SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA
Nº 07-2022 |
TEMA: As diversas facetas
do consumo |
OBJETO DE CONHECIMENTO: Esporte de
marca: Atletismo
|
UNIDADE TEMÁTICA: Esporte |
TEMAS INTEGRADORES: Saúde, ciência e
tecnologia, Economia |
Ano:
7º Período: 22/08 a 02/09/2022 Nº de Aulas: 04 III
UNIDADE |
HABILIDADES |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 1º
Momento: Aula teórica O objeto de conhecimento que será trabalhado nesta aula será esporte
de marca: Atletismo •Arremesso e Lançamentos •Valores dos implementos para a prática do atletismo Abrir uma roda de conversa para levantar informações sobre o objeto a
ser estudado. Levantamento Prévio Vamos falar um pouco sobre atletismo. Você sabe o que é o atletismo? É uma modalidade esportiva que abrange as
principais habilidades motoras dos seres humanos desde os primórdios. Correr, saltar e lançar ou arremessar. Vamos ver o que vocês sabem sobre atletismo? 1-Como o homem antigo fazia para caçar e
pescar? 2-Você já fez corrida com seus amigos? 3-Você sabe quem é Usain Bolt? 4-Você já assistiu ao atletismo na
televisão? Se sim, o que você
assistiu? 5-Você gosta de correr? Corre
constantemente? 6-Você sabe onde é praticado o atletismo? 7-Pra você, o que é um homem ou uma mulher
forte? 8-Existe uma forma especifica de jogar algo
pesado bem longe? A explanação do objeto de conhecimento poderá ser feito através de
slides, vídeos, pesquisa, debate, etc. DICA DE VÍDEOS: https://www.youtube.com/watch?v=hdh35ej7t3U https://www.youtube.com/watch?v=OpqYMJmqERM AULA 02 1º momento: Aula prática Corrida de Estafetas Material: Cones;
giz ou outro material para demarcação no chão; canos de pvc cortados ou
qualquer outro material que sirva de bastão de revezamento; data show ou TV. Local: Quadra ou campo. Desenvolvimento: De início, em roda, o(a) professor(a) irá questionar a turma
quanto ao que sabem sobre esportes de marca ou o que imaginam que possam ser.
Posteriormente, junto com a classe,
irá assistir a um vídeo recreativo sobre o esporte de marca. Em seguida, os alunos distribuídos em grupos na lateral
da quadra, em frente a uma fila de cones, onde deverão ficar alinhados até a
outra lateral. Ao sinal do professor, um aluno de cada grupo, a partir de uma
saída em pé (saída alta), vai correr contornando os cones na ida e na volta.
Ao retornar ao ponto inicial, deverá tocar na mão do colega que fará o mesmo
percurso. O grupo que terminar primeiro será o vencedor. Variações para atividade: Alunos farão a corrida saindo
em pé e de costas; Alunos farão a corrida saindo
com as mãos no chão; Alunos farão a corrida saindo
de frente e de costas; Alunos farão a corrida deitado
de frente e de costas. Referências: Ribeiro, Danilo Augusto. Metodologia do ensino do
atletismo/Danilo Augusto Ribeiro – Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional S.A.2016. 160p. Vídeo – https://youtu.be/HruGF5DPOzs AULA 03 1º momento: Aula teórica ATIVIDADE 1: Questões abertas e fechadas
(em anexo) ATIVIDADE 2: Produção de texto (em anexo) Darlan Romani é um atleta brasileiro
especializado no arremesso de
peso, campeão mundial
indoor em 2022. Além disso, também terminou em 4°lugar nos Jogos Olímpicos de
2020. Pesquise e elabore um texto como foi feito seu treinamento para os
Jogos Olímpicos de 2020/2021 AULA 04 1º momento: Aula prática Aula Prática: Lançamento de peso Material: bolas
de meias com areia de diferentes tamanhos, cones; giz ou
outro material para demarcação no chão. Local: quadra ou campo Desenvolvimento: Os alunos separados em grupos de três, distribuídos na
lateral da quadra ou do campo, onde cada trio fará uma competição interna
entre seus integrantes. Cada aluno terá direito a três tentativas alternadas
para arremessar o peso o mais distante possível. Os outros alunos do grupo,
junto ao professor, farão a marcação do local em que cair o peso. Depois de
definido, o vencedor de cada grupo, a competição passará a ser entre os
vencedores. Variações para lançamento: Lançamento com diferentes bolas; Lançamento alternando a dominância lateral; |Lançamento com uma ou com as duas mãos; Lançamento com as duas mãos sobre a cabeça. Ribeiro, Danilo
Augusto. Metodologia do ensino do atletismo/Danilo Augusto Ribeiro –
Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A.2016. 160p. |
RECURSOS: (x ) quadro, pincel atômico, apagador; ( x ) Data show; ( x ) Vídeo; ( x ) Computador;
( ) Jornal; ( )
Revista; ( ) Informativos; ( ) Jogos diversos; ( ) Jogos de tabuleiro ( x ) bolas, apito, rede; ( )
celular; ( x ) Notebook ( ) Outros: fita métrica, balança.( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x ) Trabalho; ( x ) Pesquisa; ( x )Resolução de Exercícios; ( ) Seminários; ( ) Cartaz; (
x ) Debate; ( ) Relatórios;
( x
) Resumo; ( ) Avaliação
escrita; ( x ) Avaliação da
participação; ( ) Apresentação oral;
( ) Observação do desempenho do grupo;
( ) Outros:
|
|
OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível,
seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras
metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade
escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário