7º ANO XI - SEQUÊNCIA - 2021

 

                                                      SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA:  Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco.

 SUBTEMA:  Leitura no Espaço Geográfico

UNIDADE TEMÁTICA: Formas de Representação e Pensamento Espacial.

OBJETO DE CONHECIMENTO:  Mapas Temáticos do Brasil.

 

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 7°      Período: 27/ 09 a  08/10/2021                                                             Nº de Aulas: 6                                                                                                                                                                                                                                                   

                                HABILIDADES

(EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil e da Bahia (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogia espaciais.

(EF07GE10BA) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia.

(EF07GE10IT) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia e do Município de Itamaraju.

                    COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

4. . Desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução de problemas que envolvam informações geográficas.

7.Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

            COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) –

Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

                                                                                 

                                                                                 1ªAula

ETAPA 1 e 2: Levantamento prévio da aula anterior. Em seguida explanação – Introdução sobre “Região Nordeste”  abordando o capítulo 18 das paginas 206 a 213.  O Nordeste, a segunda região mais populosa do país, tem alcançado, nos últimos anos, maior dinamismo econômico e integração com o mercado nacional e internacional. O turismo é uma atividade econômica de destaque, principalmente em áreas próximas à orla. A Região Nordeste é historicamente conhecida pelos intensos fluxos populacionais, de emigração (no passado) e, mais recentemente, de imigração. Também é tema de constantes debates acerca das desigualdades regionais no Brasil. O que você conhece sobre a população e sobre a economia da Região Nordeste. O professor pode solicitar a leitura do texto disponível na apostila.

 

 LEITURA DO TEXTO:

                                                    

                                                               Elementos naturais e ocupação territorial

 

    [CdM1] 

  A Região Nordeste brasileira ocupa aproximadamente 18% do território nacional. É formada por nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Predomina no Nordeste o clima tropical, marcado por altas temperaturas e pela alternância de estações secas e chuvosas. Ocorre na região o clima tropical típico, em que a estação seca se dá no inverno, entre os meses de maio e setembro. Há, ainda, outras duas variações do clima tropical presentes no espaço nordestino: o tropical litorâneo e o tropical semiárido. No litoral oriental do Nordeste, área de clima tropical litorâneo, é a estação chuvosa que ocorre no inverno, e não a seca, como no clima tropical típico.    Quanto ao clima tropical semiárido, a principal diferença está na quantidade de chuva, que é escassa e irregular: chove pouco e de forma concentrada em curtos períodos ao longo do ano. A estação seca no semiárido dura cerca de seis meses, podendo se prolongar ainda mais em alguns anos.

   A CAATINGA

  A Caatinga é uma formação vegetal cujas espécies são adaptadas à estiagem por longos períodos. Trata-se de uma vegetação não florestal, pois as árvores não são as espécies vegetais predominantes.

O SERTÃO NORDESTINO

  A área de ocorrência do clima tropical semiárido no território brasileiro é denominada Nordeste seco ou Sertão nordestino. É caracterizada por baixos volumes pluviométricos e altas temperaturas, associados a elevados índices de evaporação, e pela ocorrência da Caatinga, vegetação adaptada à semiaridez do clima.

 

A HIDROGRAFIA DO NORDESTE

   A escassez de chuva no Nordeste seco tem consequências na hidrografia da região. Ao longo do período de estiagem, a água dos rios torna-se escassa e passa a alimentar os lençóis subterrâneos, desaparecendo na superfície. A população local, então, busca obter água para seu abastecimento por meio de poços cavados nos leitos dos rios secos. Os rios que não apresentam águas superficiais durante o período de seca são chamados de intermitentes (ou temporários). É o caso da maioria dos rios nordestinos.

  A exceção é o São Francisco, um rio perene graças à localização de suas principais nascentes em uma região de elevados volumes pluviométricos, em Minas Gerais.

                                                                       O rio São Francisco

 

As águas do “Velho Chico”, como é popularmente conhecido o rio São Francisco, são utilizadas pela população ribeirinha na pesca e na agricultura, e também por fazendas e empresas do setor de frutas. Trata-se do rio mais importante da Região Nordeste, por seu aproveitamento na produção de energia elétrica (obtida pelas usinas hidrelétricas instaladas ao longo de seu curso), no transporte de cargas e em projetos de irrigação.

                                                                                                Livro didático Araribá Mais Geografia/ Capítulo- 18 pag.206  a 213.

                                                                                  2ªAula

 

ETAPA 1 e 2: Ápos a  leitura e interpretação. Solicitar aos alunos que acessem ao vídeo “Rio São Francisco” que esta disponível no link: https://youtu.be/LIyPcICX50M  .

Em seguida solicite para que produzam um resumo sobre o vídeo e enviem ao professor.

                                                                                  3ªAula

ETAPA 1: Após a leitura e acessarem e assistir o vídeo o professor pode propor ao aluno a fazer a atividade da página 212 a 213, com base no infográfico.

ETAPA 2: Correção da atividade com questionamentos e socialização.

                                                                                 4ªAula

ETAPA 1 e 2: Solicitar aos alunos a acessar o link:  https://youtu.be/L6Udz_08Onc  , sobre a “A Região Nordeste” disponível na apostila. Promovendo compreensão e entendimento sobre a região Nordeste. Orientar também a leitura das página 214 a 216.

                                                                                 5ªAula

ETAPA 1 e 2: Levantamento prévio da aula anterior, em seguida propor atividade da página 217.

                                                                                 6ªAula

ETAPA 1 e 2: Correção da atividade aproveitar o momento para sanar possíveis dúvidas.

 

     

 

  

 

 

   

RECURSOS: ( 208 a 216)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (213 e 217.)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

  Referencias :

  Livro didático Araribá Mais Geografia Capítulos ( 18),  Editora Moderna/ Editor responsável- Cesar Brumini Dellore

  Link:: https://youtu.be/LIyPcICX50M  / Rio São Francisco.

  Link: https://youtu.be/L6Udz_08Onc  / Região Nordeste.

 

                                                                               Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

                                                                       


 [CdM1]

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