Tema
intercurricular: Pluralismo Cultural e
Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e
culturais. Tema integrador: Educação para
a Diversidade em Direitos Humanos |
Unidade
Temática:
Grandezas e medidas |
Objetos de
Conhecimento: ÁREA DE FIGURAS PLANAS: triângulo e
círculo |
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Ano:8º Período: 22/11 a 03/12/2021
Nº.
de Aulas: 10 |
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HABILIDADE |
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(EF08MA19) Resolver e elaborar problemas que
envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de
cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como
determinar medida de terrenos. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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2. Desenvolver o
raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir
argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para
compreender e atuar no mundo. 3. Compreender
as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da
Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de
outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade
de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima
e a perseverança na busca de soluções. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS |
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1. Valorizar e
utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática
e inclusiva. 5. Compreender,
utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma
crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais
(incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações,
produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria
na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências
culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem
entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas
ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. 10. Agir pessoal
e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos,
inclusivos, sustentáveis e solidários. |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade;
Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana: 22 a 26/12/2021 1ª e 2ª aulas: Área
do triângulo 1º momento ● Corrigir a atividades 3 (anexo)
da aula anterior. 2º momento ● Apresentar passo a passo a forma de obter
a fórmula para calcular a área de um triângulo correspondente à metade da
área do paralelogramo. ● Área do Triângulo A área do
triângulo é
o produto da base (b) pela altura (h), dividido por dois. A
fórmula é a seguinte: Onde:
● Apresentar passo a passo a fórmula de
Herão, calculando a área de um triângulo em função das medidas dos
seus três lados. A fórmula de Herão de Alexandria é muito
útil nos casos em que não sabemos a altura do triângulo, mas temos a medida
dos lados. ... ● Apresentar outros exemplos envolvendo
ambas fórmulas ● Orientar para fazer as questões 1,2,3 4, 5
e 6 das páginas 175 e 176 3ª e 4ª aulas: Área do triângulo e
área de um polígono regular 1º momento ● Corrigir as questões 1,2,3 4, 5 e 6 das
páginas 175 e 176 2º momento ● Demonstrar como calcular a área de
polígono regular de acordo as orientações da página 174. ● Orientar para fazer as questões 7 e 8 da
página 176. Segunda semana: 29/11 a 03/12/2021 5ª aula: 1º momento ● Corrigir a as questões 7 e 8 da página
176. 2º momento ● Solicitar que vejam o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=XpymMW7OHEk e https://www.youtube.com/watch?v=GdwE2JZBUxk e https://www.youtube.com/watch?v=2V3WkcbOCAU 6ª e 7ª aulas: Área do triângulo,
área de um polígono regular e a Matemática no continente africano. 1º momento ● Se possível apresentar os vídeos citados na aula
anterior ● Fazer questionamentos sobre o vídeo: - Por qual razão os africanos foram considerados
seres selvagens? - Qual é o país da África que é considerado o
provável local do desenvolvimento do Sistema decimal? - Quais eram a s utilidades do “Osso de Lebombo”? - Por que tem esse nome? - Onde contém registro mais antigo da aplicação da
Álgebra, da Geometria? - Quantos desafios matemáticos tem o Papiro de
Moscou? - Como é chamado a técnica de desenvolver símbolos
matemáticos na areia, usando os dedos? - Onde a cultura Geometria Sona foi desenvolvida? - Em que a escrita Geometria Sona era utilizada? - Onde fica e quando foi fundada a universidade AL
QUARAOIYINE? ● Relembrar o sistema de numeração egípcia 2º momento ● Enfatizar sobre as contribuições africanas na Matemática ● Orientar
para pesquisar outras contribuições da cultura africana para nossa cultura,
(sugestão: uma contribuição por duplas – exemplos: dança, comida, costume,
outros) e apresentar oralmente ou em vídeo na próxima aula (pode ser avaliada como uma nota da IV unidade). 8ª e 9ª aulas: Área do círculo 1º momento ● Apresentação das contribuições africanas ● Fazer comentários sobre as apresentações e
avaliar cada apresentação. 2º momento ● Apresentar um objeto em forma de círculo.
Em seguida apresentar a definição do círculo, destacando o raio e o diâmetro. O círculo é uma figura plana com forma
circular, com raio do centro a borda do círculo. O círculo tem diâmetro igual
a duas vezes o tamanho do raio. ● Com uma fita métrica, medir o perímetro e
o diâmetro do círculo e determinar o valor de pi, calculando: ● Enfatizar que a medida de Apresentar o vídeo, se achar necessário https://www.youtube.com/watch?v=LIl_0BpNAcA ● Com as medidas do raio do círculo
apresentado, calcular área do mesmo. A área do círculo é equivalente a calcular
a área de uma circunferência. É calculada realizando o produto do raio ao
quadrado pelo número pi. É dada
pela seguinte fórmula: Área do círculo = ● Apresentar como calcular a área de um
setor circular seguindo as orientações da página 179. ● Mostrar outros exemplos de ambos casos:
área do círculo e área de um setor circular. ● Orientar para fazer as atividades das
páginas 179 e 180 e a atividade 01 (anexo). |
RECURSOS:(X ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; (X)
Vídeo; (X
) Computador; ( ) Jogos;
(X) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( x)
Outros: celular, notebook;. |
AVALIAÇÃO:( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: 173 a 180 ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( )
Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros: |
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Professor:
_____________________________ Escola:
___________________________________________
Referências
https://pt.wikipedia.org/wiki/Teorema_de_Her%C3%A3o
ANEXOS
ATIVIDADE
01
Atividades
sobre áreas de figuras planas
1. Determine a área das seguintes figuras (em cm):
2. Temos um triângulo equilátero de lado 6cm. Qual é o perímetro e qual
é a área deste triângulo?
3. Um trapézio tem a base menor igual a 2, a base maior igual a 3 e a
altura igual a 10. Qual a área deste trapézio?
4. Sabendo que a área de um quadrado é 36cm², qual é seu perímetro?
5. Calcule a área e o perímetro (em metros) dos retângulos descritos:
a) a = 25 e b = 12 b)
a = 14 e b = 10
6. Calcule as áreas das figuras abaixo:
a) Triângulo de
base 5 cm e altura de 12 cm.
b) Retângulo de
base 15 cm e altura de 10 cm.
c) Quadrado com
lado de 19 cm.
d) Círculo com
diâmetro de 14 cm.
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