7º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 9º ANO - 2024

 

                                       SEQUÊNCIA DIDÁTICA GEOGRAFIA

Tema: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco.

Subtema: Desafios de ensinar a ler o mundo global.

Unidade Temática: Formas de representação e pensamento espacial.

Objetos do conhecimento:  Leitura e Elaboração de Mapas Temáticos, Croquis e Outras Formas

 de representação para analisar Informações Geográficas.

Ano: 9º    Período: 19/08 a 30/08/2024                                                         Aulas: 04

Objetivo geral:

·         Identificar, reconhecer e representar, no mapa, a formação de comunidade de Estados Independentes como estratégia militar e econômica;

·         Reconhecer e compreender que a Europa Oriental está em nível desenvolvimento diferente do Leste Europeu;

·         Compreender a diversidade étnico-cultural e os consequentes conflitos existentes na região do leste Europeu.

                                               COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

2. Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história

                                                COMPETÊNCIAS GERAIS

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

                                         COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

à 4º Aula: ASPECTOS NATURAIS  ( Continente  europeu)

Objeto de conhecimento: integração mundial e suas interpretações: globalização e mundialização, intercâmbios históricos e culturais entre Europa, Ásia e Oceania

Objetivo:

  • Compreender o papel e a importância das integrações da Europa no cenário global.
  • Identificar as principais organizações internacionais e suas funções.

Promover a interação e a participação ativa dos estudantes através de atividades lúdicas.

 

Metodologia:

  1. Apresentação do tema:

·         Iniciar a aula explicando brevemente o que a integração da Europa e por que são importantes.

  1. Leitura orientada:

·         Utilizando o livro "Geografia: espaço e interação", fazer uma leitura guiada sobre o capítulo que aborda integrações da Europa

·         Pedir aos alunos para anotarem os pontos principais.

 

Habilidade:

 (EF09GE02) Com foco em analisar a atuação das organizações econômicas em relação aos consumos, à cultura e à mobilidade

(EF09GE05) É contemplada com ênfase em analisar fatos e situ ações para compreender a integração (econômica, política e cultural) da Europa

(EF09GE09) é trabalhado ao analisarem-se características de países e grupos de países europeus, em seus aspectos políticos e econômicos

(EF09GE14) Com ênfase em interpretar mapas temáticos para analisar informações sobre diferenças geopolíticas na Europa

(EF09GE15) É trabalhado com foco em comparar é classificar diferentes regiões do mundo com base em informações representas em mapas temáticos é com diferentes projeções cartográficas.

Desenvolvimento:

1º Aula

Relacionar o fortalecimento de blocos econômicos ao processo de globalização:

·         Construção da União Europeia (Benelux)

·         Comunidade Europeia do Carvão e do Aço

·         Comunidade Econômica Europeia página 92 e 93 do livro didático Geografia espaço e interação.

2º Aula

·         Traçar a evolução da União Europeia desde a CECA até o tratado de Lisboa;

·         Analisar os principais tratados e como eles impulsionaram a integração europeia;

·         União Europeia;

·         Desafios para União Europeia nas página 94 a 97 do livro didático Geografia espaço e interação.

       

 

 

3º Aula:  Continuação sobre a União Europeia

Objeto de conhecimento:

Explicar que os países-membros da União Europeia apresentam características culturais e socioeconômicas bastantes diversificadas, o que representa um desafio para que o projeto de integração em todos os níveis ocorra e cumpra seus objetivos em todo o bloco.

Objetivos:

  • Discutir as expansões da UE para a Europa Oriental e os desafios que isso trouxe;
  • Brexit;
  • Xenofobia.

Metodologia:

  • Aula expositiva e dialogada;
  • Discussão e reflexão.

Habilidade:

 (EF09GE02) Com foco em analisar a atuação das organizações econômicas em relação aos consumos, à cultura e à mobilidade

(EF09GE05) É contemplada com ênfase em analisar fatos e situ ações para compreender a integração (econômica, política e cultural) da Europa

(EF09GE09) é trabalhado ao analisarem-se características de países e grupos de países europeus, em seus aspectos políticos e econômicos

(EF09GE14) Com ênfase em interpretar mapas temáticos para analisar informações sobre diferenças geopolíticas na Europa

(EF09GE15) É trabalhado com foco em comparar é classificar diferentes regiões do mundo com base em informações representas em mapas temáticos é com diferentes projeções cartográficas.

 

4º Aula:  Europa- Comunidade dos Estados Independentes A crise na Ucrânia Conflito Rússia x Ucrânia

Objeto de conhecimento: explicar a formação da CEI, relacionando-a ao fim da Ex- União Soviética no contexto da Guerra Fria.

Objetivos:

  • Compreender as características físicas e territoriais da Europa.
  • Identificar as principais características naturais do continente europeu.
  • Analisar a relação entre o território e a natureza na Europa.

Metodologia:

·         Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;

·         Leitura e interpretação de textos e exposição de vídeo;

  • Atividade prática em grupo ou individual;
  • Discussão e reflexão.

 

Habilidade:

 (EF09GE02) Com foco em analisar a atuação das organizações econômicas em relação aos consumos, à cultura e à mobilidade

(EF09GE05) É contemplada com ênfase em analisar fatos e situ ações para compreender a integração (econômica, política e cultural) da Europa

(EF09GE08) Ao analisarem-se transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões e conflitos na Europa durante o conflito entre Rússia e Ucrânia

(EF09GE09) é trabalhado ao analisarem-se características de países e grupos de países europeus, em seus aspectos políticos e econômicos

(EF09GE14) Com ênfase em interpretar mapas temáticos para analisar informações sobre diferenças geopolíticas na Europa

(EF09GE15) É trabalhado com foco em comparar é classificar diferentes regiões do mundo com base em informações representas em mapas temáticos é com diferentes projeções cartográficas.

 

 

Etapa 1: Professor(a), nesta etapa você pode introduzir o conteúdo que será trabalhado durante a aula. Aproveite este momento para identificar os conhecimentos prévios dos estudantes a respeito e, em seguida, leia com o grupo os textos abaixo:

Texto 1

“O povo da Rússia e da Ucrânia são dois povos e um legado partilhado entre estes dois países, que remonta há mais de mil anos, quando Kiev, agora capital da Ucrânia, estava no centro do primeiro estado eslavo, o Reino de Kiev, berço da Ucrânia e da Rússia. Em 988 d.C., Vladimir I, o príncipe pagão de Novgorod e grão-príncipe de Kiev, aceitou a fé cristã ortodoxa e foi batizado na cidade de Quersoneso, na Crimeia, alvo de várias disputas nos séculos passados, sobretudo numa disputa ferrenha no século XIX. Com o colapso do Império Russo na revolução de 1917 e a ascensão da União Soviética em 1922 foram criadas uma série de repúblicas para subdividir o paíFidélis Júlio. Todas as Rússia. Origem histórica do conflito da Ucrânia. Centro Universitário Geral de Biase. Núcleo de comunicação. Novembro de 2022. Crédito: Centro Universitário Geral de Biase.

Acesso em: 13 de novembro de 2023.

Texto 2

“Em 1991, quando a União Soviética foi dissolvida, esse grande território que ocupava foi dividido em 15 repúblicas independentes. A Ucrânia é uma delas: em julho de 1990 havia declarado sua soberania. O Parlamento ucraniano declara a independência, aguardando um referendo em 1º de dezembro de 1991, que é finalmente aprovado com 90% dos votos. Assim, a Ucrânia adere à nova Comunidade de Estados Independentes, juntamente com a Rússia e a Bielorrússia. A partir de então, a Ucrânia voltou seus olhos para a Europa e seu interesse em ingressar na Otan.”

Relação entre Rússia e Ucrânia tem histórico de tensão; relembro os fatos. CNN. Fevereiro de 2022.

Questionamentos

·         1. Segundo o autor do primeiro texto, qual é o passado compartilhado entre Rússia e Ucrânia?

·         2. De que forma se deram as relações entre os dois países após o fim da URSS?

Professor(a), esta etapa tem como objetivo sistematizar os conhecimentos dos estudantes a respeito do tema trabalhado durante a aula. Para isso, a atividade deve servir como forma de evidência daquilo que os estudantes aprenderam, tornando visíveis os objetivos de aprendizagem alcançados ao longo da aula, ainda que parcialmente.

 Depois de realizada a exposição sobre as origens e os desdobramentos das relações entre Rússia e Ucrânia, os(as) alunos(as) deverão responder as questões a seguir a partir do que aprenderam na etapa anterior. Para a atividade, organize a turma em duplas.

1-    O que os dois territórios, Rússia e Ucrânia, tem em comum?

2-    Qual o principal interesse russo no território ucraniano?

3-    Quais os principais motivos que levaram a atual invasão russa na Ucrânia?

4-     Cite um acontecimento histórico anterior a guerra atual, que influencia nas tensões entre os dois países?

5-     Quais as principais consequências do conflito para a geopolítica mundial?

 

 

 

 

 

 

.

 

            Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

 

                                                            

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário