7º ano - XIV Sequência didática

 

XIV SEQUÊNCIA DIDÁTICA – MATEMÁTICA

 

Tema intercurricular: Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais.

Tema integrador: Educação para a Diversidade em Direitos Humanos

 

 

Unidade Temática: Números

Objetos de Conhecimento: Multiplicação e divisão de números decimais

Ano:                                 Período: 08 a 19/11/2021                  Nº. de Aulas: 08

HABILIDADE

(EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal

EF07MA33. Estabelecer o número π como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

 

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana: 08 a 12/11/2021

 

1ª e 2ª aulas: Educação para a Diversidade em Direitos Humanos

1º momento

● Ler, coletivamente, o texto (ver anexo 1) e debater.

● Orientar a ver o vídeo em: https://www.youtube.com/watch?v=hGKAaVoDlSs&t=17s . Solicitar que faça um desenho ou um texto resumido com o tema, se baseando no que viu e no que leu: “Como deve ser o Brasil?”

 

2º momento

● Solicitar que cada aluno mostre seu desenho ou leia o texto solicitado na aula passada.   

 

3ª e 4ª aulas: Multiplicação de números decimais.

 

1º momento

● Criar desafios (ver anexo 2). Quem for respondendo primeiro vai pontuando. No final, quem pontuar mais, ganha...

● Orientar a responder a atividade 1 (ver anexo)

 

2º momento

● Corrigir a atividade 1.

 

Segunda semana: 15 a 19/11/2021

 

5ª e 6ª aulas: Divisão de números decimais

 

1º momento

● Seguir as orientações do livro didático, páginas 128 e 129.

● Orientar a responder as questões da página 130

● Solicitar que vejam a videoaula em: https://www.youtube.com/watch?v=_Ur59IV_2Ik&t=45s 

 

2º momento

● Corrigir as questões da página 130

 

7ª e 8ª aulas: Divisão de números decimais

 

1º momento

● Expor mais exemplos sobre o objeto de conhecimento.

 

2º momento

● Apresentar um objeto circular, com um barbante circular as extremidades do objeto circular, cortar o barbante com a medida da circunferência.

Como Calcular o valor do pi?

O Pi resulta da divisão do perímetro pelo diâmetro de um círculo.

Se medirmos toda a volta de um círculo com fita métrica obtemos a medida do seu perímetro. O diâmetro, por sua vez, é a medida obtida de uma extremidade a outra desse círculo, passando pelo centro.

Dividindo a medida do perímetro pela medida do diâmetro, o resultado será o número pi.

https://www.todamateria.com.br/numero-pi/

Dar novos exemplos com outros objetos circulares

● Orientar a responder a atividade da página 130 e a atividade 2 (anexo)

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;.

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas:  110 a 123

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _____________________________________________________________________

Escola: ________________________________________________________________________

ANEXO 1

O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS?

Fonte: http://www.edepar.pr.def.br/arquivos/File/Cartilha/CARTILHADIREITOSHUMANOSDIGITAL.pdf

 

Em 10 de Dezembro de 1948, foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, elaborada por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais de todas as regiões do mundo. A Declaração estabelece pela primeira vez, a proteção universal dos direitos humanos.

Os direitos humanos são direitos essenciais a dignidade de todos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.

Esses direitos devem ser garantidos a todas as pessoas por meio de leis criadas para proteger o acesso à educação, à alimentação, à segurança, à liberdade de expressão, ao livre trânsito, a proteção à maternidade e à infância, à assistência aos desamparados, entre outras garantias fundamentais aplicáveis a todo ser humano, sem nenhuma restrição. Eles são decorrentes de demandas históricas e são imprescritíveis e não podem ser renunciados ou violados de maneira alguma.

 

A CONSTITUIÇÃO FEDERAL GARANTIDORA DE DIREITOS HUMANOS

 

Assim como a Declaração Universal de Direitos Humanos, a Constituição brasileira garante em seu texto a proteção dos direitos fundamentais, inerentes a todos os cidadãos do país, independentemente de qualquer condição:

Artigo 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade [...] Além disso, a Constituição continua aberta a aderir novos tratados internacionais, permitindo que cada vez mais direitos sejam garantidos:

Artigo 5º, § 2º

Os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte. É, portanto, dever do Estado brasileiro, garantir que todos os direitos fundamentais sejam respeitados e que cada vez mais direitos sejam protegidos. E, é prerrogativa de todo ser humano ter seu direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança, à propriedade, à educação, à saúde, entre outros, respeitados.

 

 

 

A DEFENSORIA PÚBLICA

É dever do Estado, através da Defensoria Pública, garantir assistência jurídica integral e gratuita àqueles que não podem custeá-la. Acesso à justiça: um direito humano fundamental

Artigo 134

A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados, na forma do inciso LXXIV do art. 5º desta Constituição Federal. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 80, de 2014).

Cabe ao Estado a garantia dos direitos fundamentais do cidadão, e o acesso à justiça, certamente é um dos mais essencial dos direitos do ser humano, pois é por meio dele que é possível a efetivação dos outros direitos ou, ao menos, o ressarcimento do prejuízo sofrido pela violação.

 

ANEXO 2

 

DESAFIOS

 

DESAFIO 01

A aluna, Bianca, comprou cinco LÁPIS por R$ 1,35, cada. Quanto ela gastou?

 

DESAFIO 02

A Sra. Paula foi ao supermercado e comprou 2,5 Kg de carne. O quilo custou R$ 37, Quanto ela pagou?

 

DESAFIO 03

O aluno Gabriel juntou diversas moedas. Segue a quantidade e o valor:

55 moedas de R$ 0,05; 45 de R$ 0,10; 25 de R$ 0,25 e 17 de R$ 0,25. Quanto ele juntou?

 

DESAFIO 04

Foi comprado um pacote com 50 saquinhos de jujubas. Cada saquinho custou R$ 0,35. Quanto custou tudo?

 

DESAFIO 05

Um pacote com 100 pirulitos custa R$ 15, 00. Por quanto sai cada pirulito?  

 

DESAFIO 06

O pai de Camila comprou uma quantidade de bananas da terra num supermercado por R$ 5, 75. Havia 13 unidades. Quanto custou cada banana?

 

 

Prefeitura Municipal de Itamaraju - Bahia

Secretaria Municipal de Educação

Ensino Fundamental: Anos Finais

 

Escola: ________________________________. Data: _______________.   7° ano/Turma: ___

Professor: ______________________________. Componente Curricular: MATEMÁTICA

Aluno:____________________________________________________________________________

Objetos de Conhecimento: Multiplicação e divisão de números decimais

 

ATIVIDADE 1

1. Calcule:

 


    

 

 

 

 

 


ATIVIDADE 2

 

2. Carla e Ana foram tomar sorvete e gastaram R$ 23,00. Dividindo a conta em partes iguais, quanto cada uma pagou?

a) R$ 15,25                                      b) R$ 12,75                          c) R$ 11,50

 

3. João deseja distribuir igualmente 22,5 litros de suco em 15 garrafas. Quantos litros de suco ele deve colocar em cada recipiente?

a) 2,5 L                                  b) 1,5 L                                  c) 1,75 L

4. Calcule o resultado das divisões a seguir:

a) 1, 25 : 2
b) 10 : 0,5
c) 2,4 : 0,6
d) 51 : 4
e) 4 : 8

Fonte: https://www.todamateria.com.br/divisao-com-virgula/ 

 

f) 72 : 10² =
g) 65 : 10³ =
h) 7,198 : 10² =
i) 123,45 : 10⁴=

Fonte: https://doutormatematico.blogspot.com/2015/08/exercicios-sobre-como-dividir-numeros.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário