Tema intercurricular: Consumismo Tema
integrador: As conseqüências do consumismo |
Unidade
Temática: Números |
Objetos de Conhecimento: Números racionais (Frações) |
|
Ano: 7º Período: 23/08 a 03/09/2021 Nº. de Aulas: 08 |
|
HABILIDADES |
|
1- (EF07MA08) Comparar e ordenar
frações associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão,
razão e operador. 2- (EF07MA09) Utilizar, na
resolução de problemas, a associação entre razão e fração, como a fração 2/3
para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da
mesma ou três partes de outra grandeza. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
2. Desenvolver o raciocínio
lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos
convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e
atuar no mundo. 3. Compreender as relações entre
conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética,
Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do
conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e
aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança
na busca de soluções. |
|
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|
1. Valorizar e utilizar os
conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e
inclusiva. 5. Compreender, utilizar e criar
tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências
culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem
entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas
ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. 10. Agir pessoal e coletivamente
com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários. |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia; Autoestima; Ética;
Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança;
Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana: 23 a 27/08/2021 1ª e 2ª aulas: Números racionais
(revisão) 1º momento ● Revisar
números racionais... ● Orientar
a responder a atividade 1 (ver em anexo). 2º
momento ● Corrigir
a atividade 1. ● Orientar
a jogar em https://wordwall.net/pt/resource/3697020/fra%C3%A7%C3%A3o-de-uma-quantidade
.
Pedi para depois enviar o print do resultado... 3ª e 4ª aulas: Consumismo; Números racionais
(revisão) 1º
momento ● Apresentar
os slides (ver no grupo do Whatsapp) da Secretaria de Educação de Pernambuco.
●
Solicitar que respondam á atividade 2 (ver anexo) 2º
momento ●
Corrigir a atividade 2. ●
Apresentar os desafios (ver anexos). Quem for respondendo, o primeiro, vai
pontuando. Você, mesmo, pode definir quanto vale cada desafio... Segunda semana: 03 a 07/09/2021 5ª e 6ª aulas: Adição e subtração com números racionais 1º
momento ● Seguir
as orientações das páginas 110 e 111 do livro... ● Orientar
a responder às questões da página 111 e 112 do livro... 2º
momento ● Corrigir
as questões da página 111 e 112 do livro... 7ª e 8ª aulas: Adição e subtração com
números racionais 1º
momento ●
Apresentar mais exemplos de adição e subtração com números racionais. ● Orientar
a responder à atividade 3 (ver anexo). 2º
momento ●
Corrigir a atividade 3. ● Jogar
em tempo real em: https://wordwall.net/pt/resource/3826184/adi%C3%A7%C3%A3o-e-subtra%C3%A7%C3%A3o-de-fra%C3%A7%C3%A3o |
RECURSOS:(X ) Livro didático;
() Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos;
( ) Material pertinente ao experimento; (
) Informativos; (X ) Outros:celular, notebook. |
AVALIAÇÃO:( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas:100 a 112 ( )
Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( )
Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros: |
|
Professor: ____________________________________________________________________________
Escola: _______________________________________________________________________________
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais
Escola: ______________________________________.
Data: _______________. 7° ano/Turma: ___ Professor: _______________________________________.
Componente Curricular: MATEMÁTICA Aluno:______________________________________________________________________________ |
Objetos de Conhecimento: NÚMEROS RACIONAIS (FRAÇÕES) |
1- Preencha os quadros,
observando as figuras de acordo o modelo.
2- As
árvores de um parque estão dispostas de tal maneira que se construíssemos uma
linha entre a primeira árvore (A) de um trecho e a última árvore (B)
conseguiríamos visualizar que elas estão situadas à mesma distância uma das
outras.
De
acordo com a imagem acima, que fração que representa a distância entre a
primeira e a segunda árvore?
a) 1/6 b)
2/6 c) 1/5 d) 2/5
3- Observe
a barra de chocolate a seguir e responda: quantos quadradinhos se deve comer
para consumir 5/6 da barra?
a) 15 b)
12 c)
14 d) 16
4-
Mário preencheu 3/4 de uma jarra de 500 mL com refresco. Na hora de servir a
bebida, ele distribuiu o líquido igualmente em 5 copos de 50 mL, ocupando 2/4
da capacidade de cada um. Com base nestes dados responda: que fração de líquido
restou na jarra?
a) 1/4 b)
1/3 c) 1/5 d) 1/2
5- 20 colegas de trabalho resolveram fazer uma
aposta e premiar aqueles que mais acertassem os resultados dos jogos de um
campeonato de futebol.
Sabendo que cada pessoa contribuiu com 30 reais
e que os prêmios seriam distribuídos da seguinte forma:
1º primeiro colocado:
1/2 do valor arrecadado;
2º primeiro colocado:
1/3 do valor arrecadado;
3º primeiro colocado:
recebe a quantia restante.
Quanto, respectivamente,
cada participante premiado recebeu?
a) R$ 350; R$ 150; R$
100 b) R$ 300; R$
200; R$ 100
c) R$ 400; R$ 150; R$
50 d) R$ 250; R$
200; R$ 150
6- (UFMG produto.
Um dos potes continha
quantidades iguais dos sabores chocolate, creme e morango; e o outro,
quantidades iguais dos sabores chocolate e baunilha.
Então, é CORRETO afirmar
que, nessa compra, a fração correspondente à quantidade de sorvete do sabor
chocolate foi:
a) 2/5 b)
3/5 c) 5/12 d) 5/6
Fonte: https://www.todamateria.com.br/exercicios-de-fracoes/
ATIVIDADE 2
Fonte: https://ecotelhado.com/consumismo-voce-sabe-as-consequencias-que-geram-na-sua-vida/
Consumismo: Você sabe
as consequências que geram na sua vida?
Primeiro, leia o texto,
abaixo:
Em um mundo globalizado, dominado pelo capitalismo, o consumo está
diretamente interligado ao desenvolvimento da sociedade. Em teoria, quanto mais
se consome, maior deve ser a estabilidade econômica de cada estado e região.
Mas não é bem isso que acontece. O consumismo se espalha, mas cada vez mais
vemos problemas financeiros atingirem pessoas e governos.
As causas do consumismo
Alguns estudos apontam que as causas do consumismo são reflexo das
diversas crises econômicas que o mundo já enfrentou e ainda enfrenta. A
sociedade atual reconhece que o consumo é sinônimo de felicidade e bem-estar, e
até mesmo de prestígio e de status.
Consequências do
consumismo
O problema é que há uma relação estreita e forte entre o consumismo, a sociedade
e o meio ambiente. Isso porque para atender a demanda da produção e do consumo
é necessário retirar matérias-primas da natureza, fabricar e transportar
materiais, fazer grande uso de energia elétrica e de água.
Tudo isso gera emissão de gases poluentes, degradação e devastação
ambiental, poluição geral e, consequentemente, a destruição de ecossistemas.
As pessoas, devido ao sistema que vivem, onde o importante é o que você
tem e não que você é, tendem a desenvolver distúrbios caracterizados pela compulsão
em comprar coisas desnecessárias que talvez nunca usarão.
Além disso, elas são influenciadas por um dos maiores difusores do
consumismo: a mídia. Todos os dias somos “bombardeados” com milhares de
propagandas. São milhões e milhões de gastos para tentar nos fazer comprar os
produtos.
O consumismo também causa consequências à sociedade, já que contribui
para o processo de degradação das relações sociais. Muitas vezes excluímos
pessoas e as julgamos pelo simples fato de ela não possuir tal objeto ou não
estar com “roupas da moda”.
É surpreendente como uma pessoa é julgada por não se submeter ao sistema
que privilegia poucos e faz você valer o que possui. Além disso, o consumista
sofre processos de alienação e oneomania (que é um distúrbio caracterizado pela
compulsão de gastar dinheiro).
Consumo e consumismo:
como afetam o meio ambiente
De todas as consequências do consumismo, a mais grave está relacionada
com o meio ambiente. Como é possível um planeta suportar um sistema em que a
lei vigente é: “use, descarte, compre sempre o novo”? Estamos destruindo a
Terra para satisfazermos nossos prazeres supérfluos, que incentiva o
desperdício e gera uma enorme quantidade de lixo. Estamos caminhando para um
colapso ambiental e prova disso são as mudanças climáticas que ocorrem no
Planeta Terra.
Essa relação entre consumo e sustentabilidade, no entanto, vai além da
etapa de produção. Com a grande quantidade de opções e a alta tecnologia, cada
vez mais os produtos têm menor tempo de vida útil e maior dificuldade de conserto,
o que gera grande número de resíduo eletrônico.
Atualmente, o desenvolvimento sustentável é a principal solução contra a
crise ambiental que o planeta enfrenta, já que é considerado o equilíbrio entre
sociedade, natureza e economia.
Nesse sentido, empresas e organizações se unem para procurar maneiras
investir em soluções sustentáveis, a fim de garantir seu progresso sem
comprometer o futuro. A educação ambiental é um importante passo para o
desenvolvimento sustentável. Isso porque, é preciso conscientizar todos os
setores da sociedade para que haja um movimento completo e eficiente em prol do
meio ambiente.
Agora, respondam as
questões, abaixo, de forma resumida, se baseando no texto.
1- Quais as causas do consumismo?
2- Quais as conseqüências do consumismo?
3- Como o Consumo e o consumismo afetam o meio ambiente?
-2009)
Paula comprou dois potes de sorvete, ambos com a mesma quantidade do
DESAFIO 1
Fonte: https://matematicaninja.blogspot.com/2017/07/desafio-uma-pizza-tinha-8-fatias-eu.html
DESAFIO 2
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/14214555059177374/
DESAFIO 3
Fonte: https://www.matematicagenial.com/2017/07/desafio-verdadeiro-ou-falso-com-fracoes.html
ATIVIDADE 3
Fonte: https://www.todamateria.com.br/adicao-e-subtracao-de-fracoes/
1- Realize as operações com as frações a seguir e simplifique o
resultado quando necessário.
2- Comprei uma barra de chocolate que possuía um total de
oito quadradinhos. Comi três quadradinhos de chocolate ontem e dois
quadradinhos de chocolate hoje. Que fração de chocolate eu já comi? E que
fração ainda falta comer?
a) Comi 5/8 e
sobrou 3/8. b) Comi 6/8 e
sobrou 2/8.
c) Comi 3/8 e sobrou 5/8.
3- Ana tem uma caixa com 6 ovos. Ela
pretende utilizá-los para fazer duas receitas. Para um bolo, é necessário
utilizar a metade dos ovos e para fazer uma omelete é necessário utilizar um
terço dos ovos. Quantos ovos Ana utilizou para fazer as duas receitas?
a) 4 ovos
b) 5 ovos
c) 6 ovos
Nenhum comentário:
Postar um comentário