8º ANO e 9º ANO IX - SEQUÊNCIA - 2021

 

                                                        SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: : Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!” .As diversas facetas do Consumo

 SUBTEMA:  Tecnologias do bem: iniciativas a favor do meio ambiente. América Sociedade e Consumo

UNIDADE TEMÁTICA: Conexão e Escala/ Mundo do Trabalho

OBJETO DE CONHECIMENTO:  Corporações e Organismos Internacionais e do Brasil na Ordem Econômica Mundial. Os Diferentes contextos e os Meios Técnicos e Tecnológicos na Produção das Políticas de Agroecológica.

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 8°                          Período: 09/08/2021  a  20/08/2021                                Nº de Aulas: 4

                                HABILIDADES

(EF08GE05) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.

 (EF08GE06) Analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos.

(EF08GE09) Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

(EF08GE09BA) Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), reconhecendo o papel desempenhado pela Bahia e sua contribuição nesse contexto.

(EF08GE09IT) Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), reconhecendo o papel desempenhado pela Bahia, pela na mesorregião do Extremo Sul da Bahia em especial em Itamaraju e pela e sua contribuição nesse contexto.

                   COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

4. Desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução de problemas que envolvam informações geográficas.

5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

           COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc.) –

Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

                                                                           1ªAula       

ETAPA 1:Esta aula pode sondar os conhecimentos adquirido com uma conversa e revisão sobre “O Canadá e México” afim de sanar dúvidas possíveis com o alunos. O professor pode orientar os alunos a fazer a leitura do capítulo -9 das páginas ( 143 a 155) do livro didático de Geografia.                                                              

ETAPA 2: orientar os alunos a acessar o link: https://youtu.be/GyhWINa3PoE , do vídeo “Comparação de Países- México e Canadá”.

                                                                             2ªAula

ETAPA 1: Nesta aula as questões sugeridas para atividade de revisão, podem servir para observar o grau de aprendizagem dos alunos.

                                                                ATIVIDADE DE REVISÃO

 1. Quais os principais recursos naturais explorados pelos Estados Unidos e suas contribuições para a economia do país?

 2. Quais são os problemas enfrentados pelos imigrantes nos Estados Unidos?

 3. Como se deu o processo de formação territorial e de ocupação populacional nos Estados Unidos?

 4. Como os Estados Unidos viraram uma força imperialista?

 5. Quais as principais características da economia e da população canadense?

 6. Quais as características da população mexicana e como se desenvolveram os processos migratórios no país?

7. Qual a importância da preservação da cultura mexicana?

_________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________

8. Quais os principais aspectos econômicos do México e como se deu o processo de urbanização no país?

__________________________________________________________________________________________________

                                                                           3ªAula      

ETAPA 1: Continuação da revisão agora com a “América do Sul” solicitar aos alunos a fazer a releitura do texto ou as páginas 175 a 183.

Leitura do texto:

                                                                  América do Sul

  A América do Sul compreende doze países — Argentina, Chile, Uruguai, Brasil, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname — e um departamento francês ultramarino, a Guiana Francesa. Um dos traços importantes do território da América do Sul é o desequilíbrio na distribuição de sua população, não somente entre os países, como representado no mapa à direita, mas também por haver regiões pouco povoadas, como a Patagônia, na Argentina, a região Amazônica, no norte da América do Sul, e as áreas desérticas do Chile.

 URBANIZAÇÃO

  A fenômeno relativamente recente na América do Sul, tem se intensificado nos últimos anos. A maior parte dos países sul-americanos apresenta taxas de urbanização superiores a 60%, com exceção do Paraguai e da Guiana. Em muitos países sul-americanos, observa-se um fenômeno de grande concentração populacional nas áreas metropolitanas de suas principais cidades.

 Crescimento urbano, industrialização e meio ambiente

  Em muitos países, a urbanização acelerada (resultado, em parte, das transformações da produção agropecuária e dos processos de industrialização) fez com que as cidades crescessem de maneira desordenada e sem a infraestrutura necessária para abrigar os grandes contingentes de população que para elas se dirigiram. O resultado desse processo foi a expansão das periferias, a favelização, a falta de empregos e a precariedade das condições de vida de parte dos habitantes dos grandes centros urbanos. Apesar disso, a pobreza nas cidades vem apresentando queda. É importante lembrar que as atividades industriais existentes em muitas cidades dessa região ainda impactam fortemente o meio ambiente e a vida das pessoas.

 DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO

   A América do Sul apresenta dados socioeconômicos muito contrastantes. Em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 2015, os países se encontram em três níveis: muito elevado (Argentina e Chile), elevado (Brasil, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai, Suriname e Venezuela) e médio (Bolívia, Guiana e Paraguai).

 ECONOMIA

  O passado colonial foi, em grande parte, responsável pela desigualdade econômica e social dos países sul-americanos, em virtude da dependência das colônias em relação às metrópoles e do papel essencial que exerciam no fornecimento de minérios e produtos agrícolas. Após a independência, muitos continuaram como exportadores de produtos primários. Além disso, a herança colonial da concentração de terras permanece em diversos países. A economia sul-americana está centrada na exportação de commodities. Brasil, Argentina, Colômbia, Venezuela e Chile concentram cerca de 80% do Produto Interno Bruto (PIB) do subcontinente. O Brasil, maior economia da América do Sul, apresenta desenvolvido parque industrial e agricultura moderna, com destaque para o agronegócio. Em 2017, o PIB do Brasil foi de 2 trilhões de dólares, o da Argentina 638 bilhões de dólares e o da Colômbia 309 bilhões de dólares. Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Venezuela e Uruguai são os países mais industrializados da América do Sul.

 RECURSOS MINERAIS E ENERGÉTICOS

  Rica em recursos naturais, a América do Sul é grande produtora de petróleo e gás natural. No Brasil e na Venezuela, parte das reservas de petróleo está localizada em áreas marítimas. O território sul-americano também abriga importantes reservas minerais, destacando-se o cobre, no Chile (maior produtor mundial — observe as áreas de exploração no mapa desta página); a prata e o cobre, no Peru; e a bauxita e o minério de ferro, no Brasil.

 

                                                                                                             Capítulo- 11 /livro Araribá Mais Geografia, páginas 175 a 183.

                                                                                4ªAula      

 

  ETAPA 1: O Professor também pode se for de seu interesse sugerir a acessar o link: https://youtu.be/gE-1FaDVJo4 , do vídeo “América do sul e seus aspectos Geográficos”.

ETAPA 2: Após a leitura, assistir o vídeo discutir e os questionamentos, o professor pode solicitar a atividade.                                                          

                                                                 ATIVIDADE DE REVISÃO

1.       Descreva as características do crescimento urbano na América do Sul e suas consequências.

2.        Quais são os principais aspectos da economia sul-americana?

3.       Abordando as características socioeconômicas dos países da América do Sul, indiquem qual é a questão correta.

a) Brasil, Argentina, Chile, Venezuela, Colômbia e Uruguai estão entre os países com maiores índices de industrialização do continente, apresentando, portanto, os mesmos níveis de IDH.

b) O passado colonial é um dos motivos da economia dos países sul-americanos ser restrita à pecuária e exportação de commodities.

c) Muitas atividades industriais nos países da América do Sul são ligadas aos recursos minerais e energéticos, como é o caso do minério de ferro no Brasil e o petróleo na Venezuela.

d) O Brasil é o único país sul- -americano autossuficiente na produção de petróleo e gás natural, abastecendo todo o mercado interno.

  4.  A América do Sul  é rica em recursos naturais e  é grande produtora de quais recursos naturais?

  5. América do Sul e compreende a quais países?

6. Explique como esta distribuida a população da América do Sul?

7. Quais as causas dessa distribuição?

8. A América do Sul apresenta grande diversidade de recursos minerais e energéticos. Atividades industriais ligadas a esse ramo são extremamente importantes para quais países?

                                                                               4ªAula            

ETAPA 2: Correção da atividade de revisão e socialização.

 

RECURSOS( 143 a 156, 175 a 183)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (Questões elaboradas)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:                                                                                   

   Referencias :

   Livro didático Araribá Mais Geografia/ Editora Moderna/ Editor responsável- Cesar Brumini Dellore

   Link: https://youtu.be/gE-1FaDVJo4  América do sul e seus aspectos Geográficos.

   Link: https://youtu.be/GyhWINa3PoE  Comparação de Países- México e Canadá”.

 

 

 

 

                                                         SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA:  Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!” .As diversas facetas do Consumo

 SUBTEMA: Tecnologias do bem: iniciativas a favor do meio ambiente. Sociedade e consumo

UNIDADE TEMÁTICA: Conexão e Escala/ Mundo do Trabalho

OBJETO DE CONHECIMENTO:  Cadeias Industriais e Inovação no Uso dos Recursos Naturais e Matérias – Primas, Destacando a Agroecologia no Mercado Mundial.

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 9°                          Período: 09/07/2021  a  20/08/2021                               Nº de Aulas: 4

                                 HABILIDADES

((EF09GE10) Analisar ºos impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.

(EF09GE12) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.

(EF09GE12BA) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil e a Bahia.

 (EF09GE12IT) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil, a Bahia, a mesorregião do Sul Baiano e o município de Itamaraju

                    COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

            COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) –

Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

                                                                                1ªAula

 

ETAPA1: Nesta  a aula  inicie com um bom dia e a chamada, em seguida  o professor convidará o aluno a rever o capiítulo -5-6 e 7, e fazer uma revisão sobre a Dimensão e localização do continente europeu” e também orienta o aluno a acessar o link: https://youtu.be/6QFGet96Mik . Abordando alguns questionamentos e discussão.

ETAPA 2: Solicitar aos alunos a acessar o link:  https://youtu.be/KJWPO3d1J1k  do vídeo sobre “Europa: Economia e Geografia” disponível na apostila.

                                                                              2ªAula

ETAPA 1:  Após acessar e assistir o vídeo . Solicitar uma atividade de revisão para melhor aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos na aula.  

                                                                 ATIVIDADE DE REVISÃO

 Eurásia / montes Urais/ 10,3/ mediterrânea  / glacial ártico/ atlântico/ Oceania / negro/ Rússia0  Turquia

1.      Complete os textos com as palavras acima para cada número na lacuna coloque uma palavra que a preenche corretamente: Dimensão e localização do continente europeu.

A Europa e a Ásia não estão separadas por oceanos e mares, mas formam um único bloco de terras, chamado de 1___________________. Foram estabelecidos como limites entre Europa e Ásia os montes 2__________________, uma extensa cadeia de montanhas, que se estende de norte a sul da Eurásia. Com uma área territorial de pouco mais de 3_________________milhões de Km2, o que corresponde a 7% das terras emersas do planeta, a Europa é maior apenas que a 4 __________________. O continente europeu é banhado ao norte pelo oceano 5_________________,a oeste pelo Oceano 6________________,ao sul pelo Mar 7_____________________________________,e a leste pelo Mar 8________________. Dois países da Europa são euro-asiáticos, tem terras na Europa e na Ásia, é o caso da Federação 9 _____________________ e da 10__________________________.

 2. Cadeia montanhosa que está totalmente no território russo, e divide a Europa da Ásia:

 (a) Alpes.

(b) Pirineus.

(c) Apeninos.

(d) Urais.

(e) Cárpatos.

  3. Vegetação que aparece nas altas latitudes com curtos verões,e invernos rigorosos com muita neve o ano todo na Europa:

(a) estepes.

(b) coníferas.

(c) tundra.

(d) savanas.

(e) sahel.

 4) Assinale com um X a alternativa correta.Com relação à localização geográfica da Europa, é correto afirmar-se que:

 (a) A Europa encontra-se totalmente no hemisfério sul.

 (b) O Círculo Polar Ártico atravessa a Europa no extremo norte da Islândia, norte da Escandinávia e da Rússia.

 (c) O Oceano Glacial Ártico é um de seus limites ao sul.

 (d) O continente é limitado pelo oceano Atlântico, a leste, e pelos montes Urais, a oeste.

 5) Alpes, Pirineus, Cáucaso, são exemplos de: a) planícies da Europa b) penínsulas da Europa c) cadeias montanhosas da Europa d) rios da Europa e) depressões da Europa

 6) O tipo de clima que predomina em quase todo o continente europeu é o clima:

 a) temperado

 b) tropical típico

 c) equatorial úmido

d) frio polar

e)tropical de monções

 7) No relevo do continente europeu prevalecem _______________, presentes em quase todo leste e centro europeu

a) as cadeias montanhosas

b) as planícies

c) os planaltos ondulados

 d) as depressões abaixo do nível do mar

e) as penínsulas e ilhas

8) É o mais importante rio europeu devido ao intenso transporte de matériasprimas e produtos industrializados; Em sua foz está situado o maior porto europeu, Roterdã (Holanda). Corta a maior região industrial da Europa. Estamos nos referindo ao rio:

a) Tâmisa.

b) Reno.

c) Sena.

d) Danúbio.

e) Volga.

9. A respeito dos aspectos naturais e econômicos da Rússia .Indique o aspecto natural que marca a divisão do território russo entre a Europa e a Ásia?

10. Por que a Europa é dividida em Europa Ocidental e Europa Oriental?

 

ETAPA 3: Correção e aproveita o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas promovendo um momento de es

                                                                                3ªAula

ETAPA1:Nesta  a aula  inicie com um bom dia e a chamada, em seguida sondagem  e revisão dos objetos de conhecimentos trabalhados e discutidos com os alunos. Dando seguimento a aula, solicita a leitura das páginas 176 a 177 ou sugerir a leitura do texto disponível na apostila.

   LEITURA DO TEXTO:

                                                A poluição atinge até o paraíso mais remoto da China

                                       Luta contra a degradação ambiental é uma prioridade na agenda do Partido Comunista

                                             

  Os vales alpinos da província de Qinghai, no oeste da China, parecem um paraíso. As pradarias se estendem até onde a vista alcança. O ar é tão puro que duas irmãs acabam de abrir uma loja on-line para vendê-lo em saquinhos. No seu solo se encontra o maior parque de energia solar da China; durante uma semana neste verão, a região se abasteceu exclusivamente de energias limpas. O Planalto Tibetano, do qual é parte, é chamado de “o terceiro polo” do mundo e considerado o grande pulmão desta China asfixiada pela poluição atmosférica.

  Mas mesmo neste paraíso há zonas com veneno. “Os nossos animais andaram perdendo os dentes, por causa da poluição”, queixa-se Dorjee, um camponês de 40 anos, de etnia tibetana, assentado em Daotanghe, uma pequena localidade a cerca de 100 quilômetros de Xining, capital e um dos centros industriais da província. Dorjee atribui os problemas dos seus rebanhos, e de outros da região, à poluição que chega de Xining, uma cidade que nos últimos anos figurou entre as mais contaminadas da China. É difícil afirmar com segurança, pois mineradoras também atuam nessa mesma área e são apontadas por outros pecuaristas como as culpadas. [...]

  [...]

  A China declarou “guerra à poluição” em 2014, depois que sucessivos episódios graves de poluição em Pequim deram a volta ao mundo. Desde então, o Governo adotou medidas como o fechamento de fábricas sujas, a imposição de duros padrões de emissões e inspeções rigorosas. Criou planos de ação específicos para lutar contra a poluição do ar, do solo e da água. [...]

  [...]

  Os ambientalistas denunciam com regularidade os efeitos nocivos dessa exploração para o ecossistema de uma zona vital para a China e o mundo, onde nascem alguns dos principais rios da Ásia. Para a população tibetana, que se ressente dos efeitos sobre a água e os pastos, a exploração mineral representa um ataque aos seus valores religiosos e a uma natureza com a qual há séculos convivem em harmonia. Ativistas pressionam para que algumas áreas de Qinghai sejam declaradas “lugares naturais sagrados”, sob o controle da comunidade tibetana.

                                                              

                                                                    LIY, Macarena Vidal. A poluição atinge até o paraíso mais remoto da China. El

                                                                    País, 17 out. 2017. Disponível em: . Acesso em: 5 dez. 2017.

.

                                                                                   4ªAula

ETAPA 1: Após a leitura e discussão sobre a sugerir a atividade de revisão disponível na apostila.

                                                                ATIVIDADE DE REVISÃO

 

De acordo com o que foi exposto no texto, responda:

1.       Quais problemas vêm sendo enfrentados pela população tibetana da província de Qinghai?

2.        Quais medidas vêm sendo adotadas pelo governo chinês para frear os impactos socioambientais provocados pelo intenso desenvolvimento industrial das últimas décadas?

 

3.       Marque a alternativa que indique qual o continente que esta localizado a China:

a)      Americano

b)      ) Antártico

c)      ) Oceania

d)      ) Asiático

A China é um país ou um continente?__________________________________________________________________________________

4.       O que foi a política do filho único?______________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

5.       Por que a política do filho único foi criada?_____________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

6.       Quando a China começo a desenvolver economicamente?

7.       Faça um breve comentário sobre o desenvolvimento econômico da China atualmente.

8.       Quais são os aspectos sociais mais relevantes na Ásia?

9.       Quais são as principais religiões do continente?

10.   Como a industria se desenvolveu na Ásia?

 

ETAPA 2: Correção da atividade de revisão e socialização.                                                                                                

 

RECURSOS: (78 a 88, 90 a 101,104 a 113 e 1178 a 189)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (Questões elaboradas)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

   Referencias :

  Livro didático Araribá Mais Geografia/ Editora Moderna/ Editor responsável- Cesar Brumini Dellore Capítulo- 12 /Araribá Mais   Geografia, 178 a 189.

   Link: https://youtu.be/6QFGet96Mik “Dimensão e localização do continente europeu

 

 

                                                                                                  Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

                                           

 

 

 

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