7ª SEQUÊNCIA EF 6º ANO

 

                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA                Nº 07-2022

TEMA: As diversas facetas do consumo

OBJETO DE CONHECIMENTO: Esporte de marca: Atletismo

  • História, corridas e saltos

UNIDADE TEMÁTICA: Esporte

TEMAS INTEGRADORES: Saúde, ciência e tecnologia, Economia

Ano: 6º           Período: 22/08 a 02/09/2022                Nº de Aulas: 08                       III UNIDADE

HABILIDADES

  •  (EF67EF03) Experimentar e fruir esportes de marca, precisão, invasão e técnico- combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
  • (EF67EF04) Praticar um ou mais esportes de marca, precisão, invasão e técnico- combinatórios oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras.
  • (EF67EF05) Planejar e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.
  •  (EF06EF04IT) Conhecer a origem do esporte de marca atletismo, bem como diferenciar os tipos de corridas e saltos.
  • (EF06EF05IT) Conhecer os fatos históricos dos desportistas praticantes do atletismo em Itamaraju-BA.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  •  Vivenciar diferentes modalidades e características histórico-culturais presentes nos esportes e para desporto de marca, bem como seus valores, regras e significados, prezando pelo trabalho coletivo, pelo protagonismo.
  • Perceber que as mudanças históricas ocorrem em diferentes ritmos e como elas ocorrem na vida das pessoas, em diferentes tempos e espaços.  

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIAM N

AULA 01

1º Momento: Aula teórica

O objeto de conhecimento que será trabalhado nesta aula será esporte de marca: Atletismo

  • História, corridas e saltos

Abrir uma roda de conversa para levantar informações sobre o objeto a ser estudado.

 

Levantamento Prévio

Vamos falar um pouco sobre atletismo.

 

01– O que significa a palavra atletismo?

02– Por que o atletismo é considerado o esporte-base de todas as outras modalidades esportivas?

03- Quem reativou os eventos esportivos na era moderna? E em que ano e aonde isso aconteceu?

04– Quais foram às modalidades esportivas praticadas na primeira olimpíada da era moderna?

 

A explanação do objeto de conhecimento poderá ser feito através de slides, vídeos, pesquisa, debate, etc.

 

DICA DE VÍDEO:

https://youtu.be/efK68u3lbnM

 

AULA 02

1º momento: Aula prática

Atividade de prática 1: Hora de correr

1º Aquecimento 5mim

 - Corrida de revezamento: Dividi a turma em duplas e cada integrante ficou em uma extremidade da quadra. Um deveria correr até o colega, entregar-lhe um objeto (pedaços de cabo de vassoura ou cano de PVC cortados, lembrará as estafetas) ou bater na mão dele e este deveria correr até a outra ponta.

- Corrida de obstáculos Bambolês, cones ou pets, corda esticada ou fita zebrada,  colocar espalhados pela quadra / espaço , para que sirva de barreiras, o objetivo é  correr com velocidade e não tocá-las, s alunos podem ser divididos em trio, quartetos...
- Corrida na subida e na descida O objetivo era experimentar correr em terrenos inclinados.

- Corrida de curta distância ou tiro rápido Com o cronômetro na mão, marcar o tempo de cada estudante em uma série de três tiros de cerca de 100 metros. "A ideia é refletir sobre a aceleração em um espaço pequeno e como diminuir o tempo."

Obs: como será divido em grupos menores faz uma final com o melhor de cada grupo e tira os vencedores de cada prova.

Atividade de prática 2: Hora do Futsal, queimada...

 

AULA 03

1º momento: Aula teórica

 

Sugestões de atividades:

 

–Atividade 1 — Memorizando corridas

–Atividade 2 — Memorizando saltos

–Atividade 3 — Pesquisando

 Opção1.
Faça uma pesquisa para conhecer mais sobre o ex-velocista Usain St. Leo Bolt, buscando sua nacionalidade, a data de nascimento, quantas medalhas de ouro, prata e bronze ele conquistou nas Olimpíadas e nos Mundiais de Atletismo, e por que ele é um atleta único e diferenciado no atletismo.

Opção 2. 

Pesquise sobre a corrida de rua de sua cidade, buscando dados como quem idealizou, há quantos anos acontece, quem são os ganhadores? Há ganhadores invicto? Você conhece alguém que corre ou correu?

AULA 04

1º momento: Aula prática

Atividade de prática 3: Hora de saltar

Os saltos, sozinhos ou combinados com movimentos, são uma habilidade básica que envolve a decolagem do solo como consequência do impulso muscular dos dez inferiores com a extensão de uma ou ambas as pernas.

Nos saltos devemos levar em conta as seguintes variáveis:

 

COM QUE?

ONDE?

QUE?

COM QUEM?

AJUDADO

Com apenas uma perna, com as duas pernas

Playground, academia, em casa, em...

em altura.

No comprimento.

Combinado.

Individual, grupo, casais

Por objetos (o que pode ser saltado, de onde pular) exemplo pular um pequeno obstáculo  ou pular corda.

 

Circuito 1;

Como objetos podemos adaptar e  usar:  

  1. caixote, reforçado,  que aguente o peso do aluno, ou palete, para o salto em cima.
  2. pode usar pets colocados ao lado do outro para saltar os objetos
  3.  bambolês ou desenhar círculos no chão para os saltos laterais e em carreiras

Circuito 2. Sem matérias, só vivenciando um pouco de técnicas .

As ações são as seguintes:

1· O estudante parado, com os pés juntos, deverá saltar o mais alto possível e a frente, pousando ao chão com os pés juntos, mas não necessariamente colados um ao outro;

2· Deverá dar um passo à frente e saltar com um pé o mais alto possível e a frente, pousando ao chão com os pés juntos, mas não necessariamente colados um ao outro;

3· O estudante parado, deverá dar três passos à frente e saltar com um pé o mais alto possível e a frente, pousando ao chão com os pés juntos, mas não necessariamente colados um ao outro;

4· Da mesma forma que o anterior, tendo um obstáculo abaixo, tendo o estudante de saltar acima e à frente;

5· Deverá repetir todos os passos anteriores, mas na fase de salto elevar os braços;

6 · O estudante repetirá o exercício anterior, devendo após aterrissar, tocar imediatamente os pés com as mãos;

7· Em seguida, deverá ser feito igual ao anterior, mas antecedido por uma corrida.

 Atividade de prática 2: Hora do futsal, atividades de queimadas e afins dentro da prática possível a unidade escolar.

                                

Fontes e pesquisa:

https://hablamosdelaula.blogspot.com/2020/05/habilidades-motrices-salto.html

https://novaescola.org.br/conteudo/3509/coloque-a-turma-para-correr

https://www.youtube.com/watch?v=mFaa0sw3hBY

https://www.treinus.com.br/blog/corrida-de-rua/

https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/a-historia-do-atletismo/

https://www.tudosaladeaula.com/2020/10/atle.html

 

 

RECURSOS: ( x ) quadro, pincel atômico, apagador; ( x ) Data show; ( x ) Vídeo; ( x ) Computador; (   ) Jornal; (  ) Revista; (   ) Informativos; ( ) Jogos diversos; (   ) Jogos de tabuleiro

(   ) bolas, apito, rede;  (   ) celular; ( x  ) Notebook (  ) Outros: fita métrica, balança. (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; ( x ) Trabalho; ( x   ) Pesquisa; (  x )Resolução de Exercícios; (  ) Seminários;

(  ) Cartaz; (  x ) Debate; (  ) Relatórios; (   x  ) Resumo; (  ) Avaliação escrita; (  x ) Avaliação da participação; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (    ) Outros:                                                          

 

 

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário