIZAÇÃO A fenômeno relativamente recente na América
do Sul, tem se intensificado nos últimos anos. A maior parte dos países
sul-americanos apresenta taxas de urbanização superiores a 60%, com exceção
do Paraguai e da Guiana. Em muitos países sul-americanos, observa-se um
fenômeno de grande concentração populacional nas áreas metropolitanas de suas
principais cidades. Crescimento urbano, industrialização e meio
ambiente Em muitos países, a urbanização acelerada
(resultado, em parte, das transformações da produção agropecuária e dos
processos de industrialização) fez com que as cidades crescessem de maneira
desordenada e sem a infraestrutura necessária para abrigar os grandes
contingentes de população que para elas se dirigiram. O resultado desse
processo foi a expansão das periferias, a favelização, a falta de empregos e
a precariedade das condições de vida de parte dos habitantes dos grandes
centros urbanos. Apesar disso, a pobreza nas cidades vem apresentando queda.
É importante lembrar que as atividades industriais existentes em muitas
cidades dessa região ainda impactam fortemente o meio ambiente e a vida das
pessoas. DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO A América do Sul apresenta dados
socioeconômicos muito contrastantes. Em relação ao Índice de Desenvolvimento
Humano (IDH) de 2015, os países se encontram em três níveis: muito elevado
(Argentina e Chile), elevado (Brasil, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai,
Suriname e Venezuela) e médio (Bolívia, Guiana e Paraguai). ECONOMIA O passado colonial foi, em grande parte,
responsável pela desigualdade econômica e social dos países sul-americanos,
em virtude da dependência das colônias em relação às metrópoles e do papel
essencial que exerciam no fornecimento de minérios e produtos agrícolas. Após
a independência, muitos continuaram como exportadores de produtos primários.
Além disso, a herança colonial da concentração de terras permanece em diversos
países. A economia sul-americana está centrada na exportação de commodities.
Brasil, Argentina, Colômbia, Venezuela e Chile concentram cerca de 80% do
Produto Interno Bruto (PIB) do subcontinente. O Brasil, maior economia da
América do Sul, apresenta desenvolvido parque industrial e agricultura
moderna, com destaque para o agronegócio. Em 2017, o PIB do Brasil foi de 2
trilhões de dólares, o da Argentina 638 bilhões de dólares e o da Colômbia
309 bilhões de dólares. Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Venezuela e
Uruguai são os países mais industrializados da América do Sul. RECURSOS MINERAIS E ENERGÉTICOS Rica em recursos naturais, a América do Sul
é grande produtora de petróleo e gás natural. No Brasil e na Venezuela, parte
das reservas de petróleo está localizada em áreas marítimas. O território
sul-americano também abriga importantes reservas minerais, destacando-se o
cobre, no Chile (maior produtor mundial — observe as áreas de exploração no
mapa desta página); a prata e o cobre, no Peru; e a bauxita e o minério de
ferro, no Brasil.
Capítulo- 11 /livro Araribá Mais
Geografia, páginas 175 a 183.
4ªAula ETAPA 1: O Professor também pode se for de seu interesse sugerir a acessar o link: https://youtu.be/gE-1FaDVJo4 , do vídeo “América do
sul e seus aspectos Geográficos”. ETAPA 2:
Após a leitura, assistir o vídeo discutir e os
questionamentos, o professor pode solicitar a atividade.
ATIVIDADE
DE REVISÃO 1.
Descreva
as características do crescimento urbano na América do Sul e suas
consequências. 2.
Quais são os principais aspectos da economia
sul-americana? 3.
Abordando
as características socioeconômicas dos países da América do Sul, indiquem
qual é a questão correta. a) Brasil, Argentina,
Chile, Venezuela, Colômbia e Uruguai estão entre os países com maiores
índices de industrialização do continente, apresentando, portanto, os mesmos
níveis de IDH. b) O passado colonial é
um dos motivos da economia dos países sul-americanos ser restrita à pecuária
e exportação de commodities. c) Muitas atividades
industriais nos países da América do Sul são ligadas aos recursos minerais e
energéticos, como é o caso do minério de ferro no Brasil e o petróleo na
Venezuela. d) O Brasil é o único
país sul- -americano autossuficiente na produção de petróleo e gás natural,
abastecendo todo o mercado interno. 4. A
América do Sul é rica em recursos
naturais e é grande produtora de quais
recursos naturais? 5. América do Sul e compreende a quais
países? 6. Explique como esta
distribuida a população da América do Sul? 7. Quais as causas
dessa distribuição? 8. A América do Sul
apresenta grande diversidade de recursos minerais e energéticos. Atividades
industriais ligadas a esse ramo são extremamente importantes para quais
países?
4ªAula ETAPA 2: Correção
da atividade de revisão e socialização. RECURSOS: ( 143 a 156, 175 a 183)Livro didático; ( )
Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( )
Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (Questões elaboradas) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita;
(X ) Avaliação da participação; Outros:
Referencias : Livro didático Araribá Mais Geografia/ Editora
Moderna/ Editor responsável- Cesar Brumini Dellore Link: https://youtu.be/gE-1FaDVJo4
América do sul e seus aspectos Geográficos.
Link:
https://youtu.be/GyhWINa3PoE
Comparação de Países- México e Canadá”.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário