SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|
Tema: Arte e Cultura em
movimento: Itamaraju em foco. Subtema: Arte e Cultura no mundo
global. |
Unidade
Temática: Natureza Ambientes e Qualidade de Vida. Objetos
do conhecimento: Diversidade
cultural e territorial dos povos originários da América". |
|
|
Ano: 8º Período:16 /09 a 28/09/24 Nº
de Aulas: 4 |
|
|
|
|
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
1. Utilizar
os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e
exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de
problemas. 2. Estabelecer
conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a
importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres
humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história. 3.
Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do
raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço,
envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição,
extensão, localização e ordem. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
1.Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo
físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva. 6:Construir
argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e
pontos de vista que respeitem e promovam a consciência
socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro
,sem preconceito de qualquer natureza. 7:Agir pessoal e
coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade
,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões
socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e
solidários. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; autoestima;
autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de
buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
|
|
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
OBS: Professores,
essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida
de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos
,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas
atividades realizadas. |
Sugestão
:
O
professor(a) usando o mesmo objeto de
conhecimento, pode trabalhar uma outra opção de atividade.
Sugetão: Abordar sobre
o tema” “Arte e cultura em movimento: Itamaraju em foco”
que
será trabalhado durante a aplicação da sequência didática.
Propor aos estudantes a fazer uma
pesquisa sobre:
Qual influência cultural da
Região Norte em Itamaraju- BA?
Qual a origem do nome Itamaraju?
Quais foram os primeiros habitantes de Itamaraju?
Como a História e a Geografia articuladas com a leitura e a escrita podem contribuir
para a construção de um mundo melhor?
1º Aula: : POVOS ORIGINÁRIOS
Objeto de conhecimento: Diversidade e dinâmica da população
mundial e local. Objetivo: ·
Compreender as características culturais,
sociais e territoriais dos povos originários da América. ·
Identificar a diversidade dos povos originários
e seu legado na formação cultural e social do continente. ·
Analisar a influência dos
povos originários na geografia atual da América, incluindo a organização
territorial e os conflitos. |
Metodologia: ·
Aula expositiva utilizando o livro didático Geografia espaço e
interação. ·
Iniciar a aula fazendo a exposição do conteúdo “ Povos Originários”. ·
Solicitar
que os estudantes analisem o mapa pré-colombiana: principais povos. Perguntar
o que puderam observar e pedir que respondam oralmente. |
Habilidade: (EF08GE14BA) Analisar os
processos de desconcentração, descentralização e recentralização das
atividades econômicas a partir do capital estadunidense e chinês em
diferentes regiões no mundo, com destaque para o Brasil e a Bahia. (EF08GE14IT) Analisar
os processos de desconcentração, descentralização e recentralização das
atividades econômicas a partir do capital estadunidense e chinês em
diferentes regiões no mundo, com destaque para o Brasil e a Bahia a partir de
Itamaraju. (EF08GE20) Analisar
características de países e grupos de países da América e da África no que se
refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e
discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza
e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que
resulta na espoliação desses povos. |
:Desenvolvimento: 1º Etapa,
fazer a exposição do objeto de conhecimento sobre “Povos Originários ” iniciando com as perguntas de sondagem. 2º Etapa,
realizar a leitura compartilhada das páginas 82 e 83 com a turma, com momento
de questionamento, discussão e
socialização. |
Objeto de conhecimento: Diversidade e dinâmica da população mundial e local. |
||
Metodologia:. ·
Sondagem dos conhecimentos
prévios através de imagens, ou, atividades práticas; ·
Resolução de atividades
individuais e/ou em grupos. |
||
Habilidade: |
||
Desenvolvimento: 1º Etapa,
dando continuidade ao objeto de conhecimento sobre “Povos Originários ” com as perguntas de sondagem. 2º Etapa,
realizar a leitura compartilhada das páginas 84 e 85 com a turma, com momento
de questionamento, discussão e
socialização. 3º Etapa: Após a
leitura e interpretação coletiva com questionamentos e discussão. Solicitar
aos estudantes a copiar e responder no caderno a atividade da página 85.Os
estudantes irão realizar a atividade de forma individual e se possível realizar
uma correção coletiva.
|
||
Aula 3: DIREITOS
DOS POVOS ORIGINÁRIOS NA AMÉRICA |
||
Objeto de conhecimento: Diversidade e dinâmica da
população mundial e local. Objetivo: ·
Reconhecer as principais civilizações
pré-colombianas, como os Maias, Astecas e Incas. ·
Relacionar os povos originários com suas
respectivas localizações geográficas. |
||
Metodologia: Introdução do objeto de conhecimento o
professor(a) orienta os estudantes a ler as informações trazidas pelo livro
didático nas páginas 86, 87,88 e 89 sobre e colocar dentro deste debate
seus pontos de vista criando autonomia para realizar atividades e
posteriormente socializar. |
||
Habilidade: .
(EF08GE05) Aplicar os conceitos de
Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e
tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na
América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra. |
||
Desenvolvimento: 1º Etapa: Inicie
com uma breve explicação do objeto de conhecimento sobre “Direitos
dos povos originários na Améria” geográficas.
Solicitar a leitura e interpretação coletiva das informações trazidas
pelo livro didático nas páginas 86,87,88 e 89. Use
exemplos simples e cotidianos para ilustrar como as pessoas dividem e
entendem o espaço ao seu redor. 2º Etapa: Orientar
os estudantes a realizar a atividade 87 e 89 de forma individual. 3º Etapa:
Realizar uma correção coletiva.
|
Aula 4: ORGANISMOS
DE INTEGRAÇÃO |
||
Objeto de conhecimento: |
||
Metodologia: Sondagem dos conhecimentos prévio através do
que foi trabalhado na aula anterior. Leitura e interpretação de texto com
questionamentos, discussão e socialização. Resolução de atividades individuais e/ ou em
grupo. |
||
Habilidade: (EF08GE05)
Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o
entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para
as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas
regionalizações a partir do pós-guerra. (EF08GE20) Analisar
características de países e grupos de países da América e da África no que se
refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e
discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza
e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que
resulta na espoliação desses povos. |
||
Desenvolvimento: 1º Etapa: Promover
a leitura coletiva do texto da página 78, com
questionamentos e discussão. 2º Etapa: Os
estudantes irão realizar a atividade de forma individual das páginas 78 e 79
( 1,2,3 e 4). 3º Etapa:
Realizar uma correção coletiva.
|
Obs. O
professor(a) é livre fazer modificações ou utilizar outro material complementar
desde que trabalhe o objeto de conhecimento.
AVALIAÇÃO: (
) Prova; ( ) Trabalho; ( x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 74 a 81)
( ) Seminários; (x )
Apresentação oral; ( ) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios;
( X) Atividade escrita; ( X ) Avaliação da
participação; Outros:
REFERENCIAS:
Livro didático
Geografia Espaço e Interação.
https://youtu.be/mA4AhI0TEfg A história dos Estados Unidos
- Povoamento
https://www.youtube.com/watch?v=MrG6Ofb2MTQ
Continente americano. https://br.pinterest.com/pin/salvamentos-rpidos--470344754844112243/
Atividade de Revisão
1)
Leia a página 67 e responda as questões abaixo:
A)
O que significa IDH?
B)
Quais são os três aspectos
que o IDH identifica e compara as condições de vida entre países e regiões?
2)
Responda as questões abaixo
utilizando a página 68 :
A)
Quais medidas a Organização
Mundial de Saúde adotaram para diminuir a propagação do virus COVID-19?
B)
Quais medidas você e sua família
adotaram no período da COVID-19?
3)Observe a tabela da página 69, sobre os países mais afetados pela
COVID-19 – casos confirmados até 31/03/2022. Agora responda as questões:
A) Qual o país que teve o maior número de casos confirmados e o maior
número de mortes?
B) Qual foi a colocação do Brasil em casos confirmados?
_________________. E números de mortes ?___________
4) Leia as páginas, 76,77
,78 e 79 para responder as questões abaixo:
A) Quais são os dois oceanos que banha o continente
americano?
B) Observando o mapa da
página 76,sobre a regionalização fisica da América ,quais são os principais
paralelos que cortam nosso continente?
C) Em qual hemisfério a
América está totalmente localizada?
D) Como o continente
americano está regionalizado geograficamente ?
E) Explique a
regionalização histórico – cultural do continente americano.
F) Quais os países fazem parte da América Anglo- Saxônica?
G) Qual o único país da
América do Norte que não faz parte da América Anglo- Saxônica?
H) A América Latina foi
colonizada principalmente por Portugueses e Espanhóis. Escreva nomes de três
países Latinos da América Central_____________, __________________ e
_________________. Agora escreva nomes de três países Latinos da América do
Sul.
I) Qual foi o navegador que chegou na América em
1492?
J) Porque o nosso
continente recebeu o nome de América?
K) O que significa a expressão NOVO MUNDO?
L) Quais foram as duas maneiras de colonização
da América?
M) Quais são as principais
características da colonização de exploração?
N) Quais são as principais características da
colonização de povoamento?
5) América Central está
subdividida em istmo e insular. Qual a diferença entre elas?
América Central Istmo |
América Central Insular |
|
|
5) Sobre a
regionalização física da América pinte as três regiões com cores distintas.
Crie a legenda para cada uma.
Atividade complementar
_______________________________________________
Que Deus continue protegendo e
abençoando a todos nós...
Nenhum comentário:
Postar um comentário