SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
||
Tema:
Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco. Subtema: Desafios de ensinar a ler o mundo
global. |
Unidade Temática: Formas
de representação e pensamento espacial. Objetos do conhecimento: Leitura e Elaboração de Mapas Temáticos,
Croquis e Outras Formas de representação para analisar Informações
Geográficas. |
|
|
||
Objetivo geral: ·
Identificar, reconhecer e representar, no mapa, a formação de
comunidade de Estados Independentes como estratégia militar e econômica; ·
Reconhecer e compreender que a Europa Oriental está em nível
desenvolvimento diferente do Leste Europeu; ·
Compreender a diversidade étnico-cultural e os consequentes
conflitos existentes na região do leste Europeu. |
||
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
||
1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como
os seres humanos
fazem uso dos
recursos da natureza ao longo da história. 2.
Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico,
reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas
como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história |
||
COMPETÊNCIAS GERAIS |
||
1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para
entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 7.
Argumentar com base
em fatos, dados
e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista
e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local,
regional e global, com posicionamento ético
em relação ao cuidado de si mesmo,
dos outros e do planeta. |
||
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
||
Autonomia; Autoestima; Autoconfiança;
Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
Objeto
de conhecimento: integração
mundial e suas interpretações: globalização e mundialização, intercâmbios
históricos e culturais entre Europa, Ásia e Oceania Objetivo:
Promover a interação e a
participação ativa dos estudantes através de atividades lúdicas. |
Metodologia:
·
Iniciar a aula explicando
brevemente o que a integração da Europa e por que são importantes.
·
Utilizando o livro
"Geografia: espaço e interação", fazer uma leitura guiada sobre o
capítulo que aborda integrações da Europa ·
Pedir aos alunos para anotarem os
pontos principais. |
Habilidade:
(EF09GE02) Com foco em analisar a atuação das organizações
econômicas em relação aos consumos, à cultura e à mobilidade (EF09GE05) É contemplada com ênfase em
analisar fatos e situ ações para compreender a integração (econômica,
política e cultural) da Europa (EF09GE09) é
trabalhado ao analisarem-se características de países e grupos de países
europeus, em seus aspectos políticos e econômicos (EF09GE14)
Com ênfase em interpretar mapas temáticos para analisar informações sobre
diferenças geopolíticas na Europa (EF09GE15) É trabalhado com foco em comparar é
classificar diferentes regiões do mundo com base em informações representas
em mapas temáticos é com diferentes projeções cartográficas. |
Desenvolvimento: 1º
Aula Relacionar o
fortalecimento de blocos econômicos ao processo de globalização: ·
Construção da União
Europeia (Benelux) ·
Comunidade Europeia
do Carvão e do Aço ·
Comunidade Econômica
Europeia página 92 e 93 do livro didático Geografia espaço e interação. 2º
Aula ·
Traçar a evolução da União Europeia desde a
CECA até o tratado de Lisboa; ·
Analisar os principais tratados e como eles
impulsionaram a integração europeia; ·
União Europeia; ·
Desafios para União Europeia nas página 94 a
97 do livro didático Geografia espaço e interação. |
Objeto
de conhecimento: Explicar
que os países-membros da União Europeia apresentam características culturais
e socioeconômicas bastantes diversificadas, o que representa um desafio para
que o projeto de integração em todos os níveis ocorra e cumpra seus objetivos
em todo o bloco. Objetivos:
|
||||
Metodologia:
|
||||
Habilidade:
(EF09GE02) Com foco em analisar a atuação das organizações
econômicas em relação aos consumos, à cultura e à mobilidade (EF09GE05) É contemplada com ênfase em
analisar fatos e situ ações para compreender a integração (econômica,
política e cultural) da Europa (EF09GE09) é
trabalhado ao analisarem-se características de países e grupos de países
europeus, em seus aspectos políticos e econômicos (EF09GE14)
Com ênfase em interpretar mapas temáticos para analisar informações sobre
diferenças geopolíticas na Europa (EF09GE15) É trabalhado com foco em comparar é
classificar diferentes regiões do mundo com base em informações representas
em mapas temáticos é com diferentes projeções cartográficas. |
||||
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário