7º PAUTA - 2022

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE             EDUCAÇÃO E CULTURA

 

                                         Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2022

COMPONENTE CURRICULAR: Geografia

ARTICULADOR: Uelcineia Jeamonod da Cruz

DATA: 16/08/2022

HORÁRIO: 8:00h às 11:30h (matutino)

                     13:30 às 17:00h (vespertino)

PAUTA:

1º Momento: Acolhida/Oração

2º Momento: Vídeo: Fábula sobre avaliação

 

“Era uma vez...

  Uma rainha que vivia em um grande castelo. Ela tinha uma varinha mágica que fazia as pessoas bonitas ou feias, alegres ou tristes, vitoriosas ou fracassadas. Como todas as rainhas, ela também tinha um espelho mágico. Um dia, querendo avaliar sua beleza, também, ela perguntou ao espelho:

- Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu? O espelho olhou bem para ela e respondeu:

 - Minha rainha, os tempos estão mudados. Esta não é uma resposta assim tão simples. Hoje em dia para responder à sua pergunta eu preciso de alguns elementos mais claros.

 Atônita, a rainha não sabia o que dizer. Só lhe ocorreu perguntar: como assim?

- Veja bem, respondeu o espelho. – Em primeiro lugar, preciso saber por que Vossa Majestade fez essa pergunta, ou seja, o que pretende fazer com minha resposta. Pretende apenas levantar dados sobre o seu ibope no castelo? Pretende examinar seu nível de beleza, comparando-o com o de outras pessoas, ou sua avaliação visa ao desenvolvimento de sua própria beleza, sem nenhum critério externo? É uma avaliação considerando a norma ou critérios predeterminados? De toda forma, é preciso, ainda, que Vossa Majestade me diga se pretende fazer uma classificação dos resultados. E continuou o espelho:

- Além disso, eu preciso que Vossa Majestade me defina com que base devo fazer essa avaliação. Devo considerar o peso, a altura, a cor dos olhos, o conjunto? A quem devo consultar para fazer essa análise? Por exemplo: se consultar somente os moradores do castelo, vou ter uma resposta; por outro lado, se utilizar parâmetros nacionais, poderei ter outra resposta. Entre a turma da copa ou mesmo entre os anões, a Branca de Neve ganha estourado. Mas, se perguntar aos seus conselheiros, acho que minha rainha terá o primeiro lugar, depois, ainda tem o seguinte – continuou o espelho:

- Como vou fazer essa avaliação?

Devo utilizar análises continuadas? Posso utilizar alguma prova para verificar o grau dessa beleza?

Utilizo a observação?

Finalmente, concluiu o espelho: - Será que estou sendo justo? Tantos são os pontos a considerar...

 (adaptação de Michael Patton, traduzida pela profª Clarilza Sousa)

1º Etapa: Socializar sobre os desafios de trabalhar com conceitos, sobre a importância da avaliação poderá ser da observação do professor quando a habilidade de pensamento do aluno como analisar e sintetizar, dependendo da intencionalidade da proposta, buscando uma coerência entre a forma de ensinar e a forma de mensurar o aprendizado.

2º Etapa: Lançar os questionamentos abrindo espaço para discussão.

 

3º Momento: Relatos da aplicação da última sequência didática de Geografia

– E como foi o andamento do trabalho com a 6ºSequência Didática de Geografia, com momento de escuta.

 

4º Momento: Intervalo

5º Momento: Elaboração da 7ª Sequência Didática

Os grupos deverão apresentar as sequências, todos ao mesmo tempo (tema, objetos e habilidades do 6º ano, depois 7º e assim por diante) fazendo a apresentação ponto por ponto, após a apresentação das metodologia, o espaço fica aberto para as intervenções.

 

Tema: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco (29/08 a 07/10)

 

6º Ano:

Objeto de conhecimento:  Fenômenos Naturais e Sociais Representados de Diferentes Maneiras com Foco no Paisagismo e Jardinagem

Relevo e Hidrografia (O relevo terrestre)

Subtema:

Habilidades:

 

·         7º Ano: Mapas Temáticos do Brasil (Espaço Rural

·         Região Norte

 

Subtema:

Habilidades:

 

 

8º ANO

Objeto de conhecimento:  Cartografia: Anamorfose, Croquis e Mapas Temáticos da América e da África.

        Subtema:

Habilidades:

 

 

9º ANO

Objeto de conhecimento:   Leitura e Elaboração de Mapas Temáticos, Croquis e Outras Formas de Representação Para Analisar Informações Geográficas.

 

        Subtemas:                                    

 

Habilidades:

 

 

 

 

 

                                                      Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

Obs.

 No contexto das práticas educativas podemos refletir de acordo com a fábula que um professor para avaliar deve definir vários parâmetros, conforme fala o espelho no texto, onde ele instiga no sentido de que o professor deve se questionar quando for avaliar se realmente está fazendo a avaliação da forma correta, encontrando métodos para contribuir, dar significados e ações.
2- Nos dias atuais escola, sujeito e sociedade tem uma concepção de instrumento classificatório, do nosso ponto de vista isso não contribui para o processo, as transformações são difíceis de resolver, o sujeito é visto como objeto.
3- Como profissional da educação o professor deve buscar re-significar
[CdM1]  o processo de avaliação objetivando sempre fazer uso das melhores práticas.
4- Através de levantamentos que apurem e tabulem os resultados obtidos, serão verificadas as boas práticas e mantidas, enquanto as que não surtirem o efeito desejado serão descontinuadas e substituídas por novas alternativas a serem pesquisadas e refletidas pelo grupo social no qual a instituição estiver inserida e interagindo.
5- Os sujeitos são todos os indivíduos que estão ligados direta ou indiretamente no processo de ensino-aprendizagem e que fazem parte do meio em que o aluno está inserido, objetos são todas as ferramentas das quais os sujeitos lançam mão com o objetivo de realizar a avaliação.

·        As avaliações baseadas em conceitos, e não em números, a escola como um todo conseguirá entender mais perfeitamente como é o aluno, e não apenas como um número que muitas vezes não condiz com a realidade, além disso, com os conceitos, a escola e outros professores poderão saber o que o aluno conhecia previamente e suas dificuldades.

·        Os alunos, bem como os professores, direção, enfim a escola como um todo, verificar se cada processo está atingindo seus objetivos, e então, a partir dessa análise corrigir os pontos falhos e reforçar os pontos positivos.


 [CdM1]

Nenhum comentário:

Postar um comentário