SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA
Nº 07-2022 |
TEMA:
As diversas facetas do consumo |
OBJETO DE CONHECIMENTO: Esporte de marca: Atletismo
|
UNIDADE TEMÁTICA: Esporte |
TEMAS INTEGRADORES: Saúde, ciência e tecnologia, Economia |
Ano:
6º Período: 22/08 a 02/09/2022 Nº de Aulas: 08 III UNIDADE |
HABILIDADES |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIAM N |
|||||||||||||||
AULA 01 1º
Momento: Aula teórica O objeto de conhecimento que será
trabalhado nesta aula será esporte de marca: Atletismo
Abrir uma roda de conversa para levantar
informações sobre o objeto a ser estudado. Levantamento Prévio Vamos falar um
pouco sobre atletismo. 01– O que significa a palavra atletismo? 02– Por que o atletismo é considerado o
esporte-base de todas as outras modalidades esportivas? 03- Quem reativou os eventos esportivos na
era moderna? E em que ano e aonde isso aconteceu? 04– Quais foram às modalidades esportivas
praticadas na primeira olimpíada da era moderna? A explanação do objeto de conhecimento
poderá ser feito através de slides, vídeos, pesquisa, debate, etc. DICA DE VÍDEO: AULA 02 1º momento: Aula prática Atividade de prática 1: Hora de correr 1º Aquecimento 5mim - Corrida de revezamento: Dividi
a turma em duplas e cada integrante ficou em uma extremidade da quadra. Um
deveria correr até o colega, entregar-lhe um objeto (pedaços de cabo de
vassoura ou cano de PVC cortados, lembrará as estafetas) ou bater na mão dele
e este deveria correr até a outra ponta. - Corrida de obstáculos Bambolês, cones ou pets, corda esticada ou fita zebrada, colocar espalhados pela quadra / espaço ,
para que sirva de barreiras, o objetivo é
correr com velocidade e não tocá-las, s alunos podem ser divididos em
trio, quartetos... - Corrida de curta distância ou tiro rápido Com o cronômetro na mão, marcar o tempo de cada estudante em uma série
de três tiros de cerca de 100 metros. "A ideia é refletir sobre a
aceleração em um espaço pequeno e como diminuir o tempo." Obs: como será divido em grupos menores faz uma final com o melhor de
cada grupo e tira os vencedores de cada prova. Atividade de prática 2: Hora do Futsal, queimada... AULA 03 1º momento: Aula teórica Sugestões de atividades: –Atividade 1 —
Memorizando corridas –Atividade 2 —
Memorizando saltos –Atividade 3 —
Pesquisando Opção1. Opção 2. Pesquise sobre a corrida de rua de sua cidade, buscando dados como
quem idealizou, há quantos anos acontece, quem são os ganhadores? Há
ganhadores invicto? Você conhece alguém que corre ou correu? AULA 04 1º momento: Aula prática Atividade de prática 3: Hora de saltar Os
saltos, sozinhos ou combinados com movimentos, são uma habilidade básica que
envolve a decolagem do solo como consequência do impulso muscular dos dez
inferiores com a extensão de uma ou ambas as pernas. Nos
saltos devemos levar em conta as seguintes variáveis:
Circuito 1; Como
objetos podemos adaptar e usar:
Circuito 2. Sem
matérias, só vivenciando um pouco de técnicas . As ações são as seguintes: 1· O estudante parado, com os pés juntos, deverá
saltar o mais alto possível e a frente, pousando ao chão com os pés juntos,
mas não necessariamente colados um ao outro; 2· Deverá dar um passo à frente e saltar com um pé
o mais alto possível e a frente, pousando ao chão com os pés juntos, mas não
necessariamente colados um ao outro; 3· O estudante parado, deverá dar três passos à
frente e saltar com um pé o mais alto possível e a frente, pousando ao chão
com os pés juntos, mas não necessariamente colados um ao outro; 4· Da mesma forma que o anterior, tendo um
obstáculo abaixo, tendo o estudante de saltar acima e à frente; 5· Deverá repetir todos os passos anteriores, mas
na fase de salto elevar os braços; 6 · O estudante repetirá o exercício anterior,
devendo após aterrissar, tocar imediatamente os pés com as mãos; 7· Em seguida, deverá ser feito igual ao anterior,
mas antecedido por uma corrida. Atividade de prática 2: Hora do
futsal, atividades de queimadas e afins dentro da prática possível a unidade
escolar. Fontes e
pesquisa: https://hablamosdelaula.blogspot.com/2020/05/habilidades-motrices-salto.html https://novaescola.org.br/conteudo/3509/coloque-a-turma-para-correr https://www.youtube.com/watch?v=mFaa0sw3hBY https://www.treinus.com.br/blog/corrida-de-rua/
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/a-historia-do-atletismo/
https://www.tudosaladeaula.com/2020/10/atle.html
|
RECURSOS: ( x ) quadro, pincel atômico, apagador; ( x ) Data
show; ( x ) Vídeo; ( x ) Computador; (
) Jornal; ( ) Revista; ( ) Informativos; ( ) Jogos diversos; ( ) Jogos de tabuleiro ( ) bolas, apito, rede; ( )
celular; ( x ) Notebook ( ) Outros: fita métrica, balança. ( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x ) Trabalho; ( x )
Pesquisa; ( x )Resolução de
Exercícios; ( ) Seminários; ( ) Cartaz; ( x ) Debate; ( ) Relatórios; ( x ) Resumo; (
) Avaliação escrita; ( x )
Avaliação da participação; ( )
Apresentação oral; ( ) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Outros:
|
|
OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência
quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser
ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo
com a realidade escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário