7ª ano - XIII Sequência didática

 

XIII SEQUÊNCIA DIDÁTICA – MATEMÁTICA

Tema intercurricular: “Vencendo o COVID-19”

Tema integrador: A importância da vacina para “vencer” o COVID-19

Unidade Temática: Números

Objetos de Conhecimento: Adição, subtração e multiplicação de números decimais

Ano: 7º                                Período: 25/10 a 05/11/2021                  Nº. de Aulas: 08

HABILIDADE

(EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana: 25 a 29/10/2021

 

1ª e 2ª aulas: Adição e subtração de números decimais

 

1º momento

● Seguir as orientações do livro didático, página 124.

● Expor mais exemplos.

● Orientar a responder as questões da página 125 do livro didático...

 

 

2º momento

● Corrigir as questões da página 125 do livro didático...

 

3ª e 4ª aulas: Adição e subtração de números decimais; A vacina como meio eficaz para “vencer” o COVID-19

 

1º momento

● Seguir as orientações em: Adição e subtração de números decimais (anexo)

● Orientar a responder a atividade 1 (anexo)

 

2º momento

● Corrigir a atividade 1.

● Orientar a ver o vídeo sobre a vacina em: https://www.youtube.com/watch?v=Spf1OC9ceWE. Depois, devem responder á atividade extra (ver, abaixo). Observe que não é necessário falar os nomes difíceis...

 

ATIVIDADE EXTRA

 

1- Baseando-se no vídeo, como a vacina age no corpo? Não precisa citar as palavras difíceis.

2- Você já se vacinou?

3- Para você, a vacina lhe dar segurança contra o COVID-19?

4- Para você, a vacina tem haver com o fato de o número de infectados ter caindo? Justifique a sua resposta.

5- Para você, devemos continuar se prevenindo até todos se vacinarem?

 

Segunda semana: 01 a 05/11/2021

 

5ª e 6ª aulas: A vacina como meio eficaz para “vencer” o COVID-19; Multiplicação de números decimais

 

1º momento

● Corrigir e debater a atividade extra.

 

2º momento

● Seguir as orientações do livro didático, página 126.

● Expor mais exemplos.

● Orientar a responder as questões da página 127 do livro didático...

 

7ª e 8ª aulas: Multiplicação de números decimais

 

1º momento

● Corrigir as questões da página 127 do livro didático...

● Orientar a responder a atividade 2 (anexo)

 

2º momento

● Corrigir a atividade 2.

RECURSOS:(X ) Livro didático;  () Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  (X ) Outros:celular, notebook.

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas:110 a 123

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:

 

Professor: _____________________________________________________________________

Escola: ________________________________________________________________________

 

Anexos

OPERAÇÕES COM NÚMEROS DECIMAIS

(Fonte: https://www.todamateria.com.br/operacoes-com-numeros-decimais/)

Os números decimais são aqueles que pertencem ao conjunto dos números racionais (Q) e são escritos com a utilização de uma vírgula. Esses números são formados por uma parte inteira e uma parte decimal, que se apresenta à direita da vírgula.

Exemplo de um número decimal:

As operações matemáticas básicas – adição, subtração, multiplicação e divisão – são realizadas com os números decimais mediante a aplicação de algumas regras que veremos a seguir.

1. Adição de números decimais

Na soma de números decimais devemos somar os respectivos números de cada casa decimal, ou seja, décimos são somados com décimos, centésimos com centésimos e milésimos com milésimos.

Para facilitar os cálculos, escreva os números de forma que as vírgulas fiquem uma abaixo da outra e no resultado a vírgula também deve estar alinhada.

Exemplo 1: 0,6 + 1,2

Portanto, 0,6 + 1,2 = 1,8.

Se um número apresentar mais casas decimais que o outro, você pode adicionar zeros ao número com menos casas após a vírgula para igualar a quantidade de termos.

Exemplo 2: 2, 582 + 5,6 + 7,31

 

Portanto, 2,582 + 5,6 + 7,31 = 15,492.

2. Subtração de números decimais

Assim como na adição, a subtração de números decimais deve ser feita alinhando-se as vírgulas.

Exemplo 1: 3,57 – 1,45

 

Portanto, 3,57 – 1,45 = 2,12.

Exemplo 2: 15,879 – 12,564

 

Portanto, 15, 879 – 12, 564 = 3, 315

Prefeitura Municipal de Itamaraju – Bahia

Secretaria Municipal de Educação

Ensino Fundamental: Anos Finais

 

Escola: ______________________________________. Data: _______________.   7° ano/Turma: ___

Professor: _______________________________________. Componente Curricular: MATEMÁTICA

Aluno:______________________________________________________________________________

 

Objetos de Conhecimento: Adição, subtração e multiplicação de números decimais

 

ATIVIDADE 1

1. Realize as operações com os números decimais a seguir.

Fonte: http://www.vejamatematica.com.br/ar08_exercicio_resolvido_087.html#wa-anchor-top

2. Realize as operações com os números decimais a seguir.

Fonte: http://www.vejamatematica.com.br/ar08_exercicio_088_adicao_subt_decimais.html

3. João emprestou ao seu irmão R$ 30,00. Após alguns dias ele recebeu R$ 22,50 de volta, mas seu irmão precisou novamente de sua ajuda e ele lhe entregou outros R$ 15,00. Mais tarde, o irmão de João lhe devolveu R$ 19,50. Quanto o irmão ainda lhe deve?

a) R$ 2,00.
b) R$ 5,50.
c) R$ 4,50.
d) R$ 3,00.

 

 

ATIVIDADE 2

Fonte: https://exercicios.mundoeducacao.uol.com.br/exercicios-matematica/exercicios-sobre-multiplicacao-de-numeros-decimais.htm#resposta-7268

1. Para repor seu estoque de extrato de tomate, um atacadista fez um pedido de 2.600 unidades. Sabendo que cada unidade custava de R$ 0,75, o valor gasto nesse pedido foi de:

A) R$19500,00.

B) R$ 1950,00.

C) R$ 950,00.

D) R$ 9750,00.

E) R$ 195,00.

 

2. Em uma padaria, são vendidos pedaços de torta no valor de R$ 6,50 cada pedaço. Sabendo que essa torta é composta por 8 pedaços, qual é o valor total da torta?

A) R$ 35,50

B) R$ 39,00

C)R$ 45,50

D) R$ 50,00

E) R$ 52,00

3. Para realizar um churrasco, Márcia comprou 1,5 kg de alcatra a R$ 32,90 o quilo. O valor pago por Márcia foi de:

A) R$ 29,90.

B) R$ 32,90.

C) R$ 34,40.

D) R$ 45,75.

E) R$ 49,35.

4. Um tecido no formato retangular possui dimensões de 0,8 metro de largura e 1,2 metro de comprimento. A área desse tecido é:

A) 9,6 m².

B) 96 m².

C) 0,90 m².

D) 0,96 m².

E) 0,69 m².

5. Ao abastecer o carro, um cliente pediu para completar o tanque. Sabendo que couberam 30,2 litros no tanque e que a gasolina estava a R$ 5,20 o litro, o valor pago por esse cliente foi de:

A) R$ 125,60.

B) R$ 142,80.

C) R$ 175,40.

D) R$ 157,04.

E) R$ 151,00.

6. Analise as afirmativas a seguir.

I. O resultado da multiplicação de 1,1 por 4,7 está entre 5,10 e 5,20.

II. A multiplicação entre 3,75 e 2,3 é um número entre 8,5 e 8,6

Marque a alternativa CORRETA.

A) As afirmativas I e II são verdadeiras.

B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

C) A afirmativa I é falsa, e a II é verdadeira.

D) As afirmativas I e II são falsas.

 

 

 

 

 

 

 

 

GABARITO-ATIVIDADE 1

1.

 

 

 

2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário