SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA
Nº 07-2022 |
TEMA: As diversas facetas
do consumo |
OBJETO DE
CONHECIMENTO: Esporte de
rede/parede (VÔLEI) ·
História ·
Fundamentos técnicos |
UNIDADE TEMÁTICA: Esporte |
TEMAS INTEGRADORES: Saúde, ciência e
tecnologia, Economia |
Ano:
8º Período: 22/08 a 02/09/2022 Nº de Aulas: 04 III UNIDADE |
HABILIDADES |
(EF89EF01) Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e
técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate,
valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. (EF89EF02) Praticar um ou mais esportes de rede/parede, campo e
taco, invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades
técnico-táticas básicas. (EF89EF03) Formular e
utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos,
tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, invasão e combate
como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica. (EF89EF04) Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos
individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades
esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com
base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede,
campo e taco, invasão e combate. (EF89EF07BA) Reconhecer, refletir e argumentar sobre as
questões conceituais, culturais e históricas do esporte. (EF08EF01IT) Compreender a história do esporte de rede/parede
voleibol bem como identificar os fundamentos técnicos desse esporte. (EF08EF02IT) Conhecer e valorizar a história dos atletas do município,
que já atuaram dentro do esporte de rede/parede voleibol. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
·
Desenvolver
e aperfeiçoar fundamentos técnicos dentro da modalidade de voleibol. ·
Possibilitar o entendimento do jogo, de sua
evolução e seus elementos técnicos. ·
Oportunizar a vivência prática dos elementos
do jogo para a compreensão e a resolução de problemas ligados a execução. ·
Desenvolver o aspecto competitivo e lúdico do
voleibol enquanto expressão do esporte moderno. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 1º
Momento: Aula teórica O objeto de conhecimento que será trabalhado nesta aula será esporte
de rede/parede (VÔLEI) •História •Fundamentos técnicos Abrir uma roda de conversa para levantar informações sobre o objeto a
ser estudado. Levantamento Prévio
A explanação do objeto de conhecimento poderá ser feito através de
slides, vídeos, pesquisa, debate, etc. Sugestões
de Vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=PeQCcwmxApo https://www.youtube.com/watch?v=3oT3lO7AylI https://www.youtube.com/watch?v=QdcgOZyKQTU https://www.youtube.com/watch?v=qmAmwQIPO9s https://www.youtube.com/watch?v=mi4m0tUhM0w https://www.youtube.com/watch?v=ldy0v8fHqsg AULA 02 1º momento: Aula prática ATIVIDADE 1: Corrida intervalada e
simulação de ataque. Os
jogadores iniciarão uma leve corrida em volta da quadra de voleibol, após
alguns minutos serão introduzidos dois (02) cones ou garrafas pets em uma das
laterais, e na outra lateral um (01) banco com uma pessoa sobre o mesmo
segurando uma bola de voleibol em suspensão. Os atletas deverão atingir a
máxima velocidade ao passar entre o cone 01 e o cone 02, e ao passar pela
bola em suspensão deverão executar o movimento de ataque, correndo, saltando
e alcançando a bola. ATIVIDADE 2: toque, manchete, ataque
e defesa. Os
alunos formaram 02 fileiras, a frente de cada fileira, ficarão dois alunos,
ambos responsáveis por jogar a bola em direção ao primeiro de cada fileira.
Uma fileira será só de manchete e a outra de toque. Após todos executarem
esses fundamentos, fazer uma troca para os fundamentos de defesa e ataque. Um
grupo saca, e o outro faz a recepção, levantamento e realiza a cortada: O
professor organiza seis colunas, com número mais ou menos equivalente de
alunos. Três ficam na zona De um
lado, os alunos somente sacam. Sempre deve ser obedecida a ordem do 1º da
primeira coluna, da segunda e terceira. Após
esta ação, os que sacam vão para o fim da fila de suas colunas. Material utilizado: bola de vôlei, rede, lençol. Dividir
a turma em duas equipes, cada equipe com um lençol. O professor joga a bola
para o alto e os alunos, utilizando o lençol, não podem deixar a bola cair no
chão. E vai dando continuidade, jogando a bola para time adversário,
simulando um jogo de vôlei. http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/20507/voleibol_guia_imp.pdf?sequence=3 AULA 03 1º momento: Aula teórica Atividade sobre o objeto de conhecimento
em estudo. (em anexo) AULA 04 1º momento: Aula prática ATIVIDADE
1: O jogo de número de toques crescentes Cada
equipe deverá realizar sempre um toque a mais do que a equipe adversária. Inicia-se
o jogo sorteando a equipe que começará com apenas 1 toque para passar a bola
para o campo adversário. Ao receber o passe vindo da equipe adversária com
apenas 1 toque, a equipe receptora deverá fazer 2 toques (um a mais) antes de passar a bola para a equipe
adversária. Ou seja, faz um toque a mais para passar a bola. Por conseguinte,
a equipe que receber a bola passada com dois toques deverá executar três
toques antes de repassar, e assim sucessivamente. Caso a bola caia no chão da equipe que estiver tocando ou
esta não consiga realizar o número de toques (sempre um a mais do que fora
executado pela outra equipe), a equipe adversária ganhará um ponto. O
professor deverá negociar a quantidade de pontos para se vencer o jogo.
Termina a atividade quando os alunos perderem o interesse em continuar
jogando. ATIVIDADE
2: A rede móvel Da
mesma forma executada na atividade anterior, cada equipe deverá realizar
sempre os três toques após a recepção do toque iniciado pela outra equipe. (Atenção:
também não vale utilizar o saque como serviço, colocar a bola em jogo). No
lugar de rede, dois alunos (voluntários que serão trocados a cada momento)
estarão segurando na ponta de um barbante, cujo comprimento deve ser o dobro
do tamanho da rede. Inicia-se
o jogo sorteando a equipe que começará tocando a bola para a equipe adversária. Os
jogadores das equipes devem manter o jogo em andamento respeitando os novos
formatos oriundos da movimentação dos dois alunos segurando a ponta do
barbante (rede de voleibol). http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/20507/voleibol_guia_imp.pdf?sequence=3 |
RECURSOS: (x) quadro, pincel atômico, apagador; ( x ) Data show;
( x ) Vídeo; ( x ) Computador; ( ) Jornal; ( x ) Revista; ( ) Informativos; ( ) Jogos diversos; ( ) Jogos de tabuleiro ( ) bolas, apito, rede; ( )
celular; ( x ) Notebook ( ) Outros:
fita métrica, balança. ( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x ) Trabalho; ( x ) Pesquisa; ( x
)Resolução de Exercícios; ( )
Seminários; ( x ) Cartaz; ( ) Debate;
( ) Relatórios; ( x ) Resumo; ( )
Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação; ( x ) Apresentação oral;
( x ) Observação do desempenho do grupo; ( x ) Outros:
|
|
OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível,
seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras
metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade
escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário