Tema intercurricular: Tema
integrador: |
Unidade
Temática: Números |
Objetos de Conhecimento: Operações
com adição, subtração, multiplicação e divisão com números inteiros (incluindo questões da OBMEP); |
|
Ano: 7º Período: 12 a 23/07/ 2021 Nº. de Aulas: 08 |
|
HABILIDADES |
|
(EF07MA03) Comparar e ordenar números
inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos
da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração. (EF07MA04) Resolver e elaborar
problemas que envolvam operações com números inteiros. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
2. Desenvolver o raciocínio lógico, o
espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes,
recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo. 3. Compreender as relações entre
conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética,
Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do
conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e
aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança
na busca de soluções. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
1. Valorizar e utilizar os
conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e
inclusiva. 5. Compreender, utilizar e criar
tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências
culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem
entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas
ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. 10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários. |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia; Autoestima; Ética;
Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança;
Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana: 28/06 a 01/07/2021 1ª e 2ª aulas: Adição, subtração,
multiplicação e divisão com números inteiros. 1º
momento ● Revisar adição e subtração
com números inteiros ● Multiplicação
e divisão com números inteiros ●Orientar a responder a
ATIVIDADE 1 (ver anexo 1). 2º
momento ● Corrigir a ATIVIDADE
1 3ª e 4ª aulas: QUESTÕES DA OBMEP – N° 01, 02 1º
momento ● Dar alguns minutos
para que os alunos respondam as questões da OBMEP – N° 01.
Depois, corrigir com explicações (ver anexo) 2º
momento ● Dar alguns minutos
para que os alunos respondam as questões da OBMEP – N° 02.
Depois, corrigir com explicações (ver anexo) Segunda semana: 05 a 09/07/2021 5ª e 6ª aulas: QUESTÕES DA OBMEP – N° 03, 04 1º
momento Dar alguns minutos para
que os alunos respondam as questões da OBMEP – N° 03.
Depois, corrigir com explicações (ver anexo) 2º
momento Dar alguns minutos para
que os alunos respondam as questões da OBMEP – N° 04.
Depois, corrigir com explicações (ver anexo) 7ª e 8ª aulas: QUESTÕES DA OBMEP – N° 05, 06 1º
momento Dar alguns minutos para
que os alunos respondam as questões da OBMEP – N° 05.
Depois, corrigir com explicações (ver anexo) 2º
momento Dar alguns minutos para
que os alunos respondam as questões da OBMEP – N° 06.
Depois, corrigir com explicações (ver anexo) |
RECURSOS:(X ) Livro didático;
() Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos;
( ) Material pertinente ao experimento; (
) Informativos; (X ) Outros:celular, notebook. |
AVALIAÇÃO:( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas:40 a 46 ( )
Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( )
Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros: |
|
Professor: ____________________________________________________________________________
Escola: _______________________________________________________________________________
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais
Escola: ______________________________________.
Data: _______________. 7° ano/Turma: ____ Professor: _________________________________________.
Componente Curricular: MATEMÁTICA Aluno:_______________________________________________________________________________ |
Objetos de Conhecimento: ADIÇÃO,
SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO COM NÚMEROS INTEIROS. |
ATIVIDADE 1 (ESTUDO REMOTO)
1. Calcule as adições...: a) (+3) + (+2) = g) (-3) + (-2) = h) (-5) + (-1) = i) (-7) + (-5) = j) (-4) + (-7) = 2. Calcule as subtrações...: a) (+7) - (+3) = 3. Elimine os
parênteses a) -(+5) = d) -(-7) = |
h) -(+56) = 4. Calcule...: 5. Efetue as multiplicações e) (-3) . (+9) = i) (+7) . (-10)
= 6. Calcule os quocientes e) (-75) : (-15)
= |
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais
Escola: ______________________________________.
Data: _______________. 7° ano/Turma: ____ Professor: _________________________________________.
Componente Curricular: MATEMÁTICA Aluno:_______________________________________________________________________________ |
Objetos de Conhecimento: QUESTÕES DA OBMEP – N° 01 |
QUESTÕES DA OBMEP – N° 01
(Fonte:
OBMEP – 2019 -
1ª FASE)
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais
Escola: ______________________________________.
Data: _______________. 7° ano/Turma: ____ Professor: _________________________________________.
Componente Curricular: MATEMÁTICA Aluno:_______________________________________________________________________________ |
Objetos de Conhecimento: QUESTÕES DA OBMEP – N° 02 |
QUESTÕES DA OBMEP – N° 02
(Fonte:
OBMEP – 2019 -
1ª FASE)
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais
Escola: ______________________________________.
Data: _______________. 7° ano/Turma: ____ Professor: _________________________________________.
Componente Curricular: MATEMÁTICA Aluno:_______________________________________________________________________________ |
Objetos de Conhecimento: QUESTÕES DA OBMEP – N° 03 |
QUESTÕES DA OBMEP – N° 03
(Fonte:
OBMEP – 2019 -
1ª FASE)
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais
Escola: ______________________________________.
Data: _______________. 7° ano/Turma: ____ Professor: _________________________________________.
Componente Curricular: MATEMÁTICA Aluno:_______________________________________________________________________________ |
Objetos de Conhecimento: QUESTÕES DA OBMEP – N° 04 |
QUESTÕES DA OBMEP – N° 04
(Fonte:
OBMEP – 2019 -
1ª FASE)
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais
Escola: ______________________________________.
Data: _______________. 7° ano/Turma: ____ Professor: _________________________________________.
Componente Curricular: MATEMÁTICA Aluno:_______________________________________________________________________________ |
Objetos de Conhecimento: QUESTÕES DA OBMEP – N° 05 |
QUESTÕES DA OBMEP – N° 05
(Fonte:
OBMEP – 2019 -
1ª FASE)
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais
Escola: ______________________________________.
Data: _______________. 7° ano/Turma: ____ Professor: _________________________________________.
Componente Curricular: MATEMÁTICA Aluno:_______________________________________________________________________________ |
Objetos de Conhecimento: QUESTÕES DA OBMEP – N° 06 |
QUESTÕES DA OBMEP – N° 06
(Fonte:
OBMEP – 2019 -
1ª FASE)
GABARITO - ATIVIDADE 1
(Fonte:
https://ensinodematemtica.blogspot.com/2011/02/numeros-inteiros-para-6-serie-ou-7-ano.html )
1. Calcule as adições: 2. Calcule as subtrações: a) (+7) - (+3) = (R: +4) 3. Elimine os parênteses a) -(+5) = -5 d) -(-7) = +7 |
h) -(+56) = -56 4. Calcule...: 5. Efetue as multiplicações 6. Calcule os quocientes |
Nenhum comentário:
Postar um comentário