7ª SEQUÊNCIA EF 8º ANO

 

                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA                  Nº 07-2022

TEMA: As diversas facetas do consumo

OBJETO DE CONHECIMENTO: Esporte de rede/parede (VÔLEI)

·         História

·         Fundamentos técnicos

 

UNIDADE TEMÁTICA: Esporte

TEMAS INTEGRADORES: Saúde, ciência e tecnologia, Economia

Ano: 8º            Período: 22/08 a 02/09/2022             Nº de Aulas: 04                      III UNIDADE

HABILIDADES

(EF89EF01) Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

(EF89EF02) Praticar um ou mais esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas.

(EF89EF03)   Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos  e táticos,  tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, invasão e combate como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.

(EF89EF04) Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco, invasão e combate.

(EF89EF07BA) Reconhecer, refletir e argumentar sobre as questões conceituais, culturais e históricas do esporte.

(EF08EF01IT) Compreender a história do esporte de rede/parede voleibol bem como identificar os fundamentos técnicos desse esporte.

(EF08EF02IT) Conhecer e valorizar a história dos atletas do município, que já atuaram dentro do esporte de rede/parede voleibol.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Desenvolver e aperfeiçoar fundamentos técnicos dentro da modalidade de voleibol.

·         Possibilitar o entendimento do jogo, de sua evolução e seus elementos técnicos.

·         Oportunizar a vivência prática dos elementos do jogo para a compreensão e a resolução de problemas ligados a execução.

·         Desenvolver o aspecto competitivo e lúdico do voleibol enquanto expressão do esporte moderno.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

1º Momento: Aula teórica

O objeto de conhecimento que será trabalhado nesta aula será esporte de rede/parede (VÔLEI)

•História

•Fundamentos técnicos

 

Abrir uma roda de conversa para levantar informações sobre o objeto a ser estudado.

 

Levantamento Prévio

  • Vocês conhecem a história do voleibol?
  • Vocês conhecem os fundamentos básicos do voleibol?
  • Sabem dizer a diferença entre saque por baixo, saque por cima e saque viagem?

 

A explanação do objeto de conhecimento poderá ser feito através de slides, vídeos, pesquisa, debate, etc.

Sugestões de Vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=PeQCcwmxApo

https://www.youtube.com/watch?v=3oT3lO7AylI

https://www.youtube.com/watch?v=QdcgOZyKQTU

https://www.youtube.com/watch?v=qmAmwQIPO9s

https://www.youtube.com/watch?v=mi4m0tUhM0w

https://www.youtube.com/watch?v=ldy0v8fHqsg

 

AULA 02

1º momento: Aula prática

ATIVIDADE 1: Corrida intervalada e simulação de ataque.

Os jogadores iniciarão uma leve corrida em volta da quadra de voleibol, após alguns minutos serão introduzidos dois (02) cones ou garrafas pets em uma das laterais, e na outra lateral um (01) banco com uma pessoa sobre o mesmo segurando uma bola de voleibol em suspensão. Os atletas deverão atingir a máxima velocidade ao passar entre o cone 01 e o cone 02, e ao passar pela bola em suspensão deverão executar o movimento de ataque, correndo, saltando e alcançando a bola.

 

ATIVIDADE 2: toque, manchete, ataque e defesa.

Os alunos formaram 02 fileiras, a frente de cada fileira, ficarão dois alunos, ambos responsáveis por jogar a bola em direção ao primeiro de cada fileira. Uma fileira será só de manchete e a outra de toque. Após todos executarem esses fundamentos, fazer uma troca para os fundamentos de defesa e ataque.

Um grupo saca, e o outro faz a recepção, levantamento e realiza a cortada: O professor organiza seis colunas, com número mais ou menos equivalente de alunos. Três ficam na zona
de saque de um lado e os outros, do outro lado.

De um lado, os alunos somente sacam. Sempre deve ser obedecida a ordem do 1º da primeira coluna, da segunda e terceira. Após esta ação, os que sacam vão para o fim da fila de suas colunas.
Do outro lado, entram os primeiros três alunos que estão no 1º lugar de suas colunas. Eles deverão receber o saque com manchete ou toque, passar para um segundo aluno que será o levantador, que servirá a bola para o terceiro, que irá realizar a cortada ou somente passar a bola para a outra quadra. Ganhando ou perdendo o rally, estes irão para o fim da fila de suas respectivas colunas.

 

Material utilizado: bola de vôlei, rede, lençol.

Dividir a turma em duas equipes, cada equipe com um lençol. O professor joga a bola para o alto e os alunos, utilizando o lençol, não podem deixar a bola cair no chão. E vai dando continuidade, jogando a bola para time adversário, simulando um jogo de vôlei.

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/20507/voleibol_guia_imp.pdf?sequence=3

 

 

 

 

AULA 03

1º momento: Aula teórica

Atividade sobre o objeto de conhecimento em estudo. (em anexo)

 

AULA 04

1º momento: Aula prática

ATIVIDADE 1: O jogo de número de toques crescentes

Cada equipe deverá realizar sempre um toque a mais do que a equipe adversária.

Inicia-se o jogo sorteando a equipe que começará com apenas 1 toque para passar a bola para o campo adversário. Ao receber o passe vindo da equipe adversária com apenas 1 toque, a equipe receptora deverá fazer 2 toques (um a mais) antes de passar a bola para a equipe adversária. Ou seja, faz um toque a mais para passar a bola. Por conseguinte, a equipe que receber a bola passada com dois toques deverá executar três toques antes de repassar, e assim sucessivamente. Caso a bola caia no chão da equipe que estiver tocando ou esta não consiga realizar o número de toques (sempre um a mais do que fora executado pela outra equipe), a equipe adversária ganhará um ponto.

O professor deverá negociar a quantidade de pontos para se vencer o jogo. Termina a atividade quando os alunos perderem o interesse em continuar jogando.

 

ATIVIDADE 2: A rede móvel

Da mesma forma executada na atividade anterior, cada equipe deverá realizar sempre os três toques após a recepção do toque iniciado pela outra equipe. (Atenção: também não vale utilizar o saque como serviço, colocar a bola em jogo).

No lugar de rede, dois alunos (voluntários que serão trocados a cada momento) estarão segurando na ponta de um barbante, cujo comprimento deve ser o dobro do tamanho da rede.

Inicia-se o jogo sorteando a equipe que começará tocando a bola para a equipe adversária.
Ao iniciar o rally, os alunos com o barbante esticado irão se movimentar para diminuir o tamanho de uma das quadras, aumentando a outra; ou irão se movimentar em diagonal para organizar outro formato de divisão das quadras de jogo, etc.

Os jogadores das equipes devem manter o jogo em andamento respeitando os novos formatos oriundos da movimentação dos dois alunos segurando a ponta do barbante (rede de voleibol).
O professor deve negociar a quantidade de pontos por set. Além disto, deverá intervir para normatizar exageros no uso do barbante ou dinamizar a atividade. A atividade termina quando seu dinamismo perder o interesse por parte dos alunos.

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/20507/voleibol_guia_imp.pdf?sequence=3

 

RECURSOS: (x) quadro, pincel atômico, apagador; ( x ) Data show; ( x ) Vídeo; ( x ) Computador;

(  ) Jornal; ( x ) Revista; (   ) Informativos; ( ) Jogos diversos; (   ) Jogos de tabuleiro (   ) bolas, apito, rede;  (   ) celular; ( x ) Notebook (  ) Outros: fita métrica, balança. (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x ) Trabalho; ( x ) Pesquisa; ( x )Resolução de Exercícios; (  ) Seminários; ( x ) Cartaz; (   ) Debate; (  ) Relatórios; ( x ) Resumo; ( ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação; ( x ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; ( x ) Outros:                                                          

 

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

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