7ª SEQUÊNCIA EF 9º ANO

 

                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA                  Nº 07-2022

TEMA: As diversas facetas do consumo

OBJETO DE CONHECIMENTO: Esporte de rede/parede (VÔLEI)

  • Fundamentos táticos;
  • Regras e penalidades;

 

UNIDADE TEMÁTICA: Esporte

TEMAS INTEGRADORES: Saúde, ciência e tecnologia, Economia

Ano: 9º           Período: 22/08 a 02/09/2022                    Nº de Aulas: 04                       III UNIDADE

HABILIDADES

(EF89EF01) Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

(EF89EF02) Praticar um ou mais esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas.

(EF89EF03)   Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos  e táticos,  tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, invasão e combate como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.

(EF89EF04) Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco, invasão e combate.

(EF89EF07BA) Reconhecer, refletir e argumentar sobre as questões conceituais, culturais e históricas do esporte.

(EF09EF01IT) Conhecer e valorizar a história dos atletas do município, que já atuaram dentro dos esportes.

(EF09EF02IT) Compreender as regras e penalidades do esporte de rede/parede voleibol.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ø  Vivenciar os fundamentos do Voleibol.

 

Ø  Desenvolver habilidades motoras básicas a partir da prática dos esportes de rede e parede trabalhados (Ex.: rebater, receber).

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

1º Momento: Aula teórica

O objeto de conhecimento que será trabalhado nesta aula será esporte de rede/parede (VÔLEI)

  • Fundamentos táticos;
  • Regras e penalidades;

 

Abrir uma roda de conversa para levantar informações sobre o objeto a ser estudado.

 

LEVANTAMENTO PRÉVIO

  • Você provavelmente já jogou vôlei, não?
  • Se não jogou, certamente já viu alguém jogar, seja na escola, na praia ou mesmo pela TV.
  • Mas você sabe qual a história do vôlei, como ele teve origem, por qual motivo foi criado, suas regras e o que fez ele ser um esporte mundialmente conhecido?

 

 

 

 

A explanação do objeto de conhecimento poderá ser feito através de slides, vídeos, pesquisa, debate, etc.

 

VIDEOS

Regras do VOLEIBOL que você precisa saber:

https://www.youtube.com/watch?v=3ms0BnmN_DM

 

Fundamentos Básicos do Voleibol

https://www.youtube.com/watch?v=-V1q6SylnDY

 

 

AULA 02

1º momento: Aula prática

Sugestão de atividade: VÔLEI COM BEXIGAS

Preparação: Encher as bexigas e esticar um barbante (este será a rede).

Jogo: Duas pessoas ou mais/ ou time, um em cada lado do varal, jogar a bola por cima do varal tentando tocar o chão do adversário. Ganha o jogo quem marcar mais pontos.

Referência: file:///C:/Users/eloiz/Downloads/Manual%20de%20educa%C3%A7%C3%A3o%20f%C3%ADsica%20(1).pdf

 

 

AULA 03

1º momento: Aula teórica

Direcionamento de atividades com questões sobre o objeto de conhecimento em estudo.

 

 

AULA 04

1º momento: Aula prática

Sugestão de atividade: VOLEIBOL AS CEGAS

É cobrir a rede com papel Kraft, por exemplo, ou mesmo com pedaços de pano para realizar o vôlei cego, não permitindo que os alunos enxerguem o outro lado da rede. Desse modo, cada jogada configura-se uma surpresa, à medida que se trabalha em grande nível a atenção para além da compreensão do jogo. Sacará a equipe que vencer o rally que estava sendo disputado.

 

Referência: file:///C:/Users/eloiz/Downloads/Manual%20de%20educa%C3%A7%C3%A3o%20f%C3%ADsica%20(1).pdf

 

 

RECURSOS: (x  ) quadro, pincel atômico, apagador; ( x ) Data show; ( x ) Vídeo; ( x ) Computador; (   ) Jornal;  (  ) Revista; (   ) Informativos; ( ) Jogos diversos; (   ) Jogos de tabuleiro (  x ) bolas, apito, rede;  (   ) celular; ( x  ) Notebook (  ) Outros: fita métrica, balança.(  ) Outros:

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; ( x ) Trabalho; ( x   ) Pesquisa; (  x )Resolução de Exercícios; (  ) Seminários;

(  ) Cartaz; (  x ) Debate; (  ) Relatórios; (   x  ) Resumo; (  ) Avaliação escrita; (  x ) Avaliação da participação; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (    ) Outros:                                                          

 

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário