Desenvolvimento:
1º Etapa,
apresentar o objeto de conhecimento sobre a “Região Sudeste”. Inicie a aula com uma
breve introdução sobre a Região Sudeste do Brasil. Pergunte aos estudantes
se eles já visitaram ou conhecem alguém que vive na Região Sudeste
2º Etapa
Promover a leitura do mapa e encaminhar as atividades de 1 a 3 para
sistematizar a análise dos indicadores territoriais e socioeconômicos da
Região Sudeste, pagina 234 do livro didático.
Avaliação:
Participação nas discussões /. Reflexão
final sobre o aprendizado da aula.
Aula 2: REGIÃO
SUDESTE:
Desenvolvimento:
1º Etapa:
Localizar as principais cidades, avaliando a
hierarquia urbana e as densidades demográficas, relacionando-as com os
meios de transporte (ferrovias, rodovias, hidrovias, porto e aeroportos).
Compreender a importância dos fluxos materiais e imateriais;
Compreender
a importância da região Sudeste, no aspecto econômico, no contexto nacional
e internacional.
Sugestão
de video: https://www.youtube.com/watch?v=NVLD20_WVFA
(economia do Sudeste).
Promover
a discussão sobre o video , seguido de alguns questionamento sobre a
economia do Sudeste.
2º Etapa:
A abordagem do conteúdo proposto nesta
seção Pensar e Agir possibilitando o desenvolvimento dos temas
contemporâneos transversais Meio Ambiente: Impactos da mineração: Mariana e Brumadinho.
Habilidade:
Trabalha-se
a habilidade EF07GE06, com foco
em discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de
mercadorias provocam impactos ambientais em diferentes lugares
Desenvolvimento:
Promover
a leitura dos textos e das imagens presentes nas paginas 236 e 237 do livro didático de
forma coletiva, retomando os impactos socioambientais causados pela
mineração (como poluição do solo e das águas, que contaminam toda a cadeia
alimentar e causam problemas de saúde), já trabalhados no volume do 6 o
ano. Explicar como ocorreu o rompimento das barragens em Mariana (MG) e
Brumadinho (MG), destacando a existência de problemas estruturais nas
obras. Propor aos estudantes uma análise, com base em imagens de satélite,
fotografias e notícias veiculadas logo após os incidentes, dos principais
impactos ambientais e sociais, com destaque para a destruição de moradias
nas áreas próximas à barragem e para o comprometimento das águas dos rios
Doce e Paraopeba.
Encaminhar as questões
1, 2, 3 e 4 para um melhor entendimento.
Aula 3: REGIÃO
CENTRO-OESTE
Objeto de conhecimento: Formação
territorial do Brasil
Metodologia:
·
Aula expositiva
utilizando o texto disponível na apostila ( sequência didática) ou outro
texto se assim preferir.
.Leitura e interpretação de textos.
Habilidade:
Desenvolve-se
a habilidade EF07GE02, com foco em analisar a influência dos fluxos
econômicos e populacionais no território brasileiro (Região Centro-Oeste).
• A habilidade EF07GE04 é trabalhada, com
ênfase em analisar a distribuição da população brasileira por regiões.
• Da habilidade EF07GE06, a ênfase é
discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias
provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de
riquezas em diferentes lugares.
•
Ao serem estabelecidas relações entre os processos de industrialização e as
transformações socioeconômicas do território brasileiro, trabalha-se a
habilidade EF07GE08.
• Contempla-se a habilidade EF07GE09, com
ênfase em interpretar mapas temáticos com informações do território
brasileiro, identificando padrões, regionalizações e analogias espaciais.
•
Atende-se à habilidade EF07GE10 ao serem interpre
Desenvolvimento:
1º Etapa:
Promover a leitura do mapa e encaminhar as atividades de 1 a 3 no livro
didatico para sistematizar a análise dos indicadores territoriais e
socioeconômicos da região Centro-Oeste.
2º Etapa:
Fazer um recorte na questão da expansão da fronteira agrícola,(Livro
didático páginas 240 e 241) focando nos fluxos migratórios entre as regiões
Sul e Centro-Oeste do Brasil.
Explicar aos estudantes que os agricultores
da Região Sul migraram para o Centro-Oeste, or aguns motivos, entre eles a
pressão que começaram a sofrer com a ampliação de grandes propriedades
dedicadas à pecuária. Encaminhar as atividades 1 e 2 para sistematização do
conteúdo.
Avaliação:
Participação nas discussões /. Reflexão
final sobre o aprendizado da aula.
Aula 4: REGIÃO
CENTRO-OESTE
Desenvolvimento:
1º Etapa:
Aplicar a atividade referente a Região-Centro-Oeste, que sgue abaixo:
Sugestão de atividade
1.
Observe o mapa abaixo.
A região
centro-oeste está representada pelo número:
a) um.
b) dois.
c) três.
d)
quatro.
2. Dentre
as seguintes unidades federativas, conhecidas como estados, qual delas NÃO
faz parte da região centro-oeste?
a) Goiás.
b) Mato
Grosso.
c) Minas
gerais.
d) Mato
Grosso do Sul.
3. A região
centro-oeste do Brasil desempenha um papel de suma importância no contexto
nacional, uma vez que se configura como o centro de decisões do país, tendo
em vista que
a) a região
centro-oeste é a mais populosa do país.
b) tem, em
Brasília, a capital do país e a sede do governo federal.
c) possui
São Paulo como a capital do Brasil.
d) é a
maior em extensão territorial no país, o que lhe confere relevância
estratégica em diversas áreas.
4.
Demografia é o ramo da geografia que estuda as populações humanas e suas
relações. Demograficamente, a região Centro-Oeste no Brasil:
a) É a
segunda menos populosa.
b) Possui a
população mais envelhecida do país.
c) É a
região mais populosa do país.
d) Tem o
maior número de cidades.
5- Quais estados compõem a Região Centro-Oeste do Brasil?
Aula 5: Projeto Consciência Negra
Objeto de conhecimento: Conexões e Escalas Formação Territorial do Brasil
Metodologia: Vídeos ou exposição de
slides abordando os tema estudados;
Roda de conversa, os estudantes em um círculo
irão ler as informações trazidas e colocar dentro deste debate seus pontos
de vista criando autonomia para realizar atividades e posteriormente
socializar.
Habilidade: (EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades
dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de
quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras,
entre outros grupos sociais do campo e da cidade, ...
Desenvolvimento:
1º Etapa
: Apresentação e leitura do texto seguido de discussões e atividades para
sistematização
COMO TUDO
COMEÇOU?
A origem do
dia da consciência negra está relacionada aos esforços dos movimentos
sociais para evidenciar as desigualdades históricas que afligem as
populações negras e pardas no Brasil. A data foi escolhida para lembrar o
aniversário da morte de Zumbi dos Palmares em 1695 que foi degolado e sua
cabeça colocada numa praça pública de Recife, ainda no período colonial.
Zumbi dos Palmares foi um dos maiores líderes negros do Brasil que batalhou
pela libertação do seu povo contra o sistema escravista. Portanto, o Dia da
Consciência Negra é muito importante no reconhecimento dos descendentes
africanos e da construção cultural do povo brasileiro.
REFLEXÃO
Celebrar
esse dia é importante para refletir sobre a posição dos negros na
sociedade. Afinal, as gerações de afro-brasileiros que advieram durante a
escravidão sofreram e muitos ainda sofrem diversos níveis de preconceito. É
importante ressaltar que preconceito racial é toda e qualquer forma de
expressão que discrimina uma etnia ou cultura por considerá-la inferior ou
menos capaz. Infelizmente, o preconceito racial existe na humanidade e
precisa ser combatido. O racismo pode consistir numa falha proposital em
prestar os serviços necessários a uma pessoa devido a sua cor, cultura ou
origem étnica.
CONCLUSÃO
Nelson
Mandela escreveu: “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele,
por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam
aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar.”
Por isso, devemos amar e respeitar todas as pessoas, independentemente de
sua cor, raça ou etnia, somente quando praticarmos esses valores, teremos um
país melhor e mais igualitário.
2º Etapa : ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU
1. A data 20 de novembro foi instituída no Brasil como o Dia da Consciência
Negra, cuja finalidade é:
a)
colaborar com todas as culturas para a sociedade que temos hoje.
b) revelar
como surgiu a história da cultura de todo o povo brasileiro.
c)
apresentar a história dos negros no país, sua cultura e sua contribuição
social.
d) mostrar
a história das mulheres no Brasil, sua cultura e condição social.
2. É
possível afirmar que a data de 20 de novembro NÃO é uma
oportunidade para:
a) lembrar
e evidenciar os ganhos sociais da população brasileira.
b)
evidenciar os problemas sociais que ainda afligem os negros no Brasil.
c) mostrar
as questões culturais que ainda afetam os negros no Brasil.
d) refazer
a história do Brasil, mudando os acontecimentos tristes.
3. Por que a data de 20 de novembro foi
escolhida para comemorar o Dia da Consciência Negra?
4. No Dia
da Consciência Negra, assim como em todos os dias do ano, devemos resgatar
e valorizar a cultura afro-brasileira, pois ela é de fundamental
importância para:
a) adquirir
mais conhecimentos.
b) reforçar
nossos preconceitos.
c) nossa
vida religiosa e espiritual.
d) nossa
identidade nacional.
5. A frase de Nelson
Mandela, apresentada no texto, significa que
a) a
criança já nasce racista, portanto, deve ser ensinada.
b)
aprendemos a odiar os outros pelo simples fato de ser diferente.
c) o
racismo nasce com as pessoas, por isso, devemos instruí-las.
d) o ser
humano é racista por natureza.
Aula 6: Projeto Consciência Negra
Utilizar a abordagem em
torno do Baobá, árvore símbolo do continente africano, criando um paralelo
aos modos de conceber as práticas do homem ocidental sobre a natureza e as
consequências de tais ações nas mudanças climáticas.
1º
Etapa: Apresente slides
detalhados que mostrem as
lendas de origem africanas sem estereótipos e dessa forma aproximá-los
desse universo diverso que forma a sociedade brasileira, desenvolvendo o
senso de pertencimento e o lugar de cada um no mundo.
Aula sobre Baobá
https://pt.slideshare.net/slideshow/aula-sobre-o-baob-53524528/53524528 link dos slides.
2º
Etapa:
Promover uma roda de conversa sobre o temas abordado. O professor(a)
está livre para criar seus questionamentos.
Avaliação
·
Os estudantes serão avaliados através de participação e interesse
nas atividades propostas.
·
O projeto será avaliado pelo nível de interesse despertado nos
estudantes.
Sugestão de aula: Consciência Negra:
1º
Etapa Iniciar os estudos sobre a população negra presentes na aula de
paginas 112 e 113 (do livro didático) propondo uma reflexão sobre
representatividade. O objetivo é sensibilizar os estudantes para a questão e
discutir as desigualdades que caracterizem a sociedade brasileira.
Encaminhar as atividades de 1 a 3
para sistematizar o conteúdo proposto na aula.
2º
Etapa: Incentivar a
leitura compartilhada da página 114. Se julgar pertinente, fazer pausas para
comentários e esclarecimentos de dúvidas. Destacar que o racismo é
considerado crime no Brasil desde 1989.
A música pode ser um bom recurso para trabalhar a
questão do racismo e da violência contra a juventude negra. Conversar com a
turma sobre suas preferências musicais. Na página 115 abordar o trabalho
da MC Soffia. Explicar aos estudantes que as letras da artista falam sobre
preconceito e a importância da valorização das origens entre crianças e adolescentes
negros, contribuindo de forma positiva para a construção da identidade
desse público. Aplicar a atividade
referente ao assunto abordado.
Avaliação:
Participação nas discussões /. Qualidade na
resolução de atividades individuais/. Reflexão final sobre o aprendizado da
aula.
7º Aula - Sobre a árvore Baobá
Objeto de conhecimento: Formação Territorial do Brasil.
Metodologia
·
Resolução de atividades
individuais e/ou em grupos.
·
Atividades de pesquisa e
experimentação;
Desenvolvimento:
Objetivo: Representar artisticamente a árvore
Baobá e suas características.
1º
Etapa: Após promover
uma roda de conversa sobre o Baobá o professor(a) pode incentivar os
estudantes a criar desenhos, pinturas, ou colagens do Baobá, destacando sua forma
distinta. Uma outra opção é construir um modelo 3D usando materiais
recicláveis. Eles podem também usar elementos simbólicos para representar a
conexão do Baobá com a ancestralidade e a cultura africana.
2º
Etapa: Apresentar
artisticamente a árvore Baobá e suas característica.
Avaliação:
Participação nas discussões /. Qualidade na
resolução de atividades individuais/. Reflexão final sobre o aprendizado da
aula.
8º Aula- Região Sudeste ( Continuação/Revisão)
Objeto de conhecimento: Formação
territorial do Brasil
|
Metodologia:
·
Vídeos ou exposição de
slides abordando os temas estudados;
·
Construção de mapas
conceituais como instrumento de revisão dos conhecimentos estudados.
Desenvolvimento:
1º Etapa: Levantamento prévio sobre a aula anterior, em
seguida se possível disponibilizar o vídeo sobre a Região Sudeste
presente no link: https://youtu.be/BLPpq9nr9jw?si=8A2jGifrzBlAyBoW .
2º Etapa: Após os
estudantes assistirem ao vídeo, o professor(a) pode orienta -lo a copiar e responder no caderno às
seguintes perguntas:
Atividade
- Quais estados formam a região Sudeste do
Brasil?
- Qual é a capital de cada estado do
Sudeste?
- Descreva duas características físicas
(relevo, clima ou hidrografia) da região Sudeste mencionadas no
vídeo.
- Quais são os principais setores
econômicos que impulsionam a economia da região? Cite pelo menos
dois.
- O vídeo menciona algumas manifestações
culturais típicas do Sudeste? Se sim, quais são elas?
- Comente sobre a importância do Sudeste
para a economia do Brasil. O que faz essa região ser tão relevante
economicamente?
Sugestão: Apresentar a Região Sudeste mencionando os estados que a compõem
(São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo) e algumas
características gerais.
Geografia - Falar brevemente sobre o clima predominante (tropical,
subtropical e serrano), além de mencionar a Serra do Mar e os rios
importantes.
Economia - Destacar a
importância econômica, mencionando indústrias, agricultura (como o café e
a cana-de-açúcar) e o papel dos grandes centros urbanos.
Cultura - Mencionar
aspectos culturais como o Carnaval no Rio, a culinária mineira e a música
sertaneja.
Resumir
a importância da região para o Brasil e incentivar os alunos a explorarem
mais sobre cada estado.
Essa atividade ajudará os alunos a
desenvolver uma compreensão mais ampla e prática da Região Sudeste,
promovendo o trabalho em equipe e o uso de tecnologia.
9º Aula- Região Sudeste ( Revisão)
Objeto de conhecimento: Formação
territorial do Brasil
Metodologia:
·
Sondagem dos
conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;
·
Construção de mapas
conceituais como instrumento de revisão dos conhecimentos estudados.
·
Correção das
atividades com questionamentos e socialização.
Desenvolvimento:
1º Etapa: Sondagem dos conhecimentos prévios
através da aula anterior, em continuidade promover a correção da
atividade e sobre a região Sudeste.
2º Etapa: Momento de escuta e tira possíveis dúvidas
sobre o conteúdo.
Avaliação:
Participação nas discussões /. Qualidade
na resolução de atividades individuais/. Reflexão final sobre o
aprendizado da aula.
10º Aula- Região Centro-Oeste ( Continuação/Revisão)
Objeto de conhecimento: Formação
territorial do Brasil
Metodologia:
·
Vídeos ou exposição
de slides abordando os temas estudados;
·
Construção de mapas
conceituais como instrumento de revisão dos conhecimentos estudados.
Desenvolvimento:
1º Etapa: Levantamento prévio sobre a aula anterior,
em seguida se possível disponibilizar o vídeo sobre a Regiâo
Centro-Oeste presente no link:
2º Etapa: Após os
estudantes assistirem ao vídeo, o professor(a) pode orienta -los a copiar e responder no caderno às
seguintes perguntas:
Atividade
- Quais estados formam a região Centro-Oeste do Brasil?
- Qual é a capital de cada estado do Centro-Oeste?
- Descreva duas características físicas
(relevo, clima ou hidrografia) da região Centro-Oeste mencionadas no vídeo.
- Quais são os principais setores
econômicos que impulsionam a economia da região? Cite pelo menos
dois.
- O vídeo menciona algumas manifestações
culturais típicas do Centro-Oeste? Se sim, quais são elas?
- Comente sobre a importância do Centro-Oeste para a economia do Brasil.
- Pesquise e apresente uma curiosidade
sobre essa região.
|
11º Aula- Região Centro-Oeste ( Continuação/Revisão)
Objeto de conhecimento: Formação
territorial do Brasil
Metodologia:
·
Sondagem dos
conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;
·
Construção de mapas
conceituais como instrumento de revisão dos conhecimentos estudados.
·
Correção das
atividades com questionamentos e socialização.
Desenvolvimento:
1º Etapa: Sondagem dos conhecimentos prévios
através da aula anterior, em continuidade promover a correção da
atividade e sobre a região Sudeste.
2º Etapa: Momento de escuta e tira possíveis dúvidas
sobre o conteúdo.
Avaliação:
Participação nas discussões /. Qualidade
na resolução de atividades individuais/. Reflexão final sobre o
aprendizado da aula.
12º Aula : REGIÃO Sul
Objeto de conhecimento: Mapas temáticos do Brasil
Habilidades:
(EF07GE04BA) Analisar a
distribuição territorial da população brasileira e baiana, considerando a
diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática),
assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos
territórios de identidade do estado.
(EF07GE04IT) Analisar a
distribuição territorial da população brasileira, considerando a
diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática),
assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos
territórios de identidade do estado, como Itamaraju.
EF07GE09)
Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando
tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil
e da Bahia (cartogramas), identificando padrões espaciais,
regionalizações e analogia espaciais.
(EF07GE10)
Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e
histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras.
Metodologia:
·
Aula expositiva
utilizando o texto disponível na apostila ( sequência didática), nas
páginas 242 a 244 ou outro texto se assim preferir;
·
Leitura e
interpretação compartilhados de
textos;
·
Construção de mapas
conceituais como instrumento de sondagem dos conhecimentos estudados;
·
Correção das
atividades com questionamentos e socialização.
Desenvolvimento:
1º Etapa: Promover a leitura do mapa e encaminhar
as atividades de 1 a 3 para sistematizar a análise dos indicadores
territoriais e populacionais da Região Sul, presente nas páginas 242 a
243.
2º Etapa: Momento de explanação sobre a região Sul,
explicar que os principais grupos de imigrantes europeus, chamados de
colonos, foram os alemães e os italianos. Também migram russos, autríacos
e ucranianos.
Avaliação:
Participação nas discussões /. Qualidade
na resolução de atividades individuais/. Reflexão final sobre o
aprendizado da aula.
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