7º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 7º ANO - 2024

 

                                                     SEQUÊNCIA DIDÁTICA GEOGRAFIA

Tema: Ancestralidade Preta: diversidades, saberes e conhecimento na construção da autoafirmação da identidade e protagonista afro-brasileiro.

Subtema: Escola lugar de saberes, protagonismo afro-brasileiro e conhecimento geográfico.

UNIDADE TEMÁTICA: Natureza Ambientes e Qualidade de Vida.

Objetos do conhecimento: Mapa temáticos do Brasile da mesorregião – Sul Baiano e do Município de Itamaraju/ Característica da população brasileira.

 

Ano:     Período:  07/10 a 09/11/2024                   de Aulas: 12

    

Objetivos :
Compreender a importância econômica da Região Sudeste.

- Compreender a dinâmica natural com base na interação dos elementos que a compõem: relevo, clima, vegetação, hidrografia, solos, etc. e relacionar com a ocupação econômica, valorizando modificações, impactos ambientais e para a saúde humana

- Localizar a Região Centro-Oeste no mapa do Brasil e identificar seus estados e capitais. Conhecer os principais biomas da região, como o Cerrado e o Pantanal, e a sua biodiversidade.

- Explorar as características econômicas da região, com ênfase na agricultura, pecuária e mineração.

                                                 COMPETÊNCIA   ESPECÍFICA

1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

   COMPETÊNCIAS GERAIS

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

                                            COMPETÊNCIAS   SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Sugestão: Iniciar abordando o tema “Ancestralidade Preta: diversidades, saberes e conhecimento na construção da auto-afirmação da identidade e protagonista afro-brasileiro”.

  que será trabalhado durante a aplicação da sequência didática.

 

Aula 1: REGIÃO SUDESTE

 

Sudeste – ARBOCONTROL    Região Sudeste - Geografia - InfoEscola8 ideias de Região sudeste | brincadeiras antigas, região ...

 

 

           

Objeto de conhecimento: Formação territorial do Brasil

 

 

Metodologia:

·         Aula expositiva utilizando o texto disponível na apostila ( sequência didática) ou outro texto se assim preferir.

·         Leitura e interpretação de textos.

 

Habilidade:

• O foco na habilidade (EF07GE0) está em analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais no território brasileiro (Região Sudeste).

• Desenvolve-se a habilidade (EF07GE04), com ênfase em analisar a distribuição da população brasileira por regiões.

• Ao discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias influem na distribuição de riquezas em diferentes lugares, contempla-se a habilidade (EF07GE06).

• A habilidade (EF07GE08) é trabalhada com foco em estabelecer relações entre os processos de industrialização e as transformações socioeconômicas do território brasileiro.

• Ao serem interpretados mapas temáticos com informações do território brasileiro, identificando-se padrões, regionalizações e analogias espaciais, desenvolve- -se a habilidade (EF07GE09).

 

Desenvolvimento:

Etapa, apresentar o objeto de conhecimento sobre a “Região Sudeste”. Inicie a aula com uma breve introdução sobre a Região Sudeste do Brasil. Pergunte aos estudantes se eles já visitaram ou conhecem alguém que vive na Região Sudeste

Etapa Promover a leitura do mapa e encaminhar as atividades de 1 a 3 para sistematizar a análise dos indicadores territoriais e socioeconômicos da Região Sudeste, pagina 234 do livro didático.

Avaliação:

Participação nas discussões /. Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

Aula 2: REGIÃO SUDESTE:

Desenvolvimento:

Etapa: Localizar as principais cidades, avaliando a hierarquia urbana e as densidades demográficas, relacionando-as com os meios de transporte (ferrovias, rodovias, hidrovias, porto e aeroportos). Compreender a importância dos fluxos materiais e imateriais;

Compreender a importância da região Sudeste, no aspecto econômico, no contexto nacional e internacional.

Sugestão de video: https://www.youtube.com/watch?v=NVLD20_WVFA (economia do Sudeste).

Promover a discussão sobre o video , seguido de alguns questionamento sobre a economia do Sudeste.

Etapa: A abordagem do conteúdo proposto nesta seção Pensar e Agir possibilitando o desenvolvimento dos temas contemporâneos transversais Meio Ambiente: Impactos da mineração: Mariana e Brumadinho.

Habilidade:

Trabalha-se a habilidade EF07GE06, com foco em discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais em diferentes lugares

 

Desenvolvimento:

Promover a leitura dos textos e das imagens presentes nas paginas 236 e 237 do livro didático de forma coletiva, retomando os impactos socioambientais causados pela mineração (como poluição do solo e das águas, que contaminam toda a cadeia alimentar e causam problemas de saúde), já trabalhados no volume do 6 o ano. Explicar como ocorreu o rompimento das barragens em Mariana (MG) e Brumadinho (MG), destacando a existência de problemas estruturais nas obras. Propor aos estudantes uma análise, com base em imagens de satélite, fotografias e notícias veiculadas logo após os incidentes, dos principais impactos ambientais e sociais, com destaque para a destruição de moradias nas áreas próximas à barragem e para o comprometimento das águas dos rios Doce e Paraopeba.

 

Encaminhar as questões 1, 2, 3 e 4 para um melhor entendimento.

 

Aula 3: REGIÃO CENTRO-OESTE

Região centro-oeste - Geografia do Brasil - InfoEscola       Região Centro-Oeste: estados, capitais, dados gerais ...   Centro-Oeste é destino certo para turistas do Brasil e do ...

 

 

Objeto de conhecimento: Formação territorial do Brasil

Metodologia:

·         Aula expositiva utilizando o texto disponível na apostila ( sequência didática) ou outro texto se  assim preferir.

     .Leitura e interpretação de textos.

 

Habilidade:

Desenvolve-se a habilidade EF07GE02, com foco em analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais no território brasileiro (Região Centro-Oeste).

 • A habilidade EF07GE04 é trabalhada, com ênfase em analisar a distribuição da população brasileira por regiões.

 • Da habilidade EF07GE06, a ênfase é discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas em diferentes lugares.

• Ao serem estabelecidas relações entre os processos de industrialização e as transformações socioeconômicas do território brasileiro, trabalha-se a habilidade EF07GE08.

 • Contempla-se a habilidade EF07GE09, com ênfase em interpretar mapas temáticos com informações do território brasileiro, identificando padrões, regionalizações e analogias espaciais.

• Atende-se à habilidade EF07GE10 ao serem interpre

 

Desenvolvimento:

 

Etapa: Promover a leitura do mapa e encaminhar as atividades de 1 a 3 no livro didatico para sistematizar a análise dos indicadores territoriais e socioeconômicos da região Centro-Oeste.

 

Etapa: Fazer um recorte na questão da expansão da fronteira agrícola,(Livro didático páginas 240 e 241) focando nos fluxos migratórios entre as regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil.

Explicar aos estudantes que os agricultores da Região Sul migraram para o Centro-Oeste, or aguns motivos, entre eles a pressão que começaram a sofrer com a ampliação de grandes propriedades dedicadas à pecuária. Encaminhar as atividades 1 e 2 para sistematização do conteúdo.

Avaliação:

Participação nas discussões /. Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

Aula 4: REGIÃO CENTRO-OESTE

Desenvolvimento:

Etapa: Aplicar a atividade referente a Região-Centro-Oeste, que sgue abaixo:

Sugestão de atividade

1.    Observe o mapa abaixo.

 

 Marque a sequência correta conforme as regiões enumeradas ...

A região centro-oeste está representada pelo número:

 

a) um.

b) dois.

c) três.

d) quatro. 

 

2. Dentre as seguintes unidades federativas, conhecidas como estados, qual delas NÃO faz parte da região centro-oeste?

 

a) Goiás.

b) Mato Grosso.

c) Minas gerais.

d) Mato Grosso do Sul.

 

3. A região centro-oeste do Brasil desempenha um papel de suma importância no contexto nacional, uma vez que se configura como o centro de decisões do país, tendo em vista que

 

a) a região centro-oeste é a mais populosa do país.

b) tem, em Brasília, a capital do país e a sede do governo federal.

c) possui São Paulo como a capital do Brasil.

d) é a maior em extensão territorial no país, o que lhe confere relevância estratégica em diversas áreas.

 

4. Demografia é o ramo da geografia que estuda as populações humanas e suas relações. Demograficamente, a região Centro-Oeste no Brasil:

 

a) É a segunda menos populosa. 

b) Possui a população mais envelhecida do país.

c) É a região mais populosa do país.

d) Tem o maior número de cidades. 

 

5- Quais estados compõem a Região Centro-Oeste do Brasil?

 

Aula 5: Projeto Consciência Negra

Objeto de conhecimento: Conexões e Escalas Formação Territorial do Brasil 

 

Metodologia: Vídeos ou exposição de slides abordando os tema estudados;

Roda de conversa, os estudantes em um círculo irão ler as informações trazidas e colocar dentro deste debate seus pontos de vista criando autonomia para realizar atividades e posteriormente socializar.

 

Habilidade: (EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, ...

 

Desenvolvimento:

Etapa : Apresentação e leitura do texto seguido de discussões e atividades para sistematização

 

COMO TUDO COMEÇOU?

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A origem do dia da consciência negra está relacionada aos esforços dos movimentos sociais para evidenciar as desigualdades históricas que afligem as populações negras e pardas no Brasil. A data foi escolhida para lembrar o aniversário da morte de Zumbi dos Palmares em 1695 que foi degolado e sua cabeça colocada numa praça pública de Recife, ainda no período colonial. Zumbi dos Palmares foi um dos maiores líderes negros do Brasil que batalhou pela libertação do seu povo contra o sistema escravista. Portanto, o Dia da Consciência Negra é muito importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção cultural do povo brasileiro. 

 

REFLEXÃO

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Celebrar esse dia é importante para refletir sobre a posição dos negros na sociedade. Afinal, as gerações de afro-brasileiros que advieram durante a escravidão sofreram e muitos ainda sofrem diversos níveis de preconceito. É importante ressaltar que preconceito racial é toda e qualquer forma de expressão que discrimina uma etnia ou cultura por considerá-la inferior ou menos capaz. Infelizmente, o preconceito racial existe na humanidade e precisa ser combatido. O racismo pode consistir numa falha proposital em prestar os serviços necessários a uma pessoa devido a sua cor, cultura ou origem étnica.

 

 

 

 

 

CONCLUSÃO

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Nelson Mandela escreveu: “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar.” Por isso, devemos amar e respeitar todas as pessoas, independentemente de sua cor, raça ou etnia, somente quando praticarmos esses valores, teremos um país melhor e mais igualitário. 

 

 

Etapa : ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU


1. A data 20 de novembro foi instituída no Brasil como o Dia da Consciência Negra, cuja finalidade é:

a) colaborar com todas as culturas para a sociedade que temos hoje.

b) revelar como surgiu a história da cultura de todo o povo brasileiro.

c) apresentar a história dos negros no país, sua cultura e sua contribuição social.

d) mostrar a história das mulheres no Brasil, sua cultura e condição social. 



2. É possível afirmar que a data de 20 de novembro NÃO é uma oportunidade para:

a) lembrar e evidenciar os ganhos sociais da população brasileira.

b) evidenciar os problemas sociais que ainda afligem os negros no Brasil.

c) mostrar as questões culturais que ainda afetam os negros no Brasil.

d) refazer a história do Brasil, mudando os acontecimentos tristes.

 

3.  Por que a data de 20 de novembro foi escolhida para comemorar o Dia da Consciência Negra?

4. No Dia da Consciência Negra, assim como em todos os dias do ano, devemos resgatar e valorizar a cultura afro-brasileira, pois ela é de fundamental importância para:

a) adquirir mais conhecimentos.

b) reforçar nossos preconceitos.

c) nossa vida religiosa e espiritual.

d) nossa identidade nacional.

 

5. A frase de Nelson Mandela, apresentada no texto, significa que

a) a criança já nasce racista, portanto, deve ser ensinada.

b) aprendemos a odiar os outros pelo simples fato de ser diferente.

c) o racismo nasce com as pessoas, por isso, devemos instruí-las.

d) o ser humano é racista por natureza.

Aula 6: Projeto Consciência Negra

 

Utilizar a abordagem em torno do Baobá, árvore símbolo do continente africano, criando um paralelo aos modos de conceber as práticas do homem ocidental sobre a natureza e as consequências de tais ações nas mudanças climáticas.

 

                                                  Óleo de Baobá - Focus Química Focus Química

 

1º Etapa: Apresente slides detalhados que mostrem as lendas de origem africanas sem estereótipos e dessa forma aproximá-los desse universo diverso que forma a sociedade brasileira, desenvolvendo o senso de pertencimento e o lugar de cada um no mundo.

Aula sobre Baobá

https://pt.slideshare.net/slideshow/aula-sobre-o-baob-53524528/53524528 link dos slides.

2º Etapa:  Promover uma roda de conversa sobre o temas abordado. O professor(a) está livre para criar seus questionamentos.

Avaliação

·                     Os estudantes serão avaliados através de participação e interesse nas atividades propostas.

·                     O projeto será avaliado pelo nível de interesse despertado nos estudantes.

 

 

Sugestão de aula: Consciência Negra:

 

1º Etapa Iniciar os estudos sobre a população negra presentes na aula de paginas 112 e 113 (do livro didático) propondo uma reflexão sobre representatividade. O objetivo é sensibilizar os estudantes para a questão e discutir as desigualdades que caracterizem a sociedade brasileira. Encaminhar as atividades de  1 a 3 para sistematizar o conteúdo proposto na aula.

 

2º Etapa: Incentivar a leitura compartilhada da página 114. Se julgar pertinente, fazer pausas para comentários e esclarecimentos de dúvidas. Destacar que o racismo é considerado crime no Brasil desde 1989.

A música pode ser um bom recurso para trabalhar a questão do racismo e da violência contra a juventude negra. Conversar com a turma sobre suas preferências musicais. Na página 115 abordar o trabalho da MC Soffia. Explicar aos estudantes que as letras da artista falam sobre preconceito e a importância da valorização das origens entre crianças e adolescentes negros, contribuindo de forma positiva para a construção da identidade desse público. Aplicar a atividade  referente ao assunto abordado.

 

Avaliação:

Participação nas discussões /. Qualidade na resolução de atividades individuais/. Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

7º Aula - Sobre a árvore Baobá

Objeto de conhecimento: Formação Territorial do Brasil.

Metodologia

·         Resolução de atividades individuais e/ou em grupos.

·         Atividades de pesquisa e experimentação;

 

Desenvolvimento:

Objetivo: Representar artisticamente a árvore Baobá e suas características.

1º Etapa: Após promover uma roda de conversa sobre o Baobá o professor(a) pode incentivar os estudantes a criar desenhos, pinturas, ou colagens do Baobá, destacando sua forma distinta. Uma outra opção é construir um modelo 3D usando materiais recicláveis. Eles podem também usar elementos simbólicos para representar a conexão do Baobá com a ancestralidade e a cultura africana.

2º Etapa: Apresentar artisticamente a árvore Baobá e suas característica.

Avaliação:

Participação nas discussões /. Qualidade na resolução de atividades individuais/. Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

8º Aula- Região Sudeste ( Continuação/Revisão)

Objeto de conhecimento: Formação territorial do Brasil

 

Metodologia:

·         Vídeos ou exposição de slides abordando os temas estudados;

·         Construção de mapas conceituais como instrumento de revisão dos conhecimentos estudados.

Desenvolvimento:

1º Etapa: Levantamento prévio sobre a aula anterior, em seguida se possível disponibilizar o vídeo sobre a Região Sudeste presente no link: https://youtu.be/BLPpq9nr9jw?si=8A2jGifrzBlAyBoW .

    2º Etapa: Após os estudantes assistirem ao vídeo, o professor(a) pode orienta -lo  a copiar e responder no caderno às seguintes perguntas:

                               Atividade

  1. Quais estados formam a região Sudeste do Brasil?
  2. Qual é a capital de cada estado do Sudeste?
  3. Descreva duas características físicas (relevo, clima ou hidrografia) da região Sudeste mencionadas no vídeo.
  4. Quais são os principais setores econômicos que impulsionam a economia da região? Cite pelo menos dois.
  5. O vídeo menciona algumas manifestações culturais típicas do Sudeste? Se sim, quais são elas?
  6. Comente sobre a importância do Sudeste para a economia do Brasil. O que faz essa região ser tão relevante economicamente?

Sugestão: Apresentar a Região Sudeste mencionando os estados que a compõem (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo) e algumas características gerais.

Geografia - Falar brevemente sobre o clima predominante (tropical, subtropical e serrano), além de mencionar a Serra do Mar e os rios importantes.

   Economia - Destacar a importância econômica, mencionando indústrias, agricultura (como o café e a cana-de-açúcar) e o papel dos grandes centros urbanos.

   Cultura - Mencionar aspectos culturais como o Carnaval no Rio, a culinária mineira e a música sertaneja.

   Resumir a importância da região para o Brasil e incentivar os alunos a explorarem mais sobre cada estado.

   Essa atividade ajudará os alunos a desenvolver uma compreensão mais ampla e prática da Região Sudeste, promovendo o trabalho em equipe e o uso de tecnologia.

9º Aula- Região Sudeste ( Revisão)

Objeto de conhecimento: Formação territorial do Brasil

Metodologia:

·         Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;

·         Construção de mapas conceituais como instrumento de revisão dos conhecimentos estudados.

·         Correção das atividades com questionamentos e socialização.

Desenvolvimento:

1º Etapa: Sondagem dos conhecimentos prévios através da aula anterior, em continuidade promover a correção da atividade e sobre a região Sudeste.

2º Etapa: Momento de escuta e tira possíveis dúvidas sobre o conteúdo.

Avaliação:

Participação nas discussões /. Qualidade na resolução de atividades individuais/. Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

10º Aula- Região Centro-Oeste ( Continuação/Revisão)

Objeto de conhecimento: Formação territorial do Brasil

Metodologia:

·         Vídeos ou exposição de slides abordando os temas estudados;

·         Construção de mapas conceituais como instrumento de revisão dos conhecimentos estudados.

Desenvolvimento:

1º Etapa: Levantamento prévio sobre a aula anterior, em seguida se possível disponibilizar o vídeo sobre a Regiâo Centro-Oeste presente no link:

     2º Etapa: Após os estudantes assistirem ao vídeo, o professor(a) pode orienta -los  a copiar e responder no caderno às seguintes perguntas:

                               Atividade

  1. Quais estados formam a região Centro-Oeste do Brasil?
  2. Qual é a capital de cada estado do Centro-Oeste?
  3. Descreva duas características físicas (relevo, clima ou hidrografia) da região Centro-Oeste mencionadas no vídeo.
  4. Quais são os principais setores econômicos que impulsionam a economia da região? Cite pelo menos dois.
  5. O vídeo menciona algumas manifestações culturais típicas do Centro-Oeste? Se sim, quais são elas?
  6. Comente sobre a importância do  Centro-Oeste para a economia do Brasil.
  7. Pesquise e apresente uma curiosidade sobre essa região.

 

11º Aula- Região Centro-Oeste ( Continuação/Revisão)

Objeto de conhecimento: Formação territorial do Brasil

Metodologia:

·         Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;

·         Construção de mapas conceituais como instrumento de revisão dos conhecimentos estudados.

·         Correção das atividades com questionamentos e socialização.

Desenvolvimento:

1º Etapa: Sondagem dos conhecimentos prévios através da aula anterior, em continuidade promover a correção da atividade e sobre a região Sudeste.

2º Etapa: Momento de escuta e tira possíveis dúvidas sobre o conteúdo.

Avaliação:

Participação nas discussões /. Qualidade na resolução de atividades individuais/. Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

12º Aula : REGIÃO Sul

Objeto de conhecimento: Mapas temáticos do Brasil

Habilidades:

(EF07GE04BA) Analisar a distribuição territorial da população brasileira e baiana, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos territórios de identidade do estado.

(EF07GE04IT) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos territórios de identidade do estado, como Itamaraju.

EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil e da Bahia (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogia espaciais.

(EF07GE10) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras.

Metodologia:

·         Aula expositiva utilizando o texto disponível na apostila ( sequência didática), nas páginas 242 a 244 ou outro texto se assim preferir;

·         Leitura e interpretação compartilhados  de textos;

·         Construção de mapas conceituais como instrumento de sondagem dos conhecimentos estudados;

·         Correção das atividades com questionamentos e socialização.

Desenvolvimento:

1º Etapa: Promover a leitura do mapa e encaminhar as atividades de 1 a 3 para sistematizar a análise dos indicadores territoriais e populacionais da Região Sul, presente nas páginas 242 a 243.

2º Etapa: Momento de explanação sobre a região Sul, explicar que os principais grupos de imigrantes europeus, chamados de colonos, foram os alemães e os italianos. Também migram russos, autríacos e ucranianos.

Avaliação:

Participação nas discussões /. Qualidade na resolução de atividades individuais/. Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

                         

 

 

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