PLANEJAMENTO
ANUAL
7º
ANO-2023
PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 2023 |
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ESCOLA: |
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PROFESSOR
(A):
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ANO:
7º ANO |
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OBJETIVO DA ÁREA: A Educação Física, enquanto componente
curricular contribui para a formação dos alunos por meio da apreensão dos
conhecimentos específicos que favorecem a aquisição de competências motoras,
a ampliação do repertório de movimentos e o hábito da prática regular de
atividades físicas, integrados a conhecimentos gerais contextualizados às
temáticas sobre atualidades sociais, políticas, econômicas, tecnológicas e
ambientais. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS DA
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
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1. Valorizar e utilizar os conhecimentos
historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital
para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e
recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a
reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar
causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar
soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes
áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas
manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também
participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal
(oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e
digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e
científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e
sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao
entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar tecnologias
digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa,
reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para
se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos,
resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e
coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e
vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe
possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer
escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com
liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e
informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de
vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional
e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos
outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua
saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para
lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a
resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o
respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da
diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades,
culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DA ÁREA DE
LINGUAGENS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
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1. Compreender as linguagens como construção
humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e
valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de
subjetividades e identidades sociais e culturais. 2. Conhecer e explorar
diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em
diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas
possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção
de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. 3. Utilizar diferentes
linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita),
corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar
informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e
produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à
cooperação. 4. Utilizar diferentes
linguagens para defender pontos de vista que respeitem o outro e promovam os
direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em
âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente a questões do
mundo contemporâneo. 5. Desenvolver o senso
estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações
artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas
pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de
práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção
artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e
culturas. 6. Compreender e utilizar
tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias,
produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e
coletivos. |
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COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
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Considerando
esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC e as competências
específicas da área de Linguagens, o componente curricular de Educação Física
deve garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas relacionadas a seguir: 1.Compreender a origem da cultura corporal
de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual. 2.Planejar e empregar estratégias para
resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas
corporais, além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural
nesse campo. 3.Refletir, criticamente, sobre as relações
entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença,
inclusive no contexto das atividades laborais. 4.Identificar a multiplicidade de padrões de
desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os
modelos disseminados na mídia e discutir posturas consumistas e
preconceituosas. 5.Identificar as formas de produção dos
preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos
discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes. 6.Interpretar e recriar os valores, os
sentidos e os significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem
como aos sujeitos que delas participam. 7.Reconhecer as práticas corporais como
elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos. 8.Usufruir das práticas corporais de forma
autônoma para potencializar o envolvimento em contextos de lazer, ampliar as
redes de sociabilidade e a promoção da saúde. 9.Reconhecer o acesso às práticas corporais
como direito do cidadão, propondo e produzindo alternativas para sua
realização no contexto comunitário. 10.Experimentar, desfrutar, apreciar e criar
diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e
práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o
protagonismo.
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Fica estabelecido que os
educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de desenvolver os cinco
grandes domínios que são entendidos como
cinco macro competências, e em cada um deles localizam-se diversas
competências mais específicas, fortemente relacionadas entre si. Autogestão: determinação, organização, foco, persistência e
responsabilidade. Engajamento com os outros: iniciativa social,
assertividade, entusiasmo. Amabilidade: empatia, respeito e confiança. Resiliência Emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a
frustração. Abertura ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa,
interesse artístico. |
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TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
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Na educação, os temas
integradores são fundamentais para o trabalho pedagógico interdisciplinar e
contextualizado, são propostas que dizem respeito a questões que atravessam
as experiências de vida e interferem na construção da identidade do indivíduo
envolvendo teoria e prática. São temas que perpassam às experiências dos
sujeitos, envolvendo o ambiente, a ética e a criticidade sobre o mundo em sua
volta. Dessa forma na BNCC, os Temas
Contemporâneos Transversais foram ampliados para quinze e distribuídos em
seis macroáreas deixando de serem recomendações facultativas, tornando-se
essenciais e obrigatórias conforme as Resoluções CNE/CEB Nº 7/2010 E Nº
12/2012. São elas: Meio Ambiente (Educação Ambiental, Educação para o
consumo), Economia (Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal) Saúde
(Saúde, Educação alimentar e Nutricional) Cidadania e Civismo (Vida Familiar e social, Educação para
o Trânsito, Educação em Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de
envelhecimento, Respeito e Valorização do Idoso) Multicuturalismo
(Diversidade cultural, Educação para valorização do multicuturalismo nas
matrizes históricas e culturais brasileiras), Ciências e Tecnologia) |
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METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
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Os conteúdos selecionados, organizados e
sistematizados devem promover uma concepção científica de mundo, a formação
de interesses e a manifestação de possibilidades e aptidões para conhecer a
natureza e a sociedade. Partimos do pressuposto de que não existem
fórmula mágica ou receitas prontas de como ensinar, porque o ensino, como um
processo de construção coletiva, é mediado pela relação
professor/aluno/conhecimento. Nesse sentido, há de se considerar, no
cotidiano de nossas aulas, a possibilidade de alterar o planejamento previsto
por meio de intervenções criativas e inovadoras que facilitem a aprendizagem
dos alunos de maneira prazerosa e significativa. O compromisso da área da Educação Física com
a formação cidadã demanda que o processo ensino-aprendizagem seja orientado,
sobretudo, pelos seguintes princípios metodológicos: • Reconhecimento
e valorização das experiências e conhecimentos prévios dos alunos – Esse
princípio, fundamentado no reconhecimento do aluno como sujeito do processo
educativo, é essencial não só para conhecer melhor suas necessidades e os
interesses e ampliar as possibilidades de construção de novas aprendizagens,
como também para motivar o seu efetivo envolvimento e participação nas aulas.
• Consideração
da diversidade cultural como ponto de partida da educação inclusiva – O
reconhecimento da diversidade, além de ser a essência dos princípios da
democracia e da estética, é também uma das diretrizes da educação nacional.
No contexto do ensino da Educação Física, esse princípio desafia-nos a
desenvolver uma prática pedagógica não discriminatória entre meninos e
meninas, independentemente da classe social, do grupo étnico e do credo religioso
a que pertencem ou do nível de aptidão física ou mental que possuem. • Integração
teoria-prática – É importante ressaltar que os conhecimentos, no ensino
da Educação Física demanda a criação de estratégias metodológicas que
estimulem o aluno a apreender o conhecimento pelo processo de
ação-reflexão-ação. Para tanto, faz-se necessário problematizar a vivência
corporal dos alunos nas brincadeiras, nos jogos, nas danças, nas ginásticas,
nos esportes, enfim, em todas as suas manifestações corporais, imprimindo-lhes
sentidos e significados educativos. Assim, as práticas corporais deixam de
ser vistas como um “fazer pelo fazer”, ou seja, como uma atividade desprovida
de significado e intencionalidade educativa, e passam a ser percebidas como
conhecimentos importantes e necessários à formação humana do educando,
principalmente para a vivência plena de sua corporeidade. • Interdisciplinaridade
– No contexto do processo educativo, esse princípio instiga-nos a repensar e
re-significar nossa prática pedagógica e desafia-nos a superar a
desarticulação entre os diferentes componentes curriculares e entre esses
saberes e a vida cotidiana dos alunos.
Esse enfoque de ensino nos desafia não só a
articular as disciplinas entre si, mas também a relacioná-las com o cotidiano
da vida dos alunos. Essa é uma forma que temos, como professores, de tornar o
ensino significativo e prazeroso. O
trabalho por projetos é alternativa capaz de viabilizar ações coletivas e a
interdisciplinaridade no interior da escola. • Articulação
coerente entre objetos de conhecimento, métodos e recursos didáticos – É
imprescindível garantir a articulação entre objetos de conhecimento e métodos
de ensino, na opção didática que se fizer para que o ensino alcance as
habilidades e os objetivos propostos. Assim, os professores poderão utilizar,
dentre outros, os seguintes recursos didáticos e estratégias de ensino: -Análise e criação de imagens e sons
(filmes, vídeos, fotografias, desenhos, pinturas, propagandas, músicas,
charges, tirinhas, murais, documentários); de objetos (troféus, medalhas,
certificados, diplomas, maquetes, cenários,); de textos (livros, mapas
conceituais, contos, crônicas, jornais, revistas, poesias, histórias,
paródias), dentre outros; -Pesquisa, trabalho, relatórios, entrevista,
júri simulado, seminário, palestra; oficina, campeonatos, torneios, desafios,
excursões, debate, feiras e eventos artísticos e culturais, dentre outros.
AVALIAÇÃO |
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O processo de avaliação se dará através conceitos de
acordo a Resolução CMEI Nº 001/2022, aprovada pelo Conselho Municipal de
Educação em 19/05/2022, disposto no capítulo VI sobre o Ensino Fundamental
Anos Iniciais e Anos Finais.
Art. 35-Usar-se-à no Ensino Fundamental anos iniciais e
finais, conceitos como instrumento de registro, com o intuito de informar os
resultados obtidos no processo de ensino aprendizagem.
I-Constituição dos seguintes conceitos para fins de atividades
avaliativas:
S-SATISFATÓRIO: O aluno alcançou os objetivos determinados pelo
componente curricular, em relação às atividades avaliativas, assim como
inerentes aos blocos/anos que está inserido.
PS-PARTICALMENTE
SATISFATÓRIO: O aluno alcançou em nível médio em relação
aos objetivos determinados para o componente curricular, inerentes aos
blocos/anos que está inserido, assim como, em relação à atividade avaliativa
desenvolvida, porém precisa aperfeiçoar o seu resultado.
NS-NÃO SATISFATÓRIO: Aplicar-se-á quando o aluno não alcançou resultados
satisfatórios em relação aos objetivos propostos pelo professor em
determinadas atividades avaliativas dos componentes curriculares, assim como,
inerentes aos blocos/anos que está inserido.
Art. 36- Nos anos finais do Ensino
Fundamental será promovido para o ano seguinte o aluno que até o terceiro trimestre
atingir os conceitos PS e S. Caso não atingir esses dois conceitos será submetido
à recuperação final.
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I TRIMESTRE |
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UNIDADES
TEMÁTICAS: Esporte,
Saúde, Lazer e estilo de vida. |
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TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Valores em pauta: Aprendizagem
significativas e inovadoras em sala de aula. (01/03 a 07/04)
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·
O que é Educação Física?
·
O que é Fair Play?
Esporte de
Invasão ou Territorial (FUTEBOL)
·
Fundamentos técnicos
|
Cidadania e Civismo Ciência e Tecnologia Projeto de Vida Meio Ambiente Economia
|
Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (10/04
a 26/05)
|
Saúde,
Lazer e estilo de vida: ·
Antropometria ·
Leis da alimentação ·
Pirâmide alimentar ·
Alimentos industrializados
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Cidadania e Civismo Ciência e Tecnologia Projeto de Vida Meio Ambiente Economia
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HABILIDADES |
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(EF67EF03) Experimentar e fruir
esportes de marca, precisão, invasão e técnico- combinatórios, valorizando o
trabalho coletivo e o protagonismo. (EF67EF04) Praticar um ou mais esportes
de marca, precisão, invasão e técnico- combinatórios oferecidos pela escola,
usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras. (EF67EF05) Planejar e utilizar
estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos
esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios como nas
modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica. (EF67EF06) Analisar as transformações na
organização e na prática dos esportes em suas diferentes manifestações
(profissional e comunitário/lazer). (EF67EF07) Propor e produzir
alternativas para experimentação dos esportes não disponíveis e/ou acessíveis
na comunidade e das demais práticas corporais tematizadas na escola. (EF07EF08IT) Conhecer
os fundamentos técnicos do esporte de invasão futebol. (EF67EF32BA) Construir,
coletivamente, procedimentos e normas de convívio que viabilizem a
participação de todos nas práticas corporais/atividades físicas, com o
objetivo de promover a saúde e o lazer ativo.
(EF07EF17IT) Entender o
conceito, objetivo das medidas corporais altura e peso, aplicando os seus os
resultados ao IMC.
(EF67EF33BA) Compreender os
diversos paradigmas contemporâneos do ser humano e sua corporeidade, a partir
das discussões sobre as questões da saúde, do lazer ativo e atividade física,
oportunizando a formação de hábitos e estilos de vida saudáveis.
(EF07EF18IT) Associar
a manutenção da saúde com o consumo equilibrado de uma alimentação saudável adquirindo hábitos da prática de
atividades físicas. (EF07EF19IT) Estabelecer
a importância da Pirâmide Alimentar fazendo relação aos alimentos industrializados. |
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II TRIMESTRE |
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UNIDADES
TEMÁTICAS: Práticas
corporais, Esportes, Ginástica. |
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TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Sustentabilidade no seu sentido mais significativo:
“Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (29/05 a 10/06)
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Práticas
corporais de aventura (CARRINHO DE ROLIMÃ)
·
História/Origem ·
Principais partes ·
Benefícios para a saúde ·
Equipamentos de segurança e riscos
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Meio ambiente Economia Saúde Ciência e tecnologia |
Consumidor
consciente empreendedor eficiente. (12/06
a 04/08)
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Esporte de
Invasão ou Territorial (FUTSAL) ·
Fundamentos técnicos
Esportes
Técnicos Combinatórios (GINÁSTICA
RÍTMICA)
·
Aparelhos (fita, arco, bola, maça, materiais
alternativos) ·
As competições e categorias ·
Coreografia
Ginástica de
Condicionamento Físico: (GINÁSTICA
LABORAL)
·
Benefícios e resultados
|
Saúde Ciência e tecnologia Multiculturalismo
|
Leitura,
escrita em movimento
|
Esporte de
precisão (SINUCA)
Esporte de marca
(ATLETISMO) ·
Arremesso e Lançamentos |
Saúde Ciência e Tecnologia Meio Ambiente) Saúde Cidadania e Civismo
Economia |
HABILIDADES |
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(EF67EF18) Experimentar e
fruir diferentes práticas corporais de aventura urbanas, valorizando a
própria segurança e integridade física, bem como as dos demais.
(EF67EF19) Identificar os
riscos durante a realização de
práticas corporais de aventura
urbanas e planejar estratégias para sua superação.
(EF67EF20) Executar
práticas corporais de aventura urbanas, respeitando o patrimônio público e
utilizando alternativas para a
prática segura em diversos espaços.
(EF67EF21)
Identificar
a origem das práticas corporais de aventura e as possibilidades de recriá-las, reconhecendo as características
(instrumentos, equipamentos de segurança, indumentária, organização) e seus
tipos de práticas.
(EF07EF16IT) Pesquisar
sobre a prática do carrinho de rolimã na cultura antiga de Itamaraju-BA. (EF07EF07IT) Diferenciar
os fundamentos técnicos do
esporte de invasão futsal. (EF07EF09IT) Analisar
o significado e a importância dos hinos do Brasil e de Itamaraju para os
atletas e as torcidas, bem como vivenciar a sua prática no ambiente escolar e
em outros contextos. (EF07EF10IT) Conhecer
os fatos
históricos em relação aos desportistas praticantes dos esportes de invasão (futsal e futebol) em Itamaraju-BA. (EF67EF03) Experimentar e
fruir esportes de marca, precisão, invasão e técnico- combinatórios,
valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
(EF67EF04) Praticar um ou
mais esportes de marca, precisão, invasão e técnico- combinatórios oferecidos
pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras.
(EF07EF11IT) Identificar os
aparelhos que são utilizados na ginástica rítmica, adaptando os mesmos
para utilizar em coreografias. (EF67EF08) Experimentar e
fruir exercícios físicos que solicitem diferentes capacidades físicas,
identificando seus tipos (força, velocidade, resistência, flexibilidade) e as
sensações corporais provocadas pela sua prática.
(EF67EF09) Construir, coletivamente, procedimentos
e normas de convívio que viabilizem a participação de todos na prática de
exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde.
(EF67EF10)
Diferenciar
exercício físico de atividade
física e propor alternativas para a prática de exercícios físicos dentro e fora do ambiente escolar.
(EF07EF12IT) Entender a
classificação da ginástica
laboral, experimentando os tipos de ginástica que possibilitem uma reflexão
sobre a promoção da saúde no ambiente de trabalho.
(EF07EF06IT) Discutir a
história sinuca, construindo estratégias de criação ou adaptação de materiais
para confecção, experimentando e respeitando as regras e pontuação desse esporte de
precisão.
(EF67EF03) Experimentar e
fruir esportes de marca, precisão, invasão e técnico- combinatórios,
valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
(EF07EF04IT) Conhecer as
modalidades arremesso e lançamentos do esporte de marca atletismo. |
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III TRIMESTRE |
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UNIDADES TEMÁTICAS: Lutas,
Danças. |
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TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Leitura, escrita
em movimento. |
(SISTEMA
ESQUELÉTICO)
·
Classificação/principais ossos ·
Fraturas ósseas no atletismo
|
Saúde Ciência e tecnologia
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Territorialidade,
identidade ética e multiculturalismo no Bicentenário da Independência da
Bahia.
(02/10 a 24/11) |
Lutas do Brasil
(CAPOEIRA) ·
Instrumentos e músicas na capoeira ·
Principais personagens da capoeira ·
Diferentes benefícios relacionais ·
Locais na comunidade de Itamaraju onde são praticadas a capoeira
Danças urbanas (RAP) ·
História/Origem ·
Elementos constitutivos: forma, espaço e tempo. |
Saúde Cidadania e Civismo Ciência e Tecnologia Multiculturalismo
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HABILIDADES |
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(EF07EF05IT) Compreender a
classificação e os principais ossos do sistema esquelético conhecendo as
fraturas ósseas decorrentes no esporte atletismo.
(EF07EF05IT) Compreender a
classificação e os principais ossos do sistema esquelético conhecendo as
fraturas ósseas decorrentes no esporte atletismo.
(EF67EF27BA) Experimentar e
fruir as musicalidades, os movimentos básicos da capoeira, dos instrumentos e dos cânticos.
(EF07EF14IT) Perceber a
relação dos instrumentos, músicas e expressões corporais desenvolvidas
através da capoeira.
(EF07EF15IT) Analisar os
diferentes benefícios relacionais e sociais da prática da capoeira
identificando locais na comunidade de Itamaraju-BA onde são praticadas a
capoeira.
(EF67EF13) Diferenciar as danças urbanas das demais manifestações
da dança, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a
eles por diferentes grupos sociais.
(EF07EF13IT) Aprender a
origem do Rap experimentando e recriando essa dança urbana.
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FAIR PLAY E ÉTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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·
Trabalhar os valores através do fair play no esporte e na vida;
·
Refletir sobre as atitudes que possam ser aplicadas para que tenhamos
o jogo limpo nos espaços.
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OBSERVAÇÕES: As habilidades a serem desenvolvidas
aparecem por ordem de objetos de conhecimentos trabalhados. |
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