SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
||
Tema: : Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em
foco. Subtema: Desafios de ensinar a ler o mundo. |
UNIDADE
TEMÁTICA: Formas de Representação e Pensamento
Espacial. Objetos
do conhecimento:
Leitura e Elaboração de Mapas Temáticos, Croquis e Outras Formas de
Representação Para Analisar Informações Geográficas. |
|
|
||
Ano: 9º Período: 05/09 a 30/09
de 2022 Nº de Aulas: 8 |
||
HABILIDADES |
||
|
||
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
||
1-Reconher e
compreender que a Europa Oriental está a nível de desenvolvimento diferente
do Leste Europeu 2- Compreender a
diversidade étnico-cultural e os consequentes conflitos existentes na região
do Leste Europeu 3- Compreender os
principais aspectos econômicos, sociais, e do espaço físico da Rússia e sua
influência na Europa Oriental e no Leste Eurpeu |
||
COMPETÊNCIAS GERAIS
|
||
1.Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática
e inclusiva. 7.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
||
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
||
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando
o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso
profissional. |
||
|
||
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
||
OBS: Professores, essa sequência
terá uma duração de quarto semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos
alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos, ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação
nas aulas e nas atividades realizadas. 1º
aula Inicie a aula com um
bom dia e a chamada, em seguida abordar sobre o tema “ Leitura, escrita em
movimento: Itamaraju em Foco” que em será abordado durante a unidade
estimulando o aluno a prática da leitura e escrita no seu cotidiano. E em
seguida apresente o objeto de conhecimento que iremos trabalhar. Comece
abordando sobre “O Leste Europeu e a Organização da CEI” Capitulo 8 do livro
Araribá Mais pagina 120 á 133 Etapa 1: Para iniciar a aula,
peça aos alunos que localizem a Rússia e os países vizinhos no mapa-múndi. A
intenção é investigar o que eles já conhecem a respeito da União Soviética.
Para tanto, faça-lhes algumas perguntas sobre o tema: “Vocês conseguem identificar a região que
corresponde à antiga URSS?”; “Além da Rússia, que países fizeram parte
dessa união?”; “Por que essa região era conhecida como
bloco soviético durante a existência da URSS?”. Esses questionamentos são importantes para
uma comparação entre os Estados que faziam parte da antiga URSS e a atual
Federação Russa, antes de se introduzir o conceito de CEI, formada em 1991
como tentativa de manutenção da influência de Moscou sobre os vizinhos. Prossiga com o diálogo perguntando aos
alunos quais fatores levaram ao enfraquecimento político e à dissolução da
União Soviética no início dos anos 1990. Espera-se que mencionem os maiores
investimentos efetuados no complexo industrial-militar e o consequente
enfraquecimento de outros tipos de indústrias; o aumento da burocracia
estatal; a falta de controle sobre os gastos públicos; problemas de
planejamento econômico para o desenvolvimento; corrupção e concessão de
privilégios a altos funcionários do Estado e pessoas influentes etc. Destaque
que as heranças decorrentes desse processo de enfraquecimento econômico ainda
repercutem na atual Federação Russa. Explique aos alunos que a CEI é uma
organização político-econômica destinada à cooperação entre os países
formados com a dissolução da União Soviética. Quando de sua criação, o
intuito dessa comunidade era criar uma federação no lugar do antigo regime
autoritário soviético, centralizado pelo governo de Moscou. A nova Federação
Russa também desejava continuar a exercer influência sobre as repúblicas recém-formadas. Etapa 2:Nesta etapa reproduza
a tabela a seguir na lousa e peça aos alunos que a copiem no caderno, pois
esses dados serão utilizados em uma atividade posterior. CEI: grupos étnicos de origem russa, por
país-membro País Percentual em relação ao total de habitantes Azerbaijão 1,3% Belarus 8,3% Cazaquistão 23,7% Quirguistão 5,64% Armênia 0,4% Moldávia 4,1% Rússia 80,9% Tadjiquistão 1,1% Uzbequistão 2,3% Geórgia 0,7% Turcomenistão 4% Ucrânia 17,3% Explique aos alunos que esses dados expressam
a porcentagem, em cada país, de pessoas de origem étnica russa. Pergunte aos
alunos se, de acordo com a tabela, é possível inferir que existe uma grande
diversidade étnica nos países da CEI. Conduza à reflexão destacando que,
mesmo na Rússia, o percentual daqueles considerados não russos é de quase 20%
do total de habitantes. Na sequência,
pergunte-lhes de que maneira tais dados poderiam ser utilizados como
justificativa para a formação da CEI. A intenção é que os alunos compreendam
que a presença de habitantes de origem étnica russa em todos esses países era
um dos motivos pelos quais a política externa russa justificava a necessidade
da existência da comunidade. Ressalte que a nova
Federação Russa apresenta a Comunidade dos Estados Independentes como uma
aliança de cooperação e fortalecimento entre seus membros. Exemplifique esse
raciocínio com fatores como o ensino do idioma russo nas escolas, a presença
de integrantes do governo de Moscou nos países-membros da CEI e as
influências econômica, política, militar e cultural russas sobre os demais
territórios. Sugestão: O
professor(a) pode fazer a leitura comentada das páginas 120 a 128 do livro
didático Arariá Mais Geografia se
assim preferir. 2º aula Etapa 1: O professor (a) nesta aula , começa com um bom dia ou boa tarde e
chamada, em seguida solicitar ao aluno a leitura e interpretação do resumo
das páginas 129 a 131do livro didático Arariá Mais Geografia que esta
disponivel na apostila. Texto:
Relações econômicas antes da CEI Durante o regime socialista, as
economias do bloco oriental fortaleceram o sistema baseado na reforma
agrária, realizada a partir de 1917 para obter controle total dos setores
agrícola e industrial, e se tornarem autossuficientes e independentes do comércio
com países capitalistas. Esse sistema promoveu a coletivização das
propriedades agrícolas, que passaram a ser controladas pelos governos.
Criaram-se, assim, cooperativas de propriedades privadas — denominadas kolkhoses — e fazendas
coletivas altamente mecanizadas e gerenciadas diretamente pelo governo —
chamadas sovkhoses, para controlar toda a produção agrícola e aumentar o
excedente do setor. Com a desagregação da União Soviética,
esse sistema foi praticamente abolido. As propriedades agrícolas foram
privatizadas, tal como outras áreas da economia. A criação do Conselho de
Assistência Econômica Mútua (Comecom), em 1949, também representou o
aprimoramento das relações comerciais anteriores ao surgimento da CEI. A burocratização e a falta de
competitividade Os países-membros da CEI apresentavam um
sistema produtivo pouco diversificado e tecnologicamente atrasado. Diante
dessa defasagem, muitos setores produtivos desse bloco tiveram de se adaptar
à estrutura competitiva do mercado internacional. A conversão das economias
planificadas em economias de mercado provocou, em um curto prazo, desemprego
e diminuição de renda das camadas sociais mais desfavorecidas. A falta de competitividade e de
investimentos em pesquisa, em setores como o automobilístico e o de
eletrodomésticos, provocou uma estagnação das economias do Leste Europeu,
somando-se à limitada produtividade e à baixa qualidade dos bens de consumo.
No mesmo período, a produtividade dos países do bloco ocidental crescia
rapidamente. Apesar dessas limitações, alguns países da CEI são grandes
produtores agrícolas, especialmente de grãos. É o caso, por exemplo, da
Ucrânia, que está entre os maiores produtores de trigo e milho do mundo. Sugestão: O professor se
possível pode trabalhar o vídeo que esta disponível no link: https://youtu.be/e3SElEDcx4E A Rússia e a CEI –
Mirassol para melhor compreensão. Etapa 2: Após assistir o vídeo ou a leitura comentada e questionada solicitar
aos alunos a copiar e responder a atividade para melhor compreenção.
Atividade 1. Cite fatores que
levaram à crise da URSS e do modelo de socialismo lá implantado. 2. Por que a Europa é
dividida em Europa Ocidental e Europa Oriental? 3. Quais acontecimentos
anteciparam a derrubada do Muro de Berlim? 4. Observe as fotografias
e responda ao que se pede. a) Os instrumentos
mostrados nas imagens relacionam-se a duas áreas de forte investimento da
URSS durante a Guerra Fria. Quais? b) Explique como esses
investimentos afetaram a população dos países socialistas. 5.
Após a desagregação da União Soviética, em que ano iniciaram-se esforços para a criação da
CEI? Sugestão: O professor(a) se assim
preferir, pode fazer a leitura comentada das páginas129 a 131 do livro
didático Arariá Mais Geografia.
3º aula
Etapa 1: Promovendo e estimulando conhecimento aos alunos , orientar a copiar e
responder a atividade complementar disponível na apostila. Atividade Complementar 1.
A
respeito da CEI, responda: a)
O
que significa a sigla e qual é o principal objetivo dessa organização? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ b)
Por
que a Federação Russa foi a maior interessada na criação da CEI?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2.
Circule,
no quadro a seguir, os países que fazem parte da CEI. Estônia, Azerbaijão,
Letônia, Rússia, Polônia, República Tcheca, Turcomenistão, Eslováquia,
Hungria, Quirguistão, Romênia, Armênia, Lituânia, Uzbequistão, Eslovênia,
Croácia, Belarus, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Geórgia, Montenegro, Bulgária,
Ucrânia, Macedônia, Moldávia, Albânia, Cazaquistão, Kosovo, Tadjiquistão. 3.
Qual
“herança” a adoção de uma economia planificada deixou aos países-membros da
CEI, no momento em que eles buscaram ter uma economia de mercado??______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 4.
Após a
desagregação da União Soviética, em que ano iniciaram-se esforços para a criação da CEI? _____________________________________________________________________________________________ 5. Baseado no objeto de conhecimento trabalhado sobre “CEI e Rússia” vamos
produzir um Mapa Mental,
abordando a relação entre a Rússia e a CEI. O que é a CEI e a sua importância
para a Rússia , cite suas dificuldades. Etapa 2: Correção da atividade e apresentação do mapa mental com questionamento,
momento de tirá dúvidas e socialização. 4º aula
ETAPA1:
Nesta a aula inicie com um bom dia e a chamada, em seguida pedir aos
alunos que façam a leitura do texto disponível na apostila ou a leitura
compartilhada do capítulo-9 das páginas (134 a 143) do livro didático Araribá
Mais Geografia. Texto para leitura com bastante atenção:
RÚSSIA
A Rússia (ou Federação Russa) é o país com
a maior extensão territorial do mundo. Dado a sua grande extensão
leste-oeste, seu território compreende onze fusos horários. Mesmo com o fim
da União Soviética, a Rússia ainda é uma grande potência, principalmente
devido à influência que exerce sobre outros países, especialmente os
ex-socialistas do Leste Europeu e os que fazem parte da Comunidade de Estados
Independentes (CEI). O país também é um dos cinco membros permanentes do
Conselho de Segurança da ONU. A Rússia detém, ainda, um grande poderio bélico
e militar, herança da Guerra Fria, o que garante sua participação em assuntos
estratégicos mundiais. Destaca-se também na produção mineral, com grandes
jazidas de petróleo e gás natural. ASPECTOS
FÍSICOS A Rússia, maior país do mundo, tem 17098240
km2 de área, que se dividem entre os continentes europeu e asiático. Cerca de
dois terços do seu território estão situados na Ásia, mas a capital do país,
Moscou, localiza-se na porção europeia. Os montes Urais estabelecem a divisão
entre a parte europeia e a parte asiática do território russo. Neles, estão
localizadas jazidas minerais, especialmente de carvão. POPULAÇÃO
A diversidade física da Rússia contribui
para explicar a distribuição irregular da população — que ultrapassa 142
milhões de pessoas — pelo imenso território. A maioria dos habitantes reside
na parte europeia do país, onde estão localizados o centro econômico e as
principais cidades da Rússia: Moscou, com mais de 12 milhões de habitantes
(como mencionado no início deste Capítulo), e São Petersburgo, com cerca de 5
milhões. A taxa de urbanização é de 74,2%. Importância das migrações O crescimento populacional não é menor
porque, nos últimos anos, a Rússia tem sido polo de atração de imigrantes da
Ásia Central, do Leste Europeu e de países localizados no sul do Cáucaso.
Diante da crise demográfica e da necessidade de mão de obra, o governo russo
flexibilizou a entrada de imigrantes e a migração de habitantes do extremo
leste de sua porção asiática, região mais pobre do país. A
TRANSIÇÃO PARA A ECONOMIA DE MERCADO A desagregação da União Soviética deu
origem ao processo de modernização industrial da Rússia e à abertura
econômica para o mundo, porém aumentou a pobreza e a concentração de renda da
população. A transição da economia planificada para a capitalista provocou
várias mudanças, como a privatização das antigas empresas estatais, a
introdução da concorrência, a busca do lucro como meta da produção, a
liberação de preços e a abertura ao capital estrangeiro. QUADRO
ECONÔMICO Até 1917, ano em que ocorreu a Revolução
Socialista, a economia russa destacava-se pelo uso de seus recursos minerais
e agrícolas. Após a revolução, durante várias décadas, o país priorizou as
indústrias de bens de produção (máquinas e equipamentos). Desde a década de
1980, porém, passou a investir nas indústrias de bens de consumo, como
alimentos, vestuário, eletrodomésticos etc. A
agropecuária A agropecuária é uma atividade importante
para a economia russa, apesar das dificuldades enfrentadas com os invernos
prolongados e rigorosos. Os principais cultivos são: trigo, centeio,
beterraba açucareira, linho, algodão, girassol e cevada. Na atividade
pecuária, destacam-se os rebanhos bovino, ovino e suíno. Recursos
minerais A vastidão do território russo e a variada
formação geológica são responsáveis pela presença de um rico subsolo. As
jazidas de petróleo e de gás são abundantes e fazem da Rússia a terceira
maior produtora de petróleo e a segunda produtora de gás natural do mundo.
Esses recursos são fundamentais para o abastecimento de energia e
matéria-prima às indústrias química, mecânica e pesada russas. A Rússia
também se tornou grande fornecedora de gás natural aos países europeus. A
distribuição do gás ocorre por meio de gasodutos. Capítulo- 9 /Livro
Araribá Mais Geografia Sugestão : O professor(a) pode se for possível trabalhar um vídeo sobre “RUSSIA: Economia em expansão ”que esta disponível no link: https://youtu.be/PLn91tTXa1I para melhor compreensão do aluno sobre o conteúdo. Etapa 2: Após
a leitura compartilhada, fazer um bate papo com os alunos sobre o que fora
lido, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas.
Professor(a), aproveite o momento para instigar e provocar os alunos a
refletirem e argumentarem sobre o texto e o vídeo. 5º Aula
ETAPA 1:
Nesta etapa após um levantamento prévio da aula anterior, orientar os alunos
a fazer a atividade do capítulo -9 das páginas (144 e 145). Sugestão:
O professor(a) pode aplicar o texto com a atividade das páginas (146 a 147),
para refletir. ETAPA 2: Correção
da atividade com questionamentos e socialização. 6º Aula ETAPA 1:
Nesta aula disponibilizar o texto utilizado na aula expositiva para os alunos
e solicitar que os mesmos façam comentários sobre o que o texto trata.Momento
oportuno para esclarecer dúvidas existentes.
A
Europa conseguiria viver sem o gás russo?
A Europa
consome 70% do petróleo e 65% do gás exportado pela Rússia, país que se
tornou uma dor de cabeça para o líderes do continente desde o início da crise
na península da Crimeia, na Ucrânia. A região aprovou em um referendo sua
anexação à Federação Russa – que, por meio de um tratado assinado pelo seu presidente,
Vladimir Putin, aceitou incorporar a região autônoma, até então parte do
território ucraniano. Isso levou a Europa e os Estados Unidos a aplicarem
sanções comerciais e econômicas ao governo de Putin, e entre elas está a
redução da importação de recursos energéticos. Em teoria, a Rússia poderia retaliar com a
interrupção completa do fornecimento de gás e petróleo aos países do bloco
europeu, mesmo que isso signifique perder 54% das receitas com exportações do
país. Hoje, estas exportações financiam pouco menos da metade de todo o
orçamento anual federal russo. Mesmo que essa medida seja improvável, a crise
já levou a Europa a buscar alternativas à Rússia. [...]
A EUROPA conseguiria viver sem o gás russo? BBC Mundo. Disponível em: . Acesso em: 27 ago. 2018. 1.
Baseado
no texto acima responda: a)
A
Europa conseguiria viver sem o gás russo? Justifique. ETAPA 2: Após a leitura e interpretação do texto, questionamentos... é importante abrir um espaço para o aluno se expressar sobre o assunto abordado e logo após socializar.
7º Aula ETAPA
1: Iniciar
esta etapa com levantamento prévio da aula anterior, compartilhe o texto a
seguir com os alunos. Depois, peça a eles que respondam às questões
propostas. Observação ao analisar conflitos ligados ao complexo cenário da
política externa russa, favorecem o trabalho com a habilidade EF09GE08. [...] um grupo terrorista invadiu uma
escola em Beslan, na Ossétia do Norte, e fez mais de mil
reféns, entre alunos, pais e professores. Eles reivindicavam a
libertação de prisio- neiros envolvidos em
ações terroristas na Inguchétia, assim como a retirada e fim da ação das tropas
russas na Chechênia, uma república da
Federação Russa que tem forte influência islâ- mica e que declarou
independência em 1991. A Chechênia foi reanexada à Federação
em 1994. [...] ENTENDA
o caso dos reféns mantidos na escola russa de Beslan. Folha
Online. Disponível em: . Acesso em: 27 ago. 2018 1.
Por
que o grupo terrorista tchetcheno tomou os estudantes e professores dessa
escola como reféns? O que eles pretendiam com o sequestro? O grupo
terrorista tomou os reféns para exigir do governo russo a libertação de
militantes e o reconhecimento da independência da Tchetchênia. 2.
Além
da Tchetchênia, cite outras regiões que buscam independência em relação à
Rússia. Na região do
Cáucaso, rica em recursos minerais, buscam independência em relação à Rússia:
o Daguestão, a Inguchétia e a Ossétia do Norte. ETAPA
2: Nesta
etapa correção da atividade e socialização.
8º Aula ETAPA
1 e 2: Levantamento
prévio da aula anterior sobre observação ao analisar conflitos
ligados ao complexo cenário da política externa russa, favorecem o trabalho
com a habilidade EF09GE08.E
seguida vamos abrir um espaço para se trabalhar “O setembro amarelo” , enfatizando a valorização a vida. A proposta é
abordar o conceito sobre o “Setembro Amarelo” e sua importância. Logo após trabalhar uma
das três sugestões imagens de para reflexão e questionamentos, uma tirinha da
Mafalda aordado os nossos valores e uma música de Gonzaguinha - O que é, o que é? disponível na apostila. Setembro Amarelo
Sugestão 1: trabalhar a leitura de imagem, na primeira imagem sugerir
aos alunos a se questionarem: ·
Quem
sou eu? ·
Quem eu
quero ser? ·
O meu
papel no mundo? Sugestão 2: Na segunda imagem trabalhar valores por quê
são importantes? Pedir que os alunos descreva com suas as informações
observadas nas imagens. Sugestão 3:
Uma
tirinha da Mafalda abordado os nossos valores. Já nos perguntamos quais são os nossos
Valores? _______________________ _______________________ _______________________. Diferente das Qualidades, os nossos Valores
são comumente conhecidos como a nossa Essência, isto é, tudo aquilo que não
deve ser corrompido, adulterado. Os nossos Valores são sem dúvida o reflexo
da nossa Alma. Então, o que estamos fazendo para mantê-los intactos? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Por diversas vezes enquanto vivemos
somos convidados a testar a nossa Essência. Seja em um simples gesto ou em um
grande ato. Resistir a essas ações, ou ceder a elas, diz muito sobre como
estamos cuidando dos nossos Valores. Ir contra aquilo que internamente não
nos faz Bem não é vexatório, muito pelo contrário, é enaltecer aquilo que
precisamos. Assim como um perfume marcante, a nossa
trajetória enquanto Seres Humanos é exalada pela nossa Essência através dos
nossos Valores. Se quisermos sentir esse cheiro, precisamos usar e abusar
dela. Sem ações corruptivas, sem passividade, sem falta de personalidade. Ser
quem somos é, acima de tudo, uma Dádiva do Universo. . Sugestão 4:Promover um momento de escuta
da música de Gonzaguinha. Em seguida momentos de reflexão. Lembrando que o professor é livre para fazer
as modificações de acordo a sua realidade
escolar, não fugindo do objeto de conhecimento. O Que É, o Que
É?
Eu fico com a pureza Viver e não ter a vergonha Ah, meu Deus! Mas isso não impede Viver e não ter a vergonha Ah, meu Deus! Mas isso não impede a vida, e a vida o que é? E a vida Há quem fale que a vida da gente Há quem fale que é um divino Você diz que é luta e prazer Eu só sei que confio na moça Sempre desejada E a pergunta roda Eu fico com a pureza Viver e não ter a vergonha Ah, meu Deus! Eu sei, eu sei Mas isso não impede Viver e não ter a vergonha Ah, meu Deus! Que a vida devia ser bem melhor Mas isso não impede Viver e não ter a vergonha RECURSOS: ( 120 a 133 e 134 a 147)Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( )
Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (145 a 147) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X ) Observação do d esempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:
Referencias: Livro didático de
Geografia Araribá Mais Geografia. Imagens do mapa da Rússia link: : https://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u106721.shtml Vídeo sobre “A Rússia e a CEI” link: https://youtu.be/e3SElEDcx4E Vídeo sobre “RUSSIA: Economia em expansão”
link: https://youtu.be/PLn91tTXa1I https://muitomaisgeografia.files.wordpress.com/2018/01/geo_ano9_uni4_resp.pdf Música de Gonzaguinha : Oque é , o que é? https://www.letras.mus.br/gonzaguinha/
Que Deus continue protegendo e
abençoando a todos nós... |
||
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário