7º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 9ºANO - 2022

 

                                                   SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

 Tema: :  Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco.

Subtema: Desafios de ensinar a ler o mundo.

UNIDADE TEMÁTICA:  Formas de Representação e Pensamento Espacial.

Objetos do conhecimento: Leitura e Elaboração de Mapas Temáticos, Croquis e Outras Formas de Representação Para Analisar Informações Geográficas.    

Objetivo geral: 

• identificar, reconhecer e representar, no mapa, a formação da Comunidade de Estados Independentes como estratégia militar e econômica;

• reconhecer e compreender que a Europa Oriental está em nível de desenvolvimento diferente do Leste Europeu;

• compreender a diversidade étnico-cultural e os consequentes conflitos existentes na região do Leste Europeu;

 • compreender os principais aspectos econômicos, sociais e do espaço físico da Rússia e sua influência na Europa Oriental e no Leste Europeu.

Ano:                           Período: 05/09  a  30/09 de 2022                                    Nº de Aulas: 8

HABILIDADES

 (EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o principio do respeito às diferenças.

(EF09GE05) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial(economia, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização

(EF09GE10) Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.

(EF09GE12) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.

(EF09GE12BA) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil e a Bahia.

(EF09GE12IT) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil, a Bahia, a mesorregião do Sul Baiano e o município de Itamaraju.

                          COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1-Reconher e compreender que a Europa Oriental está a nível de desenvolvimento diferente do Leste Europeu

2- Compreender a diversidade étnico-cultural e os consequentes conflitos existentes na região do Leste Europeu

3- Compreender os principais aspectos econômicos, sociais, e do espaço físico da Rússia e sua influência na Europa Oriental e no Leste Eurpeu

                             COMPETÊNCIAS GERAIS

 1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

                 COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

  Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de quarto semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos, ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

 

                                                                                       1º aula

Inicie a aula com um bom dia e a chamada, em seguida abordar sobre o tema “ Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em Foco” que em será abordado durante a unidade estimulando o aluno a prática da leitura e escrita no seu cotidiano. E em seguida apresente o objeto de conhecimento que iremos trabalhar. Comece abordando sobre “O Leste Europeu e a Organização da CEI”

Capitulo 8 do livro Araribá Mais pagina 120 á  133

Etapa 1: Para iniciar a aula, peça aos alunos que localizem a Rússia e os países vizinhos no mapa-múndi. A intenção é investigar o que eles já conhecem a respeito da União Soviética. Para tanto, faça-lhes algumas perguntas sobre o tema:

 “Vocês conseguem identificar a região que corresponde à antiga URSS?”;

 “Além da Rússia, que países fizeram parte dessa união?”;

 “Por que essa região era conhecida como bloco soviético durante a existência da URSS?”.

 Esses questionamentos são importantes para uma comparação entre os Estados que faziam parte da antiga URSS e a atual Federação Russa, antes de se introduzir o conceito de CEI, formada em 1991 como tentativa de manutenção da influência de Moscou sobre os vizinhos.

 Prossiga com o diálogo perguntando aos alunos quais fatores levaram ao enfraquecimento político e à dissolução da União Soviética no início dos anos 1990. Espera-se que mencionem os maiores investimentos efetuados no complexo industrial-militar e o consequente enfraquecimento de outros tipos de indústrias; o aumento da burocracia estatal; a falta de controle sobre os gastos públicos; problemas de planejamento econômico para o desenvolvimento; corrupção e concessão de privilégios a altos funcionários do Estado e pessoas influentes etc. Destaque que as heranças decorrentes desse processo de enfraquecimento econômico ainda repercutem na atual Federação Russa.

 Explique aos alunos que a CEI é uma organização político-econômica destinada à cooperação entre os países formados com a dissolução da União Soviética. Quando de sua criação, o intuito dessa comunidade era criar uma federação no lugar do antigo regime autoritário soviético, centralizado pelo governo de Moscou. A nova Federação Russa também desejava continuar a exercer influência sobre as repúblicas recém-formadas.

 

Etapa 2:Nesta etapa reproduza a tabela a seguir na lousa e peça aos alunos que a copiem no caderno, pois esses dados serão utilizados em uma atividade posterior.

 

 CEI: grupos étnicos de origem russa, por país-membro País Percentual em relação ao total de habitantes

Azerbaijão 1,3%

Belarus 8,3%

Cazaquistão 23,7%

Quirguistão 5,64%

Armênia 0,4%

Moldávia 4,1%

Rússia 80,9%

Tadjiquistão 1,1%

Uzbequistão 2,3%

Geórgia 0,7%

Turcomenistão 4%

Ucrânia 17,3%

 Explique aos alunos que esses dados expressam a porcentagem, em cada país, de pessoas de origem étnica russa. Pergunte aos alunos se, de acordo com a tabela, é possível inferir que existe uma grande diversidade étnica nos países da CEI. Conduza à reflexão destacando que, mesmo na Rússia, o percentual daqueles considerados não russos é de quase 20% do total de habitantes.

Na sequência, pergunte-lhes de que maneira tais dados poderiam ser utilizados como justificativa para a formação da CEI. A intenção é que os alunos compreendam que a presença de habitantes de origem étnica russa em todos esses países era um dos motivos pelos quais a política externa russa justificava a necessidade da existência da comunidade.

Ressalte que a nova Federação Russa apresenta a Comunidade dos Estados Independentes como uma aliança de cooperação e fortalecimento entre seus membros. Exemplifique esse raciocínio com fatores como o ensino do idioma russo nas escolas, a presença de integrantes do governo de Moscou nos países-membros da CEI e as influências econômica, política, militar e cultural russas sobre os demais territórios.

Sugestão:  O professor(a) pode fazer a leitura comentada das páginas 120 a 128 do livro didático Arariá Mais Geografia se  assim preferir.

                                                                                      2º aula

Etapa 1: O professor (a) nesta aula , começa com um bom dia ou boa tarde e chamada, em seguida solicitar ao aluno a leitura e interpretação do resumo das páginas 129 a 131do livro didático Arariá Mais Geografia que esta disponivel na apostila.

  Texto:

                                                               Relações econômicas antes da CEI

 

     Durante o regime socialista, as economias do bloco oriental fortaleceram o sistema baseado na reforma agrária, realizada a partir de 1917 para obter controle total dos setores agrícola e industrial, e se tornarem autossuficientes e independentes do comércio com países capitalistas. Esse sistema promoveu a coletivização das propriedades agrícolas, que passaram a ser controladas pelos governos. Criaram-se, assim, cooperativas de propriedades privadas

 — denominadas kolkhoses — e fazendas coletivas altamente mecanizadas e gerenciadas diretamente pelo governo — chamadas sovkhoses, para controlar toda a produção agrícola e aumentar o excedente do setor.

   Com a desagregação da União Soviética, esse sistema foi praticamente abolido. As propriedades agrícolas foram privatizadas, tal como outras áreas da economia. A criação do Conselho de Assistência Econômica Mútua (Comecom), em 1949, também representou o aprimoramento das relações comerciais anteriores ao surgimento da CEI.

 

                                                           A burocratização e a falta de competitividade

 

   Os países-membros da CEI apresentavam um sistema produtivo pouco diversificado e tecnologicamente atrasado. Diante dessa defasagem, muitos setores produtivos desse bloco tiveram de se adaptar à estrutura competitiva do mercado internacional. A conversão das economias planificadas em economias de mercado provocou, em um curto prazo, desemprego e diminuição de renda das camadas sociais mais desfavorecidas.

  A falta de competitividade e de investimentos em pesquisa, em setores como o automobilístico e o de eletrodomésticos, provocou uma estagnação das economias do Leste Europeu, somando-se à limitada produtividade e à baixa qualidade dos bens de consumo. No mesmo período, a produtividade dos países do bloco ocidental crescia rapidamente. Apesar dessas limitações, alguns países da CEI são grandes produtores agrícolas, especialmente de grãos. É o caso, por exemplo, da Ucrânia, que está entre os maiores produtores de trigo e milho do mundo.

Sugestão: O professor se possível pode trabalhar o vídeo que esta disponível no link: https://youtu.be/e3SElEDcx4E

A Rússia e a CEI – Mirassol para melhor compreensão.

Etapa 2: Após assistir o vídeo ou a leitura comentada e questionada solicitar aos alunos a copiar e responder a atividade para melhor compreenção.

                                                                   Atividade

1.       Cite fatores que levaram à crise da URSS e do modelo de socialismo lá implantado.

2.       Por que a Europa é dividida em Europa Ocidental e Europa Oriental?

3.       Quais acontecimentos anteciparam a derrubada do Muro de Berlim?

4.       Observe as fotografias e responda ao que se pede.

 

 

a) Os instrumentos mostrados nas imagens relacionam-se a duas áreas de forte investimento da URSS durante a Guerra Fria. Quais?

b) Explique como esses investimentos afetaram a população dos países socialistas.

5. Após a desagregação da União Soviética, em que ano  iniciaram-se esforços para a criação da CEI?

 

Sugestão:  O professor(a) se assim preferir, pode fazer a leitura comentada das páginas129 a 131 do livro didático Arariá Mais Geografia.

                                                                                3º aula    

Etapa 1: Promovendo e estimulando conhecimento aos alunos , orientar a copiar e responder a atividade complementar disponível na apostila.

 

 

                                                           Atividade Complementar

                                         

1.      A respeito da CEI, responda:

a)      O que significa a sigla e qual é o principal objetivo dessa organização?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)      Por que a Federação Russa foi a maior interessada na criação da CEI?

       ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.      Circule, no quadro a seguir, os países que fazem parte da CEI.

 

Estônia, Azerbaijão, Letônia, Rússia, Polônia, República Tcheca, Turcomenistão, Eslováquia, Hungria, Quirguistão, Romênia, Armênia, Lituânia, Uzbequistão, Eslovênia, Croácia, Belarus, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Geórgia, Montenegro, Bulgária, Ucrânia, Macedônia, Moldávia, Albânia, Cazaquistão, Kosovo, Tadjiquistão.

 

3.      Qual “herança” a adoção de uma economia planificada deixou aos países-membros da CEI, no momento em que eles buscaram ter uma economia de mercado??______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4.      Após a desagregação da União Soviética, em que ano  iniciaram-se esforços para a criação da CEI?

 

_____________________________________________________________________________________________

5.      Baseado no objeto de conhecimento trabalhado sobre “CEI e Rússia” vamos produzir um Mapa  Mental, abordando a relação entre a Rússia e a CEI. O que é a CEI e a sua importância para a Rússia , cite suas dificuldades.

 

Etapa 2: Correção da atividade e apresentação do mapa mental com questionamento, momento de tirá dúvidas e socialização.

 

                                                                              4º aula

                                                              

ETAPA1: Nesta a aula inicie com um bom dia e a chamada, em seguida pedir aos alunos que façam a leitura do texto disponível na apostila ou a leitura compartilhada do capítulo-9 das páginas (134 a 143) do livro didático Araribá Mais Geografia.

 Texto para leitura com bastante atenção:

                                                                                 RÚSSIA

 

http://f.i.uol.com.br/folha/mundo/images/0711392.gif  A Rússia (ou Federação Russa) é o país com a maior extensão territorial do mundo. Dado a sua grande extensão leste-oeste, seu território compreende onze fusos horários. Mesmo com o fim da União Soviética, a Rússia ainda é uma grande potência, principalmente devido à influência que exerce sobre outros países, especialmente os ex-socialistas do Leste Europeu e os que fazem parte da Comunidade de Estados Independentes (CEI). O país também é um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU. A Rússia detém, ainda, um grande poderio bélico e militar, herança da Guerra Fria, o que garante sua participação em assuntos estratégicos mundiais. Destaca-se também na produção mineral, com grandes jazidas de petróleo e gás natural.

   ASPECTOS FÍSICOS

  A Rússia, maior país do mundo, tem 17098240 km2 de área, que se dividem entre os continentes europeu e asiático. Cerca de dois terços do seu território estão situados na Ásia, mas a capital do país, Moscou, localiza-se na porção europeia. Os montes Urais estabelecem a divisão entre a parte europeia e a parte asiática do território russo. Neles, estão localizadas jazidas minerais, especialmente de carvão.

 

   POPULAÇÃO

   A diversidade física da Rússia contribui para explicar a distribuição irregular da população — que ultrapassa 142 milhões de pessoas — pelo imenso território. A maioria dos habitantes reside na parte europeia do país, onde estão localizados o centro econômico e as principais cidades da Rússia: Moscou, com mais de 12 milhões de habitantes (como mencionado no início deste Capítulo), e São Petersburgo, com cerca de 5 milhões. A taxa de urbanização é de 74,2%.

  Importância das migrações

  O crescimento populacional não é menor porque, nos últimos anos, a Rússia tem sido polo de atração de imigrantes da Ásia Central, do Leste Europeu e de países localizados no sul do Cáucaso. Diante da crise demográfica e da necessidade de mão de obra, o governo russo flexibilizou a entrada de imigrantes e a migração de habitantes do extremo leste de sua porção asiática, região mais pobre do país.

 

   A TRANSIÇÃO PARA A ECONOMIA DE MERCADO

  A desagregação da União Soviética deu origem ao processo de modernização industrial da Rússia e à abertura econômica para o mundo, porém aumentou a pobreza e a concentração de renda da população. A transição da economia planificada para a capitalista provocou várias mudanças, como a privatização das antigas empresas estatais, a introdução da concorrência, a busca do lucro como meta da produção, a liberação de preços e a abertura ao capital estrangeiro.

   QUADRO ECONÔMICO

  Até 1917, ano em que ocorreu a Revolução Socialista, a economia russa destacava-se pelo uso de seus recursos minerais e agrícolas. Após a revolução, durante várias décadas, o país priorizou as indústrias de bens de produção (máquinas e equipamentos). Desde a década de 1980, porém, passou a investir nas indústrias de bens de consumo, como alimentos, vestuário, eletrodomésticos etc.

   A agropecuária

  A agropecuária é uma atividade importante para a economia russa, apesar das dificuldades enfrentadas com os invernos prolongados e rigorosos. Os principais cultivos são: trigo, centeio, beterraba açucareira, linho, algodão, girassol e cevada. Na atividade pecuária, destacam-se os rebanhos bovino, ovino e suíno.

   Recursos minerais

   A vastidão do território russo e a variada formação geológica são responsáveis pela presença de um rico subsolo. As jazidas de petróleo e de gás são abundantes e fazem da Rússia a terceira maior produtora de petróleo e a segunda produtora de gás natural do mundo. Esses recursos são fundamentais para o abastecimento de energia e matéria-prima às indústrias química, mecânica e pesada russas. A Rússia também se tornou grande fornecedora de gás natural aos países europeus. A distribuição do gás ocorre por meio de gasodutos.

Capítulo- 9 /Livro Araribá Mais Geografia

 

Sugestão : O professor(a) pode se for possível trabalhar  um vídeo sobre “RUSSIA: Economia em expansão ”que esta disponível no link:  https://youtu.be/PLn91tTXa1I para melhor compreensão do aluno sobre o conteúdo.

Etapa 2: Após a leitura compartilhada, fazer um bate papo com os alunos sobre o que fora lido, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas. Professor(a), aproveite o momento para instigar e provocar os alunos a refletirem e argumentarem sobre o texto e o vídeo.

                                                                            Aula

 

ETAPA 1: Nesta etapa após um levantamento prévio da aula anterior, orientar os alunos a fazer a atividade do capítulo -9 das páginas (144 e 145).

Sugestão: O professor(a) pode aplicar o texto com a atividade das páginas (146 a 147), para refletir.

ETAPA 2: Correção da atividade com questionamentos e socialização.

 

                                                                                 6º Aula

 

ETAPA 1: Nesta aula disponibilizar o texto utilizado na aula expositiva para os alunos e solicitar que os mesmos façam comentários sobre o que o texto trata.Momento oportuno para esclarecer dúvidas existentes.

                                                     

                                                    A Europa conseguiria viver sem o gás russo?

 

  A Europa consome 70% do petróleo e 65% do gás exportado pela Rússia, país que se tornou uma dor de cabeça para o líderes do continente desde o início da crise na península da Crimeia, na Ucrânia.

   A região aprovou em um referendo sua anexação à Federação Russa – que, por meio de um tratado assinado pelo seu presidente, Vladimir Putin, aceitou incorporar a região autônoma, até então parte do território ucraniano. Isso levou a Europa e os Estados Unidos a aplicarem sanções comerciais e econômicas ao governo de Putin, e entre elas está a redução da importação de recursos energéticos.

   Em teoria, a Rússia poderia retaliar com a interrupção completa do fornecimento de gás e petróleo aos países do bloco europeu, mesmo que isso signifique perder 54% das receitas com exportações do país. Hoje, estas exportações financiam pouco menos da metade de todo o orçamento anual federal russo. Mesmo que essa medida seja improvável, a crise já levou a Europa a buscar alternativas à Rússia. [...]

                                                                             A EUROPA conseguiria viver sem o gás russo? BBC Mundo. Disponível           em: . Acesso em: 27 ago. 2018.

1.      Baseado no texto acima responda:

a)      A Europa conseguiria viver sem o gás russo? Justifique.

 

  ETAPA 2: Após a leitura e interpretação do texto, questionamentos... é importante abrir um espaço para o aluno se expressar sobre o assunto abordado e logo após socializar.

                                                                                  7º Aula

 

ETAPA 1: Iniciar esta etapa com levantamento prévio da aula anterior, compartilhe o texto a seguir com os alunos. Depois, peça a eles que respondam às questões propostas. Observação ao analisar conflitos ligados ao complexo cenário da política externa russa, favorecem o trabalho com a habilidade EF09GE08.

 

     [...] um grupo terrorista invadiu uma escola em Beslan,

 na Ossétia do Norte, e fez mais de mil reféns, entre alunos,

 pais e professores. Eles reivindicavam a libertação de prisio-

neiros envolvidos em ações terroristas na Inguchétia, assim

 como a retirada e fim da ação das tropas russas na Chechênia,

uma república da Federação Russa que tem forte influência islâ-

mica e que declarou independência em 1991. A Chechênia foi

reanexada à Federação em 1994. [...]

 

ENTENDA o caso dos reféns mantidos na escola russa de Beslan.

Folha Online. Disponível em: . Acesso em: 27 ago. 2018

 

1.      Por que o grupo terrorista tchetcheno tomou os estudantes e professores dessa escola como reféns? O que eles pretendiam com o sequestro?

O grupo terrorista tomou os reféns para exigir do governo russo a libertação de militantes e o reconhecimento da independência da Tchetchênia.

2.      Além da Tchetchênia, cite outras regiões que buscam independência em relação à Rússia.

Na região do Cáucaso, rica em recursos minerais, buscam independência em relação à Rússia: o Daguestão, a Inguchétia e a Ossétia do Norte.

ETAPA 2: Nesta etapa correção da atividade e socialização.

                                                                                     8º Aula

 

ETAPA 1 e 2: Levantamento prévio da aula anterior sobre  observação ao analisar conflitos ligados ao complexo cenário da política externa russa, favorecem o trabalho com a habilidade EF09GE08.E seguida vamos abrir um espaço para se trabalhar “O setembro amarelo” , enfatizando a valorização a vida. A proposta é abordar o conceito sobre o “Setembro Amarelo” e sua importância. Logo após trabalhar uma das três sugestões imagens de para reflexão e questionamentos, uma tirinha da Mafalda aordado os nossos valores e uma música de Gonzaguinha  - O que é, o que é? disponível na apostila.

  Setembro Amarelo


 O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio que visa à conscientização da população sobre esse grave problema e formas de evitá-lo.

Setembro é o mês em que é realizada a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, sendo o dia 10 desse mês o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Essa campanha, conhecida como “Setembro Amarelo”, foi criada no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Essa é uma campanha de extrema importância, uma vez que o suicídio é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado.

Sugestão 1: trabalhar a leitura de imagem, na primeira imagem sugerir aos alunos a se questionarem:

·         Quem sou eu?

·         Quem eu quero ser?

·         O meu papel no mundo?

Sugestão 2: Na segunda imagem trabalhar valores por quê são importantes?

Pedir que os alunos descreva com suas as informações observadas nas imagens.

 

 https://i.pinimg.com/564x/01/00/fe/0100fe99ae1b62645dd6e2e2bb099ff4.jpg

 

Sugestão 3: Uma tirinha da Mafalda abordado os nossos valores.

 

 

 Já nos perguntamos quais são os nossos Valores?

_______________________

_______________________

_______________________.

 

Diferente das Qualidades, os nossos Valores são comumente conhecidos como a nossa Essência, isto é, tudo aquilo que não deve ser corrompido, adulterado. Os nossos Valores são sem dúvida o reflexo da nossa Alma. Então, o que estamos fazendo para mantê-los intactos?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Por diversas vezes enquanto vivemos somos convidados a testar a nossa Essência. Seja em um simples gesto ou em um grande ato. Resistir a essas ações, ou ceder a elas, diz muito sobre como estamos cuidando dos nossos Valores. Ir contra aquilo que internamente não nos faz Bem não é vexatório, muito pelo contrário, é enaltecer aquilo que precisamos.

Assim como um perfume marcante, a nossa trajetória enquanto Seres Humanos é exalada pela nossa Essência através dos nossos Valores. Se quisermos sentir esse cheiro, precisamos usar e abusar dela. Sem ações corruptivas, sem passividade, sem falta de personalidade. Ser quem somos é, acima de tudo, uma Dádiva do Universo.

.

Sugestão 4:Promover um momento de escuta da música de Gonzaguinha. Em seguida momentos de reflexão.

 Lembrando que o professor é livre para fazer as modificações de acordo a sua  realidade escolar, não fugindo do objeto de conhecimento.

  O Que É, o Que É?

https://akamai.sscdn.co/uploadfile/letras/fotos/a/6/5/c/a65cda7f56f6709bc707189499149e57-tb2.jpgGonzaguinha

 

Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita

 

Viver e não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar, e cantar, e cantar
A beleza de ser um eterno aprendi

 

Ah, meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser bem melhor
E será!

 

Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita

 

Viver e não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar, e cantar, e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz

 

Ah, meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser bem melhor
E será!

 

Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita

 a vida, e a vida o que é?
Diga lá, meu irmão
Ela é a batida de um coração
Ela é uma doce ilusão
Êh! Ôh!

E a vida
Ela é maravilha ou é sofrimento?
Ela é alegria ou lamento?
O que é? O que é, meu irmão?

Há quem fale que a vida da gente
É um nada no mundo
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo

Há quem fale que é um divino
Mistério profundo
É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor

Você diz que é luta e prazer
Ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada não é e o verbo é sofrer

Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé
Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser

Sempre desejada
Por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte
Só saúde e sorte

E a pergunta roda
E a cabeça agita

Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita

Viver e não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar, e cantar, e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz

Ah, meu Deus!

Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser bem melhor
E será!

Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita

Viver e não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar, e cantar, e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz

Ah, meu Deus!
Eu sei, eu sei

Que a vida devia ser bem melhor
E será!

Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita

Viver e não ter a vergonha
De ser feliz.

RECURSOS( 120 a 133 e 134 a 147)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (145 a 147)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do d esempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                                                                     

Referencias:

Livro didático de Geografia Araribá Mais  Geografia.

Imagens do mapa da  Rússia link: : https://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u106721.shtml

Vídeo sobre  “A Rússia e a CEI”     link: https://youtu.be/e3SElEDcx4E

Vídeo sobre  RUSSIA: Economia em expansão” link:  https://youtu.be/PLn91tTXa1I

https://muitomaisgeografia.files.wordpress.com/2018/01/geo_ano9_uni4_resp.pdf

 Música de Gonzaguinha : Oque é , o que é? https://www.letras.mus.br/gonzaguinha/

 

                                                                             Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário