8º ano - Continuação da X Sequência

 

CONTINUAÇÃO DA X SEQUÊNCIA DIDÁTICA – MATEMÁTICA

 

De 06 a 10/09/2021:

Tema intercurricular: As diversas facetas do consumo

Tema integrador: Educação Financeira para o consumo; Educação Financeira doméstica.

 

De 13 a 17/09/2021:

Tema intercurricular: “Leitura e escrita em movimento: Itamaraju em foco”

Tema integrador: Escrita e contextualização em Matemática

 

Unidade Temática: Álgebra

Objetos de Conhecimentos: Equações do 1º grau com uma incógnita

Ano:                       Período: 06 a 17/09/2021                   Nº de Aulas: 10

HABILIDADES

(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações

(EF08MA07) Associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.

(EF08MA08) Resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

 

4.Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.

 

6.Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).

COMPETÊNCIAS GERAIS

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.
Imaginação criativa: Ser capaz de gerar novas maneiras de pensar e agir por meio da experimentação, brincadeira, aprender com seus erros.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana: 06 a 10/09/2021

 

1ª e 2ª aulas: Equações do 1º grau com uma incógnita

 

1º momento

● Revisar Equações do 1º grau com uma incógnita

● Orientar a responder a atividade 1 (ver em anexo).

 

2º momento

● Corrigir a atividade 1.

 

3ª e 4ª aulas: Equações do 1º grau com uma incógnita

 

1º momento

● Aplicar os desafios 1, 2, 3 (ver anexo). Quem for respondendo primeiro, vai pontuando...No final, apontar o ganhador.

● Orientar a responder a atividade 2 (ver em anexo).

 

2º momento

● Corrigir a atividade 2.

 

5ª aula: Equações do 1º grau com uma incógnita

 

Único momento

● Responder, coletivamente, ao QUIZ em: https://quizizz.com/admin/quiz/5dba18c976b15e001a617653/equacao-do-primeiro-grau

 

Segunda semana: 13 a 17/09/2021

 

6ª e 7ª aulas: Equações do 1º grau com uma incógnita

1º momento

● Exemplificar o objeto de conhecimento, enfatizando leitura, interpretação e contextualização..

● Orientar a responder a atividade 3 (ver em anexo).

 

2º momento

● Corrigir a atividade 3.

 

8ª e 9ª aulas: Equações do 1º grau com uma incógnita

 

1º momento

● Criar uma brincadeira sobre o objeto de conhecimento (se a aula for presencial) ou jogar em tempo real (se a aula for ainda online) em: https://wordwall.net/pt/resource/18658031/equa%C3%A7%C3%B5es-de-1%C2%BA-grau

. Ou https://www.coquinhos.com/equacoes-simbolicas-de-natal/play/

 

● Orientar a responder à atividade 4 (ver anexo).

 

2º momento

● Corrigir a atividade 4.

● Solicitar aos alunos que anotem o que têm dúvidas para ser esclarecidas na próxima aula.

 

10ª aula: Equações do 1º grau com uma incógnita

 

Único momento

● Esclarecer as dúvidas. Se ninguém apresentar dúvidas, exponha novos exemplos para fixar o objeto de conhecimento ou fique livre em sua ação didática.

Jogar em tempo real https://www.coquinhos.com/corrida-de-algebra/play/

 

RECURSOS:(X ) Livro didático;  ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: : (66 a 74) 

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:

 

Professor: _______________________________ Escola: ________________________________

Anexos

 

 

Prefeitura Municipal de Itamaraju - Bahia

Secretaria Municipal de Educação

Ensino Fundamental: Anos Finais

 

Escola: ______________________________________. Data: _______________.   8° ano/Turma: ____

Professor: ________________________________________. Componente Curricular: MATEMÁTICA

Aluno:______________________________________________________________________________

Objetos de Conhecimento: EQUAÇÃO DO 1° GRAU COM 1 INCÓGNITA

 

ATIVIDADE 1 (ESTUDO REMOTO)

(Fonte, exceto, as letras a, b, c: https://www.somatematica.com.br/soexercicios/equacoes.php)

 

1. Existem três números inteiros consecutivos com soma igual a 393. Que números são esses?   

 

2. Resolva as equações a seguir:

a) 4x + 2 = 10

b) 10x-10 = 40

c) 20 + x = 50

d)18x - 43 = 65

e) 23x - 16 = 14 - 17x

f) 10y - 5 (1 + y) = 3 (2y - 2) - 20

g) x(x + 4) + x(x + 2) = 2x2 + 12

h) (x - 5)/10 + (1 - 2x)/5 = (3-x)/4

i) 4x (x + 6) - x2 = 5x2

 

 

ATIVIDADE 2 (ESTUDO REMOTO)

(Fonte: https://rachacuca.com.br/quiz/63124/exercicios-de-equacao-do-1-grau/)

1. O quintuplo de um número mais 15 é igual ao dobro desse número adicionado de 45. Qual é esse número?

 

2. Beatriz passou 1/3 do dia dormindo, 1/6 na escola e 1/4 brincando com as amigas. Quantas horas restaram para ela fazer outras atividades nesse dia?

 

3. Uma fazenda tem vacas e galinhas. Sabendo-se que existem 16 vacas e que o número de patas é igual a 100. Determine o número de galinhas.

 

4. Numa sala de aula existem 6 meninos a mais do que meninas. Se o número total de alunos é igual a 36, determine o número de meninos.

5. Henrique quebrou o cofrinho de moedas dele para ter dinheiro para comprar um presente. Sabendo que ele tinha R$ 9,30, que ele não guardava moedas de 1, 5 e 25 centavos e que tinha moedas de 1 real e de 50 e 10 centavos, determine: ele poderia ter no máximo quantas moedas de 50 centavos?

 

ATIVIDADE 3

(Fonte: https://rachacuca.com.br/quiz/63124/exercicios-de-equacao-do-1-grau/)

1. (CEFET/RJ – 2º fase – 2016) Carlos e Manoela são irmãos gêmeos. A metade da idade de Carlos mais um terço da idade de Manoela é igual a 10 anos. Qual é a soma das idades dos dois irmãos?

2. Pedro e Paula são irmãos. Pedro tem 8 anos e a irmã é 2 anos mais velha que ele. Somando-se a idade dos dois e dobrando o resultado, tem-se a idade da mãe deles. Quantos anos a mão deles tem?

3. A soma de um número com o seu antecessor é igual a 49. Qual é o menor desses números?

4. Uma sorveteria vendeu 900 sorvetes durante o verão. Sabendo que o valor médio dos sorvetes é de R$ 5 e de que o custo médio é de R$ 3, qual foi o lucro da sorveteria nesse verão?

5. Carlos juntou a mesada de três meses para comprar um brinquedo de R$ 60. Qual é o valor da mesada dele?

6. Num estacionamento no centro de São Paulo existe um estacionamento para carros e motos. Sabendo que o número total de rodas é 180 e que o número de carros é igual a 30, determine o número de carros e de motos.

ATIVIDADE 4

 

1. Carlos tinha certa quantia em dinheiro, foi ao shopping e gastou 1/3 da quantia na compra de uma revista, gastou 1/4 da quantia na compra de um CD e ainda ficou com R$ 25,00. Qual era a quantia que Carlos possuía?

2. Os 44 alunos da 7ª série A de uma escola representam 40% de todos os alunos da 7ª série dessa mesma instituição. Quantos são os alunos da 7ª série dessa escola?

(Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/problemas-envolvendo-uso-equacoes.htm)

3. Daniel é filho único e por isso tem uma boa mesada. O seu sonho era comprar uma skate e ser igual aos grandes skatistas brasileiros. Certo dia, ao entrar numa loja, ele encontrou uma ótima promoção: “Compre um skate e leve grátis uma bola de futebol”.

4. Sabe-se que o triplo do preço do skate com o preço da bola (R$ 50,00) dá um valor de R$ R$ 650,00. Ajude Daniel, encontre o valor unitário do skate.

5. Chamemos de x o preço skate; 3x é o triplo do preço do skate; R$ 50,00 é preço da bola;     R$ 650,00 é a soma de 3x com R$50,00.

(Fonte: https://www.infoescola.com/matematica/equacoes-de-1-grau-com-uma-incognita/)

 

DESAFIOS

(Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/problemas-envolvendo-uso-equacoes.htm )

 

DESAFIO 1

O dobro de um número subtraído de 20 é igual a 100. Qual é o número?

 

DESAFIO 2

O triplo de um número adicionado ao seu dobro resulta em 600. Qual é o número?

DESAFIO 3

Que número eu sou? O dobro de meu antecessor, menos 3, é igual a 25.

 

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