7º ANO XII - SEQUÊNCIA - 2021

 

                                                         SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais

 Subtema: Diversidade Cultural na Geografia.

 

Unidade Temática:  Natureza Ambientes e Qualidade de Vida.

Objetos do Conhecimento: Biodiversidade Brasileira.

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 7°                                   Período: 08/11/2021  a  19/11/2021                             Nº de Aulas: 9

                            HABILIDADES

 (EF07GE10) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras.

(EF07GE10BA) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia.

(EF07GE10IT) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia e do Município de Itamaraju

 

                 COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

Construir argumentos com base em infomações geograficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciênciassocioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.

                   COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

 

7. Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação, propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

           COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos, assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

 

Informações para os alunos:

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), esligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) –  Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

1º Aula

 Nesta aula vamos conhecer o que é  Diversidade Cultural no Brasil através do vídeo que esta disponível no

 link: https://youtu.be/j1UzWkuL1_A .  momento de discussão e questionamento. Em seguida através do conhecimento adquirido pelos alunos trabalhar a produção de literatura de cordel.

 

 

 

 

 

 

 

2ª Aula

Trabalho escravo no Brasil contemporâneo

O trabalho é a atividade por meio da qual o ser humano produz sua própria existência. Essa afirmação condiz com a definição dada por Karl Marx quanto ao que seria o trabalho. A ideia não é que o ser humano exista em função do trabalho, mas é por meio dele que produz os meios para manter-se vivo. Mas em pleno século XXI o trabalho analógico a escravidão continua. 

O que caracteriza o trabalho escravo hoje no Brasil?

POR: Paula Sato

Para o artigo 149 do Código Penal brasileiro, o crime de escravidão é definido como "reduzir alguém a condição análoga à de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto". Já a Organização Internacional do Trabalho (OIT), tipifica a prática como "todo trabalho ou serviço exigido de um indivíduo sob ameaça de uma pena qualquer para o qual não se apresentou voluntariamente". Ou seja, na escravidão moderna não há tráfico nem comercialização, como acontecia na época colonial, mas a privação da liberdade continua sendo a principal característica da prática. Luiz Machado, responsável pelo Projeto de Combate ao Trabalho Escravo no Brasil da OIT, acredita que as condições atuais são ainda piores do que as sofridas pelos negros até o século 19, "hoje em dia, o indivíduo é descartável. Se um trabalhador fica doente ou morre, é fácil achar outra pessoa que vai se submeter a isso. Antigamente, os negros podiam ser castigados fisicamente, mas eram bem alimentados, já que um escravo saudável e forte era muito mais valioso".

Atividade

1. Leia os textos e responda:

a) O que é o trabalho?

b) O que caracteriza o trabalho escravo hoje no Brasil?

O trabalho escravo é uma grave violação de direitos humanos que restringe a liberdade do indivíduo e atenta contra a sua dignidade. O fenômeno é distinto da escravidão dos períodos colonial e imperial, quando as vítimas eram presas a correntes e açoitadas no pelourinho. Hoje, o trabalho escravo é um crime expresso no Código Penal e pode ser constatado a partir de qualquer um dos seguintes elementos: trabalho forçado, jornada exaustiva, servidão por dívida e condições degradantes.

2. Por que o trabalho escravo é uma grande violação aos direitos humanos?

3. Diferencie:

Escravidão colonial e imperial

 

 

 

Trabalho escravo contemporâneo

 

 No Brasil, 95% das pessoas submetidas ao trabalho escravo rural são homens. As atividades para as quais esse tipo de mão de obra é utilizado exigem força física, por isso os aliciadores buscam principalmente homens e jovens. Os dados oficiais do Programa Seguro-Desemprego registrados de 2003 a 2018 indicam que, entre os trabalhadores libertados, 70% são analfabetos ou não concluíram nem o 5º ano do Ensino Fundamental. O programa Escravo, nem pensar! apresenta o vídeo "Ciclo do Trabalho Escravo". O vídeo inaugura a série "ENP! na Tela". Para saber mais, acesse o material informativo homônimo, disponível em: http://bit.ly/2JAUpPb

3ª Aula Continuação

 Assista ao vídeo Ciclo do Trabalho Escravo Contemporâneo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Q1T9qRb9B8E

Aliciamento, migração forçada, exploração na frente de trabalho, fuga, denúncia às entidades competentes, fiscalização, libertação dos trabalhadores e retorno à terra natal. São essas as experiências pelas quais passam milhares de trabalhadores libertados da escravidão nas zonas rural e urbana do Brasil. A recorrência desses fenômenos nos permite identificar a existência de um ciclo do trabalho escravo contemporâneo.dhttps://escravonempensar.org.br/biblioteca/ciclo-do-trabalho-escravo-contemporaneo-2/e um ciclo do trabalho escravo contemporâneo.

 

Veja o ciclo do trabalho escravo

 

 

                              Atividade

1.      O que é o ciclo do trabalho escravo  contemporâneo?

       2. Crie uma história em quadrinho para fazer a releitura da ilustração do ciclo do trabalho contemporâneo

Leia o texto abaixo:

 

 

 

BRASIL TEVE MAIS DE MIL PESSOAS RESGATADAS DO TRABALHO ESCRAVO EM 2019

https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2020-01/brasil-teve-mais-de-mil-pessoas-resgatadas-do-trabalho-escravo-em

 

Quase 132 anos após a abolição da escravatura no Brasil, situações análogas ao trabalho escravo ainda são registradas. Somente o Ministério Público do Trabalho (MPT) tem hoje 1,7 mil procedimentos de investigação dessa prática e de aliciamento e tráfico de trabalhadores em andamento. Segundo dados do Radar da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, em 111 dos 267 estabelecimentos fiscalizados em 2019, houve a caracterização da existência dessa prática com 1.054 pessoas resgatadas em situações desse tipo. O levantamento apresentado hoje (28) aponta ainda que, no ano passado, o número de denúncias aumentou, totalizando 1.213 em todo o país, enquanto em 2018 foram 1.127.

Casos de trabalho escravo

O meio rural continua concentrando o maior número de registros, com 87% dos casos: produção de carvão vegetal (121); cultivo de café (106); criação de bovinos para corte (95); comércio varejista (79); cultivo de milho (67). O trabalho escravo urbano também fez 120 vítimas, a maior parte na confecção de roupas (35). Também houve registros na construção civil (18), em serviços domésticos (14), construção de rodovias (12) e serviços ambulantes (11).

Leias as manchetes:

1º) Mulher submetida a trabalho análogo à escravidão é libertada em SP

As jornadas diárias de trabalho eram exaustivas e, quando a família viajava, levava a trabalhadora junto para que continuasse prestando serviços aos patrões, sem folgas e salário.

 

1º) Fiscais resgatam 942 pessoas em situação análoga à escravidão em 2020

Dos trabalhadores urbanos resgatados, a maioria trabalhava no comércio varejista e na montagem industrial, e eram imigrantes, com predominância de paraguaios.

 

3º) Empilhados ao sol: como viviam 130 trabalhadores tirados da escravidão em fazenda de alho em MG

Proprietário foi multado e não se manifestou: funcionários dormiam em contêineres e conviviam com esgoto a céu aberto

Vinícius Segalla

Brasil de Fato | São Paulo (SP) | 06 de Outubro de 2021 às 17:24

 

 Observe o mapa das regiões do Brasil

 

3. Qual é o principal assunto das manchetes?

4. Qual das manchetes te chamou mais atenção? Por quê?

5. A primeira manchete fala de uma situação de escravidão em São Paulo e a terceira em Minas Gerais. Observe o mapa das regiões do Brasil e responda: 

a) Estes estados estão em qual região?

b) Qual é o número que representa a região no mapa?

c) O trabalho escravo acontece em todas as regiões do Brasil. Tanto em áreas rurais quanto urbanas, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Complete de acordo com a numeração das regiões no mapa:

Região Centro Oeste representado com o número _____________

O número ______ representa a região Norte.

 

4ª Aula Continuação

Ouça a música de Chuva de Honestidade foi composta por Flávio Leandro em 2013 para dar voz à revolta do povo nordestino em relação à seca da região. Disponível em:

https://www.google.com.br/search?q=youtube+musica+chuva+de+honestidade&bih=625&biw=1366&hl=pt-BR&sxsrf=AOaemvKpQmY1I9CcoMQEeeBwMSIloDGqEg%3A1

 

Este é um trecho da música:

Quando verde eu procuro pelo chão

Não encontro mais nem mandacaru

Dá tristeza ter que viver no Sul

Pra morrer de saudades do sertão.

6. Este trecho da música cita a região Sul do Brasil. Esta região está representada por qual número no mapa acima?

7. O Sertão é uma sub região que predomina a caatinga. A “vegetação típica da região trabalhada na música  tem a sua flora específica. O mandacaru é uma das plantas que nascem ali, uma espécie de cacto, que se adapta a longos períodos de seca”.

Responda:  a região em que o Sertão está localizado é qual número no mapa acima?

 

Vamos continuar compreendendo trechos da música:

Eu sei que a chuva é pouca e que o chão é quente

Mas tem mão boba enganando a gente

Secando o verde da irrigação

8.  Marque a questão: “É nesta estrofe que Flávio Leandro denuncia a “indústria da seca”, em que políticos se aproveitam da situação de miséria do nordeste para beneficiar grandes fazendeiros, deixando de lado a população mais pobre.”

 É nesta situação de pobreza que muitas vezes o pobre é explorado com:

a) Trabalho assalariado

b) Trabalho analógico escravidão.

 

Eu pensei que tivesse resolvida

Essa forma de vida tão medonha

Mas ainda me matam de vergonha

Os currais, coronéis e suas cercas

“Outro problema gritante no nordeste é a alta concentração de terras mal distribuídas. Assim, os grandes latifundiários empregam as pessoas mais carentes por baixos salários e condições de vida muito precárias.”

9. A indústria da seca beneficia a:

a) Políticos, fazendeiros e coronéis.

b) aos mais pobres.

“A   Indústria da Seca é um termo utilizado para se referir à prática de usar a calamidade imposta pela seca para se auto promover Através dela compreende-se as dimensões sociais, econômicas e políticas envolvidas por trás de problemas...”

https://noticiasconcursos.com.br/geografia-do-brasil-o-que-e-a-industria-da-seca-e-possiveis-solucoes/

 

10. Marque a alternativa que denuncia o problema.

a) Justiça social, respeito aos direitos humanos, trabalho digno...

b) fome, miséria, desnutrição, coronelismo, corrupção...

 

11. Leia o encarte e comente sobre a frase. Dê sua opinião.

 

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  5º Aula

 

ETAPA 1: Orientar os alunos a fazer a leitura e a interpretação da música Chuva de Honestidade de Flávio Leandro.

 

   

 

ETAPA 2:  Após a leitura da música “Chuva de Honestidade”. Orientar aos alunos a fazer uma reflexão de acordo a compreesão da letra da mísica.____________________________

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ETAPA 2 : Solicitar aos alunos que acesse ao vídeo com a música “Chuva de Honestidade Flávio Leandro, que está disponível no link:  https://youtu.be/yQd-EhAXY8Y . Em seguida promover um momento de escuta e discussão.

 

6º Aula

ETAPA 1: Nesta aula fazer um levantamento prévio da aula anterior, em seguida propor aos alunos a acessar o vídeo sobre “          Região Nordeste, que esta disponível no link: https://youtu.be/L6Udz_08onc, ou a leitura e interpretação do texto disponível na apostila.

 

                                      Organização do espaço econômico e sub-regionalização

 

Nas últimas décadas, a economia nordestina apresentou crescimento em todos os setores, acompanhando o desenvolvimento econômico brasileiro. Os investimentos em infraestrutura incrementaram o desenvolvimento da região. Favorecida pelo processo de desconcentração industrial da Região Sudeste, a integração do Nordeste com mercados de outras regiões brasileiras e com o mercado externo vem aumentando. A industrialização se concentra nas áreas próximas às capitais, que se tornam cada vez mais atrativas, o que se reflete no aumento da população e na intensificação da urbanização.

                                                               INDICADORES SOCIOECONÔMICOS

Historicamente, o Brasil registra grandes desigualdades, e o Norte e o Nordeste são as regiões com os piores índices socioeconômicos do país. No entanto, essa realidade vem passando por algumas transformações desde a década de 2000, em consequência de políticas de redistribuição de renda, que visam reduzir a pobreza e a desigualdade social no território brasileiro.

 

                                                                       ATIVIDADES ECONÔMICAS

  O desenvolvimento econômico depende, entre outros fatores, da implantação de estradas, portos e aeroportos. Nas últimas décadas, o Nordeste recebeu muitos investimentos em obras de infraestrutura, enquanto seu parque industrial se modernizou e se diversificou com a instalação de fábricas de automóveis e motocicletas, refinarias, estaleiros e siderúrgicas. A agricultura também se modernizou; hoje, a região conta com importantes áreas de produção agrícola irrigada, principalmente na porção interior, voltadas, em sua maioria, para o mercado de exportação de frutas tropicais.

 

                                                                                       Indústria

  Mesmo com a instalação de novas empresas automobilísticas, petroquímicas e do setor siderúrgico, entre os anos de 2014 e 2017, a Região Nordeste foi muito afetada pela crise econômica que impactou o Brasil, com perda significativa no número de empregos formais.O mercado consumidor, que era considerado expansivo, tem passado por uma crise, e as empresas têm segurado os investimentos, aguardando sinais mais evidentes de recuperação econômica nacional e regional.

                                                                                  Comércio e serviços

  As regiões metropolitanas de São Luís (MA), Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE), Maceió (AL) e Salvador (BA) concentram atividades de serviços e de comércio. Entretanto, cresce cada vez mais a importância de municípios localizados fora delas. Feira de Santana, por exemplo, é o segundo maior centro comercial da Bahia.

 

                                                                           MANIFESTAÇÕES CULTURAIS

  Além do patrimônio histórico e dos atrativos naturais, a Região Nordeste é rica em manifestações culturais, entre as quais se destacam o Carnaval e o São João, festas que assumem diferentes particularidades em cada estado. O Carnaval da Bahia é marcado pelos grupos de samba-reggae, blocos de afoxé e trios elétricos, enquanto em Pernambuco se mantêm vivas as tradições do frevo e do maracatu.

 

                                                                                Livro didático de Geografia Araribá Mais Geografia nas páginas 218 a 222.

 

 

ETAPA  2: Propor a atividade do livro didático de Geografia Araribá Mais Geografia na página 223.

 

RECURSOS: ( 218 a 230)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 223 a 232)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

Referencias:

Livro Didático de Geografia Araribá Mais Geografia nas páginas 218 a 231.

Ciclo do Trabalho Escravo Contemporâneo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Q1T9qRb9B8E.

Ouça a música de Chuva de Honestidade foi composta por Flávio Leandro em 2013 para dar voz à revolta do povo nordestino em relação à seca da região. Disponível em:

https://www.google.com.br/search?q=youtube+musica+chuva+de+honestidade&bih=625&biw=1366&hl=pt-BR&sxsrf=AOaemvKpQmY1I9CcoMQEeeBwMSIloDGqEg%3A1

Região Nordeste, que esta disponível no link: https://youtu.be/L6Udz_08onc.

 

 

 

 

                                                                                            Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

 

 

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