SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA
Nº 07-2022 |
TEMA: As diversas facetas
do consumo |
OBJETO DE
CONHECIMENTO: Esporte de
rede/parede (VÔLEI)
|
UNIDADE TEMÁTICA: Esporte |
TEMAS INTEGRADORES: Saúde, ciência e
tecnologia, Economia |
Ano:
9º Período: 22/08 a 02/09/2022 Nº de Aulas: 04
III UNIDADE |
HABILIDADES |
(EF89EF01) Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico)
e fruir os esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate,
valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. (EF89EF02) Praticar um ou mais esportes de rede/parede, campo e
taco, invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades
técnico-táticas básicas. (EF89EF03) Formular e
utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos,
tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, invasão e combate
como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica. (EF89EF04) Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos
individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades
esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com
base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede,
campo e taco, invasão e combate. (EF89EF07BA) Reconhecer, refletir e argumentar sobre as
questões conceituais, culturais e históricas do esporte. (EF09EF01IT) Conhecer e valorizar a
história dos atletas do município, que já atuaram dentro dos esportes. (EF09EF02IT) Compreender as regras e penalidades do esporte de rede/parede voleibol. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Ø Vivenciar os fundamentos do Voleibol. Ø Desenvolver habilidades motoras básicas a
partir da prática dos esportes de rede e parede trabalhados (Ex.: rebater,
receber). |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 1º
Momento: Aula teórica O objeto de conhecimento que será trabalhado nesta aula será esporte
de rede/parede (VÔLEI)
Abrir uma roda de conversa para levantar informações sobre o objeto a
ser estudado. LEVANTAMENTO PRÉVIO
A explanação do objeto de conhecimento poderá ser feito através de
slides, vídeos, pesquisa, debate, etc. VIDEOS Regras do VOLEIBOL que você precisa saber: https://www.youtube.com/watch?v=3ms0BnmN_DM Fundamentos Básicos do Voleibol https://www.youtube.com/watch?v=-V1q6SylnDY AULA 02 1º momento: Aula prática Sugestão de atividade: VÔLEI
COM BEXIGAS Preparação: Encher as
bexigas e esticar um barbante (este será a rede). Jogo: Duas pessoas ou
mais/ ou time, um em cada lado do varal, jogar a bola por cima do varal
tentando tocar o chão do adversário. Ganha o jogo quem marcar mais pontos. Referência: file:///C:/Users/eloiz/Downloads/Manual%20de%20educa%C3%A7%C3%A3o%20f%C3%ADsica%20(1).pdf AULA 03 1º momento: Aula teórica Direcionamento de
atividades com questões sobre o objeto de conhecimento em estudo. AULA 04 1º momento: Aula prática Sugestão de atividade: VOLEIBOL AS CEGAS É cobrir a rede com papel
Kraft, por exemplo, ou mesmo com pedaços de pano para realizar o vôlei cego,
não permitindo que os alunos enxerguem o outro lado da rede. Desse modo, cada
jogada configura-se uma surpresa, à medida que se trabalha em grande nível a
atenção para além da compreensão do jogo. Sacará a equipe que vencer o rally
que estava sendo disputado. Referência: file:///C:/Users/eloiz/Downloads/Manual%20de%20educa%C3%A7%C3%A3o%20f%C3%ADsica%20(1).pdf |
|
RECURSOS: (x ) quadro, pincel atômico, apagador; ( x ) Data show; ( x ) Vídeo; ( x ) Computador;
( ) Jornal; ( )
Revista; ( ) Informativos; ( ) Jogos diversos; ( ) Jogos de tabuleiro ( x ) bolas, apito, rede; ( )
celular; ( x ) Notebook ( ) Outros: fita métrica, balança.( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x ) Trabalho; ( x ) Pesquisa; ( x )Resolução de Exercícios; ( ) Seminários; ( ) Cartaz; (
x ) Debate; ( ) Relatórios;
( x
) Resumo; ( ) Avaliação
escrita; ( x ) Avaliação da
participação; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Outros:
|
|
OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível,
seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras
metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade
escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário