7º SEQUÊNCA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARO O 7º ANO - 2022

 

                                       SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA:  Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco 

 Subtema: Leitura no Espaço Geográfico

Unidade Temática: Formas de Representação e Pensamento Espacial.

Objetos do Conhecimento:  Mapas Temáticos do Brasil.

Objetivo geral:      

 Conhecer o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza.

Ano:                           Período:05-09 a 30-09-2022                                          Nº de Aulas: 12

                                                                      HABILIDADES

 (EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil e da Bahia (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogia espaciais.

(EF07GE10BA) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia.

(EF07GE10IT) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia e do Município de Itamaraju.

EF07GE11IT) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, regional e local, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária). Destaque à biodiversidade da Mata Atlântica e litorânea originárias do Extremo Sul da Bahia.

         COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da  natureza ao longo da história.

             COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

    COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                   ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de quatro semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos, ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

                                                                         1ªAula

 

Etapa 1:Inicie a aula com um bom dia e a chamada, em seguida abordar sobre o tema Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco”que será abordado durante a unidade estimulando o aluno a prática da leitura e escrita no seu cotidiano. E em seguida apresentar o objeto de conhecimento que iremos trabalhados. Comece abordando sobre “O espaço rural brasileiro”, fazendo um levantamento prévio, estimulando os alunos a discutirem sobre o conteúdo e levando-os a reflexão.

Pontue que nesta aula irá destaca os principais aspectos do espaço rural brasileiro: a produção diversificada, a concentração fundiária, o agronegócio, a expansão da fronteira agrícola sobre áreas da Amazônia, além da questão das Terras Indígenas, os movimentos sociais no campo e os impactos ambientais das atividades agropecuárias.  

Etapa 2: Nesta etapa solicite aos alunos a leitura do texto da apostila ou do livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas 106 a 113. Capítulo 9 (Espaço rural).

Texto para leitura:

                                                         ESPAÇO RURAL  

O espaço rural é ocupado majoritariamente pelas atividades econômicas do setor primário (agricultura, pecuária, extrativismo), além do turismo. No Brasil, a agricultura é bastante diversificada: o café, a laranja, o feijão, a soja e o milho são apenas alguns dos muitos produtos agrícolas do país. Destaca-se também a produção pecuária, visto que o Brasil é um dos maiores exportadores de carne do mundo, principalmente bovina, e se tornou um grande produtor mundial de suínos e aves. O espaço rural brasileiro é marcado pela concentração fundiária. A produção nos latifúndios (propriedade agrícola de grande extensão, pertencente a uma única pessoa, família ou empresa) é geralmente voltada para a exportação. Os minifúndios são propriedades de pequeno e médio porte, encontradas, principalmente, nas regiões Nordeste e Sul. No Nordeste, a produção se destina majoritariamente ao mercado interno. No Sul, essas propriedades se organizam em cooperativas e produzem também para o mercado externo. Na atualidade, o agronegócio tem papel fundamental na concentração de terras e na produção em grande escala, praticada principalmente nos latifúndios.

AGRICULTURA FAMILIAR

  No Brasil, a agricultura familiar é a principal responsável pelo abastecimento do mrcado interno e apresenta alta produtividade. Esse modo de produção agrícola domina as estatísticas tanto em geração de empregos quanto em número de estabelecimentos: a agricultura familiar emprega mais de 70% dos trabalhadores do campo e corresponde a mais de 80% do total de estabelecimentos rurais existentes no país. A eficiência produtiva e econômica da agricultura familiar é considerada superior à do agronegócio. Além disso, oferece a vantagem de agredir menos o meio ambiente.

ETAPA 2: Nesta aula o aluno terá a oportunidade de aprender mais sobre : O Espaço rural Brasileiro que esta disponível no link: https://youtu.be/UfYOPbXMQIE, Para complementar os

                                                                         2° aula

ETAPA 1: Após a leitura questionamentos e socialização, propor aos alunos  a atividade complementar para exercitar os conhecimentos sobre o espaço rural e a agricultura familiar.

                                                         Atividade complementar

1)      De acordo com o texto a zona rural é de fundamental importância para nossas vidas. Porque?

2)      Sobre o espaço rural brasileiro. Marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

A)   A) (  ) O espaço rural é ocupado majoritariamente pelas atividades econômicas do setor primário (agricultura, pecuária, extrativismo).

B) (  ) O Brasil predomina as atividades rurais, onde a população rural é maior que a urbana.

C) (  ) A produção nos latifúndios (propriedade agrícola de grande extensão, pertencente a uma única pessoa, família ou empresa) é geralmente voltada para a exportação.

D) (  ) Os minifúndios são propriedades de grande porte.

3)Apresente o gráfico da página 107 para que os alunos respondam.

Em qual região brasileira a agricultura familiar se destaca?

(a)  Norte           (c) Nordeste

(b)  Sul               (d) Sudeste

      (e) Centro-oeste

4) Apresentem o gráfico a seguir:

A) Quais são os dois alimentos com as maiores produções na agricultura familiar?

B) Em sua moradia, quais os alimentos apresentados no gráfico tem maior e menor consumo?

5) Qual a importância da agricultura familiar?

 

                                                                 3° aula

ETAPA 1: Levantamento prévio da aula anterior, em seguida dando continuidade com a leitura compartilhada do resumo ao dispor na apostila, ou das páginas 107,109 e 110 que se encontra no livro didático Araribá Mais Geografia.

Leitura do texto:

 

AGRONEGÓCIO

O agronegócio apresenta elevada produtividade pelo fato de empregar alta tecnologia nas diversas etapas da produção. Embora, em geral, seja praticado nos latifúndios em sistema de monocultura, voltado à exportação, as médias e algumas pequenas propriedades participam do agronegócio, sobretudo nas regiões Sul e Sudeste, por meio de cooperativas agrícolas. O agronegócio engloba atividades de processamento, industrialização, distribuição e comercialização de produtos da agropecuária, articulando os diferentes

setores da economia. A agroindústria está inserida nesse sistema integrado de produção. No Brasil, a produção de soja e a pecuária intensiva são símbolos do agronegócio, que gera empregos e movimenta muito dinheiro. A participação do agronegócio na balança comercial brasileira é muito significativa, visto que grande parte dessa produção é destinada à comercialização com outros países.

Expansão da Fronteira Agricola

  A expansão da fronteira agrícola refere-se ao avanço das áreas de produção agropecuária sobre a vegetação nativa. Atualmente, o Brasil vive o avanço da fronteira agrícola para a produção da soja e para a pecuária, que ocorre do Centro-Oeste em direção ao Norte do país, onde criadores de gado têm investido na compra de terras. Esse processo de expansão das atividades agropecuárias, que causou o desmatamento de grande parte do Cerrado, segue agora em direção à Floresta Amazônica. Mesmo com o monitoramento e a fiscalização dos órgãos oficiais, muitos hectares de floresta são derrubados todos os dias. Nos últimos anos, o ritmo de desmatamento, que vinha caindo, voltou a aumentar.

Terras Indígenas

  A exclusão dos indígenas na distribuição de terras no Brasil tem sido uma realidade. Muitas comunidades, em especial no Centro-Oeste, disputam com grandes empresários rurais terras que são suas por direito.

 

Movimentos Sociais do Campo

  A concentração fundiária agrava problemas relacionados ao desemprego, à miséria e à violência no espaço rural. Essa situação ocasionou a organização de movimentos sociais que reivindicam o acesso à terra. Entre eles, um dos mais conhecidos é o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que reivindica a reforma agrária, ou seja, a redistribuição de terras e da renda agrícola como forma de reduzir a concentração fundiária e garantir melhores condições de vida aos trabalhadores do campo.

Agropecuária  e Meio Ambiente

As atividades agropecuárias desenvolvidas com técnicas modernas têm resultado em danos ao meio ambiente. O uso excessivo de agrotóxicos pode causar a contaminação das águas subterrâneas e dos rios, prejudicar a saúde dos trabalhadores e dos animais e comprometer a qualidade dos alimentos. Além disso, esse tipo de agricultura gera outros problemas ambientais: a compactação do solo (que aumenta o risco de erosão), provocada pela utilização de máquinas, e o esgotamento do solo pela falta de rotação de culturas.

 

ETAPA 2:  Após a leitura e interpretação de texto, sugerir aos alunos a  atividade complementar  que se encontra disponível na apostila.

                                                       Atividade Complementar

1. A participação do agronegócio na balança comercial brasileira é muito significativa, porquê?

2. No Brasil, a agropecuária é um dos principais setores da economia, sendo uma das mais importantes atividades a impulsionar o crescimento do PIB nacional. Nesse contexto, o tipo de prática predominante é:

a)A agricultura familiar, com elevado emprego de tecnologias.

b)O agronegócio, com predomínio de latifúndios.

c)A agricultura sustentável, com práticas extrativistas.

d)A agricultura subsistência, com técnicas modernas de cultivo.

3. Que razões motivaram a organização de movimentos sociais no campo?

4. As atividades agropecuárias desenvolvidas com técnicas modernas têm resultado em danos ao meio ambiente?

5. Leia o texto a seguir e, depois, responda à questão proposta.

Não é de hoje que sabemos que a economia brasileira é dependente do agronegócio. Ao contrário do que muita gente pode acreditar, isso representa um problema para a economia do país, já que monopoliza a produção agrícola, e pior: o agronegócio está envenenando a população brasileira.

MENEGUELLI, Gisella. Veneno na mesa: Brasil é campeão mundial de uso de agrotóxicos. GreenMe, 26

 Jan. 2017. Disponível em: <https://www.greenme.com.br/informar-se/agricultura/4919-brasil-campeao-mundial-de-uso-de-agrotoxicos>. Acesso em: 5 set. 2017.

·         Por que o texto afirma que o agronegócio está envenenando a população brasileira?

 

                                                                 4° aula

ETAPA 1: Correção e socialização da atividade proposta na aula anterior, momento de tirá dúvidas  e socialização.

ETAPA 2: Nesta etapa o professor pode solicitar a atividade do livro didático Araribá Mais Geografia nas página 111, ou propor aos alunos a produzir uma história em quadrinhos abordando a vivência no espaço rural. Se possível disponibilizar o vídeo sobre “Zona Urbana e Zona Rural” no link: https://www.youtube.com/watch?v=eHW6GIJf_wU ou Vídeo: “Na roça é diferente” –  Chico Bento  https://www.youtube.com/watch?v=Bfx_E3zvnjc em seguida  pedir aos alunos que formem duplas para se trabalhar  a história em quadrinho se preferir o professor pode utilizar o passo a passo abaixo:

 

Passo a passo:

Vídeo: “Na roça é diferente” – Chico Bento  https://www.youtube.com/watch?v=Bfx_E3zvnjc
Primeiro momento:
Apresentar aos alunos o vídeo “Na roça é diferente” - Chico Bento. Discussão oral com o grupo sobre o vídeo assistido, características da zona rural, do personagem Chico Bento e sua relação com o meio ambiente.
Segundo momento:
Distribuição de folhas de papel Sulfite para que realizem em duplas uma história em quadrinhos. Solicitar as duplas que representem nessa história em quadrinhos como seria uma visita do Chico Bento à cidade (Zona urbana).
Terceiro momento:
Entrega das histórias em quadrinhos para revisão. Após revisadas, serão devolvidas as duplas para as devidas correções.
Quarto momento:
Após as correções, solicitar as duplas que apresentem suas histórias a seus colegas.

                                                                  5° aula

ETAPA 1: Nesta etapa, levantamento prévio da aula anterior, logo após dando continuidade ao estudo do objeto de conhecimento com leitura e interpretação do texto: Práticas sustentáveis, abordando a importância e benefícios dessas práticas. Em seguida orientar aos alunos a copiar e responder a atividade disponível na apostila.

Leitura e interpretação de texto:

Práticas Sustentáveis

Reduzir o desmatamento e o uso de insumos químicos nas plantações, utilizar a água de forma responsável e valorizar a agricultura familiar e orgânica são medidas que respeitam os recursos naturais e tornam possível a prática da agricultura sustentável. A agricultura orgânica, que não utiliza agrotóxicos, insumos industrializados e sementes modificadas geneticamente, tem crescido no Brasil e no mundo. Porém, os alimentos orgânicos ainda não são acessíveis à maioria da população devido aos preços, em geral mais elevados se comparados aos do agronegócio.

 

Atividade

1. Quais práticas sustentáveis são citadas no texto?

2. Qual a importância das práticas sustentáveis para a agricultura? E quais os benefícios dessas práticas?

ETAPA 2: Correção da atividade momento propício para tirá possíveis dúvidas.

                                                            6° aula

ETAPA 1: Levantamento prévio e sondagem da aula anterior. Em seguida estudo sobre a Região Nordeste. Que esta disponível no Capítulo 18 do livro didático Araribá Mais Geografia.

 Destaque que o capítulo apresenta a Região Nordeste por meio de seus aspectos físicos, como vegetação e hidrografia. Também são abordados os principais aspectos da ocupação e da organização do espaço nordestino a partir da chegada dos europeus. Enfatize que o Nordeste, a segunda região mais populosa do país, tem alcançado, nos últimos anos, maior dinamismo econômico e integração com o mercado nacional e internacional. O turismo é uma atividade econômica de destaque, principalmente em áreas próximas à orla. A Região Nordeste é historicamente conhecida pelos intensos fluxos populacionais, de emigração (no passado) e, mais recentemente, de imigração. Também é tema de constantes debates acerca das desigualdades regionais no Brasil.

Questione: O que você conhece sobre a população e sobre a economia da Região Nordeste?

ETAPA 2: Nesta etapa, inicie o estudo do capítulo com o cordel: Vidas Secas em cordel. Em seguida proponham aos alunos alguns questionamentos.

 

Vidas Secas em cordel

Uma família nordestina,

com difuso linguajar

Fabiano e sua família...

Pediam... Faziam preces

bem diante do altar,

a fim de que chovesse,

que sertão virasse mar.

Quão grande era a aflição,

e ninguém para escutar.

O mundo se alargou,

conheceram a capitar.

O pequeno se fez grande,

levar a vida a sonhar.

Quão grande era a aflição,

e ninguém para escutar

Fabiano acha ser sina

toda a sua aflição.

Roubado pelo governo,

pela polícia e pelo patrão.

Às vezes é de revoltar

Mas logo lembra seu lugar,

precisa do dinheiro,

pra a família sustentar.

Apesar da humilhação,

dos desmandos do governo,

da polícia e do patrão.

Não desiste fácil não

É um bicho! – sim senhor.

Vence as dificuldades,

E as lida, com ardor.

(Cordel escrito num curso de cultura popular, em 2007, momento também que era professora de literatura no curso pré-vestibular Universidade para Todos).

1.    Qual é a mensagem que o cordel transmite?

2.    O que o cordel Vidas Secas nos ensina?

 

                                                                 7° aula

ETAPA 1: Sondagem sobre a aula anterior, em seguida solicite o registro no caderno, destacando que a Região Nordeste é a região brasileira que possui o maior número de estados (nove no total): Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Em função de suas diferentes características físicas, a região é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, sertão, agreste e zona da mata.

O meio-norte também é conhecido como Mata dos Cocais e se estende do Piauí ao Maranhão, fazendo a transição entre o Sertão e a Amazônia. O Sertão apresenta clima semiárido e a caatinga como vegetação, alcançando o litoral no Ceará e no Rio Grande do Norte, apesar de adentrar quase todo o interior. O agreste se estende do Rio Grande do Sul à Bahia, sendo a menor sub-região. Por fim, a Zona da Mata, onde ocorrem muitas chuvas. Além disso, ela é a mais industrializada e urbanizada, tendo a economia muito desenvolvida.  A cultura do Nordeste apresenta características próprias herdadas da interação da cultura dos colonizadores portugueses, dos negros e dos índios. É importante destacar que a cultura representa uma complexa teia. Nela estão incluídos conhecimentos, costumes, artes, crenças, cultos religiosos, literatura popular, danças e hábitos de determinado grupo.

 

 

ETAPA 2: Após A sondagem questionamentos vamos exercitar orientando aos alunos a copiar e e responder a atividade complementar.

1: Quantos estados possui a região nordeste?

2: Observe o mapa da Região Nordeste e escreva na tabela os nomes de cada estado e suas capitais.

3: A Zona da Mata está localizada do sul da Bahia ao Rio Grande do Norte. No sul da Bahia está a Zona da Mata Cacaueira caracteriza-se pela produção acentuada de cacau, apesar de seu declínio nos últimos anos. É nesta sub região que se  encontra Itamaraju. Responda corretamente:

·         Itamaraju está localizado:

a)    (   ) Agreste    (    ) Sertão    (    ) Zona da Mata   (    )Meio Norte

b)    (   ) Zona da Mata cacaueira     (   ) Zona da Mata Açucareira

                                                                 8° aula

ETAPA 1: Dando continuidade ao objeto de conhecimento abordado na aula naterior solicite aos alunos a fazer a leitura e interpretação do texto disponível abaixo.

Texto para leitura:

 

ELEMENTOS NATURAIS E OCUPAÇÃO TERRITORIAL

A Região Nordeste brasileira ocupa aproximadamente 18% do território nacional. É formada por nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Predomina no Nordeste o clima tropical, marcado por altas temperaturas e pela alternância de estações secas e chuvosas. Ocorre na região o clima tropical típico, em que a estação seca se dá no inverno, entre os meses de maio e setembro. Há, ainda, outras duas variações do clima tropical presentes no espaço nordestino: o tropical litorâneo e o tropical semiárido. No litoral oriental do Nordeste, área de clima tropical litorâneo, é a estação chuvosa que ocorre no inverno, e não a seca, como no clima tropical típico. Quanto ao clima tropical semiárido, a principal diferença está na quantidade de chuva, que é escassa e irregular: chove pouco e de forma concentrada em curtos períodos ao longo do ano. A estação seca no semiárido dura cerca de seis meses, podendo se prolongar ainda mais em alguns anos.

ETAPA 2: Após a leitura e interpretação do texto propor a atividade complementar.

 

De acordo com o mapa, qual clima predomina na Região Nordeste?

1.    A região Nordeste apresenta grande variação climática, descreva sobre cada uma delas.

                                                            9° aula

ETAPA 1: Inicie a aula com um bom dia ou boa tarde e chamada em seguida explanação sobre “A vegetação da Região Nordeste e suas características”. Promova a leitura compartilhada e logo após questionamentos do texto disponível na apostila.

Texto:

 

 A CAATINGA: A Caatinga é uma formação vegetal cujas espécies são adaptadas à estiagem por longos períodos. Trata-se de uma vegetação não florestal, pois as árvores não são as espécies vegetais predominantes. As espécies vegetais que predominam no ambiente da Caatinga são arbustivas ou herbáceas, como pode ser observado na ilustração abaixo. As arbustivas, como os cactos, geralmente apresentam folhas pequenas, de espessura grossa e na forma de espinhos. A Caatinga ocupa uma área de cerca de 884.453 quilômetros quadrados, o equivalente A 11% do território nacional. Engloba os estados  Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio grande do Norte Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais. Rico em biodiversidade, o bioma abriga 178 de espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 de abelhas. Cerca de 27 milhões de pessoas vivem na região, a maioria carente e dependente dos recursos do bioma para sobreviver.           http://www.mma.gov.br/biomas/caatinga

ETAPA 2: Solicite uma  atividade complementar disponível na apostila.

1.    Leia o texto e complete com as informações sobre o bioma caatinga.

Área que ocupa_______________________

Estados que engloba _______________________________________

Sugira a pesquisa:

2.Sobre a Caatinga pesquise e responda:

3.O que é vegetação?

4.Qual o tipo de vegetação predominante no NORDESTE brasileiro e quais suas características?

5.Qual o significado da palavra Caatinga?

6. Pesquise e escreva os nomes de 3 plantas típicas da Caatinga.

                                                          10° aula

ETAPA 1: Nesta etapa apresente aos alunos as características do sertão nordestino, logo após trabalhe com o poema: Exaltação ao Nordeste.

 

O SERTÃO NORDESTINO

A área de ocorrência do clima tropical semiárido no território brasileiro é denominada Nordeste seco ou sertão nordestino. É caracterizada por baixos volumes pluviométricos e altas temperaturas, associados a elevados índices de evaporação, e pela ocorrência da Caatinga, vegetação adaptada à semiaridez do clima.

Exaltação ao Nordeste.

Eita, Nordeste da peste,

Mesmo com toda seca

Abandono e solidão,

Talvez pouca gente perceba

Que teu mapa aproximado

Tem forma de coração.

E se dizem que temos pobreza

E atribuem à natureza,

Contra isso, eu digo não.

Na verdade temos fartura

Do petróleo ao algodão.

 

Isso prova que temos riqueza

Embaixo e em cima do chão.

Procure por aí a fora

“Cabra” que acorda antes da aurora

E da enxada lança mão.

Procure mulher com dez filhos

Que quando a palma não alimenta

Bebem leite de jumenta

E nenhum dá pra ladrão

 

Procure por aí a fora

Quem melhor que a gente canta,

Quem melhor que a gente dança

Xote, xaxado e baião.

 

Procure no mundo uma cidade

Com a beleza e a claridade

Do luar do meu sertão.

ETAPA 2: Solicite a atividade a seguir:

1)    Do que fala o poema?

2)    O que sentiram ouvindo o poema?

3)    Quais as palavras ou termos que desconhecem?

ETAPA 3: Dê continuidade ao estudo do capítulo:

A HIDROGRAFIA  DO NORDESTE

A escassez de chuva no Nordeste seco tem consequências na hidrografia da região. Ao longo do período de estiagem, a água dos rios torna-se escassa e passa a alimentar os lençóis subterrâneos, desaparecendo na superfície. A população local, então, busca obter água para seu abastecimento por meio de poços cavados nos leitos dos rios secos.

O RIO SÃO FRANCISCO

As águas do “Velho Chico”, como é popularmente conhecido o rio São Francisco, são utilizadas pela população ribeirinha na pesca e na agricultura, e também por fazendas e empresas do setor de frutas. Trata-se do rio mais importante da Região Nordeste, por seu aproveitamento na produção de energia elétrica (obtida pelas usinas hidrelétricas instaladas ao longo de seu curso), no transporte de cargas e em projetos de irrigação. O uso intensivo do rio nessas atividades tem consequências negativas, como seu assoreamento, o desmatamento de suas margens e a poluição. Um projeto que ganhou destaque nos últimos anos foi a transposição de suas águas.

Exercício:

1.    Por que o Rio São Francisco é tão importante?

2.    Pesquise 5 curiosidades sobre o Velho Chico.

3.    Cite argumentos contrários e favoráveis à transposição das águas do rio São Francisco.

 

                                                                 11° aula

ETAPA 1: Professor nesta etapa se possível trabalhe com a literatura de Cordel que faz parte da cultura popular nordestina, e através dela é representado o modo de vida cotidiano de um povo.

LITERATURA DE CORDEL

O cordel veio da Europa

no fim do século passado

no Nordeste do Brasil

ele foi bem implantado

e os poetas conseguiram

com ele bom resultado.

Como conta o poeta José Francisco Borges nos versos acima, o cordel, esse gênero tão brasileiro e popular de poesia, não é uma invenção nossa. Essa literatura, que tem o nome de cordel porque os folhetos ficavam pendurados em cordões nos locais de venda, veio de Portugal. Aqui, chegou junto com os colonos e encontrou um solo fértil. Tanto que até hoje é uma tradição forte e viva, principalmente no Nordeste do país. No início, os temas do cordel estavam ligados à divulgação de histórias muito antigas, que vinham encantando os povos há séculos, transmitidas oralmente de uma geração a outra.

[...] o cordel passou também a retratar os acontecimentos recentes. Quando não havia jornais, rádio ou televisão, a poesia popular ocupou esse espaço, por meio de cantorias e, mais tarde, também da forma escrita – os folhetos impressos em tipografias rústicas e vendidos nas feiras. Virou um dos meios mais importantes de divulgação dos fatos que despertavam o interesse do povo. Podiam ser os feitos de Lampião, Maria Bonita e outros cangaceiros famosos, o registro de secas e enchentes, vaqueiros e vaquejadas, santos e milagres, crimes etc. [...]

KAPLAN, Sheila. Cordel, a palavra encantada. Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, 3 ago. 2010.

De acordo com o texto responda:

1. Por que a literatura de cordel tem esse nome?

2. Como eram as histórias de cordel inicialmente?

3. Com o passar do tempo, que tipos de histórias o cordel começou a contar? Porquê?

ETAPA 2: Solicite a leitura de outro cordel:

Meu sertão quando tá seco

É triste de fazer dó

Seca água nos açudes

A pastagem vira pó

Morre o gado no curral

E o galo no quintal

Não canta, pois ficou só

[…]

 

Não se cansa de esperar

Mas um dia a sorte muda

É preciso confiar

Olha pro céu novamente

Sonha ver alegremente

A chuva logo chegar

GONDIM, Paulo. Meu sertão. Luso Poemas. Disponível em: <https://www.luso-poemas.net/Modules/news/article.php?storyid=237178>. Acesso em: 5 dez. 2017.

 

a)    Qual o problema retratado nesse texto?

b)    Com relação a essa realidade, quais os períodos que marcam essa região.

                                                            12° aula

ETAPA 1:Levamanto prévio da aula anterior em seguida  leitura e interpretação dos textos apresentando características sobre o nosso município.

Texto: 1-

Interagindo com história. (Pesquisa e interpretação de texto):

Curiosidades sobre o Monte Pescoço, Itamaraju.

A cidade alta  de Itamaraju está  edificada sobre o morro e no terceiro plano podemos ver o Monte Pescoço. Esta rocha tem altitude média de 600 metros e foi citada na carta de Pero Vaz de Caminha, quando Cabral chegou no Brasil no ano de  1500. Ainda em alto mar eles viram não apenas o Monte Pascoal mas também as Serras Baixas de Itamaraju. Dentre composta também polo Monte Pescoço que é para nós  a maior identidade geográfica verticalizada (nosso Cartão Postal) do nosso município. Sabe por quê? Porque ela é vista há quilômetros de distância. Ela tem diversas faces dependendo do lugar em que o observador está olhando. Em frente a nossa cidade ela tem um formato parecido com um pescoço  é a parte que tem a escarpa mais inclinada.. Daí o nome “Monte Pescoço” . No sentido sul, vindo na  direção da  Itabela o nosso monte parece um dedo. Por isso ela também é chamada de “Dedo de Deus”. Também ela é conhecida como Pedra do Gado Bravo porque se você observar o formato das rochas vizinhas dá a impressão que tem uma vaca que abaixou a cabeça como faz ao querer correr atrás de alguém. Os visitantes podem ter acesso a área do Monte Pescoço pelos lugares menos ígrimes.  Estas diferentes formas torna o nosso monte um relevo de cuestas que significa uma  forma de relevo que possui um lado com escarpa abrupta e outro com declive suave.                                           Professora: Elenice Oliveira.

1.O texto apresenta um pouco da história e do  relevo de Itamaraju: Pesquise no dicionário o significado das palavras abaixo.

a)    Relevo:

b)    Monte

c)    Morro

d)    Serras

e)    Cuestas

f)     Escarpa

g)    Ígrimes

 

x.                  Quem fez a descrição das Serras Baixas pela primeira vez e em que ano?

Texto: 2

Economia de Itamaraju.

Nosso município tem vocação para a agropecuária devido ao clima favorável. A agropecuária faz parte do setor primário da economia. Os produtos agrícolas de característica de comercial que mais se destacam são: café, cacau e pimenta do reino, mas a policultura desenvolvida pelo pequeno agricultor e pelos assentados do MST de subsistência permite que as frutas, verduras e legumes etc. Sejam vendidos para a própria população Itamarajuense.

O maior destaque no município é a pecuária com a criação de gado nelore. Esta vocação confere o título de maior rebanho de gado na Bahia. Temos também uma pequena quantidade de indústria do setor secundário da economia com destaque para as cerâmicas de tijolos e telhas devido as características do solo rico em argila. E no setor terciário temos o comércio e a prestação de serviços essenciais. Ambos movimentam o dinheiro para o crescimento da cidade.

Atividade:

1: Complete o quadro com atividades e produtos que movimentam a economia de Itamaraju:

Setor primário-

Setor secundário-    

Setor terciário-

 

 

 

 

 

 

               Professora: Elenice Oliveira.

 

 

v  Sugestão de atividade: Slide- O que é que a Bahia  tem?

Onde apresenta a identidade de Itamaraju e suas características.

Outra sugestão para trabalhar e o vídeo cordel em homenagem a Itamaraju presente neste link:

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid0fyYMfSurAqbJa1192YmDAFbnCmQFLNCQz38YtFGeFt1t8WUyCoPJWEMMJ5iG97Fzl&id=100009274798140&sfnsn=wiwspwawes .

Imagem do espaço rural : https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/espaco-rural.htm.

 

                       

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RECURSOS: Livro didático; ( x ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (x) Computador; (x ) Jogos;(  ) Textos Informativos;  (x) Outros (  ).

AVALIAÇÃO: Prova; ( ) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas.             .

( ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(x)  Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

Referencias:

 Livro Didático –Araribá Mais Geografia

 

Vídeo: O Espaço Rural Brasileiro- https://youtu.be/UfYOPbXMQIE

 

cordel em homenagem a Itamaraju presente neste link:

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid0fyYMfSurAqbJa1192YmDAFbnCmQFLNCQz38YtFGeFt1t8WUyCoPJWEMMJ5iG97Fzl&id=100009274798140&sfnsn=wiwspwawes .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                         Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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