SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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TEMA: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em
foco. SUBTEMA:
Leitura no Espaço
Geográfico |
UNIDADE TEMÁTICA:
Formas de Representação e Pensamento Espacial. OBJETO DE CONHECIMENTO: Mapas Temáticos do Brasil. |
Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição
espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e
meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o
espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver. |
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Ano: 7° Período: 27/ 09 a 08/10/2021 Nº de Aulas: 6
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HABILIDADES |
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(EF07GE09) Interpretar e
elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias
digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil e da Bahia
(cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogia
espaciais. (EF07GE10BA) Elaborar e interpretar
gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados
socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da
Bahia. (EF07GE10IT) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos
de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões
brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia e do Município de
Itamaraju. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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1.Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática
e inclusiva. 2. Estabelecer conexões entre
diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos
objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem
uso dos recursos da natureza ao longo da história. 4. . Desenvolver o pensamento
espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e iconográficas, de
diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução de
problemas que envolvam informações geográficas. 7.Agir
pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade,
flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões
socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e
solidários. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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6. Valorizar a
diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos
e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do
trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu
projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e
responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e
informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de
vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional
e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos
outros e do planeta. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa
sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de
vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos
,ficando mais facil a avaliação de
desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas. Informações para os alunos . Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas
- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone,
falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos
necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de
outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) – Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula).
1ªAula ETAPA 1 e 2: Levantamento
prévio da aula anterior. Em seguida explanação – Introdução sobre “Região
Nordeste” abordando o capítulo 18 das paginas 206 a
213. O Nordeste, a segunda região mais populosa
do país, tem alcançado, nos últimos anos, maior dinamismo econômico e
integração com o mercado nacional e internacional. O turismo é uma atividade
econômica de destaque, principalmente em áreas próximas à orla. A Região
Nordeste é historicamente conhecida pelos intensos fluxos populacionais, de
emigração (no passado) e, mais recentemente, de imigração. Também é tema de
constantes debates acerca das desigualdades regionais no Brasil. O que você
conhece sobre a população e sobre a economia da Região Nordeste. O professor pode solicitar a leitura do texto disponível
na apostila. LEITURA DO TEXTO:
Elementos naturais e ocupação
territorial A Região Nordeste brasileira ocupa aproximadamente
18% do território nacional. É formada por nove estados: Alagoas, Bahia,
Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Predomina no Nordeste o clima tropical, marcado por altas temperaturas e pela
alternância de estações secas e chuvosas. Ocorre na região o clima tropical
típico, em que a estação seca se dá no inverno, entre os meses de maio e
setembro. Há, ainda, outras duas variações do clima tropical presentes no
espaço nordestino: o tropical litorâneo e o tropical semiárido. No litoral
oriental do Nordeste, área de clima tropical litorâneo, é a estação chuvosa
que ocorre no inverno, e não a seca, como no clima tropical típico. Quanto
ao clima tropical semiárido, a principal diferença está na quantidade de chuva,
que é escassa e irregular: chove pouco e de forma concentrada em curtos
períodos ao longo do ano. A estação seca no semiárido dura cerca de seis
meses, podendo se prolongar ainda mais em alguns anos. A
CAATINGA A Caatinga é uma formação vegetal cujas
espécies são adaptadas à estiagem por longos períodos. Trata-se de uma
vegetação não florestal, pois as árvores não são as espécies vegetais
predominantes. O
SERTÃO NORDESTINO
A área de ocorrência do clima tropical
semiárido no território brasileiro é denominada Nordeste seco ou Sertão
nordestino. É caracterizada por baixos volumes pluviométricos e altas
temperaturas, associados a elevados índices de evaporação, e pela ocorrência
da Caatinga, vegetação adaptada à semiaridez do clima. A
HIDROGRAFIA DO NORDESTE
A escassez de chuva no Nordeste seco tem
consequências na hidrografia da região. Ao longo do período de estiagem, a
água dos rios torna-se escassa e passa a alimentar os lençóis subterrâneos,
desaparecendo na superfície. A população local, então, busca obter água para
seu abastecimento por meio de poços cavados nos leitos dos rios secos. Os
rios que não apresentam águas superficiais durante o período de seca são
chamados de intermitentes (ou temporários). É o caso da maioria dos rios nordestinos.
A exceção é o São Francisco, um rio perene
graças à localização de suas principais nascentes em uma região de elevados
volumes pluviométricos, em Minas Gerais.
O rio São Francisco As águas do “Velho
Chico”, como é popularmente conhecido o rio São Francisco, são utilizadas
pela população ribeirinha na pesca e na agricultura, e também por fazendas e
empresas do setor de frutas. Trata-se do rio mais importante da Região Nordeste,
por seu aproveitamento na produção de energia elétrica (obtida pelas usinas
hidrelétricas instaladas ao longo de seu curso), no transporte de cargas e em
projetos de irrigação.
Livro didático Araribá
Mais Geografia/ Capítulo- 18 pag.206 a
213.
2ªAula ETAPA 1 e 2: Ápos a leitura e
interpretação. Solicitar aos alunos que acessem ao vídeo “Rio São Francisco”
que esta disponível no link:
https://youtu.be/LIyPcICX50M . Em seguida solicite para que produzam um resumo sobre o
vídeo e enviem ao professor.
3ªAula
ETAPA 1: Após a leitura e acessarem e assistir o vídeo o
professor pode propor ao aluno a fazer a atividade da página 212 a 213, com
base no infográfico. ETAPA 2: Correção da atividade com questionamentos e
socialização.
4ªAula ETAPA 1 e
2: Solicitar aos alunos a acessar o
link: https://youtu.be/L6Udz_08Onc , sobre a “A
Região Nordeste” disponível na apostila. Promovendo compreensão e
entendimento sobre a região Nordeste. Orientar também a leitura das página
214 a 216.
5ªAula ETAPA 1 e
2: Levantamento prévio da aula
anterior, em seguida propor atividade da página 217.
6ªAula ETAPA 1 e
2: Correção da atividade aproveitar
o momento para sanar possíveis dúvidas. RECURSOS: ( 208 a 216)Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( )
Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (213 e 217.) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita;
(X ) Avaliação da participação; Outros: Referencias : Livro didático Araribá Mais Geografia
Capítulos ( 18), Editora Moderna/
Editor responsável- Cesar Brumini Dellore Link:: https://youtu.be/LIyPcICX50M / Rio São
Francisco. Link: https://youtu.be/L6Udz_08Onc / Região Nordeste.
Que Deus continue protegendo e abençoando a
todos nós...
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