Tema
intercurricular: Pluralismo Cultural e
Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e
culturais. Tema integrador: Educação para
a Diversidade em Direitos Humanos |
Unidade Temática: Álgebra |
Objetos de
Conhecimento: Expressões algébricas |
|
Ano:7º Período: 22/11 a 03/12/2021 Nº. de Aulas:08 |
|
HABILIDADE |
|
(EF07MA13) Compreender a ideia
de variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre
duas grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
2. Desenvolver o
raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir
argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para
compreender e atuar no mundo. 3. Compreender as
relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática
(Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras
áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de
construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a
perseverança na busca de soluções. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
1. Valorizar e
utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática
e inclusiva. 5. Compreender,
utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma
crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais
(incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações,
produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria
na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências
culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem
entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas
ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. 10. Agir pessoal e
coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos,
inclusivos, sustentáveis e solidários. |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia; Autoestima;
Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia;
Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana: 22 a 26/12/2021 1ª e 2ª aulas: Expressões algébricas 1º momento ● Corrigir as questões da página 131 e a atividade
2 (anexo) 2º momento ● Seguir as orientações do livro didático, da
pág. 138 a 141. ● Orientar a responder as questões das
páginas 141 e 142. 3ª e 4ª aulas: Expressões
algébricas 1º momento ● Corrigir as questões das páginas 141 e
142. 2º momento ● Seguir as orientações do anexo 1 ● Orientar a responder a atividade 1 (ver anexo 2) Segunda semana: 29/11 a 03/12/2021 5ª e 6ª aulas: Expressões
algébricas e Diversidade
cultural 1º momento ● Corrigir a atividade 1. 2º momento ● Responder, coletivamente, o QUIZ (sobre
diversidade cultural) em: https://pt.quizur.com/trivia/diversidade-cultural-CRVO . O
ideal é que também haja debate. 7ª e 8ª aulas: Expressões algébricas 1º momento ● Desafiar os alunos. Quem acertar primeiro vai
pontuando. No final, ganha quem pontuar mais (ver
anexo 3). ● Orientar a responder a atividade 2 (ver anexo 4) 2º momento ● Corrigir a atividade 2. |
RECURSOS:(X ) Livro
didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X)
Vídeo; (X
) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x)
Outros: celular, notebook;. |
AVALIAÇÃO:( ) Prova;
( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: 110 a 123 (
) Seminários; ( ) Apresentação
oral; (X ) Observação do desempenho do aluno;
( ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Professor:
_____________________________________________________________________
Escola:
________________________________________________________________________
ANEXO 1
VALOR NUMÉRICO DE UMA EXPRESSÃO ALGÉBRICA
Fonte: https://sites.google.com/site/brincandocomosnumeros/valor-numerico-de-uma-expressao-algebrica
Observe os dois tipos de expressões matemáticas:
Expressões Numéricas - possuem apenas números
Expressões Algébricas – possuem números e letras ou apenas letras
Valor Numérico de uma expressão
Algébrica
Para obter o valor numérico de uma expressão algébrica você deve
proceder do seguinte modo:
1- Substituir as letras por números
reais dados.
2- Efetuar as operações indicadas,
devendo obedecer à seguinte ordem:
a) potenciação
b) divisão e multiplicação
c) adição e subtração
IMPORTANTE!
Convém utilizar
parênteses quando substituir números negativos.
Exemplo 1
Calcular o valor numérico de 2x + 3ª para x = 5 e a = - 4.
Solução:
Vamos trocar x por 5 e a por – 4.
Veja: 2x
+ 3a = 2 . 5 + 3 . (- 4)
= 10 + (- 12)
= 10 – 12
= - 2
Exemplo 2
Calcular valor numérico de x2 –
7x + y para x = 5 e y = - 1
Solução: x2 –
7x + y = 52 – 7 . 5 + ( -1)
= 25 – 35 -1
= 25 – 36
= - 11
Secretaria
Municipal de Educação
Ensino
Fundamental: Anos Finais
Escola: ________________________________. Data: _______________.
7° ano/Turma:
___ Professor: ______________________________. Componente Curricular: MATEMÁTICA Aluno:____________________________________________________________________________ |
Objetos de Conhecimento: EXPRESSÕES ALGÉBRICAS |
ATIVIDADE 1
(Fonte: https://doutormatematico.blogspot.com/2013/04/exercicios-sobre-valor-numerico-de-uma.html )
1. Calcule o valor numérico das expressões:
a) x – y (para x =5 e y = -4)
b) 3x + a (para x =2 e
a=6)
c) 2x + m ( para x = -1
e m = -3)
d) m – 2 a ( para m =3 e
a = -5)
a) a³ - 5 a (para a =
-2)
b) x² - 2y ( para x = -3
e y =5)
c) 3a² - b² (para a = -2
e b = -7)
d) 5a² + 3ab (para a =
-3 e b = 4)
e) a² + 4a (para a =
2/3)
2. Calcule o valor numérico da expressão 2 – 4x, quando:
a) x = 2
(R: -6)
b) x = 1
(R: -2)
c) x = 0
(R:0)
d) x = - 1
(R:6)
e) x = - 2
(R:10)
ANEXO 3
DESAFIOS
DESAFIO 1
Fonte: http://professor-joselmo.blogspot.com/2016/04/desafio-das-expressoes-algebricas-com.html
DESAFIO 2
DESAFIO 3
DESAFIO 4
Fonte: https://www.domfeliciano.rs.gov.br/arquivos/t5_matemAtica__2%C2%AA_quinzena_semestre_2_28023725.pdf
Secretaria
Municipal de Educação
Ensino
Fundamental: Anos Finais
Escola: ________________________________. Data: _______________.
7° ano/Turma:
___ Professor: ______________________________. Componente Curricular: MATEMÁTICA Aluno:____________________________________________________________________________ |
Objetos de Conhecimento: EXPRESSÕES ALGÉBRICAS |
ATIVIDADE 2
(Fonte: https://www.todamateria.com.br/expressoes-algebricas-exercicios/ )
GABARITO -
ATIVIDADE 1
(Fonte: https://doutormatematico.blogspot.com/2013/04/exercicios-sobre-valor-numerico-de-uma.html )
1. Calcule o valor numérico das expressões:
a) x – y (para x =5 e y = -4)
(R:9)
b) 3x + a (para x =2 e
a=6)
(R: 12)
c) 2x + m ( para x = -1
e m = -3)
(R:
-5)
d) m – 2 a ( para m =3 e
a = -5)
(R: 13)
a) a³ - 5 a (para a =
-2)
(R: 2)
b) x² - 2y ( para x = -3
e y =5)
(R: -1)
c) 3a² - b² (para a = -2
e b = -7)
(R:
-37)
d) 5a² + 3ab (para a =
-3 e b = 4)
(R:
19)
e) a² + 4a (para a =
2/3)
(R: 28/9)
2. Calcule o valor numérico da expressão 2 – 4x, quando:
a) x = 2
(R: -6)
b) x = 1
(R: -2)
c) x = 0
(R:0)
d) x = - 1
(R:6)
e) x = - 2
(R:10)
GABARITO - ATIVIDADE
2
Ver em: https://www.todamateria.com.br/expressoes-algebricas-exercicios/
Nenhum comentário:
Postar um comentário