8º ano - Atividades Complementares da XI sequência

 

XI SEQUÊNCIA DIDÁTICA – MATEMÁTICA

 

Tema intercurricular: “Leitura e escrita em movimento: Itamaraju em foco”

Tema integrador: Escrita e contextualização em Matemática

 

Unidade Temática: Álgebra

Objetos de Conhecimentos: Equações do 1º grau com duas incógnitas; Plano cartesiano; Sistema de duas equações do 1º grau com duas incógnitas.

Ano: .                   Período: 04/09 a 15/10/2021                   Nº de Aulas: 10

HABILIDADES

(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações

(EF08MA07) Associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.

(EF08MA08) Resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

 

4.Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.

 

6.Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).

COMPETÊNCIAS GERAIS

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.
Imaginação criativa: Ser capaz de gerar novas maneiras de pensar e agir por meio da experimentação, brincadeira, aprender com seus erros.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana: 04 a 07/10/2021

 

1ª e 2ª aulas: Equações do 1º grau com uma incógnita (revisão)

1º momento

● Revisar Equações do 1º grau com uma incógnita.

● Responder, coletivamente, a “CRUZADINHA” (ver em anexo).

● Orientar a responder a atividade 1, em homenagem ao aniversário de Itamaraju (ver anexo).

 

2º momento

● Corrigir a atividade 1.

● Se possível apresentar o poema em https://www.youtube.com/watch?v=yMEev5yXb6w ou o hino de Itamaraju ou a música do artista Zé Gomes (ver em anexo).

Fazer comentários sobre Itamaraju (histórico, belezas, artistas, comércio, outros)

 

3ª e 4ª aulas: Plano cartesiano

 

1º momento

● Seguir as orientações do texto, “PLANO CARTESIANO” (ver anexo).

● Orientar a responder a atividade 2.

● Orientar a ver a videoaula do Professor Gustavo em: https://www.youtube.com/watch?v=yXnJOUqluX8&feature=youtu.be

2º momento

● Corrigir a atividade 2.

● Jogar em https://www.coquinhos.com/desenhos-em-plano-cartesiano/play/

 

5ª aula: Plano cartesiano

 

Único momento

● Seguir as orientações do texto, “REVISÃO DAS PARTES DO PLANO CARTESIANO” (ver anexo).

● Orientar a responder a atividade 3 (ver em anexo).

 

Segunda semana: 11 a 15/10/2021

 

6ª e 7ª aulas: Plano cartesiano; Sistema de duas equações do 1º grau com duas incógnitas.

 

1º momento

● Corrigir a atividade 3.

 

2º momento

● Seguir as orientações das páginas 80 e 81 do livro didático...

● Orientar a responder as questões 82 e 83.

 

8ª e 9ª aulas: Sistema de duas equações do 1º grau com duas incógnitas.

 

1º momento

● Corrigir as questões das páginas 82 e 83 do livro didático... .

 

2º momento

● Seguir as orientações das páginas 84, 85 e 86.

● Orientar a responder a atividade 4 (ver em anexo).

 

10ª aula: Sistema de duas equações do 1º grau com duas incógnitas.

 

Único momento

● Corrigir a atividade 4.

 

RECURSOS:(X ) Livro didático;  ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas:

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:

 

Professor: _______________________________ Escola: _______________________________

 

Anexos

 

CRUZADINHA DE OPERAÇÕES COM EQUAÇÕES DE 1º GRAU

(Fonte: http://educandocomjogos.blogspot.com/2013/06/cruzadinha-equacao-do-1-grau.html )

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prefeitura Municipal de Itamaraju - Bahia

Secretaria Municipal de Educação

Ensino Fundamental: Anos Finais

 

Escola: ______________________________________. Data: _______________.   7° ano/Turma: ___

Professor: _______________________________________. Componente Curricular: MATEMÁTICA

Aluno:______________________________________________________________________________

 

Objetos de Conhecimento: Equações do 1º grau com duas incógnitas; Plano cartesiano; Sistema de duas equações do 1º grau com duas incógnitas.

 

ATIVIDADE 1

Em homenagem ao aniversário de Itamaraju, responda as questões, abaixo.

1. Para descobrir o que se pede, resolva as equações do 1º grau, complete com as letras da tabela de acordo aos resultados obtidos e descubra informações sobre Itamaraju.

Resposta

x = 9

x = 4

x = 6

x = 5

 

 

 

X = 15

Letra

A

B

C

D

E

F

I

J

M

N

 

Resposta

 

x = - 60

X = 3

X = 10

 

X = - 25

Letra

O

R

S

T

G

L

V

 

Faça os cálculos e deixe escrito.

2x+8=x+13

2x+5-5x = -1

7x+8=4x-10

360+36x =30x

 

 

 

 

 

7x+8=4x-10

3x-2x=3x+2

3(x – 2)=4( - x+3)

4x + 2 = 38

2x+5-5x = -1

360+36x =30x 

 

 

 

 

 

 

a)   A frase é .............................................................................................................................

b)   O que essa frase representa para Itamaraju? ......................................................................

.................................................................................................................................................

 

3x-7=2x+5

5x –1=3x +11

2x+5-5x=-1

 

 

 

 

 

 

2x+8=x+13

7x+8=4x-10

2x+8=x+13

2x+5-5x = -1

 

 

 

 

 

c)    A palavra é ...........................................................................................................................................

d)    Essa palavra tem algo a ver com nossa cidade? ...................................................................................

 

9x = 6x + 12

2x+5-5x = -1

7x+8=4x-10

 

4x + 2 = 38

 

 

 

 

 

 

 

5x – 1 = 3x + 11

7x+8=4x-10

2x+5-5x = -1

 

 

 

 

 

 

 

 

7(x - 5) = 3(x +1)

2x+5-5x = -1

3x-7=2x+5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2x + 8 = x + 13

4x + 2 = 38

5+6x = 5x+2

 

4x + 2 = 38

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

e)    Que frase apareceu?.........................................................................................................................

f)     Quem foi esse homem?....................................................................................................................

 

3(5-x) -3(1-2x) = 42

7x+8=4x-10

9x = 6x + 12

3x-7=2x+5

 

 

 

 

 

 

2x+8=x+13

4x + 2 = 38

2x+8=x+13

 

 

 

 

g)    Como é o nome desse bairro nossa cidade? ...................................................................

 

2x+5-5x = -1

4(x+10) – 2(x-5) =0

 

4x + 2 = 38

 

 

 

 

 

4x + 2 = 38

3(5-x) -3(1-2x) = 42

3x-7=2x+5

2x+1=4x - 7

 

3x-2x=3x+2

 

7x+8=4x-10

4x + 2 = 38

 

 

 

 

 

 

 

h)    Qual a frase apareceu?..........................................................................................................................

i)     O que essa frase tem a ver com Itamaraju? .........................................................................................

 

 

GABARITO PARA PROFESSORES

2x+8=x+13

2x+5-5x = -1

7x+8=4x-10

D

O

I

S

 

7x+8=4x-10

3x-2x=3x+2

 

3(x – 2)=4( - x+3)

 

4x + 2 = 38

2x+5-5x = -1

I

R

M

Ã

O

S

 

3x-7=2x+5

5x –1=3x +11

2x+5-5x= -1

E

S

C

O

N

 

2x+8=x+13

7x+8=4x-10

2x+8=x+13

2x+5-5x = -1

D

I

D

O

 

9x = 6x + 12

2x+5-5x = -1

7x+8=4x-10

 

4x + 2 = 38

B

O

N

I

F

A

 

5x – 1 = 3x + 11

7x+8=4x-10

2x+5-5x = -1

C

I

O

 

 

 

 

 

7(x - 5) = 3(x +1)

2x+5-5x = -1

3x-7=2x+5

J

O

S

E

 

 

 

 

 

2x + 8 = x + 13

4x + 2 = 38

5+6x = 5x+2

 

4x + 2 = 38

D

A

N

T

A

S

 

 

 

 

 

3(5-x) -3(1-2x) = 42

7x+8=4x-10

9x = 6x + 12

3x-7=2x+5

L

I

B

E

R

 

2x+8=x+13

4x + 2 = 38

2x+8=x+13

 

D

A

D

E

 

2x+5-5x = -1

4(x+10) – 2(x-5) =0

 

4x + 2 = 38

N

O

V

A

 

4x + 2 = 38

3(5-x) -3(1-2x) = 42

3x-7=2x+5

2x+1=4x - 7

 

3x-2x=3x+2

 

7x+8=4x-10

4x + 2 = 38

A

L

E

G

R

I

A

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

               MÚSICA SOBRE ITAMARAJU (ZÉ GOMES)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


PLANO CARTESIANO

(Fonte: https://www.todamateria.com.br/plano-cartesiano/)

Rosimar Gouveia Escrito por Rosimar Gouveia  Professora de Matemática e Física

Plano cartesiano é um método criado pelo filósofo e matemático francês, René Descartes. Trata-se de dois eixos perpendiculares que pertencem a um plano em comum.

Descartes criou esse sistema de coordenadas para demostrar a localização de alguns pontos no espaço.

Esse método gráfico é utilizado em diversas áreas, sobretudo na matemática e na cartografia.

SISTEMA DE EQUAÇÕES DO 1° GRAU

Para localizar pontos num plano cartesiano, devemos ter em conta algumas indicações importantes.

A linha vertical é chamada de eixo das ordenadas (y). Já a linha horizontal é chamada de eixo das abscissas (x). Com a intersecção dessas linhas temos a formação de 4 quadrantes:

É importante notar que no plano cartesiano os números podem ser positivos ou negativos.

Ou seja, os números positivos vão para cima ou para a direita, dependendo do eixo (x ou y). Já os números negativos, vão para a esquerda ou para baixo.

1.º quadrante: os números sempre serão positivos: x > 0 e y > 0

2.º quadrante: os números são negativos ou positivos: x 0

3.º quadrante: os números são sempre negativos: x

4.º quadrante: os números podem ser positivos ou negativos: x > 0 e y

 

Exemplos

 

As coordenadas cartesianas são representadas por dois números racionais entre parênteses, os quais são chamados de elementos:

A: (4, 7)
B: (8, -9)
C: (-2, 2)
D: (-5, -4)
E: (5, 3)

 

 

 

Exemplo

 

Esses elementos formam um “par ordenado”. O primeiro elemento corresponde ao eixo das abscissas (x). Já o segundo elemento corresponde ao eixo das ordenadas (y).

Note que o ponto em que os eixos se encontram é chamado de “origem” e corresponde ao par ordenado (0, 0).

 

 

 

Produto Cartesiano

 

O produto cartesiano é usado na teoria dos conjuntos. É aplicado em conjuntos distintos e corresponde à multiplicação entre os pares ordenados. Esse método também foi criado por René Descartes.

 

 

 

 

ATIVIDADE 2

 

1.    Construa o plano cartesiano no seu caderno como no exemplo abaixo:

 

Marque no seu plano os pontos abaixo

A (-1;1)                      B (1;5)                         C (0;3)                          D (-2;-1)                  E(-4;-5)

 

Agora, ligue os pontos. É possível perceber alguma regularidade? Justifique

2. Localize no plano a seguir, as coordenadas de cada ponto.

 

 

 

 

 


A (__;__)

 

B(__;__)

 

C(__;__)

 

D(__;__)

 

E(__;__)

 

 

 

 

 

 

 

 

REVISÃO DAS PARTES DO PLANO CARTESIANO

https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-coord-plane/coordinate-plane-4-quad/a/coordinate-plane-parts-review

Eixos

Um plano cartesiano tem um eixo horizontal, o x, e um eixo vertical,  y

Origem

 

Quadrantes

O plano cartesiano é dividido em quatro quadrantes. O Quadrante um (QI) fica no topo direito do plano cartesiano, onde há apenas coordenadas positivas. O Quadrante dois (QII) fica no topo esquerdo do plano cartesiano. O Quadrante três (QIII) na parte inferior esquerda. O Quadrante quatro (QIV) fica na parte inferior direita.

 

Agora, vamos responder, coletivamente, a questão, abaixo

(Fonte: http://prof-rinaldo.blogspot.com/2010/11/do-plano-cartesiano-aos-graficos.html)

1. Observe a localização de alguns lugares que estão apresentados na malha quadriculada e responda às questões.

 

a) Que logradouro está localizado em cada um destes pares ordenados?

( 1 ; 3 ) _____________________

( 8 ; 1 ) _____________________

( 4 ; 4 ) _____________________

b) Que par ordenado corresponde a cada um destes logradouros?

Clube  (     ;     )       

Escola (     ;     )       

Banco (     ;     )

 

ATIVIDADE 3

1. Localize os pares ordenados no plano cartesiano:

a) (-9, 4)
b) (8, 3)
c) (0, -3)
d) (-4, -9)
e) (8, 0)

 

2. Em quais quadrantes estão localizados os pontos:

a) (-2, -4)
b) (3, 1)
c) (0, 6)
d) (8, -7)
e) (9, -3)

 

 

3. Qual par ordenado não está representado no plano cartesiano?

a) (3, -4)
b) (4, -3)
c) (-8, -9)
d) (8, 9)
e) (9, -8)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADE 4

Fonte: https://www.ngmatematica.com/2016/09/sistemas-de-duas-equacoes-com-duas.html

 

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