7º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 8º ANO - 2024

 

                                               SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

Tema: Arte e Cultura em movimento: Itamaraju em foco.

Subtema: Arte e Cultura no mundo global.

Unidade Temática:  Natureza Ambientes e Qualidade de Vida.

Objetos do conhecimento:   Diversidade cultural e territorial dos povos originários da América".

 

Ano:                         Período:16 /09 a 28/09/24                                         Nº de Aulas: 4

                   

 

              COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

                  COMPETÊNCIAS GERAIS

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

6:Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

7:Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

       COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                               ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas.

   

 

Sugestão : O professor(a)  usando o mesmo objeto de conhecimento, pode trabalhar uma outra opção  de atividade.                                                                        

 

 Sugetão: Abordar sobre o tema” Arte e cultura em movimento: Itamaraju em foco que será trabalhado durante a aplicação da sequência didática.

 

 Propor aos estudantes a fazer uma pesquisa sobre:

Qual influência cultural da Região Norte em Itamaraju- BA?

Qual a origem do nome Itamaraju?

Quais foram os primeiros habitantes de Itamaraju?

 

Sugestão: Abordar sobre o temaLeitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco” que será trabalhado durante a sequência didática estimulando o estudante a prática da leitura e escrita no seu cotidiano.

Como a História e a Geografia articuladas com a leitura e a escrita podem contribuir para a construção de um mundo melhor?

  

 

 

 

1º Aula: : POVOS ORIGINÁRIOS

Objeto de conhecimento:  Diversidade e dinâmica da população mundial e local.

 

Objetivo:

·         Compreender as características culturais, sociais e territoriais dos povos originários da América.

·         Identificar a diversidade dos povos originários e seu legado na formação cultural e social do continente.

·         Analisar a influência dos povos originários na geografia atual da América, incluindo a organização territorial e os conflitos.

Metodologia:

·         Aula expositiva utilizando o livro didático Geografia espaço e interação.

·         Iniciar a aula fazendo a exposição do conteúdo Povos Originários”.

·         Solicitar que os estudantes analisem o mapa pré-colombiana: principais povos. Perguntar o que puderam observar e pedir que respondam oralmente.

Habilidade:

 (EF08GE14BA) Analisar os processos de desconcentração, descentralização e recentralização das atividades econômicas a partir do capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo, com destaque para o Brasil e a Bahia.

(EF08GE14IT) Analisar os processos de desconcentração, descentralização e recentralização das atividades econômicas a partir do capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo, com destaque para o Brasil e a Bahia a partir de Itamaraju.

(EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.

:Desenvolvimento:

Etapa, fazer a exposição do objeto de conhecimento sobre “Povos Originários  iniciando com as perguntas de sondagem.

Etapa, realizar a leitura compartilhada das páginas 82 e 83 com a turma, com momento de questionamento,  discussão e socialização.

 

Aula 2:  POVOS ORIGINÁRIO  (Continuação).

Objeto de conhecimento: Diversidade e dinâmica da população mundial e local.

Metodologia:.

·         Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;

·         Resolução de atividades individuais e/ou em grupos.

Habilidade:

 

 

Desenvolvimento:

Etapa, dando continuidade ao objeto de conhecimento sobre “Povos Originários com as perguntas de sondagem.

Etapa, realizar a leitura compartilhada das páginas 84 e 85 com a turma, com momento de questionamento,  discussão e socialização.

3º Etapa: Após a leitura e interpretação coletiva com questionamentos e discussão. Solicitar aos estudantes a copiar e responder no caderno a atividade da página 85.Os estudantes irão realizar a atividade de forma individual e se possível realizar uma correção coletiva.    

 

 

Aula 3: DIREITOS DOS POVOS ORIGINÁRIOS NA AMÉRICA

Objeto de conhecimento: Diversidade e dinâmica da população mundial e local.                  

Objetivo:      

·         Reconhecer as principais civilizações pré-colombianas, como os Maias, Astecas e Incas.

·          Relacionar os povos originários com suas respectivas localizações geográficas.

Metodologia:

 Introdução do objeto de conhecimento o professor(a) orienta os estudantes a ler as informações trazidas pelo livro didático nas páginas 86, 87,88 e 89 sobre e colocar dentro deste debate seus pontos de vista criando autonomia para realizar atividades e posteriormente socializar.

Habilidade:

. (EF08GE05) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.

Desenvolvimento:

1º Etapa: Inicie com uma breve explicação do objeto de conhecimento sobre “Direitos dos povos originários na Améria” geográficas. Solicitar a leitura e interpretação coletiva das informações trazidas pelo livro didático nas páginas 86,87,88 e 89.

Use exemplos simples e cotidianos para ilustrar como as pessoas dividem e entendem o espaço ao seu redor.

2º Etapa: Orientar os estudantes a realizar a atividade 87 e 89 de forma individual.

3º Etapa: Realizar uma correção coletiva.                            

 

 

 

                                   

Aula 4: ORGANISMOS DE INTEGRAÇÃO

Objeto de conhecimento:

 

Metodologia:

Sondagem dos conhecimentos prévio através do que foi trabalhado na aula anterior.

Leitura e interpretação de texto com questionamentos, discussão e socialização.

Resolução de atividades individuais e/ ou em grupo.

Habilidade:

 (EF08GE05) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.

(EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.

Desenvolvimento:

1º Etapa: Promover a leitura coletiva do texto da página 78, com questionamentos e discussão.

2º Etapa: Os estudantes irão realizar a atividade de forma individual das páginas 78 e 79 ( 1,2,3 e 4).

3º Etapa: Realizar uma correção coletiva.                            

 

 

 

 

Obs. O professor(a) é livre fazer modificações ou utilizar outro material complementar desde que trabalhe o objeto de conhecimento.

 

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 74 a 81)

( ) Seminários; (x ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios;

( X) Atividade escrita; ( X ) Avaliação da participação; Outros:

REFERENCIAS:

 

Livro didático Geografia Espaço e Interação.

https://youtu.be/mA4AhI0TEfg A história dos Estados Unidos - Povoamento

https://www.youtube.com/watch?v=MrG6Ofb2MTQ   Continente americano.  https://br.pinterest.com/pin/salvamentos-rpidos--470344754844112243/

                                                                                                     

 

Atividade de Revisão

 

 

1)      Leia a página 67 e  responda as questões abaixo:

 

A)     O que significa IDH?

B)      Quais são os três aspectos que o IDH identifica e compara as condições de vida entre países e regiões?

 

 

2)      Responda as questões abaixo utilizando a página 68 :

 

A)     Quais medidas a Organização Mundial de Saúde adotaram para diminuir a propagação do virus COVID-19?

 

B)      Quais medidas você e sua família adotaram no período da COVID-19?

3)Observe a tabela da página 69, sobre os países mais afetados pela COVID-19 – casos confirmados até 31/03/2022. Agora responda as questões:

A) Qual o país que teve o maior número de casos confirmados e o maior número de mortes?

B) Qual foi a colocação do Brasil em casos confirmados? _________________. E números de mortes ?___________

        4) Leia as páginas, 76,77 ,78 e 79 para responder as questões abaixo:

       A)  Quais são os dois oceanos que banha o continente americano?

        B) Observando o mapa da página 76,sobre a regionalização fisica da América ,quais são os principais paralelos que cortam nosso continente?

        C) Em qual hemisfério a América está totalmente localizada?

        D) Como o continente americano está regionalizado geograficamente ?

        E) Explique a regionalização histórico – cultural do continente americano.

        F) Quais os países  fazem parte da América Anglo- Saxônica?

        G) Qual o único país da América do Norte que não faz parte da América Anglo- Saxônica?

        H) A América Latina foi colonizada principalmente por Portugueses e Espanhóis. Escreva nomes de três países Latinos da América Central­­­_____________, __________________ e _________________. Agora escreva nomes de três países Latinos da América do Sul.

      I)  Qual foi o navegador que chegou na América em 1492?

      J) Porque o nosso continente recebeu o nome de América?

      K)  O que significa a expressão NOVO MUNDO?

     L)  Quais foram as duas maneiras de colonização da América?

     M) Quais são as principais características da colonização de exploração?

     N)    Quais são as principais características da colonização de povoamento?

    5) América Central está subdividida em istmo e insular. Qual a diferença entre elas?

 

América Central Istmo

América Central Insular

 

 

 

 

 

 

5) Sobre a regionalização física da América pinte as três regiões com cores distintas. Crie a legenda para cada uma.

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                 

 

                                                              

Atividade complementar

 

                                                                                                        _______________________________________________

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                   Que Deus continue protegendo e abençoando a todos  nós...     

Nenhum comentário:

Postar um comentário