7º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA 8º ANO - 2023

 

                                                         SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco.

 SUBTEMA: Leitura Geográfica na América

UNIDADE TEMÁTICA: Formas de Representação e Pensamento Espacial.

OBJETO DE CONHECIMENTO: Cartografia: Anamorfose, Croquis e Mapas Temáticos da América e da África.

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 8°                          Período: 11/09/2023  a  06/10/2023                                Nº de Aulas: 8

                                HABILIDADES

(EF08GE03) Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial). Uma na pelos continentes e sua espacialização no país e no estado da Bahia e no município de Itamaraju.

(EF08GE07) Analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos d a América no cenário internacional em sua posição de liderança globalenarelaçãocoma ChinaeoBrasil.

(EF08GE09IT) Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), reconhecendo o papel desempenhado pela Bahia, pela na mesorregião do Extremo Sul da Bahia em especial em Itamaraju e pela e sua contribuição nesse contexto.

(EF08GE19) Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América.

(EF08GE19IT) Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América e comparar com outros mais próximos da realidade.

                   COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

4. Desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução de problemas que envolvam informações geográficas.

5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

           COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).                                                                            

                                                                           1ªAula

 

ETAPA 1: Levantamento prévio do objeto do conhecimento da aula anterior, em seguida iniciar Apresentando aos alunos o tema “Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em focoque irá ser trabalhado durante a unidade,abordadndo a importância da leitura e escrita.

 Piaget diz:

 A escrita considera-se uma forma de representação, para o uso da comunicação, através desse recurso, o indivíduo tem a correspondência, para transmiti-la. A leitura constitui-se, da habilidade da escrita, assim assimilada, a criança passa para o estágio da leitura, fará relação grafema-fonema.

 

                                                                             2º aula

 

ETAPA 1: Nesta etapa o professor(a) pode se possível disponibilizar aos estudantes a assistir o vídeo ou sugerir a acessar um link: https://youtu.be/VIW9MLO3Pz0  para  assistir o vídeo em casa, sobre “O Canadá e a sua população”, abordando as características da população. Em seguida pedir que anotem informações relevantes sobre o vídeo.

 O professor(a) pode também  propor aos estudantes a leitura compartilhada do resumo sobre “Canadá "que esta disponível na apostila.

  Texto para leitura compartilhada:

                             Canadá

 

 Uma das características marcantes do Canadá é a desproporção entre sua população de 34 milhões de habitantes e o tamanho de seu território, que é o maior da América e o segundo maior do mundo, com cerca de 9 984 670 km2 . Essas características fazem do Canadá um país pouco povoado e um dos raros países abertos à imigração. Os descendentes de franceses e, principalmente, de britânicos compõem a maioria da população.

 

 Estrutura demográfica

 

 Entre os traços distintivos da estrutura demográfica canadense está o alto índice de idosos na população. Esse aspecto decorre da elevada expectativa de vida, cerca de 82 anos de idade, associada à baixa natalidade: em 2016, a taxa de natalidade foi estimada em 10,3‰. Imigração Com o baixo crescimento vegetativo da população, o Canadá tem enfrentado problemas de escassez de mão de obra. Para superá-los, na década de 1990 o governo ofereceu algumas facilidades para entrada de imigrantes. Com isso, cerca de um milhão de pessoas migraram para o Canadá, atraídas pelas oportunidades de trabalho e pelo elevado nível de vida. nos últimos anos, porém, foram adotadas medidas restritivas ao ingresso dos imigrantes, dando-se preferência aos profissionais qualificados nas áreas mais carentes de mão de obra.

 

 Etnias e línguas 

 

 Os descendentes de franceses e, principalmente, de britânicos formam a maioria da população canadense.

 O predomínio de pessoas dessas duas origens e a própria história do Canadá explicam por que o inglês e o francês são os dois idiomas oficiais no país. No entanto, quase 70% da população só fala  inglês e apenas uma  minoria se expressa nas duas línguas. Outros grupos de europeus, além de indígenas, inuítes, imigrantes asiáticos e latino-americanos, completam a composição étnica do país

 O movimento separatista de Quebec

 

 A colonização francesa no Canadá teve por núcleo o vale do rio São Lourenço, onde foram fundadas as cidades de Quebec, em 1608, e Montreal, em 1642. Em 1763, depois de vários conflitos com os ingleses, os territórios ocupados pela França foram cedidos à Inglaterra. Mas os franco-canadenses, concentrados no território de Quebec, conservaram diversos direitos, entre os quais o de manter as leis já existentes e a liberdade de idioma e religião.

 

 Economia do Canadá

 

 A economia do Canadá é marcada pelo intenso extrativismo, pela agropecuária moderna e altamente produtiva e pela industrialização dependente da economia dos Estados Unidos.

 

 Recursos naturais

 

 A exploração da Taiga, vegetação nativa encontrada em grande parte do Canadá, torna o país o maior produtor mundial de papel e celulose. Atualmente, a extração da madeira é feita em áreas reflorestadas de pinus, com técnicas e equipamentos modernos. O subsolo canadense é rico em recursos minerais e energéticos, como urânio, cobre, ouro, chumbo, zinco, ferro, petróleo, gás natural e carvão mineral.

O Canadá tem a terceira maior reserva mundial de petróleo, além de grandes jazidas de carvão. O relevo montanhoso a oeste favorece a produção de energia hidrelétrica, que constitui 60% da energia elétrica do país.

 

 Indústria e agricultura

 

 Após 1945, a indústria canadense recebeu grandes investimentos dos Estados Unidos e se desenvolveu de maneira complementar à indústria estadunidense.

 

 A região mais industrializada do Canadá está localizada no Vale do Rio São Lourenço, próximo aos Grandes Lagos, na fronteira com os Estados Unidos. Nessa porção do território, estão instaladas indústrias modernas e de alta tecnologia. Vancouver, no oeste do país, é também um importante centro industrial. A agricultura canadense é altamente produtiva e intensiva, com grande utilização de tecnologia. O Canadá se destaca na produção de grãos, como trigo e cevada, dos quais é grande exportador.

ETAPA 2: Momento de questionamento, discussão e socialização.

 

                                                                                    3ª AULA           

  ETAPA 1 e 2: Para melhor compreensão do conteúdo o professor pode propor e se possível disponíbilizar para o estudantes o vídeo sobre O Canadá e sua população disponível no Link:  https://youtu.be/VIW9MLO3Pz0 . Em seguida orientar os estudantes a anotar informações que mais o chamou a atenção e propor questionamentos e socialização.

 

                                                                                     4ª AULA

ETAPA 1:Nesta aula, tendo por base as discussões oriundas da leitura compartilhada sobre “Canadá” propor aos alunos a atividade disponível na apostila .

 

                                                     ATIVIDADE COMPLEMENTAR -CANADÁ

 

1. Em relação ao Canadá, responda.
a) O país possui uma alta ou baixa densidade demográfica?
O Canadá possui baixa densidade demográfica.
b) População total.
A região dos Grandes Lagos e o vale do Rio São Lourenço. Porque nessa região há uma integração econômica com os Estados Unidos e o clima é mais ameno.
c) PIB.
Há descendentes de britânicos e franceses, além de outros grupos europeus, indígenas, inuítes, imigrantes asiáticos e latino-americanos.

2. Sobre a economia canadense, responda.

a) Como se obtém a madeira e para que tipo de indústria é usada?
A madeira é obtida da Floresta Boreal (Taiga) e é usada para várias indústrias, como a de construção, móveis e papel.
b) Quais são as principais regiões industriais?
As principais são Toronto, Montreal, vale do Rio São Lourenço e Vancouver.
c) Qual região se destaca pela alta produtividade e mecanização da agricultura?
A região das Pradarias.
d) Onde predomina a agropecuária leiteira e a agricultura familiar?
Na região dos Grandes Lagos e no vale do Rio São Lourenço.
e) Onde predomina a extração de madeira?
Na região da Colúmbia Britânica.

 

 OBS. A ATIVIDADE A SEGUIR FICA A CRITÉRIO DO PROFESSOR(A).

 

1.      O texto a seguir trata sobre um povo tradicional que vive no Ártico, os inuítes. Leia e responda as questões.

Os inuítes

"[...] O Canadá é o lar de um quarto da população inuíte do mundo (antes chamados de "Esquimós"). Hoje, a maioria vive em cerca de 40 comunidades pequenas e remotas, a longo da costa norte do continente canadense e nas ilhas árticas, que se estendem por 400 km e por cinco fusos horários. A tecnologia tornou a vida mais fácil para os inuítes ("o povo", na língua Inuktitut), facilitando o transporte e as comunicações, melhorando a assistência médica e a proteção contra o clima severo. O tradicional trenó puxado por cães foi, em larga escala, substituído por veículos próprios para neve, veículos para todo tipo de terrenos, carros e caminhões. O arpão foi substituído pelo rifle. E o iglu, a tradicional casa de gelo, foi substituído por casa com aquecimento central, eletricidade, utensílios e encanamento e hoje, é somente usado em áreas remotas, quando estão caçando. [...]Mas a vida moderna também trouxe os seus problemas. Assim como muitos outros aborígenes, os inuítes tem de lutar corpo a corpo com o desafio da adaptação à vida de uma sociedade moderna e industrializada, enquanto mantem e preservam a tradição de suas raízes sociais e culturais. “Portal São Francisco. Os inuítes. Disponível em www.portalsaofrancisco.com.br. Acesso em 30 jan. 2012.

 

a) Em qual país da América do Norte vivem os inuítes?

No Canadá.

b) como a tecnologia tornou mais fácil a vida desse povo?

A tecnologia facilitou o transporte e a comunicações, melhorou a assistência e a proteção contra o clima severo. O tradicional trenó puxado por cães foi substituído por veículos próprios para neve e para todo tipo de terreno. O arpão foi substituído pelo rifle. O iglu, a tradicional casa de gelo, foi substituído por casas com aquecimento central, eletricidade e encanamento.

c) Qual problema os inuítes enfrentam?

Os inuítes se deparam com o desafio de se adaptar à vida de uma sociedade moderna e industrializada e ao mesmo tempo manter e preservar suas tradições culturais.

                                                                               5ª AULA

 

ETAPA 1: Inicie a etapa com um bom dia e a chamada, em seguida sondagem dos objetos de conhecimentos trabalhados e discutidos com os estudantes na aula anterior.Dando continuidade ao capítulo (9), sugerir aos estudantes a fazer a leitura das páginas ( 147 a 156) do livro Araribá mais.

Leitura do texto:

                                                                                MÉXICO  

  

  O Planalto do México é cercado por formações de maior altitude, que são prolongamentos das Montanhas Rochosas e recebem as denominações Serra Madre Ocidental, a oeste, e Serra Madre Oriental, a leste. Nos trechos mais elevados, o clima frio inibe a ocupação humana, enquanto os desertos, no noroeste do país, contribuem para as baixas densidades demográficas da região. A Cidade do México, capital do país, e sua área metropolitana abrigam quase um quinto da população nacional — mais de 20 milhões de habitantes.

  Essa alta concentração populacional faz dela uma das maiores metrópoles americanas, com problemas típicos das grandes aglomerações urbanas em países pobres, como zonas de miséria, falta de infraestrutura, índices elevados de poluição atmosférica e tráfego caótico, entre outros. Ao mesmo tempo, há regiões com boa qualidade de vida e infraestrutura adequada.

  A violência é crescente, com destaque para a relacionada ao narcotráfico e à violência sexual sofrida por mulheres.

 

  População mexicana

  Com cerca de 124 milhões de habitantes, em 2017, a população mexicana é formada predominantemente pela miscigenação entre ameríndios e descendentes dos colonizadores espanhóis. Os indicadores sociais do México revelam grandes contrastes. O país convive com altas taxas de analfabetismo e de mortalidade infantil e mostra lentos avanços sociais. Em 2014, por exemplo, cerca de 53% da população se encontrava abaixo da linha de pobreza, taxa muito próxima de 1994.

  Processos migratórios

  Atraída pela economia estadunidense, entre os anos de 1980 e 1990, a empobrecida população mexicana fez com que a taxa de emigração do México para os Estados Unidos, tanto legal quanto ilegal, apresentasse um crescimento surpreendente. Hoje os mexicanos representam cerca de 27% dos quase 11 milhões de imigrantes que vivem nos Estados Unidos.

 A imigração tomou tal proporção que os Estados Unidos estabeleceram forte vigilância na fronteira e desenvolveram uma série de estratégias para tentar conter a entrada dos imigrantes ilegais.

  Chegada de migrantes

  Com a crise ocorrida na Europa e nos Estados Unidos em anos recentes e o crescimento econômico verificado no México, o país tem atraído muitos imigrantes nos últimos anos. O aumento do número de estrangeiros residentes em território mexicano tem sido registrado, principalmente, em cidades como Guadalajara, apontada como o Vale do Silício do México.

  Aspectos culturais

  A riqueza da cultura mexicana é resultado da mistura que ocorreu durante a colonização espanhola. Os aspectos culturais do país, como literatura, religiosidade, culinária, artes visuais, cinema etc., exibem a forte influência das práticas e tradições dos povos indígenas e dos valores e hábitos europeus. Ao longo da história do país, a sociedade mexicana desenvolveu características culturais próprias de grande importância universal.

  Economia do México

  A economia mexicana está fortemente ligada à dos Estados Unidos. Em virtude do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta), que, desde 1994, integra comercialmente Canadá, Estados Unidos e México, praticamente toda a exportação do país é destinada aos Estados Unidos, de onde provêm cerca de 50% das importações. Nos últimos anos, o México tem atraído investimentos estrangeiros e encontrado formas de garantir o crescimento de sua economia. O país apresenta estrutura produtiva diversificada, com atividades agropecuárias, mineradoras e industriais.

  O petróleo é o principal produto de exportação. O turismo representa uma das principais fontes de renda para o México.

  Agropecuária

  A agricultura se concentra no Planalto do México, onde as temperaturas são mais amenas, as chuvas, regulares e os solos, férteis. Nessa região, predominam extensas propriedades, conhecidas como haciendas, que empregam grande quantidade de mão de obra e são pouco mecanizadas. Correspondem a cerca de 42% das terras cultivadas no país, com destaque para o plantio de algodão, sisal, café e cana-de-açúcar, destinados ao mercado externo. Para abastecer o mercado interno, são produzidos trigo, arroz, batata, soja e milho.

  Indústria

  A industrialização mexicana se acelerou a partir da segunda metade do século XX, com a entrada de capital estrangeiro no país, atraído pela oferta de mão de obra e matérias-primas baratas. Empresas transnacionais, sobretudo dos Estados Unidos, passaram a dominar o parque industrial mexicano. A atividade industrial do México se concentra em grandes centros urbanos, como Cidade do México, Guadalajara, Monterrey, Veracruz e Tampico. Destacam-se os setores têxtil, alimentício, automobilístico, petroquímico, siderúrgico e metalúrgico.

 Maquiladoras

  Com o objetivo de atrair capital estrangeiro e, com isso, ampliar o parque industrial mexicano, na década de 1960 foi criada uma zona franca na região fronteiriça com os Estados Unidos. A implantação dessa área contou com o apoio de uma legislação especial, garantindo menores impostos e facilidades para exportar a produção para os Estados Unidos, que também foi beneficiado com a baixa remuneração da mão de obra mexicana.

 Extrativismo

 No México há extração de diversos recursos naturais, como prata, chumbo, ferro, gás natural, cobre e petróleo, como pode ser observado no mapa ao lado. O país dispõe de grandes reservas de petróleo, principal produto de exportação, e está entre os maiores produtores mundiais.

 Urbanização

  As principais cidades do México estão situadas na porção central do território, próximo à capital do país. A urbanização ocorreu de forma muito similar à do Brasil, pois também foi impulsionada pelo processo de industrialização tardio, que se intensificou durante o período pós-guerra. A partir daquele momento, ocorreram muitos fluxos migratórios de população camponesa, que se dirigia às cidades com o objetivo de buscar novas oportunidades de trabalho e melhores condições de vida.

   Expansão de áreas urbanas

  A expansão das áreas urbanas ocorreu rapidamente e de forma desordenada no território. Apesar de as cidades mexicanas serem reconhecidas por preservar os centros históricos, datados do período colonial, as áreas periféricas cresceram obedecendo à lógica da dinâmica imobiliária, implantada ao longo dos grandes eixos viários.

 

 ETAPA 2: Momento de escuta e tira dúvidas e socialização.   

                                                                                                      

                                                                                     6ºAula

ETAPA 1 e 2: Nesta etapa levantamento prévio dos conhecimento prévios, em seguida propor a atividade das páginas ( 157,158 e 159) do livro didático Araribá  Mais Geografia.e/ou atividade complementar a seguir.

 

                                                             ATIVIDADE COMPLEMENTAR

 

1-Cite duas condições naturais que dificultam a ocupação do território mexicano.
A presença de climas frios em terrenos mais elevados e a presença de desertos no noroeste do país.

2. Defina, a partir do que você estudou sobre o México.

a) Haciendas.
Propriedades extensas do México, onde é praticada uma agricultura com baixo uso de tecnologias e grande quantidade de mão de obra.
b) Braceros.
Nome dado aos trabalhadores que, devido aos baixos salários nas propriedades agrícolas mexicanas e à concentração de terras, migram em uma parte do ano para os Estados Unidos para um serviço temporário, como a época de colheita, e então regressam para o seu lugar de origem.
c) Maquiladoras.
Tipo de indústria existente no México criada para atrair o capital estrangeiro. Elas situam-se em uma zona franca, o que implica menos impostos e com legislação especial, para os Estados Unidos. Essas indústrias recebem peças fabricadas dos Estados Unidos e montam o produto final.

3. Cite quais são os principais recursos naturais extraídos em território mexicano.

Os principais recursos naturais extraídos são a prata, o ouro, o chumbo, o ferro, o gás natural, o cobre e o petróleo.

4. Leia o trecho a seguir e responda.


"A procura e em seguida a expulsão de mexicanos refletem as tendências contraditórias entre os mexicanos do sudoeste. Empregadores de mão de obra agrícola e outras atividades de baixos salários pressionaram por uma política de mais amplo acesso aos Estados Unidos a partir do México, enquanto há grupos preocupados com a criminalidade, dependência da previdência social, ou outros problemas sociais entre os imigrantes mexicanos."

SOWELL, Thomas. Etnias da América. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1988. p. 285.

 

a)      Apesar de o texto ser de 1988, há uma questão atual. Qual?

Os conflitos de opinião sobre a imigração mexicana para os Estados Unidos.

 

Vídeo muito interessante para fechamento do conteúdo https://youtu.be/VIW9MLO3Pz0

 

                                                                            7ª AULA

 

ETAPA 1e2: Dando continuidade ao conteúdo abordados na aula anterior se possível disponibilizar o vídeo presente no

Link:  https://youtu.be/9PvAwT2gyPw  ( México) que esta disponível na apostila. Após assistirem o vídeo propor uma roda de conversa momento de tirá possíveis dúvidas.

 

                                                                            8ª AULA

 

ETAPA 1: Inicie a aula com um bom dia /boa tarde, e a chamada, em seguida iniciar com os alunos em uma roda de conversa sobre a importancia de se valorizar e praticar a autoestima. Em seguida aplicar a atividade proposta a seguir.

 

Obs.Essa aula esta relacionada a setembro amarelo se o professor(a) que  estiver uma outra  sugestão/metodologia pode esta aplicando, pois cada escola, cada turma observa-se realidades diferentes.

Lembrando que de acordo o setembro amarelo foi proposto pelo grupo no encontro com a  articulação trabalharmos textos voltados a autoestima dos alunos.

 

 Leia o texto com bastante atenção:                                                                        

                                                                                                                              AUTOESTIMA

 

Autoestima é a qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e de mostrar confiança em seus atos e ações. Da autoestima resulta a maioria dos estados emocionais de uma pessoa.

 

É o jeito de olhar para si mesmo, de perceber as qualidades, de reconhecer seus defeitos, de aplicar a educação que recebeu, são as crenças e sentimentos que são importantes e que têm valor. É expressa por meio do comportamento como o cuidado com a aparência. De forma geral, a autoestima poderá ser construída positivamente pela própria pessoa a partir do momento em que se interessar e querer evoluir. Alguns conseguem desenvolvê-la sozinhos, outros precisam de ajuda.

 

Desenvolver a autoestima é importante para quê? É a forma de olharmos para dentro de nosso íntimo, porque influência toda a nossa vida, logo, a autoestima afeta nosso comportamento, motivação e ainda altera nosso equilíbrio físico e mental. A autoestima é essencial para todo e qualquer ser humano, pois é um dos fatores que promove a mudança, as quais são imprescindíveis no processo de desenvolvimento pessoal.

 

(Adaptação do texto https://www.psicorientacao.com/o-que-e-autoestima).

 

ETAPA 2: Nesta etapa após a leitura comentada ,o professor(a) pode propor uma roda de conversa estimulando um momento de escuta e questionamento.

                                                                          6ª AULA

ETAPA 1: Após a leitura comentada e momento de escuta propor uma atividade que esta disponível na apostila.

                                                                         Atividade

 

1-Em uma escala de nove a dez qual a nota você dá para você mesmo?

____________________________________________________________________________________________________

 

2-O quanto você ama a você mesmo? Você consegue descrever? Justifique:

___________________________________________________________________________________________________

 

3-Conte com suas palavras o que te deixa mais feliz:

___________________________________________________________________________________________________

 

4-Na sua opinião o que vale mais: A aparência física ou os sentimentos? Justifique:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________

RECURSOS( 143 a 152)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (157 ,158 e 159)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

Referencias:

  Canadá e a sua população, vídeo muito interessante ... https://youtu.be/VIW9MLO3Pz0.

                                                                                      Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de quatro semanas para melhor agilizar a vida de vocês...

 

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