7º ANO VIII - SEQUÊNCIA - 2021

 

 

 

                                                        SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: As diversas facetas do Consumo

 SUBTEMA: Geografia e consumo

UNIDADE TEMÁTICA: Mundo do Trabalho

OBJETO DE CONHECIMENTO: Produção, Circulação e Consumo de Mercadorias com práticas Agroecológicas e Cooperação.

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 7°                          Período: 26/07/2021  a  06/08/2021                               Nº de Aulas: 6

                                HABILIDADES

(EF07GE06) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.

(EF07GE06BA) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares e em sua comunidade.

(EF07GE06IT) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais no Brasil, no bioma da Mata Atlântica, etc., assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares analisando a partir do município de Itamaraju e lugares vizinhos.

                    COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

6. Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza

 

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

            COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) –

Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

                                                                                 1ªAula

ETAPA1: Iniciar a aula com um bom dia e chamada. Em seguida propor aos alunos a leitura de um texto.  Sociedade de Consumo”.

  O acesso à informação permite que algumas facetas da sociedade de consumo, que preferimos ignorar, se tornem evidentes. Assim, várias questões relaciondas ao processo de produção das mercadorias que consumimos são expostas gerando culpa e sensação de impotência. Esse texto aborda os avanços  de produção do sistema capitalista, que se intensificaram ao longo do século XX .

  Texto para Leitura:

                                                      O Capitalismo e a Sociedade de Consumo

  A sociedade de consumo situa-se em uma perspectiva econômica que vem apresentando sinais de esgotamento, o que avoluma o número de críticas. A sociedade atual encontra-se em um estágio altamente consumista.

  sociedade de consumo é um termo bastante utilizado para representar os avanços de produção do sistema capitalista, que se intensificaram ao longo do século XX notadamente nos Estados Unidos e que, posteriormente, espalharam-se – e ainda vem se espalhando – pelo mundo. Nesse sentido, o desenvolvimento econômico e social é pautado pelo aumento do consumo, que resulta em lucro ao comércio e às grandes empresas, gerando mais empregos, aumentando a renda, o que acarreta ainda mais consumo. Uma ruptura nesse modelo representaria uma crise, pois a renda diminuiria, o desemprego elevar-se-ia e o acesso a elementos básicos seria mais dificultado.

A sociedade atual encontra-se em um estágio altamente consumistaFoto em preto e branco de pessoas em jornal antigo

Descrição gerada automaticamenteUma das grandes críticas ao sistema capitalista é a emergência desse modelo. Suas raízes estão vinculadas ao processo de Revolução Industrial, mas foi a emergência do American Way Of Life (jeito americano de viver) em 1910, nos Estados Unidos, que intensificou essa problemática. A consequência foi uma crise de superprodução das fábricas, que ficaram com grandes estoques de produtos sem um mercado consumidor capaz de absorvê-los, gerando a crise de 1929. Na época, para combater os efeitos da crise, o governo desenvolveu formas de intervir na economia e provocar o seu aquecimento em um plano chamado New Deal (Novo Acordo)
O cartaz expressa o American Way of Live, enquanto a população carece de recursos durante a criseConsequentemente, para que as fábricas continuassem produzindo em massa e os produtos difundissem-se, foram estabelecidos modelos de desenvolvimento pautados na melhoria de renda e no crédito facilitado com o objetivo de ampliar ainda mais o consumo. Com isso, a crise econômica do século XX teve fim, mas uma problemática ainda maior se estabeleceu, pois o consumo pelo consumo é uma maneira contraditória e ineficaz de manter o desenvolvimento das sociedades. Tal dinâmica não se modificou mesmo com a retomada do modelo neoliberal a partir da década de 1970 em todo o mundo.

As críticas sobre a sociedade de consumo direcionam-se não apenas pela perspectiva econômica, mas também pelo viés ambiental. Afinal, um dos efeitos do consumismo é a ampliação da exploração dos recursos naturais para a geração de matérias-primas voltadas à fabricação de mais e mais mercadorias. Estimativas apontam que seriam necessários quatro planetas e meio para garantir os recursos naturais para a humanidade caso todos os países mantivessem o mesmo nível de consumo dos EUA.

 Com isso, há a devastação das florestas e o esgotamento até mesmo dos recursos renováveis, tais como a água própria para o consumo, as florestas e o solo. Além disso, os recursos não renováveis vão contando os dias para a escassez completa, tais como as reservas de petróleo e de diversos minérios utilizados para a fabricação dos mais diferentes produtos utilizados pela sociedade.

Câmera fotográfica preta em fundo branco

Descrição gerada automaticamente com confiança médiaUm dos aspectos mais criticados no que se refere à sociedade de consumo é a obsolescência programada – ou obsolescência planejada –, que consiste na produção de mercadorias previamente elaboradas para serem rapidamente descartadas, fazendo com que o consumidor compre um novo produto em breve. Assim, aumenta-se o consumo, mas também aumenta a demanda por recursos naturais e maximiza a produção de lixo, elevando ainda mais a problemática ambiental decorrente desse processo.

 A intensiva geração de lixo é um dos principais problemas da sociedade de consumo atual. Com isso, além da adoção de políticas sociais de controle ao consumismo exagerado, é preciso encontrar meios econômicos alternativos ao desenvolvimento pautado no consumo. Não obstante, faz-se necessária também a promoção de políticas de reciclagem, além da reutilização reaproveitamento dos produtos não mais utilizados, contendo, assim, a geração de lixo e a demanda desenfreada por matérias-primas.

                                                                                                                         Publicado por Rodolfo F. Alves Pena

ETAPA 2:  Após a leitura do texto, o professor pode promover um momento de escuta e aproveitando para esclarecer possíveis dúvidas levantadas. Instigar e provocar os alunos a refletirem e argumentar sobre o texto.

 

                                                                              2ªAula

  ETAPA1: Iniciar a aula com um levantamento prévio do que foi trabalhado anteriormente . Em seguida propor aos alunos a leitura compartilhada das páginas (129 à 135) do capítulo (11) do Livro Didático Araribá Mais Geografia ou a leitura do texto proposto na apostila.

 

  LEITURA DO TEXTO:

                            Questões socioambientais e desenvolvimento sustentável

A extração de madeira, a expansão de áreas destinadas à agropecuária, a urbanização e a construção de rodovias e estradas são as principais causas da devastação da Floresta Amazônica. Nos últimos 50 anos, a floresta perdeu cerca de 20% de sua área original, o que corresponde a uma porção três vezes maior que a do estado de São Paulo. A Floresta Amazônica destaca-se pelo número de espécies de seres vivos que abriga. No entanto, essa imensa reserva de biodiversidade se encontra ameaçada pela exploração predatória, que, além de reduzir a vegetação e destruir o habitat de diversas espécies animais, acarreta uma série de problemas sociais que atingem populações quilombolas e indígenas que sobrevivem dos recursos da floresta.

  O DESMATAMENTO

   Historicamente, o desmatamento da Amazônia é considerado elevado. Embora tenha sido mais intenso em décadas passadas, nos últimos anos a velocidade do desmatamento voltou a aumentar. Diversas medidas públicas têm sido tomadas para evitar o avanço da extração ilegal de madeira ou a abertura de novos campos de pecuária ou de cultivo que não obedeçam à legislação de preservação florestal: leis mais rigorosas, aumento da fiscalização e monitoramento da floresta por satélite.

Arco do desmatamento  os maiores índices de desmatamento da Amazônia concentram-se nas margens sul e leste da Amazônia Legal, do Maranhão ao Acre, no chamado arco do desmatamento. A agropecuária tem avançado em direção ao norte do estado do Amazonas, onde se encontram grandes áreas intactas de floresta.

  Extração de madeira para explorar madeira da floresta, as madeireiras precisam de licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Contudo, muitas delas atuam sem licença ou qualquer outro tipo de permissão legal. Devido ao alto valor das espécies consideradas nobres nos mercados brasileiro e internacional (como o mogno e o cedro, usados na produção de móveis), o lucro obtido com a venda da madeira derrubada ilegalmente é grande.

Expansão agropecuária parte da Floresta Amazônica foi devastada para abrir espaço para as atividades agropecuárias, principalmente para os pastos destinados à criação extensiva de gado. Os rebanhos bovinos na Amazônia Legal se concentram predominantemente na mesma faixa do arco do desmatamento. Isso ocorre porque o solo amazônico não é fértil para a atividade agrícola e, para realizar essa prática, depende muitas vezes do apoio da biotecnologia e de técnicas agrícolas avançadas para trazer resultados interessantes ao agronegócio.

Queimadas consiste na prática rudimentar de queima da cobertura do solo, a fim de facilitar a limpeza da área para abrir um campo de cultivo ou de pastagem. É comum em áreas já desmatadas, com o objetivo de limpar campos destinados a replantio ou pastos, e até hoje é praticada em larga escala, provocando extensos danos ambientais.

Hidrelétricas com o objetivo de ampliar a produção de energia no país e promover o desenvolvimento da Região Norte, nas últimas décadas foram construídas hidrelétricas nos rios da Bacia do Amazonas.

PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS

  O chamado desenvolvimento sustentável representa uma alternativa para o modelo econômico vigente nos dias atuais. Busca reduzir os impactos socioambientais ao explorar recursos de modo controlado, não interferindo na reprodução das espécies nem afetando a biodiversidade.

                                                                                                       Araribá Mais Geografia, Capítulo-11, página 129 a 135.

 

ARIONAURO CARTUNS - Blog do Cartunista Arionauro: Charge Desmatamento na  Floresta Calor ETAPA 2: O Professor(a)  pode sugerir aos alunos a acessar o link: https://youtu.be/MW1K0uz-peY . “Desmatamento e Biodiversidade”. Nesta aula o professor disponibiliza o vídeo em seguida pede para o aluno anotar o tema. Fazer alguns questionamentos:

·         Qual foi a parte que mais chamou atenção?

·         Vale a pena desmatar?

·         (Sim) ou ( Não) Justifique? 

·         Observe a charge ao lado “Desmatamento na floresta calor”. Descreva sua reflexão sobre a imagem. E seguida sugerir a atividade.

                                                            

        

 

                           

 

 

                                                                                         3ªAula

ETAPA 1 e 2: Solicitar aos alunos a acessar o link: https://youtu.be/n6lgUKycLso    do vídeo  “Como a Amazônia regula a clima do planeta”. Em seguida atividade complementar.

                                                                                   ATIVIDADE

1.      Quais são os principais impactos socioambientais relacionados à construção de usinas hidrelétricas na Região Norte?

2.      Como você acha que as águas e os rios afetam o dia a dia dos povos da Amazônia?

3.      Quais medidas têm sido tomadas para frear a exploração da madeira na região Amazônica?      

4.       Você sabe o que é certificação florestal? Trata-se de um processo ao qual algumas empresas se submetem voluntariamente para atestar que suas mercadorias são produzidas segundo padrões de qualidade e sustentabilidade. Isso significa certificar que a madeira utilizada em determinado produto seja de origem legal, que respeita os ciclos naturais da floresta para permitir sua renovação, garanta os direitos dos trabalhadores envolvidos no processo de extração e seja economicamente viável. Os produtos certificados são acompanhados de um selo verde, que alerta o comprador para uma prática mais consciente.

a)      Em seu caderno, escreva um breve texto relacionando a importância da exploração de madeira em reservas extrativistas e do uso do selo verde para a conservação da floresta.

                                                                                  4ªAula

 ETAPA 1 e 2: Professor inicie a aula conversando sobre a “Prevenção da violência e acidentes”. Solicitar os alunos a acessar o vídeo “Programas Saúde na Escola – Acidente e violência que está disponível no link:  https://youtu.be/EQ8afzB3hCA  em seguida dialogar sobre o que assistiram e o que mais chamou a atenção, estigando e provocando os alunos a refletirem e argumentarem sobre o vídeo. O professor pode sugerir que responda as questões da atividade disponível na apostila.

   Atividade

1.      O que é Violência ?

2.      Oque é Bullying?

3.      O que é necessário para prevenir a violência escolar?

4.      Quais as principais causas de acidentes domésticos?

5.      Cite alguns cuidados com incêndios?

 

                                                                                  5ªAula

 

ETAPA 1: Nesta etapa o professor solicita aos alunos a fazer a leitura das páginas ( 138 a 145) do livro didático Araribá Mais Geografia ou a leitura do texto disponível na apostila.

                                                    

   Vamos fazer mais uma leitura:

                                                                         Região Centro-Oeste

A Região Centro-Oeste é composta de quatro unidades da Federação: os estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, onde se localiza a capital do país, Brasília. A paisagem do Brasil central, como são conhecidas essas terras, é marcada pela tropicalidade e pela presença de vegetação típica de savana, denominada Cerrado. O relevo do Centro-Oeste apresenta formas planálticas, com destaque para as chapadas. Serras e chapadas constituem importantes divisores de águas (linhas que separam uma rede de fluxos hídricos de outra) das principais regiões hidrográficas do Brasil. Também se sobressai a Planície do Pantanal, de baixas altitudes, para onde convergem rios vindos de todas as direções.

O CLIMA As principais características do clima Tropical observadas no Centro-Oeste são as elevadas temperaturas, cujas médias ficam acima de 18 ºC, e a sucessão de períodos de chuva e de estiagem. Há, no entanto, variações dentro do domínio tropical: o Tropical Semiárido (com volumes pluviométricos muito escassos), o Tropical Litorâneo (com inversão nas estações seca e chuvosa) e o Tropical de Altitude (com médias térmicas mais baixas). No Brasil central, o clima Tropical é do tipo Semiúmido, com alternância de estações secas e úmidas.

A VEGETAÇÃO A cobertura vegetal da Região Centro- -Oeste é marcada principalmente pelo Cerrado, mas também há ocorrências de Floresta Amazônica, de vegetação do Pantanal e de Mata Tropical (Mata Atlântica). Observe o mapa ao lado. O Cerrado é uma das principais vegetações originais do Centro-Oeste.

Características do Cerrado e do Pantanal Embora a vegetação do Cerrado se pareça com as espécies típicas de regiões secas, a escassez de água só ocorre nas camadas superficiais do solo, o que exige adaptação das raízes das árvores para buscar água em camadas mais profundas. O solo do Cerrado é ácido, pobre em nutrientes e com alta concentração de alumínio. Isso restringe bastante o número de espécies que se adaptam ao local.

Impactos ambientais no Cerrado

 A partir da década de 1960, a ocupação do Centro-Oeste, estimulada principalmente pelo Estado, ocasionou muitas alterações no domínio do Cerrado, provocando destruição em larga escala. O impacto causado pelas atividades agropecuárias somou-se ao provocado pela exploração mineral e vegetal — a madeira é muito usada nas carvoarias da região e na produção de celulose —, pelo crescimento das cidades e pelas queimadas. Observe no mapa desta página como a área do Cerrado, em um período de 50 anos, foi reduzida.

Impactos ambientais no Pantanal Os impactos ambientais que atingem a vegetação do Pantanal são provocados por diferentes fontes. A mais recente está associada ao intenso processo de ocupação nas áreas urbanas, que tem destruído a vegetação e acarretado o aumento da poluição das águas, uma vez que grande quantidade de dejetos domésticos e industriais é lançada nos rios da região.

                                                                                                  - Araribá Mais Geografia, Capítulo 12, página 138 a 145.

 

                                                                                                 6ªAula

 

ETAPA 1: Após a leitura do texto, peça para os alunos a fazer a atividade proposta ou a atividade da página 144, do livro didático.

                                                                                  

                                                                      Atividade

1.Sobre as características físicas da Região Centro-Oeste, responda.

a) Quais são os climas predominantes na região?

b) Qual é a principal formação vegetal?

2.  Quais são os principais impactos ambientais relacionados à vegetação do Cerrado e do Pantanal?

3. As frases abaixo têm erros. Reescreva-as corretamente no caderno.

a) Todas as queimadas no Cerrado ocorrem espontaneamente.

b) Não são necessárias técnicas de correção do solo no Cerrado, pois ele é muito fértil.

4.      Observe as fotografias ao lado e

responda.

a) Quais são as atividades econômicas retratadas nas duas imagens?

b) Que tipo de impacto ambiental e nas paisagens essas atividades podem causar?

 

 

 

 

Fotografia de Poconé, MT (2017)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotografia de Pontes e Lacerda, MT (2015).

 

 

5.        Leia o texto abaixo, do geógrafo Aziz Ab’Saber, sobre a vegetação do Cerrado.

    Além de conviver com alguns dos piores solos do Brasil intertropical, a vegetação dos cerrados conseguiu a façanha ecológica de resistir às queimadas, renascendo das próprias cinzas, como uma espécie de fênix dos ecossistemas brasileiros. Não resiste, porém, aos violentos artifícios tecnológicos inventados pelos homens ditos civilizados.

                                                   AB’SABER, Aziz N. Os domínios de natureza no Brasil. 5. ed. São Paulo: Ateliê, 2008. p. 43.

Agora responda:

a) Quais são as limitações naturais impostas à vegetação do Cerrado em seu desenvolvimento?

b) Como a atuação humana interfere no equilíbrio ecológico do Cerrado?

      

ETAPA 2: Correção da atividade e socialização.

 

RECURSOS: ( 129 a 135 e 138 a 145)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (136,137,144,146)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

  Referencias :

  Livro didático Araribá Mais Geografia Capítulos ( 11– 12),  Editora Moderna/ Editor responsável- Cesar Brumini Dellore

  www.youtube.comProgramas Saúde na Escola – Acidente e violência que está disponível no link: https://youtu.be/EQ8afzB3hCA

  www.youtube.comComo a Amazônia regula a clima do planeta” - Link:  https://youtu.be/n6lgUKycLso

O físico Paulo Artaxo, da USP, fala do papel da Amazônia no clima do Brasil e do mundo.

                                                                                   Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

                                                                       

 

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