SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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TEMA: Pluralismo Cultural e
Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e
culturais Subtema: Diversidade Cultural na Geografia. |
Unidade Temática: Natureza Ambientes e Qualidade de Vida. Objetos do
Conhecimento:
Biodiversidade Brasileira. |
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Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre
e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação
recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas
também pode ser uma prática
humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver. |
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Ano: 7° Período: 08/11/2021 a 19/11/2021 Nº de Aulas: 9 |
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HABILIDADES |
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(EF07GE10)
Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas,
com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras. (EF07GE10BA) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos
de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões
brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia. (EF07GE10IT) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos
de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões
brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia e do Município de
Itamaraju |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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2. Estabelecer conexões entre
diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos
objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem
uso dos recursos da natureza ao longo da história. Construir argumentos com base
em infomações geograficas, debater e defender ideias e pontos de vista que
respeitem e promovam a consciênciassocioambiental e o respeito à
biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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6. Construir argumentos com
base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista
que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer
natureza. 7. Agir pessoal e coletivamente com respeito
,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação,
propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios
éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam
único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa
sequência terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de
vocês e dos alunos, assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos
,ficando mais facil a avaliação de
desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas. Informações para os alunos: Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas
- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), esligar o microfone, falar
um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários
para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras
pessoas -pais, irmãos, animais etc) – Socialização
entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula). Nesta aula vamos conhecer o que é Diversidade Cultural no Brasil através do
vídeo que esta disponível no link: https://youtu.be/j1UzWkuL1_A
.
momento de discussão e questionamento. Em seguida através do
conhecimento adquirido pelos alunos trabalhar a produção de literatura de
cordel. 2ª
Aula Trabalho
escravo no Brasil contemporâneo O trabalho é a
atividade por meio da qual o ser humano produz sua própria existência. Essa
afirmação condiz com a definição dada por Karl Marx quanto ao que seria o
trabalho. A ideia não é que o ser humano exista em função do trabalho, mas é
por meio dele que produz os meios para manter-se vivo. Mas em pleno século
XXI o trabalho analógico a escravidão continua. O
que caracteriza o trabalho escravo hoje no Brasil? POR: Paula Sato Para o artigo 149 do Código Penal brasileiro,
o crime de escravidão é definido como "reduzir alguém a condição análoga
à de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva,
quer sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, quer restringindo, por
qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou
preposto". Já a Organização Internacional do Trabalho (OIT), tipifica a
prática como "todo trabalho ou serviço exigido de um indivíduo sob
ameaça de uma pena qualquer para o qual não se apresentou
voluntariamente". Ou seja, na escravidão moderna não há tráfico nem
comercialização, como acontecia na época colonial, mas a privação da
liberdade continua sendo a principal característica da prática. Luiz Machado,
responsável pelo Projeto de Combate ao Trabalho Escravo no Brasil da OIT,
acredita que as condições atuais são ainda piores do que as sofridas pelos
negros até o século 19, "hoje em dia, o indivíduo é descartável. Se um
trabalhador fica doente ou morre, é fácil achar outra pessoa que vai se
submeter a isso. Antigamente, os negros podiam ser castigados fisicamente,
mas eram bem alimentados, já que um escravo saudável e forte era muito mais
valioso". Atividade 1. Leia os textos e
responda: a) O que é o trabalho? b) O que caracteriza o
trabalho escravo hoje no Brasil? O trabalho escravo é
uma grave violação de direitos humanos que restringe a liberdade do indivíduo
e atenta contra a sua dignidade. O fenômeno é distinto da escravidão dos
períodos colonial e imperial, quando as vítimas eram presas a correntes e
açoitadas no pelourinho. Hoje, o trabalho escravo é um crime expresso no
Código Penal e pode ser constatado a partir de qualquer um dos seguintes
elementos: trabalho forçado, jornada exaustiva, servidão por dívida e
condições degradantes. 2. Por que o trabalho
escravo é uma grande violação aos direitos humanos? 3. Diferencie:
No Brasil, 95% das pessoas submetidas ao
trabalho escravo rural são homens. As atividades para as quais esse tipo de
mão de obra é utilizado exigem força física, por isso os aliciadores buscam
principalmente homens e jovens. Os dados oficiais do Programa Seguro-Desemprego
registrados de 2003 a 2018 indicam que, entre os trabalhadores libertados,
70% são analfabetos ou não concluíram nem o 5º ano do Ensino Fundamental. O
programa Escravo, nem pensar! apresenta o vídeo "Ciclo do Trabalho
Escravo". O vídeo inaugura a série "ENP! na Tela". Para saber
mais, acesse o material informativo homônimo, disponível em: http://bit.ly/2JAUpPb 3ª
Aula Continuação Assista ao vídeo Ciclo do Trabalho Escravo Contemporâneo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Q1T9qRb9B8E Aliciamento, migração
forçada, exploração na frente de trabalho, fuga, denúncia às entidades
competentes, fiscalização, libertação dos trabalhadores e retorno à terra
natal. São essas as experiências pelas quais passam milhares de trabalhadores
libertados da escravidão nas zonas rural e urbana do Brasil. A recorrência
desses fenômenos nos permite identificar a existência de um ciclo do trabalho
escravo contemporâneo.dhttps://escravonempensar.org.br/biblioteca/ciclo-do-trabalho-escravo-contemporaneo-2/e
um ciclo do trabalho escravo contemporâneo. Veja o ciclo do
trabalho escravo Atividade 1.
O
que é o ciclo do trabalho escravo
contemporâneo? 2. Crie uma história em quadrinho para
fazer a releitura da ilustração do ciclo do trabalho contemporâneo Leia o texto abaixo:
Quase 132 anos após a
abolição da escravatura no Brasil, situações análogas ao trabalho escravo
ainda são registradas. Somente o Ministério Público do Trabalho (MPT) tem
hoje 1,7 mil procedimentos de investigação dessa prática e de aliciamento e
tráfico de trabalhadores em andamento. Segundo dados do Radar da
Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) da Secretaria Especial de
Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, em 111 dos 267
estabelecimentos fiscalizados em 2019, houve a caracterização da existência
dessa prática com 1.054 pessoas resgatadas em situações desse tipo. O
levantamento apresentado hoje (28) aponta ainda que, no ano passado, o número
de denúncias aumentou, totalizando 1.213 em todo o país, enquanto em 2018
foram 1.127. Casos
de trabalho escravo O meio rural continua
concentrando o maior número de registros, com 87% dos casos: produção de
carvão vegetal (121); cultivo de café (106); criação de bovinos para corte
(95); comércio varejista (79); cultivo de milho (67). O trabalho escravo
urbano também fez 120 vítimas, a maior parte na confecção de roupas (35).
Também houve registros na construção civil (18), em serviços domésticos (14),
construção de rodovias (12) e serviços ambulantes (11). Leias
as manchetes:
Observe o mapa das regiões do Brasil 3. Qual é o principal
assunto das manchetes? 4. Qual das manchetes
te chamou mais atenção? Por quê? 5. A primeira manchete
fala de uma situação de escravidão em São Paulo e a terceira em Minas Gerais.
Observe o mapa das regiões do Brasil e responda: a) Estes estados estão
em qual região? b) Qual é o número que
representa a região no mapa? c) O trabalho escravo
acontece em todas as regiões do Brasil. Tanto em áreas rurais quanto urbanas,
principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Complete de acordo
com a numeração das regiões no mapa: Região Centro Oeste
representado com o número _____________ O número ______
representa a região Norte. 4ª
Aula Continuação
Este é um trecho da
música: Quando
verde eu procuro pelo chão Não
encontro mais nem mandacaru Dá
tristeza ter que viver no Sul Pra
morrer de saudades do sertão. 6. Este trecho da
música cita a região Sul do Brasil. Esta região está representada por qual
número no mapa acima? 7. O Sertão é uma sub
região que predomina a caatinga. A “vegetação típica da região trabalhada na
música tem a sua flora específica. O
mandacaru é uma das plantas que nascem ali, uma espécie de cacto, que se
adapta a longos períodos de seca”. Responda: a região em que o Sertão está localizado é
qual número no mapa acima? Vamos continuar
compreendendo trechos da música: Eu
sei que a chuva é pouca e que o chão é quente Mas
tem mão boba enganando a gente Secando
o verde da irrigação 8. Marque a questão: “É nesta estrofe que
Flávio Leandro denuncia a “indústria da seca”, em que políticos se aproveitam
da situação de miséria do nordeste para beneficiar grandes fazendeiros,
deixando de lado a população mais pobre.” É nesta situação de pobreza que muitas vezes
o pobre é explorado com: a) Trabalho assalariado b) Trabalho analógico
escravidão. Eu
pensei que tivesse resolvida Essa
forma de vida tão medonha Mas
ainda me matam de vergonha Os
currais, coronéis e suas cercas “Outro problema
gritante no nordeste é a alta concentração de terras mal distribuídas. Assim,
os grandes latifundiários empregam as pessoas mais carentes por baixos
salários e condições de vida muito precárias.” 9. A indústria da seca
beneficia a: a) Políticos,
fazendeiros e coronéis. b) aos mais pobres.
10. Marque a
alternativa que denuncia o problema. a) Justiça social,
respeito aos direitos humanos, trabalho digno... b) fome, miséria,
desnutrição, coronelismo, corrupção... 11. Leia o encarte e
comente sobre a frase. Dê sua opinião. ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ________________________________________________________ 5º Aula ETAPA 1: Orientar os alunos a fazer a
leitura e a interpretação da música
Chuva de Honestidade de Flávio Leandro. ETAPA 2: Após a leitura da música “Chuva de
Honestidade”. Orientar aos alunos a fazer uma reflexão de acordo a compreesão
da letra da mísica.____________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________. ETAPA 2 : Solicitar
aos alunos que acesse ao vídeo com a música “Chuva de Honestidade Flávio
Leandro, que está disponível no
link: https://youtu.be/yQd-EhAXY8Y . Em seguida promover um momento de escuta e discussão. 6º
Aula ETAPA 1:
Nesta aula fazer um levantamento prévio da aula anterior, em seguida propor
aos alunos a acessar o vídeo sobre “
“ Região Nordeste, que esta
disponível no link: https://youtu.be/L6Udz_08onc, ou a leitura e interpretação do texto disponível na
apostila. Organização
do espaço econômico e sub-regionalização Nas últimas décadas, a
economia nordestina apresentou crescimento em todos os setores, acompanhando
o desenvolvimento econômico brasileiro. Os investimentos em infraestrutura
incrementaram o desenvolvimento da região. Favorecida pelo processo de
desconcentração industrial da Região Sudeste, a integração do Nordeste com
mercados de outras regiões brasileiras e com o mercado externo vem
aumentando. A industrialização se concentra nas áreas próximas às capitais,
que se tornam cada vez mais atrativas, o que se reflete no aumento da
população e na intensificação da urbanização. INDICADORES SOCIOECONÔMICOS Historicamente, o
Brasil registra grandes desigualdades, e o Norte e o Nordeste são as regiões
com os piores índices socioeconômicos do país. No entanto, essa realidade vem
passando por algumas transformações desde a década de 2000, em consequência
de políticas de redistribuição de renda, que visam reduzir a pobreza e a
desigualdade social no território brasileiro.
ATIVIDADES ECONÔMICAS O desenvolvimento econômico depende, entre
outros fatores, da implantação de estradas, portos e aeroportos. Nas últimas
décadas, o Nordeste recebeu muitos investimentos em obras de infraestrutura,
enquanto seu parque industrial se modernizou e se diversificou com a
instalação de fábricas de automóveis e motocicletas, refinarias, estaleiros e
siderúrgicas. A agricultura também se modernizou; hoje, a região conta com
importantes áreas de produção agrícola irrigada, principalmente na porção
interior, voltadas, em sua maioria, para o mercado de exportação de frutas
tropicais.
Indústria Mesmo com a instalação de novas empresas
automobilísticas, petroquímicas e do setor siderúrgico, entre os anos de 2014
e 2017, a Região Nordeste foi muito afetada pela crise econômica que impactou
o Brasil, com perda significativa no número de empregos formais.O mercado
consumidor, que era considerado expansivo, tem passado por uma crise, e as
empresas têm segurado os investimentos, aguardando sinais mais evidentes de
recuperação econômica nacional e regional.
Comércio e serviços As regiões metropolitanas de São Luís (MA),
Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE), Maceió (AL) e Salvador (BA)
concentram atividades de serviços e de comércio. Entretanto, cresce cada vez
mais a importância de municípios localizados fora delas. Feira de Santana,
por exemplo, é o segundo maior centro comercial da Bahia.
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS Além do patrimônio histórico e dos
atrativos naturais, a Região Nordeste é rica em manifestações culturais,
entre as quais se destacam o Carnaval e o São João, festas que assumem
diferentes particularidades em cada estado. O Carnaval da Bahia é marcado
pelos grupos de samba-reggae, blocos de afoxé e trios elétricos, enquanto em
Pernambuco se mantêm vivas as tradições do frevo e do maracatu.
Livro didático de
Geografia Araribá Mais Geografia nas páginas 218 a 222. ETAPA 2: Propor
a atividade do livro didático de Geografia
Araribá Mais Geografia na página 223. RECURSOS: ( 218 a 230)Livro didático; ( ) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( )
Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( 223 a 232) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita;
(X ) Avaliação da participação; Outros: Referencias:
Livro Didático de Geografia Araribá Mais Geografia nas páginas 218 a 231. Ciclo
do Trabalho Escravo Contemporâneo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Q1T9qRb9B8E. Ouça a
música de Chuva de Honestidade foi
composta por Flávio Leandro em 2013 para dar voz à revolta do povo nordestino
em relação à seca da região. Disponível em: Região Nordeste, que esta disponível no link: https://youtu.be/L6Udz_08onc.
Que Deus continue
protegendo e abençoando a todos nós... |
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