SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
||||||
TEMA: Leitura, escrita em
movimento: Itamaraju em foco. Subtema: Leituras Geográfica. |
Unidade Temática: Formas de Representação e Pensamento Espacial. Objetos do Conhecimento:Biodiversidade,Agro biodiversidade
destacando a História da Agroecolocia e o ciclo hidrológico estudando as
Bacias Hidrográficas da Bahia e os principais rios de Itamaraju. |
|||||
·
Objetivo geral:
diferenciar
tempo atmosférico e clima atmosférico; ·
conhecer
algumas características dos estudos da climatologia e da meteorologia; ·
conhecer
os climas do planeta e do Brasil; relacionar características do clima e da
vegetação, no planeta Terra e no Brasil; |
||||||
Ano: 6° Período: 11/09/2023 a 06/10/2023 Nº de Aulas: 12 |
||||||
HABILIDADES |
||||||
EF06GE05IT) Relacionar padrões
climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais identificando estes
aspectos físicos no município de Itamaraju e a sua importância. EF06GE11: Analisar distintas
interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos
componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade
local e do mundo. EF06GE06) Identificar as características das
paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da
agropecuária e do processo de industrialização. (EF06GE06BA) Identificar as
características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do
desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização e ofertas
de diversos serviços, partindo de sua realidade. (EF06GE06IT) Identificar as
características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do
desenvolvimento da agropecuária, com destaque para a cultura do café, pimentado-reino
e eucalipto e para criação do gado e ofertas de diversos serviços, como
aqueles ligados à expansão urbana partindo da realidade do município de
Itamaraju |
||||||
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
||||||
2. Estabelecer conexões entre diferentes
temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas
como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da
história. Construir argumentos com
base em infomações geograficas, debater e defender ideias e pontos de vista
que respeitem e promovam a consciênciassocioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro,
sem preconceitos de qualquer natureza. |
||||||
COMPETÊNCIAS GERAIS |
||||||
6:Construir
argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e
pontos de vista que respeitem e promovam
a consciência socioambiental e o
respeito à biodiversidade e ao
outro ,sem preconceito de qualquer natureza.
7:Agir pessoal e
coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade
,resiliência ,e determinação , propondo ações
sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos
,democráticos , sustentáveis e solidários. |
||||||
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
||||||
Autonomia;
autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais
confiante, com isso só tem a ganhar
o reconhecimento em si e as características que o tornam
único. Contudo estimulando o compromisso tanto
no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
||||||
|
||||||
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
||||||
OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de três semanas para
melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do
aprendizado dos estudantes, ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação
nas aulas e nas atividades realizadas. OBS:. É importante o professor
falar sobre o tema “ Leitura e escrita em movimento:
“Itamaraju em foco”, estimular sempre o estudante a leitura e escrita.
O professor e livre para promover um momento de produção de desenhos e frases
em homenagem a Itamaraju.E em seguida promover uma roda de conversa sobre o
assunto.
Sugestão O
professor usando o mesmo objeto de
conhecimento, pode trabalhar uma outra opção atividade . ETAPA
2:
Como sugestão de atividade, trazemos algumas possibilidades visando estimular
o avanço na leitura e na escrita, mais claro que cada professor é livre para direcionar mediante a realidade de
suas turmas: Opção
1-
Elaborem um texto resumo de no mínimo 25 linhas das páginas 136 a 142 do
livro didático Araribá Mais Geografia, incluindo as partes que julgarem mais
importantes. Opção
2- Direcione os estudantes a produzirem 10
Você sabia? Também das páginas 136 a 142 . Ambas possibilidades estimulará os
estudantes.
3º AULA ETAPA
1: Antes
de iniciar a aula faça uma reflexão sobre o que foi abordado nas aulas anteriores
sobre O tempo atmosférico, clima, massas de ar, previsão do tempo. Em seguida
o professor deverá questionar os estudantes
em relação a seus conhecimentos sobre os Climas
da Terra “ que poderá ser
impresso, copiado no quadro ou poderá ser utilizado o livro didático Araribá
Mais Geografia. Sugestão:O
professor pode fazer o ditado do texto, desenvolvendo no estudante a atenção e a concentração por meio da
capacidade auditiva e ainda auxilia na fixação da ortografia e da escrita. LEITURA
DO TEXTO: Climas
do mundo Você sabe
quantos são e quais são todos os climas do mundo? Existem ao menos 11
ocorrências climáticas, determinadas pela distribuição desigual de calor e
umidade no mundo. A
distribuição diferencial de calor e de umidade pelo planeta Terra condiciona
a existência de diferentes climas. "Os climas do mundo são determinados
pela distribuição desigual de calor e umidade pelo planeta Terra, além da
atuação de outros fatores climáticos locais. Identificam-se ao menos 10 tipos
de clima no mundo, alguns dos quais apresentam também subclimas, como é o
caso dos tipos tropical e temperado. Os extremos climáticos do globo, isto é,
os climas mais frios e mais quentes se localizam respectivamente nas áreas de
alta e de baixa latitude, sendo eles os climas polar e desértico." Clima
equatorial: O clima equatorial está presente nas
áreas de baixa latitude próximas da Linha do Equador. Essa é a região do
planeta Terra em que os raios solares incidem com maior intensidade, o que
resulta em temperaturas elevadas durante todo o ano. As médias, a depender do
local, podem chegar a até 27 °C. Outro aspecto importante do clima equatorial
é a elevada umidade do ar, que fica em torno de 80%. Clima tropical: O
clima tropical ocorre na zona tropical do planeta, entre os trópicos de
Câncer e de Capricórnio. Em função da maior recepção de luminosidade e calor
nessa área, o clima tropical é marcado pelas elevadas temperaturas médias
anuais, que podem ser de 24 ou 25 °C, e pela baixa amplitude térmica no mesmo
período." Clima subtropical: O
clima subtropical é um tipo de clima que está presente nas áreas
imediatamente acima e abaixo dos trópicos, ou seja, nas imediações das
regiões de clima tropical. Assim, o clima subtropical é comum da zona
temperada do planeta Terra, sendo as suas propriedades mais pronunciadas no Hemisfério
Sul." Clima
desértico: é encontrado em extensas áreas do planeta
Terra. É marcado pela baixa umidade, elevada amplitude térmica e temperaturas
elevadíssimas durante o dia. Nele se desenvolvem espécies de animais e
plantas com mecanismos avançados de adaptação à escassez de umidade." Clima
semiárido: O clima semiárido está presente nas áreas
de latitude média do planeta e é caracterizado pelo calor persistente durante
o ano, baixa amplitude térmica e escassez de chuvas, o que faz com que esse
tipo climático apresente ainda baixa umidade relativa do ar." Clima
mediterrâneo : O clima mediterrâneo é
característico de áreas de média latitude e presente não somente nos países
que são banhados pelo mar Mediterrâneo, mas também em áreas da costa oeste
estadunidense e no sul da América do Sul, África e Oceania." Clima
temperado: O clima temperado está presente nas zonas
temperadas do planeta Terra, que correspondem à faixa localizada entre os
trópicos e os círculos polares em ambos os hemisférios. Sua presença é mais
acentuada no Hemisfério Norte, enquanto no Sul temos a presença do clima
subtropical." Clima frio: O clima frio ocorre em zonas de elevada latitude
próximas dos círculos Polar Ártico e Antártico. É marcado pela
ocorrência de baixas temperaturas ao longo de todo o ano. A presença de neve
também é muito comum. O clima frio apresenta a variação frio de montanha, que
ocorre em zonas de elevada altitude. Clima polar:
O clima polar ocorre em áreas de grande latitude,
acima dos círculos Polar Ártico e Antártico. É caracterizado por
registro de temperaturas muito baixas e recorrente presença de neve ao longo
de todo o ano. Nesse tipo, há baixa presença de umidade e de luminosidade em
razão da sua localização latitudinal. Clima frio de montanha: Esse clima está presente nas áreas de maior
altitude do planeta Terra, que correspondem aos grandes complexos montanhosos
ou cordilheiras, como os Andes, os Himalaias e o Cáucaso, por exemplo. O
relevo é, portanto, o principal fator climático atuante." Veja mais sobre "Climas do mundo" em:
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/climas-no-mundo.htm ETAPA
2: Após levantamento prévio da aula anterior,
solicitar que os estudantes copiem no caderno, observem e façam a leitura do
mapa mental:
Fatores climáticos O professor(a) poderá usar o livro didático Araribá Mais
Geografia como ferramenta, utilizando a atividade das páginas 148 e 149,
propocionar o momento de prover
comentários e reflexões sobre o assunto abordado. Sugestão de atividade 1. Nesse tipo de clima a
temperatura média anual é superior a 25°C. As chuvas são abundantes e bem
distribuídas durante o ano todo. Portanto, é um tipo de clima quente e
chuvoso. a) ( ) clima equatorial b)
( ) clima temperado c) ( ) clima polar d) ( ) clima semiárido 2. Nesse tipo de clima as
temperaturas são elevadas, com temperaturas superiores a 26°C. As chuvas são
escassas e irregulares, havendo longos períodos de seca. Portanto, é um clima
quente e seco. a) ( ) clima equatorial b) ( ) clima temperado c) ( ) clima
polar d) ( ) clima semiárido 3. Qual item a seguir NÃO
corresponde a um elemento climático? a) ( ) umidade do ar b) ( ) pressão
atmosférica c) ( ) radiação solar d) ( ) ciclo hidrológico 4. Explique a importância
da radiação solar para o nosso planeta. 5. Descreva as
características dos dois climas que predominam no território brasileiro. 6. O
que é a umidade do ar na atmosfera terrestre.
4º AULA ETAPA 1 E 2 :Iniciar a etapa questionando os estudantes se eles sabem algo a
respeito dos tipos de vegetação, e da importância que a mesma tem para a vida
na Terra. Neste caso orientar os estudantes a fazer a leitura e interpretação
do texto disponível na apostila,ou do capitulo 12 no livro didático Araribá
Mais Geografia na página 150 157. Em seguida promover um momento de
questionamento e comentários sobre o assunto.
AS
VEGETAÇÕES DA TERRA Vegetação
é caracterizada como o conjunto de plantas de uma determinada região. Em
razão da diversidade climática da Terra, com destaque para a variação da
temperatura e umidade, existem coberturas vegetais distintas. Os
principais tipos de vegetação são: deserto, estepe, floresta de coníferas,
floresta temperada, floresta tropical, savana, tundra, vegetação de montanha
e vegetação mediterrânea. Deserto: é a
vegetação típica de regiões semiáridas, áridas e hiperáridas. A quantidade de
chuva é baixíssima, fato que impossibilita o desenvolvimento de vida animal e
de vegetação na maior parte dos desertos. Estepe: o clima
predominante é o temperado continental, comum na região central da América do
Norte, centro-sul da América do Sul, Ásia Central, leste da Austrália e sul
da África. A cobertura vegetal é composta por gramíneas e arbustos de pequeno
porte. Tundra: é a
vegetação predominante no extremo norte do Hemisfério Setentrional. A
vegetação é composta basicamente por capim e junco. Apresenta baixas
temperaturas. Floresta
coníferas:
comum das regiões de temperaturas baixas, cujo clima é continental frio ou
polar. A maioria das árvores tem folhas em forma de agulha, sendo uma forma
de não acumular neve, como, por exemplo, o pinheiro. Floresta
temperada:
vegetação típica de regiões de clima temperado, apresentando as quatro estações
do ano bem definidas: primavera, verão, outono e inverno. As principais
espécies vegetais são carvalhos, faias e bordos. Floresta
tropical:
compreende as regiões próximas à linha do Equador. A temperatura média, a
umidade e a quantidade de chuvas são bastante elevadas. A fauna e a flora são
diversificadas, como o que ocorre na floresta Amazônica, que é a maior
floresta tropical do mundo. Savana: também
conhecida como cerrado, esse tipo de vegetação é comum na porção central da
América do Sul, norte da América Central, além de áreas da Austrália e do
continente africano. As árvores são de pequeno porte e têm o caule torto. Vegetação
de montanha:
como o próprio nome diz, essa vegetação é comum em pontos elevados, tais como
os Andes, Himalaia, entre outras regiões montanhosas. A vegetação é pouco
diversificada, visto que o clima não é propício para o seu desenvolvimento. Vegetação
mediterrânea: a vegetação é composta por árvores de pequeno porte,
como, por exemplo, oliveiras e sobreiros. Por
Wagner de Cerqueira e Francisco Graduado
em Geografia. 5º AULA ETAPA
1 e 2: Aplicar atividades referentes aos objetos de
conhecimento relacionados as vegetações da terra
trabalhados para sistematização do conhecimento.
Sugestões de atividade 1) A vegetação natural e nativa corresponde à
vegetação original do planeta, que se desenvolveu no decorrer do tempo
geológico, segundo os tipos de solo de cada região. Sobre os vários tipos de vegetação da terra,
podemos dizer que (a) a maior parte ainda está preservada, pois o
homem tem consciência que deve preservar. (b) a maior parte já foi modificada ou
completamente devastada por meio de atividades como a agricultura, a pecuária
e a expansão urbana. (c) as formações vegetais não sofreram com a ação
humana, visto que não houve a necessidade de adaptação para a sobrevivência
do ser humano. (d) a vegetação natural da terra está sendo
replantada. 2) Enumere corretamente a segunda coluna de
acor5do com a primeira: (1) Tundra (2) Floresta Boreal (3) Florestas Temperada e Subtropical (4) Pradarias e Estepes (5) Vegetação Mediterrânea (6) Vegetação de Deserto (7) Savana (Cerrado e Caatinga no Brasil) (8) Florestas Tropical e Equatorial (9) Vegetação de Altitude ( ) Também chamada de Taiga ou Floresta de
Coníferas ( ) Vegetação densa que apresenta
grande biodiversidade ( ) Predominantemente arbórea e
arbustiva ( ) Formam andares de vegetação, pois as
formações vegetais se alteram conforme a altitude. ( )
Vegetação adaptada ao clima seco. Sua ocorrência é escassa. ( ) Surge em áreas de clima tropical
com estação seca prolongada. ( ) Menos densa que as florestas
tropicais. ( )
Ocorre na região interior do Círculo Polar Ártico. ( )
predominam as vegetações herbáceas, de altura variada. 3) Como se deu a devastação da vegetação natural? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 4) Quais as formações vegetais naturais do
Brasil? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 5) Sobre a Caatinga, podemos observar que (a) é a formação vegetal típica do clima tropical
semiárido, que ocorre na Região Nordeste. (b) é a formação vegetal típica do clima tropical
úmido, que ocorre na Região Sudeste. (c) é a formação vegetal típica do clima subtropical,
que ocorre na Região Sul. (d) é a formação vegetal típica do clima
equatorial, que ocorre na Região Norte.
6º AULA ETAPA
1 e 2 : O professor(a) poderá usar o livro didático Araribá Mais
Geografia como ferramenta, utilizando a atividade das páginas 158 e 159,
propocionar o momento de prover
comentários e reflexões sobre o assunto abordado.
7º AULA ETAPA 1 e 2: Proporcionar aos
estudantes a oportunidade de diferenciar
as paisagens do campo e da cidade; Identificar as transformações nos espaços (urbano e rural)
causadas pela ação humana; Perceber as relações de interdependência entre a zona urbana e a zona rural.
O
professor poderá realizar a leitura compartilhada das páginas 164 a 173l
livro didático Aráribá Mais Geografia ou utilizar o texto abaixo:
O espaço rural e suas paisagens O espaço rural é formado predominantemente
por elementos ligados ao setor primário da economia. Esse espaço ainda não
passou de forma intensa pelo processo de urbanização.
O espaço rural é uma porção do
espaço geográfico formada predominantemente por objetos ligados às atividades
primárias da economia. Nesse recorte espacial, ainda há uma forte presença de
objetos naturais, ao contrário do espaço urbano. O espaço rural passou por
profundas transformações ao longo do tempo, com destaque para a modernização
das atividades agrícolas e mineradoras. A Revolução Verde, ocorrida de forma
intensa no Brasil, é um exemplo do processo de modificação do espaço rural. A
produção econômica do espaço rural é fundamental para o fornecimento de
matérias-primas para a sociedade. Resumo sobre espaço rural ·
O espaço rural é uma área geográfica caracterizada pela prevalência de
objetos ligados aos setores da agropecuária e do extrativismo. ·
Atualmente, o espaço rural encontra-se altamente modificado em razão
do desenvolvimento das atividades humanas. ·
O espaço rural é muito importante para as sociedades, já que nele é
produzida grande parte das matérias-primas. ·
Em meados da segunda metade do século XX, o Brasil deixou de ser um
país predominantemente rural para tornar-se urbano. ·
O espaço rural contemporâneo brasileiro é caracterizado pela
modernização das atividades agropecuárias e pela oferta de diversos serviços. Características do espaço rural O espaço rural é um recorte geográfico
formado predominantemente por elementos do setor primário da economia. Nesse espaço há a
prevalência de objetos ligados aos setores da agropecuária e do extrativismo. As áreas rurais são pouco povoadas,
possuem menos objetos artificiais e dispõem de uma estrutura restrita de
transportes e comunicações. Essas áreas são tradicionalmente ocupadas por
fazendas, plantações, reservas florestais e outros elementos ligados a
atividades produtoras de matéria-prima. Um outro elemento que caracteriza o espaço
rural são as paisagens naturais, comumente encontradas
nessas áreas mesmo com todas as modificações empreendidas pela ação
antrópica. Evolução do espaço rural O espaço rural passou por profundas
modificações ao longo do processo de modernização das sociedades humanas.
A fixação do ser humano no espaço e o consequente desenvolvimento de
atividades de subsistência foram fundamentais para a formação de um espaço
rural. Esse espaço foi central no processo inicial de desenvolvimento
capitalista das sociedades, mas acabou perdendo protagonismo ao longo dos
séculos, em razão de fenômenos como a urbanização e a industrialização. Nesse contexto, destaca-se
especialmente a chamada Revolução Verde, processo datado de
meados do século XX que culminou na intensa modernização das áreas rurais e,
por consequência, no aumento da desigualdade social e da concentração
fundiária. A Revolução Verde impulsionou o processo de mecanização do campo,
de utilização de insumos químicos e de implantação de monoculturas. Ela
também foi uma das responsáveis pela intensificação do êxodo populacional do
campo. Atualmente, o espaço rural, em maior parte
da superfície terrestre, encontra-se altamente modificado pelas atividades
humanas. O
fenômeno da globalização, advindo da modernização dos transportes e das
comunicações, contribui para a integração dos espaços rurais e, ainda, para a
sua dinamização econômica. Atualmente,
esses espaços são caracterizados pela presença de atividades primárias, mas
também pela oferta de uma gama de serviços, com destaque para o turismo e a
hotelaria. Sugestão de vídeo para
introdução do conteúdo O rato do campo e o rato da cidade: https://www.youtube.com/watch?v=LR1RuL208rY O professor poderá aplicar a atividade das
páginas 176 e 177 do livro didático Araribá Mais Geografia.
Questões 1) Onde há mais vegetação? Zona
rural ou urbana? _________________________________________________________________________________ 2)
Copie do quadro abaixo o que é típico do espaço urbano. Plantações, Indústrias, Lojas Aeroporto, Trânsito intenso,
Vegetação Prédios, Matas, Criação de animais, Multidão, Rios poluídos, Hortas . 3)
Quais são as principais características do espaço rural? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 4)
Quais são as principais atividades econômicas desenvolvidas no espaço rural? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 6)
Na zona rural as casas são próximas ou distantes? Explique com suas palavras. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 8ªAULA ETAPA
1 e 2:
Fazer um levantamento e sondagem sobre
o conteúdo abordado na aula anterior. Sugerir a leitura compartilhada do texto proposto abaixo ou utilizar o livro
didático Araribá Mais Geografia páginas 178 a 183. O espaço urbano e suas
paisagens O que é Espaço Urbano?
O espaço urbano é
recorrente da formação de práticas espaciais constitutivas das grandes e
médias cidades. "O
Espaço Urbano pode ser definido como o espaço das cidades, o conjunto de
atividades que ocorrem em uma mesma integração local, com a justaposição de
casas e edifícios, atividades e práticas econômicas, sociais e culturais. O
espaço da cidade é, dessa forma, uma paisagem representativa do espaço
geográfico, um território das práticas políticas e um lugar das visões de
mundo e mediações culturais." "No
entanto, é preciso estabelecer uma distinção entre o urbano e as cidades.
Existem cidades, por exemplo, que não são consideradas urbanas, por possuírem
uma pequena quantidade de habitantes e uma baixa dinâmica econômica. Para o
IBGE, cidades com menos de 20 mil habitantes são consideradas como espaço
rural. Além disso, no meio agrário, evidenciam-se algumas práticas e
características do espaço urbano, o que nos leva a crer que o urbano
transcende (vai além) do espaço das cidades. Nesse ínterim, podemos dizer que
o espaço urbano é economicamente produzido, mas socialmente vivenciado, ou
seja, apropriado e transformado com base em ações racionais e também
"Com o desenvolvimento das técnicas, o homem passou a viver em sociedade
e, assim, passou a construir as suas cidades, os seus espaços de moradia. As mais
antigas cidades datam de cerca de 9.000 a.C., que é o caso das cidades de
Jericó (Palestina) e de Damasco (na Síria). No entanto, durante a maior parte
da história da humanidade, a população foi majoritariamente rural. Dessa
forma, com o desenvolvimento das relações industriais, o processo de
urbanização – crescimento do espaço urbano em relação ao espaço rural –
passou a ser a principal representação da modernidade. Assim, temos a
evidência de como a industrialização interfere e acentua o processo de urbanização. Antes
da Primeira Revolução Industrial, cerca de 90% da população das diferentes
sociedades era rural. Atualmente, com a Terceira Revolução Industrial em
curso, a humanidade atingiu pela primeira vez a maioria urbana, segundo dados
de 2010 da Organização das Nações Unidas." "Na
era moderna, podemos dizer que o processo de crescimento do espaço urbano
ocorre por dois argumentos de elementos principais, os fatores atrativos e os
fatores repulsivos. Por
fatores atrativos entende-se o crescimento das cidades a partir dos supostos
benefícios que elas oferecem, principalmente aqueles relativos ao crescimento
industrial, em que boa parte da população do campo é atraída pela oferta de
mão de obra, e às possibilidades de crescimento e emancipação sociais" "Por
fatores repulsivos entende-se o crescimento das cidades em função da saída
dos trabalhadores do campo, em face da mecanização da produção agrícola ou da
concentração fundiária. A urbanização causada por fatores repulsivos costuma
ser mais acelerada e revela uma maior quantidade de problemas sociais, sendo
característica dos países subdesenvolvidos" "Além
de problemas sociais, a urbanização acelerada pode evidenciar a emergência de
problemas ambientais urbanos, dentre eles, merecem destaque as ilhas de calor, as chuvas ácidas e a inversão
térmica, poluição atmosférica, sonora e visual, lixo urbano, água e esgoto."
9º AULA ETAPA 1 e 2 : Sabemos que
cada turma tem uma realidade, uma dinâmica e um tempo para aprender ,
estes fatores são determinantes para a realização das atividades.
Mas,lembre-se! Seu papel é fundamental para que os estudantes possam ampliar a visão de mundo e os conhecimentos científicos. Proposta
de atividade: Livro Araribá Mais Geografia páginas 184 e 185. Atividades
complementares Observe a imagem abaixo. 1)
O fator determinante para o clima da área retratada pela imagem é: a)
a latitude. b) a continentalidade. c) as massas de ar. e) a altitude. 2)
Analise a imagem abaixo e responda: Qual a influência do desmatamento no
clima? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3) O que diferencia clima e tempo? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 4) Observe o tempo e anote as oscilações em
seu caderno, num período de 7 dias. 5)
Quais são os principais fatores climáticos? 10º AULA ETAPA 1 e 2: Nestas etapas o professor(a) pode
orientar os estudantes a copiar e responder a atividade complementar.
Atividade 1) Propor a
produção de uma tabela de temperaturas dentro e fora da sala de aula. O
professor(a) deve pedir aos alunos que observem como está o tempo (nublado,
chuvoso, quente, frio, úmido ou seco) durante uma determinada quantidade de
dias. Após este período, ele deve perguntar aos alunos se eles perceberam, em
si mesmos, alguma reação a estas diferentes condições atmosféricas. Feito
este exercício, o professor vai explicar os conceitos de tempo atmosférico,
microclima e clima e construir um gráfico com as informações obtidas pelos
estudantes;. 2)
Apresentar um climograma, explicando como são obtidos dados sobre temperatura
e precipitação; 3)
Exibir um filme que enfatize a relação destes processos com a vida no planeta
(exemplo: O Dia depois de Amanhã). Pedir aos alunos um
relatório sobre o filme, com propostas de soluções para as questões
apresentadas na obra; 4)
Mostrar para o aluno, através de mapas (do Brasil ou do mundo), a distribuição
das temperaturas e das precipitações. Associá-las com outros fatores, como
altitude, latitude, correntes marítimas e vegetação 5)
Pedir aos alunos pesquisas sobre os temas discutidos na sala de aula.
Exemplos: localização de determinadas produções agrícolas e suas relações com
o clima; plantações de produtos típicos de um determinado clima em outras
regiões, através do uso de estufas.
11º AULA ETAPA 1 e 2: Levantamento prévio da aula anterior. Em seguida atividade .
Atividade 1- Observe
a figura abaixo. Utilizando seus conhecimentos e as informações da figura,
marque a alternativa CORRETA. a) A tundra
é um tipo de vegetação que fica próxima dos pólos em locais com clima quente.
b) As
savanas no Brasil são conhecidas como pampas gaúchos e é uma vegetação com
galhos retorcidos e cascas grossas. c) As
florestas temperadas, nas áreas próximas ao Equador, apresentam árvores de
várias alturas e tipos. d) As
formações vegetais estão diretamente ligadas ao clima, que varia de acordo
com a altitude e latitude. e) A taiga
também e conhecida como floresta tropical e se desenvolve em climas frios e
chuvosos.
12º AULA ETAPA 1 e 2: Dando continuidade com atividade
complementar.
ATIVIDADE 1- As pessoas que moram na cidade formam a
comunidade urbana e as pessoas que vivem no campo formam a comunidade rural.
Para compreender melhor a diferença, a analise o quadro abaixo Quais atividades estão
vinculadas a cada espaço? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2- Do campo sai grande parte dos alimentos
consumidos pelos habitantes das cidades. Do campo saem muitos produtos
utilizados pelos habitantes do campo. Os habitantes do campo também utilizam
muitos serviços encontrados nas cidades. Campo e cidade se relacionam
trocando produtos e serviços. Pode-se perceber essa relação, observando que
muitos produtos da cidade estão presentes no campo e vice-versa: Observe a
tirinha a seguir Disponível
em:<https://www.tudogeo.com.br/2020/10/02/mafalda-geografia-ambientes-urbanos-campo-cidade/>
acesso em 9, agosto de 2021 Agora
explique com suas palavras o que significa: “Se o campo não roça, a cidade
não almoça, se o campo não planta a cidade não janta” ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3-Faça a leitura do poema
a seguir: AS FORMAS DE DIVERSÃO E DISTRAÇÃO DAS PESSOAS
VARIAM MUITO DE UM LUGAR PARA O OUTRO. Escreva
abaixo o que você pode fazer durante os momentos de lazer nas opções abaixo:
No campo:________________________________________________________________________ No cidade:
________________________________________________________________________ 4-Leia o poema: Arrogante chega o homem com a máquina na mão […]
Constrói pontes, rodovias,
muda a mata completamente.
Ergue casa, edifícios […]
Da antiga zona rural nasce a cidade agitada. O homem fica perdido com o progresso que ele
próprio fez criar. MENDES, Iara Machado. Olhares e trilhas.
Revista de Ensino de Geografia e Áreas Afins, ano 3, n. 3, 2002. p.
51. a)
Qual espaço geográfico está sendo construído no poema? ___________________________________________________________________________________________________ b) Identifique no poema
ações humanas que alteram a paisagem. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 5- Assinale com v para as
afirmativas verdadeiras e f para as falsas: a-( ) Na zona urbana há muita movimentação de
trânsito: b-( ) Nas cidades as árvores são muitas e
possuem poucas casas. c-( ) A zona urbana é formada pelo centro das
cidades e os bairros. d-( ) Na zona rural, as casas ficam distantes
umas das outras e-( ) Na zona rural há grande lojas. f-( ) Na zona rural, o ar é poluído. g-( ) Os alimentos naturais, como frutas,
legumes e verduras vem as zona urbana. RECURSOS: ( 136 a 147 ) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (
)
Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 148 e 149 ) (
) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; (
) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (
)
Atividade escrita; ( ) Avaliação da participação;
Outros: Referências: Livro didático Araribá Mais Geografia https://www.youtube.com/watch?v=I4Tv3NQCOGo Veja
mais em https://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/geografia-tempo-atmosferico-e-clima.htm?cmpid=copiaecola https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/espaco-rural.htm https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-espaco-urbano.htm Que Deus continue
protegendo e abençoando a todos nós... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário