7º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 7º ANO - 2024

 

                                                     SEQUÊNCIA DIDÁTICA GEOGRAFIA

Tema: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco.

Subtema: Leitura no Espaço Geográfico.

UNIDADE TEMÁTICA: Formas de representação e pensamento espacial.

Objetos do conhecimento: Mapa temáticos do Brasile da mesorregião – Sul Baiano e do Município de Itamaraju/ Característica da população brasileira.

Objetivo geral: Identificar características das desigualdades sociais, compreendendo como esses aspectos das sociedades humanas se manifestam no Brasil.

Ano:     Período:  19/08 a 30/08/2024                   de Aulas: 06

    

 

                                                 COMPETÊNCIA   ESPECÍFICA

1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

   COMPETÊNCIAS GERAIS

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

                                            COMPETÊNCIAS   SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo

 

estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

Obs: Professores, essa sequencia terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

 

 

  Sugestão: Iniciar abordando o temaLeitura, escrita em movimento: Itamaraju em focoque será trabalhado durante a aplicação da sequência didática.

 

“A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita”.                           

 

 

 

 

 

Aula 1:  POPULAÇÕES TRADICIONAIS E TERRITÓRIO

 

  Grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição (BRASIL, 2007).

 

 

           

Objeto de conhecimento:

Mapa temáticos do Brasil e da mesorregião – Sul Baiano e do Município de Itamaraju.

 

 

Metodologia:

·         Aula expositiva sobre o objeto de conhecimento “Mapas temáticos do Brasil “População tradicionais e território” utilizando o livro didático;

Levantamento prévio da aula anterior. E m seguida o professor(a) pode iniciar a os estudos explicando aos estudantes os conceitos de povo, nação e população, que perpassam os conteúdos. É comum que eles  não os diferenciem.

 

Habilidade:

 (EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.

 (EF07GE03BA) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado e caatinga, de ribeirinhos.

EF07GE04BA) Analisar a distribuição territorial da população brasileira e baiana, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos territórios de identidade do estado.

(EF07GE04IT) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos territórios de identidade do estado, como Itamaraju.

 

Desenvolvimento:

 

Etapa, apresentar o objeto de conhecimento “Mapas temáticos do Brasil” sobre População tradicionais e território.

Etapa, realizar a leitura e interpretação de texto das páginas 84, 85,86,87 do livro didático Geografia espaço e interação com a turma.

Avaliação:

Participação nas discussões /. Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

 

 

Aula 2: POPULAÇÕES TRADICIONAIS E TERRITÓRIO ( Continuação).

Objeto de conhecimento:

Mapa temáticos do Brasil e da mesorregião – Sul Baiano e do Município de Itamaraju.

Metodologia:

·         Vídeos sobre Documentário – “Quilombos do século XXI” ou exposição de slides abordando os temas estudados;

·         Roda de conversa, os estudantes em um círculo irão ler as informações trazidas pelo livro e colocar dentro deste debate seus pontos de vista criando autonomia para realizar atividades e posteriormente socializar;

·         Resolução de atividades individuais e/ou em grupos.

Habilidade:

(EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.

(EF07GE03BA) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado e caatinga, de ribeirinhos.

 (EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil e da Bahia (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogia espaciais.

 

Desenvolvimento:

1º Etapa: 4° Usar o vídeo sobre Quilombos do século XXI” do link: https://youtu.be/CNhqvWJjGII  para obter mais informações  sobre a origem em comum dos remanescentes de quilombos é a ancestralidade africana de negros escravizados que fugiram da crueldade da escravidão e refugiaram-se nas matas.

2º Etapa: Os estudantes irão realizar a atividade de forma individual das páginas 88 .

3° Etapa, realizar a atividade da página página 91 atividades1 e 2.

4º Etapa: Realizar uma correção coletiva.     

                        

Sugestão de atividade complementar ( ANEXO 1).

 

 

Aula 3: Desigualdades sociais

Objeto de conhecimento: Característica da população brasileira.

Objetivo: Compreender a localização e a importância dos quilombos no Brasil, assim como suas contribuições culturais e sociais.

Metodologia:

·         Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens ou relatos.

·         Aula expositiva utilizando o livro didático.

·         Discussão em sala de aula ;

·         Trabalho em grupo na sala de aula orientado pelo professor(a).

Habilidade:

(EF07GE04BA) Analisar a distribuição territorial da população brasileira e baiana, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos territórios de identidade do estado.

(EF07GE04IT) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos territórios de identidade do estado, como Itamaraju.

Desenvolvimento:

1º Etapa:

·         O professor(a) pode promover a leitura coletiva das páginas 92,93,94 e 95,que aborda o objeto de conhecimento sobre “Desigualdade social” e os conceitos que se refere às diferenças no acesso a recursos e oportunidades entre diferentes grupos sociais.

  •  Discuta algumas das principais causas da desigualdade social, como a distribuição desigual de riqueza, educação, saúde, e oportunidades de emprego.

2º Etapa:

·         Explique o que é o IDH e como ele mede o desenvolvimento humano a partir de indicadores como expectativa de vida, educação e renda.

·         Apresente dados comparativos de diferentes países para mostrar como a desigualdade pode variar.

·         Fale sobre as disparidades regionais e sociais no Brasil, incluindo as diferenças entre regiões urbanas e rurais, e as questões de raça e gênero.

  • Discutir as consequências da desigualdade como os impactos sociais, impactos econômicos e estimular os estudantes a refletir sobre soluções e medidas para reduzir a desigualdade através das Políticas Públicas falando sobre a importância de políticas públicas, como programas de transferência de renda, acesso à educação e saúde pública de qualidade e participação social, enfatizando  no papel da sociedade civil e da participação cidadã na promoção de uma sociedade mais justa e igualitária.

3º Etapa: Após  as discussões propor uma atividade prática.

  •  Proponha uma atividade onde estudantes possam discutirem  em grupos pequenas maneiras de reduzir a desigualdade social em suas comunidades.
  • Peça para que os estudantes analisem casos reais ou fictícios de desigualdade e proponham soluções.
  • Encoraje os estudantes a refletirem sobre o papel que cada um pode desempenhar na construção de uma sociedade mais igualitária e justa.
  •  Sugira leituras adicionais ou atividades que possam aprofundar o entendimento sobre o tema.

Obs. Essa estrutura pode ser adaptada conforme o nível de compreensão dos estudantes e o tempo disponível para a aula.

Avaliação:

Participação nas discussões /. Qualidade na resolução de atividades individuais /. Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

 

Aula 4: Desigualdades sociais ( continuação)

Objeto de conhecimento:  Característica da população brasileira

Metodologia:

·          Resolução de atividades individuais utilizando o livro didático.

·         Discussão e reflexão em sala.

Habilidade:

(EF07GE03BA) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado e caatinga, de ribeirinhos.

(EF07GE04IT) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos territórios de identidade do estado, como Itamaraju

 (EF07GE10BA) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia.

 (EF07GE10IT) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia e do Município de Itamaraju.

Desenvolvimento:

1º Etapa: Orientar os estudantes a copiar e responder a atividade disponível nas páginas 96 e 97 do livro didático de Geografia espaço e interação.

 2º Etapa: Continuação da atividade e correção e momento de questionamento e socialização.

  

Avaliação:

Participação nas discussões /. Qualidade na resolução de atividades individuais/. Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

Aula 5: O BRASIL EM REGIÕES – REGIÃO NORDESTE

Objeto de conhecimento:

Características da população brasileira         

Metodologia:

·         Aula expositiva utilizando o livro didático e texto complementar no ANEXO 2 apresentação teórica e discussão.

·         Leitura e interpretação de textos.

Habilidade:

(EF07GE06) Discutirem que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.

(EF07GE06BA) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares e em sua comunidade.

(EF07GE06IT) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais no Brasil, no bioma da Mata Atlântica, etc., assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares analisando a partir do município de Itamaraju e lugares vizinhos.

(EF06GE08) Medir distâncias na gráficas e numéricas dos mapas. superfície pelas escalas.

 

Desenvolvimento:

1º Etapa, iniciar com exposição do objeto de conhecimento sobre Região Nordeste promovendo a leitura do mapa e análise dos indicadores territoriais socioeconômicos da Região Nordeste na página 228 do livro didático de Geografia espaço e interação.

 

Etapa, orientar aos estudantes a fazer a atividade da página 228 do livro didático , ou outra atividade elaborada pelo professor(a).

Avaliação

  • Participação nas discussões;
  • Qualidade na resolução de atividades individuais;
  • Clareza e organização na apresentação dos trabalhos.

 

6º Aula : Região Nordeste  ( CONTINUAÇÃO).

Objeto de conhecimento:

Características da população brasileira

Metodologia:

·         Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;

·         Vídeos exposição de slides ou abordando os temas estudados;

·         Resolução de atividades individuais e/ou em grupos.

 

Habilidade:

 

EF07GE06) Discutirem que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.

EF07GE06BA) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares e em sua comunidade.

(EF07GE06IT) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais no Brasil, no bioma da Mata Atlântica, etc., assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares analisando a partir do município de Itamaraju e lugares vizinhos.

(EF07GE06IT) Diagnosticar e interpretar os impactos ambientais provocados com o uso de agrotóxico causador de possíveis riscos a saúde dos seres humanos e ao meio ambiente e apontar meios para o cultivo de agricultura orgânica.

Desenvolvimento:

. Etapa: Continuação do conteúdo sobre a Região Nordeste com a atividade da página 233 do livro didático  Geografia espaço e interação ou uma atividade proposta pelo professor(a).

Etapa: Correção da atividade e momento de tira dúvida e socialização.

Avaliação

  • Participação nas discussões.
  • Trabalho em equipe, ou individual e colaboração.

Clareza e organização na apresentação dos trabalhos

Referencia :

Livro didático Geografia espaço e interação.         

https://www.fadc.org.br/noticias/a-importancia-da-leitura-para-o-desenvolvimento-das-criancas#:~:text=A%20leitura%20%C3%A9%20uma%20pr%C3%A1tica,e%20ampliam%20a%20capacidade%20criativa.

Link: https://razaoconsultoriaambiental.com.br/wp-content/uploads/2020/02/Faded-Realm-1-1024x1024.jpg . Comunidades tradicionais.

 

_______________________________________________________________________________

ANEXO – 1

Uma atividade lúdica sobre os quilombolas pode ser uma maneira eficaz de engajar os estudantes e aprofundar seu entendimento sobre a história e a cultura desses povos no Brasil. Aqui está uma sugestão de atividade baseada no conteúdo do livro "Geografia: Espaço e Interação" para o 7º ano:

Atividade: Mapa dos Quilombos Históricos

Objetivo: Compreender a localização e a importância dos quilombos no Brasil, assim como suas contribuições culturais e sociais.

Material Necessário:

  • Mapa do Brasil em tamanho grande (pode ser impresso ou desenhado)
  • Marcadores coloridos ou adesivos
  • Fichas com informações sobre quilombos históricos (por exemplo, Quilombo dos Palmares, Quilombo de São José da Serra, Quilombo de Ivaporunduva, etc.)
  • Cartolina, papel e canetas para anotações.

Metodologia:

Etapa 1: Comece com uma breve explicação sobre o que são quilombos e a importância dos quilombolas na história do Brasil. Discuta a resistência à escravidão e a formação de comunidades quilombolas como formas de resistência.

Etapa 2 : Divida a classe em pequenos grupos e entregue a cada grupo uma ficha com informações sobre um quilombo específico. As fichas devem incluir dados como localização geográfica, período histórico, características culturais, e contribuições para a cultura brasileira.

Etapa 3: Exploração e Pesquisa. Dê tempo para que os grupos leiam as fichas e façam pesquisas adicionais, se possível. Eles devem preparar uma apresentação curta sobre o quilombo que lhes foi designado, destacando sua importância. Em seguida cada grupo marca no mapa do Brasil a localização do quilombo que estudaram usando marcadores ou adesivos. Ao lado da marcação, eles devem colocar uma pequena nota ou imagem representativa.

Etapa 4: Cada grupo apresenta suas descobertas para a turma, explicando a importância do quilombo e quaisquer aspectos culturais ou históricos relevantes. Eles devem também apontar a localização do quilombo no mapa. Após as apresentações, conduza uma discussão em classe sobre o impacto dos quilombos na história do Brasil e como a cultura quilombola influencia a sociedade brasileira contemporânea.

Obs.

  • Se possível, inclua materiais visuais como fotos, vídeos ou música que representem a cultura quilombola.
  • Incentive os alunos a refletirem sobre a importância da diversidade cultural e da preservação das tradições dos quilombolas.

Essa atividade não só ajuda a desenvolver o conhecimento geográfico dos alunos, mas também promove uma compreensão mais profunda da história e cultura dos quilombolas no Brasil.

 

 

 

ANEXO- 2

 

  Vamos fazer a leitura !

 

                                          Localização Geográfica e Subdivisões                          

  A Região Nordeste do Brasil é composta por nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. É a região mais próxima da África e da Europa e faz fronteira com o Oceano Atlântico ao leste e ao norte.

2. Clima e Vegetação

A região Nordeste é caracterizada por uma grande diversidade climática:

  • Litoral: Tem clima tropical úmido, com chuvas bem distribuídas durante o ano, especialmente na Zona da Mata.
  • Sertão: Apresenta clima semiárido, com baixa precipitação e longos períodos de seca. É a região da Caatinga, uma vegetação adaptada à aridez.
  • Agreste: É uma zona de transição entre o litoral úmido e o sertão seco, com clima mais ameno e variado.
  • Meio-Norte: Clima tropical, mas com uma estação seca mais curta. Abriga formações de cerrado e áreas de transição para a Amazônia.

3. Economia                  

A economia do Nordeste é diversificada, com destaque para:

  • Agricultura: O cultivo de cana-de-açúcar e algodão é tradicional, mas também há produção de frutas tropicais (como manga, melão e caju) para exportação.
  • Pecuária: A criação de gado, especialmente no sertão, é uma atividade importante.
  • Indústria e Energia: Há polos industriais em cidades como Salvador (BA) e Fortaleza (CE). A região também abriga parques eólicos, aproveitando os ventos constantes do litoral.
  • Turismo: A beleza natural e o patrimônio histórico (como o Pelourinho, em Salvador) fazem do turismo uma atividade econômica significativa.

4. Aspectos Culturais

O Nordeste é rico em diversidade cultural, resultado de influências indígenas, africanas e europeias. Alguns elementos culturais importantes incluem:

  • Música e Dança: O forró, o frevo, o maracatu e o axé são ritmos musicais característicos.
  • Festividades: Festas juninas, carnaval de Olinda, e o São João de Campina Grande são eventos marcantes.
  • Culinária: A gastronomia nordestina é conhecida pelo uso de ingredientes como mandioca, carne de sol, feijão-verde, além de pratos típicos como acarajé, vatapá e buchada de bode.

5. Desafios Socioeconômicos

Apesar do desenvolvimento em várias áreas, o Nordeste enfrenta desafios como a desigualdade social, o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em algumas regiões, e problemas relacionados à seca no sertão, que afetam a agricultura e o abastecimento de água.

Essa é uma visão geral que cobre os principais tópicos sobre a Região Nordeste do Brasil, conforme abordado geralmente em livros didáticos de geografia para o ensino fundamental. Para informações mais detalhadas, é interessante consultar o livro específico que você mencionou ou outras fontes de estudo.

__________________________________________________________________________

  ANEXO - 3

  Jogo de Cartas - Sabores do Nordeste

Objetivo:

Conhecer e identificar comidas típicas da Região Nordeste do Brasil.

Material Necessário:

  • Cartolinas coloridas ou papel grosso
  • Tesoura
  • Canetas coloridas
  • Cola
  • Imagens de comidas típicas (podem ser impressas ou desenhadas)
  • Cartões de descrição (com o nome do prato, ingredientes principais e breve descrição)

Passo a Passo:

  1. Preparação das Cartas:

·         Corte a cartolina em retângulos de tamanho semelhante a cartas de baralho.

·         Em cada carta, cole ou desenhe a imagem de uma comida típica da Região Nordeste (como acarajé, baião de dois, moqueca, carne de sol, etc.).

·         Prepare cartões de descrição com o nome do prato, ingredientes principais e uma breve descrição do seu preparo e origem.

  1. Divisão dos estudantes:

·         Divida a turma em pequenos grupos de 3 a 5 alunos.

  1. Jogo:

·         Cada grupo receberá um conjunto de cartas de imagens e um conjunto de cartões de descrição.

·         O objetivo é que os estudantes associem corretamente cada imagem com a descrição correspondente.

·         Após associarem todas as cartas, cada grupo deve apresentar suas associações ao restante da turma, explicando os pratos escolhidos.

  1. Discussão e Reflexão:

·         Após a apresentação dos grupos, discuta com a turma a importância cultural e histórica dessas comidas na Região Nordeste.

·         Pergunte se algum estudantes já provou algum desses pratos e qual foi a experiência.

Variação:                                        

  • Degustação: Se possível, organize uma pequena degustação de alguns pratos típicos para que os estudantes possam experimentar os sabores da região. Certifique-se de considerar alergias alimentares e preferências dietéticas.

 Essa atividade é uma forma interativa e divertida de explorar a diversidade cultural do Nordeste do Brasil, promovendo o aprendizado através da experiência sensorial e da colaboração entre os estudantes.

  ANEXO - 4

           Atividade: Conhecendo as Sub-regiões e Comidas Típicas do Nordeste

Objetivo:

  • Compreender as características das sub-regiões da Região Nordeste do Brasil.
  • Identificar e descrever as comidas típicas associadas a cada sub-região.

 Passo a Passo:                                                                                                                     

  1. ETAPA 1: Leia o capítulo do livro "Geografia: Espaço e Interação" sobre a Região Nordeste e suas sub-regiões: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte. Pesquise sobre as comidas típicas de cada sub-região. Use o livro, internet e outros materiais de estudo disponíveis.

           ETAPA 2: Escolha uma comida típica de cada sub-região do Nordeste.

o    Para cada comida escolhida, responda às seguintes perguntas:

§  Qual é o nome da comida?

§  De qual sub-região ela é típica?

§  Quais são os ingredientes principais?

§  Em quais ocasiões ou festividades essa comida é geralmente consumida?

§   Crie um cartaz ou uma apresentação com imagens e descrições das comidas típicas de cada sub-região. Inclua informações sobre a origem dos pratos e sua importância cultural.

§  Se possível, traga uma receita simples de uma das comidas para compartilhar com a turma (opcional).

  1. Discussão em Grupo:

·         Apresente suas descobertas para a classe.

·         Discuta com seus colegas as semelhanças e diferenças nas tradições culinárias de cada sub-região.

Exemplo de Resposta:

  • Comida: Acarajé
  • Sub-região: Zona da Mata (Bahia)
  • Ingredientes: Feijão-fradinho, camarão seco, cebola, azeite de dendê
  • Ocasiões: Festas religiosas do Candomblé, festas populares, eventos culturais

Avaliação:

  • Será avaliada a clareza e a organização das informações apresentadas, bem como a participação nas discussões em grupo.
  • Espero que essa atividade ajude a enriquecer o entendimento dos estudantes sobre a diversidade cultural e geográfica da Região Nordeste do Brasil!

 

 

                                                                      

Atividade de Revisão

Objeto de conhecimento: Populações Tradicionais e Território.

 

Atividade complementar: use o livro didático Geografia espaço e interação na página 84 a 91.

 

1.    Explique o que são comunidades tradicionais.

2.    Quais são os povos que fazem parte das comunidades tradicionais?

3.    Quais as dificuldades enfrentadas pelas comunidades tradicionais?

4.    Cite os grupos que perseguiam as comunidades tradicionais.

5.    O que são terras demarcadas?

6.    Por que o processo de demarcação das terras indígenas não foram concluídas na década de 1993?

7.    Descreva os fatores que levaram os povos originários a viverem em comunidades em locais extremos.

8.    Quantos povos indígenas estão distribuídos pelo território brasileiro?

9.    A partir de qual década começou a grande movimentação indígena no Brasil?

10. O que são comunidades quilombolas?

 

 

Atividade de Revisão

 

Objeto de conhecimento: Desigualdades Sociais

Mapa conceitual: use o livro didático Geografia espaço e interação na página 92 a 95.

 

Defina:

a.    Desigualdade Social;

b.    IDH;

c.    PIB;

d.    Renda per capita;

e.    IBGE;

f.     Concentração de Renda;

g.    Extrema pobreza;

h.    Tarefas domésticas;

 

 

 

Atividade de Revisão

 

Objeto de conhecimento: Região Nordeste

Mapa conceitual: use o livro didático Geografia espaço e interação na página 228 a 231.

 

1.    Quais são os estados que compõem a região nordeste?

2.    Quais os climas encontrados na região nordeste? Qual é predominante?

3.    Quais são as vegetações encontradas na região nordeste? Qual é a predominante?

4.    Qual é o maior e menor estado da região nordeste?

5.    O que são rios intermitentes e perenes?

6.    O que é migração de retorno?

7.    O que é migração pendular?

8.    O que é migração sazonal?

9.    O que é êxodo rural?

10. Como se deu o povoamento do interior nordestino?

11. Quais são as regiões geoeconômicas?

 

 

 

Obs. O professor (a) é livre para utilizar outro material desde que não fuja do objeto de conhecimento.

 

 

 

 

                                           Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...


Nenhum comentário:

Postar um comentário