7º ano - X Sequência didática

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – MATEMÁTICA

Tema intercurricular: Consumismo

Tema integrador: As conseqüências do consumismo

Unidade Temática: Números

Objetos de Conhecimento: Números racionais (Frações)

Ano: 7º                     Período: 23/08 a 03/09/2021                   Nº. de Aulas: 08

HABILIDADES

1- (EF07MA08) Comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.

2- (EF07MA09) Utilizar, na resolução de problemas, a associação entre razão e fração, como a fração 2/3 para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

Primeira semana: 23 a 27/08/2021

 

1ª e 2ª aulas: Números racionais (revisão)

1º momento

● Revisar números racionais...

● Orientar a responder a atividade 1 (ver em anexo).

 

2º momento

● Corrigir a atividade 1.

● Orientar a jogar em https://wordwall.net/pt/resource/3697020/fra%C3%A7%C3%A3o-de-uma-quantidade . Pedi para depois enviar o print do resultado...

3ª e 4ª aulas: Consumismo; Números racionais (revisão)

1º momento

● Apresentar os slides (ver no grupo do Whatsapp) da Secretaria de Educação de Pernambuco.

● Solicitar que respondam á atividade 2 (ver anexo)

 

2º momento

● Corrigir a atividade 2.

● Apresentar os desafios (ver anexos). Quem for respondendo, o primeiro, vai pontuando. Você, mesmo, pode definir quanto vale cada desafio...

 

 

Segunda semana: 03 a 07/09/2021

 

5ª e 6ª aulas: Adição e subtração com números racionais

 

1º momento

● Seguir as orientações das páginas 110 e 111 do livro...

● Orientar a responder às questões da página 111 e 112 do livro...

 

2º momento

● Corrigir as questões da página 111 e 112 do livro...

 

7ª e 8ª aulas: Adição e subtração com números racionais

 

1º momento

● Apresentar mais exemplos de adição e subtração com números racionais.

● Orientar a responder à atividade 3 (ver anexo).

 

2º momento

● Corrigir a atividade 3.

● Jogar em tempo real em: https://wordwall.net/pt/resource/3826184/adi%C3%A7%C3%A3o-e-subtra%C3%A7%C3%A3o-de-fra%C3%A7%C3%A3o

RECURSOS:(X ) Livro didático;  () Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  (X ) Outros:celular, notebook.

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas:100 a 112

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:

 

Professor: ____________________________________________________________________________

Escola: _______________________________________________________________________________

 

 

 

Prefeitura Municipal de Itamaraju - Bahia

Secretaria Municipal de Educação

Ensino Fundamental: Anos Finais

 

Escola: ______________________________________. Data: _______________.   7° ano/Turma: ___

Professor: _______________________________________. Componente Curricular: MATEMÁTICA

Aluno:______________________________________________________________________________

Objetos de Conhecimento: NÚMEROS RACIONAIS (FRAÇÕES)

 

 

ATIVIDADE 1 (ESTUDO REMOTO)

 

1-    Preencha os quadros, observando as figuras de acordo o modelo.

 

Fonte: https://escolaeducacao.com.br/atividades-de-matematica-5-ano-fracoes/atividades-de-matematica-quadro-fracionario/

2- As árvores de um parque estão dispostas de tal maneira que se construíssemos uma linha entre a primeira árvore (A) de um trecho e a última árvore (B) conseguiríamos visualizar que elas estão situadas à mesma distância uma das outras.

De acordo com a imagem acima, que fração que representa a distância entre a primeira e a segunda árvore?

a) 1/6                         b) 2/6                         c) 1/5                          d) 2/5

3- Observe a barra de chocolate a seguir e responda: quantos quadradinhos se deve comer para consumir 5/6 da barra?

a) 15                                      b) 12                                      c) 14                          d) 16

4- Mário preencheu 3/4 de uma jarra de 500 mL com refresco. Na hora de servir a bebida, ele distribuiu o líquido igualmente em 5 copos de 50 mL, ocupando 2/4 da capacidade de cada um. Com base nestes dados responda: que fração de líquido restou na jarra?

a) 1/4             b) 1/3                         c) 1/5              d) 1/2

5- 20 colegas de trabalho resolveram fazer uma aposta e premiar aqueles que mais acertassem os resultados dos jogos de um campeonato de futebol.

Sabendo que cada pessoa contribuiu com 30 reais e que os prêmios seriam distribuídos da seguinte forma:

1º primeiro colocado: 1/2 do valor arrecadado;

2º primeiro colocado: 1/3 do valor arrecadado;

3º primeiro colocado: recebe a quantia restante.

Quanto, respectivamente, cada participante premiado recebeu?

a) R$ 350; R$ 150; R$ 100                       b) R$ 300; R$ 200; R$ 100

c) R$ 400; R$ 150; R$ 50                         d) R$ 250; R$ 200; R$ 150

 

6- (UFMG produto.

Um dos potes continha quantidades iguais dos sabores chocolate, creme e morango; e o outro, quantidades iguais dos sabores chocolate e baunilha.

Então, é CORRETO afirmar que, nessa compra, a fração correspondente à quantidade de sorvete do sabor chocolate foi:

a) 2/5                         b) 3/5                         c) 5/12                       d) 5/6

 

Fonte: https://www.todamateria.com.br/exercicios-de-fracoes/

 

 

ATIVIDADE 2

Fonte: https://ecotelhado.com/consumismo-voce-sabe-as-consequencias-que-geram-na-sua-vida/

Consumismo: Você sabe as consequências que geram na sua vida?

Primeiro, leia o texto, abaixo:

Em um mundo globalizado, dominado pelo capitalismo, o consumo está diretamente interligado ao desenvolvimento da sociedade. Em teoria, quanto mais se consome, maior deve ser a estabilidade econômica de cada estado e região. Mas não é bem isso que acontece. O consumismo se espalha, mas cada vez mais vemos problemas financeiros atingirem pessoas e governos.

As causas do consumismo

Alguns estudos apontam que as causas do consumismo são reflexo das diversas crises econômicas que o mundo já enfrentou e ainda enfrenta. A sociedade atual reconhece que o consumo é sinônimo de felicidade e bem-estar, e até mesmo de prestígio e de status.

Consequências do consumismo

O problema é que há uma relação estreita e forte entre o consumismo, a sociedade e o meio ambiente. Isso porque para atender a demanda da produção e do consumo é necessário retirar matérias-primas da natureza, fabricar e transportar materiais, fazer grande uso de energia elétrica e de água.

Tudo isso gera emissão de gases poluentes, degradação e devastação ambiental, poluição geral e, consequentemente, a destruição de ecossistemas.

As pessoas, devido ao sistema que vivem, onde o importante é o que você tem e não que você é, tendem a desenvolver distúrbios caracterizados pela compulsão em comprar coisas desnecessárias que talvez nunca usarão.

Além disso, elas são influenciadas por um dos maiores difusores do consumismo: a mídia. Todos os dias somos “bombardeados” com milhares de propagandas. São milhões e milhões de gastos para tentar nos fazer comprar os produtos.

O consumismo também causa consequências à sociedade, já que contribui para o processo de degradação das relações sociais. Muitas vezes excluímos pessoas e as julgamos pelo simples fato de ela não possuir tal objeto ou não estar com “roupas da moda”.

É surpreendente como uma pessoa é julgada por não se submeter ao sistema que privilegia poucos e faz você valer o que possui. Além disso, o consumista sofre processos de alienação e oneomania (que é um distúrbio caracterizado pela compulsão de gastar dinheiro).

 

Consumo e consumismo: como afetam o meio ambiente

De todas as consequências do consumismo, a mais grave está relacionada com o meio ambiente. Como é possível um planeta suportar um sistema em que a lei vigente é: “use, descarte, compre sempre o novo”? Estamos destruindo a Terra para satisfazermos nossos prazeres supérfluos, que incentiva o desperdício e gera uma enorme quantidade de lixo. Estamos caminhando para um colapso ambiental e prova disso são as mudanças climáticas que ocorrem no Planeta Terra.

Essa relação entre consumo e sustentabilidade, no entanto, vai além da etapa de produção. Com a grande quantidade de opções e a alta tecnologia, cada vez mais os produtos têm menor tempo de vida útil e maior dificuldade de conserto, o que gera grande número de resíduo eletrônico.

Atualmente, o desenvolvimento sustentável é a principal solução contra a crise ambiental que o planeta enfrenta, já que é considerado o equilíbrio entre sociedade, natureza e economia.

Nesse sentido, empresas e organizações se unem para procurar maneiras investir em soluções sustentáveis, a fim de garantir seu progresso sem comprometer o futuro. A educação ambiental é um importante passo para o desenvolvimento sustentável. Isso porque, é preciso conscientizar todos os setores da sociedade para que haja um movimento completo e eficiente em prol do meio ambiente.

 

Agora, respondam as questões, abaixo, de forma resumida, se baseando no texto.

1- Quais as causas do consumismo?

2- Quais as conseqüências do consumismo?

3- Como o Consumo e o consumismo afetam o meio ambiente?

-2009) Paula comprou dois potes de sorvete, ambos com a mesma quantidade do

DESAFIO 1

Fonte: https://matematicaninja.blogspot.com/2017/07/desafio-uma-pizza-tinha-8-fatias-eu.html

DESAFIO 2

Fonte: https://br.pinterest.com/pin/14214555059177374/

DESAFIO 3

Fonte: https://www.matematicagenial.com/2017/07/desafio-verdadeiro-ou-falso-com-fracoes.html

 

ATIVIDADE 3 

Fonte: https://www.todamateria.com.br/adicao-e-subtracao-de-fracoes/

1- Realize as operações com as frações a seguir e simplifique o resultado quando necessário.

                                                               

 

2- Comprei uma barra de chocolate que possuía um total de oito quadradinhos. Comi três quadradinhos de chocolate ontem e dois quadradinhos de chocolate hoje. Que fração de chocolate eu já comi? E que fração ainda falta comer?

a) Comi 5/8 e sobrou 3/8.                  b) Comi 6/8 e sobrou 2/8.
c) Comi 3/8 e sobrou 5/8.

 

3- Ana tem uma caixa com 6 ovos. Ela pretende utilizá-los para fazer duas receitas. Para um bolo, é necessário utilizar a metade dos ovos e para fazer uma omelete é necessário utilizar um terço dos ovos. Quantos ovos Ana utilizou para fazer as duas receitas?

a) 4 ovos
b) 5 ovos
c) 6 ovos

Nenhum comentário:

Postar um comentário