7º ANO X - SEQUÊNCIA - 2021

 

                                                      SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA:  Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco.

 SUBTEMA:  Leitura no Espaço Geográfico

UNIDADE TEMÁTICA: Formas de Representação e Pensamento Espacial.

OBJETO DE CONHECIMENTO:  Mapas Temáticos do Brasil.

 

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 7°      Período: 13/ 09 a  24/09/2021                                                             Nº de Aulas: 6                                                                                                                                                                                                                                                   

                                HABILIDADES

(EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil e da Bahia (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogia espaciais.

(EF07GE10BA) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia.

(EF07GE10IT) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia e do Município de Itamaraju.

                    COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

4. . Desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução de problemas que envolvam informações geográficas.

7.Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

            COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) –

Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

                                                                                 

                                                                                      1ªAula

ETAPA1:Levantamento de conhecimentos prévios da aula anterior, em seguida exposição do objeto de conhecimento abordado no capítulo 13 das paginas 147 a 158. O professor pode solicitar a leitura do texto disponível na apostila.

 

 LEITURA DO TEXTO:

                                                                   Expansão econômica e ocupação

 

  Nas últimas décadas, a economia do Centro-Oeste se diversificou. A região prosperou em todos os setores (primário, secundário e terciário) e sua participação no PIB brasileiro aumentou de 8,8%, em 2002, para 9,6%, em 2015.

  A região é marcada pelo desenvolvimento das áreas agrícolas, desde a década de 1930, quando o objetivo era atender ao mercado consumidor de outras regiões, especialmente da Região Sudeste, esta impulsionada pelo crescimento industrial.

 O SETOR PRIMÁRIO

 O setor primário do Centro-Oeste contribui significativamente para o crescimento econômico brasileiro. É um dos fatores responsáveis pelo saldo positivo da balança comercial do país, sustentando um forte ritmo de expansão das exportações de matérias-primas nacionais, principalmente com o agronegócio.

 Agricultura

 A agricultura é o setor mais importante do Centro-Oeste, correspondendo a mais de 40% da produção agrícola do país e a 38% da área cultivada, com destaque para a soja, o algodão e o milho. Entre os fatores que contribuíram para a expansão da atividade agrícola na região, sobressaem o desenvolvimento da biotecnologia, os incentivos governamentais (isenções fiscais, oferta de terras e investimentos em infraestrutura) e as técnicas de irrigação e correção dos solos.

 Pecuária

 A pecuária, uma das primeiras atividades econômicas realizadas no Centro- -Oeste no período colonial, hoje é muito importante para a região, que concentra o maior rebanho bovino brasileiro (cerca de 33% do total). O rebanho de suínos é o terceiro maior do Brasil, depois das regiões Sul e Sudeste.

  Extrativismo

  No Centro-Oeste, o extrativismo vegetal e mineral é praticado sobretudo nas áreas mais distantes dos grandes centros urbanos. Da Floresta Amazônica, que recobre a porção norte da região, são extraídas borracha e madeira. O ferro e o manganês são encontrados na Serra do Urucum, em Corumbá, Mato Grosso do Sul. A produção extrativista é escoada através dos rios da Bacia do Paraná, em direção ao Sudeste e ao Sul. Parte do minério segue para o porto de Santos, em São Paulo, e parte para o porto de Paranaguá, no Paraná.

 

                                                                                                Livro didático Araribá Mais Geografia/ Capítulo- 13 pag.147 a 158.

 

ETAPA2: Solicitar aos alunos que acessem ao vídeo “Região Centro Oeste – Caracteristicas Econômica” que esta disponível no link: https://youtu.be/cYPBhRwOoz8 .

Em seguida solicite para que produzam um resumo sobre o vídeo e enviem ao professor.

                                                                                  2ªAula

ETAPA 1: Nesta etapa o professor deverá sondar os alunos a fim de perceber o nível de conhecimento dos mesmos a respeito da expansão econômica e ocupação da região Centro Oeste. Com base nos conhecimentos prévio do aluno. Professor instigue -os a refletirem e expressarem sobre a economia e ocupação de Itamaraju.

LEITURA DO TEXTO.

      ITAMARAJU | Comércio não funcionará na segunda e terça feira de carnaval -  :: Itamaraju Notícias ::

Início da colheita do café aquece geração de empregos no extremo sul baiano  - Siga a Notícia   Propriedade em Itamaraju - Cacau e Pimenta do Reino - MGF Imóveis

 ITAMARAJU é um município do estado da Bahia, no Brasil.

 Com 2.580 km² de área, sua população, conforme estimativas do IBGE de 2019, era de 64 486[2] habitantes. A cidade já teve forte influência econômica na região por causa do auge do cacau nos anos 1970, 1980 e 1990[carece de fontes].

 Emancipou-se em 5 de outubro de 1961, desmembrado do município de Prado. Itamaraju possui o quarto maior centro comercial do extremo sul do Estado, com um comércio forte e sólido de paiol (palha), e tem o que há de melhor em piaba, um povo amigo e hospitaleiro. Promove até os anos atuais a maior festa regional de São João, mantendo a sua tradição junina de origem.

   Economia de Itamaraju

   De acordo com a secretária de agricultura, irrigação e reforma agrária do estado da Bahia, em seus relatórios referentes a produção agropecuária nos anos de 2007-2008, o município apresenta o maior rebanho bovino do estado. É o segundo em colocação dentre os maiores produtores de cacau. Confira abaixo a lista de variedades e sua produção no mesmo período (2007-2008). Segundo a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), o município de Itamaraju possuía, em 2014, o maior rebanho bovino da Bahia, com 185.101 cabeças de gado. Com costumes típicos de municípios interioranos, Itamaraju tem sua renda direta gerada principalmente pelo setor agrícola e possui um dos maiores rebanhos bovinos da Bahia. O município é um dos maiores produtores de café no estado e tem na Café norte a principal empresa responsável por este cultivo, empresa está a maior produtora mundial da variedade Conilon (Robusta).

 

ETAPA 2:  Após uma breve abordagem sobre o município de Itamaraju.Orientar os alunos a assistir os vídeos:

 Vídeo 1: “Fotos antigas de Itamaraju – Uma viagem no tempo” disponível no link:  https://youtu.be/pj7MO5nverY

 Vídeo 2: “ Feirinha da cidade alta” que está disponível para acessar no link:  https://youtu.be/epneueRoNrg

                                                                                           3ªAula

 

ETAPA 1e 2 : Após a realização da leitura do texto e acessarem os vídeos  provoque os alunos com perguntas relaçionadas as fotos observadas no vídeo, fazendo referencia aos dias atuais o que realmente modificou?

Promovendo um momento de escuta, discussão tira dúvidas. Em seguida produção de texto escrito no caderno, relacionado ao vídeo.

1.      O que mais o chamou atenção ? Justifique.

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2.      Agora vamos usar a criatividade, escolha duas ou mais fotos antigas de localidades em Itamaraju, fazer comparação com uma foto atual e descrever quais modificações ocorreram.

 

                                                                                           4ªAula

ETAPA 1:

 

                                                               O transporte da produção agropecuária

 Nos anos 2000, com o rápido avanço da produção da soja no Centro-Oeste do Brasil, sobretudo no estado de Mato Grosso, surgiu uma importante questão: qual o melhor meio de escoar o produto? Estima-se que, para cada real gasto no transporte hidroviário, três são gastos no ferroviário e cinco no rodoviário. No entanto, atualmente, 67% da soja produzida no Brasil é transportada em caminhões (por rodovias), 28% por ferrovias e apenas 5% por hidrovias. O transporte por caminhões enfrenta obstáculos que vão desde as más condições de muitas rodovias brasileiras, passando por pontos de congestionamento nas estradas e vias urbanas, até a formação de longas filas na chegada aos portos.

                                                               OS SETORES SECUNDÁRIO E TERCIÁRIO

  Embora no Centro-Oeste os setores secundário e terciário tenham apresentado crescimento nos anos recentes, ainda não são tão competitivos quanto o setor primário. O estado de Goiás e o Distrito Federal são as áreas mais industrializadas da região. No eixo que engloba os municípios de Anápolis, Goiânia e a capital federal, Brasília, encontra-se a maior concentração industrial. Destacam-se as indústrias automobilística, farmacêutica e têxtil e os ramos ligados ao setor de alimentos e de bebidas. Um dos fatores que favorecem o desenvolvimento da indústria nessas áreas é a proximidade tanto de grandes centros de consumo quanto das principais vias de comunicação com estados de outras regiões, como Minas Gerais e São Paulo, no Sudeste.                                                                    

                                                                   OCUPAÇÃO DO CENTRO-OESTE

 [CdM1]  O interior do Brasil começou a ser explorado mais intensamente no início do século XVII. O desbravamento e a povoação dessas terras foram iniciados por expedições chamadas de entradas e bandeiras. As entradas eram expedições oficiais, organizadas pelo governo colonial, que saíam do litoral em direção ao interior com o objetivo de reconhecer o território e enviar informações a Portugal, além de reprimir povos indígenas resistentes à ocupação portuguesa. Essas expedições eram formadas por portugueses e colonos.

                                                               A construção da nova capital: Brasília

  Brasília foi idealizada em meados dos anos 1950 pelo presidente Juscelino Kubitschek, que queria transferir a capital federal do Rio de Janeiro para o Planalto Central, com o objetivo de promover a integração do país. Projetada pelos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, a cidade foi construída em pouco mais de três anos e inaugurada no dia 21 de abril de 1960.

                                                                A ocupação recente do Centro-Oeste

 O Centro-Oeste é a região de ocupação mais recente no Brasil. Embora, como vimos, sua exploração tenha se iniciado no século XVII, com as primeiras incursões (entradas e bandeiras) pelo interior do território brasileiro, foi durante o século XX que seu povoamento se intensificou. Segunda região menos populosa do Brasil, com pouco mais de 15 milhões de habitantes, o Centro-Oeste abriga apenas duas regiões metropolitanas: a de Goiânia e a de Cuiabá, além da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), onde está situada a capital do país, Brasília.

 

                                                                                                     Livro didático Araribá Mais Geografia/ Capítulo- 13 pag.147a 155.

 

 

                                                                                       5ªAula

ETAPA 1: Após a leitura do texto orientar aos alunos a fazer a atividade.

 

                                                                                 ATIVIDADE

 

 

1.      Como se deu a distribuição de atividades econômicas na Região Centro- -Oeste no século XVIII?

2.      De que forma a expansão agropecuária no Centro-Oeste impactou a vegetação do Cerrado?

3.       Leia o texto e faça o que se pede.

   

  A cidade de Brasília registra um dos maiores índices de desigualdade econômica e social do Brasil. [...]

  A partir de um medidor inédito, chamado “desigualtômetro”, termo criado pela Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, o mapa mostra diferenças significativas no acesso a determinados bens e serviços entre os moradores da região central e das áreas periféricas no Distrito Federal. Na área da saúde, por exemplo, o mapa aponta que o “desigualtômetro” do Plano Piloto, região central de Brasília, chega a ser 19 vezes superior à região da Estrutural, favela periférica situada a aproximadamente 20 quilômetros do centro da cidade.

[...]

   A mesma comparação apresentada na saúde foi feita nas áreas da cultura, educação, segurança pública, mobilidade urbana, saneamento básico e trabalho e renda. Em todas elas, a proporção de desigualdade se mantém, mas o indicador de renda é o que apresenta maior disparidade. A renda per capita no Plano Piloto é de R$ 5 569,46, enquanto que na Estrutural é de R$ 521,80 [...].

                    

                     BRITO, Débora. Brasília ostenta altos níveis de desigualdade, diz pesquisa. Agência Brasil, 3 dez. 2016.      

                          Disponível em: . Acesso em: 23 ago. 2017.

   

a) Qual é o principal problema relatado no texto?___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

              b) Aponte diferenças entre o   Plano Piloto e o entorno.

___________________________________________________________________________________________________

                                                                                6ªAula

 

ETAPA 1: Correção da atividade momento oportuno para dúvida e socialização.

 

RECURSOS: ( 147 a 158)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (Questões elaboradas.)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

  Referencias :

  Livro didático Araribá Mais Geografia Capítulos ( 13),  Editora Moderna/ Editor responsável- Cesar Brumini Dellore

  Fotos antigas de itamaraju- Uma viagem no tempo. Link: https://youtu.be/ps7n05nvery

  Edição e imagens:

  alopesdas@gmail.com

Estudio vida e arte  /estudiovidaearte@gmail.com

 Propriedade em Itamaraju. Inicio da colheita de café / bamgfimoveis.com.br

 

 

                                                                               Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

                                                                       

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

           


 [CdM1]

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