7º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 9º ANO - 2023

 

                                                      SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

 Tema: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco.

Subtema: Desafios de ensinar a ler o mundo.

UNIDADE TEMÁTICA:  Formas de Representação e Pensamento Espacial.

Objetos do conhecimento: Leitura e Elaboração de Mapas Temáticos, Croquis e Outras Formas de Representação Para Analisar Informações Geográficas.    

Objetivo geral: 

• identificar, reconhecer e representar, no mapa, a formação da Comunidade de Estados Independentes como estratégia militar e econômica;

• reconhecer e compreender que a Europa Oriental está em nível de desenvolvimento diferente do Leste Europeu;

• compreender a diversidade étnico-cultural e os consequentes conflitos existentes na região do Leste Europeu;

 • compreender os principais aspectos econômicos, sociais e do espaço físico da Rússia e sua influência na Europa Oriental e no Leste Europeu.

Ano:                           Período: 11/09  a  06/10 de 2023                                    Nº de Aulas: 8

HABILIDADES

 (EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o principio do respeito às diferenças.

(EF09GE05) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial(economia, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização

(EF09GE07) Analisar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.

(EF09GE09) Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicos e pressões dosbre seus ambientes físico-naturais.

(EF09GE10) Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.

(EF09GE12) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.

(EF09GE12BA) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil e a Bahia.

(EF09GE12IT) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil, a Bahia, a mesorregião do Sul Baiano e o município de Itamaraju.

(EF09GE13) Analisar a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.

(EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticas e esquemáticos(croquis) e anamorfoses geográficos para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdade sociopolíticas e geopolíticas mundiais.

(EF09GE16) Identificar e comparar diferentes Domínios Morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.

                          COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

4-.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

5. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

6. Desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução de problemas que envolvam informações geográficas.

                            COMPETÊNCIAS GERAIS

 1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender  ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

                 COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

  Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de quarto semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos estudantes, ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

OBS:. É importante o professor falar sobre o tema Leitura e escrita em movimento: “Itamaraju em foco”, estimular sempre o estudante a leitura e escrita. O professor e livre para promover um momento de produção de um cordel, um texto ou uma paródia sobre Itamaraju. E em seguida promover uma roda de conversa sobre o assunto.

 

                                                                                       1º aula

 ETAPA 1e 2: Inicie a aula com um bom dia e a chamada, em seguida abordar sobre o tema “ Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em Foco” que será abordado durante o trimestre, estimulando o estudante a prática da leitura e escrita no seu cotidiano. E em seguida apresente o objeto de conhecimento que iremos trabalhar. Comece abordando sobre  a “Rússia promovendo a leitura compartilhada.do texto.

 

 Texto para leitura com bastante atenção:

 

 A Rússia (ou Federação Russa) é o país com a maior extensão territorial do mundo. Dado a sua grande extensão Leste-Oeste, seu território compreende onze fusos horários. Mesmo com o fim da União Soviética, a Rússia ainda é uma grande potência, principalmente devido à influência que exerce sobre outros países, especialmente os ex - socialistas do Leste Europeu e os que fazem parte da Comunidade de Estados Independentes (CEI). O país também é um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU. A Rússia detém, ainda, um grande poderio bélico e militar, herança da Guerra Fria, o que garante sua participação em assuntos estratégicos mundiais. Destaca-se também na produção mineral, com grandes jazidas de petróleo e gás natural. Esses recursos são estratégicos para a economia e a política russa, pois abastecem muitos países da União Europeia e do Leste Europeu, que são extremamente dependentes das fontes de energia provenientes do território russo.

ASPECTOS FÍSICOS

 A Rússia, maior país do mundo, tem 17098240 km2 de área, que se dividem entre os continentes europeu e asiático. Cerca de dois terços do seu território estão situados na Ásia, mas a capital do país, Moscou, localiza-se na porção europeia. Os montes Urais estabelecem a divisão entre a parte europeia e a parte asiática do território russo. Neles, estão localizadas jazidas minerais, especialmente de carvão. Em seu relevo (veja o mapa desta página), destacam-se duas grandes planícies: a Russa, situada no Noroeste da Sibéria, na porção centro-ocidental. A leste da planície da Sibéria está localizada o planalto Central Siberiano, em que há cadeias montanhosas antigas, com concentração de minerais, como ouro e diamantes. Na parte asiática do território russo, predominam climas frios. Ao Norte, ao longo do litoral, a Tundra aparece associada ao clima polar. À medida que as latitudes diminuem, o clima é frio e há predomínio da Taiga ou Floresta de Coníferas. Ao Sul, onde o clima se torna mais seco, ocorrem as Estepes. A leste dos montes Urais, na porção europeia, o clima é temperado e o bioma característico é a Floresta de Coníferas, que abastece as indústrias de papel e de madeira. Ao Sul, verifica-se um clima temperado mais ameno e a presença da Floresta Temperada e da Pradaria. Essa área é a mais populosa, e nela ocorre o maior aproveitamento da terra para a agricultura.

POPULAÇÃO

 A diversidade física da Rússia contribui para explicar a distribuição irregular da população — que ultrapassa 142 milhões de pessoas — pelo imenso território. A maioria dos habitantes reside na parte europeia do país, onde estão localizados o centro econômico e as principais cidades da Rússia: Moscou, com mais de 12 milhões de habitantes (como mencionado no início deste Capítulo), e São Petersburgo, com cerca de 5 milhões. A taxa de urbanização é de 74,2%. Embora seja formada por diversas etnias, a maioria da população é composta de russos (78%). Um dos grandes problemas do país é o crescimento populacional negativo, de –0,08%. A taxa de fecundidade é de 1,6 filho por mulher (dados de 2017). O governo encara essa questão como prioridade nacional e oferece incentivos financeiros para que as famílias tenham mais de um filho.

 Importância das migrações

 O crescimento populacional não é menor porque, nos últimos anos, a Rússia tem sido polo de atração de imigrantes da Ásia Central, do Leste Europeu e de países localizados no sul do Cáucaso. Diante da crise demográfica e da necessidade de mão de obra, o governo russo flexibilizou a entrada de imigrantes e a migração de habitantes do extremo leste de sua porção asiática, região mais pobre do país.

 A TRANSIÇÃO PARA A ECONOMIA DE MERCADO

 A desagregação da União Soviética deu origem ao processo de modernização industrial da Rússia e à abertura econômica para o mundo, porém aumentou a pobreza e a concentração de renda da população. A transição da economia  planificada para a capitalista provocou várias mudanças, como a privatização das antigas empresas estatais, a introdução da concorrência, a busca do lucro como meta da produção, a liberação de preços e a abertura ao capital estrangeiro.

Em linhas gerais, a modernização russa segue políticas semelhantes às aplicadas nos demais países em desenvolvimento.

Economia da Rússia

O Produto Interno Bruto (PIB) da Rússia é de aproximadamente US$ 1,7 trilhão. Mais de 60% desse valor são correspondentes ao setor de serviços, também aquele que concentra a maior parcela da mão de obra do país.

O setor secundário representa 32,7% do PIB russo. A indústria do país é essencialmente de base, isto é, voltada para o desenvolvimento de bens de produção e matérias-primas. A indústria extrativa russa é produtora de metais, compostos químicos, petróleo, carvão e gás natural. O país desenvolve também equipamentos de transporte e comunicação, veículos e aeronaves.

A agricultura representa 4,7% da economia, o que se deve principalmente à baixa disponibilidade de terras agricultáveis no país. Entre os principais cultivos, estão: trigo, cevada, aveia, beterraba, semente de girassol, milho e soja.

Infraestrutura da Rússia

A maior parcela da energia produzida e consumida na Rússia é oriunda de combustíveis fósseis, principalmente gás natural. A matriz energética do país é composta, ainda, pela hidrelétrica, nuclear e outras fontes (eólica, solar). Dados de 2020 indicam que toda a população tem acesso à eletricidade.

Nos transportes, a Rússia se destaca internacionalmente pela quantidade de aeroportos, rodovias e ferrovias. Em 2013, era o quinto país com o maior número de aeroportos do mundo, com 1218. A rede ferroviária, com 87.157 km, é a terceira mais extensa do planeta, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. A malha rodoviária do país totaliza 1.283.387 km."

QUADRO ECONÔMICO

 Até 1917, ano em que ocorreu a Revolução Socialista, a economia russa destacava-se pelo uso de seus recursos minerais e agrícolas. Após a revolução, durante várias décadas, o país priorizou as indústrias de bens de produção (máquinas e equipamentos). Desde a década de 1980, porém, passou a investir nas indústrias de bens de consumo, como alimentos, vestuário, eletrodomésticos etc.

Quadro Geopolítico

 A Rússia vem se firmando cada vez mais como um dos principais atores da ordem multipolar do atual cenário geopolítico mundial. O país vem se destacando pela forte oposição às estratégias adotadas pelos países ocidentais, em especial os Estados Unidos. Sua influência é consolidada, sobretudo, na região composta das ex - repúblicas soviéticas e em porções do território asiático.

Algumas Ações da política externa russa.

 Anexação da península da Crimeia , Participação na Guerra da Síria ,O separatismo  tchetcheno.

                                                                                           2º aula

  ETAPA 1 e 2: Após a leitura e interpretação do texto sobre  orientar os estudantes a copiar e responder a atividade disponível na apostila.

                                                                                 ATIVIDADE

1)Em relação à distribuição dos recursos naturais da Federação Russa, considere as afirmativas: 

 

I.É considerado um dos países mais ricos em recursos minerais, devido a sua imensa extensão territorial e por possuir uma estrutura geológica diversificada.

II. É o maior exportador de gás natural do mundo. Atualmente atravessa uma crise geopolítica com sua vizinha Ucrânia, antiga república soviética, culminando com a independência da península da Crimeia. 

II. Nas extensas bacias sedimentares dos Montes Urais o país dispõe de grandes reservas minerais das quais são exploradas, principalmente, jazidas de ferro, bauxita, cobre, potássio e amianto. 

IV. Há importantes usinas hidrelétricas localizadas nos rios da Bacia do Volga e nos rios Ienissei e Angara que cortam os planaltos da Sibéria Ocidental.
Estão corretas, apenas, 

a) I e II.
b) II e III. 

c) III e IV. 

d) I, II e III. 

e) I, II e IV.

 

2) Estabelecem a divisão entre a parte europeia e a parte asiática do território russo.

a) Montes Chersky

b) Montes Urais

c) Montes Saian

d) Montes Tannu-Ola

 

3)  Muitos países da União Europeia e do Leste Europeu são extremamente dependentes das fontes de energia (petróleo e gás natural) provenientes

a) da Rússia

b) do Turcomenistão.

c) da Geórgia

d) do Cazaquistão.

 

4) Fazendo parte dos chamados BRICS, esse país é bastante temido e respeitado pelo seu poder bélico, derivado dos períodos de guerra. Está em desenvolvimento econômico e exporta combustíveis fósseis. O país em questão é?
a)Brasil
b)Venezuela
c)Índia
d) África do Sul
e) Rússia

 

5) Embora não tenha o mesmo poder de décadas anteriores, hoje a Rússia ocupa lugar de destaque no cenário mundial. O país faz parte

a) da OTAN.

b) do Conselho de Segurança da ONU

c) da União Europeia.

d) da OCDE.

Gabarito

1)      E    2)   B    3)  A   4) E  5)  B

                                                                               3º aula

  ETAPA 1 e 2: Para melhor para melhor compreensão do conteúdo, os professores podem solicitar a atividade complementar que esta disponível na apostila.

 

                                                       ATIVIDADE COMPLEMENTAR

"A Rússia, o maior país do mundo, apresenta 17.098.240 km², distribuídos entre os continentes europeu e asiático separados pelos Montes Urais. Sua população é de aproximadamente 143.456.918 milhões de habitantes. A Rússia faz fronteira com 14 diferentes países: Noruega, Finlândia, Estônia, Letônia, Bielorrússia, Lituânia, Polônia, Ucrânia, Geórgia, Azerbaidjão, Cazaquistão, China, Mongólia e Coreia do Norte.

A distribuição latitudinal do país resulta em diversos tipos de clima, desde o ártico, no extremo norte, até o clima continental moderado, em sua porção sul

As principais características do clima russo são invernos bastante rigorosos, com temperaturas médias extremamente baixas em determinadas áreas do país. Em Yakutsk, por exemplo, que recebe o título de cidade mais fria do mundo, a temperatura média anual gira em torno de -25°C. No verão, essa temperatura sobe, oscilando entre 0ºC e 20°C; no inverno, costuma chegar a -45°C. Em alguns momentos, essa temperatura decaiu para -65°C.

 

Em sua disposição longitudinal, outro fator interessante envolve a Rússia: o país possui 11 fusos horários, elemento que dificulta a orientação da dinâmica socioeconômica das pessoas e empresas que atuam no território russo.

Dimensão territorial

Com território equivalente ao dobro do Brasil, pode-se dizer que a Rússia é um país populoso, mas pouco povoado, na medida em que sua densidade demográfica é considerada baixa, cerca de 8,8 hab/km². As principais cidades da Rússia são: Moscou (capital), São Petersburgo, Novosibirsk, Nijni Novogorod e Yekaterinburg."

"A ocupação territorial da Rússia não é homogênea. Considerando as baixíssimas temperaturas aferidas no extremo norte, especialmente na região da Sibéria, que passa a maior parte do ano congelada, a população tende a concentrar-se na porção sul do país. Nessa mesma faixa, concentram-se as principais cidades e aglomerados populacionais do país.

A vastidão do território russo permite ainda o desenvolvimento de diversas áreas de cultivo e exploração da terra com atividades de extrativismo, agricultura e pecuária. A Rússia figura entre os principais exportadores de madeira do mundo. Destaca-se também pela produção de cereais (trigo, cevada, aveia e centeio) e criação de gado em praticamente todo o território. A grande extensão litorânea da Rússia também a torna um país de destaque na pesca, ocupando o sexto lugar entre os maiores produtores do planeta.

No campo industrial, a exploração do território ocorre também pela extração mineral, destacando-se a extração de zinco, cobre e ferro na porção ocidental do país. Destaca-se também a exploração de campos de petróleo e gás natural na porção central do território. Outro recurso importante encontrado em território russo são as reservas de urânio no sudoeste do país."

Fonte https://brasilescola.uol.com.br/geografia/aspectos-territoriais-russia.htm

 

1-    Quantos fusos horários possui a Rússia?

2-     Quais principais atividades econômicas são desenvolvidas no território russo?

3-    Quais fontes minerais são explorados pelo extrativismo russo?

4-    Porque a ocupação russa não é homogênea?

5-  Qual importância dos Montes Urais para a Rússia?

 

 ETAPA 1 e 2: Levantamento prévio da aula anterior. Em seguida correção da atividade e momento de tirá dúvidas, dando oportunidade aos estudantes a relatar o que mais chamou atenção no contéudo abordado.

                                                                                     4º AULA

 

ETAPA 1: Nesta etapa é importante  retoma os estudos anteriores sobre os continentes. Pode-se usar como recurso o mapa MUNDI para uma breve identificação dos continentes já estudados. Emseguida apresenta aos estudantes o continente Asiático, sua localização, limites, aspectos naturais e regionalização. Para essa etapa, pode-se fazer um esquema no quadro apresentando a principal forma de relevo, a hidrografia, o clima e a vegetação...

 Sugiro que o professor pode-se iniciar utilizando o livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas 150 a 157, fazendo uma leitura compartilhada, dando ênfase aos mapas e explorando o entendimento dos estudantes ou disponibilizar se possível a um vídeo aula por meio desse link: https://www.youtube.com/watch?v=TcfSX4pUf9A outro de sua preferência para os estudantes assistirem. O professor pode também solicitar aos estudantes a leitura compartilhada do texto disponível na apostila.

 

LEIA COM MUITA ATENÇÃO O TEXTO ABAIXO:

O CONTINENTE ASIÁTICO

 

A Ásia é o maior continente em área terrestre do mundo, estando boa parte do continente localizado no Hemisfério Norte. Além de ser o mais extenso, é também o mais populoso, habitando nele cerca de três quintos da população mundial. A Ásia é multicultural, abrigando diversas culturas, etnias, religiões e tradições.

Geograficamente, o continente asiático é também muito diverso. No continente, localizam-se algumas montanhas que estão entre as mais altas do mundo, grandes desertos e extensos rios. O povo asiático corresponde a uma das civilizações mais antigas do mundo, iniciada há cerca de 4000 anos. A economia e governos são também variados, visto que o continente é composto por um grande número de países, cada qual com as suas particularidades.

Localização -  A maior parte localiza-se no Hemisfério Norte, fazendo fronteira com os continentes: africano, europeu, americano (pelo Estreito de Bering) e Oceania.

 

 

 

Localização

 

A maior parte localiza-se no Hemisfério Norte, fazendo fronteira com os continentes: africano, europeu, americano (pelo Estreito de Bering) e Oceania.

 

 

Área

 

43.810.582 km2

 

Países

 

49 países

 

População

 

4.462.676.731 habitantes

 

Hemisférios

Oriental

Separação Ásia da Europa

Montes Urais

  ETAPA 2: Nesta etapa o professor  entregua a cada estudante o mapa mundi para ser preenchido com os nomes dos países e capitais em cada aula (de preferência por regiões).

5º AULA

 

ETAPA 1: Dando continuidade a aula anterior, o professor nesta etapa continue a leitura sobre a GEOGRAFIA DA ÁSIA .

                                                                  GEOGRAFIA DA ÁSIA .

 

  O continente asiático é geograficamente bastante diversificado devido à sua grande extensão:

- O relevo: caracteriza-se pela presença de terras baixas como o Mar Morto (maior depressão absoluta do mundo) e também de planaltos que apresentam elevadas cordilheiras como a Cordilheira do Himalaia. Algumas regiões encontram-se no chamado Círculo do Fogo (área de grande ocorrência de abalos sísmicos e atividades vulcânicas), portanto, são muito suscetíveis a desastres naturais.

- Climas: ao norte, há predomínio do clima polar; ao centro, predomínio do clima temperado; ao sul, predomínio do clima árido e semiárido (região dos desertos); na Ásia Ocidental, predomínio do clima mediterrânico e, nas proximidades da Linha do Equador, há faixas de clima equatorial e tropical.

- A hidrografia do continente: alguns rios merecem destaque como: Huang-ho (China), Ganges (Índia e Bangladesh), Indo (Paquistão), Tigre (Turquia, Síria e Iraque), entre outros. Os mares também são abundantes no continente como o Mar Vermelho, Mar da Arábia e o Mar Cáspio.

- A vegetação: destaca-se com a presença de formações como a tundra, taiga, estepes, florestas equatoriais e florestas tropicais. Há também presença de florestas temperadas e vegetações características dos desertos e regiões semiáridas: as xerófitas.

ETAPA 2: Após a leitura momento de questionamentos e discussão levando os estudantes a entender e compreender o conteúdo.

                                                                                       6º AULA

 

ETAPA 1: Levamtamento prévio da aula anterior, em seguida explanar sobre as REGIÕES DA ÁSIA, através da leitura comentada do texto a seguir.

Texto:

 

  Oriente Médio

 Corresponde à região geográfica localizada na parte leste e sul do Mar Mediterrâneo até o Golfo Pérsico. A região conta com um pouco mais de 7 milhões de km2 e cerca de 270 milhões de habitantes.

 O Oriente Médio é considerado berço de várias religiões como cristianismo, islamismo e judaísmo e também considerado um grande centro econômico, político e cultural. Contudo, é uma região bastante conflituosa no que tange a presença de alguns recursos naturais como água, petróleo e gás natural, motivo de muitas disputas entre países.

Ásia Meridional

 Corresponde à região localizada no sul do continente asiático e por isso também chamada de Sul da Ásia. Essa região geográfica corresponde também ao subcontinente asiático conhecido como subcontinente indiano. É uma das regiões mais populosas da Ásia, onde habitam cerca de 1,65 bilhões de habitantes. Essa parte da Ásia é considerada uma das menos desenvolvidas, apresentando baixos indicadores sociais e baixa industrialização.

Sudeste Asiático

 Corresponde à região que abrange 11 países (diversas ilhas e a Indochina). Conta com uma área de aproximadamente 4.500.000 km2.. Vivem nessa área aproximadamente 618 milhões de habitantes. O Sudeste Asiático é caracterizado pela presença de vulcões, alguns em atividade; terremotos e também ocorrência de maremotos. Os desastres naturais já vitimaram milhares de pessoas nessa região.

Ásia Oriental

 Corresponde à região localizada no leste asiático e por isso é também conhecida como Leste da Ásia. Essa área coincide com o que é conhecido na Ásia como Extremo Oriente. Possui uma área de aproximadamente 12.000.000 km2 e contam com cerca de 40% da população asiática, sendo, portanto, uma das regiões mais populosas do mundo. Abrange a área de países como China e Japão.

Ásia Central

 Corresponde à região localizada entre o leste do Mar Cáspio e o centro-oeste da China e o norte do Irã e o sul da Sibéria. Essa região não é demarcada oficialmente. Segundo as Nações Unidas, essa região abrange a área dos seguintes países: Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão, Uzbequistão e Afeganistão.                                                                   

ETAPA 2: Continuação do objeto de conhecimento sobre Oriente Médio,  com momentode questionamentos , tira possíveis dúvidas e socializar.        

             

                                                                                     7º Aula

  ETAPA 1: Levamtamento prévio da aula anterior, em seguida orientar os  estudantes a copiar e responder no caderno a atividade para melhor compreensão dos conteúdos abordados na aula anterior.

 

                                                                            ATIVIDADE

 

1.MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:

 

A-    COM BASE NO MERIDIANO DE GREENWCH, EM QUAL HEMISFÉRIO ESTÁ LOCALIZADO O CONTINENTE ASIÁTICO:

(  ) HEMISFÉRIO ORIENTAL ( ) HEMISFÉRIO OCIDENTAL

B-    QUE CONTINENTES SE LIMITAM COM A ÁSIA:

(  ) ÁFRICA,EUROPA,AMÉRICA E OCEANIA  ( ) OCEANIA E ÁFRICA E ANTÁRTIDA

C-    COMO SE CHAMAM OS MONTES QUE SEPARAM A ÁSIA DA EUROPA:

(  ) MONTES APALCHES ( ) MONTES URAIS ATIVIDADE

 

2.RESPONDA:

1- COMO ESTÁ DIVIDIDO/REGIONALIZADO, O CONTINENTE ASIÁTICO?

 

2- O QUE É O CHAMADO ”CÍRCULO DE FOGO’’?

 

3- PORQUE O CONTINENTE ASIÁTICO É CHAMADO DE MULTICULTURAL?

 

4 – IDENTIFIQUE A ÁREA E POPULAÇÃO DA ÁSIA.

 

5 – CITE A ÁREA OCUPADA PELA ÁSIA ORIENTAL E DOIS PAIS IMPORTANTES SITUADOS NESSA REGIÃO:

 

 

                                                                                       8º Aula

Aula Complementar (Setembro Amarelo)

 

ETAPA 1 e 2: Levantamento prévio da aula anterior sobre  observação ao analisar conflitos ligados ao complexo cenário da política externa russa, favorecem o trabalho com a habilidade EF09GE08.E seguida vamos abrir um espaço para se trabalhar “O setembro amarelo” , enfatizando a valorização a vida. A proposta é abordar o conceito sobre o “Setembro Amarelo” e sua importância. Logo após trabalhar uma das três sugestões imagens de para reflexão e questionamentos, uma tirinha da Mafalda aordado os nossos valores e uma música de Gonzaguinha  - O que é, o que é? disponível na apostila.

  Setembro Amarelo


 O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio que visa à conscientização da população sobre esse grave problema e formas de evitá-lo.

Setembro é o mês em que é realizada a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, sendo o dia 10 desse mês o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Essa campanha, conhecida como “Setembro Amarelo”, foi criada no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Essa é uma campanha de extrema importância, uma vez que o suicídio é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado.

Sugestão 1: trabalhar a leitura de imagem, na primeira imagem sugerir aos alunos a se questionarem:

·         Quem sou eu?

·         Quem eu quero ser?

·         O meu papel no mundo?

Sugestão 2: Na segunda imagem trabalhar valores por quê são importantes?

Pedir que os alunos descreva com suas as informações observadas nas imagens.

 

 

Sugestão 3: Uma tirinha da Mafalda abordado os nossos valores.

1- Já nos perguntamos quais são os nossos Valores?

 

2-Diferente das Qualidades, os nossos Valores são comumente conhecidos como a nossa Essência, isto é, tudo aquilo que não deve ser corrompido, adulterado. Os nossos Valores são sem dúvida o reflexo da nossa Alma. Então, o que estamos fazendo para mantê-los intactos?

Por diversas vezes enquanto vivemos somos convidados a testar a nossa Essência. Seja em um simples gesto ou em um grande ato. Resistir a essas ações, ou ceder a elas, diz muito sobre como estamos cuidando dos nossos Valores. Ir contra aquilo que internamente não nos faz Bem não é vexatório, muito pelo contrário, é enaltecer aquilo que precisamos.

Assim como um perfume marcante, a nossa trajetória enquanto Seres Humanos é exalada pela nossa Essência através dos nossos Valores. Se quisermos sentir esse cheiro, precisamos usar e abusar dela. Sem ações corruptivas, sem passividade, sem falta de personalidade. Ser quem somos é, acima de tudo, uma Dádiva do Universo.

 

RECURSOS( 120 a 133 e 134 a 147)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (145 a 147)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do d esempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:     

                                                                               

Referencias:

Livro didático de Geografia Araribá Mais  Geografia.

Imagens do mapa da  Russia link: : https://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u106721.shtml

Vídeo sobre  “A Rússia e a CEI”     link: https://youtu.be/e3SElEDcx4E

Vídeo sobre  RUSSIA: Economia em expansão” link:  https://youtu.be/PLn91tTXa1I

https://muitomaisgeografia.files.wordpress.com/2018/01/geo_ano9_uni4_resp.pdf

                                                                         Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

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