7º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 6º ANO - 2022

 

                                                           SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco.

 SUBTEMA: Leituras Geográficas

UNIDADE TEMÁTICA: Formas de Representação e Pensamento Espacial

OBJETO DE CONHECIMENTO: Fenômenos Naturais e Sociais Representados de Diferentes Maneiras com Foco no Paisagismo e Jardinagem.

 características do relevo terrestre, seus processos de formação e transformação, considerando agentes internos e externos.

• conhecer aspectos gerais da hidrografia e aspectos específicos da hidrografia no Brasil.

• relacionar características do relevo e da hidrografia.

• compreender a distribuição da água nos continentes.

• pensar criticamente aspectos da disponibilidade e o consumo da água.

Ano: 6°                          Período:05/09/2022  a  30/09/2022                                 Nº de Aulas: 12

                                HABILIDADES

EF06GE04: Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

EF06GE05IT:  Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais identificando estes aspectos físicos no município de Itamaraju e a sua importância.

 

EF06GE09IT:Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre. Natureza, ambientes e qualidade de vida biodiversidade e ciclo hidrológico usando recursos disponíveis que compara outros lugares com o município de Itamaraju.

EF06GE12: Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos.

                   COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito

de investigação e de resolução de problemas.

2. Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

 

. 1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a

análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

.

           COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de quatro semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

                                                                                 1ªAula

 

 ETAPA1: Levantamento prévio sobre o tema “ As diversas facetas do consumo "aproveitando o momento para  dialogar sobre o consumo e apresenta as três forças que sustentam hábitos mais consciêntes: o conhecimento, a atitude e a responsabilidade. Chamar a atenção para um consumo consciênte da água em nossa cidade e em nosso planeta. Em seguida aplicar o texto e as  atividades em anexo.  Ao invés de fazer copias para cada turma, o professor poderá fazer cópias suficientes para o número de alunos e depois reutilizar nas demais turmas. O aluno vai ler, discutir sobre o assunto, realizar a atividade no caderno e devolver para o professor.

 

 Jogar no lixo ou consertar? - Lab Dicas Jornalismo  Consumo consciente: como ajudar o meio ambiente e o seu bolso?

 

 IMAGEM 1 : https://labdicasjornalismo.com/noticia/6502/jogar-no-lixo-ou-consertar    IMAGEM 2 https://www.suno.com.br/artigos/consumo-  consciente.

 

VOCÊ É CONSUMIDOR OU CONSUMISTA?

 

CONSUMIDOR é quem prática o CONSUMO, que é o ato de comprar produtos ou serviços visando a necessidade real, ou seja, apenas para suprir as necessidades de sobrevivência.

CONSUMISTA é quem prática o CONSUMISMO, que é o ato de comprar produtos ou serviços de forma compulsiva, sem necessidade e consciência. Onde se tem origem a perturbação emocional, a falta de recursos financeiros e, juntamente com a necessidade de suprir, a indiferença social e a baixa autoestima.

Consumo é quando a gente compra as coisas que nós realmente precisamos, nem mais, nem menos, mas na quantidade necessária.

 

SOCIEDADE DE CONSUMO

O século XX pode ser caracterizado pelo desenvolvimento tecnológico associado a um crescimento sem precedentes na produção e pela formação de uma sociedade fortemente estimulada ao consumo. Em determinados grupos sociais, o consumo passou a exercer papel fundamental nas relações entre seus integrantes.

Vivemos numa sociedade que valoriza as pessoas pelos objetos que possuem. Ter a posse de determinados bens é uma demonstração de sucesso social. A própria concepção de desenvolvimento econômico de um país está associada à capacidade de produzir e consumir bens materiais e outros serviços.

 

Uma das formas de convencer o consumidor a compra os novos produtos é a publicidade. A publicidade é feita das formas mais variadas. Vai de um simples folheto distribuído nas ruas, ou pelos correios, até sofisticados filmes, que contam muito caro e que os anunciantes passam nas principais emissoras de televisão ou nos cinemas.

Nós falamos em televisão, mas é bom lembrar que outros veículos de comunicação – rádios e jornais – também vivem do que cobram pelos anúncios. O consumismo é  um tal que deve ser combatido em todas as idades.

A necessidade da conscientização do que é consumismo é uma busca constante das famílias hoje em dia. Também de uma grande parte da sociedade. E todos reconhecem que é preciso resistir ao consumismo.

ETAPA 2: Após a leitura e interpretação do texto e questionamentos. Sugerir a atividade disponível na apostila, se possível correção e momento de tirá dúvidas.

 

ATIVIDADES

 

1. De acordo o texto, o que é consumo?

2. E consumismo, o que é?

3. De acordo o texto, como a sociedade valoriza as pessoas?

4. Por que é difícil acabar com o consumismo?

5. Você acha importante evitar o consumismo desnecessário? Por quê?

6.   Você compra produtos por conta das propagandas? Justifique sua resposta.

7.   Reserve um momento para olhar em sua casa e você provavelmente encontrará muitos produtos que nunca usa. Escreva aqui algumas dessas coisas.

8. Quando se trata de consume, o que a imagem 1 acima representa?

9. E a imagem 2, o que você acha que representa?

10. Escolha uma das duas imagens acima e reproduza em seu caderno e a seguir, deixe uma mensagem relacionada  com o assunto que discutimos.

 

Sugestão: Atividade complementar para o caso de o professor achar viável e tiver disponibilidade de tempo.

Atividade complementar:

 

1.      Consumo de água A Organização das Nações Unidas (ONU) considera que o consumo mínimo necessário de água é de 0,08 m3 (equivalente a 80 litros) por pessoa por dia. Solicite aos estudantes que comparem o consumo de água de suas

       moradias com o das moradias de seus colegas da turma, e também com os valores indicados como mínimos pela ONU. Para isso, solicite que realizem os procedimentos a seguir.

 

a) Calcule, pela conta de água de sua moradia do úl- timo mês, o consumo médio de cada morador. Para isso, basta dividir o valor registrado na conta pelo número de moradores da casa. Se dividir o valor obtido por 30, você saberá o consumo diário por pessoa.

b) Em pequenos grupos, debatam com os colegas o resultado obtido: nosso consumo está acima ou abaixodo mínimo necessário? Por quê?

c) Redijam um texto coletivo com a conclusão dos grupos.

 

                                                                              2ªAula

OBS. Embora pareça um assunto curto, é necessário fazer pausas para explicação após a leitura de cada trecho referente a cada forma de relevo e ouvir os alunos sobre as possíveis dúvidas. Sendo assim, faz-se necessário pelo menos duas aulas para o assunto em pauta.

 

ETAPA1: Nesta aula inicie com um bom dia e a chamada. A seguir, faça alguns questionamentos sobre o tema que será abordado durante a unidade. Deixar que os alunos se manifestem livremente sobre o tema: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco. Em seguida fazer a explanação sobre “Relevo”, o professor pode começar com alguns questionamentos sobre:

·         O que é relevo?

·         Quais os tipos de relevos?

·         É possível construir em terrenos inclinados sem correr risco de desabamento?

·         Convide os estudantes a conversar sobre as alterações antrópicas impostas ao relevo no bairro ou comunidade onde está situada a escola. Em um primeiro momento, é possível que eles tenham dificuldades para identificar as alterações, principalmente em bairros mais urbanizados. Medeie a discussão chamando atenção para as regiões de terraplanagem para o cultivo ou para a construção, a canalização de rios e a alteração das áreasde alagamento, os cortes executados para a construção de ruas e avenidas, a existência, etc.

 

  ETAPA2: Após os questionamentos sobre o relevo terrestre, orientar os alunos a fazer o a  leitura compartilhada do texto disponível na apostila ou no livro didáticoAraribá Mais Geografia, páginas 104 à 108.

 

  Leitura do texto 1:

 

 

     

 

                                                                                       RELEVO

 

 Relevo é o conjunto das diferentes formas existentes na superfície da Terra. Hidrografia é o ramo da Geografia que estuda as águas correntes, as águas paradas, as águas subterrâneas e as águas oceânicas. As formas do relevo influenciam os locais onde os rios nascem, por onde passam e onde deságuam. Os rios, por sua vez, modelam as formas do relevo. Por isso, o relevo e a hidrografia são interdependentes. As atividades realizadas pelo ser humano e a maneira como ele ocupa o espaço também são influenciadas pelas formas do relevo e pela hidrografia. O modo como as edificações são construídas, por exemplo, depende de o terreno ser plano ou inclinado.

    As principais formas do relevo continental: montanhas, planaltos, planícies e depressões.

  MONTANHAS

  As montanhas são as formas de relevo de maior altitude e encostas íngremes (bastante inclinadas) na superfície terrestre. Um conjunto de montanhas recebe o nome de cadeia montanhosa ou cordilheira. Na América do Sul, a maior cordilheira é a dos Andes. A Cordilheira do Himalaia, localizada na Ásia, possui o ponto mais elevado do planeta Terra: o monte Everest, com 8 848 metros.

  A diferença entre altitude e altura

 A altura é a dimensão de um corpo, de sua base para cima. Já a altitude é a medida que nos permite conhecer a elevação das diferentes formas do relevo da superfície terrestre em relação ao nível médio do mar (altitude zero).

PLANALTOS

  Os planaltos são superfícies irregulares que podem ter formatos variados, como morros, serras e chapadas. Essas áreas sofrem mais a ação de agentes de erosão, como a água da chuva, os rios e os ventos, do que a ação de agentes de sedimentação. Os morros são formas de relevo com topos arredondados e altitudes entre 300 e 900 metros. Já as serras são formas geralmente alongadas, com fortes desníveis, cujas altitudes podem variar de 600 a 3 000 metros. As chapadas são formas com escarpas e topo plano. São constituídas em grande parte por camadas de arenito e em geral situam-se em altitudes acima dos 600 metros.

PLANÍCIES

  As áreas de planície geralmente apresentam superfícies pouco elevadas, sem grandes desníveis no terreno. Geralmente estão associadas a processos de sedimentação, isto é, são áreas de deposição de sedimentos.

DEPRESSÕES

  As depressões são as formas de relevo de altitude mais baixa do que a dos terrenos ao seu redor. As áreas continentais abaixo do nível do mar são chamadas de depressões absolutas. A mais conhecida delas é a depressão onde se localiza o mar Morto, no Oriente Médio. Sua superfície encontra-se cerca de 400 metros abaixo do nível do mar. Outra área de depressão absoluta bastante conhecida ocorre na Holanda ou Países Baixos. Quando as depressões estão em um nível mais baixo que o dos terrenos vizinhos, mas acima do nível do mar, são chamadas de depressões relativas. Esse é o caso da depressão Sertaneja, no Nordeste brasileiro.

                                                                              3ª Aula

 

ETAPA 1: Dando seguimento ao objeto de conhecimento abordado na aula anterior. Sugiro se possível o professor trabalhar  vídeo sobre “O RELEVO TERRESTREpara os professores que tem oportunidade de fazer uso dessa ferramenta. Disponível no link:  https://youtu.be/O0COEOIuPZw , ou a atividade lúdica disponível na apostila, estimulando a criatividade e a aprendizagem.

     

  

                                                              

ETAPA2: Após os alunos por em prática a atividade solicitada e orientada pelo professor(a). Sugerir a apresentação dos trabalhos confeccionados. Momento de escuta e socialização.

                                                                              4ªAula

ETAPA 1: Nesta aula levantamento prévio do objeto de conhecimento abordados na aula anterior. Sendo que o professor(a) é livre para fazer  mas o  professor pode fazer modificações na atividade conforme achar conveniente.

 

                                                                             ATIVIDADE

1.      Qual dos tipos de relevo completa a lacuna corretamente .

a) São as formas de relevo de altitude mais baixa do que a dos terrenos ao seu redor...........................................

b) Quando esta região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de .....................absoluta.

(  ) Planície

(  ) Depressão

(  ) Montanhas

(  ) Relevo

2.      Assinale a alternativas falsas (F) e as verdadeiras (V) sobre os tipos de relevo.

a)      (  ) Os terremotos ou abalos sísmicos ocorreram há bilhões de anos.

b)      (  ) A terra possui uma estreita camada chamada crosta terrestre.

c)      (  ) É sobre a mesma  que os homens trabalham e realizam suas atividades.

d)      (  ) O choque entre as placas provocam os  terremotos.

e)      (  ) Os terremotos e os abalos físicos não provocam vibrações.

 

3.      Relacione corretamente:

A-    As áreas geralmente apresentam superfícies pouco elevadas, sem grandes desníveis no terreno.

B-     São as formas de relevo de maior altitude e encostas íngremes ( bastantes inclinadas) na superfície terretre.

C-     São as formas de relevo de altitude mais baixa do que a dos terrenos ao seu redor.

D-    São formas com escarpas e topo plano, constituída em grande parte por camadas de arenito.

E-     São superfícies irregulares que podem ter formatos variados, como morros, serras e chapadas.

(  ) Planalto

(  ) Montanhas

(  ) Planície

(  ) Depressões

(  ) Chapadas

4.      Marque a alternativa correta:

Quando ocorre um conjunto de montanhas, chamamos de:

a)      (  ) Cordilheiras.

b)      (  ) Morros.

c)      (  ) chapadas.

d)      (  ) Serras

e)      (  ) Depressões

5.      Quais a principais formas do relevo continental? ...................................................................................................................................................................................

                                                                     

                                                                                       5ºAULA

 

 ETAPA 1:  Continuação da aula anterior com correção da atividade, momento de tirá dúvidas e socializaçao.O professor(a0 se preferir pode orientar o aluno a fazer a leitura comentada. Conteúdo sobre “ Transformação do relevo- internos e externos” disponivel no livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas 109 a 113.

 

 

 ETAPA 2:  Nesta etapa o professor(a) pode utilizar a sugestão de uma Dinâmica. Orientando os alunos a se colocarem em circulo e apresentar o conteúdo em forma de um programa televisivo. O professor(a) será o apresentador e os alunos a plateia. Finja que está falando também com os telespectadores de casa ( os alunos amam essa performance) e escolha entre a “ plateia” alguns “convidados” para falar (ler) sobre o conteúdo nos seus “dispositivos eletrônicos” (o livro). Daí, o professor vai explanando o conteúdo como se estivesse apresentado em um programa. A aula fica dinâmica e os alunos tendem a participar. O texto resumido disponibilizado na apostila é uma sugestão a ser utilida na dinâmica se preferir.

 Leitura do texto:

                                                                    

                                

 TRANSFORMAÇÃO DO RELEVO – AGENTES INTERNOS    

  

  As forças que atuam do interior para o exterior da Terra, modificando a superfície do planeta, são provocadas pelos agentes internos ou endógenos. Os principais agentes endógenos são os movimentos das placas tectônicas, as erupções vulcânicas e os terremotos. Todos eles atuam na formação e na transformação do relevo terrestre e são também responsáveis pela origem de algumas formas, como as montanhas, as depressões e os vulcões.

  A formação das montanhas é resultado do choque ou do movimento horizontal de duas placas tectônicas quando ocorre o dobramento de uma delas, originando as grandes cordilheiras, como o Himalaia (na Ásia), os Andes e as Montanhas Rochosas (na América).

  A formação das depressões pode ocorrer por falhamento provocado pelos agentes internos, que consiste no movimento de afundamento ou levantamento de blocos rochosos que antes ficavam lado a lado, caso do vale do rio Paraíba. As depressões também podem ser formadas por processos erosivos, caso da depressão Sertaneja e da depressão do rio São Francisco.

 As erupções vulcânicas expelem a lava, que se solidifica e se transforma em rocha. O acúmulo de rochas forma montanhas, planaltos vulcânicos e ilhas.

  Os terremotos também contribuem para a formação e a transformação do relevo, pois, dependendo da intensidade, podem soerguer terrenos ou até provocar seu afundamento parcial.

                                 

  TRANSFORMAÇÃO DO RELEVO – AGENTES EXTERNOS

  Os processos químicos, físicos e biológicos que ocorrem na crosta terrestre transformam e modelam o que os agentes internos produziram. Esses processos são denominados agentes externos ou exógenos e dependem do ar (vento), da temperatura e da água (sólida, líquida e gasosa). A alteração das rochas e do solo devido à ação de agentes externos chama-se intemperismo. Os agentes externos causam a erosão, que é o processo de desgaste das rochas e transporte de material desgastado e de partes do solo para outros locais. Esse transporte ocorre por meio do vento e das águas de chuvas, rios e mares, e pode dar origem ao processo de sedimentação. As condições climáticas predominantes em uma área interferem no modo como atuam os agentes externos. Em áreas de clima desértico, por exemplo, a temperatura e os ventos são mais atuantes que a água. Em áreas quentes e úmidas, a ação da água em estado líquido é que terá maior importância. Já em áreas frias, a ação do gelo será preponderante.

  A formação do solo é produto da ação dos agentes externos nas rochas. Ele é formado por processos físicos, químicos e biológicos. O processo de decomposição das rochas e formação do solo pode durar centenas de anos.

 Os solos são utilizados, por exemplo, para a obtenção de alimentos e o desenvolvimento de atividades econômicas, como a agropecuária, pois é neles que as plantas se fixam e crescem.

   A erosão

 

  Existem diversos tipos de erosão, causados por diferentes agentes externos. As águas correntes dos rios causam a chamada erosão fluvial. Por esse processo, as águas fragmentam as rochas e transportam esse material particulado, depositando-o ao longo do leito do rio, em locais onde ocorrem os processos de sedimentação.

 A erosão pluvial é realizada pelas águas das chuvas, que atuam na desagregação da rocha e no transporte e deposição dos sedimentos.

  A erosão glaciária ocorre em regiões de clima frio e temperado. Consiste no deslizamento do gelo, acumulado em zonas mais elevadas, juntamente com detritos de rocha. A transformação das rochas pela ação do vento é chamada de erosão eólica. Apesar de a ação do vento ter pouca capacidade erosiva, é bastante transformadora quando carrega partículas de areia, sendo mais comum em regiões litorâneas, desérticas e semiáridas. O vento também modifica o relevo ao formar e movimentar dunas.

 A erosão marinha é causada pela força da água dos mares, que modifica o relevo nos litorais, destruindo as paredes rochosas e formando sedimentos. As correntes marinhas movimentam esses sedimentos, somados aos provenientes do continente, e os depositam na zona costeira, formando as praias. O movimento dessas correntes, quando paralelas à costa, pode dar origem às restingas, que são depósitos alongados de areia.

A erosão antrópica é causada pelas ações humanas. Para construir casas e pontes, por exemplo, e para produzir alimentos e bens que usam em seu dia a dia, os seres humanos modificam a superfície terrestre.

                                                                                   6ºAULA

ETAPA 1:Nesta aula dando continuidade ao objeto de conhecimento abordado na aula passada, solicitar os alunos a fazer a leitura e interpretação do texto disponível na apostila.

 

 O RELEVO E AS AÇÕES ANTRÓPICAS

 

  Como vimos, a erosão é um processo natural de desgaste das rochas e transporte do material resultante pela ação dos agentes externos. No entanto, as atividades humanas têm intensificado esse processo, provocando uma série de alterações no relevo. Uma das atividades humanas que contribuem para a erosão é a retirada da vegetação para o estabelecimento de áreas agrícolas. Tal prática altera as características naturais do relevo, contribuindo para a movimentação intensa dos solos e das rochas, principalmente em morros, colinas ou montanhas. Essa movimentação ocorre com mais frequência em encostas íngremes ou em locais atingidos por chuvas intensas, o que pode provocar acidentes. A remoção de vegetação do entorno de rios, córregos, lagos etc. pode provocar acúmulo de sedimentos nos corpos d’água. O assoreamento, como esse acúmulo de sedimentos é chamado, pode alterar o curso dos rios ou até mesmo levar à extinção de sua vazão, bem como das espécies de animais e plantas que dependem dela. As margens de um curso d’água compõem as várzeas ou planícies de inundação. São áreas que permanecem alagadas naturalmente durante o período das cheias. A ocupação indevida das planícies de inundação, com a construção de edificações, ruas, avenidas etc., reduz a área de inundação e também sua capacidade de infiltração, o que pode provocar problemas, sobretudo nas grandes cidades, em virtude da ocorrência de enchentes e alagamentos.

ETAPA 2: Após a leitura e interpretação do texto, propor momento de escuta, questionamentos e socialização.

 

                                                                                  7ª AULA

 ETAPA 1: Iniciar com levantamento prévio sobre o conteúdo discutido na aula anterior. Em seguida solicitar aos alunos  a realizar as atividades propostas nas paginas 115 e 116 do livro didático Araribá Mais Geografia.

Obs.

Atenção:A atividade é extensa e tem textos interpretativos, o que requer tempo para a leitura e escrita das respostas.

  

ETAPA 2:   Correção das atividades propostas na aula .

                                                        

                                                                                  8ª AULA

 ETAPA 1:.Para melhor compreensão do conteúdo, nesta aula o professor(a) se preferir pode copiar na lousa, e em seguida solitar aos alunos a copiar e responder no caderno, a atividade Complementar e de Fixação.

 

 1.  Complete as lacunas .

 erupções vulcânicas- placas tectônicas-  planeta- endógenos

 As forças que atuam do interior para o exterior da Terra, modificando a superfície do..................., são provocadas pelos agentes internos ou........................ Os principais agentes endógenos são os movimentos das......................................, as ....................................... e os terremotos.

 

2. Relacione as colunas corretamente:

A - A erosão pluvial                           (  ) é causada pela força da água dos mares, que modifica o relevo nos litorais,                                                                        

B - A erosão antrópica                       (  ) ocorre em regiões de clima frio e temperado.

C - A erosão marinha                         (  ) é realizada pelas águas das chuvas, que atuam na desagregação da rocha.

D - A erosão glaciária                        (  ) é causada pelas ações humanas.

 

3.   Sobre o relevo de planalto, marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas.

(   )  O nome do maior planalto da América do Sul é Andes.

(   )  Os planaltos que apresentam aspecto de chapadas têm escarpas e topo plano.

(   )  Os morros são formas de relevo com topos planos e altitudes acima de 1 500 metros.

(   )  As serras são cadeias de morros pontiagudos, com altitudes que podem variar de 600 a

3000 metros.

(   ) O ponto mais alto do planeta é o Monte Everest que se localiza na Cordilheira do Himalaia, no continente asiático.

 

 4. Sobre os agentes internos do relevo, marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas.

(   )  Os agentes internos ou exógenos são as forças que atuam no exterior da Terra,

provocando modificações na superfície terrestre.

(   )  A movimentação das placas tectônicas provoca mudanças na configuração atual dos

continentes, na expansão dos oceanos, nas erupções vulcânicas e na ocorrência

de terremotos.

(   )  As montanhas resultam do movimento vertical de três ou mais placas tectônicas que se

fragmentam com um choque.

(   )  A cordilheira do Himalaia se localiza na Ásia e a dos Andes se situa na América do Sul.

(   ) Quando duas placas tectônicas se chocam, a extremidade de uma delas pode ser

“engolida” pelo manto, enquanto a outra sofre dobramento e dá origem a montanhas.

(   )  O Vale do Paraíba é um exemplo de depressão que se originou por falhamento, ou seja,

pelo movimento de afundamento ou levantamento de blocos rochosos que anteriormente

estavam lado a lado.

6.      Peça ao aluno para reproduzir a imagem da pagina 104 que mostra as principais formas de relevo.

 

ETAPA 2:  Correção da atividade e socialização.

                                                                     

Ciclo da água: o que é, etapas, mapa mental - Brasil Escola                                                                                         9ª AULA

 

Obs: Serão utilizadas TRÊS aulas para esplanação do conteudo devido ao tempo para leitura das imagens para melhor compreensão do assunto. O professor distribuirá os tópicos de acordo o andamento das turmas.

 

Todo o conteúdo e as imagens se encontram nas páginas 117 a 124 do livro didático Araribá Mais Geografia.

                                                                                 

ETAPA 1: Nesta etapa iniciar com um bom dia e chamada, em seguida orientar aos alunos algumas,  sujestões do que pode ser feito nessas aulas:

·         . Leitura da parte introdutória do conteúdo;

·          Leitura de imagens:

·         Leitura compartilhada e comentada;

·         Reprodução de algumas imagens;

 

         

·         .  Confecção de maquetes baseadas nas imagens do próprio livro;

·         .  Criação de curiosidades (Você sabia que...);

·         .  Uso de dinâmicas: Mesa Redonda: como se os alunos fossem especialistas na área/conteúdo que estão vendo estivessem sendo entrevistados e dessem sua opinião ou lendo no livro.

·         .  Atividades em cópias ou na lousa.

    LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO:              

               

    A ÁGUA E A HIDROGRAFIA

 

    A água está constantemente passando de um estado para outro: sólido (gelo), líquido (água) e gasoso (vapor-d’água). A essa transformação e circulação da água damos o nome de ciclo da água ou ciclo hidrológico. Vamos entender como ele ocorre, observando a ilustração abaixo.

    

  OS RIOS

  Os rios são cursos naturais de água doce que correm sobre os continentes e as ilhas. São muito importantes para as sociedades, pois fornecem água e alimento, possibilitam a geração de energia elétrica, a navegação e a irrigação de áreas agrícolas, além de servirem para o lazer. Em geral, as águas de um rio se originam de fontes subterrâneas que afloram do solo, do escoamento superficial da água da chuva ou do derretimento de geleiras.

 

  Curso e volume de água dos rios

 

  Um rio corre sempre de áreas de maior altitude, onde fica a nascente, para áreas de menor altitude, onde está a foz ou embocadura, local de seu término, que pode ser junto de um oceano, mar, lago ou mesmo outro rio. A variação do volume das águas de um rio no período de um ano é chamada de regime fluvial. A água das chuvas interfere no regime de um rio.

  Nas épocas de seca, muitos rios têm seu volume diminuído, e o contrário acontece na estação chuvosa, quando o volume de água aumenta. No curso em direção à foz, os rios podem se encontrar e se unir. Nesse caso, um rio principal recebe as águas de outros rios, chamados afluentes. Os rios formam uma rede fluvial, e a área drenada por um rio principal e seus afluentes é chamada de bacia hidrográfica.

 

  Rios de planalto e rios de planície

  O curso de um rio apresenta características relacionadas às formas do relevo. Os rios que cruzam áreas de planalto costumam ter muitas quedas-d’água, pois são áreas com muitos desníveis. São os chamados rios de planalto.      Geralmente, podem ser aproveitados para geração de energia elétrica. Já os rios que percorrem áreas de planície não apresentam quedas-d’água por estarem em áreas pouco elevadas, sendo, por isso, mais utilizados para a navegação, a pesca e o lazer. São denominados rios de planície.

 

   AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS

   As águas subterrâneas originam-se das chuvas. Quando chove, parte da água penetra na terra e forma reservatórios abaixo da sua superfície.

   Existem dois níveis do solo nos quais a água subterrânea é encontrada: o lençol freático e o lençol artesiano. O lençol freático é um reservatório de água encontrado na camada do solo mais próxima da superfície. A água ali armazenada é a mais fácil de ser alcançada e retirada. O lençol artesiano é um reservatório de água localizado em uma camada mais profunda do solo, onde estão as rochas. Para captar a água nele acumulada, são necessárias máquinas capazes de perfurar as camadas mais duras do solo. Em geral, as águas dos poços que abastecem parte das casas e povoados provêm do lençol freático.

 

   OS LAGOS

 Os lagos são originados pelo acúmulo de água em áreas mais baixas de um terreno. Essa água pode provir de rios, de fontes subterrâneas, das chuvas ou do derretimento de geleiras.

 

   AS GELEIRAS

 As geleiras são massas de gelo formadas em regiões onde a queda de neve é superior ao degelo. Elas são encontradas nas regiões de altitude elevada, como os picos de montanhas, ou nas Zonas Polares. Nessas áreas, quando ocorre um aumento da temperatura em períodos mais quentes, o gelo pode se descongelar e dar origem a lagos e rios.

 

   DISPONIBILIDADE DE ÁGUA DOCE

  Nove países concentram 60% da água doce disponível no mundo: Brasil, Rússia, Canadá, Estados Unidos, China, Indonésia, Índia, Colômbia e Peru. No entanto, diversos fatores podem causar a falta de água até nesses países.

 

                                                                                       10ª AULA

ETAPA 1: Nesta etapa continuação da aula anterior, com  sondagem da parte introdutória do conteúdo, leitura de imagens, em seguida a  leitura compartilhada e comentada sobre “O CONSUMO DOS RECURSOS HÍDRICOS”.

Reprodução de algumas imagens.

 

 

   O CONSUMO DOS RECURSOS HÍDRICOS

  A água é necessária para a realização de diversas atividades e para a sobrevivência dos seres humanos. Por isso, a carência de água é um dos maiores problemas da humanidade. A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece que “todos os povos, quaisquer que sejam seus estágios de desenvolvimento e suas condições sociais e econômicas, têm direito ao acesso à água potável em quantidade e qualidade à altura de suas necessidades básicas” e que o saneamento básico é essencial.

   Assim como a ONU, outras organizações também lutam pela melhor distribuição da água no mundo. No entanto, órgãos públicos responsáveis por essa distribuição cobram dos consumidores preços elevados para fornecer água. Outro problema é a existência de práticas agrícolas, industriais e domésticas que podem causar a contaminação das águas superficiais e subterrâneas. A retirada excessiva da água de determinadas fontes pode também causar problemas em áreas urbanas e ameaçar estruturas e construções. Diante de situações como essas, é necessário pensar em opções sustentáveis para o uso da água.

A água de uso doméstico

 

Cerca de 12% da água disponível para a humanidade utilizada, segundo a ONU, na rede de esgoto, em higiene

pessoal, na lavagem de roupas, na preparação de alimentos e na limpeza das moradias. Os vazamentos em canos

de distribuição ou em torneiras são muitas vezes responsáveis pelo desperdício de água para uso doméstico. Em geral, os países com maior desenvolvimento contam com melhor distribuição da água potável. Em parte dos países menos desenvolvidos, a distribuição de água não atende a toda a população e, muitas vezes, ocorrem escassez e racionamento.

 

A água na agropecuária

 

A agropecuária, segundo a ONU, é responsável pela utilização de 69% da água consumida no mundo, empregada na criação de animais e na irrigação de lavouras. Em locais onde há carência do recurso, a reutilização da água das cidades é uma alternativa que visa reduzir o problema.

A irrigação agrícola pode causar contaminação das águas superficiais e subterrâneas, já que muitas vezes os agrotóxicos são usados sem os devidos cuidados. Além disso, causa desperdício, pois boa parte da água destinada à irrigação se perde em vazamentos.

 

A água na indústria

 

Segundo a ONU, a indústria consome cerca de 19% da água mundial e, apesar dos avanços tecnológicos no

processo de produção, a contaminação das águas por resíduos industriais ainda é muito elevada. No Brasil, as políticas públicas que impulsionaram o crescimento urbano-industrial não se preocuparam em evitar a poluição dos rios. Na cidade de São Paulo, por exemplo, os rios Tietê e Pinheiros têm parte de seu volume composto de esgoto industrial e residencial, com baixíssimo índice de oxigênio. Por isso, na capital paulista, esses rios são considerados “mortos”.

 

Recursos hídricos nos espaços rural e urbano

 

No espaço rural, mesmo onde as ações antrópicas provocam alterações na natureza, os recursos hídricos presentes na paisagem (como rios, córregos, riachos, lagos e lagoas) são geralmente visíveis. E no espaço urbano? É possível observá-los da mesma forma que no espaço rural?

Em muitas cidades, as intervenções humanas alteram de tal forma a natureza que, ao caminhar em ruas e avenidas, podemos estar sobre rios que foram soterrados. No Brasil, a canalização e o tamponamento são comuns no processo de urbanização. A canalização consiste na modificação do traçado de rios e córregos, e o tamponamento torna os cursos d’água subterrâneos. Além disso, grande parte da vegetação das margens (mata ciliar) de rios e córregos é retirada. Essas alterações têm em vista a construção de edificações, ruas e avenidas, bem como a resolução dos problemas de enchentes e de lixo e esgoto. Por outro lado, tais transformações podem prejudicar a infiltração das águas pluviais

e o escoamento subterrâneo, causando inundações em áreas próximas, aumento da erosão e do assoreamento dos rios, além de empobrecer os ecossistemas fluviais.

ETAPA 2: Professor(a) pode promover nesta etapa, um momento de escuta, questionamentos, discussão e socialização.

                                                                                       11ª AULA

 

ETAPA 1: Após a leitura  compartilhada e comentada, o professor (a) pode copiar na lousa a sugestão de atividade e orientar aos alunos a copiar e responder com organização no caderno.

             

                                                                                      ATIVIDADES

 

1.      Leia o texto com atenção e responda às questões.

Os rios são de grande importância para a vida na Terra; deles dependem milhares de espécies da fauna e flora, além da espécie humana que utiliza suas águas. Para a sobrevivência das espécies, não basta existir a água, ela deve ser de boa qualidade. Para isso é necessário manter os recursos hídricos, evitando sua contaminação com qualquer tipo de resíduo ou material poluente. Mesmo por ação natural da água da chuva, que carrega diversos materiais para dentro dos rios, estes podem ser filtrados com a existência da "mata ciliar”, que é a vegetação existente nas margens, a qual serve como uma proteção aos rios, assim como os cílios protegem nossos olhos.

                                                                                            Disponível em: <www.sjp.pr.gov.br/portal/conteudo.php?id=1132676289529953>.

                                                                                                                                                                                            Acesso em: 16 abr. 2012.

Com base no texto acima, responda:

a) Quais são as principais formas de utilização dos rios?

b) Como é possível manter a qualidade da água dos rios?

c) O que é e qual é a importância da mata ciliar?

 

3. É um reservatório de água encontrado na camada do solo mais próxima da superfície. Marque as a alternativa correta:

a)   (  ) Regime fluvial

b)   (  ) Bacia hidrográfica

c)   (   ) Lençol freático

d)   (  ) Rios de planície

e)   (  ) Lençol artesiano

 

4. O são rios?

5. A água está constantemente passando de um estado para outro: sólido, líquido, gasoso. Considerando esse contexto descreva como ocorre o ciclo da água ou ciclo hidrológico?

 

ETAPA 2: Correção da atividade e momento de tirá dúvidas.

 

Obs.  

Conteúdo disponível no livro didático Arariá Mais Geografia nas páginas 125 a 127.

 

 

                                                                                12ª AULA

 

ETAPA 1: Iniciar a aula com um bom dia, chamada e levantamento prévio da aula anterior. Em seguida solicitar aos alunos  a  fazer leitura comentada, observar e comentar as imagens.

 

Texto para leitura:

 

 

                                     OS RIOS E AS REGIÕES HIDROGRÁFICAS DO BRASIL

 

O Brasil possui muitos rios, que se distribuem por várias bacias hidrográficas.

As principais bacias são a Amazônica, a do Paraná, a do Tocantins-Araguaia, a do Uruguai e a do São Francisco.

Em 2008, entrou em vigor o Plano Nacional de Recursos Hídricos que agrupou as bacias dos rios principais e dos rios menores próximos em 12 regiões hidrográficas. Observe o mapa abaixo.

 

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg3moHS3oLcOCTBbuK3aEo0pivHXmt6hoPoWqKKpBa1XY1_QuIJh3hTsdoq-xIlLeOGEZLu0KF_Hi8vTdK7CoocAjSrS_sXFPpmjQOSVN8VnkIVQsO0LjePfegWhag97VK0rSQVA5k9auA/s400/BACIAS+HIDROGR%C3%81FICAS+DO+BRASIL.jpg

 

Características das regiões hidrográficas

 

A região hidrográfica Amazônica abrange cerca de 45% do território brasileiro. A bacia de seu rio principal (Amazonas) abrange o Suriname, a Guiana, a Venezuela, a Colômbia, o Peru, o Equador, a Bolívia e a Guiana Francesa. Os rios dessa região são utilizados para pesca, navegação e para geração de energia elétrica.

 

A região hidrográfica do Paraná é formada principalmente pela Bacia do Paraná e de seus afluentes, como os rios Tietê, Paranapanema, Peixe e Iguaçu. Apresenta grande potencial para a produção de energia elétrica; nela foram construídas dezenas de usinas hidrelétricas que abastecem principalmente o Sudeste brasileiro, sendo a principal delas a de Itaipu.

A região hidrográfica do Tocantins-Araguaia é a maior bacia hidrográfica totalmente localizada no território brasileiro e a terceira em potencial hidrelétrico do país. Abriga a usina hidrelétrica de Tucuruí, no estado do Pará.

O rio Uruguai, pertencente à região hidrográfica do Uruguai, marca a divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, entre o Brasil e a Argentina e entre o Uruguai e a Argentina.

O São Francisco é o principal rio da região hidrográfica de mesmo nome. Apresenta muitas quedas-d’água, que são aproveitadas para gerar energia elétrica. É o único rio perene (permanente) que cruza a região mais seca do Brasil, o Semiárido. Suas águas também são usadas para a irrigação de plantações e para a navegação.

As regiões hidrográficas do Atlântico Sul, Atlântico Sudeste, Atlântico Leste, Atlântico Nordeste Oriental e Atlântico Nordeste Ocidental abrangem a maior parte das bacias próximas ao litoral Atlântico.

O rio Parnaíba, que compõe a região hidrográfica do Parnaíba, é uma divisa natural entre os estados do Maranhão e do Piauí.

       O principal rio da região hidrográfica do Paraguai, de mesmo nome, é navegável, corta o Pantanal do Mato Grosso e deságua no rio Paraná.

 

OS PRINCIPAIS USOS DA ÁGUA DOS RIOS NO BRASIL

 

No Brasil, boa parte das águas dos rios é utilizada no abastecimento de residências, escolas, hospitais, lojas, restaurantes, locais de lazer etc. As águas também podem ser empregadas como matéria-prima na fabricação de diversos produtos,

como bebidas e remédios. Parte importante do volume de água dos rios no país é utilizada na produção deenergia elétrica, por meio da construção de barragens que formam grandes lagos artificiais. Nas usinas hidrelétricas, a água represada aproveitada para movimentar as turbinas que fazem funcionar os geradores de eletricidade. Quando em excesso, a água

represada volta ao curso do rio pela abertura das comportas. Nas áreas agrícolas, a água é usada para irrigação das plan-

tações, tratamento e consumo dos animais.

A água dos rios também é usada para navegação. Como vimos,os rios que mais favorecem essa atividade são os de planície, porque percorrem regiões em que o relevo é relativamente plano, não apresentando quedas-d’água.

Em alguns rios de planalto, com diferenças de altitude, são construídas eclusas, que funcionam como “elevadores” de embarcações, permitindo a navegação.

 ETAPA 2: Nesta aula após a leitura comenta, questionamentos e socialização, orientar aos alunos a copiar e responder no caderno a atividade disponível na apostila.

 

                                                                     ATIVIDADES

 

1. Escreva o nome  das bacias hidrográficas de acordo às suas respectivas características.

 a)  O principal rio dessa bacia é o Uruguai, que marca a divisa entre os estados de Santa

Catarina e Rio Grande do Sul, entre o Brasil e a Argentina e também entre o Uruguai e a

Argentina. Tem bom potencial para a geração de energia elétrica e para o transporte._____________________

b)  É a maior bacia hidrográfica brasileira e a terceira em potencial hidrelétrico do país. Abriga

a Usina de Tucuruí, no estado do Pará.____________________________________________

c)  A bacia é cortada por um rio de planície, o Paraguai, que atravessa uma área de grande variedade de espécies vegetais e animais, principalmente aves.__________________________________________

d)  O principal rio da bacia é o Parnaíba, que serve de divisa natural entre os estados do Maranhão e Piauí._______

 

2.  Sobre a hidrografia brasileira, marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas.

(   )  A Bacia do Paraná apresenta o maior número de hidrelétricas do Brasil.

(   )  Duas bacias hidrográficas são totalmente brasileiras: a Amazônica e a do rio Uruguai.

(   )  A Bacia do São Francisco banha parte do Nordeste e nela estão instaladas várias usinas

hidrelétricas, como a de Paulo Afonso.

(   )  A Bacia Amazônica é formada por rios de planalto e, portanto, não pode ser utilizada

 para navegação.

(   )  A Bacia Tocantins-Araguaia atravessa extensa planície e possui pequeno potencial

hidrelétrico. Por isso, não apresenta usinas para produção de energia.

(   ) Muitos rios brasileiros são utilizados para a navegação. Em muitos deles, foram

construídas eclusas, espécie de “elevador de navios”.

 

3.  De acordo com o texto a seguir, quem vê mais desvantagens na construção de uma hidrelétrica? Justifique sua resposta.

 

Para um não índio, a construção de uma hidrelétrica significa apenas que parte da terra será inundada. Para um índio, não. “Ali dentro estão os animais, a floresta, há todo um ciclo de cultura. Ali estão nossos antepassados. Na nossa região estão sendo instaladas hidrelétricas de pequeno porte que acabam com a nossa terra, que já é pequena”.

 

Disponível em: <www.ecodebate.com.br/2011/05/03/indios-reclamam-de-problemas-gerados-porconstrucao-de-usinas-hidreletricas-em-suas-terras>. Acesso em: 16 abr. 2012.

 

4. Observe o mapa das Bacias Hidrograficas. Pinte cada um de uma cor e faça a legenda ao lado.

 

Q1217974 - Questões de Concursos | Qconcursos.com

 

IMAGEM 1 : https://labdicasjornalismo.com/noticia/6502/jogar-no-lixo-ou-consertar    IMAGEM 2 https://www.suno.com.br/artigos/consumo-  consciente/          

 

 

 

ATENÇÃO PROFESSOR: Também tem atividades no livro didático Arariá Mais Geografia nas páginas 128 à 133 que poderão ser selecionadas e aplicadas conforme achar pertinente e compreensível para o nível da(s)  turma(s).

 

 

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    

RECURSOS: ( 102, 113, 117e 128)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (115, 116, 129,130 e 131)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do d esempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:                                                                                     

  Referencias :

  Livro didático Araribá Mais Geografia Capítulos ( 9 – 10),  Editora Moderna/ Editor responsável- Cesar Brumini Dellore.

  https://www.maisbolsas.com.br/enem/geografia/relevo-brasileiro Relevo brasileiro.

 https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2021/12/19/imagens-mostram-areas-de-risco-no-centro-de-itamaraju-no-sul-da-bahia-completamente-destruidas-apos-chuva.ghtml Imagens de Itamaraju.

 https://www.guiadoturismobrasil.com/cidade/BA/272/itamaraju  Imagens de Itamaraju.

   https://www.youtube.com/watch?v=s6ffwFpBnRY Imagens sobre Transformação do relevo.

   http://aulasonlinedehistoria.blogspot.com/2015/09/agentes-externos-formadores-do-relevo.html Imagens sobre Transformação do relevo-a gentes externos.

  www.youtube.com – As formas de relevo continental/Canal Geografácil.

  www.youtube.com – Regiões Hidrográficas do Brasil, Geogravando / Professor- Walter Júnior

  https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ciclo-agua.htm  Ciclo da água: etapas, mapas mental/Brasil na escol.

https://www.google.com/search?q=bacias+hidrogr%C3%A1ficas+do+brasil&sxsrf=ALiCzsYHsyQiWNVh0yfoeyx6zM9g6R3gjA:1661280145134&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwih8LDnzt35AhUMrZUCHbRHAdAQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1366&bih=635&dpr=1#imgrc=bHYVV4D6o9xbB

 

                                                                          Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

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