SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
||||||||||
Tema:
Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em
foco. Subtema:
Leituras
geográficas |
Unidade Temática: Formas de representação e
pensamento espacial. Objetos do
Conhecimento: Transformação
das paisagens naturais e antrópicas. |
|||||||||
Objetivo
geral: Conhecer o espaço geográfico como uma construção
histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a
natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do
espaço geográfico, mantendo a relação homem-natureza. |
||||||||||
Ano: 6° Período: 19/08 a 30/08/2024 Nº
de Aulas: 6 |
||||||||||
HABILIDADES |
||||||||||
(EF06GE02) Analisar modificações de
paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos
originários. (EF06GE02IT) Analisar modificações de
paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos
originários, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia: Índios Pataxó e os
primeiros habitantes do município de Itamaraju. tipos de solo, relevo e formações
vegetais. (EF06GE05IT) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo
e formações vegetais identificando estes aspectos físicos no município de
Itamaraju e a sua importância. |
||||||||||
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
||||||||||
2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história 7.
Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade,
flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões
socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e
solidários. |
||||||||||
COMPETÊNCIAS GERAIS |
||||||||||
2.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das
ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a
imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 4.
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras,
e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das
linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar
informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e
produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. |
||||||||||
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
||||||||||
Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
||||||||||
|
||||||||||
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
||||||||||
OBS: Professores, essa
sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de
vocês e dos estudantes, assim teremos uma visão do aprendizado dos estudantes
,ficando mais fácil a avaliação de
desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas. sobre o
tema “Leitura,
escrita em movimento: Itamaraju em foco” que
será trabalhado durante a sequência didática estimulando o estudante a
prática da leitura e escrita no seu cotidiano. Como a História e a Geografia articuladas com a leitura e a escrita podem contribuir para a construção de um
mundo melhor? 1º
Aula: : Formas
de produzir o espaço – Transformações no campo ( Moradias de povos
indígenas).
Obs. O professor(a) é livre fazer modificações ou
utilizar outro material complementar desde que trabalhe o objeto de
conhecimento. AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( )
Trabalho; ( x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 101,104 e
105) ( )
Seminários; (x ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios; ( X)
Atividade escrita; ( X ) Avaliação da
participação; Outros: REFERENCIAS: Livro didático Geografia
Espaço e Interação. https://youtu.be/-Tw0GXO6ga0?si=FjAg0mSbLGLfjWOA
RECURSOS DE
EXPLORAÇAO
Atividade
de Revisão: Objeto de
Conhecimento: trabalho, técnica e tecnologia. Atividade: use o livro
didático
Geografia espaço e interação na páginas 70 e
71, para responder as questões abaixo. 01. Por meio de
quê cada sociedade transforma a paisagem e produz o espaço geográfico? 02. O que é
trabalho? 03. As técnicas de
trabalho incluem o quê? 04. Muitas
técnicas são desenvolvidas com quê objetivo? 05. O que é
tecnologia? 06. O que é uma
técnica rudimentar? Atividade
de Revisão: Objeto de
Conhecimento: Uso e transformação dos recursos naturais. Atividade: use o livro
didático
Geografia espaço e interação na página 72,
para responder as questões abaixo. 01. O que são
recursos naturais? 02. Qual a
classificação mais comum dos recursos naturais? 03. O que são
recurso naturais: a) renováveis. b) não renováveis. 04. Dê exemplos
de recursos naturais: a) renováveis. b) não-renováveis. Atividade
de Revisão: Objeto de
Conhecimento: Produção do espaço geográfico. Atividade: use o livro
didático
Geografia espaço e interação na das páginas
74 e 75, para responder as questões abaixo. 01. De que forma
os primeiros seres humanos começaram a ocupar a superficie terrestre e a se
relacionar com a natureza? 02. Como os primeiros
seres humanos viviam? 03. Quando o alimento disponível acabava o se tornava insuficiente o quê os povos nômades
faziam? 04. O que são
povos nômades? 05. Dê exemplos
de povos nômades que existem ainda hoje. 06. A cerca de 12
mil anos, importantes descobertas provocaram mudanças nas relações entre os
seres humanos e natureza. Quais foram? 07. O
desenvolvimento da agricultura e da criação de animais ao longo de milhares de
anos contribuiu para quê? 08.
Com
a agricultura e a criação de animais surgem novas técnicas e diferente forma
de trabalho. Quais são? 09. A nova
maneira dos povos sedentários viver contribuiu para quê? Atividade
de Revisão: Objeto de
Conhecimento: Formas de produzir o espaço. Atividade: use o livro
didático
Geografia espaço e interação na páginas 78 a 85,
para responder as questões abaixo. 01. De que forma
é produzido o espaço geográfico? 02. Campo e
cidade são espaços distintos. De que forma eles são produzidos? 03. Que
atividades econômicas tradicionalmente são praticadas no campo? 04. Como surgiram
as primeiras cidades? 05. Antes de
surgirem as fábricas a matéria-prima era transformada em produto por meio de
quê? 06. O que
predomina na atividade artesanal? 07. Com a
necessidade de ampliar a oferta de mercadoria, os donos das oficinas manufatureiras
passaram a investir em quê? 08.
As
interferências dos seres humanos
na natureza aumentaram por causa de quê e qual a consequência? 09. Atualmente
onde vivem mais da metade da população mundial? 10. Por que as
cidades atraem tantas pessoas? 11. Além do
acesso desigual a serviços e equipamentos muitas cidades em diferentes países
apresentam graves problemas ambientais. Quais são eles? 12. O que são
povos originários? 13. Apesar de
utilizarem os recursos naturais para garantir a sobrevivência, ação dos povos
originários transforma as paisagens de maneira mais lenta, por quer isso
acontece? 14. As terras nas
quais os povos originários vivem e quais tem direito são cobiçadas por outros
grupos. Por que isso acontece? 15. Afim de por
em prática projetos econômicos, o que governos e empresas fazem com os povos
originários? 16. Para os povos
originários, o que significa deixarem suas terras? Que Deus continue
protegendo e abençoando a todos nós... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário