SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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TEMA: Leitura, escrita em
movimento: Itamaraju em foco. SUBTEMA: Leitura
Geográfica na América |
UNIDADE TEMÁTICA:
Formas de Representação e Pensamento Espacial. OBJETO DE CONHECIMENTO: Cartografia:
Anamorfose, Croquis e Mapas Temáticos da América e da África. |
Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição
espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio
ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o
espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver. |
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Ano: 8° Período: 11/09/2023 a 06/10/2023 Nº de Aulas: 8 |
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HABILIDADES |
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(EF08GE03) Analisar aspectos representativos da dinâmica
demográfica, considerando características da população (perfil etário,
crescimento vegetativo e mobilidade espacial). Uma na pelos continentes e sua
espacialização no país e no estado da Bahia e no município de Itamaraju. (EF08GE07) Analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e
geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos d a América no cenário
internacional em sua posição de liderança globalenarelaçãocoma ChinaeoBrasil.
(EF08GE09IT) Analisar os padrões
econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos
agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da
América e os países denominados de Brics
(Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), reconhecendo o papel
desempenhado pela Bahia, pela na mesorregião do Extremo Sul da Bahia em
especial em Itamaraju e pela e sua contribuição nesse contexto. (EF08GE19) Interpretar
cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com
informações geográficas acerca da África e América. (EF08GE19IT)
Interpretar
cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com
informações geográficas acerca da África e América e comparar com outros mais
próximos da realidade. |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
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2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 3. Desenvolver autonomia
e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na
análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de
analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e
ordem. 4. Desenvolver o
pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e
iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a
resolução de problemas que envolvam informações geográficas. 5. Desenvolver e utilizar
processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo
natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e
informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive
tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da
Geografia. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS |
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6. Valorizar a
diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos
e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do
trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu
projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e
responsabilidade. 7.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar
e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam
os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em
âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao
cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula).
1ªAula ETAPA 1: Levantamento
prévio do objeto do conhecimento da aula anterior, em seguida iniciar Apresentando
aos alunos o tema “Leitura, escrita em
movimento: Itamaraju em foco”
que irá ser trabalhado durante a unidade,abordadndo a
importância da leitura e escrita. Piaget
diz: A escrita considera-se uma forma de representação, para o uso da
comunicação, através desse recurso, o indivíduo tem a correspondência, para
transmiti-la. A leitura constitui-se, da habilidade da escrita, assim assimilada, a criança
passa para o estágio da leitura,
fará relação grafema-fonema.
2º aula ETAPA 1:
Nesta etapa o professor(a) pode se possível disponibilizar aos estudantes a
assistir o vídeo ou sugerir a acessar um link: https://youtu.be/VIW9MLO3Pz0 para assistir o vídeo em casa, sobre “O Canadá e a sua população”, abordando
as características da população. Em seguida pedir que anotem informações
relevantes sobre o vídeo. O professor(a) pode
também propor aos estudantes a leitura
compartilhada do resumo sobre “Canadá "que esta disponível na apostila. Texto para leitura compartilhada:
Canadá Uma das características marcantes do Canadá
é a desproporção entre sua população de 34 milhões de habitantes e o tamanho
de seu território, que é o maior da América e o segundo maior do mundo, com
cerca de 9 984 670 km2 . Essas características fazem do Canadá um país pouco
povoado e um dos raros países abertos à imigração. Os descendentes de
franceses e, principalmente, de britânicos compõem a maioria da população. Estrutura
demográfica Entre os traços distintivos da estrutura
demográfica canadense está o alto índice de idosos na população. Esse aspecto
decorre da elevada expectativa de vida, cerca de 82 anos de idade, associada
à baixa natalidade: em 2016, a taxa de natalidade foi estimada em 10,3‰.
Imigração Com o baixo crescimento vegetativo da população, o Canadá tem
enfrentado problemas de escassez de mão de obra. Para superá-los, na década
de 1990 o governo ofereceu algumas facilidades para entrada de imigrantes. Com isso, cerca de um
milhão de pessoas migraram para o Canadá, atraídas pelas oportunidades de
trabalho e pelo elevado nível de vida. nos últimos anos, porém, foram
adotadas medidas restritivas ao ingresso dos imigrantes, dando-se preferência
aos profissionais qualificados nas áreas mais carentes de mão de obra. Etnias e línguas Os descendentes de franceses e, principalmente, de
britânicos formam a maioria da população canadense. O predomínio de pessoas dessas duas origens
e a própria história do Canadá explicam por que o inglês e o francês são os
dois idiomas oficiais no país. No entanto, quase 70% da população só fala inglês e apenas uma minoria se expressa nas duas línguas. Outros
grupos de europeus, além de indígenas, inuítes, imigrantes asiáticos e
latino-americanos, completam a composição étnica do país O movimento separatista de Quebec A colonização francesa no Canadá teve por
núcleo o vale do rio São Lourenço, onde foram fundadas as cidades de Quebec,
em 1608, e Montreal, em 1642. Em 1763, depois de vários conflitos com os
ingleses, os territórios ocupados pela França foram cedidos à Inglaterra. Mas
os franco-canadenses, concentrados no território de Quebec, conservaram
diversos direitos, entre os quais o de manter as leis já existentes e a
liberdade de idioma e religião. Economia do Canadá A economia do Canadá é marcada pelo intenso
extrativismo, pela agropecuária moderna e altamente produtiva e pela
industrialização dependente da economia dos Estados Unidos. Recursos naturais A exploração da Taiga, vegetação nativa
encontrada em grande parte do Canadá, torna o país o maior produtor mundial
de papel e celulose. Atualmente, a extração da madeira é feita em áreas
reflorestadas de pinus, com técnicas e equipamentos modernos. O subsolo
canadense é rico em recursos minerais e energéticos, como urânio, cobre,
ouro, chumbo, zinco, ferro, petróleo, gás natural e carvão mineral. O Canadá tem a terceira
maior reserva mundial de petróleo, além de grandes jazidas de carvão. O
relevo montanhoso a oeste favorece a produção de energia hidrelétrica, que
constitui 60% da energia elétrica do país. Indústria e agricultura Após 1945, a indústria canadense recebeu
grandes investimentos dos Estados Unidos e se desenvolveu de maneira
complementar à indústria estadunidense. A região mais industrializada do Canadá está
localizada no Vale do Rio São Lourenço, próximo aos Grandes Lagos, na
fronteira com os Estados Unidos. Nessa porção do território, estão instaladas
indústrias modernas e de alta tecnologia. Vancouver, no oeste do país, é
também um importante centro industrial. A agricultura canadense é altamente
produtiva e intensiva, com grande utilização de tecnologia. O Canadá se
destaca na produção de grãos, como trigo e cevada, dos quais é grande
exportador. ETAPA 2: Momento
de questionamento, discussão e socialização.
3ª
AULA ETAPA 1 e 2: Para melhor compreensão do conteúdo o professor pode
propor e se possível disponíbilizar para o estudantes o vídeo sobre O Canadá
e sua população disponível no Link:
https://youtu.be/VIW9MLO3Pz0 . Em seguida orientar
os estudantes a anotar informações que mais o chamou a atenção e propor
questionamentos e socialização.
4ª AULA ETAPA 1:Nesta
aula, tendo por base as discussões oriundas da leitura compartilhada sobre “Canadá” propor aos alunos a atividade
disponível na apostila .
ATIVIDADE COMPLEMENTAR -CANADÁ 1. Em relação ao Canadá, responda. OBS. A ATIVIDADE A SEGUIR FICA A
CRITÉRIO DO PROFESSOR(A). 1. O texto a seguir
trata sobre um povo tradicional que vive no Ártico, os inuítes. Leia e
responda as questões. Os inuítes "[...] O Canadá é o lar de um
quarto da população inuíte do mundo (antes chamados de "Esquimós").
Hoje, a maioria vive em cerca de 40 comunidades pequenas e remotas, a longo
da costa norte do continente canadense e nas ilhas árticas, que se estendem
por 400 km e por cinco fusos horários. A tecnologia tornou a vida mais fácil
para os inuítes ("o povo", na língua Inuktitut), facilitando o
transporte e as comunicações, melhorando a assistência médica e a proteção
contra o clima severo. O tradicional trenó puxado por cães foi, em larga
escala, substituído por veículos próprios para neve, veículos para todo tipo
de terrenos, carros e caminhões. O arpão foi substituído pelo rifle. E o
iglu, a tradicional casa de gelo, foi substituído por casa com aquecimento
central, eletricidade, utensílios e encanamento e hoje, é somente usado em
áreas remotas, quando estão caçando. [...]Mas a vida moderna também trouxe os
seus problemas. Assim como muitos outros aborígenes, os inuítes tem de lutar
corpo a corpo com o desafio da adaptação à vida de uma sociedade moderna e
industrializada, enquanto mantem e preservam a tradição de suas
raízes sociais e culturais. “Portal São Francisco. Os inuítes.
Disponível em www.portalsaofrancisco.com.br. Acesso em 30 jan. 2012. a) Em qual país da América do Norte
vivem os inuítes? No Canadá. b) como a tecnologia tornou mais fácil
a vida desse povo? A tecnologia facilitou o transporte e a
comunicações, melhorou a assistência e a proteção contra o clima severo. O
tradicional trenó puxado por cães foi substituído por veículos próprios para
neve e para todo tipo de terreno. O arpão foi substituído pelo rifle. O iglu,
a tradicional casa de gelo, foi substituído por casas com aquecimento
central, eletricidade e encanamento. c) Qual problema os inuítes enfrentam? Os inuítes se deparam com o desafio de se
adaptar à vida de uma sociedade moderna e industrializada e ao mesmo tempo
manter e preservar suas tradições culturais.
5ª AULA ETAPA 1:
Inicie a etapa com um bom dia e a chamada, em seguida sondagem dos objetos de
conhecimentos trabalhados e discutidos com os estudantes na aula anterior.Dando
continuidade ao capítulo (9), sugerir aos estudantes a fazer a leitura das
páginas ( 147 a 156) do livro Araribá mais. Leitura do texto:
MÉXICO
O Planalto do México é cercado por
formações de maior altitude, que são prolongamentos das Montanhas Rochosas e
recebem as denominações Serra Madre Ocidental, a oeste, e Serra Madre
Oriental, a leste. Nos trechos mais elevados, o clima frio inibe a ocupação
humana, enquanto os desertos, no noroeste do país, contribuem para as baixas
densidades demográficas da região. A Cidade
do México, capital do país, e sua área metropolitana abrigam quase um
quinto da população nacional — mais de 20 milhões de habitantes. Essa alta concentração populacional faz
dela uma das maiores metrópoles americanas, com problemas típicos das grandes
aglomerações urbanas em países pobres, como zonas de miséria, falta de
infraestrutura, índices elevados de poluição atmosférica e tráfego caótico,
entre outros. Ao mesmo tempo, há regiões com boa qualidade de vida e
infraestrutura adequada. A violência é crescente, com destaque para
a relacionada ao narcotráfico e à violência sexual sofrida por mulheres.
População mexicana Com cerca de 124 milhões de habitantes, em
2017, a população mexicana é formada predominantemente pela miscigenação
entre ameríndios e descendentes dos colonizadores espanhóis. Os indicadores
sociais do México revelam grandes contrastes. O país convive com altas taxas
de analfabetismo e de mortalidade infantil e mostra lentos avanços sociais.
Em 2014, por exemplo, cerca de 53% da população se encontrava abaixo da linha
de pobreza, taxa muito próxima de 1994. Processos
migratórios Atraída pela economia estadunidense, entre
os anos de 1980 e 1990, a empobrecida população mexicana fez com que a taxa
de emigração do México para os Estados Unidos, tanto legal quanto ilegal,
apresentasse um crescimento surpreendente. Hoje os mexicanos representam
cerca de 27% dos quase 11 milhões de imigrantes que vivem nos Estados Unidos.
A imigração tomou tal proporção que os
Estados Unidos estabeleceram forte vigilância na fronteira e desenvolveram
uma série de estratégias para tentar conter a entrada dos imigrantes ilegais. Chegada
de migrantes Com a crise ocorrida na Europa e nos
Estados Unidos em anos recentes e o crescimento econômico verificado no
México, o país tem atraído muitos imigrantes nos últimos anos. O aumento do
número de estrangeiros residentes em território mexicano tem sido registrado,
principalmente, em cidades como Guadalajara, apontada como o Vale do Silício
do México. Aspectos culturais A riqueza da cultura mexicana é resultado
da mistura que ocorreu durante a colonização espanhola. Os aspectos culturais
do país, como literatura, religiosidade, culinária, artes visuais, cinema
etc., exibem a forte influência das práticas e tradições dos povos indígenas
e dos valores e hábitos europeus. Ao longo da história do país, a sociedade
mexicana desenvolveu características culturais próprias de grande importância
universal. Economia
do México A
economia mexicana está fortemente ligada à dos Estados Unidos. Em virtude do
Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta), que, desde 1994, integra
comercialmente Canadá, Estados Unidos e México, praticamente toda a
exportação do país é destinada aos Estados Unidos, de onde provêm cerca de
50% das importações. Nos últimos anos, o México tem atraído investimentos
estrangeiros e encontrado formas de garantir o crescimento de sua economia. O
país apresenta estrutura produtiva diversificada, com atividades
agropecuárias, mineradoras e industriais. O petróleo é o principal produto de
exportação. O turismo representa uma das principais fontes de renda para o
México. Agropecuária
A agricultura se concentra no Planalto do
México, onde as temperaturas são mais amenas, as chuvas, regulares e os
solos, férteis. Nessa região, predominam extensas propriedades, conhecidas
como haciendas, que empregam grande quantidade de mão de obra e são pouco
mecanizadas. Correspondem a cerca de 42% das terras cultivadas no país, com
destaque para o plantio de algodão, sisal, café e cana-de-açúcar, destinados
ao mercado externo. Para abastecer o mercado interno, são produzidos trigo,
arroz, batata, soja e milho. Indústria A industrialização mexicana se acelerou a
partir da segunda metade do século XX, com a entrada de capital estrangeiro
no país, atraído pela oferta de mão de obra e matérias-primas baratas.
Empresas transnacionais, sobretudo dos Estados Unidos, passaram a dominar o
parque industrial mexicano. A atividade industrial do México se concentra em
grandes centros urbanos, como Cidade do México, Guadalajara, Monterrey,
Veracruz e Tampico. Destacam-se os setores têxtil, alimentício,
automobilístico, petroquímico, siderúrgico e metalúrgico. Maquiladoras Com o objetivo de atrair capital
estrangeiro e, com isso, ampliar o parque industrial mexicano, na década de
1960 foi criada uma zona franca na região fronteiriça com os Estados Unidos.
A implantação dessa área contou com o apoio de uma legislação especial,
garantindo menores impostos e facilidades para exportar a produção para os
Estados Unidos, que também foi beneficiado com a baixa remuneração da mão de
obra mexicana. Extrativismo
No México há extração de diversos recursos
naturais, como prata, chumbo, ferro, gás natural, cobre e petróleo, como pode
ser observado no mapa ao lado. O país dispõe de grandes reservas de petróleo,
principal produto de exportação, e está entre os maiores produtores mundiais. Urbanização
As principais cidades do México estão
situadas na porção central do território, próximo à capital do país. A
urbanização ocorreu de forma muito similar à do Brasil, pois também foi
impulsionada pelo processo de industrialização tardio, que se intensificou
durante o período pós-guerra. A partir daquele momento, ocorreram muitos
fluxos migratórios de população camponesa, que se dirigia às cidades com o
objetivo de buscar novas oportunidades de trabalho e melhores condições de
vida. Expansão
de áreas urbanas A expansão das áreas urbanas ocorreu
rapidamente e de forma desordenada no território. Apesar de as cidades
mexicanas serem reconhecidas por preservar os centros históricos, datados do
período colonial, as áreas periféricas cresceram obedecendo à lógica da
dinâmica imobiliária, implantada ao longo dos grandes eixos viários. ETAPA 2: Momento
de escuta e tira dúvidas e socialização.
6ºAula ETAPA 1 e 2:
Nesta etapa levantamento prévio
dos conhecimento prévios, em seguida propor a atividade das páginas ( 157,158 e 159) do
livro didático Araribá Mais Geografia.e/ou
atividade complementar a seguir.
ATIVIDADE COMPLEMENTAR 1-Cite duas condições
naturais que dificultam a ocupação do território mexicano. "A procura e em seguida a
expulsão de mexicanos refletem as tendências contraditórias entre os
mexicanos do sudoeste. Empregadores de mão de obra agrícola e outras
atividades de baixos salários pressionaram por uma política de mais amplo
acesso aos Estados Unidos a partir do México, enquanto há grupos preocupados
com a criminalidade, dependência da previdência social, ou outros problemas
sociais entre os imigrantes mexicanos." SOWELL, Thomas. Etnias da
América. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1988. p. 285. a) Apesar de o texto ser
de 1988, há uma questão atual. Qual? Os conflitos de opinião sobre a imigração mexicana
para os Estados Unidos. Vídeo muito interessante para
fechamento do conteúdo https://youtu.be/VIW9MLO3Pz0
7ª AULA ETAPA 1e2: Dando continuidade ao conteúdo abordados na aula anterior
se possível disponibilizar o vídeo presente no Link: https://youtu.be/9PvAwT2gyPw ( México) que esta
disponível na apostila. Após assistirem o vídeo propor uma roda de conversa momento
de tirá possíveis dúvidas.
8ª AULA ETAPA 1:
Inicie a aula com um bom dia /boa tarde, e a chamada, em seguida iniciar com
os alunos em uma roda de conversa sobre a importancia de se valorizar e
praticar a autoestima. Em seguida aplicar a atividade proposta a seguir. Obs.Essa aula esta relacionada a setembro amarelo se o
professor(a) que estiver uma outra sugestão/metodologia pode esta aplicando,
pois cada escola, cada turma observa-se realidades diferentes. Lembrando que de acordo o setembro amarelo foi proposto
pelo grupo no encontro com a
articulação trabalharmos textos voltados a autoestima dos alunos. Leia o texto com bastante atenção:
AUTOESTIMA Autoestima é a
qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e de mostrar
confiança em seus atos e ações. Da autoestima resulta a maioria dos estados
emocionais de uma pessoa. É o jeito de olhar para
si mesmo, de perceber as qualidades, de reconhecer seus defeitos, de aplicar
a educação que recebeu, são as crenças e sentimentos que são importantes e
que têm valor. É expressa por meio do comportamento como o cuidado com a
aparência. De forma geral, a autoestima poderá ser construída positivamente
pela própria pessoa a partir do momento em que se interessar e querer
evoluir. Alguns conseguem desenvolvê-la sozinhos, outros precisam de ajuda. Desenvolver a
autoestima é importante para quê? É a forma de olharmos para dentro de nosso
íntimo, porque influência toda a nossa vida, logo, a autoestima afeta nosso
comportamento, motivação e ainda altera nosso equilíbrio físico e mental. A
autoestima é essencial para todo e qualquer ser humano, pois é um dos fatores
que promove a mudança, as quais são imprescindíveis no processo de
desenvolvimento pessoal. (Adaptação do texto https://www.psicorientacao.com/o-que-e-autoestima). ETAPA 2: Nesta
etapa após a leitura comentada ,o professor(a) pode propor uma roda de
conversa estimulando um momento de escuta e questionamento.
6ª AULA ETAPA 1: Após
a leitura comentada e momento de escuta propor uma atividade que esta
disponível na apostila.
Atividade
1-Em uma escala de nove
a dez qual a nota você dá para você mesmo? ____________________________________________________________________________________________________ 2-O quanto você ama a
você mesmo? Você consegue descrever? Justifique: ___________________________________________________________________________________________________ 3-Conte com suas
palavras o que te deixa mais feliz: ___________________________________________________________________________________________________ 4-Na sua opinião o que
vale mais: A aparência física ou os sentimentos? Justifique: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ RECURSOS: ( 143 a 152)Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( )
Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (157 ,158 e 159) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita;
(X ) Avaliação da participação; Outros: Referencias: Canadá e
a sua população, vídeo muito interessante ... https://youtu.be/VIW9MLO3Pz0. Imagens: https://pt.dreamstime.com/photos-images/s%C3%ADmbolos-americanos.html Adaptação do texto Autoestima: https://www.psicorientacao.com/o-que-e-autoestima
Que Deus continue protegendo e abençoando
a todos nós... |
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OBS:
Professores, essa sequência terá uma duração de
quatro semanas para melhor agilizar a vida de vocês...
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