7ª SEQUÊNCIA EF 7º ANO

 

                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA                  Nº 07-2022

TEMA: As diversas facetas do consumo

OBJETO DE CONHECIMENTO: Esporte de marca: Atletismo

  • Arremesso e Lançamentos
  • Valores dos implementos para a prática do atletismo

UNIDADE TEMÁTICA: Esporte

TEMAS INTEGRADORES: Saúde, ciência e tecnologia, Economia

Ano: 7º           Período: 22/08 a 02/09/2022                  Nº de Aulas: 04                  III UNIDADE

HABILIDADES

  •  (EF67EF03) Experimentar e fruir esportes de marca, precisão, invasão e técnico- combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
  • (EF67EF04) Praticar um ou mais esportes de marca, precisão, invasão e técnico- combinatórios oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras.
  • (EF67EF05) Planejar e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.
  • (EF07EF04IT) Conhecer as modalidades arremesso e lançamentos do esporte de marca atletismo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  •  Vivenciar as habilidades motoras de correr, saltar, lançar e arremessar e as capacidades físicas exigidas na experimentação de diferentes modalidades dos esportes de marca e de precisão.
  • Proporcionar aos alunos uma vivência que tenha uma lógica similar ao esporte “corrida de orientação”, porém, nessa aula, terá caráter prioritariamente lúdico.
  • Adaptar materiais recicláveis na construção dos equipamentos necessários para a prática das modalidades de lançamentos e arremessos.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

1º Momento: Aula teórica

O objeto de conhecimento que será trabalhado nesta aula será esporte de marca: Atletismo

•Arremesso e Lançamentos

•Valores dos implementos para a prática do atletismo

 

Abrir uma roda de conversa para levantar informações sobre o objeto a ser estudado.

 

Levantamento Prévio

Vamos falar um pouco sobre atletismo.

Você sabe o que é o atletismo?

É uma modalidade esportiva que abrange as principais habilidades motoras dos seres humanos desde os primórdios.  Correr, saltar e lançar ou arremessar.

Vamos ver o que vocês sabem sobre atletismo?

 

1-Como o homem antigo fazia para caçar e pescar?

2-Você já fez corrida com seus amigos?

3-Você sabe quem é Usain Bolt?

4-Você já assistiu ao atletismo na televisão?  Se sim, o que você assistiu?

5-Você gosta de correr? Corre constantemente?

6-Você sabe onde é praticado o atletismo?

7-Pra você, o que é um homem ou uma mulher forte?

8-Existe uma forma especifica de jogar algo pesado bem longe?

 

A explanação do objeto de conhecimento poderá ser feito através de slides, vídeos, pesquisa, debate, etc.

 

DICA DE VÍDEOS:

https://www.youtube.com/watch?v=hdh35ej7t3U

https://www.youtube.com/watch?v=OpqYMJmqERM

 

AULA 02

1º momento: Aula prática

Corrida de Estafetas

Material: Cones; giz ou outro material para demarcação no chão; canos de pvc cortados ou qualquer outro material que sirva de bastão de revezamento; data show ou TV.

Local: Quadra ou campo.

Desenvolvimento: De início, em roda, o(a) professor(a) irá questionar a turma quanto ao que sabem sobre esportes de marca ou o que imaginam que possam ser. Posteriormente, junto com a classe,  irá assistir a um vídeo recreativo sobre o esporte de marca.

Em seguida, os alunos distribuídos em grupos na lateral da quadra, em frente a uma fila de cones, onde deverão ficar alinhados até a outra lateral. Ao sinal do professor, um aluno de cada grupo, a partir de uma saída em pé (saída alta), vai correr contornando os cones na ida e na volta. Ao retornar ao ponto inicial, deverá tocar na mão do colega que fará o mesmo percurso. O grupo que terminar primeiro será o vencedor.

Variações para atividade:

Alunos farão a corrida saindo em pé e de costas;

Alunos farão a corrida saindo com as mãos no chão;

Alunos farão a corrida saindo de frente e de costas;

Alunos farão a corrida deitado de frente e de costas.

 

Referências:

Ribeiro, Danilo Augusto. Metodologia do ensino do atletismo/Danilo Augusto Ribeiro – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A.2016. 160p.

Vídeo – https://youtu.be/HruGF5DPOzs

 

AULA 03

1º momento: Aula teórica

ATIVIDADE 1: Questões abertas e fechadas (em anexo)

 

ATIVIDADE 2: Produção de texto (em anexo)

Darlan Romani  é um atleta brasileiro especializado no arremesso de peso, campeão mundial indoor em 2022. Além disso, também terminou em 4°lugar nos Jogos Olímpicos de 2020. Pesquise e elabore um texto como foi feito seu treinamento para os Jogos Olímpicos de 2020/2021

 

AULA 04

1º momento: Aula prática

Aula Prática: Lançamento de peso

Material: bolas de meias com areia de diferentes tamanhos, cones; giz ou outro material para demarcação no chão.

Local: quadra ou campo

Desenvolvimento: Os alunos separados em grupos de três, distribuídos na lateral da quadra ou do campo, onde cada trio fará uma competição interna entre seus integrantes. Cada aluno terá direito a três tentativas alternadas para arremessar o peso o mais distante possível. Os outros alunos do grupo, junto ao professor, farão a marcação do local em que cair o peso. Depois de definido, o vencedor de cada grupo, a competição passará a ser entre os vencedores.

Variações para lançamento:

Lançamento com diferentes bolas;

Lançamento alternando a dominância lateral;

|Lançamento com uma ou com as duas mãos;

Lançamento com as duas mãos sobre a cabeça.

Referências:

Ribeiro, Danilo Augusto. Metodologia do ensino do atletismo/Danilo Augusto Ribeiro – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A.2016. 160p.

 

 

 

RECURSOS: (x  ) quadro, pincel atômico, apagador; ( x ) Data show; ( x ) Vídeo; ( x ) Computador; (   ) Jornal;  (  ) Revista; (   ) Informativos; ( ) Jogos diversos; (   ) Jogos de tabuleiro (  x ) bolas, apito, rede;  (   ) celular; ( x  ) Notebook (  ) Outros: fita métrica, balança.(  ) Outros:

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; ( x ) Trabalho; ( x   ) Pesquisa; (  x )Resolução de Exercícios; (  ) Seminários;

(  ) Cartaz; (  x ) Debate; (  ) Relatórios; (   x  ) Resumo; (  ) Avaliação escrita; (  x ) Avaliação da participação; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (    ) Outros:                                                          

 

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário