7º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 6º ANO - 2023

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA GEOGRAFIA

TEMA: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco.

Subtema: Leituras Geográfica.

Unidade Temática: Formas de Representação e Pensamento Espacial.

Objetos do Conhecimento:Biodiversidade,Agro biodiversidade destacando a História da Agroecolocia e o ciclo hidrológico estudando as Bacias Hidrográficas da Bahia e os principais rios de Itamaraju.

·         Objetivo geral: diferenciar tempo atmosférico e clima atmosférico;

·         conhecer algumas características dos estudos da climatologia e da meteorologia;

·         conhecer os climas do planeta e do Brasil;

 relacionar características do clima e da vegetação, no planeta Terra e no Brasil;

 

Ano: 6°                         Período: 11/09/2023 a 06/10/2023                         de Aulas: 12

                                                         HABILIDADES

EF06GE05IT) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais identificando estes aspectos físicos no município de Itamaraju e a sua importância.

EF06GE11: Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

EF06GE06) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.

(EF06GE06BA) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização e ofertas de diversos serviços, partindo de sua realidade.

(EF06GE06IT) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária, com destaque para a cultura do café, pimentado-reino e eucalipto e para criação do gado e ofertas de diversos serviços, como aqueles ligados à expansão urbana partindo da realidade do município de Itamaraju

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história. Construir argumentos com base em infomações geograficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciênciassocioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS GERAIS

6:Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza. 7:Agir pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso

tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

 

 

 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

 OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos estudantes, ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

OBS:. É importante o professor falar sobre o tema Leitura e escrita em movimento: “Itamaraju em foco”, estimular sempre o estudante a leitura e escrita. O professor e livre para promover um momento de produção de desenhos e frases em homenagem a Itamaraju.E em seguida promover uma roda de conversa sobre o assunto.

                                                                 1º AULA

 

ETAPA 1: Nesta etapa explanar o objeto de conhecimento sobre “O tempo atmosférico e clima” proporcionar aos estudantes o conhecimento em relação as diferenças entre clima e tempo atmosférico. Estimulando-os a compreender a dinâmica atmosférica da Terra e como o homem interfere nela e associar o clima a outros fenômenos, como altitude, relevo, maritimidade, continentalidade, densidade vegetal e evapotranspiração.

 

ETAPA 2: Iniciar a etapa questionando os estudantes se eles sabem algo a respeito o que é o tempo, o clima; e se já se perguntaram as possíveis diferenaças que tem entre um e o outro. Dando início ao capitulo 11 do livro didático Araribá Mais  Geografia nas páginas 136 a 147. O professor orienta os estudantes a abrir uma roda de conversa e estimula-los com questionamentos que segue abaixo:

                                                Qual é a diferença entre tempo e clima? - Mundo Educação

 Muitas pessoas têm muita dificuldade para diferenciar tempo e clima. Algumas delas acreditam que essas expressões representam a mesma coisa, mas sabemos que isso não é verdade. Observe as frases abaixo:

 

Frase 1: Hoje choveu muito.

Frase 2: Faz muito frio nessa região durante essa época do ano.

Frase 3: Puxa! Quanta neve por aqui!

Frase 4: Essa região parece um deserto, quase nunca chove!

 

 Essas afirmações são de situações referentes ao clima (climáticas) e ao tempo (meteorológicas).      Mas você sabe dizer qual delas refere-se a cada tipo?

 As frases 1 e 3 referem-se ao tempo e as frases 2 e 4 referem-se ao clima. Isso porque o tempo é o estado momentâneo da atmosfera, enquanto o clima é o conjunto fixo de variações do tempo em um longo período.

 Não esqueça: o tempo refere-se a algo passageiro, a um estado momentâneo; já o clima está relacionado a algo mais ou menos permanente ou que dura mais tempo.

Quando eu digo que hoje está chovendo, estou me referindo ao tempo. Quando afirmo que todos os anos, entre os meses de agosto e janeiro, costuma chover em um dado lugar, estou me referindo ao clima.

 Portanto, quando falamos de tempo, referimo-nos a algo que muda de um dia para o outro, ou até de uma hora para outra. Por outro lado, quando falamos de clima, referimo-nos a algo mais rotineiro, que costuma se repetir ao longo dos anos.

 As previsões meteorológicas são responsáveis por nos dizer como será o tempo amanhã, se vai chover ou não, se será frio ou não.

 Já as previsões climáticas procuram nos dizer como será o clima daqui a alguns anos, se o planeta será mais quente ou mais frio, se as chuvas serão mais frequentes ou menos intensas etc.

 

Por Rodolfo Alves Pena

Graduado em Geografia

 

                                                          2º AULA:

 ETAPA 1: Nesta etapa continuação do objeto de conhecimento  sobre O tempo atmosférico e o clima, professor inicie a explicação de subtemas como: AS MASSAS DE AR, A PREVISÃO DO TEMPO, O CLIMA, quem desejar pode tomar como referência as páginas 137 a 140 do livro didático Araráribá Mais.

Outra opção para quem dispõe de acesso as mídias sociais, e passar para os estudantes os vídeos que segue abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=uu8A9wVMWLI

https://www.youtube.com/watch?v=Hb4TefWWKuM

https://www.youtube.com/watch?v=DqU-h1h7ndw .

 

 

                                                      Sugestão de atividade

 

Questão 01

 Hoje pela manhã quando Paulo César saiu de sua casa às 07h00min, o céu estava fechado, bastante escuro e chuviscava. Ele pegou o seu casaco, um guarda-chuva e foi ao Colégio.  Às 12h50min quando retornava para a sua casa estava um baita calorão, o céu estava limpo e o Sol, no auge dos seus 35°C aquecia Goiânia sem piedade. 

A história mencionada cita a variação do tempo ou do clima? Justifique. 

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Questão 02

 Após quatro meses de seca, os goianienses puderam novamente sentir o frescor causado pela chuva de início de primavera, durante a madrugada desta terça-feira (22/09). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Goiânia deve continuar com temperaturas mais baixas e chuva até quinta-feira (24/09). 

A reportagem apresenta características do clima ou apenas a previsão do tempo de Goiânia entre os dias 22/09 e 24/09? Justifique sua resposta.

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Questão 03

                                        https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2023/04/image-42.png 

Observe a charge e assinale a alternativa correta.

(A) A charge faz referência às variações climáticas, considerando as mudanças perceptíveis entre os dois quadrinhos. 

(B)  A charge faz referência ao tempo, considerando que este pode sofrer variações ao longo do dia por ser compreendido como estado momentâneo da atmosfera. 

(C) No primeiro quadrinho a charge faz referência ao clima, especificamente as condições climáticas necessárias para ocorrência das chuvas. 

(D) O tempo não pode sofrer variações ao longo do mesmo dia, assim como observamos nos quadrinhos da charge que fazem referência ao tempo.

Questão 04

Assinale alternativa que apresente os conceitos de clima e tempo. 

(A) Clima é o estado da atmosfera em um determinado momento e local, enquanto tempo é a média de condições atmosféricas ao longo de um período de tempo.

(B) Tempo é o estado da atmosfera em um determinado momento, enquanto o clima é a média de condições atmosféricas ao longo de um período de tempo.

(C) Clima é o estado da atmosfera durante a noite, enquanto tempo é o estado da atmosfera durante o dia.

(D) Tempo e clima são sinônimos e significam a mesma coisa.

                                                    

                                   

5- Ler o mapa

No mapa ao lado, as setas indicam a direção em que se movimentam as massas de ar no Brasil. As massas originadas próximas à linha do Equador são chamadas de equatoriais, e as que se originam próximo ao trópico de Capricórnio são chamadas de tropicais. As massas de ar originadas ao sul do continente são chamadas de polares. Veja que, no mapa, estão representadas massas de ar com origens diferentes:

três originadas no oceano Atlântico: Equatorial Atlântica, Tropical Atlântica e Polar Atlântica; duas originadas no continente:

Equatorial Continental e Tropical Continental.

Qual é a massa de ar frio atuante no Brasil?

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Qual a principal diferença entre as massas Equatorial Atlântica e Tropical Continental?

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Sugestão O professor  usando o mesmo objeto de conhecimento, pode trabalhar uma outra opção atividade .

 

ETAPA 2: Como sugestão de atividade, trazemos algumas possibilidades visando estimular o avanço na leitura e na escrita, mais claro que cada professor é livre  para direcionar mediante a realidade de suas turmas:

 

Opção 1- Elaborem um texto resumo de no mínimo 25 linhas das páginas 136 a 142 do livro didático Araribá Mais Geografia, incluindo as partes que julgarem mais importantes.

Opção 2- Direcione os estudantes a produzirem 10 Você sabia? Também das páginas 136 a 142 . Ambas possibilidades estimulará os estudantes.

                                                              3º AULA

ETAPA 1: Antes de iniciar a aula faça uma reflexão sobre o que foi abordado nas aulas anteriores sobre O tempo atmosférico, clima, massas de ar, previsão do tempo. Em seguida o professor deverá questionar os estudantes  em relação a seus conhecimentos sobre os Climas da Terra “ que  poderá ser impresso, copiado no quadro ou poderá ser utilizado o livro didático Araribá Mais Geografia.

Sugestão:O professor pode fazer o ditado do texto, desenvolvendo no estudante  a atenção e a concentração por meio da capacidade auditiva e ainda auxilia na fixação da ortografia e da escrita.

                                                   LEITURA DO TEXTO:

Climas do mundo

 Você sabe quantos são e quais são todos os climas do mundo? Existem ao menos 11 ocorrências climáticas, determinadas pela distribuição desigual de calor e umidade no mundo.

                                   Representação dos vários tipos de clima do mundo.

 A distribuição diferencial de calor e de umidade pelo planeta Terra condiciona a existência de diferentes climas.

   "Os climas do mundo são determinados pela distribuição desigual de calor e umidade pelo planeta Terra, além da atuação de outros fatores climáticos locais. Identificam-se ao menos 10 tipos de clima no mundo, alguns dos quais apresentam também subclimas, como é o caso dos tipos tropical e temperado. Os extremos climáticos do globo, isto é, os climas mais frios e mais quentes se localizam respectivamente nas áreas de alta e de baixa latitude, sendo eles os climas polar e desértico."

Clima equatorial: O clima equatorial está presente nas áreas de baixa latitude próximas da Linha do Equador. Essa é a região do planeta Terra em que os raios solares incidem com maior intensidade, o que resulta em temperaturas elevadas durante todo o ano. As médias, a depender do local, podem chegar a até 27 °C. Outro aspecto importante do clima equatorial é a elevada umidade do ar, que fica em torno de 80%.

 Clima tropical: O clima tropical ocorre na zona tropical do planeta, entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio. Em função da maior recepção de luminosidade e calor nessa área, o clima tropical é marcado pelas elevadas temperaturas médias anuais, que podem ser de 24 ou 25 °C, e pela baixa amplitude térmica no mesmo período."

 Clima subtropical: O clima subtropical é um tipo de clima que está presente nas áreas imediatamente acima e abaixo dos trópicos, ou seja, nas imediações das regiões de clima tropical. Assim, o clima subtropical é comum da zona temperada do planeta Terra, sendo as suas propriedades mais pronunciadas no Hemisfério Sul."

Clima desértico: é encontrado em extensas áreas do planeta Terra. É marcado pela baixa umidade, elevada amplitude térmica e temperaturas elevadíssimas durante o dia. Nele se desenvolvem espécies de animais e plantas com mecanismos avançados de adaptação à escassez de umidade."

Clima semiárido: O clima semiárido está presente nas áreas de latitude média do planeta e é caracterizado pelo calor persistente durante o ano, baixa amplitude térmica e escassez de chuvas, o que faz com que esse tipo climático apresente ainda baixa umidade relativa do ar."

Clima mediterrâneo : O clima mediterrâneo é característico de áreas de média latitude e presente não somente nos países que são banhados pelo mar Mediterrâneo, mas também em áreas da costa oeste estadunidense e no sul da América do Sul, África e Oceania."

Clima temperado: O clima temperado está presente nas zonas temperadas do planeta Terra, que correspondem à faixa localizada entre os trópicos e os círculos polares em ambos os hemisférios. Sua presença é mais acentuada no Hemisfério Norte, enquanto no Sul temos a presença do clima subtropical."

Clima frio: O clima frio ocorre em zonas de elevada latitude próximas dos círculos Polar Ártico e Antártico. É marcado pela ocorrência de baixas temperaturas ao longo de todo o ano. A presença de neve também é muito comum. O clima frio apresenta a variação frio de montanha, que ocorre em zonas de elevada altitude.

Clima polar: clima polar ocorre em áreas de grande latitude, acima dos círculos Polar Ártico e Antártico. É caracterizado por registro de temperaturas muito baixas e recorrente presença de neve ao longo de todo o ano. Nesse tipo, há baixa presença de umidade e de luminosidade em razão da sua localização latitudinal.

Clima frio de montanha: Esse clima está presente nas áreas de maior altitude do planeta Terra, que correspondem aos grandes complexos montanhosos ou cordilheiras, como os Andes, os Himalaias e o Cáucaso, por exemplo. O relevo é, portanto, o principal fator climático atuante."

 

Veja mais sobre "Climas do mundo" em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/climas-no-mundo.htm

ETAPA 2: Após levantamento prévio da aula anterior, solicitar que os estudantes copiem no caderno, observem e façam a leitura do mapa mental:

                                                     Fatores climáticos

                   Mapa Mental Fatores Climáticos | PDF

 O professor(a)  poderá usar o livro didático Araribá Mais Geografia como ferramenta, utilizando a atividade das páginas 148 e 149, propocionar o  momento de prover comentários e reflexões sobre o assunto abordado.

                                           Sugestão de atividade

1. Nesse tipo de clima a temperatura média anual é superior a 25°C. As chuvas são abundantes e bem distribuídas durante o ano todo. Portanto, é um tipo de clima quente e chuvoso.

a) ( ) clima equatorial b) ( ) clima temperado c) ( ) clima polar d) ( ) clima semiárido

2. Nesse tipo de clima as temperaturas são elevadas, com temperaturas superiores a 26°C. As chuvas são escassas e irregulares, havendo longos períodos de seca. Portanto, é um clima quente e seco. a) ( ) clima equatorial b) ( ) clima temperado c) ( ) clima polar d) ( ) clima semiárido

3. Qual item a seguir NÃO corresponde a um elemento climático? a) ( ) umidade do ar b) ( ) pressão atmosférica c) ( ) radiação solar d) ( ) ciclo hidrológico

4. Explique a importância da radiação solar para o nosso planeta.

5. Descreva as características dos dois climas que predominam no território brasileiro. 6. O que é a umidade do ar na atmosfera terrestre.

 

                                                                    4º AULA

ETAPA 1 E 2 :Iniciar a etapa questionando os estudantes se eles sabem algo a respeito dos tipos de vegetação, e da importância que a mesma tem para a vida na Terra. Neste caso orientar os estudantes a fazer a leitura e interpretação do texto disponível na apostila,ou do capitulo 12 no livro didático Araribá Mais Geografia na página 150 157. Em seguida promover um momento de questionamento e comentários sobre o assunto.

                                                           AS VEGETAÇÕES DA TERRA

 

Vegetação é caracterizada como o conjunto de plantas de uma determinada região. Em razão da diversidade climática da Terra, com destaque para a variação da temperatura e umidade, existem coberturas vegetais distintas.

Os principais tipos de vegetação são: deserto, estepe, floresta de coníferas, floresta temperada, floresta tropical, savana, tundra, vegetação de montanha e vegetação mediterrânea.

 

Deserto: é a vegetação típica de regiões semiáridas, áridas e hiperáridas. A quantidade de chuva é baixíssima, fato que impossibilita o desenvolvimento de vida animal e de vegetação na maior parte dos desertos.

Estepe: o clima predominante é o temperado continental, comum na região central da América do Norte, centro-sul da América do Sul, Ásia Central, leste da Austrália e sul da África. A cobertura vegetal é composta por gramíneas e arbustos de pequeno porte.

Tundra: é a vegetação predominante no extremo norte do Hemisfério Setentrional. A vegetação é composta basicamente por capim e junco. Apresenta baixas temperaturas.

Floresta coníferas: comum das regiões de temperaturas baixas, cujo clima é continental frio ou polar. A maioria das árvores tem folhas em forma de agulha, sendo uma forma de não acumular neve, como, por exemplo, o pinheiro.

Floresta temperada: vegetação típica de regiões de clima temperado, apresentando as quatro estações do ano bem definidas: primavera, verão, outono e inverno. As principais espécies vegetais são carvalhos, faias e bordos.

Floresta tropical: compreende as regiões próximas à linha do Equador. A temperatura média, a umidade e a quantidade de chuvas são bastante elevadas. A fauna e a flora são diversificadas, como o que ocorre na floresta Amazônica, que é a maior floresta tropical do mundo.

Savana: também conhecida como cerrado, esse tipo de vegetação é comum na porção central da América do Sul, norte da América Central, além de áreas da Austrália e do continente africano. As árvores são de pequeno porte e têm o caule torto.

Vegetação de montanha: como o próprio nome diz, essa vegetação é comum em pontos elevados, tais como os Andes, Himalaia, entre outras regiões montanhosas. A vegetação é pouco diversificada, visto que o clima não é propício para o seu desenvolvimento.

Vegetação mediterrânea: a vegetação é composta por árvores de pequeno porte, como, por exemplo, oliveiras e sobreiros.

 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco

Graduado em Geografia.

 

                                                              5º AULA

 ETAPA  1 e 2: Aplicar  atividades referentes aos objetos de conhecimento relacionados as vegetações da terra trabalhados para sistematização do conhecimento.

                                             

                                                 Sugestões de atividade

 

1) A vegetação natural e nativa corresponde à vegetação original do planeta, que se desenvolveu no decorrer do tempo geológico, segundo os tipos de solo de cada região.

Sobre os vários tipos de vegetação da terra, podemos dizer que

 

(a) a maior parte ainda está preservada, pois o homem tem consciência que deve preservar.

(b) a maior parte já foi modificada ou completamente devastada por meio de atividades como a agricultura, a pecuária e a expansão urbana.

(c) as formações vegetais não sofreram com a ação humana, visto que não houve a necessidade de adaptação para a sobrevivência do ser humano.

(d) a vegetação natural da terra está sendo replantada.

 

2) Enumere corretamente a segunda coluna de acor5do com a primeira:

 

(1) Tundra

(2) Floresta Boreal

(3) Florestas Temperada e Subtropical

(4) Pradarias e Estepes

(5) Vegetação Mediterrânea

(6) Vegetação de Deserto

(7) Savana (Cerrado e Caatinga no Brasil)

(8) Florestas Tropical e Equatorial

(9) Vegetação de Altitude

 

(  ) Também chamada de Taiga ou Floresta de Coníferas

(  ) Vegetação densa que apresenta grande biodiversidade

(  ) Predominantemente arbórea e arbustiva

(  ) Formam andares de vegetação, pois as formações vegetais se alteram conforme a altitude.

(  ) Vegetação adaptada ao clima seco. Sua ocorrência é escassa.

(   ) Surge em áreas de clima tropical com estação seca prolongada.

(   ) Menos densa que as florestas tropicais.

  ) Ocorre na região interior do Círculo Polar Ártico.

  ) predominam as vegetações herbáceas, de altura variada.

 

3) Como se deu a devastação da vegetação natural?

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4) Quais as formações vegetais naturais do Brasil?

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5) Sobre a Caatinga, podemos observar que

(a) é a formação vegetal típica do clima tropical semiárido, que ocorre na Região Nordeste.

(b) é a formação vegetal típica do clima tropical úmido, que ocorre na Região Sudeste.

(c) é a formação vegetal típica do clima subtropical, que ocorre na Região Sul.

(d) é a formação vegetal típica do clima equatorial, que ocorre na Região Norte.

 

                                                             6º AULA

ETAPA 1 e 2 : O professor(a)  poderá usar o livro didático Araribá Mais Geografia como ferramenta, utilizando a atividade das páginas 158 e 159, propocionar o  momento de prover comentários e reflexões sobre o assunto abordado.

 

                                                              7º AULA

 

ETAPA  1 e 2: Proporcionar aos estudantes a oportunidade de diferenciar as paisagens do campo e da cidade; Identificar as transformações nos espaços (urbano e rural) causadas pela ação humana; Perceber as relações de interdependência entre a zona urbana e a zona rural.

                                                 

 O professor poderá realizar a leitura compartilhada das páginas 164 a 173l livro didático Aráribá Mais Geografia ou utilizar o texto abaixo:

                                                

                                             O espaço rural e suas paisagens

 

 O espaço rural é formado predominantemente por elementos ligados ao setor primário da economia. Esse espaço ainda não passou de forma intensa pelo processo de urbanização.

              

                         Vista superior de uma região de espaço rural, área que se caracteriza pelas atividades primárias.

 

                                                                 

 espaço rural é uma porção do espaço geográfico formada predominantemente por objetos ligados às atividades primárias da economia. Nesse recorte espacial, ainda há uma forte presença de objetos naturais, ao contrário do espaço urbano. O espaço rural passou por profundas transformações ao longo do tempo, com destaque para a modernização das atividades agrícolas e mineradoras. A Revolução Verde, ocorrida de forma intensa no Brasil, é um exemplo do processo de modificação do espaço rural. A produção econômica do espaço rural é fundamental para o fornecimento de matérias-primas para a sociedade.

 Resumo sobre espaço rural

·         O espaço rural é uma área geográfica caracterizada pela prevalência de objetos ligados aos setores da agropecuária e do extrativismo.

·         Atualmente, o espaço rural encontra-se altamente modificado em razão do desenvolvimento das atividades humanas.

·         O espaço rural é muito importante para as sociedades, já que nele é produzida grande parte das matérias-primas.

·         Em meados da segunda metade do século XX, o Brasil deixou de ser um país predominantemente rural para tornar-se urbano.

·         O espaço rural contemporâneo brasileiro é caracterizado pela modernização das atividades agropecuárias e pela oferta de diversos serviços.

 

  Características do espaço rural                           

 

                                     Porteira de uma fazenda como exemplo de um dos elementos tradicionais do espaço rural.

 

 

 O espaço rural é um recorte geográfico formado predominantemente por elementos do setor primário da economia. Nesse espaço há a prevalência de objetos ligados aos setores da agropecuária e do extrativismo.

 As áreas rurais são pouco povoadas, possuem menos objetos artificiais e dispõem de uma estrutura restrita de transportes e comunicações. Essas áreas são tradicionalmente ocupadas por fazendas, plantações, reservas florestais e outros elementos ligados a atividades produtoras de matéria-prima.

 Um outro elemento que caracteriza o espaço rural são as paisagens naturais, comumente encontradas nessas áreas mesmo com todas as modificações empreendidas pela ação antrópica.

 Evolução do espaço rural

 O espaço rural passou por profundas modificações ao longo do processo de modernização das sociedades humanas. A fixação do ser humano no espaço e o consequente desenvolvimento de atividades de subsistência foram fundamentais para a formação de um espaço rural. Esse espaço foi central no processo inicial de desenvolvimento capitalista das sociedades, mas acabou perdendo protagonismo ao longo dos séculos, em razão de fenômenos como a urbanização e a industrialização.

 Nesse contexto, destaca-se especialmente a chamada Revolução Verde, processo datado de meados do século XX que culminou na intensa modernização das áreas rurais e, por consequência, no aumento da desigualdade social e da concentração fundiária. A Revolução Verde impulsionou o processo de mecanização do campo, de utilização de insumos químicos e de implantação de monoculturas. Ela também foi uma das responsáveis pela intensificação do êxodo populacional do campo.

 Atualmente, o espaço rural, em maior parte da superfície terrestre, encontra-se altamente modificado pelas atividades humanas. O fenômeno da globalização, advindo da modernização dos transportes e das comunicações, contribui para a integração dos espaços rurais e, ainda, para a sua dinamização econômica.

 Atualmente, esses espaços são caracterizados pela presença de atividades primárias, mas também pela oferta de uma gama de serviços, com destaque para o turismo e a hotelaria.

 Sugestão de vídeo para introdução do conteúdo

 O rato do campo e o rato da cidade: https://www.youtube.com/watch?v=LR1RuL208rY

 

 

 O professor poderá aplicar a atividade das páginas 176 e 177 do livro didático Araribá Mais Geografia.

 

                                                                   Questões

 

1) Onde há mais vegetação? Zona rural ou urbana?

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2) Copie do quadro abaixo o que é típico do espaço urbano.

 

Plantações, Indústrias, Lojas Aeroporto, Trânsito intenso, Vegetação Prédios, Matas, Criação de animais, Multidão,  Rios poluídos, Hortas .

 

3) Quais são as principais características do espaço rural?

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4) Quais são as principais atividades econômicas desenvolvidas  no espaço rural?

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6) Na zona rural as casas são próximas ou distantes? Explique com suas palavras.

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                                                               8ªAULA

 

ETAPA 1 e 2: Fazer um levantamento  e sondagem sobre o  conteúdo abordado na aula anterior. Sugerir a leitura compartilhada do texto proposto abaixo ou utilizar o livro didático Araribá Mais Geografia páginas 178 a 183.

                                          O espaço urbano e suas paisagens

                                               

 O que é Espaço Urbano?

O espaço urbano é recorrente da formação de práticas espaciais constitutivas das grandes e médias cidades.

                                As paisagens urbanas são reveladoras das práticas políticas, econômicas e culturais que nelas se manifestam

"O Espaço Urbano pode ser definido como o espaço das cidades, o conjunto de atividades que ocorrem em uma mesma integração local, com a justaposição de casas e edifícios, atividades e práticas econômicas, sociais e culturais. O espaço da cidade é, dessa forma, uma paisagem representativa do espaço geográfico, um território das práticas políticas e um lugar das visões de mundo e mediações culturais."

"No entanto, é preciso estabelecer uma distinção entre o urbano e as cidades. Existem cidades, por exemplo, que não são consideradas urbanas, por possuírem uma pequena quantidade de habitantes e uma baixa dinâmica econômica. Para o IBGE, cidades com menos de 20 mil habitantes são consideradas como espaço rural. Além disso, no meio agrário, evidenciam-se algumas práticas e características do espaço urbano, o que nos leva a crer que o urbano transcende (vai além) do espaço das cidades. Nesse ínterim, podemos dizer que o espaço urbano é economicamente produzido, mas socialmente vivenciado, ou seja, apropriado e transformado com base em ações racionais e também "Com o desenvolvimento das técnicas, o homem passou a viver em sociedade e, assim, passou a construir as suas cidades, os seus espaços de moradia. As mais antigas cidades datam de cerca de 9.000 a.C., que é o caso das cidades de Jericó (Palestina) e de Damasco (na Síria). No entanto, durante a maior parte da história da humanidade, a população foi majoritariamente rural.

Dessa forma, com o desenvolvimento das relações industriais, o processo de urbanização – crescimento do espaço urbano em relação ao espaço rural – passou a ser a principal representação da modernidade. Assim, temos a evidência de como a industrialização interfere e acentua o processo de urbanização.

Antes da Primeira Revolução Industrial, cerca de 90% da população das diferentes sociedades era rural. Atualmente, com a Terceira Revolução Industrial em curso, a humanidade atingiu pela primeira vez a maioria urbana, segundo dados de 2010 da Organização das Nações Unidas."

"Na era moderna, podemos dizer que o processo de crescimento do espaço urbano ocorre por dois argumentos de elementos principais, os fatores atrativos e os fatores repulsivos.

Por fatores atrativos entende-se o crescimento das cidades a partir dos supostos benefícios que elas oferecem, principalmente aqueles relativos ao crescimento industrial, em que boa parte da população do campo é atraída pela oferta de mão de obra, e às possibilidades de crescimento e emancipação sociais"

"Por fatores repulsivos entende-se o crescimento das cidades em função da saída dos trabalhadores do campo, em face da mecanização da produção agrícola ou da concentração fundiária. A urbanização causada por fatores repulsivos costuma ser mais acelerada e revela uma maior quantidade de problemas sociais, sendo característica dos países subdesenvolvidos"

"Além de problemas sociais, a urbanização acelerada pode evidenciar a emergência de problemas ambientais urbanos, dentre eles, merecem destaque as ilhas de calor, as chuvas ácidas e a inversão térmica, poluição atmosférica, sonora e visual, lixo urbano, água e esgoto."

                                                                 9º AULA

ETAPA 1 e 2 : Sabemos que cada turma tem uma realidade, uma  dinâmica e um tempo para aprender , estes fatores são determinantes para a realização das atividades. Mas,lembre-se! Seu papel é fundamental para que os estudantes possam ampliar a visão de mundo e os conhecimentos científicos.

Proposta de atividade: Livro Araribá Mais Geografia páginas 184 e 185.

                 

                                                     Atividades complementares

 Observe a imagem abaixo.

                                      Fundo de tela montanha nevada | Paisagem de montanha, Fotos ...

 

1) O fator determinante para o clima da área retratada pela imagem é:

 

a) a latitude. b) a continentalidade. c) as massas de ar. e) a altitude.

 

 

2) Analise a imagem abaixo e responda: Qual a influência do desmatamento no clima?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

                                             Foto de Desmatamento e mais fotos de stock de Desmatamento - Desmatamento,  Floresta amazônica, Região Amazônica

 

 

 3) O que diferencia clima e tempo?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 4) Observe o tempo e anote as oscilações em seu caderno, num período de 7 dias.

 

 

5) Quais são os principais fatores climáticos?

 

 

                                                                 10º AULA

                                

ETAPA 1 e 2: Nestas etapas o professor(a) pode orientar os estudantes a copiar e responder a atividade complementar.

                                                             Atividade

1) Propor a produção de uma tabela de temperaturas dentro e fora da sala de aula. O professor(a) deve pedir aos alunos que observem como está o tempo (nublado, chuvoso, quente, frio, úmido ou seco) durante uma determinada quantidade de dias. Após este período, ele deve perguntar aos alunos se eles perceberam, em si mesmos, alguma reação a estas diferentes condições atmosféricas. Feito este exercício, o professor vai explicar os conceitos de tempo atmosférico, microclima e clima e construir um gráfico com as informações obtidas pelos estudantes;.

2) Apresentar um climograma, explicando como são obtidos dados sobre temperatura e precipitação;

3) Exibir um filme que enfatize a relação destes processos com a vida no planeta (exemplo: O Dia depois de Amanhã). Pedir aos alunos um relatório sobre o filme, com propostas de soluções para as questões apresentadas na obra;

4) Mostrar para o aluno, através de mapas (do Brasil ou do mundo), a distribuição das temperaturas e das precipitações. Associá-las com outros fatores, como altitude, latitude, correntes marítimas e vegetação

5) Pedir aos alunos pesquisas sobre os temas discutidos na sala de aula. Exemplos: localização de determinadas produções agrícolas e suas relações com o clima; plantações de produtos típicos de um determinado clima em outras regiões, através do uso de estufas.

                                                                          11º AULA

 

 ETAPA 1 e 2: Levantamento prévio da aula anterior. Em seguida atividade .

                                                                       Atividade

1- Observe a figura abaixo. Utilizando seus conhecimentos e as informações da figura, marque a alternativa CORRETA.

                                Geo - Conceição : PROVAS E GABARITOS / CLIMA E VEGETAÇÃO.         

 

a) A tundra é um tipo de vegetação que fica próxima dos pólos em locais com clima quente.

b) As savanas no Brasil são conhecidas como pampas gaúchos e é uma vegetação com galhos retorcidos e cascas grossas.

c) As florestas temperadas, nas áreas próximas ao Equador, apresentam árvores de várias alturas e tipos.

d) As formações vegetais estão diretamente ligadas ao clima, que varia de acordo com a altitude e latitude.

e) A taiga também e conhecida como floresta tropical e se desenvolve em climas frios e chuvosos.

                                                                 12º AULA

 ETAPA 1 e 2: Dando continuidade com atividade complementar.

 

                                                              ATIVIDADE

 

1- As pessoas que moram na cidade formam a comunidade urbana e as pessoas que vivem no campo formam a comunidade rural. Para compreender melhor a diferença, a analise o quadro abaixo

 

                          https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2021/08/Captura-de-Tela-2021-08-16-a%CC%80s-10.10.22-e1629119649885.png 

 

Quais atividades estão vinculadas a cada espaço?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2- Do campo sai grande parte dos alimentos consumidos pelos habitantes das cidades. Do campo saem muitos produtos utilizados pelos habitantes do campo. Os habitantes do campo também utilizam muitos serviços encontrados nas cidades. Campo e cidade se relacionam trocando produtos e serviços. Pode-se perceber essa relação, observando que muitos produtos da cidade estão presentes no campo e vice-versa: Observe a tirinha a seguir

https://lh4.googleusercontent.com/3G1TobJzYBxf72mELXa4FSA-SkfFluJTU3JQnCLaxeOlVUvzlGSu0nBQz4x3zJo-PKqJdR4R7Xe6p711DhdWhLkYrwjOisHNkkcUjnxT2OlHaS43vPeJbQAjGXmzcQ

Disponível em:<https://www.tudogeo.com.br/2020/10/02/mafalda-geografia-ambientes-urbanos-campo-cidade/> acesso em 9, agosto de 2021

Agora explique com suas palavras o que significa: “Se o campo não roça, a cidade não almoça, se o campo não planta a cidade não janta”

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-Faça a leitura do poema a seguir:

                                           https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2021/08/Captura-de-Tela-2021-08-16-a%CC%80s-10.19.28-e1629119989448.png 

AS FORMAS DE DIVERSÃO E DISTRAÇÃO DAS PESSOAS VARIAM MUITO DE UM LUGAR PARA O OUTRO.
É MUITO IMPORTANTE QUE TODAS AS PESSOAS PROCUREM SE DIVERTIR E DISTRAIR PARA PODER MANTER A SAÚDE MENTAL E FÍSICA. NAS CIDADES HÁ FORMAS PARA AS PESSOAS SE DISTRAÍREM: CINEMAS, TEATRO, ZOOLÓGICO, PARQUES, TELEVISÃO, ETC.
NO CAMPO, ONDE A VIDA É MAIS SIMPLES E NÃO EXISTEM MUITAS ESCOLHAS PARA DIVERSÃO, AS PESSOAS SE DIVERTEM PESCANDO, ANDANDO A CAVALO, TOMANDO BANHO DE RIO, CACHOEIRA, FREQÜENTANDO RODEIOS, BAILES, ETC.

 Escreva abaixo o que você pode fazer durante os momentos de lazer nas opções abaixo:

 

ESPAÇO RURAL

ESPAÇO URBANO




.




.

No campo:________________________________________________________________________

No cidade: ________________________________________________________________________

4-Leia o poema: 

Arrogante chega o homem​

com a máquina na mão […] ​

Constrói pontes, rodovias, ​

muda a mata completamente. ​

Ergue casa, edifícios […] ​

Da antiga zona rural​

nasce a cidade agitada.​

O homem fica perdido​

com o progresso que ele próprio fez criar. ​

 MENDES, Iara Machado. Olhares e trilhas. Revista de Ensino de Geografia e Áreas Afins, ano 3, n. 3, 2002. p. 51.

a) Qual espaço geográfico está sendo construído no poema? 

___________________________________________________________________________________________________

b) Identifique no poema ações humanas que alteram a paisagem.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5- Assinale com v para as afirmativas verdadeiras e f para as falsas:

a-(  ) Na zona urbana há muita movimentação de trânsito:

b-(  ) Nas cidades as árvores são muitas e possuem poucas casas.

c-(  ) A zona urbana é formada pelo centro das cidades e os bairros.

d-(  ) Na zona rural, as casas ficam distantes umas das outras

e-(  ) Na zona rural há grande lojas.

f-(  ) Na zona rural, o ar é poluído.

g-(  ) Os alimentos naturais, como frutas, legumes e verduras vem as zona urbana.

 RECURSOS: (  136 a 147  ) Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  148 e 149    )

( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(  ) Atividade escrita; (  ) Avaliação da participação; Outros:

Referências:

 

 Livro didático Araribá Mais Geografia

https://www.youtube.com/watch?v=I4Tv3NQCOGo

 

Veja mais em https://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/geografia-tempo-atmosferico-e-clima.htm?cmpid=copiaecola

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/espaco-rural.htm

 

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-espaco-urbano.htm

 

 

 

 

 

 

                                 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                              

 

 

 

 

Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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