| Tema intercurricular: “Leitura e escrita em movimento: Itamaraju em foco” Tema integrador: Escrita e
  contextualização em Matemática | Unidade Temática: Números | 
| Objetos de Conhecimento: Multiplicação e divisão com números
  racionais | |
| Ano: 7º.       Período: 20/09 a 01/10/2021                           Nº. de
  Aulas: 08 | |
| HABILIDADES | |
| (EF07MA08) Comparar e ordenar frações
  associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão, razão e
  operador. (EF07MA09) Utilizar, na resolução de
  problemas, a associação entre razão e fração, como a fração 2/3 para
  expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou
  três partes de outra grandeza. | |
| COMPETÊNCIA ESPECÍFICA | |
| 2. Desenvolver o raciocínio lógico, o
  espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes,
  recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.  3. Compreender as relações entre
  conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética,
  Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do
  conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e
  aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a
  perseverança na busca de soluções. | |
| COMPETÊNCIAS GERAIS | |
| 1. Valorizar e utilizar os
  conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social,
  cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
  e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e
  inclusiva. 5. Compreender, utilizar e criar
  tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
  significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
  escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
  conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
  pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências
  culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem
  entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas
  ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
  consciência crítica e responsabilidade. 10. Agir pessoal e coletivamente com
  autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
  tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
  sustentáveis e solidários. | |
| COMPETÊNCIAS
  SOCIOEMOCIONAIS | 
| Empatia; Autoestima; Ética;
  Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança;
  Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. | 
| ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA | 
| Primeira semana: 20 a 24/09/2021 1ª e 2ª aulas: Leitura e escrita; Multiplicação com números racionais  1º
  momento ● Ler, coletivamente, o texto, “IMPORTÂNCIA
  DA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL” (ver em anexo). Depois debatê-lo. 2º
  momento ● Seguir as orientações
  do livro didático, páginas 113, 114 e 115.  ● Orientar a ver a
  videoaula em: https://www.youtube.com/watch?v=MULpZh0cHkc  ● Orientar a responder
  as questões das páginas 115 e 116. 3ª e 4ª aulas: Multiplicação com números racionais  1º
  momento ● Corrigir as questões
  das páginas 115 e 116. 2º
  momento ● Expor mais exemplos
  sobre o objeto de conhecimento. ● Orientar a responder
  a atividade 1 (ver em anexo). Segunda semana: 27/09 a 01/10/2021 5ª e 6ª aulas: Multiplicação e divisão com números racionais  1º
  momento ● Corrigir a atividade
  1. 2º
  momento ● Seguir as orientações
  do livro didático, páginas 117 e 118. ● Orientar a responder
  as questões da página 119. 7ª e 8ª aulas: Divisão com números racionais  1º
  momento ● Corrigir as questões
  da página 119. 2º
  momento ● Revisar Multiplicação
  e divisão com números racionais ou
  crie uma brincadeira ou um jogo. Fique á vontade para escolher. | 
| RECURSOS:(X ) Livro didático; 
  () Data show; (   ) Jornal;
  (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  )
  Computador;  (  ) Jogos;
  ( ) Material pertinente ao experimento; (  
  ) Informativos;  (X ) Outros:celular, notebook. | 
| AVALIAÇÃO:(  ) Prova; ( 
  ) Trabalho; (X) Resolução de
  Exercícios/Livro páginas:40 a 46 (  )
  Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
  ) Debate; (  )
  Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:  | 
|  | 
Professor: ____________________________________________________________________________
Escola: _______________________________________________________________________________
TEXTO
IMPORTÂNCIA DA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
Fonte: https://escolakids.uol.com.br/portugues/a-importancia-da-interpretacao-textual.htm
Conheça alguns
elementos necessários a essa atividade!
Entender a mensagem de um texto é característica de um bom
leitor
A leitura faz parte de nosso dia a dia, seja
na escola, nas tarefas de casa, durante algum percurso que fazemos, enfim, em
todos os momentos ela está presente.
O fato é que quando a praticamos, muitas vezes não paramos para pensar sobre a
sua verdadeira importância, ou seja: até que ponto este ou aquele texto fez
sentido para nós enquanto mantínhamos contato com ele?
Você sabe o porquê dessa pergunta?
Muitas vezes, principalmente na escola, a professora sugere uma leitura e, logo
em seguida, ordena que seja feita a interpretação referente ao texto lido. Mas
como realizá-la, se não lembramos quase nada daquilo que acabamos de ler?
Quando isso acontece é porque ainda não temos a habilidade necessária a todo
bom leitor.
Essa habilidade em saber interpretar um texto, pelo fato de ser muito
importante, precisa ser rapidamente conquistada, pois ela nos ajudará em todas
as disciplinas, a começar por aquele probleminha de matemática....
Ah! Quantas vezes o lemos e não conseguimos resolvê-lo, não é verdade?
Pois bem, o mais importante nessa atividade é sabermos decifrar qual a mensagem
que um determinado texto quer nos transmitir e, para isso, é essencial
analisarmos alguns pontos.
Precisamos
estar atentos ao título, uma vez que ele nos fornece pistas sobre o assunto que
será tratado posteriormente. Logo após, surge o primeiro parágrafo que,
dependendo do texto, revela os principais elementos contidos no assunto a ser
discutido.
 Geralmente,
nos parágrafos seguintes, o emissor (a pessoa que escreve) costuma desenvolver
toda a sua ideia de um modo mais detalhado e, ao final, faz um uma espécie de
“resumo” sobre tudo o que foi dito, para não deixar que nada fique vago, sem
sentido para o leitor. 
Até aqui falamos sobre a forma pela qual o
texto se constrói, mas há também outro detalhe que não podemos nunca nos
esquecer: a pontuação. Às vezes, uma vírgula pode mudar o sentido de uma frase,
os pontos de interrogação e exclamação dizem tudo sobre as “intenções” do
autor, ou seja, ele pode deixar uma pergunta para refletirmos, pode também
elogiar ou fazer uma crítica, utilizando o ponto de exclamação, concorda?
Assim sendo, resta ainda dizer que nem sempre numa primeira leitura podemos
identificar todos os elementos necessários a uma boa compreensão. Caso a
mensagem não fique clara ao nosso entendimento, realizamos uma segunda, desta
vez um pouco mais atenta, dando importância aos sinais de pontuação, como
também analisando cada parágrafo e retirando dele a ideia principal.
Agindo
assim, considere-se um leitor competente!!!
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais
| Escola: ______________________________________.
  Data: _______________.   7° ano/Turma: ___ Professor: _________________________________________.
  Componente Curricular: MATEMÁTICA Aluno:______________________________________________________________________________ | 
| Objetos de Conhecimento: MULTIPLICAÇÃO COM
  NÚMEROS RACIONAIS  | 
ATIVIDADE 1
(Fonte: https://lereaprender.com.br/exercicios-sobre-multiplicacao-de-fracoes/) 
1. Calcule
as multiplicações e simplifique quando for necessário.
2. Resolva
as multiplicações, utilizando a técnica do cancelamento para simplificar sempre
que for possível.
3. Resolva as multiplicações, fazendo
as simplificações necessárias.
a) 
b) 
4. Uma sala de aula tem 30 alunos. Se 
5. Em
uma empresa, 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário