CONTINUAÇÃO
DA X SEQUÊNCIA DIDÁTICA – MATEMÁTICA |
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De 06 a 10/09/2021: Tema
intercurricular: As diversas facetas do consumo Tema integrador: Educação Financeira
para o consumo; Educação Financeira doméstica. De 13 a 17/09/2021: Tema intercurricular:
“Leitura e escrita em movimento: Itamaraju em
foco” Tema
integrador: Escrita e contextualização em Matemática |
Unidade Temática: Álgebra |
Objetos de Conhecimentos: Equações
do 1º grau com uma incógnita |
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Ano: 8º Período: 06 a 17/09/2021
Nº de Aulas: 10 |
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HABILIDADES |
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(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas
que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando
as propriedades das operações (EF08MA07) Associar uma equação linear de
1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano. (EF08MA08) Resolver e elaborar problemas
relacionados ao seu contexto próximo, que possam ser representados por
sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los,
utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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2.Desenvolver
o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir
argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para
compreender e atuar no mundo. 4.Fazer
observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes
nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar,
representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e
avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes. 6.Enfrentar
situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas,
não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas
respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e
linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua
materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e
dados). |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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2. Exercitar
a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências,
incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a
criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e
resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas. |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança;
Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana: 06 a 10/09/2021 1ª e 2ª aulas: Equações do 1º grau com uma incógnita 1º momento ● Revisar Equações do 1º grau com uma incógnita ● Orientar a responder a atividade 1 (ver em anexo). 2º momento ● Corrigir a atividade 1. 3ª e 4ª aulas: Equações do 1º grau com uma
incógnita 1º momento ● Aplicar os desafios 1, 2, 3 (ver anexo). Quem for respondendo primeiro, vai
pontuando...No final, apontar o ganhador. ● Orientar a responder a atividade 2 (ver em anexo). 2º momento ● Corrigir a atividade 2. 5ª aula: Equações do 1º grau com uma
incógnita Único momento ● Responder, coletivamente, ao QUIZ em: https://quizizz.com/admin/quiz/5dba18c976b15e001a617653/equacao-do-primeiro-grau Segunda semana: 13 a 17/09/2021 6ª e 7ª aulas: Equações do 1º grau com uma
incógnita 1º momento ● Exemplificar o objeto de conhecimento,
enfatizando leitura, interpretação e contextualização.. ● Orientar a responder a atividade 3 (ver em anexo). 2º momento ● Corrigir a atividade 3. 8ª e 9ª aulas: Equações do 1º grau com uma
incógnita 1º momento ● Criar uma brincadeira sobre o objeto de
conhecimento (se a aula for presencial) ou jogar em tempo real (se a aula for
ainda online) em: https://wordwall.net/pt/resource/18658031/equa%C3%A7%C3%B5es-de-1%C2%BA-grau . Ou https://www.coquinhos.com/equacoes-simbolicas-de-natal/play/ ● Orientar a responder à atividade 4 (ver anexo). 2º momento ● Corrigir a atividade 4. ● Solicitar aos alunos que anotem o que têm
dúvidas para ser esclarecidas na próxima aula. 10ª aula: Equações do 1º grau com uma
incógnita Único momento ● Esclarecer as dúvidas. Se ninguém apresentar
dúvidas, exponha novos exemplos para fixar o objeto de conhecimento ou fique
livre em sua ação didática. ● Jogar em tempo real https://www.coquinhos.com/corrida-de-algebra/play/ |
RECURSOS:(X ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X)
Vídeo; (X
) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x) Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)
Resolução de Exercícios/Livro páginas: : (66 a 74) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
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Professor: _______________________________ Escola:
________________________________
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais
Escola: ______________________________________.
Data: _______________. 8° ano/Turma: ____ Professor: ________________________________________.
Componente Curricular: MATEMÁTICA Aluno:______________________________________________________________________________ |
Objetos de Conhecimento: EQUAÇÃO DO 1° GRAU
COM 1 INCÓGNITA |
ATIVIDADE 1 (ESTUDO REMOTO)
(Fonte, exceto, as letras a, b, c: https://www.somatematica.com.br/soexercicios/equacoes.php)
1.
Existem três números inteiros consecutivos com soma igual a 393. Que números
são esses?
2.
Resolva as equações a seguir:
a) 4x + 2 = 10
b) 10x-10 = 40
c) 20 + x = 50
d)18x - 43 = 65
e) 23x - 16 = 14 - 17x
f) 10y - 5 (1 + y) = 3 (2y - 2) - 20
g) x(x + 4) + x(x + 2) = 2x2 + 12
h) (x - 5)/10 + (1 - 2x)/5 = (3-x)/4
i) 4x (x + 6) - x2 = 5x2
ATIVIDADE 2 (ESTUDO REMOTO)
(Fonte: https://rachacuca.com.br/quiz/63124/exercicios-de-equacao-do-1-grau/)
1. O quintuplo de um número mais 15 é igual ao dobro
desse número adicionado de 45. Qual é esse número?
2. Beatriz passou 1/3 do dia dormindo, 1/6 na escola e
1/4 brincando com as amigas. Quantas horas restaram para ela fazer outras
atividades nesse dia?
3.
Uma fazenda tem vacas e galinhas. Sabendo-se que existem 16 vacas e que o
número de patas é igual a 100. Determine o número de galinhas.
4.
Numa sala de aula existem 6 meninos a mais do que meninas. Se o número total de
alunos é igual a 36, determine o número de meninos.
5.
Henrique quebrou o cofrinho de moedas dele para ter dinheiro para comprar um
presente. Sabendo que ele tinha R$ 9,30, que ele não guardava moedas de 1, 5 e
25 centavos e que tinha moedas de 1 real e de 50 e 10 centavos, determine: ele
poderia ter no máximo quantas moedas de 50 centavos?
ATIVIDADE 3
(Fonte: https://rachacuca.com.br/quiz/63124/exercicios-de-equacao-do-1-grau/)
1. (CEFET/RJ – 2º fase – 2016) Carlos e Manoela
são irmãos gêmeos. A metade da idade de Carlos mais um terço da idade de
Manoela é igual a 10 anos. Qual é a soma das idades dos dois irmãos?
2. Pedro e Paula são irmãos. Pedro tem 8 anos e a
irmã é 2 anos mais velha que ele. Somando-se a idade dos dois e dobrando o
resultado, tem-se a idade da mãe deles. Quantos anos a mão deles tem?
3. A soma de um número com o seu antecessor é igual
a 49. Qual é o menor desses números?
4. Uma sorveteria vendeu 900 sorvetes durante o
verão. Sabendo que o valor médio dos sorvetes é de R$ 5 e de que o custo médio
é de R$ 3, qual foi o lucro da sorveteria nesse verão?
5. Carlos juntou a mesada de três meses para comprar
um brinquedo de R$ 60. Qual é o valor da mesada dele?
6. Num estacionamento no centro de São Paulo existe
um estacionamento para carros e motos. Sabendo que o número total de rodas é
180 e que o número de carros é igual a 30, determine o número de carros e de
motos.
ATIVIDADE 4
1. Carlos
tinha certa quantia em dinheiro, foi ao shopping e gastou 1/3 da quantia na
compra de uma revista, gastou 1/4 da quantia na compra de um CD e ainda ficou
com R$ 25,00. Qual era a quantia que Carlos possuía?
2. Os 44 alunos da 7ª série A de uma escola
representam 40% de todos os alunos da 7ª série dessa mesma instituição. Quantos
são os alunos da 7ª série dessa escola?
(Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/problemas-envolvendo-uso-equacoes.htm)
3. Daniel é filho único e por isso tem uma boa
mesada. O seu sonho era comprar uma skate e ser igual aos grandes skatistas
brasileiros. Certo dia, ao entrar numa loja, ele encontrou uma ótima promoção:
“Compre um skate e leve grátis uma bola de futebol”.
4. Sabe-se que o triplo do preço do skate com o preço
da bola (R$ 50,00) dá um valor de R$ R$ 650,00. Ajude Daniel, encontre o valor
unitário do skate.
5. Chamemos de x o preço skate; 3x é o triplo do
preço do skate; R$ 50,00 é preço da bola;
R$ 650,00 é a soma de 3x com R$50,00.
(Fonte: https://www.infoescola.com/matematica/equacoes-de-1-grau-com-uma-incognita/)
DESAFIOS
(Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/problemas-envolvendo-uso-equacoes.htm )
DESAFIO 1
O dobro de um número subtraído de 20 é igual a
100. Qual é o número?
DESAFIO 2
O triplo de um número adicionado ao seu dobro
resulta em 600. Qual é o número?
DESAFIO 3
Que número eu sou? O dobro de meu antecessor,
menos 3, é igual a 25.
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