7º ano - VII

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – MATEMÁTICA

Tema intercurricular:

Tema integrador:

Unidade Temática: Números

Objetos de Conhecimento: Múltiplos e divisores; MMC e MDC; Números primos e Decomposição em fatores primos; Números inteiros - reta numérica e distância de um ponto à origem na reta numérica; Comparação de números inteiros; Operações com adição e subtração com números inteiros (revisão).

Ano: 7º                     Período: 28/06 a 09/07/ 2021                   Nº. de Aulas: 08

HABILIDADES

(EF07MA03) Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.

(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

Primeira semana: 28/06 a 01/07/2021

 

1ª e 2ª aulas: Múltiplos e divisores

 

1º momento

● Revisar múltiplos e divisores, MMC e MDC.

● Orientar a responder a ATIVIDADE 1 (ver anexo).

 

2º momento

● Corrigir a ATIVIDADE 1

● Jogar em tempo real no link: https://wordwall.net/pt/resource/14522654/jogo-dos-m%C3%BAltiplos-e-divisores

 

3ª e 4ª aulas: Números primos e decomposição em fatores primos

 

1º momento

Revisar Números primos e decomposição em fatores primos

● Orientar a responder a ATIVIDADE 2 (ver anexo).

 

2º momento

● Corrigir a ATIVIDADE 2

● Jogar em tempo real no link: https://wordwall.net/pt/resource/17374149/n%C3%BAmeros-primos

 

Segunda semana: 05 a 09/07/2021

 

5ª e 6ª aulas: Números inteiros: Reta numérica e distância de um ponto à origem na reta numérica; Comparação de números inteiros.

 

1º momento

● Para ajuda no ensino-aprendizagem, solicitar que vejam a videoaula dos professores Gustavo e Deolizan (Neto): https://www.youtube.com/watch?v=VPF28Byj4Bg&feature=youtu.be

● Revisar Números primos, Decomposição em fatores primos; Números inteiros: Reta numérica e distância de um ponto à origem na reta numérica; Comparação de números inteiros.

● Orientar a responder a ATIVIDADE 3 (ver anexo).

 

2º momento

● Corrigir a ATIVIDADE 3

● Se houver tempo, jogar em tempo real no link: https://wordwall.net/pt/resource/10387157/n%C3%BAmeros-inteiros

 

 

7ª e 8ª aulas: Adição e subtração com números inteiros

 

1º momento

● Revisar adição e subtração com números inteiros

 

2º momento

● Corrigir a ATIVIDADE 4

● Jogar em tempo real no link: https://wordwall.net/pt/resource/3519181/n%C3%BAmeros-inteiros

RECURSOS:(X ) Livro didático;  () Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  (X ) Outros:celular, notebook.

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas:40 a 46

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:

 

Professor: ____________________________________________________________________________

Escola: _______________________________________________________________________________

 

 

 

 

 

Prefeitura Municipal de Itamaraju - Bahia

Secretaria Municipal de Educação

Ensino Fundamental: Anos Finais

 

Escola: ______________________________________. Data: _______________.   7° ano/Turma: ____

Professor: _________________________________________. Componente Curricular: MATEMÁTICA

Aluno:______________________________________________________________________________

Objetos de Conhecimento: MÚLTIPLOS E DIVISORES; MMC, MDC

 

ATIVIDADE DE REVISÃO 1 (ESTUDO REMOTO)

 

 

1. Qual dos conjuntos a seguir é formado pelos múltiplos de 26?

 

2. Qual dos conjuntos a seguir é formado pelos divisores de 100?

 

3. O MDC de 3³. 2² e 4² + 5 é :

 

4. Determine todos os divisores dos números abaixo:

 

a) 12

 

b) 20

 

c) 40

 

5. Calcule o MMC de 20 e 50:

 

(Fonte: https://matematicabasica.net/exercicios-sobre-multiplos-e-divisores/)

 

6. Dada a tabela com números naturais, faça o que se pede nas questões a seguir:

 

 

 

 

Fonte: http://www.cp2.g12.br/blog/saocristovao2/files/2019/08/Lista-03-6%C2%B0-ano-multiplos-divisores.pdf

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prefeitura Municipal de Itamaraju - Bahia

Secretaria Municipal de Educação

Ensino Fundamental: Anos Finais

 

Escola: ______________________________________. Data: _______________.   7° ano/Turma: ____

Professor: _________________________________________. Componente Curricular: MATEMÁTICA

Aluno:_______________________________________________________________________________

 

Objetos de Conhecimento: NÚMEROS PRIMOS E DECOMPOSIÇÃO EM FATORES PRIMOS

 

ATIVIDADE DE REVISÃO 2 (ESTUDO REMOTO)

 

 

1) Calcule o produto dos 7 primeiros números primos em ordem crescente.

 

2) Justifique porque os números 20 e 30 não são primos e 17 é primo.

 

4) Encontre o MMC dos números compostos 100 e 30, utilizando a decomposição em fatores primos.

 

Fonte: https://matematicabasica.net/exercicios-sobre-numeros-primos/  

 

5. Descubra os números que devem substituir cada  nas decomposições em fatores primos e depois calcule o mdc e o mmc.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prefeitura Municipal de Itamaraju - Bahia

Secretaria Municipal de Educação

Ensino Fundamental: Anos Finais

 

Escola: ______________________________________. Data: _______________.   7° ano/Turma: ____

Professor: _________________________________________. Componente Curricular: MATEMÁTICA

Aluno:_______________________________________________________________________________

 

Objetos de Conhecimento: NÚMEROS INTEIROS: RETA NUMÉRICA E DISTÂNCIA DE UM PONTO À ORIGEM NA RETA NUMÉRICA; COMPARAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS.

 

 

ATIVIDADE DE REVISÃO 3 (ESTUDO REMOTO)

 

 

1.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Pirâmide Numérica:

 

A partir da primeira linha da pirâmide, constituída por uma sequência numérica qualquer, Marcos determinou a segunda linha, com um número a menos, utilizando certa regra. A partir da segunda linha, determinou a terceira, também com um número menos, utilizando a mesma regra.

 

a)   Qual a regra utilizada por Marcos?

b)     Utilizando esta regra, continue construindo a pirâmide acima até restar apenas um número no topo e diga qual é este número.

c)     Utilizando a mesma regra, desenvolva toda a pirâmide ao lado a partir desta nova linha:

 

De acordo com as informações  do texto responda:

a)    Qual a menor temperatura citada em toda a matéria?

b) Dentre as cidades citadas, qual é aquela com a maior temperatura esperada para o dia 31 (terça-feira)? E com a menor temperatura esperada?

c)  Qual a diferença de temperaturas entre as duas cidades do item anterior?

d)  Qual a diferença entre as temperaturas citadas da Polônia e de Budapeste?

e) Supondo que a temperatura em Frankfurt, no dia 30, seja de -16º C, a temperatura aumentará ou diminuirá no dia 31? Esta variação será de quantos graus Celcius?

f)   Se a temperatura subiu 4º C em Novosibirsk, qual foi sua nova temperatura?

g) Se a temperatura cair 5º C em toda Suécia, no dia 01/01, qual será a nova temperatura em Estocolmo, capital da Suécia?

h) Daniela vê em seu celular que a temperatura em São Paulo está de 24º C. Supondo que a temperatura na Sibéria tenha se mantido a mesma, qual a diferença entre as temperaturas destas duas localidades?

 

4. Em cada caso, utilize um dos símbolos > (maior que), (menor que) ou (igual) para que a sentença seja verdadeira:

 

a)   120 + (256 – 56) ____ (–300 + 600) - 40
b)     24 – 4 . 5 ____ 100
c)    (24 – 4).5 ____ 100
d)    3.3 – (–16 + 20) ____ – (–5 + 30) ÷ 5
e)     –4 + 3(–7 + 7) ____ –5 . (–3 + 4)

5. Considere o conjunto A = {-8, -2, 0, 1/2, 5, 9} indique neste conjunto quais números pertencem ao conjunto dos inteiros.

 

6.  Calcule o complementar entre os inteiros positivos com o conjunto dos números inteiros.

 

7. Encontre o sucessor e o antecessor dos números inteiros a seguir:

a) 26

 

 

 

 

 

 

3. Daniela, navegando pelo site G1, se assusta com a seguinte Manchete: Temperatura atinge -34º C na Rússia. 'Frio anormal' afeta várias regiões do país, segundo o governo.

 

Frio matou ao menos 60 na Europa, 50 no Japão e deve continuar. Um termômetro, localizado na cidade siberiana de Novosibirsk (a cerca de 2.800 km ao leste de Moscou, na Rússia), marcava -34º C na quarta-feira (1º/12).

 

Mortes na Europa. Na Polônia, desde o fim de semana, pelo menos 15 pessoas morreram por hipotermia, cinco delas nas últimas 24 horas, com temperaturas chegando aos 20 graus negativos em regiões orientais do país.

 

A Organização Meteorológica Mundial (OMM), com sede em Genebra, na Suíça, informou na terça-feira (31) que espera uma redução de temperatura para até -14º C em Frankfurt, na Alemanha; -12º C em Budapeste, na Hungria; -15º C em Estocolmo, na Suécia; e -22º C em São Petersburgo, na Rússia. Na Suíça, a sensação térmica era de -25º a -40º C na região montanhosa do país.

 

[Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/ - 15/12/2012)



 

b) -84

c) 203

d) -3

e) 0

OBS.: Fonte das questões, 5, 6 e 7: https://matematicabasica.net/exercicios-sobre-numeros-inteiros/

8. Determine:

a) O oposto de +5 =

b) O oposto de -9 =

c) O oposto de +6 =

d) O oposto de -6 =

e) O oposto de +18 =

f) O oposto de -15 =

g) O oposto de +234=

h) O oposto de -1000 =

9. Com as suas palavras, diga o que VOCÊ compreendeu sobre números inteiros e sobre reta numérica de números inteiros. se quiser, pode dar exemplos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prefeitura Municipal de Itamaraju - Bahia

Secretaria Municipal de Educação

Ensino Fundamental: Anos Finais

 

Escola: ______________________________________. Data: _______________.   7° ano/Turma: ____

Professor: _________________________________________. Componente Curricular: MATEMÁTICA

Aluno:_______________________________________________________________________________

 

Objetos de Conhecimento: ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS INTEIROS

 

 

ATIVIDADE DE REVISÃO 4 (ESTUDO REMOTO)

 

 

1. Resolva as adições e subtrações:

 

a) +5 + 3 =

b) +1 + 4 =

c) - 4 - 2 =

d) -3 - 1 =

e) +6 + 9 =

f) +10 + 7 =

g) - 8 -12 =

h) - 4 -15 =

 

2. Complete a tabela, utilizando a calculadora para conferir os cálculos:

 

 

3. Elimine os parênteses e calcule:

 

a) (-34) + (+12)

b) (-84) + (+84)

c) (+48) + (-66)

d) (-91) + 0

e) 0 + (+77)

 

 

 

 

 

f) (- 3) + (+11) + (-8)

g) (-12) + (-3) + (+9)

h) (-5) + (-1) + (- 26)

 

4. Eu tinha um saldo de negativo R$ 520,00 no banco. Depositei: R$ 810,00 e paguei com cheques as seguintes contas: aluguel R$ 440,00 e supermercado R$ 180,00. Depois de descontar os cheques, qual será o meu saldo?

 

Fonte: http://134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com/domaguirre/wp-content/uploads/2013/08/MATEM%C3%81TICA-7%C2%BAS-ANOS1.pdf

 

5.  Efetue a soma entre os números inteiros 3102 e - 291

 

6. Calcule

a) 4 + 10 + 8 = 
b) 5 - 9 + 1 = 
c) -8 - 2 + 3 = 
d) -15 + 8 - 7 = 
e) 24 + 6 - 12 = 
f) -14 - 3 - 6 - 1 = 
g) -4 + 5 + 6 + 3 - 9 =
h) -1 + 2 - 4 - 6 - 3 - 8 = 
i) 6 - 8 - 3 - 7 - 5 - 1 + 0 - 2 = 
j) 2 - 10 - 6 + 14 - 1 + 20 = 
l) -13 - 1 - 2 - 8 + 4 - 6 - 10 = 

 

Fonte: https://doutormatematico.blogspot.com/2015/12/adicao-e-subtracao-de-numeros-inteiros.html

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário