SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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TEMA: Leitura, escrita em
movimento: Itamaraju em foco. SUBTEMA: Leituras Geográficas |
UNIDADE TEMÁTICA:
Formas de Representação e Pensamento Espacial OBJETO
DE CONHECIMENTO: Fenômenos Naturais e Sociais Representados de Diferentes
Maneiras com Foco no Paisagismo e Jardinagem. |
características do relevo terrestre, seus processos de formação e transformação, considerando agentes internos e externos. • conhecer aspectos gerais da hidrografia e aspectos específicos da hidrografia no Brasil. • relacionar características do relevo e da hidrografia. • compreender a distribuição da água nos continentes. • pensar criticamente aspectos da disponibilidade e o consumo da
água. |
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Ano: 6° Período:05/09/2022 a
30/09/2022 Nº de Aulas: 12 |
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HABILIDADES |
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EF06GE04: Descrever o ciclo da
água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural,
reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes
hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura
vegetal. EF06GE05IT: Relacionar padrões climáticos, tipos de
solo, relevo e formações vegetais identificando estes aspectos físicos no
município de Itamaraju e a sua importância. EF06GE09IT:Elaborar modelos
tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação,
visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.
Natureza, ambientes e qualidade de vida biodiversidade e ciclo hidrológico
usando recursos disponíveis que compara outros lugares com o município de
Itamaraju. EF06GE12: Identificar o consumo
dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e
no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos. |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
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1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a
interação sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas. 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas do
conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para
a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS |
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. 1. Valorizar e utilizar
os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e
inclusiva. 2. Exercitar a
curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências,
incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a
imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. . |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa
sequência terá uma duração de quatro semanas para melhor agilizar a vida de
vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos
,ficando mais fácil a avaliação de
desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas. 1ªAula ETAPA1: Levantamento prévio sobre o
tema “ As diversas facetas do consumo "aproveitando o momento para dialogar sobre o
consumo e apresenta as três forças que sustentam hábitos mais consciêntes: o conhecimento, a atitude e a
responsabilidade. Chamar a atenção para um consumo consciênte da água
em nossa cidade e em nosso planeta. Em seguida aplicar o texto e as atividades em anexo. Ao invés de fazer copias para cada turma, o
professor poderá fazer cópias suficientes para o número de alunos e depois
reutilizar nas demais turmas. O aluno vai ler, discutir sobre o assunto,
realizar a atividade no caderno e devolver para o professor. IMAGEM 1 : https://labdicasjornalismo.com/noticia/6502/jogar-no-lixo-ou-consertar IMAGEM
2
https://www.suno.com.br/artigos/consumo- consciente. VOCÊ É
CONSUMIDOR OU CONSUMISTA? CONSUMIDOR é quem prática o CONSUMO, que é o ato de comprar
produtos ou serviços visando a necessidade real, ou seja, apenas para suprir
as necessidades de sobrevivência. CONSUMISTA é quem prática o CONSUMISMO, que é o ato de comprar
produtos ou serviços de forma compulsiva, sem necessidade e consciência. Onde
se tem origem a perturbação emocional, a falta de recursos financeiros e,
juntamente com a necessidade de suprir, a indiferença social e a baixa
autoestima. Consumo
é quando a gente compra as coisas que nós realmente precisamos, nem mais, nem
menos, mas na quantidade necessária. SOCIEDADE DE CONSUMO O
século XX pode ser caracterizado
pelo desenvolvimento tecnológico associado a um crescimento sem precedentes
na produção e pela formação de uma sociedade fortemente estimulada ao
consumo. Em determinados grupos sociais, o consumo passou a exercer papel
fundamental nas relações entre seus integrantes. Vivemos
numa sociedade que valoriza as pessoas pelos objetos que possuem. Ter a posse
de determinados bens é uma demonstração de sucesso social. A própria
concepção de desenvolvimento econômico de um país está associada à capacidade
de produzir e consumir bens materiais e outros serviços. Uma
das formas de convencer o consumidor a compra os novos produtos é a
publicidade. A publicidade é feita das formas mais variadas. Vai de um
simples folheto distribuído nas ruas, ou pelos correios, até sofisticados
filmes, que contam muito caro e que os anunciantes passam nas principais
emissoras de televisão ou nos cinemas. Nós
falamos em televisão, mas é bom lembrar que outros veículos de comunicação –
rádios e jornais – também vivem do que cobram pelos anúncios. O consumismo
é um tal que deve ser combatido em
todas as idades. A
necessidade da conscientização do que é consumismo é uma busca constante das
famílias hoje em dia. Também de uma grande parte da sociedade. E todos
reconhecem que é preciso resistir ao consumismo. ETAPA 2: Após a leitura e
interpretação do texto e questionamentos. Sugerir a atividade disponível na
apostila, se possível correção e momento de tirá dúvidas. ATIVIDADES 1. De acordo o texto, o que é
consumo? 2.
E consumismo, o que é? 3.
De acordo o texto, como a sociedade valoriza as pessoas? 4.
Por que é difícil acabar com o consumismo? 5.
Você acha importante evitar o consumismo desnecessário? Por quê? 6. Você compra produtos por conta das
propagandas? Justifique sua resposta. 7. Reserve um momento para olhar em sua casa e
você provavelmente encontrará muitos produtos que nunca usa. Escreva aqui
algumas dessas coisas. 8.
Quando se trata de consume, o que a imagem
1 acima representa? 9.
E a imagem 2, o que você acha que
representa? 10.
Escolha uma das duas imagens acima
e reproduza em seu caderno e a seguir, deixe uma mensagem relacionada com o assunto que discutimos. Sugestão: Atividade
complementar para o caso de o professor achar viável e tiver disponibilidade
de tempo. Atividade complementar: 1.
Consumo
de água A Organização das Nações Unidas (ONU) considera que o consumo mínimo
necessário de água é de 0,08 m3 (equivalente a 80 litros) por pessoa por dia.
Solicite aos estudantes que comparem o consumo de água de suas moradias com o das moradias de seus
colegas da turma, e também com os valores indicados como mínimos pela ONU.
Para isso, solicite que realizem os procedimentos a seguir. a)
Calcule, pela conta de água de sua moradia do úl- timo mês, o consumo médio
de cada morador. Para isso, basta dividir o valor registrado na conta pelo
número de moradores da casa. Se dividir o valor obtido por 30, você saberá o
consumo diário por pessoa. b)
Em pequenos grupos, debatam com os colegas o resultado obtido: nosso consumo
está acima ou abaixodo mínimo necessário? Por quê? c)
Redijam um texto coletivo com a conclusão dos grupos.
2ªAula OBS. Embora pareça um
assunto curto, é necessário fazer pausas para explicação após a leitura de
cada trecho referente a cada forma de relevo e ouvir os alunos sobre as possíveis
dúvidas. Sendo assim, faz-se necessário pelo menos duas aulas para o assunto
em pauta. ETAPA1:
Nesta aula inicie com um bom dia e a chamada. A seguir, faça alguns
questionamentos sobre o tema que será abordado durante a unidade. Deixar que
os alunos se manifestem livremente sobre o tema: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco. Em seguida
fazer a explanação sobre “Relevo”, o
professor pode começar com alguns questionamentos sobre: ·
O que é relevo? ·
Quais os tipos de relevos? ·
É possível construir em terrenos
inclinados sem correr risco de desabamento? ·
Convide os estudantes a conversar
sobre as alterações antrópicas impostas ao relevo no bairro ou comunidade
onde está situada a escola. Em um primeiro momento, é possível que eles
tenham dificuldades para identificar as alterações, principalmente em bairros
mais urbanizados. Medeie a discussão chamando atenção para as regiões de
terraplanagem para o cultivo ou para a construção, a canalização de rios e a
alteração das áreasde alagamento, os cortes executados para a construção de ruas
e avenidas, a existência, etc. ETAPA2:
Após os questionamentos sobre o
relevo terrestre, orientar os alunos a fazer o a leitura compartilhada do texto disponível na
apostila ou no livro didáticoAraribá Mais Geografia, páginas 104 à 108.
Leitura do texto 1:
RELEVO Relevo é o conjunto das diferentes
formas existentes na superfície da Terra. Hidrografia é o ramo da Geografia
que estuda as águas correntes, as águas paradas, as águas subterrâneas e as
águas oceânicas. As formas do relevo influenciam os locais onde os rios nascem,
por onde passam e onde deságuam. Os rios, por sua vez, modelam as formas do
relevo. Por isso, o relevo e a hidrografia são interdependentes. As
atividades realizadas pelo ser humano e a maneira como ele ocupa o espaço
também são influenciadas pelas formas do relevo e pela hidrografia. O modo
como as edificações são construídas, por exemplo, depende de o terreno ser
plano ou inclinado.
As principais formas do relevo
continental: montanhas, planaltos,
planícies e depressões. MONTANHAS As montanhas são as formas de relevo de
maior altitude e encostas íngremes (bastante inclinadas) na superfície
terrestre. Um conjunto de montanhas recebe o nome de cadeia montanhosa ou
cordilheira. Na América do Sul, a maior cordilheira é a dos Andes. A Cordilheira
do Himalaia, localizada na Ásia, possui o ponto mais elevado do planeta
Terra: o monte Everest, com 8 848 metros. A
diferença entre altitude e altura A altura é a dimensão de um corpo, de sua
base para cima. Já a altitude é a medida que nos permite conhecer a elevação
das diferentes formas do relevo da superfície terrestre em relação ao nível
médio do mar (altitude zero). PLANALTOS
Os planaltos são superfícies irregulares
que podem ter formatos variados, como morros, serras e chapadas. Essas áreas
sofrem mais a ação de agentes de erosão, como a água da chuva, os rios e os
ventos, do que a ação de agentes de sedimentação. Os morros são formas de
relevo com topos arredondados e altitudes entre 300 e 900 metros. Já as
serras são formas geralmente alongadas, com fortes desníveis, cujas altitudes
podem variar de 600 a 3 000 metros. As chapadas são formas com escarpas e
topo plano. São constituídas em grande parte por camadas de arenito e em
geral situam-se em altitudes acima dos 600 metros. PLANÍCIES As áreas de planície geralmente apresentam
superfícies pouco elevadas, sem grandes desníveis no terreno. Geralmente
estão associadas a processos de sedimentação, isto é, são áreas de deposição
de sedimentos. DEPRESSÕES
As depressões são as formas de relevo de altitude
mais baixa do que a dos terrenos ao seu redor. As áreas continentais abaixo
do nível do mar são chamadas de depressões absolutas. A mais conhecida delas
é a depressão onde se localiza o mar Morto, no Oriente Médio. Sua superfície
encontra-se cerca de 400 metros abaixo do nível do mar. Outra área de
depressão absoluta bastante conhecida ocorre na Holanda ou Países Baixos.
Quando as depressões estão em um nível mais baixo que o dos terrenos
vizinhos, mas acima do nível do mar, são chamadas de depressões relativas.
Esse é o caso da depressão Sertaneja, no Nordeste brasileiro.
3ª Aula ETAPA 1:
Dando seguimento ao objeto de conhecimento abordado na aula anterior. Sugiro
se possível o professor trabalhar vídeo sobre “O RELEVO TERRESTRE” para os
professores que tem oportunidade de fazer uso dessa ferramenta. Disponível
no link: https://youtu.be/O0COEOIuPZw ,
ou a atividade lúdica disponível na apostila, estimulando a criatividade e a
aprendizagem.
ETAPA2: Após
os alunos por em prática a atividade solicitada e orientada pelo
professor(a). Sugerir a apresentação dos trabalhos confeccionados. Momento de
escuta e socialização.
4ªAula ETAPA 1:
Nesta aula levantamento prévio do objeto de conhecimento abordados na aula anterior.
Sendo que o professor(a) é livre para fazer mas o professor pode fazer modificações na
atividade conforme achar conveniente.
ATIVIDADE 1.
Qual
dos tipos de relevo completa a lacuna corretamente . a) São as formas de relevo de
altitude mais baixa do que a dos terrenos ao seu redor........................................... b) Quando esta região situa-se
numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de .....................absoluta. ( ) Planície ( ) Depressão ( ) Montanhas ( ) Relevo 2.
Assinale
a alternativas falsas (F) e as verdadeiras (V) sobre os tipos de relevo. a)
( ) Os terremotos ou abalos sísmicos
ocorreram há bilhões de anos. b)
( ) A terra possui uma estreita camada
chamada crosta terrestre. c)
( ) É sobre a mesma que os homens trabalham e realizam suas
atividades. d)
( ) O choque entre as placas provocam os terremotos. e)
( ) Os terremotos e os abalos físicos não
provocam vibrações. 3.
Relacione
corretamente: A-
As
áreas geralmente apresentam superfícies pouco elevadas, sem grandes desníveis
no terreno. B-
São
as formas de relevo de maior altitude e encostas íngremes ( bastantes
inclinadas) na superfície terretre. C-
São
as formas de relevo de altitude mais baixa do que a dos terrenos ao seu
redor. D-
São
formas com escarpas e topo plano, constituída em grande parte por camadas de
arenito. E-
São
superfícies irregulares que podem ter formatos variados, como morros, serras
e chapadas. ( ) Planalto ( ) Montanhas ( ) Planície ( ) Depressões ( ) Chapadas 4.
Marque
a alternativa correta: Quando ocorre um conjunto de
montanhas, chamamos de: a)
( ) Cordilheiras. b)
( ) Morros. c)
( ) chapadas. d)
( ) Serras e)
( ) Depressões 5.
Quais
a principais formas do relevo continental? ...................................................................................................................................................................................
5ºAULA ETAPA 1:
Continuação da aula anterior com correção da atividade,
momento de tirá dúvidas e socializaçao.O professor(a0 se preferir pode
orientar o aluno a fazer a leitura comentada. Conteúdo sobre “ Transformação do relevo- internos e
externos” disponivel no livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas
109 a 113. ETAPA 2: Nesta
etapa o professor(a) pode utilizar a sugestão de uma Dinâmica. Orientando os
alunos a se colocarem em circulo e apresentar o conteúdo em forma de um
programa televisivo. O professor(a) será o apresentador e os alunos a
plateia. Finja que está falando também com os telespectadores de casa ( os
alunos amam essa performance) e escolha entre a “ plateia” alguns
“convidados” para falar (ler) sobre o conteúdo nos seus “dispositivos
eletrônicos” (o livro). Daí, o professor vai explanando o conteúdo como se
estivesse apresentado em um programa. A aula fica dinâmica e os alunos tendem
a participar. O texto resumido disponibilizado na apostila é uma sugestão a
ser utilida na dinâmica se preferir. Leitura do texto: TRANSFORMAÇÃO
DO RELEVO – AGENTES INTERNOS As forças que atuam do interior para o
exterior da Terra, modificando a superfície do planeta, são provocadas pelos agentes internos ou endógenos. Os
principais agentes endógenos são os movimentos
das placas tectônicas, as erupções vulcânicas e os terremotos.
Todos eles atuam na formação e na transformação do relevo terrestre e são
também responsáveis pela origem de algumas formas, como as montanhas, as
depressões e os vulcões. A formação das montanhas é resultado do
choque ou do movimento horizontal de duas placas tectônicas quando ocorre o
dobramento de uma delas, originando as grandes cordilheiras, como o Himalaia
(na Ásia), os Andes e as Montanhas Rochosas (na América). A formação das depressões pode ocorrer por
falhamento provocado pelos agentes internos, que consiste no movimento de
afundamento ou levantamento de blocos rochosos que antes ficavam lado a lado,
caso do vale do rio Paraíba. As depressões também podem ser formadas por
processos erosivos, caso da depressão Sertaneja e da depressão do rio São
Francisco. As erupções
vulcânicas expelem a lava, que se solidifica e se transforma em rocha. O
acúmulo de rochas forma montanhas, planaltos vulcânicos e ilhas. Os terremotos
também contribuem para a formação e a transformação do relevo, pois,
dependendo da intensidade, podem soerguer terrenos ou até provocar seu
afundamento parcial. TRANSFORMAÇÃO
DO RELEVO – AGENTES EXTERNOS Os processos químicos, físicos e biológicos
que ocorrem na crosta terrestre transformam e modelam o que os agentes
internos produziram. Esses processos são denominados agentes externos ou exógenos e dependem do ar (vento), da
temperatura e da água (sólida, líquida e gasosa). A alteração das rochas e do
solo devido à ação de agentes externos chama-se intemperismo. Os agentes externos causam a erosão, que é o processo de desgaste das rochas e transporte de
material desgastado e de partes do solo para outros locais. Esse transporte
ocorre por meio do vento e das águas de chuvas, rios e mares, e pode dar
origem ao processo de sedimentação. As condições climáticas predominantes em
uma área interferem no modo como atuam os agentes externos. Em áreas de clima
desértico, por exemplo, a temperatura e os ventos são mais atuantes que a
água. Em áreas quentes e úmidas, a ação da água em estado líquido é que terá
maior importância. Já em áreas frias, a ação do gelo será preponderante. A formação
do solo é produto da ação dos agentes externos nas rochas. Ele é formado
por processos físicos, químicos e biológicos. O processo de decomposição das
rochas e formação do solo pode durar centenas de anos. Os solos são utilizados, por exemplo, para a
obtenção de alimentos e o desenvolvimento de atividades econômicas, como a
agropecuária, pois é neles que as plantas se fixam e crescem. A erosão Existem diversos tipos de erosão, causados
por diferentes agentes externos. As águas correntes dos rios causam a chamada
erosão fluvial. Por esse processo, as águas fragmentam as rochas e
transportam esse material particulado, depositando-o ao longo do leito do
rio, em locais onde ocorrem os processos de sedimentação. A erosão
pluvial é realizada pelas águas das chuvas, que atuam na desagregação da
rocha e no transporte e deposição dos sedimentos. A erosão
glaciária ocorre em regiões de clima frio e temperado. Consiste no
deslizamento do gelo, acumulado em zonas mais elevadas, juntamente com
detritos de rocha. A transformação das rochas pela ação do vento é chamada de
erosão eólica. Apesar de a ação do
vento ter pouca capacidade erosiva, é bastante transformadora quando carrega
partículas de areia, sendo mais comum em regiões litorâneas, desérticas e
semiáridas. O vento também modifica o relevo ao formar e movimentar dunas. A erosão
marinha é causada pela força da água dos mares, que modifica o relevo nos
litorais, destruindo as paredes rochosas e formando sedimentos. As correntes
marinhas movimentam esses sedimentos, somados aos provenientes do continente,
e os depositam na zona costeira, formando as praias. O movimento dessas
correntes, quando paralelas à costa, pode dar origem às restingas, que são
depósitos alongados de areia. A erosão antrópica é causada pelas ações humanas. Para construir
casas e pontes, por exemplo, e para produzir alimentos e bens que usam em seu
dia a dia, os seres humanos modificam a superfície terrestre.
6ºAULA ETAPA 1:Nesta
aula dando continuidade ao objeto de conhecimento abordado na aula passada,
solicitar os alunos a fazer a leitura e interpretação do texto disponível na
apostila. O RELEVO E AS AÇÕES ANTRÓPICAS Como vimos, a erosão é um processo natural
de desgaste das rochas e transporte do material resultante pela ação dos
agentes externos. No entanto, as atividades humanas têm intensificado esse
processo, provocando uma série de alterações no relevo. Uma das atividades
humanas que contribuem para a erosão é a retirada da vegetação para o
estabelecimento de áreas agrícolas. Tal prática altera as características
naturais do relevo, contribuindo para a movimentação intensa dos solos e das
rochas, principalmente em morros, colinas ou montanhas. Essa movimentação
ocorre com mais frequência em encostas íngremes ou em locais atingidos por
chuvas intensas, o que pode provocar acidentes. A remoção de vegetação do
entorno de rios, córregos, lagos etc. pode provocar acúmulo de sedimentos nos
corpos d’água. O assoreamento, como esse acúmulo de sedimentos é chamado,
pode alterar o curso dos rios ou até mesmo levar à extinção de sua vazão, bem
como das espécies de animais e plantas que dependem dela. As margens de um
curso d’água compõem as várzeas ou planícies de inundação. São áreas que
permanecem alagadas naturalmente durante o período das cheias. A ocupação
indevida das planícies de inundação, com a construção de edificações, ruas,
avenidas etc., reduz a área de inundação e também sua capacidade de
infiltração, o que pode provocar problemas, sobretudo nas grandes cidades, em
virtude da ocorrência de enchentes e alagamentos. ETAPA 2: Após
a leitura e interpretação do texto, propor momento de escuta, questionamentos
e socialização.
7ª
AULA ETAPA 1: Iniciar com levantamento prévio
sobre o conteúdo discutido na aula anterior. Em seguida solicitar aos alunos a realizar
as atividades propostas nas paginas 115 e 116 do livro didático Araribá Mais
Geografia. Obs. Atenção:A
atividade é extensa e tem textos interpretativos, o que requer tempo para a
leitura e escrita das respostas. ETAPA 2: Correção
das atividades propostas na aula . 8ª AULA ETAPA 1:.Para melhor compreensão do
conteúdo, nesta aula o professor(a) se preferir pode copiar na
lousa, e em seguida solitar aos alunos a copiar e
responder no caderno, a atividade Complementar
e de Fixação. 1. Complete as lacunas . erupções vulcânicas- placas tectônicas- planeta- endógenos As forças que atuam do interior para o
exterior da Terra, modificando a superfície do..................., são
provocadas pelos agentes internos ou........................ Os principais
agentes endógenos são os movimentos
das......................................, as .......................................
e os terremotos. 2. Relacione as colunas corretamente: A - A erosão pluvial ( ) é
causada pela força da água dos mares, que modifica o relevo nos
litorais,
B - A erosão antrópica ( )
ocorre em regiões de clima frio e temperado. C - A erosão
marinha ( ) é
realizada pelas águas das chuvas, que atuam na desagregação da rocha. D - A erosão glaciária ( ) é
causada pelas ações humanas. 3. Sobre o relevo de planalto, marque V nas
alternativas verdadeiras e F nas falsas. ( ) O nome do maior planalto da América do
Sul é Andes. ( ) Os planaltos que apresentam aspecto de
chapadas têm escarpas e topo plano. ( )
Os morros são formas de relevo com topos planos e altitudes acima de 1 500
metros. ( )
As serras são cadeias de morros pontiagudos, com altitudes que podem variar
de 600 a 3000 metros. ( ) O ponto mais alto do planeta é o Monte
Everest que se localiza na Cordilheira do Himalaia, no continente asiático. 4. Sobre os agentes internos do relevo,
marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. ( )
Os agentes internos ou exógenos são as forças que atuam no exterior da Terra, provocando modificações
na superfície terrestre. ( ) A
movimentação das placas tectônicas provoca mudanças na configuração atual dos continentes, na
expansão dos oceanos, nas erupções vulcânicas e na ocorrência de terremotos. ( ) As montanhas resultam do movimento
vertical de três ou mais placas tectônicas que se fragmentam com um
choque. ( ) A cordilheira do Himalaia se localiza na
Ásia e a dos Andes se situa na América do Sul. ( ) Quando duas placas tectônicas se chocam,
a extremidade de uma delas pode ser “engolida” pelo manto,
enquanto a outra sofre dobramento e dá origem a montanhas. ( ) O Vale do Paraíba é um exemplo de
depressão que se originou por falhamento, ou seja, pelo movimento de
afundamento ou levantamento de blocos rochosos que anteriormente estavam lado a lado. 6.
Peça
ao aluno para reproduzir a imagem da pagina 104 que mostra as principais
formas de relevo. ETAPA 2: Correção da atividade e socialização.
9ª AULA Obs: Serão utilizadas TRÊS aulas para esplanação do conteudo
devido ao tempo para leitura das imagens para melhor compreensão do assunto.
O professor distribuirá os tópicos de acordo o andamento das turmas. Todo o
conteúdo e as imagens se encontram nas páginas 117 a 124 do livro didático Araribá Mais Geografia. ETAPA 1:
Nesta etapa iniciar com um bom dia e chamada, em seguida orientar aos alunos
algumas, sujestões do que pode ser
feito nessas aulas: ·
. Leitura da parte introdutória do
conteúdo; ·
Leitura de imagens: ·
Leitura compartilhada e comentada; ·
Reprodução de algumas imagens; ·
.
Confecção de maquetes baseadas nas imagens do próprio livro; ·
.
Criação de curiosidades (Você sabia que...); ·
.
Uso de dinâmicas: Mesa Redonda: como se os alunos fossem especialistas
na área/conteúdo que estão vendo estivessem sendo entrevistados e dessem sua
opinião ou lendo no livro. ·
.
Atividades em cópias ou na lousa. LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO: A
ÁGUA E A HIDROGRAFIA
A água está constantemente passando de um
estado para outro: sólido (gelo), líquido (água) e gasoso (vapor-d’água). A
essa transformação e circulação da água damos o nome de ciclo da água ou
ciclo hidrológico. Vamos entender como ele ocorre, observando a ilustração
abaixo. OS RIOS Os rios são cursos naturais de água doce
que correm sobre os continentes e as ilhas. São muito importantes para as
sociedades, pois fornecem água e alimento, possibilitam a geração de energia
elétrica, a navegação e a irrigação de áreas agrícolas, além de servirem para
o lazer. Em geral, as águas de um rio se originam de fontes subterrâneas que
afloram do solo, do escoamento superficial da água da chuva ou do
derretimento de geleiras. Curso
e volume de água dos rios Um rio corre sempre de áreas de maior
altitude, onde fica a nascente, para áreas de menor altitude, onde está a foz
ou embocadura, local de seu término, que pode ser junto de um oceano, mar,
lago ou mesmo outro rio. A variação do volume das águas de um rio no período
de um ano é chamada de regime fluvial. A água das chuvas interfere no regime
de um rio. Nas épocas de seca, muitos rios têm seu
volume diminuído, e o contrário acontece na estação chuvosa, quando o volume
de água aumenta. No curso em direção à foz, os rios podem se encontrar e se
unir. Nesse caso, um rio principal recebe as águas de outros rios, chamados
afluentes. Os rios formam uma rede fluvial, e a área drenada por um rio
principal e seus afluentes é chamada de bacia hidrográfica. Rios de planalto e rios de planície O curso de
um rio apresenta características relacionadas às formas do relevo. Os rios
que cruzam áreas de planalto costumam ter muitas quedas-d’água, pois são
áreas com muitos desníveis. São os chamados rios de planalto.
Geralmente, podem ser aproveitados para geração de energia elétrica.
Já os rios que percorrem áreas de planície não apresentam quedas-d’água por
estarem em áreas pouco elevadas, sendo, por isso, mais utilizados para a
navegação, a pesca e o lazer. São denominados rios de planície. AS
ÁGUAS SUBTERRÂNEAS As águas
subterrâneas originam-se das chuvas. Quando chove, parte da água penetra na
terra e forma reservatórios abaixo da sua superfície. Existem
dois níveis do solo nos quais a água subterrânea é encontrada: o lençol
freático e o lençol artesiano. O lençol freático é um reservatório de água
encontrado na camada do solo mais próxima da superfície. A água ali
armazenada é a mais fácil de ser alcançada e retirada. O lençol artesiano é
um reservatório de água localizado em uma camada mais profunda do solo, onde
estão as rochas. Para captar a água nele acumulada, são necessárias máquinas
capazes de perfurar as camadas mais duras do solo. Em geral, as águas dos
poços que abastecem parte das casas e povoados provêm do lençol freático. OS
LAGOS Os lagos são originados pelo acúmulo de água
em áreas mais baixas de um terreno. Essa água pode provir de rios, de fontes
subterrâneas, das chuvas ou do derretimento de geleiras. AS GELEIRAS As geleiras são massas de gelo formadas em
regiões onde a queda de neve é superior ao degelo. Elas são encontradas nas
regiões de altitude elevada, como os picos de montanhas, ou nas Zonas
Polares. Nessas áreas, quando ocorre um aumento da temperatura em períodos
mais quentes, o gelo pode se descongelar e dar origem a lagos e rios. DISPONIBILIDADE
DE ÁGUA DOCE Nove países concentram 60% da água doce
disponível no mundo: Brasil, Rússia, Canadá, Estados Unidos, China,
Indonésia, Índia, Colômbia e Peru. No entanto, diversos fatores podem causar
a falta de água até nesses países.
10ª
AULA ETAPA 1: Nesta etapa continuação da aula
anterior, com sondagem da parte
introdutória do conteúdo, leitura de imagens, em seguida a leitura compartilhada e comentada sobre “O
CONSUMO DOS RECURSOS HÍDRICOS”. Reprodução de algumas imagens. O CONSUMO DOS RECURSOS HÍDRICOS A água é necessária para a realização de diversas
atividades e para a sobrevivência dos seres humanos. Por isso, a carência de
água é um dos maiores problemas da humanidade. A Organização das Nações
Unidas (ONU) reconhece que “todos os povos, quaisquer que sejam seus estágios
de desenvolvimento e suas condições sociais e econômicas, têm direito ao
acesso à água potável em quantidade e qualidade à altura de suas necessidades
básicas” e que o saneamento básico é essencial. Assim como a ONU, outras organizações também lutam pela melhor distribuição da
água no mundo. No entanto, órgãos públicos responsáveis por essa distribuição
cobram dos consumidores preços elevados para fornecer água. Outro problema é
a existência de práticas agrícolas, industriais e domésticas que podem causar
a contaminação das águas superficiais e subterrâneas. A retirada excessiva da
água de determinadas fontes pode também causar problemas em áreas urbanas e
ameaçar estruturas e construções. Diante de situações como essas, é
necessário pensar em opções sustentáveis para o uso da água. A água
de uso doméstico Cerca
de 12% da água disponível para a humanidade utilizada, segundo a ONU, na
rede de esgoto, em higiene pessoal, na lavagem de roupas,
na preparação de alimentos e na limpeza das moradias. Os vazamentos em canos de distribuição ou em
torneiras são muitas vezes responsáveis pelo desperdício de água para uso
doméstico. Em geral, os países com maior desenvolvimento contam com melhor distribuição
da água potável. Em parte dos países menos desenvolvidos, a distribuição de
água não atende a toda a população e, muitas vezes, ocorrem escassez e
racionamento. A água
na agropecuária A
agropecuária, segundo a ONU, é responsável pela utilização de 69% da água
consumida no mundo, empregada na criação de animais e na irrigação de
lavouras. Em locais onde há carência do recurso, a reutilização da água das
cidades é uma alternativa que visa reduzir o problema. A
irrigação agrícola pode causar contaminação das águas superficiais e
subterrâneas, já que muitas vezes os agrotóxicos são usados sem os devidos
cuidados. Além disso, causa desperdício, pois boa parte da água destinada à
irrigação se perde em vazamentos. A água
na indústria Segundo
a ONU, a indústria consome cerca de 19% da água mundial e, apesar dos avanços
tecnológicos no processo
de produção, a contaminação das águas por resíduos industriais ainda é muito
elevada. No Brasil, as políticas públicas que impulsionaram o crescimento
urbano-industrial não se preocuparam em evitar a poluição dos rios. Na cidade
de São Paulo, por exemplo, os rios Tietê e Pinheiros têm parte de seu volume
composto de esgoto industrial e residencial, com baixíssimo índice de oxigênio.
Por isso, na capital paulista, esses rios são considerados “mortos”. Recursos hídricos nos
espaços rural e urbano No
espaço rural, mesmo onde as ações antrópicas provocam alterações na natureza,
os recursos hídricos presentes na paisagem (como rios, córregos, riachos, lagos
e lagoas) são geralmente visíveis. E no espaço urbano? É possível observá-los
da mesma forma que no espaço rural? Em
muitas cidades, as intervenções humanas alteram de tal forma a natureza que, ao
caminhar em ruas e avenidas, podemos estar sobre rios que foram soterrados. No
Brasil, a canalização e o tamponamento são comuns no processo de urbanização.
A canalização consiste na modificação do traçado de rios e córregos, e o tamponamento
torna os cursos d’água subterrâneos. Além disso, grande parte da vegetação
das margens (mata ciliar) de rios e córregos é retirada. Essas alterações têm
em vista a construção de edificações, ruas e avenidas, bem como a resolução dos
problemas de enchentes e de lixo e esgoto. Por outro lado, tais
transformações podem prejudicar a infiltração das águas pluviais e
o escoamento subterrâneo, causando inundações em áreas próximas, aumento da erosão
e do assoreamento dos rios, além de empobrecer os ecossistemas fluviais. ETAPA 2: Professor(a) pode promover nesta
etapa, um momento de escuta, questionamentos, discussão e socialização.
11ª AULA ETAPA 1: Após a leitura compartilhada e comentada, o professor (a)
pode copiar na lousa a sugestão de atividade e orientar aos alunos a copiar e
responder com organização no caderno.
ATIVIDADES 1.
Leia
o texto com atenção e responda às questões. Os
rios são de grande importância para a vida na Terra; deles dependem milhares
de espécies da fauna e flora, além da espécie humana que utiliza suas águas.
Para a sobrevivência das espécies, não basta existir a água, ela deve ser de
boa qualidade. Para isso é necessário manter os recursos hídricos, evitando
sua contaminação com qualquer tipo de resíduo ou material poluente. Mesmo por
ação natural da água da chuva, que carrega diversos materiais para dentro dos
rios, estes podem ser filtrados com a existência da "mata ciliar”, que é a
vegetação existente nas margens, a qual serve como uma proteção aos rios,
assim como os cílios protegem nossos olhos.
Disponível em: <www.sjp.pr.gov.br/portal/conteudo.php?id=1132676289529953>.
Acesso em: 16 abr. 2012. Com
base no texto acima, responda: a)
Quais são as principais formas de utilização dos rios? b)
Como é possível manter a qualidade da água dos rios? c)
O que é e qual é a importância da mata ciliar? 3. É um reservatório de
água encontrado na camada do solo mais próxima da superfície. Marque as a
alternativa correta: a) ( )
Regime fluvial b) ( )
Bacia hidrográfica c) ( )
Lençol freático d) ( )
Rios de planície e) ( )
Lençol artesiano 4. O são rios? 5. A água está
constantemente passando de um estado para outro: sólido, líquido, gasoso.
Considerando esse contexto descreva como ocorre o ciclo da água ou ciclo
hidrológico? ETAPA 2: Correção
da atividade e momento de tirá dúvidas. Obs.
Conteúdo disponível no livro didático Arariá
Mais Geografia nas páginas 125 a 127. 12ª
AULA ETAPA
1: Iniciar a aula com um bom dia, chamada
e levantamento prévio da aula anterior. Em seguida solicitar aos alunos a fazer leitura comentada, observar e comentar as imagens. Texto para leitura: OS RIOS
E AS REGIÕES HIDROGRÁFICAS DO BRASIL O
Brasil possui muitos rios, que se distribuem por várias bacias hidrográficas. As
principais bacias são a Amazônica, a do Paraná, a do Tocantins-Araguaia, a do
Uruguai e a do São Francisco. Em
2008, entrou em vigor o Plano Nacional de Recursos Hídricos que agrupou as bacias
dos rios principais e dos rios menores próximos em 12 regiões hidrográficas. Observe
o mapa abaixo. Características das
regiões hidrográficas A
região hidrográfica Amazônica abrange cerca de 45% do território brasileiro. A
bacia de seu rio principal (Amazonas) abrange o Suriname, a Guiana, a
Venezuela, a Colômbia, o Peru, o Equador, a Bolívia e a Guiana Francesa. Os
rios dessa região são utilizados para pesca, navegação e para geração de
energia elétrica. A
região hidrográfica do Paraná é formada principalmente pela Bacia do Paraná e
de seus afluentes, como os rios Tietê, Paranapanema, Peixe e Iguaçu. Apresenta
grande potencial para a produção de energia elétrica; nela foram construídas
dezenas de usinas hidrelétricas que abastecem principalmente o Sudeste
brasileiro, sendo a principal delas a de Itaipu. A
região hidrográfica do Tocantins-Araguaia é a maior bacia hidrográfica totalmente
localizada no território brasileiro e a terceira em potencial hidrelétrico do
país. Abriga a usina hidrelétrica de Tucuruí, no estado do Pará. O
rio Uruguai, pertencente à região hidrográfica do Uruguai, marca a divisa entre
os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, entre o Brasil e a
Argentina e entre o Uruguai e a Argentina. O
São Francisco é o principal rio da região hidrográfica de mesmo nome. Apresenta
muitas quedas-d’água, que são aproveitadas para gerar energia elétrica. É o único
rio perene (permanente) que cruza a região mais seca do Brasil, o Semiárido. Suas
águas também são usadas para a irrigação de plantações e para a navegação. As
regiões hidrográficas do Atlântico Sul, Atlântico Sudeste, Atlântico Leste, Atlântico
Nordeste Oriental e Atlântico Nordeste Ocidental abrangem a maior parte das
bacias próximas ao litoral Atlântico. O
rio Parnaíba, que compõe a região hidrográfica do Parnaíba, é uma divisa natural
entre os estados do Maranhão e do Piauí. O
principal rio da região hidrográfica do Paraguai, de mesmo nome, é
navegável, corta o Pantanal do Mato Grosso e deságua no rio Paraná. OS
PRINCIPAIS USOS DA ÁGUA DOS RIOS NO BRASIL No Brasil, boa parte
das águas dos rios é utilizada no abastecimento de residências, escolas,
hospitais, lojas, restaurantes, locais de lazer etc. As águas também podem
ser empregadas como matéria-prima na fabricação de diversos produtos, como bebidas e
remédios. Parte importante do volume de água dos rios no país é utilizada na
produção deenergia elétrica, por meio da construção de barragens que formam
grandes lagos artificiais. Nas usinas hidrelétricas, a água represada aproveitada
para movimentar as turbinas que fazem funcionar os geradores de eletricidade.
Quando em excesso, a água represada volta ao
curso do rio pela abertura das comportas. Nas áreas agrícolas, a água é usada
para irrigação das plan- tações, tratamento e
consumo dos animais. A água dos rios também
é usada para navegação. Como vimos,os rios que mais favorecem essa atividade
são os de planície, porque percorrem regiões em que o relevo é relativamente plano,
não apresentando quedas-d’água. Em alguns rios de
planalto, com diferenças de altitude, são construídas eclusas, que funcionam
como “elevadores” de embarcações, permitindo a navegação. ETAPA
2: Nesta aula após a leitura comenta,
questionamentos e socialização, orientar aos alunos a copiar e responder no
caderno a atividade disponível na apostila. ATIVIDADES 1. Escreva o nome das bacias hidrográficas de acordo às suas
respectivas características. a)
O principal rio dessa bacia é o
Uruguai, que marca a divisa entre os estados de Santa Catarina
e Rio Grande do Sul, entre o Brasil e a Argentina e também entre o Uruguai e
a Argentina.
Tem bom potencial para a geração de energia elétrica e para o transporte._____________________ b)
É a maior bacia hidrográfica
brasileira e a terceira em potencial hidrelétrico do país. Abriga a
Usina de Tucuruí, no estado do Pará.____________________________________________ c)
A bacia é cortada por um rio de planície, o Paraguai, que atravessa uma área
de grande variedade de espécies vegetais e animais, principalmente aves.__________________________________________ d)
O principal rio da bacia é o Parnaíba, que serve de divisa natural entre os
estados do Maranhão e Piauí._______ 2. Sobre
a hidrografia brasileira, marque V nas alternativas verdadeiras e F nas
falsas. ( ) A
Bacia do Paraná apresenta o maior número de hidrelétricas do Brasil. ( )
Duas bacias hidrográficas são totalmente brasileiras: a Amazônica e a do rio
Uruguai. ( ) A
Bacia do São Francisco banha parte do Nordeste e nela estão instaladas várias
usinas hidrelétricas,
como a de Paulo Afonso. ( ) A
Bacia Amazônica é formada por rios de planalto e, portanto, não pode ser
utilizada para navegação. (
) A Bacia Tocantins-Araguaia
atravessa extensa planície e possui pequeno potencial hidrelétrico.
Por isso, não apresenta usinas para produção de energia. (
) Muitos rios brasileiros são
utilizados para a navegação. Em muitos deles, foram construídas
eclusas, espécie de “elevador de navios”. 3.
De
acordo com o texto a seguir, quem vê mais desvantagens na construção de uma hidrelétrica? Justifique sua resposta. Para
um não índio, a construção de uma hidrelétrica significa apenas que parte da
terra será inundada. Para um índio, não. “Ali dentro estão os animais, a
floresta, há todo um ciclo de cultura. Ali estão nossos antepassados. Na nossa
região estão sendo instaladas hidrelétricas de pequeno porte que acabam com a
nossa terra, que já é pequena”. Disponível em: <www.ecodebate.com.br/2011/05/03/indios-reclamam-de-problemas-gerados-porconstrucao-de-usinas-hidreletricas-em-suas-terras>.
Acesso em: 16 abr. 2012. 4.
Observe o mapa das Bacias Hidrograficas. Pinte cada um de uma cor e faça a
legenda ao lado. IMAGEM 1 : https://labdicasjornalismo.com/noticia/6502/jogar-no-lixo-ou-consertar IMAGEM
2
https://www.suno.com.br/artigos/consumo- consciente/
ATENÇÃO PROFESSOR:
Também tem atividades no livro didático Arariá Mais Geografia nas páginas 128 à 133 que poderão ser selecionadas e
aplicadas conforme achar pertinente e compreensível para o nível da(s) turma(s). RECURSOS: ( 102, 113, 117e 128)Livro didático; ( )
Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( )
Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (115, 116, 129,130 e 131) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X ) Observação do d esempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita;
(X ) Avaliação da participação; Outros:
Referencias : Livro didático Araribá Mais
Geografia Capítulos ( 9 – 10), Editora
Moderna/ Editor responsável- Cesar Brumini Dellore. https://www.maisbolsas.com.br/enem/geografia/relevo-brasileiro Relevo brasileiro. https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2021/12/19/imagens-mostram-areas-de-risco-no-centro-de-itamaraju-no-sul-da-bahia-completamente-destruidas-apos-chuva.ghtml Imagens de Itamaraju. https://www.guiadoturismobrasil.com/cidade/BA/272/itamaraju Imagens de
Itamaraju. https://www.youtube.com/watch?v=s6ffwFpBnRY Imagens sobre Transformação do relevo. http://aulasonlinedehistoria.blogspot.com/2015/09/agentes-externos-formadores-do-relevo.html
Imagens sobre Transformação do relevo-a gentes externos. www.youtube.com – As formas de relevo continental/Canal Geografácil. www.youtube.com – Regiões Hidrográficas do Brasil, Geogravando / Professor- Walter
Júnior https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ciclo-agua.htm Ciclo da
água: etapas, mapas mental/Brasil na escol. Que Deus continue protegendo e abençoando a
todos nós... |
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