7ª Sequência Didática (período: 19/06 a 21/07/2023 )

 

                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA                  Nº 07-2023

TEMA: Consumidor consciente, empreendedor eficiente.

OBJETO DE CONHECIMENTO: Futsal

UNIDADE TEMÁTICA: Esporte

Ano: 6º          Período: 19/06 a 21/07/2023              Nº de Aulas: 06                          

HABILIDADES

·         (EF67EF03) Experimentar e fruir esportes de marca, precisão, invasão e técnico- combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

·         (EF67EF04) Praticar um ou mais esportes de marca, precisão, invasão e técnico- combinatórios oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras.

·         (EF67EF05) Planejar e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.

·         (EF67EF06) Analisar as transformações na organização e na prática dos esportes em suas diferentes manifestações (profissional e comunitário/lazer).

·          (EF06EF08IT) Entender o contexto histórico do esporte de invasão futsal identificando a quadra e suas marcações.

·         (EF35EF05) Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Vivenciar práticas coletivas do futsal promovendo a interação, cooperação do grupo.
  • Observar e conhecer as marcações e dimensões da quadra de futsal.

·         Desenvolver habilidades básicas e ter domínio do corpo.

·         Conhecer a história e origem do futsal.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

1º Momento: Aula teórica

Nessa aula a abordagem será sobre o objeto de conhecimento: Esporte de Invasão: Futsal (História- contextualização, Reconhecimento da quadra e suas marcações).

 

Levantamento de conhecimentos prévios:

Para dar início à aula sobre o Futsal, o professor deverá fazer a sondagem através das perguntas:

  • O que é futsal?
  • Quem pode jogar o futsal?
  • Há quanto tempo esse esporte existe?
  • Onde e como esse esporte se institucionalizou?
  • O que queremos aprender sobre o futsal na escola?
  • Teremos que mudar alguma coisa para jogar o esporte futsal na escola? O quê?
  • É possível praticar o futsal na escola igual ao futsal presente nas competições? Sim, não, por quê?

 

A exposição do objeto de conhecimento pode ser feita através de slides, vídeos, pesquisa, debate, etc.

 

VÍDEOS:

História do futsal

https://www.youtube.com/watch?v=ICdb-wEw30s

https://www.fgfs.org.br/index.php/2015-08-01-22-12-57/quadra-de-futsal

 

  • Sugestão de link para pesquisa:

Quadra de futsal

https://www.youtube.com/watch?v=l2GgG6TO2TY

https://www.youtube.com/watch?v=_wpD8saLrE4

  • Sugestão de link para pesquisa:

http://www.cbfs.com.br/2015/futsal/origem/index.html

 

AULA 02

 

1º momento: Aula prática

Para esta aula trabalhar a prática do futsal:

·         Trabalhar a prática com o domínio do corpo e habilidades básicas;


PRIMEIRO CICLO: domínio do corpo e habilidades básicas:

Sugestão de atividade a ser realizada:

 

1. Pega-pega congela com condução

No primeiro ciclo de ensino do futsal, as atividades devem proporcionar ao aluno o desenvolvimento das habilidades básicas de todos os esportes coletivos, como correr, saltar, arremessar, receber, conduzir etc. Nesse momento, é indicado que o professor opte por atividades mais recreativas, que aproximem o aluno do futsal, como o pega-pega congela com condução.

Para realizar o exercício, selecione um aluno para ser o pegador. Os demais devem se espalhar pela quadra, cada um com uma bola. Os participantes fogem e um aluno vai atrás deles segurando a bola com as mãos. Quando os fugitivos forem pegos, eles precisam parar com as pernas abertas e só podem ser salvos quando um colega conduzir a bola que está em sua mão, com os pés, entre as pernas do companheiro paralisado.

Se a atividade ficar fácil, é possível variar o deslocamento: em vez de segurar a bola com as mãos, peça aos alunos, em um primeiro momento, que se desloquem quicando e, em uma segunda oportunidade, manuseando a bola com os pés.

Objetivo: Desenvolver habilidades básicas e ter domínio do corpo.

https://www.unisportbrasil.com.br/7-atividades-recreativas-para-o-futsal-perfeitas-para-suas-aulas/

 

SEGUNDO CICLO: condução de bola e habilidades básicas;

Sugestão de atividade a ser realizada:

 

2. Jogo da velha humano

O jogo da velha humano é uma excelente atividade para que os alunos aprendam a manipular e a conduzir a bola, e ainda se sintam motivadas. A turma deverá ser dividida em duas equipes. O primeiro aluno de cada coluna, ao som do apito, vai conduzir a bola entre cones até o local que estiver disposto o jogo da velha, que pode ser feito com 9 arcos.

Ao chegar no jogo da velha, o aluno precisa deixar o colete que representa a cor da sua equipe em uma casa do jogo da velha. A regra é a mesma da brincadeira original feita no papel. Ao final, a equipe que completar as linhas do jogo vence.

 

Caso a turma seja grande, monte mais de um jogo da velha e separe os alunos em pequenos grupos para que todos possam participar.

 

Objetivo: aprimorar a manipulação de bola.

https://www.unisportbrasil.com.br/7-atividades-recreativas-para-o-futsal-perfeitas-para-suas-aulas/

 

 

AULA 03

1º momento: Aula teórica

 

Nesta aula direcionar o estudo sobre as dimensões da quadra de futsal a partir da atividade 01 (em anexo). Desenhar

 

AULA 04

 

1º momento: Aula prática


Nesta realizar um jogo de futsal com movimentos (fundamentos básicos)

 

AULA 05

1º momento: Aula teórica


Nesta aula direcionar o estudo sobre as dimensões e regras da quadra de futsal a partir da atividade 02 (em anexo).

AULA 06

 

1º momento: Aula prática

     Para esta aula trabalhar com os jogos de tabuleiro e cartas

 

RECURSOS: (x) quadro, pincel atômico, apagador; (x) Data show; ( x ) Vídeo; ( x) Computador; (   ) Jornal;

(  ) Revista; (   ) Informativos; ( x) Jogos diversos; ( x  ) Jogos de tabuleiro (   ) bolas, apito, rede;  (   ) celular; (   ) Notebook (  ) Outros: fita métrica, balança.

(  ) Outros:

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; (  ) Trabalho; ( x   ) Pesquisa; (  x )Resolução de Exercícios; (x  ) Seminários;

( x ) Cartaz; (  x ) Debate; (  ) Relatórios; (     ) Resumo; (  ) Avaliação escrita; ( x  ) Avaliação da participação;

(x  ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (    ) Outros:                                                          

 

 

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário