7º ano - XV Sequência didática

 

XIV SEQUÊNCIA DIDÁTICA – MATEMÁTICA

 

Tema intercurricular: Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais.

Tema integrador: Educação para a Diversidade em Direitos Humanos

 

Unidade Temática: Grandezas e medidas

Objetos de Conhecimento: ÁREA DE FIGURAS PLANAS: triângulo e círculo

Ano:8º                               Período: 22/11 a 03/12/2021                                    Nº. de Aulas: 10

   HABILIDADE

(EF08MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

 

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana: 22 a 26/12/2021

 

1ª e 2ª aulas: Área do triângulo

 

1º momento

Corrigir a atividades 3 (anexo) da aula anterior.

 

 

2º momento

● Apresentar passo a passo a forma de obter a fórmula para calcular a área de um triângulo correspondente à metade da área do paralelogramo.

Área do Triângulo

área do triângulo é o produto da base (b) pela altura (h), dividido por dois. A fórmula é a seguinte:

Área do triângulo, áreas de figuras planas

Onde:

  • A: é a área;
  • b: á a medida da base;
  • h: é a medida da altura.
  •  

Apresentar passo a passo a fórmula de Herão, calculando a área de um triângulo em função das medidas dos seus três lados. A fórmula de Herão de Alexandria é muito útil nos casos em que não sabemos a altura do triângulo, mas temos a medida dos lados. ...

● Apresentar outros exemplos envolvendo ambas fórmulas

● Orientar para fazer as questões 1,2,3 4, 5 e 6 das páginas 175 e 176

 

3ª e 4ª aulas: Área do triângulo e área de um polígono regular

1º momento

● Corrigir as questões 1,2,3 4, 5 e 6 das páginas 175 e 176

 

2º momento

● Demonstrar como calcular a área de polígono regular de acordo as orientações da página 174.

● Orientar para fazer as questões 7 e 8 da página 176.

 

 

Segunda semana: 29/11 a 03/12/2021

 

5ª aula:

 

1º momento

● Corrigir a as questões 7 e 8 da página 176.

 

2º momento

● Solicitar que vejam o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=XpymMW7OHEk e https://www.youtube.com/watch?v=GdwE2JZBUxk e https://www.youtube.com/watch?v=2V3WkcbOCAU

 

6ª e 7ª aulas: Área do triângulo, área de um polígono regular e a Matemática no continente africano.

 

1º momento

● Se possível apresentar os vídeos citados na aula anterior

Fazer questionamentos sobre o vídeo:

- Por qual razão os africanos foram considerados seres selvagens?

- Qual é o país da África que é considerado o provável local do desenvolvimento do Sistema decimal?

- Quais eram a s utilidades do “Osso de Lebombo”?

- Por que tem esse nome?

- Onde contém registro mais antigo da aplicação da Álgebra, da Geometria?

- Quantos desafios matemáticos tem o Papiro de Moscou?

- Como é chamado a técnica de desenvolver símbolos matemáticos na areia, usando os dedos?

- Onde a cultura Geometria Sona foi desenvolvida?

- Em que a escrita Geometria Sona era utilizada?

- Onde fica e quando foi fundada a universidade AL QUARAOIYINE?

Relembrar o sistema de numeração egípcia

 

 

2º momento

Enfatizar sobre as contribuições africanas na Matemática

Orientar para pesquisar outras contribuições da cultura africana para nossa cultura, (sugestão: uma contribuição por duplas – exemplos: dança, comida, costume, outros) e apresentar oralmente ou em vídeo na próxima aula (pode ser avaliada como uma nota da IV unidade).

 

8ª e 9ª aulas: Área do círculo

 

 1º momento

 

● Apresentação das contribuições africanas

● Fazer comentários sobre as apresentações e avaliar cada apresentação.

 

 

2º momento

 

● Apresentar um objeto em forma de círculo. Em seguida apresentar a definição do círculo, destacando o raio e o diâmetro.

O círculo é uma figura plana com forma circular, com raio do centro a borda do círculo. O círculo tem diâmetro igual a duas vezes o tamanho do raio.

● Com uma fita métrica, medir o perímetro e o diâmetro do círculo e determinar o valor de pi, calculando:

● Enfatizar que a medida de  é definida mundialmente como 3, 1415926...

 = 3, 1415926...

Apresentar o vídeo, se achar necessário https://www.youtube.com/watch?v=LIl_0BpNAcA

 

● Com as medidas do raio do círculo apresentado, calcular área do mesmo.

A área do círculo é equivalente a calcular a área de uma circunferência. É calculada realizando o produto do raio ao quadrado pelo número pi. É dada pela seguinte fórmula:

Área do círculo =  =

 

● Apresentar como calcular a área de um setor circular seguindo as orientações da página 179.

● Mostrar outros exemplos de ambos casos: área do círculo e área de um setor circular.

● Orientar para fazer as atividades das páginas 179 e 180 e a atividade 01 (anexo).

 

RECURSOS:(X ) Livro didático;  ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x) Outros: celular, notebook;.

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: 173 a 180

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:

 

Professor: _____________________________ Escola: ___________________________________________

Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/Teorema_de_Her%C3%A3o

 

 

ANEXOS

 

ATIVIDADE 01

 

Atividades sobre áreas de figuras planas

1. Determine a área das seguintes figuras (em cm):

exercicio_geometria.GIF (2258 bytes)        exercicio_geometria1.GIF (2219 bytes)         exercicio_geometria2.GIF (1930 bytes)        exercicio_geometria4.GIF (1801 bytes)

2. Temos um triângulo equilátero de lado 6cm. Qual é o perímetro e qual é a área deste triângulo?

3. Um trapézio tem a base menor igual a 2, a base maior igual a 3 e a altura igual a 10. Qual a área deste trapézio?

4. Sabendo que a área de um quadrado é 36cm², qual é seu perímetro?

5. Calcule a área e o perímetro (em metros) dos retângulos descritos:

a) a = 25 e b = 12                     b) a = 14 e b = 10

6. Calcule as áreas das figuras abaixo:

a) Triângulo de base 5 cm e altura de 12 cm.

b) Retângulo de base 15 cm e altura de 10 cm.

c) Quadrado com lado de 19 cm.

d) Círculo com diâmetro de 14 cm.

 

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