PREFEITURA
MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA MUNICIPAL
DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais
ENCONTRO
PEDAGÓGICO - 2022
COMPONENTE
CURRICULAR: Geografia
ARTICULADOR:
Uelcineia Jeamonod da Cruz
DATA:
16/08/2022
HORÁRIO:
8:00h às 11:30h (matutino)
13:30 às 17:00h (vespertino)
PAUTA:
1º Momento: Acolhida/Oração
2º Momento: Vídeo: Fábula sobre avaliação
“Era
uma vez...
Uma rainha que vivia em um grande castelo.
Ela tinha uma varinha mágica que fazia as pessoas bonitas ou feias, alegres ou
tristes, vitoriosas ou fracassadas. Como todas as rainhas, ela também tinha um
espelho mágico. Um dia, querendo avaliar sua beleza, também, ela perguntou ao
espelho:
-
Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu? O espelho olhou bem
para ela e respondeu:
- Minha rainha, os tempos estão mudados. Esta
não é uma resposta assim tão simples. Hoje em dia para responder à sua pergunta
eu preciso de alguns elementos mais claros.
Atônita, a rainha não sabia o que dizer. Só
lhe ocorreu perguntar: como assim?
-
Veja bem, respondeu o espelho. – Em primeiro lugar, preciso saber por que Vossa
Majestade fez essa pergunta, ou seja, o que pretende fazer com minha resposta.
Pretende apenas levantar dados sobre o seu ibope no castelo? Pretende examinar
seu nível de beleza, comparando-o com o de outras pessoas, ou sua avaliação
visa ao desenvolvimento de sua própria beleza, sem nenhum critério externo? É
uma avaliação considerando a norma ou critérios predeterminados? De toda forma,
é preciso, ainda, que Vossa Majestade me diga se pretende fazer uma
classificação dos resultados. E continuou o espelho:
-
Além disso, eu preciso que Vossa Majestade me defina com que base devo fazer
essa avaliação. Devo considerar o peso, a altura, a cor dos olhos, o conjunto?
A quem devo consultar para fazer essa análise? Por exemplo: se consultar
somente os moradores do castelo, vou ter uma resposta; por outro lado, se
utilizar parâmetros nacionais, poderei ter outra resposta. Entre a turma da
copa ou mesmo entre os anões, a Branca de Neve ganha estourado. Mas, se
perguntar aos seus conselheiros, acho que minha rainha terá o primeiro lugar,
depois, ainda tem o seguinte – continuou o espelho:
-
Como vou fazer essa avaliação?
Devo
utilizar análises continuadas? Posso utilizar alguma prova para verificar o
grau dessa beleza?
Utilizo
a observação?
Finalmente,
concluiu o espelho: - Será que estou sendo justo? Tantos são os pontos a
considerar...
(adaptação de Michael Patton, traduzida pela
profª Clarilza Sousa)
1º
Etapa: Socializar sobre os desafios de trabalhar com
conceitos, sobre a importância da avaliação poderá ser da observação do
professor quando a habilidade de pensamento do aluno como analisar e
sintetizar, dependendo da intencionalidade da proposta, buscando uma coerência
entre a forma de ensinar e a forma de mensurar o aprendizado.
2º
Etapa: Lançar os questionamentos abrindo espaço para
discussão.
3º Momento: Relatos
da aplicação da última sequência didática de Geografia
–
E como foi o andamento do trabalho com a 6ºSequência Didática de Geografia, com
momento de escuta.
4º Momento: Intervalo
5º Momento:
Elaboração da 7ª Sequência Didática
Os
grupos deverão apresentar as sequências, todos ao mesmo tempo (tema, objetos e
habilidades do 6º ano, depois 7º e assim por diante) fazendo a apresentação
ponto por ponto, após a apresentação das metodologia, o espaço fica aberto para
as intervenções.
Tema:
Leitura, escrita
em movimento: Itamaraju em foco (29/08 a 07/10)
6º
Ano:
Objeto
de conhecimento: Fenômenos Naturais e Sociais Representados de
Diferentes Maneiras com Foco no Paisagismo e Jardinagem
Relevo e Hidrografia (O relevo
terrestre)
Subtema:
Habilidades:
·
7º
Ano: Mapas
Temáticos do Brasil (Espaço Rural
·
Região
Norte
Subtema:
Habilidades:
8º ANO
Objeto
de conhecimento: Cartografia:
Anamorfose, Croquis e Mapas Temáticos da América e da África.
Subtema:
Habilidades:
9º ANO
Objeto
de conhecimento: Leitura
e Elaboração de Mapas Temáticos, Croquis e Outras Formas de Representação Para
Analisar Informações Geográficas.
Subtemas:
Habilidades:
Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...
Obs.
No contexto
das práticas educativas podemos
refletir de acordo com a fábula que
um professor para avaliar deve definir vários parâmetros, conforme fala o
espelho no texto, onde ele instiga no sentido de que o professor deve se
questionar quando for avaliar se realmente está fazendo a avaliação da forma
correta, encontrando métodos para contribuir, dar significados e ações.
2- Nos dias atuais escola, sujeito e sociedade
tem uma concepção de instrumento classificatório, do nosso ponto de vista isso
não contribui para o processo, as transformações são difíceis de resolver, o
sujeito é visto como objeto.
3- Como profissional da educação o professor
deve buscar re-significar[CdM1] o
processo de avaliação objetivando sempre fazer uso das melhores práticas.
4- Através de levantamentos que apurem e
tabulem os resultados obtidos, serão verificadas as boas práticas e mantidas,
enquanto as que não surtirem o efeito desejado serão descontinuadas e
substituídas por novas alternativas a serem pesquisadas e refletidas pelo grupo
social no qual a instituição estiver inserida e interagindo.
5- Os sujeitos são todos os indivíduos que
estão ligados direta ou indiretamente no processo de ensino-aprendizagem e que
fazem parte do meio em que o aluno está inserido, objetos são todas as
ferramentas das quais os sujeitos lançam mão com o objetivo de realizar a avaliação.
·
As
avaliações baseadas em conceitos, e
não em números, a escola como um
todo conseguirá entender mais perfeitamente como é o aluno, e não apenas como
um número que muitas vezes não condiz com a realidade, além disso, com os
conceitos, a escola e outros professores poderão saber o que o aluno conhecia
previamente e suas dificuldades.
·
Os alunos, bem
como os professores, direção, enfim a escola como um todo, verificar se cada
processo está atingindo seus objetivos, e então, a partir dessa análise
corrigir os pontos falhos e reforçar os pontos positivos.
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