OBS: Professores, essa
sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de
vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando
mais facil a avaliação de desempenho
da
participação nas
aulas e nas atividades realizadas.
Informações para os alunos .
Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas
online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar
o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) -
Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem
interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) –
Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula).
1ªAula
ETAPA1:
Iniciar a aula com um bom dia e
chamada. Em seguida propor aos alunos a leitura de um texto. “Sociedade
de Consumo”.
O acesso à informação permite que algumas facetas da sociedade de
consumo, que preferimos ignorar, se tornem evidentes. Assim, várias
questões relaciondas ao processo de produção das mercadorias que consumimos
são expostas gerando culpa e sensação de impotência. Esse texto aborda os
avanços de produção do sistema
capitalista, que se intensificaram ao longo do século XX .
Texto para Leitura:
O Capitalismo e a Sociedade de Consumo
A sociedade de consumo situa-se em uma
perspectiva econômica que vem apresentando sinais de esgotamento, o que
avoluma o número de críticas. A sociedade atual
encontra-se em um estágio altamente consumista.
A sociedade de consumo é
um termo bastante utilizado para representar os avanços de produção do
sistema capitalista, que se intensificaram ao longo do século XX
notadamente nos Estados Unidos e que, posteriormente, espalharam-se – e
ainda vem se espalhando – pelo mundo. Nesse sentido, o desenvolvimento
econômico e social é pautado pelo aumento do consumo, que resulta em lucro
ao comércio e às grandes empresas, gerando mais empregos, aumentando a
renda, o que acarreta ainda mais consumo. Uma ruptura nesse modelo
representaria uma crise, pois a renda diminuiria, o desemprego elevar-se-ia
e o acesso a elementos básicos seria mais dificultado.
Uma das grandes
críticas ao sistema capitalista é a emergência desse modelo. Suas raízes
estão vinculadas ao processo de Revolução Industrial, mas foi a emergência
do American Way Of Life (jeito americano de viver) em
1910, nos Estados Unidos, que intensificou essa problemática. A
consequência foi uma crise de superprodução das fábricas, que ficaram com
grandes estoques de produtos sem um mercado consumidor capaz de
absorvê-los, gerando a crise de 1929. Na época, para combater os efeitos da
crise, o governo desenvolveu formas de intervir na economia e provocar o
seu aquecimento em um plano chamado New Deal (Novo Acordo)
O cartaz expressa o American Way of Live, enquanto a população
carece de recursos durante a criseConsequentemente, para que as fábricas
continuassem produzindo em massa e os produtos difundissem-se, foram
estabelecidos modelos de desenvolvimento pautados na melhoria de renda e no
crédito facilitado com o objetivo de ampliar ainda mais o consumo. Com
isso, a crise econômica do século XX teve fim, mas uma problemática ainda
maior se estabeleceu, pois o consumo pelo consumo é uma maneira
contraditória e ineficaz de manter o desenvolvimento das sociedades. Tal
dinâmica não se modificou mesmo com a retomada do modelo neoliberal a
partir da década de 1970 em todo o mundo.
As críticas sobre
a sociedade de consumo direcionam-se não apenas pela perspectiva econômica,
mas também pelo viés ambiental. Afinal, um dos efeitos do consumismo é a
ampliação da exploração dos recursos naturais para a geração de
matérias-primas voltadas à fabricação de mais e mais mercadorias.
Estimativas apontam que seriam necessários quatro planetas e meio para
garantir os recursos naturais para a humanidade caso todos os países
mantivessem o mesmo nível de consumo dos EUA.
Com isso, há a devastação das florestas e
o esgotamento até mesmo dos recursos renováveis, tais como a água própria
para o consumo, as florestas e o solo. Além disso, os recursos não
renováveis vão contando os dias para a escassez completa, tais como as reservas
de petróleo e de diversos minérios utilizados para a fabricação dos mais
diferentes produtos utilizados pela sociedade.
Um dos aspectos
mais criticados no que se refere à sociedade de consumo é a obsolescência
programada – ou obsolescência planejada –, que consiste na
produção de mercadorias previamente elaboradas para serem rapidamente
descartadas, fazendo com que o consumidor compre um novo produto em breve.
Assim, aumenta-se o consumo, mas também aumenta a demanda por recursos
naturais e maximiza a produção de lixo, elevando ainda mais a problemática ambiental
decorrente desse processo.
A intensiva geração de lixo é um dos
principais problemas da sociedade de consumo atual. Com isso, além da
adoção de políticas sociais de controle ao consumismo exagerado, é preciso
encontrar meios econômicos alternativos ao desenvolvimento pautado no
consumo. Não obstante, faz-se necessária também a promoção de políticas de
reciclagem, além da reutilização reaproveitamento dos produtos não mais
utilizados, contendo, assim, a geração de lixo e a demanda desenfreada por
matérias-primas.
Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
ETAPA
2: Após a leitura do texto, o professor pode promover
um momento de escuta e aproveitando para esclarecer possíveis dúvidas
levantadas. Instigar e provocar os alunos a refletirem e argumentar sobre o
texto.
2ªAula
ETAPA1: Iniciar a aula com um
levantamento prévio do que foi trabalhado anteriormente . Em seguida propor
aos alunos a leitura compartilhada das páginas (129 à 135) do capítulo (11) do Livro Didático Araribá
Mais Geografia ou a leitura do texto proposto na apostila.
LEITURA DO TEXTO:
Questões socioambientais e
desenvolvimento sustentável
A
extração de madeira, a expansão de áreas destinadas à agropecuária, a
urbanização e a construção de rodovias e estradas são as principais causas
da devastação da Floresta Amazônica. Nos últimos 50 anos, a floresta perdeu
cerca de 20% de sua área original, o que corresponde a uma porção três
vezes maior que a do estado de São Paulo. A Floresta Amazônica destaca-se
pelo número de espécies de seres vivos que abriga. No entanto, essa imensa
reserva de biodiversidade se encontra ameaçada pela exploração predatória,
que, além de reduzir a vegetação e destruir o habitat de diversas espécies
animais, acarreta uma série de problemas sociais que atingem populações
quilombolas e indígenas que sobrevivem dos recursos da floresta.
O DESMATAMENTO
Historicamente, o desmatamento da
Amazônia é considerado elevado. Embora tenha sido mais intenso em décadas
passadas, nos últimos anos a velocidade do desmatamento voltou a aumentar.
Diversas medidas públicas têm sido tomadas para evitar o avanço da extração
ilegal de madeira ou a abertura de novos campos de pecuária ou de cultivo
que não obedeçam à legislação de preservação florestal: leis mais
rigorosas, aumento da fiscalização e monitoramento da floresta por
satélite.
Arco do desmatamento os maiores índices de desmatamento da
Amazônia concentram-se nas margens sul e leste da Amazônia Legal, do
Maranhão ao Acre, no chamado arco do desmatamento. A agropecuária tem
avançado em direção ao norte do estado do Amazonas, onde se encontram
grandes áreas intactas de floresta.
Extração
de madeira para explorar madeira da floresta, as madeireiras precisam
de licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais
Renováveis (Ibama). Contudo, muitas delas atuam sem licença ou qualquer
outro tipo de permissão legal. Devido ao alto valor das espécies
consideradas nobres nos mercados brasileiro e internacional (como o mogno e
o cedro, usados na produção de móveis), o lucro obtido com a venda da
madeira derrubada ilegalmente é grande.
Expansão
agropecuária parte
da Floresta Amazônica foi devastada para abrir espaço para as atividades
agropecuárias, principalmente para os pastos destinados à criação extensiva
de gado. Os rebanhos bovinos na Amazônia Legal se concentram
predominantemente na mesma faixa do arco do desmatamento. Isso ocorre
porque o solo amazônico não é fértil para a atividade agrícola e, para
realizar essa prática, depende muitas vezes do apoio da biotecnologia e de
técnicas agrícolas avançadas para trazer resultados interessantes ao
agronegócio.
Queimadas consiste na prática
rudimentar de queima da cobertura do solo, a fim de facilitar a limpeza da
área para abrir um campo de cultivo ou de pastagem. É comum em áreas já
desmatadas, com o objetivo de limpar campos destinados a replantio ou
pastos, e até hoje é praticada em larga escala, provocando extensos danos ambientais.
Hidrelétricas com o objetivo de
ampliar a produção de energia no país e promover o desenvolvimento da
Região Norte, nas últimas décadas foram construídas hidrelétricas nos rios
da Bacia do Amazonas.
PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS
NATURAIS
O chamado desenvolvimento sustentável
representa uma alternativa para o modelo econômico vigente nos dias atuais.
Busca reduzir os impactos socioambientais ao explorar recursos de modo
controlado, não interferindo na reprodução das espécies nem afetando a
biodiversidade.
Araribá Mais Geografia,
Capítulo-11, página 129 a 135.
ETAPA 2: O Professor(a) pode sugerir aos alunos a acessar o link:
https://youtu.be/MW1K0uz-peY . “Desmatamento e
Biodiversidade”. Nesta aula o professor disponibiliza o vídeo em seguida
pede para o aluno anotar o tema. Fazer alguns questionamentos:
·
Qual
foi a parte que mais chamou atenção?
·
Vale
a pena desmatar?
·
(Sim)
ou ( Não) Justifique?
·
Observe
a charge ao lado “Desmatamento na floresta calor”. Descreva sua reflexão
sobre a imagem. E seguida sugerir a atividade.
3ªAula
ETAPA
1 e 2: Solicitar aos alunos a acessar o
link: https://youtu.be/n6lgUKycLso do vídeo “Como a Amazônia regula a clima do
planeta”. Em seguida atividade complementar.
ATIVIDADE
1. Quais são os
principais impactos socioambientais relacionados à construção de usinas
hidrelétricas na Região Norte?
2. Como você acha que as
águas e os rios afetam o dia a dia dos povos da Amazônia?
3. Quais medidas têm
sido tomadas para frear a exploração da madeira na região Amazônica?
4. Você sabe o que é certificação florestal?
Trata-se de um processo ao qual algumas empresas se submetem
voluntariamente para atestar que suas mercadorias são produzidas segundo
padrões de qualidade e sustentabilidade. Isso significa certificar que a
madeira utilizada em determinado produto seja de origem legal, que respeita
os ciclos naturais da floresta para permitir sua renovação, garanta os
direitos dos trabalhadores envolvidos no processo de extração e seja
economicamente viável. Os produtos certificados são acompanhados de um selo
verde, que alerta o comprador para uma prática mais consciente.
a)
Em
seu caderno, escreva um breve texto relacionando a importância da
exploração de madeira em reservas extrativistas e do uso do selo verde para
a conservação da floresta.
4ªAula
ETAPA 1 e 2: Professor inicie a
aula conversando sobre a “Prevenção da violência e acidentes”. Solicitar os
alunos a acessar o vídeo “Programas Saúde na Escola – Acidente e violência
que está disponível no link: https://youtu.be/EQ8afzB3hCA em seguida dialogar sobre o que assistiram
e o que mais chamou a atenção, estigando e provocando os alunos a
refletirem e argumentarem sobre o vídeo. O professor pode sugerir que responda as questões da
atividade disponível na apostila.
Atividade
1.
O que é Violência ?
2.
Oque é Bullying?
3.
O que é necessário
para prevenir a violência escolar?
4.
Quais as principais
causas de acidentes domésticos?
5. Cite alguns cuidados com incêndios?
5ªAula
ETAPA
1: Nesta etapa o professor
solicita
aos alunos a fazer a leitura das páginas ( 138 a 145) do livro didático
Araribá Mais Geografia ou a leitura do texto disponível na apostila.
Vamos fazer mais uma leitura:
Região Centro-Oeste
A
Região Centro-Oeste é composta de quatro unidades da Federação: os estados
de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, onde se
localiza a capital do país, Brasília. A paisagem do Brasil central, como
são conhecidas essas terras, é marcada pela tropicalidade e pela presença
de vegetação típica de savana, denominada Cerrado. O relevo do Centro-Oeste
apresenta formas planálticas, com destaque para as chapadas. Serras e
chapadas constituem importantes divisores de águas (linhas que separam uma
rede de fluxos hídricos de outra) das principais regiões hidrográficas do
Brasil. Também se sobressai a Planície do Pantanal, de baixas altitudes,
para onde convergem rios vindos de todas as direções.
O CLIMA As principais
características do clima Tropical observadas no Centro-Oeste são as
elevadas temperaturas, cujas médias ficam acima de 18 ºC, e a sucessão de
períodos de chuva e de estiagem. Há, no entanto, variações dentro do
domínio tropical: o Tropical Semiárido (com volumes pluviométricos muito
escassos), o Tropical Litorâneo (com inversão nas estações seca e chuvosa)
e o Tropical de Altitude (com médias térmicas mais baixas). No Brasil
central, o clima Tropical é do tipo Semiúmido, com alternância de estações
secas e úmidas.
A VEGETAÇÃO A cobertura vegetal
da Região Centro- -Oeste é marcada principalmente pelo Cerrado, mas também
há ocorrências de Floresta Amazônica, de vegetação do Pantanal e de Mata Tropical
(Mata Atlântica). Observe o mapa ao lado. O Cerrado é uma das principais
vegetações originais do Centro-Oeste.
Características do
Cerrado e do Pantanal
Embora a vegetação do Cerrado se pareça com as espécies típicas de regiões
secas, a escassez de água só ocorre nas camadas superficiais do solo, o que
exige adaptação das raízes das árvores para buscar água em camadas mais
profundas. O solo do Cerrado é ácido, pobre em nutrientes e com alta
concentração de alumínio. Isso restringe bastante o número de espécies que
se adaptam ao local.
Impactos ambientais
no Cerrado
A partir da década de 1960, a ocupação do
Centro-Oeste, estimulada principalmente pelo Estado, ocasionou muitas
alterações no domínio do Cerrado, provocando destruição em larga escala. O
impacto causado pelas atividades agropecuárias somou-se ao provocado pela
exploração mineral e vegetal — a madeira é muito usada nas carvoarias da
região e na produção de celulose —, pelo crescimento das cidades e pelas
queimadas. Observe no mapa desta página como a área do Cerrado, em um
período de 50 anos, foi reduzida.
Impactos ambientais
no Pantanal
Os impactos ambientais que atingem a vegetação do Pantanal são provocados
por diferentes fontes. A mais recente está associada ao intenso processo de
ocupação nas áreas urbanas, que tem destruído a vegetação e acarretado o
aumento da poluição das águas, uma vez que grande quantidade de dejetos
domésticos e industriais é lançada nos rios da região.
-
Araribá Mais Geografia, Capítulo 12, página 138 a 145.
6ªAula
ETAPA
1: Após a leitura do texto, peça
para os alunos a fazer a atividade proposta ou a atividade da página 144,
do livro didático.
Atividade
1.Sobre
as características físicas da Região Centro-Oeste, responda.
a)
Quais são os climas predominantes na região?
b)
Qual é a principal formação vegetal?
2. Quais são os principais impactos
ambientais relacionados à vegetação do Cerrado e do Pantanal?
3.
As frases abaixo têm erros. Reescreva-as corretamente no caderno.
a)
Todas as queimadas no Cerrado ocorrem espontaneamente.
b) Não são necessárias
técnicas de correção do solo no Cerrado, pois ele é muito fértil.
4. Observe as
fotografias ao lado e
responda.
a) Quais são as atividades
econômicas retratadas nas duas imagens?
b) Que tipo de impacto
ambiental e nas paisagens essas atividades podem causar?
Fotografia de Poconé, MT (2017)
Fotografia de Pontes e Lacerda, MT
(2015).
5.
Leia
o texto abaixo, do geógrafo Aziz Ab’Saber, sobre a vegetação do Cerrado.
Além de conviver com alguns dos piores
solos do Brasil intertropical, a vegetação dos cerrados conseguiu a façanha
ecológica de resistir às queimadas, renascendo das próprias cinzas, como
uma espécie de fênix dos ecossistemas brasileiros. Não resiste, porém, aos
violentos artifícios tecnológicos inventados pelos homens ditos
civilizados.
AB’SABER,
Aziz N. Os domínios de natureza no Brasil. 5. ed. São Paulo: Ateliê, 2008.
p. 43.
Agora
responda:
a) Quais são as limitações
naturais impostas à vegetação do Cerrado em seu desenvolvimento?
b) Como a atuação humana
interfere no equilíbrio ecológico do Cerrado?
ETAPA 2: Correção
da atividade e socialização.
RECURSOS: ( 129 a 135 e 138
a 145)Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( )
Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos; (X) Textos
Informativos; ( ) Outros
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( )
Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (136,137,144,146)
( ) Seminários; (X) Apresentação
oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;
(X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros:
Referencias :
Livro didático
Araribá Mais Geografia Capítulos ( 11– 12),
Editora Moderna/ Editor responsável- Cesar Brumini Dellore
www.youtube.com – Programas Saúde na Escola – Acidente
e violência que está disponível no link: https://youtu.be/EQ8afzB3hCA
www.youtube.com – “Como a Amazônia regula a clima do planeta” - Link: https://youtu.be/n6lgUKycLso
O físico Paulo Artaxo, da USP,
fala do papel da Amazônia no clima do Brasil e do mundo.
Que
Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...
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