SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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Tema: Leitura, escrita em movimento:
Itamaraju em foco. Subtema: Desafios de ensinar a ler o mundo. |
UNIDADE
TEMÁTICA: Formas de Representação e Pensamento
Espacial. Objetos
do conhecimento:
Leitura e Elaboração de Mapas Temáticos, Croquis e Outras Formas de
Representação Para Analisar Informações Geográficas. |
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Ano: 9º Período: 11/09 a 06/10
de 2023 Nº de Aulas: 8 |
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HABILIDADES |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
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4-. Estabelecer conexões
entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância
dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos
fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história. 5. Desenvolver autonomia e
senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na
análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de
analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e
ordem. 6. Desenvolver o
pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e
iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a
resolução de problemas que envolvam informações geográficas. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS
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1.Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática
e inclusiva. 7.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de
vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional
e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos
outros e do planeta. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando
o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso
profissional. |
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa sequência
terá uma duração de quarto semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos
estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos estudantes, ficando
mais fácil a avaliação de desempenho
da participação nas aulas e nas atividades
realizadas. OBS:. É importante o professor falar
sobre o tema “ Leitura e escrita em movimento: “Itamaraju
em foco”, estimular sempre o estudante a leitura
e escrita. O professor e livre para promover um
momento de produção de um cordel, um texto ou uma paródia sobre Itamaraju. E
em seguida promover uma roda de conversa sobre o assunto. 1º
aula ETAPA 1e 2: Inicie
a aula com um bom dia e a chamada, em seguida abordar sobre o tema “
Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em Foco” que será abordado
durante o trimestre, estimulando o estudante a prática da leitura e escrita
no seu cotidiano. E em seguida apresente o objeto de conhecimento que iremos
trabalhar. Comece abordando sobre a “Rússia”
promovendo a leitura compartilhada.do texto. Texto
para leitura com bastante atenção: A Rússia (ou Federação Russa) é o país com a
maior extensão territorial do mundo. Dado a sua grande extensão Leste-Oeste,
seu território compreende onze fusos horários. Mesmo com o fim da União
Soviética, a Rússia ainda é uma grande potência, principalmente devido à
influência que exerce sobre outros países, especialmente os ex - socialistas
do Leste Europeu e os que fazem parte da Comunidade de Estados Independentes
(CEI). O país também é um dos cinco membros permanentes do Conselho de
Segurança da ONU. A Rússia detém, ainda, um grande poderio bélico e militar,
herança da Guerra Fria, o que garante sua participação em assuntos
estratégicos mundiais. Destaca-se também na produção mineral, com grandes
jazidas de petróleo e gás natural. Esses recursos são estratégicos para a
economia e a política russa, pois abastecem muitos países da União Europeia e
do Leste Europeu, que são extremamente dependentes das fontes de energia
provenientes do território russo. ASPECTOS FÍSICOS A Rússia, maior país do mundo, tem 17098240
km2 de área, que se dividem entre os continentes europeu e asiático. Cerca de
dois terços do seu território estão situados na Ásia, mas a capital do país,
Moscou, localiza-se na porção europeia. Os montes Urais estabelecem a divisão
entre a parte europeia e a parte asiática do território russo. Neles, estão
localizadas jazidas minerais, especialmente de carvão. Em seu relevo (veja o
mapa desta página), destacam-se duas grandes planícies: a Russa, situada no
Noroeste da Sibéria, na porção centro-ocidental. A leste da planície da
Sibéria está localizada o planalto Central Siberiano, em que há cadeias
montanhosas antigas, com concentração de minerais, como ouro e diamantes. Na
parte asiática do território russo, predominam climas frios. Ao Norte, ao
longo do litoral, a Tundra aparece associada ao clima polar. À medida que as
latitudes diminuem, o clima é frio e há predomínio da Taiga ou Floresta de
Coníferas. Ao Sul, onde o clima se torna mais seco, ocorrem as Estepes. A
leste dos montes Urais, na porção europeia, o clima é temperado e o bioma
característico é a Floresta de Coníferas, que abastece as indústrias de papel
e de madeira. Ao Sul, verifica-se um clima temperado mais ameno e a presença
da Floresta Temperada e da Pradaria. Essa área é a mais populosa, e nela
ocorre o maior aproveitamento da terra para a agricultura. POPULAÇÃO A diversidade física da Rússia contribui
para explicar a distribuição irregular da população — que ultrapassa 142
milhões de pessoas — pelo imenso território. A maioria dos habitantes reside
na parte europeia do país, onde estão localizados o centro econômico e as
principais cidades da Rússia: Moscou, com mais de 12 milhões de habitantes
(como mencionado no início deste Capítulo), e São Petersburgo, com cerca de 5
milhões. A taxa de urbanização é de 74,2%. Embora seja formada por diversas
etnias, a maioria da população é composta de russos (78%). Um dos grandes
problemas do país é o crescimento populacional negativo, de –0,08%. A taxa de
fecundidade é de 1,6 filho por mulher (dados de 2017). O governo encara essa
questão como prioridade nacional e oferece incentivos financeiros para que as
famílias tenham mais de um filho. Importância das migrações O crescimento populacional não é menor
porque, nos últimos anos, a Rússia tem sido polo de atração de imigrantes da
Ásia Central, do Leste Europeu e de países localizados no sul do Cáucaso.
Diante da crise demográfica e da necessidade de mão de obra, o governo russo
flexibilizou a entrada de imigrantes e a migração de habitantes do extremo
leste de sua porção asiática, região mais pobre do país. A TRANSIÇÃO PARA A ECONOMIA DE MERCADO A desagregação da União Soviética deu origem
ao processo de modernização industrial da Rússia e à abertura econômica para
o mundo, porém aumentou a pobreza e a concentração de renda da população. A
transição da economia planificada para
a capitalista provocou várias mudanças, como a privatização das antigas
empresas estatais, a introdução da concorrência, a busca do lucro como meta
da produção, a liberação de preços e a abertura ao capital estrangeiro. Em linhas gerais, a
modernização russa segue políticas semelhantes às aplicadas nos demais países
em desenvolvimento. Economia
da Rússia O
Produto Interno Bruto (PIB) da Rússia é de aproximadamente US$ 1,7 trilhão.
Mais de 60% desse valor são correspondentes ao setor de serviços, também
aquele que concentra a maior parcela da mão de obra do país. O
setor secundário representa 32,7% do PIB russo. A indústria do país é
essencialmente de base, isto é, voltada para o desenvolvimento de bens de
produção e matérias-primas. A indústria extrativa russa é produtora de
metais, compostos químicos, petróleo, carvão e gás natural. O país desenvolve
também equipamentos de transporte e comunicação, veículos e aeronaves. A
agricultura representa 4,7% da economia, o que se deve principalmente à baixa
disponibilidade de terras agricultáveis no país. Entre os principais
cultivos, estão: trigo, cevada, aveia, beterraba, semente de girassol, milho
e soja. Infraestrutura da
Rússia A maior parcela da
energia produzida e consumida na Rússia é oriunda de combustíveis fósseis,
principalmente gás natural. A matriz energética do país é composta, ainda,
pela hidrelétrica, nuclear e outras fontes (eólica, solar). Dados de 2020
indicam que toda a população tem acesso à eletricidade. Nos transportes, a
Rússia se destaca internacionalmente pela quantidade de aeroportos, rodovias
e ferrovias. Em 2013, era o quinto país com o maior número de aeroportos do
mundo, com 1218. A rede ferroviária, com 87.157 km, é a terceira mais extensa
do planeta, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. A malha
rodoviária do país totaliza 1.283.387 km." QUADRO
ECONÔMICO Até 1917, ano em que ocorreu a Revolução
Socialista, a economia russa destacava-se pelo uso de seus recursos minerais
e agrícolas. Após a revolução, durante várias décadas, o país priorizou as
indústrias de bens de produção (máquinas e equipamentos). Desde a década de
1980, porém, passou a investir nas indústrias de bens de consumo, como
alimentos, vestuário, eletrodomésticos etc. Quadro
Geopolítico A Rússia vem se firmando cada vez mais como
um dos principais atores da ordem multipolar do atual cenário geopolítico
mundial. O país vem se destacando pela forte oposição às estratégias adotadas
pelos países ocidentais, em especial os Estados Unidos. Sua influência é
consolidada, sobretudo, na região composta das ex - repúblicas soviéticas e
em porções do território asiático. Algumas
Ações da política externa russa. Anexação da península da Crimeia ,
Participação na Guerra da Síria ,O separatismo tchetcheno.
2º aula ETAPA 1 e 2: Após a leitura e interpretação do texto sobre orientar os estudantes a copiar e responder
a atividade disponível na apostila.
ATIVIDADE 1)Em relação à
distribuição dos recursos naturais da Federação Russa, considere as
afirmativas: I.É considerado um dos países mais ricos em recursos minerais, devido
a sua imensa extensão territorial e por possuir uma estrutura geológica
diversificada. II. É o maior exportador de gás natural do mundo. Atualmente atravessa
uma crise geopolítica com sua vizinha Ucrânia, antiga república soviética,
culminando com a independência da península da Crimeia. II. Nas extensas bacias sedimentares dos Montes Urais o país dispõe de
grandes reservas minerais das quais são exploradas, principalmente, jazidas
de ferro, bauxita, cobre, potássio e amianto. IV. Há importantes usinas hidrelétricas localizadas nos rios da Bacia
do Volga e nos rios Ienissei e Angara que cortam os planaltos da Sibéria
Ocidental. a) I e II. c) III e IV. d) I, II e III. e) I, II e IV. 2) Estabelecem a
divisão entre a parte europeia e a parte asiática do território russo. a) Montes Chersky b) Montes Urais c) Montes Saian d) Montes Tannu-Ola 3) Muitos países da União
Europeia e do Leste Europeu são extremamente dependentes das fontes de energia
(petróleo e gás natural) provenientes a) da Rússia b) do Turcomenistão. c) da Geórgia d) do Cazaquistão. 4) Fazendo parte dos chamados BRICS, esse país é
bastante temido e respeitado pelo seu poder bélico, derivado dos períodos de
guerra. Está em desenvolvimento econômico e exporta combustíveis fósseis. O
país em questão é? 5) Embora não tenha o mesmo poder de décadas anteriores, hoje a Rússia
ocupa lugar de destaque no cenário mundial. O país faz parte a) da OTAN. b) do Conselho de Segurança da ONU c) da União Europeia. d) da OCDE. Gabarito 1) E 2)
B 3) A
4) E 5) B
3º aula ETAPA 1 e 2: Para
melhor para melhor compreensão do conteúdo, os professores podem
solicitar a atividade complementar que esta disponível na apostila.
ATIVIDADE COMPLEMENTAR "A Rússia, o maior
país do mundo, apresenta 17.098.240 km², distribuídos entre
os continentes europeu
e asiático – separados pelos
Montes Urais. Sua população é de aproximadamente 143.456.918 milhões de habitantes. A Rússia faz fronteira com 14 diferentes países: Noruega, Finlândia, Estônia, Letônia, Bielorrússia, Lituânia, Polônia, Ucrânia, Geórgia, Azerbaidjão, Cazaquistão, China, Mongólia e Coreia do Norte. A distribuição latitudinal do país resulta
em diversos tipos de clima, desde o ártico, no extremo norte,
até o clima continental moderado, em sua porção
sul As principais características do clima
russo são invernos bastante rigorosos, com temperaturas médias extremamente
baixas em determinadas áreas
do país. Em Yakutsk, por exemplo, que
recebe o título
de cidade mais fria do mundo, a temperatura média anual gira em torno de -25°C. No verão, essa temperatura
sobe, oscilando entre 0ºC e 20°C; no inverno, costuma chegar a -45°C. Em alguns momentos, essa temperatura decaiu
para -65°C. Em sua disposição
longitudinal, outro fator interessante envolve a Rússia: o país possui 11
fusos horários, elemento que
dificulta a orientação da dinâmica socioeconômica das pessoas e
empresas que atuam no território russo. Dimensão territorial
Com
território equivalente ao dobro do Brasil, pode-se dizer que a Rússia é um
país populoso, mas pouco povoado, na medida
em que sua densidade demográfica é considerada baixa, cerca de 8,8 hab/km².
As principais cidades da Rússia são: Moscou
(capital), São Petersburgo, Novosibirsk, Nijni Novogorod e Yekaterinburg." "A ocupação territorial da Rússia
não é homogênea. Considerando as baixíssimas temperaturas aferidas no extremo norte,
especialmente na região da Sibéria, que passa a maior parte do ano
congelada, a população tende a concentrar-se na porção sul do país.
Nessa mesma faixa, concentram-se as principais cidades e aglomerados populacionais do país. A vastidão do território russo
permite ainda o desenvolvimento de diversas áreas
de cultivo e exploração da terra com atividades de extrativismo,
agricultura e pecuária. A Rússia figura entre os principais exportadores de
madeira do mundo. Destaca-se também pela produção de cereais (trigo, cevada, aveia e centeio) e criação de gado em praticamente todo o território. A grande extensão litorânea da Rússia
também a torna
um país de destaque na pesca, ocupando o sexto lugar
entre os maiores produtores do planeta. No campo industrial, a
exploração do território ocorre também pela extração mineral, destacando-se a
extração de zinco, cobre e ferro na porção ocidental do país. Destaca-se também a exploração de campos de petróleo e gás natural
na porção central do território. Outro recurso importante encontrado
em território russo são as reservas de urânio no sudoeste do país." Fonte https://brasilescola.uol.com.br/geografia/aspectos-territoriais-russia.htm 1- Quantos fusos horários possui
a Rússia? 2- Quais principais atividades econômicas são desenvolvidas no território russo?
3- Quais
fontes minerais são
explorados pelo extrativismo russo? 4- Porque a ocupação russa não é homogênea?
5- Qual
importância dos Montes
Urais para a Rússia? ETAPA 1 e 2: Levantamento
prévio da aula anterior. Em seguida correção da atividade e momento de tirá
dúvidas, dando oportunidade aos estudantes a relatar o que mais chamou
atenção no contéudo abordado.
4º AULA ETAPA 1: Nesta etapa é
importante retoma os estudos
anteriores sobre os continentes. Pode-se usar como recurso o mapa MUNDI para uma breve identificação
dos continentes já estudados. Emseguida apresenta aos estudantes o continente Asiático, sua
localização, limites, aspectos naturais e regionalização. Para essa etapa,
pode-se fazer um esquema no quadro apresentando a principal forma de relevo,
a hidrografia, o clima e a vegetação... Sugiro que o professor pode-se iniciar
utilizando o livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas 150 a 157,
fazendo uma leitura compartilhada, dando ênfase aos mapas e explorando o
entendimento dos estudantes ou disponibilizar se possível a um vídeo aula por
meio desse link: https://www.youtube.com/watch?v=TcfSX4pUf9A outro
de sua preferência para os estudantes assistirem. O professor pode também
solicitar aos estudantes a leitura compartilhada do texto disponível na
apostila. LEIA COM MUITA ATENÇÃO O TEXTO ABAIXO: O
CONTINENTE ASIÁTICO A Ásia
é o maior continente em área terrestre do mundo, estando boa parte do
continente localizado no Hemisfério Norte. Além de ser o mais extenso, é
também o mais populoso, habitando nele cerca de três quintos da população
mundial. A Ásia é multicultural, abrigando diversas culturas, etnias,
religiões e tradições. Geograficamente,
o continente asiático é também muito diverso. No continente, localizam-se
algumas montanhas que estão entre as mais altas do mundo, grandes desertos e
extensos rios. O povo asiático corresponde a uma das civilizações mais
antigas do mundo, iniciada há cerca de 4000 anos. A economia e governos são
também variados, visto que o continente é composto por um grande número de
países, cada qual com as suas particularidades. Localização
- A maior parte localiza-se no
Hemisfério Norte, fazendo fronteira com os continentes: africano, europeu,
americano (pelo Estreito de Bering) e Oceania.
ETAPA 2: Nesta etapa o professor entregua a cada estudante o mapa mundi para
ser preenchido com os nomes dos países e capitais em cada aula (de
preferência por regiões). 5º
AULA ETAPA 1: Dando
continuidade a aula anterior, o professor nesta etapa continue a leitura
sobre a GEOGRAFIA DA ÁSIA . GEOGRAFIA DA ÁSIA . O
continente asiático é geograficamente bastante diversificado devido à sua
grande extensão: - O
relevo:
caracteriza-se pela presença de terras baixas como o Mar Morto (maior
depressão absoluta do mundo) e também de planaltos que apresentam elevadas
cordilheiras como a Cordilheira do Himalaia. Algumas regiões encontram-se no
chamado Círculo do Fogo (área de grande ocorrência de abalos sísmicos e
atividades vulcânicas), portanto, são muito suscetíveis a desastres naturais.
-
Climas:
ao norte, há predomínio do clima polar; ao centro, predomínio do clima
temperado; ao sul, predomínio do clima árido e semiárido (região dos
desertos); na Ásia Ocidental, predomínio do clima mediterrânico e, nas
proximidades da Linha do Equador, há faixas de clima equatorial e tropical. - A
hidrografia do continente: alguns rios merecem destaque como:
Huang-ho (China), Ganges (Índia e Bangladesh), Indo (Paquistão), Tigre
(Turquia, Síria e Iraque), entre outros. Os mares também são abundantes no
continente como o Mar Vermelho, Mar da Arábia e o Mar Cáspio. - A
vegetação: destaca-se com a presença de formações como a
tundra, taiga, estepes, florestas equatoriais e florestas tropicais. Há
também presença de florestas temperadas e vegetações características dos
desertos e regiões semiáridas: as xerófitas. ETAPA 2: Após a leitura
momento de questionamentos e discussão levando os estudantes a entender e
compreender o conteúdo.
6º AULA ETAPA 1: Levamtamento
prévio da aula anterior, em seguida explanar sobre as REGIÕES DA ÁSIA, através da leitura comentada do texto a seguir. Texto: Oriente Médio Corresponde à região geográfica localizada
na parte leste e sul do Mar Mediterrâneo até o Golfo Pérsico. A região conta
com um pouco mais de 7 milhões de km2 e cerca de 270 milhões de habitantes. O Oriente Médio é considerado berço de
várias religiões como cristianismo, islamismo e judaísmo e também considerado
um grande centro econômico, político e cultural. Contudo, é uma região
bastante conflituosa no que tange a presença de alguns recursos naturais como
água, petróleo e gás natural, motivo de muitas disputas entre países. Ásia Meridional Corresponde à região localizada no sul do
continente asiático e por isso também chamada de Sul da Ásia. Essa região
geográfica corresponde também ao subcontinente asiático conhecido como
subcontinente indiano. É uma das regiões mais populosas da Ásia, onde habitam
cerca de 1,65 bilhões de habitantes. Essa parte da Ásia é considerada uma das
menos desenvolvidas, apresentando baixos indicadores sociais e baixa
industrialização. Sudeste Asiático Corresponde à região que abrange 11 países
(diversas ilhas e a Indochina). Conta com uma área de aproximadamente
4.500.000 km2.. Vivem nessa área aproximadamente 618 milhões de habitantes. O
Sudeste Asiático é caracterizado pela presença de vulcões, alguns em
atividade; terremotos e também ocorrência de maremotos. Os desastres naturais
já vitimaram milhares de pessoas nessa região. Ásia Oriental Corresponde à região localizada no leste
asiático e por isso é também conhecida como Leste da Ásia. Essa área coincide
com o que é conhecido na Ásia como Extremo Oriente. Possui uma área de
aproximadamente 12.000.000 km2 e contam com cerca de 40% da população
asiática, sendo, portanto, uma das regiões mais populosas do mundo. Abrange a
área de países como China e Japão. Ásia Central Corresponde à região localizada entre o
leste do Mar Cáspio e o centro-oeste da China e o norte do Irã e o sul da
Sibéria. Essa região não é demarcada oficialmente. Segundo as Nações Unidas,
essa região abrange a área dos seguintes países: Cazaquistão, Quirguistão,
Tajiquistão, Turcomenistão, Uzbequistão e Afeganistão.
ETAPA 2:
Continuação
do objeto de conhecimento sobre Oriente
Médio, com momentode
questionamentos , tira possíveis dúvidas e socializar.
7º Aula ETAPA 1: Levamtamento
prévio da aula anterior, em seguida orientar os estudantes a copiar e responder no caderno
a atividade para melhor compreensão dos conteúdos abordados na aula anterior.
ATIVIDADE 1.MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA: A- COM
BASE NO MERIDIANO DE GREENWCH, EM QUAL HEMISFÉRIO ESTÁ LOCALIZADO O CONTINENTE
ASIÁTICO: ( ) HEMISFÉRIO ORIENTAL ( ) HEMISFÉRIO
OCIDENTAL B- QUE
CONTINENTES SE LIMITAM COM A ÁSIA: ( ) ÁFRICA,EUROPA,AMÉRICA E OCEANIA ( ) OCEANIA E ÁFRICA E ANTÁRTIDA C- COMO
SE CHAMAM OS MONTES QUE SEPARAM A ÁSIA DA EUROPA: ( ) MONTES APALCHES ( ) MONTES URAIS ATIVIDADE
2.RESPONDA: 1-
COMO ESTÁ DIVIDIDO/REGIONALIZADO, O CONTINENTE ASIÁTICO? 2- O
QUE É O CHAMADO ”CÍRCULO DE FOGO’’? 3-
PORQUE O CONTINENTE ASIÁTICO É CHAMADO DE MULTICULTURAL? 4 –
IDENTIFIQUE A ÁREA E POPULAÇÃO DA ÁSIA. 5 –
CITE A ÁREA OCUPADA PELA ÁSIA ORIENTAL E DOIS PAIS IMPORTANTES SITUADOS NESSA
REGIÃO:
8º Aula Aula Complementar
(Setembro Amarelo) ETAPA
1 e 2: Levantamento
prévio da aula anterior sobre observação ao analisar conflitos
ligados ao complexo cenário da política externa russa, favorecem o trabalho
com a habilidade EF09GE08.E
seguida vamos abrir um espaço para se trabalhar “O setembro amarelo” , enfatizando a valorização a vida. A proposta é
abordar o conceito sobre o “Setembro Amarelo” e sua importância. Logo após trabalhar uma
das três sugestões imagens de para reflexão e questionamentos, uma tirinha da
Mafalda aordado os nossos valores e uma música de Gonzaguinha - O que é, o que é? disponível na apostila. Setembro Amarelo
Sugestão 1: trabalhar a leitura de imagem, na primeira imagem sugerir
aos alunos a se questionarem: ·
Quem
sou eu? ·
Quem eu
quero ser? ·
O meu
papel no mundo? Sugestão 2: Na segunda imagem trabalhar valores por quê
são importantes? Pedir que os alunos descreva com suas as
informações observadas nas imagens. Sugestão 3:
Uma
tirinha da Mafalda abordado os nossos valores. 1- Já nos perguntamos quais são os nossos
Valores? 2-Diferente das Qualidades, os nossos Valores
são comumente conhecidos como a nossa Essência, isto é, tudo aquilo que não
deve ser corrompido, adulterado. Os nossos Valores são sem dúvida o reflexo
da nossa Alma. Então, o que estamos fazendo para mantê-los intactos? Por diversas vezes enquanto vivemos
somos convidados a testar a nossa Essência. Seja em um simples gesto ou em um
grande ato. Resistir a essas ações, ou ceder a elas, diz muito sobre como
estamos cuidando dos nossos Valores. Ir contra aquilo que internamente não
nos faz Bem não é vexatório, muito pelo contrário, é enaltecer aquilo que
precisamos. Assim como um perfume marcante, a nossa
trajetória enquanto Seres Humanos é exalada pela nossa Essência através dos
nossos Valores. Se quisermos sentir esse cheiro, precisamos usar e abusar
dela. Sem ações corruptivas, sem passividade, sem falta de personalidade. Ser
quem somos é, acima de tudo, uma Dádiva do Universo. RECURSOS: ( 120 a 133 e 134 a 147)Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( )
Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (145 a 147) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X ) Observação do d esempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros:
Referencias: Livro didático de
Geografia Araribá Mais Geografia. Imagens do mapa da Russia link: : https://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u106721.shtml Vídeo sobre “A Rússia e a CEI” link: https://youtu.be/e3SElEDcx4E Vídeo sobre “RUSSIA: Economia em expansão”
link: https://youtu.be/PLn91tTXa1I https://muitomaisgeografia.files.wordpress.com/2018/01/geo_ano9_uni4_resp.pdf Que Deus continue
protegendo e abençoando a todos nós... |
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