7º ano - XV Sequência didática

 

XV SEQUÊNCIA DIDÁTICA – MATEMÁTICA

 

Tema intercurricular: Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais.

Tema integrador: Educação para a Diversidade em Direitos Humanos

 

 

Unidade Temática: Álgebra

Objetos de Conhecimento: Expressões algébricas

Ano:7º                    Período: 22/11 a 03/12/2021          Nº. de Aulas:08

   HABILIDADE

(EF07MA13) Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

 

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana: 22 a 26/12/2021

 

1ª e 2ª aulas: Expressões algébricas

 

1º momento

● Corrigir as questões da página 131 e a atividade 2 (anexo)

 

 

2º momento

● Seguir as orientações do livro didático, da pág. 138 a 141.

● Orientar a responder as questões das páginas 141 e 142.

 

3ª e 4ª aulas: Expressões algébricas

1º momento

● Corrigir as questões das páginas 141 e 142.

 

2º momento

● Seguir as orientações do anexo 1

● Orientar a responder a atividade 1 (ver anexo 2)

 

Segunda semana: 29/11 a 03/12/2021

 

5ª e 6ª aulas: Expressões algébricas e Diversidade cultural

 

1º momento

● Corrigir a atividade 1.

 

2º momento

● Responder, coletivamente, o QUIZ (sobre diversidade cultural) em: https://pt.quizur.com/trivia/diversidade-cultural-CRVO . O ideal é que também haja debate.

 

7ª e 8ª aulas: Expressões algébricas

 

1º momento

● Desafiar os alunos. Quem acertar primeiro vai pontuando. No final, ganha quem pontuar mais (ver anexo 3).

● Orientar a responder a atividade 2 (ver anexo 4)

 

2º momento

● Corrigir a atividade 2.

RECURSOS:(X ) Livro didático;  ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x) Outros: celular, notebook;.

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: 110 a 123

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:

 

Professor: _____________________________________________________________________

Escola: ________________________________________________________________________

 

 

 

ANEXO 1

VALOR NUMÉRICO DE UMA EXPRESSÃO ALGÉBRICA

Fonte: https://sites.google.com/site/brincandocomosnumeros/valor-numerico-de-uma-expressao-algebrica

 Observe os dois tipos de expressões matemáticas:

Expressões Numéricas - possuem apenas números

Expressões Algébricas – possuem números e letras ou apenas letras

Valor Numérico de uma expressão Algébrica

 Para obter o valor numérico de uma expressão algébrica você deve proceder do seguinte modo:

1- Substituir as letras por números reais dados.

2- Efetuar as operações indicadas, devendo obedecer à seguinte ordem:

 a) potenciação

b) divisão e multiplicação

c) adição e subtração

 IMPORTANTE!

 Convém utilizar parênteses quando substituir números negativos.

 Exemplo 1

 Calcular o valor numérico de 2x + 3ª para x = 5 e a = - 4.

Solução:

 Vamos trocar x por 5 e a por – 4.

 Veja:             2x + 3a = 2 . 5 + 3 . (- 4)

= 10 + (- 12)

= 10 – 12

= - 2

Exemplo 2

Calcular  valor numérico de x– 7x + y para x = 5 e y = - 1

 Solução:         x– 7x + y = 52 – 7 . 5 + ( -1)

= 25 – 35 -1

= 25 – 36

= - 11

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prefeitura Municipal de Itamaraju - Bahia

Secretaria Municipal de Educação

Ensino Fundamental: Anos Finais

 

Escola: ________________________________. Data: _______________.   7° ano/Turma: ___

Professor: ______________________________. Componente Curricular: MATEMÁTICA

Aluno:____________________________________________________________________________

Objetos de Conhecimento: EXPRESSÕES ALGÉBRICAS

 

ATIVIDADE 1

(Fonte: https://doutormatematico.blogspot.com/2013/04/exercicios-sobre-valor-numerico-de-uma.html )

 

1. Calcule o valor numérico das expressões:

a) x – y (para x =5 e y = -4)                                                                    

b) 3x + a (para x =2 e a=6)                                                                     
c) 2x + m ( para x = -1 e m = -3)                                                              
d) m – 2 a ( para m =3 e a = -5)                                                              

a) a³ - 5 a (para a = -2)                                                                            
b) x² - 2y ( para x = -3 e y =5)                                                                  
c) 3a² - b² (para a = -2 e b = -7)                                                              
d) 5a² + 3ab (para a = -3 e b = 4)                                                          
e) a² + 4a (para a = 2/3)                                                                      

 

2. Calcule o valor numérico da expressão 2 – 4x, quando:

a) x = 2                               (R: -6)

b) x = 1                               (R: -2)
c) x = 0                                (R:0)
d) x = - 1                              (R:6) 
e) x = - 2                               (R:10)

 

 

 

 

 

 

ANEXO 3

DESAFIOS

 

DESAFIO 1

 

Fonte: http://professor-joselmo.blogspot.com/2016/04/desafio-das-expressoes-algebricas-com.html

 

 

 

 

 

 

DESAFIO 2

 

Fonte: https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/7501/aprendendo-equacao-de-10-grau-e-expressao-algebrica-com-objetos-ilustrativos--metodo-x-y-z

 

DESAFIO 3

Fonte: https://www.taubate.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/07/8%C2%BA-ano-MATEM%C3%81TICA-ativ.-13-Express%C3%B5es-Alg%C3%A9bricas.pdf

 

DESAFIO 4

Fonte: https://www.domfeliciano.rs.gov.br/arquivos/t5_matemAtica__2%C2%AA_quinzena_semestre_2_28023725.pdf

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prefeitura Municipal de Itamaraju - Bahia

Secretaria Municipal de Educação

Ensino Fundamental: Anos Finais

 

Escola: ________________________________. Data: _______________.   7° ano/Turma: ___

Professor: ______________________________. Componente Curricular: MATEMÁTICA

Aluno:____________________________________________________________________________

Objetos de Conhecimento: EXPRESSÕES ALGÉBRICAS

 

ATIVIDADE 2

(Fonte: https://www.todamateria.com.br/expressoes-algebricas-exercicios/ )

 

 

 

GABARITO - ATIVIDADE 1

(Fonte: https://doutormatematico.blogspot.com/2013/04/exercicios-sobre-valor-numerico-de-uma.html )

 

1. Calcule o valor numérico das expressões:

a) x – y (para x =5 e y = -4)                                                                    (R:9) 

b) 3x + a (para x =2 e a=6)                                                                    (R: 12) 
c) 2x + m ( para x = -1 e m = -3)                                                             (R: -5) 
d) m – 2 a ( para m =3 e a = -5)                                                              (R: 13) 

a) a³ - 5 a (para a = -2)                                                                             (R: 2) 
b) x² - 2y ( para x = -3 e y =5)                                                                  (R: -1) 
c) 3a² - b² (para a = -2 e b = -7)                                                              (R: -37) 
d) 5a² + 3ab (para a = -3 e b = 4)                                                           (R: 19) 
e) a² + 4a (para a = 2/3)                                                                         (R: 28/9)

 

2. Calcule o valor numérico da expressão 2 – 4x, quando:

a) x = 2                               (R: -6)

b) x = 1                               (R: -2)
c) x = 0                                (R:0)
d) x = - 1                              (R:6) 
e) x = - 2                               (R:10)

 

 

GABARITO - ATIVIDADE 2

Ver em:  https://www.todamateria.com.br/expressoes-algebricas-exercicios/

Nenhum comentário:

Postar um comentário