Tema
intercurricular: Pluralismo Cultural e
Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e
culturais. Tema integrador: Educação para
a Diversidade em Direitos Humanos
|
Unidade Temática: Números |
Objetos de
Conhecimento: Multiplicação e divisão de
números decimais |
|
Ano: 7º Período: 08 a 19/11/2021 Nº. de Aulas: 08 |
|
HABILIDADE |
|
(EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que
prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros
sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor
posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e
decomposição de números naturais e números racionais em sua representação
decimal EF07MA33. Estabelecer o
número π como a razão entre a
medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver
problemas, inclusive os de natureza histórica. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
2. Desenvolver o
raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir
argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para
compreender e atuar no mundo. 3. Compreender as
relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática
(Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras
áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de
construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a
perseverança na busca de soluções.
|
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
1. Valorizar e
utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática
e inclusiva.
5. Compreender,
utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma
crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais
(incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações,
produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria
na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências
culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem
entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas
ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade.
10. Agir pessoal e
coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos,
inclusivos, sustentáveis e solidários.
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia; Autoestima;
Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia;
Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana: 08 a 12/11/2021
1ª e 2ª aulas: Educação
para a Diversidade em Direitos Humanos 1º momento ● Ler, coletivamente, o texto (ver anexo 1) e debater. ● Orientar a ver o vídeo em: https://www.youtube.com/watch?v=hGKAaVoDlSs&t=17s . Solicitar
que faça um desenho ou um texto resumido com o tema, se baseando no que viu e
no que leu: “Como deve ser o Brasil?”
2º momento ● Solicitar que cada aluno mostre seu
desenho ou leia o texto solicitado na aula passada.
3ª e 4ª aulas: Multiplicação de
números decimais.
1º momento ● Criar desafios (ver
anexo 2). Quem for respondendo primeiro vai pontuando. No final,
quem pontuar mais, ganha... ● Orientar a responder a atividade 1 (ver anexo)
2º momento ● Corrigir a atividade 1.
Segunda semana: 15 a 19/11/2021
5ª e 6ª aulas: Divisão de números decimais
1º momento ● Seguir as orientações do livro didático,
páginas 128 e 129. ● Orientar a responder as questões da página
130 ● Solicitar que vejam a videoaula em: https://www.youtube.com/watch?v=_Ur59IV_2Ik&t=45s
2º momento ● Corrigir as questões da página 130
7ª e 8ª aulas: Divisão de números decimais
1º momento ● Expor mais exemplos sobre o objeto de
conhecimento.
2º momento ● Apresentar um objeto circular, com um barbante
circular as extremidades do objeto circular, cortar o barbante com a medida
da circunferência. ● Como
Calcular o valor do pi?
O Pi resulta da divisão do perímetro
pelo diâmetro de um círculo. Se medirmos toda a volta de um círculo
com fita métrica obtemos a medida do seu perímetro. O diâmetro, por sua vez,
é a medida obtida de uma extremidade a outra desse círculo, passando pelo
centro. Dividindo a medida do perímetro pela
medida do diâmetro, o resultado será o número pi. https://www.todamateria.com.br/numero-pi/ ●Dar novos exemplos com
outros objetos circulares ● Orientar a responder a atividade da página 130 e
a atividade 2 (anexo)
|
RECURSOS: (X ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; (X)
Vídeo; (X
) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros:
celular, notebook;. |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: 110 a 123 (
) Seminários; ( ) Apresentação
oral; (X ) Observação do desempenho do aluno;
( ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Professor:
_____________________________________________________________________
Escola:
________________________________________________________________________
ANEXO 1
O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS?
Fonte: http://www.edepar.pr.def.br/arquivos/File/Cartilha/CARTILHADIREITOSHUMANOSDIGITAL.pdf
Em 10 de Dezembro de
1948, foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris, a
Declaração Universal dos Direitos Humanos, elaborada por representantes de
diferentes origens jurídicas e culturais de todas as regiões do mundo. A
Declaração estabelece pela primeira vez, a proteção universal dos direitos
humanos.
Os direitos humanos
são direitos essenciais a dignidade de todos, independentemente de raça, sexo,
nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.
Esses direitos devem
ser garantidos a todas as pessoas por meio de leis criadas para proteger o
acesso à educação, à alimentação, à segurança, à liberdade de expressão, ao
livre trânsito, a proteção à maternidade e à infância, à assistência aos
desamparados, entre outras garantias fundamentais aplicáveis a todo ser humano,
sem nenhuma restrição. Eles são decorrentes de demandas históricas e são
imprescritíveis e não podem ser renunciados ou violados de maneira alguma.
A CONSTITUIÇÃO FEDERAL GARANTIDORA DE DIREITOS HUMANOS
Assim como a
Declaração Universal de Direitos Humanos, a Constituição brasileira garante em
seu texto a proteção dos direitos fundamentais, inerentes a todos os cidadãos
do país, independentemente de qualquer condição:
Artigo 5º Todos são
iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos
brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito
à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade [...] Além disso,
a Constituição continua aberta a aderir novos tratados internacionais,
permitindo que cada vez mais direitos sejam garantidos:
Artigo 5º, § 2º
Os direitos e
garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime
e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a
República Federativa do Brasil seja parte. É, portanto, dever do Estado
brasileiro, garantir que todos os direitos fundamentais sejam respeitados e que
cada vez mais direitos sejam protegidos. E, é prerrogativa de todo ser humano
ter seu direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança, à propriedade, à
educação, à saúde, entre outros, respeitados.
A DEFENSORIA PÚBLICA
É
dever do Estado, através da Defensoria Pública, garantir assistência jurídica
integral e gratuita àqueles que não podem custeá-la. Acesso à justiça: um
direito humano fundamental
Artigo
134
A
Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional
do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático,
fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a
defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e
coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados, na forma do inciso
LXXIV do art. 5º desta Constituição Federal. (Redação dada pela Emenda
Constitucional nº 80, de 2014).
Cabe
ao Estado a garantia dos direitos fundamentais do cidadão, e o acesso à
justiça, certamente é um dos mais essencial dos direitos do ser humano, pois é
por meio dele que é possível a efetivação dos outros direitos ou, ao menos, o
ressarcimento do prejuízo sofrido pela violação.
ANEXO
2
DESAFIOS
DESAFIO 01 A aluna, Bianca, comprou cinco LÁPIS por R$ 1,35,
cada. Quanto ela gastou? |
DESAFIO 02 A Sra. Paula foi ao supermercado e comprou 2,5 Kg de
carne. O quilo custou R$ 37, Quanto ela
pagou? |
DESAFIO 03 O aluno Gabriel juntou diversas moedas. Segue a quantidade e o valor: 55 moedas de R$ 0,05; 45 de R$ 0,10; 25 de R$ 0,25 e 17 de R$ 0,25. Quanto ele juntou? |
DESAFIO 04 Foi comprado um pacote com 50 saquinhos de jujubas. Cada
saquinho custou R$ 0,35. Quanto custou tudo? |
DESAFIO 05 Um
pacote com 100 pirulitos custa R$ 15, 00. Por quanto
sai cada pirulito? |
DESAFIO 06 O pai
de Camila comprou uma quantidade de bananas da terra num supermercado por R$
5, 75. Havia 13 unidades. Quanto custou cada banana? |
Secretaria
Municipal de Educação
Ensino
Fundamental: Anos Finais
Escola: ________________________________. Data: _______________.
7° ano/Turma:
___ Professor: ______________________________. Componente Curricular: MATEMÁTICA Aluno:____________________________________________________________________________ |
Objetos de Conhecimento: Multiplicação e
divisão de números decimais |
ATIVIDADE 1
1. Calcule:
ATIVIDADE 2
2. Carla e Ana foram tomar sorvete e gastaram R$ 23,00.
Dividindo a conta em partes iguais, quanto cada uma pagou?
a) R$ 15,25 b) R$
12,75 c) R$ 11,50
3. João
deseja distribuir igualmente 22,5 litros de suco em 15 garrafas. Quantos litros
de suco ele deve colocar em cada recipiente?
a) 2,5 L b)
1,5 L c)
1,75 L
4. Calcule o resultado das
divisões a seguir:
a) 1, 25 : 2
b) 10 : 0,5
c) 2,4 : 0,6
d) 51 : 4
e) 4 : 8
Fonte: https://www.todamateria.com.br/divisao-com-virgula/
f) 72 : 10² =
g) 65 : 10³ =
h) 7,198 : 10² =
i) 123,45 : 10⁴=
Nenhum comentário:
Postar um comentário