7º ano - VIII Sequência didática

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – MATEMÁTICA

Tema intercurricular:

Tema integrador:

Unidade Temática: Números

Objetos de Conhecimento: Operações com adição, subtração, multiplicação e divisão com números inteiros (incluindo questões da OBMEP);

Ano: 7º                     Período: 12 a 23/07/ 2021                   Nº. de Aulas: 08

HABILIDADES

(EF07MA03) Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.

(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

Primeira semana: 28/06 a 01/07/2021

 

1ª e 2ª aulas: Adição, subtração, multiplicação e divisão com números inteiros.

 

1º momento

● Revisar adição e subtração com números inteiros

Multiplicação e divisão com números inteiros

●Orientar a responder a ATIVIDADE 1 (ver anexo 1).

 

2º momento

● Corrigir a ATIVIDADE 1

 

 

3ª e 4ª aulas: QUESTÕES DA OBMEP – N° 01, 02

 

1º momento

● Dar alguns minutos para que os alunos respondam as questões da OBMEP – N° 01. Depois, corrigir com explicações (ver anexo)

 

2º momento

● Dar alguns minutos para que os alunos respondam as questões da OBMEP – N° 02. Depois, corrigir com explicações (ver anexo)

 

Segunda semana: 05 a 09/07/2021

 

5ª e 6ª aulas: QUESTÕES DA OBMEP – N° 03, 04

 

1º momento

Dar alguns minutos para que os alunos respondam as questões da OBMEP – N° 03. Depois, corrigir com explicações (ver anexo)

 

2º momento

Dar alguns minutos para que os alunos respondam as questões da OBMEP – N° 04. Depois, corrigir com explicações (ver anexo)

 

7ª e 8ª aulas: QUESTÕES DA OBMEP – N° 05, 06

 

1º momento

Dar alguns minutos para que os alunos respondam as questões da OBMEP – N° 05. Depois, corrigir com explicações (ver anexo)

 

2º momento

Dar alguns minutos para que os alunos respondam as questões da OBMEP – N° 06. Depois, corrigir com explicações (ver anexo)

RECURSOS:(X ) Livro didático;  () Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  (X ) Outros:celular, notebook.

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas:40 a 46

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:

 

Professor: ____________________________________________________________________________

Escola: _______________________________________________________________________________

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prefeitura Municipal de Itamaraju - Bahia

Secretaria Municipal de Educação

Ensino Fundamental: Anos Finais

 

Escola: ______________________________________. Data: _______________.   7° ano/Turma: ____

Professor: _________________________________________. Componente Curricular: MATEMÁTICA

Aluno:_______________________________________________________________________________

 

Objetos de Conhecimento: ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO COM NÚMEROS INTEIROS.

 

ATIVIDADE 1 (ESTUDO REMOTO)

 

 

1. Calcule as adições...:

a) (+3) + (+2) = 
b) (+5) + (+1) = 
c) (+7) + (+5) = 
d) (+2) + (+8) = 
e) (+9) + (+4) = 
f) (+6) + (+5) = 

g) (-3) + (-2) = 

h) (-5) + (-1) = 

i) (-7) + (-5) = 

j) (-4) + (-7) = 
l) (-8) + (-6) = 
m) (-5) + (-6) = 

 

2. Calcule as subtrações...:

a) (+7) - (+3) = 
b) (+5) - (-2) = 
c) (-3) - (+8) = 
d) (-1) -(-4) = 
e) (+3) - (+8) = 
f) (+9) - (+9) = 
g) (-8) - (+5) = 
h) (+5) - (-6) = 
i) (-2) - (-4) = 
j) (-7) - (-8) = 
l) (+4) -(+4) = 

 

3. Elimine os parênteses

a) -(+5) = 
b) -(-2) = 
c) - (+4) = 

d) -(-7) = 
e) -(+12) = 
f) -(-15) = 
g) -(-42) = 

h) -(+56) =

 

4. Calcule...:

a) (-4) -(-2)+(-6) = 
b) (-7)-(-5)+(-8) = 
c) (+7)-(-6)-(-8) = 
d) (-8) + (-6) -(+3) = 
e) (-4) + (-3) - (+6) = 
f) 20 - (-6) - (-8) = 
g) 5 - 6 - (+7) + 1 = 
h) -10 - (-3) - (-4) = 
i) (+5) + (-8) = 
j) (-2) - (-3) = 
l) (-3) -(-9) = 

 

5. Efetue as multiplicações

a) (+8) . (+5) = 
b) (-8) . ( -5) = 
c) (+8) .(-5) = 
d) (-8) . (+5) = 

e) (-3) . (+9) = 
f) (+3) . (-9) = 
g) (-3) . (-9) = 
h) (+3) . (+9) =

i) (+7) . (-10) = 
j) (+7) . (+10) =
l) (-7) . (+10) = 

 

6. Calcule os quocientes

a) (+40) : (-5) = 
b) (+40) : (+2) = 
c) (-42) : (+7) = 
d) (-32) : (-8)= 

e) (-75) : (-15) = 
f) (-15) : (-15) =
g) (-80) : (-10) = 
h) (-48 ) : (+12) = 

 

 

Prefeitura Municipal de Itamaraju - Bahia

Secretaria Municipal de Educação

Ensino Fundamental: Anos Finais

 

Escola: ______________________________________. Data: _______________.   7° ano/Turma: ____

Professor: _________________________________________. Componente Curricular: MATEMÁTICA

Aluno:_______________________________________________________________________________

 

Objetos de Conhecimento: QUESTÕES DA OBMEP – N° 01

 

 

QUESTÕES DA OBMEP – N° 01

(Fonte: OBMEP – 2019 - 1ª FASE)

 

 

 

 

 

 

 

 

Prefeitura Municipal de Itamaraju - Bahia

Secretaria Municipal de Educação

Ensino Fundamental: Anos Finais

 

Escola: ______________________________________. Data: _______________.   7° ano/Turma: ____

Professor: _________________________________________. Componente Curricular: MATEMÁTICA

Aluno:_______________________________________________________________________________

 

Objetos de Conhecimento: QUESTÕES DA OBMEP – N° 02

 

 

QUESTÕES DA OBMEP – N° 02

(Fonte: OBMEP – 2019 - 1ª FASE)

 

 

 

 

 

 

Prefeitura Municipal de Itamaraju - Bahia

Secretaria Municipal de Educação

Ensino Fundamental: Anos Finais

 

Escola: ______________________________________. Data: _______________.   7° ano/Turma: ____

Professor: _________________________________________. Componente Curricular: MATEMÁTICA

Aluno:_______________________________________________________________________________

 

Objetos de Conhecimento: QUESTÕES DA OBMEP – N° 03

 

 

QUESTÕES DA OBMEP – N° 03

(Fonte: OBMEP – 2019 - 1ª FASE)

 

 

 

Prefeitura Municipal de Itamaraju - Bahia

Secretaria Municipal de Educação

Ensino Fundamental: Anos Finais

 

Escola: ______________________________________. Data: _______________.   7° ano/Turma: ____

Professor: _________________________________________. Componente Curricular: MATEMÁTICA

Aluno:_______________________________________________________________________________

 

Objetos de Conhecimento: QUESTÕES DA OBMEP – N° 04

 

 

QUESTÕES DA OBMEP – N° 04

(Fonte: OBMEP – 2019 - 1ª FASE)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

Prefeitura Municipal de Itamaraju - Bahia

Secretaria Municipal de Educação

Ensino Fundamental: Anos Finais

 

Escola: ______________________________________. Data: _______________.   7° ano/Turma: ____

Professor: _________________________________________. Componente Curricular: MATEMÁTICA

Aluno:_______________________________________________________________________________

 

Objetos de Conhecimento: QUESTÕES DA OBMEP – N° 05

 

 

QUESTÕES DA OBMEP – N° 05

(Fonte: OBMEP – 2019 - 1ª FASE)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prefeitura Municipal de Itamaraju - Bahia

Secretaria Municipal de Educação

Ensino Fundamental: Anos Finais

 

Escola: ______________________________________. Data: _______________.   7° ano/Turma: ____

Professor: _________________________________________. Componente Curricular: MATEMÁTICA

Aluno:_______________________________________________________________________________

 

Objetos de Conhecimento: QUESTÕES DA OBMEP – N° 06

 

 

QUESTÕES DA OBMEP – N° 06

(Fonte: OBMEP – 2019 - 1ª FASE)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

GABARITO - ATIVIDADE 1

(Fonte: https://ensinodematemtica.blogspot.com/2011/02/numeros-inteiros-para-6-serie-ou-7-ano.html )

 

 

1. Calcule as adições:

a) (+3) + (+2) = 
(R: +5)
b) (+5) + (+1) = 
(R: +6)
c) (+7) + ( +5) = 
(R: +12)
d) (+2) + (+8) = 
(R: +10)
e) (+9) + (+4) = 
(R: +13)
f) (+6) + (+5) = 
(R: +11)
g) (-3) + (-2) = 
(R: -5)
h) (-5) + (-1) = 
(R: -6)
i) (-7) + (-5) = 
(R: -12)
j) (-4) + (-7) = 
(R: -11)
l) (-8) + ( -6) = 
(R: -14)
m) (-5) + ( -6) = 
(R: -11)

 

2. Calcule as subtrações:

a) (+7) - (+3) = (R: +4)
b) (+5) - (-2) = 
(R: +7)
c) (-3) - ( +8) = 
(R: -11)
d) (-1) -(-4) = 
(R: +3)
e) (+3) - (+8) = 
(R: -5)
f) (+9) - (+9) = 
(R: 0 )
g) (-8) - ( +5) = 
(R: -13)
h) (+5) - (-6) = 
(R: +11)
i) (-2) - (-4) = 
(R: +2)
j) (-7) - (-8) = 
(R: +1)
l) (+4) -(+4) = 
(R: 0)

 

3. Elimine os parênteses

a) -(+5) = -5
b) -(-2) = 
+2
c) - (+4) = 
-4

d) -(-7) = +7
e) -(+12) = 
-12
f) -(-15) = 
+15
g) -(-42) = 
+4

h) -(+56) = -56

 

4. Calcule...:

a) (-4) -(-2)+(-6) = 
(R: -8)
b) (-7)-(-5)+(-8) = 
(R: -10)
c) (+7)-(-6)-(-8) = 
(R: 21)
d) (-8) + (-6) -(+3) = 
(R: -17)
e) (-4) + (-3) - (+6) =
 (R: -13)
f) 20 - (-6) - (-8) = 
(R: 34)
g) 5 - 6 - (+7) + 1 = 
(R: -7)
h) -10 - (-3) - (-4) = 
(R: -3)
i) (+5) + (-8) = 
(R: -3)
j) (-2) - (-3) =
 (R: +1)
l) (-3) -(-9) = 
(R: +6)

 

5. Efetue as multiplicações

a) (+8) . (+5) = 
(R: 40)
b) (-8) . ( -5) = 
(R: 40)
c) (+8) .(-5) = 
(R: -40)
d) (-8) . (+5) = 
(R: -40)
e) (-3) . (+9) = 
(R: -27)
f) (+3) . (-9) = 
(R: -27)
g) (-3) . (-9) = 
(R: 27)
h) (+3) . (+9) =
 (R: 27)i) (+7) . (-10) = (R: -70)
j) (+7) . (+10) =
 (R: 70)
l) (-7) . (+10) = 
(R: -70)

 

6. Calcule os quocientes

a) (+40) : (-5) = 
(R: -8)
b) (+40) : (+2) = 
(R: 20)
c) (-42) : (+7) = 
(R: -6)
d) (-32) : (-8)= 
(R: 4)e) (-75) : (-15) = (R: 5)
f) (-15) : (-15) = 
(R: 1)
g) (-80) : (-10) =
 (R: 8)
h) (-48 ) : (+12) = 
(R: -4)


Nenhum comentário:

Postar um comentário