SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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TEMA: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco Subtema: Leitura
no Espaço Geográfico |
Unidade Temática: Formas de Representação e Pensamento Espacial. Objetos do Conhecimento: Mapas Temáticos do Brasil. |
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Objetivo
geral: Conhecer o espaço geográfico como uma
construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim
compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a
construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza. |
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Ano: 7º Período:05-09 a 30-09-2022 Nº
de Aulas: 12 |
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HABILIDADES |
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(EF07GE09) Interpretar e elaborar
mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com
informações demográficas e econômicas do Brasil e da Bahia (cartogramas),
identificando padrões espaciais, regionalizações e analogia espaciais. (EF07GE10BA) Elaborar e interpretar
gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados
socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da
Bahia. (EF07GE10IT) Elaborar e interpretar
gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados
socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da
Bahia e do Município de Itamaraju. EF07GE11IT) Caracterizar dinâmicas
dos componentes físico-naturais no território nacional, regional e local, bem
como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados,
Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária). Destaque à biodiversidade da
Mata Atlântica e litorânea originárias do Extremo Sul da Bahia. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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1.
Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação
sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de
resolução de problemas. 2.
Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento
geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a
compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS |
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1. Valorizar e
utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo
físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança;
compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa sequencia
terá uma duração de quatro semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos
alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos, ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação
nas aulas e nas atividades realizadas.
1ªAula Etapa
1:Inicie a aula com um bom dia e a chamada, em seguida abordar
sobre o tema “
Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco”que será abordado durante a unidade
estimulando o aluno a prática da leitura e escrita no seu cotidiano. E em
seguida apresentar o objeto de conhecimento que iremos trabalhados. Comece abordando
sobre “O espaço rural brasileiro”,
fazendo um levantamento prévio, estimulando os alunos a discutirem sobre o
conteúdo e levando-os a reflexão. Pontue que nesta aula
irá destaca os principais aspectos do espaço rural brasileiro: a produção diversificada,
a concentração fundiária, o agronegócio, a expansão da fronteira agrícola
sobre áreas da Amazônia, além da questão das Terras Indígenas, os movimentos
sociais no campo e os impactos ambientais das atividades agropecuárias. Etapa
2: Nesta etapa solicite aos alunos a leitura do texto da apostila
ou do livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas 106 a 113. Capítulo 9
(Espaço rural). Texto
para leitura: ESPAÇO RURAL O espaço rural é
ocupado majoritariamente pelas atividades econômicas do setor primário
(agricultura, pecuária, extrativismo), além do turismo. No Brasil, a
agricultura é bastante diversificada: o café, a laranja, o feijão, a soja e o
milho são apenas alguns dos muitos produtos agrícolas do país. Destaca-se
também a produção pecuária, visto que o Brasil é um dos maiores exportadores
de carne do mundo, principalmente bovina, e se tornou um grande produtor
mundial de suínos e aves. O espaço rural brasileiro é marcado pela
concentração fundiária. A produção nos latifúndios (propriedade agrícola de
grande extensão, pertencente a uma única pessoa, família ou empresa) é
geralmente voltada para a exportação. Os minifúndios são propriedades de
pequeno e médio porte, encontradas, principalmente, nas regiões Nordeste e
Sul. No Nordeste, a produção se destina majoritariamente ao mercado interno.
No Sul, essas propriedades se organizam em cooperativas e produzem também
para o mercado externo. Na atualidade, o agronegócio tem papel fundamental na
concentração de terras e na produção em grande escala, praticada
principalmente nos latifúndios. AGRICULTURA FAMILIAR No Brasil, a agricultura familiar é a
principal responsável pelo abastecimento do mrcado interno e apresenta alta
produtividade. Esse modo de produção agrícola domina as estatísticas tanto em
geração de empregos quanto em número de estabelecimentos: a agricultura
familiar emprega mais de 70% dos trabalhadores do campo e corresponde a mais
de 80% do total de estabelecimentos rurais existentes no país. A eficiência
produtiva e econômica da agricultura familiar é considerada superior à do
agronegócio. Além disso, oferece a vantagem de agredir menos o meio ambiente. ETAPA 2: Nesta aula o aluno terá a oportunidade de aprender mais sobre : O Espaço
rural Brasileiro que esta disponível no link: https://youtu.be/UfYOPbXMQIE, Para complementar os
2° aula ETAPA 1: Após a leitura questionamentos e socialização, propor aos alunos a atividade complementar para exercitar os conhecimentos sobre o
espaço rural e a agricultura familiar.
Atividade complementar 1)
De acordo com o texto a zona rural é de
fundamental importância para nossas vidas. Porque? 2)
Sobre o espaço rural brasileiro. Marque (V)
para verdadeiro ou (F) para falso: A) A) ( ) O espaço rural é ocupado majoritariamente
pelas atividades econômicas do setor primário (agricultura, pecuária,
extrativismo). B) ( ) O Brasil predomina as atividades rurais,
onde a população rural é maior que a urbana. C) ( ) A produção nos latifúndios (propriedade
agrícola de grande extensão, pertencente a uma única pessoa, família ou
empresa) é geralmente voltada para a exportação. D) ( ) Os minifúndios são propriedades de grande
porte. 3)Apresente o gráfico da
página 107 para que os alunos respondam. Em qual região
brasileira a agricultura familiar se destaca? (a) Norte (c) Nordeste (b) Sul (d) Sudeste (e) Centro-oeste 4) Apresentem o gráfico a
seguir: A) Quais são os dois
alimentos com as maiores produções na agricultura familiar? B) Em sua moradia,
quais os alimentos apresentados no gráfico tem maior e menor consumo? 5) Qual a importância da
agricultura familiar? 3° aula ETAPA 1: Levantamento prévio da
aula anterior, em seguida dando continuidade com a leitura compartilhada do
resumo ao dispor na apostila, ou das páginas 107,109 e 110 que se encontra no
livro didático Araribá Mais Geografia. Leitura
do texto: AGRONEGÓCIO O agronegócio
apresenta elevada produtividade pelo fato de empregar alta tecnologia nas
diversas etapas da produção. Embora, em geral, seja praticado nos latifúndios
em sistema de monocultura, voltado à exportação, as médias e algumas pequenas
propriedades participam do agronegócio, sobretudo nas regiões Sul e Sudeste,
por meio de cooperativas agrícolas. O agronegócio engloba atividades de processamento,
industrialização, distribuição e comercialização de produtos da agropecuária,
articulando os diferentes setores da economia. A
agroindústria está inserida nesse sistema integrado de produção. No Brasil, a
produção de soja e a pecuária intensiva são símbolos do agronegócio, que gera
empregos e movimenta muito dinheiro. A participação do agronegócio na balança
comercial brasileira é muito significativa, visto que grande parte dessa produção
é destinada à comercialização com outros países. Expansão da Fronteira
Agricola A expansão da fronteira agrícola refere-se
ao avanço das áreas de produção agropecuária sobre a vegetação nativa.
Atualmente, o Brasil vive o avanço da fronteira agrícola para a produção da
soja e para a pecuária, que ocorre do Centro-Oeste em direção ao Norte do
país, onde criadores de gado têm investido na compra de terras. Esse processo
de expansão das atividades agropecuárias, que causou o desmatamento de grande
parte do Cerrado, segue agora em direção à Floresta Amazônica. Mesmo com o
monitoramento e a fiscalização dos órgãos oficiais, muitos hectares de
floresta são derrubados todos os dias. Nos últimos anos, o ritmo de
desmatamento, que vinha caindo, voltou a aumentar. Terras Indígenas A exclusão dos indígenas na distribuição de
terras no Brasil tem sido uma realidade. Muitas comunidades, em especial no
Centro-Oeste, disputam com grandes empresários rurais terras que são suas por
direito. Movimentos Sociais do
Campo A concentração fundiária agrava
problemas relacionados ao desemprego, à miséria e à violência no espaço
rural. Essa situação ocasionou a organização de movimentos sociais que
reivindicam o acesso à terra. Entre eles, um dos mais conhecidos é o Movimento dos
Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que reivindica a reforma agrária, ou
seja, a redistribuição de terras e da renda agrícola como forma de reduzir a
concentração fundiária e garantir melhores condições de vida aos
trabalhadores do campo. Agropecuária e Meio Ambiente As atividades
agropecuárias desenvolvidas com técnicas modernas têm resultado em danos ao
meio ambiente. O uso excessivo de agrotóxicos pode causar a contaminação das
águas subterrâneas e dos rios, prejudicar a saúde dos trabalhadores e dos
animais e comprometer a qualidade dos alimentos. Além disso, esse tipo de
agricultura gera outros problemas ambientais: a compactação do solo (que
aumenta o risco de erosão), provocada pela utilização de máquinas, e o
esgotamento do solo pela falta de rotação de culturas. ETAPA 2: Após a leitura e interpretação de texto,
sugerir aos alunos a atividade complementar
que se encontra disponível na
apostila. Atividade Complementar 1. A participação do
agronegócio na balança comercial brasileira é muito significativa, porquê? 2. No Brasil, a agropecuária
é um dos principais setores da economia, sendo uma das mais importantes
atividades a impulsionar o crescimento do PIB nacional. Nesse contexto, o
tipo de prática predominante é: a)A agricultura
familiar, com elevado emprego de tecnologias. b)O agronegócio, com
predomínio de latifúndios. c)A agricultura
sustentável, com práticas extrativistas. d)A agricultura
subsistência, com técnicas modernas de cultivo. 3. Que razões
motivaram a organização de movimentos sociais no campo? 4. As atividades
agropecuárias desenvolvidas com técnicas modernas têm resultado em danos ao
meio ambiente? 5. Leia o texto a
seguir e, depois, responda à questão proposta. Não é de hoje que
sabemos que a economia brasileira é dependente do agronegócio. Ao contrário
do que muita gente pode acreditar, isso representa um problema para a
economia do país, já que monopoliza a produção agrícola, e pior: o
agronegócio está envenenando a população brasileira. MENEGUELLI, Gisella. Veneno na mesa: Brasil é
campeão mundial de uso de agrotóxicos. GreenMe, 26 Jan.
2017. Disponível em:
<https://www.greenme.com.br/informar-se/agricultura/4919-brasil-campeao-mundial-de-uso-de-agrotoxicos>.
Acesso em: 5 set. 2017. ·
Por que o texto afirma que o agronegócio está
envenenando a população brasileira?
4° aula ETAPA 1: Correção e
socialização da atividade proposta na aula anterior, momento de tirá dúvidas e socialização. ETAPA 2: Nesta etapa o
professor pode solicitar a atividade do livro didático Araribá Mais Geografia
nas página 111, ou propor aos alunos a produzir uma história em quadrinhos abordando
a vivência no espaço rural. Se possível disponibilizar o vídeo sobre “Zona
Urbana e Zona Rural” no link: https://www.youtube.com/watch?v=eHW6GIJf_wU ou Vídeo:
“Na roça é diferente” – Chico Bento https://www.youtube.com/watch?v=Bfx_E3zvnjc em seguida pedir aos alunos que formem duplas para se
trabalhar a história em quadrinho se
preferir o professor pode utilizar o passo a passo abaixo:
Passo a passo: Vídeo:
“Na roça é diferente” – Chico Bento https://www.youtube.com/watch?v=Bfx_E3zvnjc
5° aula ETAPA 1: Nesta etapa, levantamento prévio da aula anterior, logo após dando continuidade
ao estudo do objeto de conhecimento com leitura e interpretação do texto: Práticas
sustentáveis, abordando a importância e benefícios dessas práticas. Em
seguida orientar aos alunos a copiar e responder a atividade disponível na
apostila. Leitura
e interpretação de texto: Práticas Sustentáveis Reduzir o desmatamento
e o uso de insumos químicos nas plantações, utilizar a água de forma
responsável e valorizar a agricultura familiar e orgânica são medidas que
respeitam os recursos naturais e tornam possível a prática da agricultura sustentável.
A agricultura orgânica, que não utiliza agrotóxicos, insumos industrializados
e sementes modificadas geneticamente, tem crescido no Brasil e no mundo.
Porém, os alimentos orgânicos ainda não são acessíveis à maioria da população
devido aos preços, em geral mais elevados se comparados aos do agronegócio. Atividade
1. Quais práticas
sustentáveis são citadas no texto? 2. Qual a importância
das práticas sustentáveis para a agricultura? E quais os benefícios dessas práticas? ETAPA 2: Correção da atividade momento propício para tirá possíveis dúvidas.
6° aula ETAPA 1: Levantamento prévio e
sondagem da aula anterior. Em seguida estudo sobre a Região Nordeste. Que
esta disponível no Capítulo 18 do livro didático Araribá Mais Geografia. Destaque que o capítulo apresenta a Região
Nordeste por meio de seus aspectos físicos, como vegetação e hidrografia.
Também são abordados os principais aspectos da ocupação e da organização do
espaço nordestino a partir da chegada dos europeus. Enfatize que o Nordeste,
a segunda região mais populosa do país, tem alcançado, nos últimos anos,
maior dinamismo econômico e integração com o mercado nacional e
internacional. O turismo é uma atividade econômica de destaque,
principalmente em áreas próximas à orla. A Região Nordeste é historicamente
conhecida pelos intensos fluxos populacionais, de emigração (no passado) e,
mais recentemente, de imigração. Também é tema de constantes debates acerca
das desigualdades regionais no Brasil. Questione: O que você conhece
sobre a população e sobre a economia da Região Nordeste? ETAPA 2: Nesta etapa, inicie o
estudo do capítulo com o cordel: Vidas Secas em cordel. Em seguida
proponham aos alunos alguns questionamentos. Vidas Secas em cordel Uma família
nordestina, com difuso linguajar Fabiano e sua
família... Pediam... Faziam
preces bem diante do altar, a fim de que chovesse, que sertão virasse
mar. Quão grande era a
aflição, e ninguém para
escutar. O mundo se alargou, conheceram a capitar. O pequeno se fez
grande, levar a vida a sonhar. Quão grande era a
aflição, e ninguém para escutar Fabiano acha ser sina toda a sua aflição. Roubado pelo governo, pela polícia e pelo
patrão. Às vezes é de revoltar Mas logo lembra seu lugar, precisa do dinheiro, pra a família
sustentar. Apesar da humilhação, dos desmandos do
governo, da polícia e do
patrão. Não desiste fácil não É um bicho! – sim
senhor. Vence as dificuldades, E as lida, com ardor. (Cordel escrito num curso de cultura popular,
em 2007, momento também que era professora de literatura no curso
pré-vestibular Universidade para Todos). 1. Qual é a mensagem que o
cordel transmite? 2. O que o cordel Vidas Secas
nos ensina?
7° aula ETAPA 1: Sondagem sobre a aula
anterior, em seguida solicite o registro no caderno, destacando que a Região
Nordeste é a região brasileira que possui o maior número de estados (nove no
total): Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio
Grande do Norte e Sergipe. Em função de suas diferentes características
físicas, a região é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, sertão,
agreste e zona da mata. O meio-norte
também é conhecido como Mata dos Cocais e se estende do Piauí ao Maranhão,
fazendo a transição entre o Sertão e a Amazônia. O Sertão apresenta
clima semiárido e a caatinga como vegetação, alcançando o litoral no Ceará e
no Rio Grande do Norte, apesar de adentrar quase todo o interior. O agreste
se estende do Rio Grande do Sul à Bahia, sendo a menor sub-região. Por fim, a
Zona da Mata, onde ocorrem muitas chuvas. Além disso, ela é a mais
industrializada e urbanizada, tendo a economia muito desenvolvida. A cultura do Nordeste apresenta
características próprias herdadas da interação da cultura dos colonizadores
portugueses, dos negros e dos índios. É importante destacar que a cultura
representa uma complexa teia. Nela estão incluídos conhecimentos, costumes,
artes, crenças, cultos religiosos, literatura popular, danças e hábitos de
determinado grupo. ETAPA 2: Após A sondagem questionamentos vamos exercitar orientando aos alunos a
copiar e e responder a atividade complementar. 1: Quantos estados
possui a região nordeste? 2: Observe o
mapa da Região Nordeste e escreva na tabela os nomes de cada estado e suas
capitais. 3: A Zona da Mata está
localizada do sul da Bahia ao Rio Grande do Norte. No sul da Bahia está a
Zona da Mata Cacaueira caracteriza-se pela produção acentuada de cacau,
apesar de seu declínio nos últimos anos. É nesta sub região que se encontra Itamaraju. Responda corretamente: ·
Itamaraju está localizado: a) ( ) Agreste (
) Sertão ( ) Zona da Mata (
)Meio Norte b) ( ) Zona da Mata cacaueira (
) Zona da Mata Açucareira
8° aula ETAPA 1: Dando continuidade ao
objeto de conhecimento abordado na aula naterior solicite aos alunos a fazer
a leitura e interpretação do texto disponível abaixo. Texto
para leitura: ELEMENTOS NATURAIS E
OCUPAÇÃO TERRITORIAL A Região Nordeste
brasileira ocupa aproximadamente 18% do território nacional. É formada por
nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco,
Rio Grande do Norte e Sergipe. Predomina no Nordeste o clima tropical,
marcado por altas temperaturas e pela alternância de estações secas e
chuvosas. Ocorre na região o clima tropical típico, em que a estação seca se
dá no inverno, entre os meses de maio e setembro. Há, ainda, outras duas
variações do clima tropical presentes no espaço nordestino: o tropical
litorâneo e o tropical semiárido. No litoral oriental do Nordeste, área de
clima tropical litorâneo, é a estação chuvosa que ocorre no inverno, e não a
seca, como no clima tropical típico. Quanto ao clima tropical semiárido, a
principal diferença está na quantidade de chuva, que é escassa e irregular:
chove pouco e de forma concentrada em curtos períodos ao longo do ano. A
estação seca no semiárido dura cerca de seis meses, podendo se prolongar
ainda mais em alguns anos. ETAPA 2: Após a leitura e interpretação do texto propor a atividade complementar. De acordo com o mapa,
qual clima predomina na Região Nordeste? 1. A região Nordeste
apresenta grande variação climática, descreva sobre cada uma delas.
9° aula ETAPA 1: Inicie a aula com um
bom dia ou boa tarde e chamada em seguida explanação sobre “A vegetação da Região
Nordeste e suas características”. Promova a leitura compartilhada e logo após
questionamentos do texto disponível na apostila. Texto: A CAATINGA: A Caatinga é uma formação vegetal cujas espécies
são adaptadas à estiagem por longos períodos. Trata-se de uma vegetação não
florestal, pois as árvores não são as espécies vegetais predominantes. As
espécies vegetais que predominam no ambiente da Caatinga são arbustivas ou
herbáceas, como pode ser observado na ilustração abaixo. As arbustivas, como
os cactos, geralmente apresentam folhas pequenas, de espessura grossa e na
forma de espinhos.
A Caatinga ocupa uma área de cerca
de 884.453 quilômetros quadrados, o equivalente A 11% do território nacional.
Engloba os estados Alagoas, Bahia, Ceará,
Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio grande do Norte Piauí, Sergipe e o norte
de Minas Gerais. Rico em biodiversidade, o bioma abriga 178 de espécies de mamíferos,
591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 de abelhas.
Cerca de 27 milhões de pessoas vivem na região, a maioria carente e
dependente dos recursos do bioma para sobreviver. http://www.mma.gov.br/biomas/caatinga ETAPA 2: Solicite uma atividade complementar disponível na
apostila. 1.
Leia
o texto e complete com as informações sobre o bioma caatinga. Área que ocupa_______________________ Estados que engloba _______________________________________ Sugira a pesquisa: 2.Sobre a Caatinga pesquise e responda: 3.O que é vegetação? 4.Qual o tipo de vegetação predominante no
NORDESTE brasileiro e quais suas características? 5.Qual o significado da palavra Caatinga? 6. Pesquise e escreva os nomes de 3 plantas
típicas da Caatinga.
10° aula ETAPA 1:
Nesta etapa apresente aos alunos as características do sertão nordestino,
logo após trabalhe com o poema: Exaltação ao Nordeste. O SERTÃO NORDESTINO A área de ocorrência do clima tropical semiárido
no território brasileiro é denominada Nordeste seco ou sertão nordestino. É
caracterizada por baixos volumes pluviométricos e altas temperaturas,
associados a elevados índices de evaporação, e pela ocorrência da Caatinga,
vegetação adaptada à semiaridez do clima. Exaltação ao Nordeste. Eita, Nordeste da peste, Mesmo com toda seca Abandono e solidão, Talvez pouca gente perceba Que teu mapa aproximado Tem forma de coração. E se dizem que temos pobreza E atribuem à natureza, Contra isso, eu digo não. Na verdade temos fartura Do petróleo ao algodão. Isso prova que temos riqueza Embaixo e em cima do chão. Procure por aí a fora “Cabra” que acorda antes da aurora E da enxada lança mão. Procure mulher com dez filhos Que quando a palma não alimenta Bebem leite de jumenta E nenhum dá pra ladrão Procure por aí a fora Quem melhor que a gente canta, Quem melhor que a gente dança Xote, xaxado e baião. Procure no mundo uma cidade Com a beleza e a claridade Do luar do meu sertão. ETAPA 2: Solicite a atividade a seguir: 1)
Do
que fala o poema? 2)
O
que sentiram ouvindo o poema? 3)
Quais
as palavras ou termos que desconhecem? ETAPA 3: Dê continuidade ao estudo do capítulo: A HIDROGRAFIA DO
NORDESTE A escassez de chuva no Nordeste seco tem
consequências na hidrografia da região. Ao longo do período de estiagem, a
água dos rios torna-se escassa e passa a alimentar os lençóis subterrâneos,
desaparecendo na superfície. A população local, então, busca obter água para
seu abastecimento por meio de poços cavados nos leitos dos rios secos. O RIO SÃO FRANCISCO As águas do “Velho Chico”, como é popularmente
conhecido o rio São Francisco, são utilizadas pela população ribeirinha na
pesca e na agricultura, e também por fazendas e empresas do setor de frutas.
Trata-se do rio mais importante da Região Nordeste, por seu aproveitamento na
produção de energia elétrica (obtida pelas usinas hidrelétricas instaladas ao
longo de seu curso), no transporte de cargas e em projetos de irrigação. O
uso intensivo do rio nessas atividades tem consequências negativas, como seu
assoreamento, o desmatamento de suas margens e a poluição. Um projeto que
ganhou destaque nos últimos anos foi a transposição de suas águas. Exercício: 1.
Por
que o Rio São Francisco é tão importante? 2.
Pesquise
5 curiosidades sobre o Velho Chico. 3.
Cite
argumentos contrários e favoráveis à transposição das águas do rio São
Francisco.
11° aula ETAPA 1: Professor nesta
etapa se possível trabalhe com a literatura
de Cordel que faz parte da cultura popular nordestina, e através dela é
representado o modo de vida cotidiano de um povo. LITERATURA DE CORDEL O cordel veio da Europa no fim do século passado no Nordeste do Brasil ele foi bem implantado e os poetas conseguiram com ele bom resultado. Como conta o poeta José Francisco Borges nos
versos acima, o cordel, esse gênero tão brasileiro e popular de poesia, não é
uma invenção nossa. Essa literatura, que tem o nome de cordel porque os
folhetos ficavam pendurados em cordões nos locais de venda, veio de Portugal.
Aqui, chegou junto com os colonos e encontrou um solo fértil. Tanto que até
hoje é uma tradição forte e viva, principalmente no Nordeste do país. No
início, os temas do cordel estavam ligados à divulgação de histórias muito
antigas, que vinham encantando os povos há séculos, transmitidas oralmente de
uma geração a outra. [...] o cordel passou também a retratar os
acontecimentos recentes. Quando não havia jornais, rádio ou televisão, a
poesia popular ocupou esse espaço, por meio de cantorias e, mais tarde,
também da forma escrita – os folhetos impressos em tipografias rústicas e
vendidos nas feiras. Virou um dos meios mais importantes de divulgação dos
fatos que despertavam o interesse do povo. Podiam ser os feitos de Lampião,
Maria Bonita e outros cangaceiros famosos, o registro de secas e enchentes,
vaqueiros e vaquejadas, santos e milagres, crimes etc. [...] KAPLAN,
Sheila. Cordel, a palavra encantada. Ciência Hoje das Crianças, Rio de
Janeiro, 3 ago. 2010. De acordo com o texto responda: 1. Por que a literatura de cordel tem esse nome? 2. Como eram as histórias de cordel inicialmente? 3. Com o passar do tempo, que tipos de histórias o
cordel começou a contar? Porquê? ETAPA 2: Solicite a leitura de outro cordel: Meu sertão quando tá seco É triste de fazer dó Seca água nos açudes A pastagem vira pó Morre o gado no curral E o galo no quintal Não canta, pois ficou só […] Não se cansa de esperar Mas um dia a sorte muda É preciso confiar Olha pro céu novamente Sonha ver alegremente A chuva logo chegar GONDIM,
Paulo. Meu sertão. Luso Poemas. Disponível em:
<https://www.luso-poemas.net/Modules/news/article.php?storyid=237178>.
Acesso em: 5 dez. 2017. a)
Qual
o problema retratado nesse texto? b)
Com
relação a essa realidade, quais os períodos que marcam essa região.
12° aula ETAPA 1:Levamanto prévio da aula
anterior em seguida leitura
e interpretação dos textos apresentando características sobre o nosso município.
Texto: 1- Interagindo com história. (Pesquisa e interpretação de texto): Curiosidades sobre o Monte Pescoço, Itamaraju. A cidade alta
de Itamaraju está edificada
sobre o morro e no terceiro plano podemos ver o Monte Pescoço. Esta rocha tem
altitude média de 600 metros e foi citada na carta de Pero Vaz de Caminha,
quando Cabral chegou no Brasil no ano de
1500. Ainda em alto mar eles viram não apenas o Monte Pascoal mas
também as Serras Baixas de Itamaraju. Dentre composta também polo Monte
Pescoço que é para nós a maior
identidade geográfica verticalizada (nosso Cartão Postal) do nosso município.
Sabe por quê? Porque ela é vista há quilômetros de distância. Ela tem
diversas faces dependendo do lugar em que o observador está olhando. Em
frente a nossa cidade ela tem um formato parecido com um pescoço é a parte que tem a escarpa mais
inclinada.. Daí o nome “Monte Pescoço” . No sentido sul, vindo na direção da
Itabela o nosso monte parece um dedo. Por isso ela também é chamada de
“Dedo de Deus”. Também ela é conhecida como Pedra do Gado Bravo porque se
você observar o formato das rochas vizinhas dá a impressão que tem uma vaca
que abaixou a cabeça como faz ao querer correr atrás de alguém. Os visitantes
podem ter acesso a área do Monte Pescoço pelos lugares menos ígrimes. Estas diferentes formas torna o nosso monte
um relevo de cuestas que significa uma
forma de relevo que possui um lado com escarpa abrupta e outro com
declive suave. Professora: Elenice Oliveira. 1.O texto apresenta um pouco da história e do relevo de Itamaraju: Pesquise no dicionário
o significado das palavras abaixo. a)
Relevo: b)
Monte
c)
Morro d)
Serras e)
Cuestas f)
Escarpa g)
Ígrimes x.
Quem
fez a descrição das Serras Baixas pela primeira vez e em que ano? Texto: 2 Economia de Itamaraju. Nosso município tem vocação para a agropecuária
devido ao clima favorável. A agropecuária faz parte do setor primário da
economia. Os produtos agrícolas de característica de comercial que mais se
destacam são: café, cacau e pimenta do reino, mas a policultura desenvolvida
pelo pequeno agricultor e pelos assentados do MST de subsistência permite que
as frutas, verduras e legumes etc. Sejam vendidos para a própria população
Itamarajuense. O maior destaque no município é a pecuária com a
criação de gado nelore. Esta vocação confere o título de maior rebanho de
gado na Bahia. Temos também uma pequena quantidade de indústria do setor
secundário da economia com destaque para as cerâmicas de tijolos e telhas
devido as características do solo rico em argila. E no setor terciário temos
o comércio e a prestação de serviços essenciais. Ambos movimentam o dinheiro
para o crescimento da cidade. Atividade: 1: Complete o quadro com atividades e produtos que
movimentam a economia de Itamaraju:
Professora: Elenice Oliveira. v Sugestão
de atividade: Slide- O
que é que a Bahia tem? Onde apresenta a identidade de Itamaraju e suas
características. Outra sugestão para trabalhar e o vídeo
cordel em homenagem a Itamaraju presente neste link: Imagem do
espaço rural : https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/espaco-rural.htm. RECURSOS: Livro didático; ( x ) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( )
Vídeo; (x) Computador; (x ) Jogos;( ) Textos
Informativos; (x) Outros
( ). AVALIAÇÃO: Prova; ( ) Trabalho;
(x) Resolução
de Exercícios/Livro páginas. . (
) Seminários; ( )
Apresentação oral; ( )
Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (x) Atividade escrita; (x) Avaliação da
participação; Outros: Referencias: Livro
Didático –Araribá Mais Geografia Vídeo: O Espaço Rural Brasileiro- https://youtu.be/UfYOPbXMQIE cordel em
homenagem a Itamaraju presente neste link:
Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós... |
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