7º ano - XI Sequência didática

 

Complemento da X SEQUÊNCIA DIDÁTICA – MATEMÁTICA

Tema intercurricular: “Leitura e escrita em movimento: Itamaraju em foco”

Tema integrador: Escrita e contextualização em Matemática

Unidade Temática: Números

Objetos de Conhecimento: Multiplicação e divisão com números racionais

Ano: 7º.       Período: 20/09 a 01/10/2021                           Nº. de Aulas: 08

HABILIDADES

(EF07MA08) Comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.

(EF07MA09) Utilizar, na resolução de problemas, a associação entre razão e fração, como a fração 2/3 para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana: 20 a 24/09/2021

 

1ª e 2ª aulas: Leitura e escrita; Multiplicação com números racionais

 

1º momento

Ler, coletivamente, o texto, IMPORTÂNCIA DA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL” (ver em anexo). Depois debatê-lo.

 

2º momento

● Seguir as orientações do livro didático, páginas 113, 114 e 115.

● Orientar a ver a videoaula em: https://www.youtube.com/watch?v=MULpZh0cHkc

● Orientar a responder as questões das páginas 115 e 116.

 

3ª e 4ª aulas: Multiplicação com números racionais

 

1º momento

● Corrigir as questões das páginas 115 e 116.

 

2º momento

● Expor mais exemplos sobre o objeto de conhecimento.

● Orientar a responder a atividade 1 (ver em anexo).

 

Segunda semana: 27/09 a 01/10/2021

 

5ª e 6ª aulas: Multiplicação e divisão com números racionais

 

1º momento

● Corrigir a atividade 1.

 

2º momento

● Seguir as orientações do livro didático, páginas 117 e 118.

● Orientar a responder as questões da página 119.

 

7ª e 8ª aulas: Divisão com números racionais

 

1º momento

● Corrigir as questões da página 119.

 

2º momento

● Revisar Multiplicação e divisão com números racionais ou crie uma brincadeira ou um jogo. Fique á vontade para escolher.

RECURSOS:(X ) Livro didático;  () Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  (X ) Outros:celular, notebook.

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas:40 a 46

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:

 

Professor: ____________________________________________________________________________

Escola: _______________________________________________________________________________

 

 

 

 

 

 

 

TEXTO

IMPORTÂNCIA DA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

Fonte: https://escolakids.uol.com.br/portugues/a-importancia-da-interpretacao-textual.htm

Conheça alguns elementos necessários a essa atividade!

 

Entender a mensagem de um texto é característica de um bom leitor

A leitura faz parte de nosso dia a dia, seja na escola, nas tarefas de casa, durante algum percurso que fazemos, enfim, em todos os momentos ela está presente.
O fato é que quando a praticamos, muitas vezes não paramos para pensar sobre a sua verdadeira importância, ou seja: até que ponto este ou aquele texto fez sentido para nós enquanto mantínhamos contato com ele?
Você sabe o porquê dessa pergunta?
Muitas vezes, principalmente na escola, a professora sugere uma leitura e, logo em seguida, ordena que seja feita a interpretação referente ao texto lido. Mas como realizá-la, se não lembramos quase nada daquilo que acabamos de ler? Quando isso acontece é porque ainda não temos a habilidade necessária a todo bom leitor.
Essa habilidade em saber interpretar um texto, pelo fato de ser muito importante, precisa ser rapidamente conquistada, pois ela nos ajudará em todas as disciplinas, a começar por aquele probleminha de matemática....
Ah! Quantas vezes o lemos e não conseguimos resolvê-lo, não é verdade?
Pois bem, o mais importante nessa atividade é sabermos decifrar qual a mensagem que um determinado texto quer nos transmitir e, para isso, é essencial analisarmos alguns pontos.
Precisamos estar atentos ao título, uma vez que ele nos fornece pistas sobre o assunto que será tratado posteriormente. Logo após, surge o primeiro parágrafo que, dependendo do texto, revela os principais elementos contidos no assunto a ser discutido.
 
Geralmente, nos parágrafos seguintes, o emissor (a pessoa que escreve) costuma desenvolver toda a sua ideia de um modo mais detalhado e, ao final, faz um uma espécie de “resumo” sobre tudo o que foi dito, para não deixar que nada fique vago, sem sentido para o leitor. 

Até aqui falamos sobre a forma pela qual o texto se constrói, mas há também outro detalhe que não podemos nunca nos esquecer: a pontuação. Às vezes, uma vírgula pode mudar o sentido de uma frase, os pontos de interrogação e exclamação dizem tudo sobre as “intenções” do autor, ou seja, ele pode deixar uma pergunta para refletirmos, pode também elogiar ou fazer uma crítica, utilizando o ponto de exclamação, concorda?
Assim sendo, resta ainda dizer que nem sempre numa primeira leitura podemos identificar todos os elementos necessários a uma boa compreensão. Caso a mensagem não fique clara ao nosso entendimento, realizamos uma segunda, desta vez um pouco mais atenta, dando importância aos sinais de pontuação, como também analisando cada parágrafo e retirando dele a ideia principal.
Agindo assim, considere-se um leitor competente!!!

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

 

 

 

 

 

 

 

Prefeitura Municipal de Itamaraju - Bahia

Secretaria Municipal de Educação

Ensino Fundamental: Anos Finais

 

Escola: ______________________________________. Data: _______________.   7° ano/Turma: ___

Professor: _________________________________________. Componente Curricular: MATEMÁTICA

Aluno:______________________________________________________________________________

Objetos de Conhecimento: MULTIPLICAÇÃO COM NÚMEROS RACIONAIS

 

ATIVIDADE 1

(Fonte: https://lereaprender.com.br/exercicios-sobre-multiplicacao-de-fracoes/)

 

1. Calcule as multiplicações e simplifique quando for necessário.

 

 

2. Resolva as multiplicações, utilizando a técnica do cancelamento para simplificar sempre que for possível.

 

3. Resolva as multiplicações, fazendo as simplificações necessárias.

a) 

b) 

4. Uma sala de aula tem 30 alunos. Se   dos alunos são meninas, quantos meninos tem na sala?

 

5. Em uma empresa,   dos empregados tem menos que 30 anos. Entre eles,    são casados. Que fração dos empregados da empresa são casados e tem menos que 30 anos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário