7º ano

 

PLANEJAMENTO ANUAL

7º ANO-2023

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 2023

ESCOLA:

PROFESSOR (A):                                                                      

ANO: 7º ANO

OBJETIVO DA ÁREA: A Educação Física, enquanto componente curricular contribui para a formação dos alunos por meio da apreensão dos conhecimentos específicos que favorecem a aquisição de competências motoras, a ampliação do repertório de movimentos e o hábito da prática regular de atividades físicas, integrados a conhecimentos gerais contextualizados às temáticas sobre atualidades sociais, políticas, econômicas, tecnológicas e ambientais.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DA ÁREA DE LINGUAGENS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

 

1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.

2. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.

4. Utilizar diferentes linguagens para defender pontos de vista que respeitem o outro e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente a questões do mundo contemporâneo.

5. Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.

6. Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Considerando esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC e as competências específicas da área de Linguagens, o componente curricular de Educação Física deve garantir aos alunos o desenvolvimento de competências    específicas relacionadas a seguir:

 1.Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual.

2.Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais, além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural nesse campo.

3.Refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais.

4.Identificar a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os modelos disseminados na mídia e discutir posturas consumistas e preconceituosas.

5.Identificar as formas de produção dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes.

6.Interpretar e recriar os valores, os sentidos e os significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem como aos sujeitos que delas participam.

7.Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos.

8.Usufruir das práticas corporais de forma autônoma para potencializar o envolvimento em contextos de lazer, ampliar as redes de sociabilidade e a promoção da saúde.

9.Reconhecer o acesso às práticas corporais como direito do cidadão, propondo e produzindo alternativas para sua realização no contexto comunitário.

10.Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Fica estabelecido que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de desenvolver os cinco grandes domínios que são entendidos como cinco macro competências, e em cada um deles localizam-se diversas competências mais específicas, fortemente relacionadas entre si.

Autogestão: determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade.

Engajamento com os outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo.

Amabilidade: empatia, respeito e confiança.

Resiliência Emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração.

Abertura ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico.

 

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES

Na educação, os temas integradores são fundamentais para o trabalho pedagógico interdisciplinar e contextualizado, são propostas que dizem respeito a questões que atravessam as experiências de vida e interferem na construção da identidade do indivíduo envolvendo teoria e prática. São temas que perpassam às experiências dos sujeitos, envolvendo o ambiente, a ética e a criticidade sobre o mundo em sua volta.

Dessa forma na BNCC, os Temas Contemporâneos Transversais foram ampliados para quinze e distribuídos em seis macroáreas deixando de serem recomendações facultativas, tornando-se essenciais e obrigatórias conforme as Resoluções CNE/CEB Nº 7/2010 E Nº 12/2012. São elas: Meio Ambiente (Educação Ambiental, Educação para o consumo), Economia (Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal) Saúde (Saúde, Educação alimentar e Nutricional) Cidadania e Civismo (Vida Familiar e social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de envelhecimento, Respeito e Valorização do Idoso) Multicuturalismo (Diversidade cultural, Educação para valorização do multicuturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras), Ciências e Tecnologia)

 

METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Os conteúdos selecionados, organizados e sistematizados devem promover uma concepção científica de mundo, a formação de interesses e a manifestação de possibilidades e aptidões para conhecer a natureza e a sociedade.

Partimos do pressuposto de que não existem fórmula mágica ou receitas prontas de como ensinar, porque o ensino, como um processo de construção coletiva, é mediado pela relação professor/aluno/conhecimento. Nesse sentido, há de se considerar, no cotidiano de nossas aulas, a possibilidade de alterar o planejamento previsto por meio de intervenções criativas e inovadoras que facilitem a aprendizagem dos alunos de maneira prazerosa e significativa.

O compromisso da área da Educação Física com a formação cidadã demanda que o processo ensino-aprendizagem seja orientado, sobretudo, pelos seguintes princípios metodológicos:

Reconhecimento e valorização das experiências e conhecimentos prévios dos alunos – Esse princípio, fundamentado no reconhecimento do aluno como sujeito do processo educativo, é essencial não só para conhecer melhor suas necessidades e os interesses e ampliar as possibilidades de construção de novas aprendizagens, como também para motivar o seu efetivo envolvimento e participação nas aulas.

Consideração da diversidade cultural como ponto de partida da educação inclusiva – O reconhecimento da diversidade, além de ser a essência dos princípios da democracia e da estética, é também uma das diretrizes da educação nacional. No contexto do ensino da Educação Física, esse princípio desafia-nos a desenvolver uma prática pedagógica não discriminatória entre meninos e meninas, independentemente da classe social, do grupo étnico e do credo religioso a que pertencem ou do nível de aptidão física ou mental que possuem. 

Integração teoria-prática – É importante ressaltar que os conhecimentos, no ensino da Educação Física demanda a criação de estratégias metodológicas que estimulem o aluno a apreender o conhecimento pelo processo de ação-reflexão-ação. Para tanto, faz-se necessário problematizar a vivência corporal dos alunos nas brincadeiras, nos jogos, nas danças, nas ginásticas, nos esportes, enfim, em todas as suas manifestações corporais, imprimindo-lhes sentidos e significados educativos. Assim, as práticas corporais deixam de ser vistas como um “fazer pelo fazer”, ou seja, como uma atividade desprovida de significado e intencionalidade educativa, e passam a ser percebidas como conhecimentos importantes e necessários à formação humana do educando, principalmente para a vivência plena de sua corporeidade.

Interdisciplinaridade – No contexto do processo educativo, esse princípio instiga-nos a repensar e re-significar nossa prática pedagógica e desafia-nos a superar a desarticulação entre os diferentes componentes curriculares e entre esses saberes e a vida cotidiana dos alunos. 

Esse enfoque de ensino nos desafia não só a articular as disciplinas entre si, mas também a relacioná-las com o cotidiano da vida dos alunos. Essa é uma forma que temos, como professores, de tornar o ensino significativo e prazeroso.  O trabalho por projetos é alternativa capaz de viabilizar ações coletivas e a interdisciplinaridade no interior da escola.

Articulação coerente entre objetos de conhecimento, métodos e recursos didáticos – É imprescindível garantir a articulação entre objetos de conhecimento e métodos de ensino, na opção didática que se fizer para que o ensino alcance as habilidades e os objetivos propostos. Assim, os professores poderão utilizar, dentre outros, os seguintes recursos didáticos e estratégias de ensino:

-Análise e criação de imagens e sons (filmes, vídeos, fotografias, desenhos, pinturas, propagandas, músicas, charges, tirinhas, murais, documentários); de objetos (troféus, medalhas, certificados, diplomas, maquetes, cenários,); de textos (livros, mapas conceituais, contos, crônicas, jornais, revistas, poesias, histórias, paródias), dentre outros;

-Pesquisa, trabalho, relatórios, entrevista, júri simulado, seminário, palestra; oficina, campeonatos, torneios, desafios, excursões, debate, feiras e eventos artísticos e culturais, dentre outros.

 

 

 

 

AVALIAÇÃO

 

O processo de avaliação se dará através conceitos de acordo a Resolução CMEI Nº 001/2022, aprovada pelo Conselho Municipal de Educação em 19/05/2022, disposto no capítulo VI sobre o Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais.

Art. 35-Usar-se-à no Ensino Fundamental anos iniciais e finais, conceitos como instrumento de registro, com o intuito de informar os resultados obtidos no processo de ensino aprendizagem.

I-Constituição dos seguintes conceitos para fins de atividades avaliativas:

S-SATISFATÓRIO: O aluno alcançou os objetivos determinados pelo componente curricular, em relação às atividades avaliativas, assim como inerentes aos blocos/anos que está inserido.

PS-PARTICALMENTE SATISFATÓRIO: O aluno alcançou em nível médio em relação aos objetivos determinados para o componente curricular, inerentes aos blocos/anos que está inserido, assim como, em relação à atividade avaliativa desenvolvida, porém precisa aperfeiçoar o seu resultado.

NS-NÃO SATISFATÓRIO: Aplicar-se-á quando o aluno não alcançou resultados satisfatórios em relação aos objetivos propostos pelo professor em determinadas atividades avaliativas dos componentes curriculares, assim como, inerentes aos blocos/anos que está inserido.

Art. 36- Nos anos finais do Ensino Fundamental será promovido para o ano seguinte o aluno que até o terceiro trimestre atingir os conceitos PS e S. Caso não atingir esses dois conceitos será submetido à recuperação final.

 

                                                                                                                                            

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

I TRIMESTRE

UNIDADES TEMÁTICAS: Esporte, Saúde, Lazer e estilo de vida.

 

TEMAS INTER CURRICULARES

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

 

Valores em pauta: Aprendizagem significativas e inovadoras em sala de aula. (01/03 a 07/04)

 

 

 

 

 

 

 

·         O que é Educação Física?

 

·         O que é Fair Play?

 

 

Esporte de Invasão ou Territorial

(FUTEBOL)

 

·         Fundamentos técnicos

 

 


Saúde

Cidadania e Civismo

Ciência e Tecnologia

Projeto de Vida

Meio Ambiente

Economia

 

 

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

(10/04 a 26/05)

 

 

Saúde, Lazer e estilo de vida:

·         Antropometria

·         Leis da alimentação

·         Pirâmide alimentar

·         Alimentos industrializados

 

 

 

 


Saúde

Cidadania e Civismo

Ciência e Tecnologia

Projeto de Vida

Meio Ambiente

Economia

 

HABILIDADES

(EF67EF03) Experimentar e fruir esportes de marca, precisão, invasão e técnico- combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

(EF67EF04) Praticar um ou mais esportes de marca, precisão, invasão e técnico- combinatórios oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras.

(EF67EF05) Planejar e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.

(EF67EF06) Analisar as transformações na organização e na prática dos esportes em suas diferentes manifestações (profissional e comunitário/lazer).

(EF67EF07) Propor e produzir alternativas para experimentação dos esportes não disponíveis e/ou acessíveis na comunidade e das demais práticas corporais tematizadas na escola.

(EF07EF08IT) Conhecer os fundamentos técnicos do esporte de invasão futebol.

(EF67EF32BA) Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio que viabilizem a participação de todos nas práticas corporais/atividades físicas, com o objetivo de promover a saúde e o lazer ativo.

 

(EF07EF17IT) Entender o conceito, objetivo das medidas corporais altura e peso, aplicando os seus os resultados ao IMC.

 

(EF67EF33BA) Compreender os diversos paradigmas contemporâneos do ser humano e sua corporeidade, a partir das discussões sobre as questões da saúde, do lazer ativo e atividade física, oportunizando a formação de hábitos e estilos de vida saudáveis.

 

(EF07EF18IT) Associar a manutenção da saúde com o consumo equilibrado de uma alimentação saudável adquirindo hábitos da prática de atividades físicas.

(EF07EF19IT) Estabelecer a importância da Pirâmide Alimentar fazendo relação aos alimentos industrializados.

II TRIMESTRE

UNIDADES TEMÁTICAS: Práticas corporais, Esportes, Ginástica.

 

TEMAS INTER CURRICULARES

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

 

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

 (29/05 a 10/06)

 

 

 

 

 

Práticas corporais de aventura (CARRINHO DE ROLIMÃ)

 

·         História/Origem

·         Principais partes

·         Benefícios para a saúde

·         Equipamentos de segurança e riscos

 

 

 

Meio ambiente

Economia

Saúde

Ciência e tecnologia

 

 

Consumidor consciente empreendedor eficiente.

(12/06 a 04/08)

 

 

Esporte de Invasão ou Territorial

(FUTSAL)

·         Fundamentos técnicos

 

Esportes Técnicos Combinatórios

(GINÁSTICA RÍTMICA)

 

·         Aparelhos (fita, arco, bola, maça, materiais alternativos)

·         As competições e categorias

·         Coreografia

 

 

 

 

Ginástica de Condicionamento Físico:

(GINÁSTICA LABORAL)

 

·         Benefícios e resultados

 

 

 

 

 

Saúde

Ciência e tecnologia

Multiculturalismo

 

 

 

 

 

Leitura, escrita em movimento
(07/08 a 01/09)

 

 

                                    

 

Esporte de precisão (SINUCA)

 

Esporte de marca (ATLETISMO)

·         Arremesso e Lançamentos

Saúde

Ciência e Tecnologia Meio Ambiente) Saúde Cidadania e Civismo Economia

HABILIDADES

 

(EF67EF18) Experimentar e fruir diferentes práticas corporais de aventura urbanas, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais.

 

(EF67EF19) Identificar os riscos durante a realização de práticas corporais de aventura urbanas e planejar estratégias para sua superação.

 

(EF67EF20) Executar práticas corporais de aventura urbanas, respeitando o patrimônio público e utilizando alternativas para a prática segura em diversos espaços.

 

(EF67EF21) Identificar a origem das práticas corporais de aventura e as possibilidades de recriá-las, reconhecendo as características (instrumentos, equipamentos de segurança, indumentária, organização) e seus tipos de práticas.

 

(EF07EF16IT) Pesquisar sobre a prática do carrinho de rolimã na cultura antiga de Itamaraju-BA.

(EF07EF07IT) Diferenciar os fundamentos técnicos do esporte de invasão futsal.

(EF07EF09IT) Analisar o significado e a importância dos hinos do Brasil e de Itamaraju para os atletas e as torcidas, bem como vivenciar a sua prática no ambiente escolar e em outros contextos.

(EF07EF10IT) Conhecer os fatos históricos em relação aos desportistas praticantes dos esportes de invasão (futsal e futebol) em Itamaraju-BA.

(EF67EF03) Experimentar e fruir esportes de marca, precisão, invasão e técnico- combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

 

(EF67EF04) Praticar um ou mais esportes de marca, precisão, invasão e técnico- combinatórios oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras.

 

(EF07EF11IT) Identificar os aparelhos que são utilizados  na ginástica rítmica, adaptando os mesmos para utilizar em coreografias.

(EF67EF08) Experimentar e fruir exercícios físicos que solicitem diferentes capacidades físicas, identificando seus tipos (força, velocidade, resistência, flexibilidade) e as sensações corporais provocadas pela sua prática.

 

(EF67EF09)   Construir,   coletivamente, procedimentos e normas de convívio que viabilizem a participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde.

 

(EF67EF10) Diferenciar exercício físico de atividade física e propor alternativas para a prática de exercícios físicos dentro e fora do ambiente escolar.

 

(EF07EF12IT) Entender a classificação da ginástica laboral, experimentando os tipos de ginástica que possibilitem uma reflexão sobre a promoção da saúde no ambiente de trabalho.

 

(EF07EF06IT) Discutir a história sinuca, construindo estratégias de criação ou adaptação de materiais para confecção, experimentando e respeitando as regras e pontuação desse esporte de precisão.

 

(EF67EF03) Experimentar e fruir esportes de marca, precisão, invasão e técnico- combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

 

(EF07EF04IT) Conhecer as modalidades arremesso e lançamentos do esporte de marca atletismo.

III TRIMESTRE

UNIDADES TEMÁTICAS: Lutas, Danças.

 

TEMAS INTER CURRICULARES

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

 

Leitura, escrita em movimento.
(04/09 a 30/09)

 

(SISTEMA ESQUELÉTICO)

 

·         Classificação/principais ossos

·         Fraturas ósseas no atletismo

 

 

Saúde

Ciência e tecnologia

 

Territorialidade, identidade ética e multiculturalismo no Bicentenário da Independência da Bahia.

 

(02/10 a 24/11)

Lutas do Brasil (CAPOEIRA)

·         Instrumentos e músicas na capoeira

·         Principais personagens da capoeira

·         Diferentes benefícios relacionais

·         Locais na comunidade de Itamaraju onde são praticadas a capoeira

 

Danças urbanas (RAP)

·         História/Origem

·         Elementos constitutivos: forma, espaço e tempo.

Saúde

Cidadania e Civismo

Ciência e Tecnologia

Multiculturalismo

 

 

HABILIDADES

 

(EF07EF05IT) Compreender a classificação e os principais ossos do sistema esquelético conhecendo as fraturas ósseas decorrentes no esporte atletismo.

 

(EF07EF05IT) Compreender a classificação e os principais ossos do sistema esquelético conhecendo as fraturas ósseas decorrentes no esporte atletismo.

 

(EF67EF27BA) Experimentar e fruir as musicalidades, os movimentos básicos da capoeira, dos instrumentos e dos cânticos.

 

(EF07EF14IT) Perceber a relação dos instrumentos, músicas e expressões corporais desenvolvidas através da capoeira.

 

(EF07EF15IT) Analisar os diferentes benefícios relacionais e sociais da prática da capoeira identificando locais na comunidade de Itamaraju-BA onde são praticadas a capoeira.

 

(EF67EF13) Diferenciar      as         danças urbanas das demais manifestações da dança, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais.

 

(EF07EF13IT) Aprender a origem do Rap experimentando e recriando essa dança urbana.

 

 

 

FAIR PLAY E ÉTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

·         Trabalhar os valores através do fair play no esporte e na vida;

·         Refletir sobre as atitudes que possam ser aplicadas para que tenhamos o jogo limpo nos espaços.

 

OBSERVAÇÕES: As habilidades a serem desenvolvidas aparecem por ordem de objetos de conhecimentos trabalhados.

 

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