Tema intercurricular: “Vencendo o COVID-19” Tema integrador: A importância
da vacina para “vencer” o COVID-19 |
Unidade Temática: Números |
Objetos de
Conhecimento: Adição,
subtração e multiplicação de números decimais |
|
Ano: 7º Período: 25/10 a 05/11/2021 Nº. de Aulas: 08 |
|
HABILIDADE |
|
(EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que
prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros
sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor
posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e
decomposição de números naturais e números racionais em sua representação
decimal |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
2. Desenvolver o
raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir
argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para
compreender e atuar no mundo. 3. Compreender as
relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática
(Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras
áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de
construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a
perseverança na busca de soluções. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
1. Valorizar e
utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e
inclusiva. 5. Compreender,
utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma
crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo
as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências
culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem
entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas
ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. 10. Agir pessoal e
coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos,
inclusivos, sustentáveis e solidários. |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia; Autoestima;
Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia;
Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana: 25 a 29/10/2021 1ª e 2ª aulas: Adição
e subtração de números decimais 1º momento ● Seguir
as orientações do livro didático, página 124. ● Expor
mais exemplos. ● Orientar
a responder as questões da página 125 do livro didático... 2º momento ●
Corrigir as questões da página 125 do livro didático... 3ª e 4ª aulas: Adição e subtração
de números decimais; A vacina
como meio eficaz para “vencer” o COVID-19 1º momento ● Seguir
as orientações em: Adição e subtração de números decimais (anexo) ● Orientar
a responder a atividade 1 (anexo) 2º momento ●
Corrigir a atividade 1. ● Orientar
a ver o vídeo sobre a vacina em: https://www.youtube.com/watch?v=Spf1OC9ceWE. Depois, devem responder á atividade extra
(ver, abaixo). Observe que não é necessário falar os nomes difíceis... ATIVIDADE EXTRA 1-
Baseando-se no vídeo, como a vacina age no corpo? Não precisa citar as
palavras difíceis. 2-
Você já se vacinou? 3-
Para você, a vacina lhe dar segurança contra o COVID-19? 4-
Para você, a vacina tem haver com o fato de o número de infectados ter
caindo? Justifique a sua resposta. 5-
Para você, devemos continuar se prevenindo até todos se vacinarem? Segunda semana: 01 a 05/11/2021 5ª e 6ª aulas: A vacina como meio eficaz para
“vencer” o COVID-19; Multiplicação de números
decimais 1º momento ●
Corrigir e debater a atividade extra. 2º momento ● Seguir
as orientações do livro didático, página 126. ● Expor
mais exemplos. ● Orientar
a responder as questões da página 127 do livro didático... 7ª e 8ª aulas: Multiplicação
de números decimais 1º momento ●
Corrigir as questões da página 127 do livro didático... ● Orientar
a responder a atividade 2 (anexo) 2º momento ●
Corrigir a atividade 2. |
RECURSOS:(X ) Livro
didático; () Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; (X ) Outros:celular,
notebook. |
AVALIAÇÃO:( ) Prova;
( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas:110 a 123 ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Professor:
_____________________________________________________________________
Escola:
________________________________________________________________________
Anexos
OPERAÇÕES COM NÚMEROS
DECIMAIS
(Fonte: https://www.todamateria.com.br/operacoes-com-numeros-decimais/)
Os números decimais são aqueles que pertencem ao conjunto dos números
racionais (Q) e são escritos com a utilização de uma vírgula. Esses números são
formados por uma parte inteira e uma parte decimal, que se apresenta à direita
da vírgula.
Exemplo de um número decimal:
As operações matemáticas básicas – adição, subtração,
multiplicação e divisão – são realizadas com os números decimais mediante a
aplicação de algumas regras que veremos a seguir.
1. Adição de números decimais
Na soma de
números decimais devemos somar os respectivos números de cada casa decimal, ou seja, décimos
são somados com décimos, centésimos com centésimos e milésimos com milésimos.
Para facilitar os cálculos, escreva os números de forma que as
vírgulas fiquem uma abaixo da outra e no resultado a vírgula também deve estar
alinhada.
Exemplo
1:
0,6 + 1,2
Portanto, 0,6 + 1,2 = 1,8.
Se um número apresentar mais casas decimais que o outro, você
pode adicionar zeros ao número com menos casas após a vírgula para igualar a
quantidade de termos.
Exemplo
2:
2, 582 + 5,6 + 7,31
Portanto, 2,582 + 5,6 + 7,31 = 15,492.
2. Subtração de números decimais
Assim como na adição, a subtração de números decimais deve ser
feita alinhando-se as vírgulas.
Exemplo
1:
3,57 – 1,45
Portanto, 3,57 – 1,45 = 2,12.
Exemplo
2:
15,879 – 12,564
Portanto, 15, 879 – 12, 564 = 3, 315
Secretaria Municipal de Educação
Ensino
Fundamental: Anos Finais
Escola: ______________________________________.
Data: _______________. 7° ano/Turma: ___ Professor: _______________________________________.
Componente Curricular: MATEMÁTICA Aluno:______________________________________________________________________________ |
Objetos de Conhecimento: Adição, subtração e multiplicação
de números decimais |
ATIVIDADE 1
1. Realize
as operações com os números decimais a seguir.
Fonte: http://www.vejamatematica.com.br/ar08_exercicio_resolvido_087.html#wa-anchor-top
2. Realize
as operações com os números decimais a seguir.
Fonte: http://www.vejamatematica.com.br/ar08_exercicio_088_adicao_subt_decimais.html
3. João
emprestou ao seu irmão R$ 30,00. Após alguns dias ele recebeu R$ 22,50 de volta,
mas seu irmão precisou novamente de sua ajuda e ele lhe entregou outros R$
15,00. Mais tarde, o irmão de João lhe devolveu R$ 19,50. Quanto o irmão ainda
lhe deve?
a) R$
2,00.
b) R$ 5,50.
c) R$ 4,50.
d) R$ 3,00.
ATIVIDADE 2
1. Para repor seu
estoque de extrato de tomate, um atacadista fez um pedido de 2.600 unidades.
Sabendo que cada unidade custava de R$ 0,75, o valor gasto nesse pedido foi de:
A) R$19500,00.
B) R$ 1950,00.
C) R$ 950,00.
D) R$ 9750,00.
E) R$ 195,00.
2. Em uma padaria, são
vendidos pedaços de torta no valor de R$ 6,50 cada pedaço. Sabendo que essa
torta é composta por 8 pedaços, qual é o valor total da torta?
A) R$ 35,50
B) R$ 39,00
C)R$ 45,50
D) R$ 50,00
E) R$ 52,00
3. Para realizar um
churrasco, Márcia comprou 1,5 kg de alcatra a R$ 32,90 o quilo. O valor pago
por Márcia foi de:
A) R$ 29,90.
B) R$ 32,90.
C) R$ 34,40.
D) R$ 45,75.
E) R$ 49,35.
4. Um tecido no formato
retangular possui dimensões de 0,8 metro de largura e 1,2 metro de comprimento.
A área desse tecido é:
A) 9,6 m².
B) 96 m².
C) 0,90 m².
D) 0,96 m².
E) 0,69 m².
5. Ao abastecer o carro, um
cliente pediu para completar o tanque. Sabendo que couberam 30,2 litros no
tanque e que a gasolina estava a R$ 5,20 o litro, o valor pago por esse cliente
foi de:
A) R$ 125,60.
B) R$ 142,80.
C) R$ 175,40.
D) R$ 157,04.
E) R$ 151,00.
6. Analise as afirmativas a seguir.
I. O
resultado da multiplicação de 1,1 por 4,7 está entre 5,10 e 5,20.
II. A
multiplicação entre 3,75 e 2,3 é um número entre 8,5 e 8,6
Marque
a alternativa CORRETA.
A) As
afirmativas I e II são verdadeiras.
B) A
afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
C) A
afirmativa I é falsa, e a II é verdadeira.
D) As
afirmativas I e II são falsas.
GABARITO-ATIVIDADE 1
1.
2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário