Tema intercurricular: Tema
integrador: |
Unidade
Temática: Números |
Objetos de Conhecimento: Múltiplos
e divisores; MMC e MDC; Números primos e Decomposição em fatores primos; Números inteiros - reta numérica e distância de um ponto à origem na reta
numérica; Comparação de
números inteiros; Operações com adição e
subtração com números inteiros (revisão). |
|
Ano: 7º Período: 28/06 a 09/07/ 2021 Nº. de Aulas: 08 |
|
HABILIDADES |
|
(EF07MA03) Comparar e ordenar números
inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos
da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração. (EF07MA04) Resolver e elaborar
problemas que envolvam operações com números inteiros. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
2. Desenvolver o raciocínio lógico, o
espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes,
recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo. 3. Compreender as relações entre
conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética,
Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do
conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e
aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança
na busca de soluções. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
1. Valorizar e utilizar os
conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e
inclusiva. 5. Compreender, utilizar e criar
tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências
culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem
entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas
ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. 10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários. |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia; Autoestima; Ética;
Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança;
Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana: 28/06 a 01/07/2021 1ª e 2ª aulas: Múltiplos e
divisores 1º momento ● Revisar múltiplos e
divisores, MMC e MDC. ● Orientar a responder
a ATIVIDADE 1 (ver anexo). 2º
momento ● Corrigir a ATIVIDADE
1 ● Jogar em tempo real
no link: https://wordwall.net/pt/resource/14522654/jogo-dos-m%C3%BAltiplos-e-divisores 3ª e 4ª aulas: Números primos e decomposição em
fatores primos 1º
momento ● Revisar Números primos
e decomposição em fatores primos ● Orientar a responder
a ATIVIDADE 2 (ver anexo). 2º
momento ● Corrigir a ATIVIDADE
2 ● Jogar em tempo real
no link: https://wordwall.net/pt/resource/17374149/n%C3%BAmeros-primos Segunda semana: 05 a 09/07/2021 5ª e 6ª aulas: Números inteiros: Reta numérica e distância de um ponto à origem na reta
numérica; Comparação de
números inteiros. 1º
momento ● Para ajuda no
ensino-aprendizagem, solicitar que vejam a videoaula dos professores Gustavo
e Deolizan (Neto): https://www.youtube.com/watch?v=VPF28Byj4Bg&feature=youtu.be ● Revisar Números
primos, Decomposição em fatores primos; Números inteiros: Reta numérica e distância de um ponto à origem na reta numérica; Comparação de números inteiros. ● Orientar a responder
a ATIVIDADE 3 (ver anexo). 2º
momento ● Corrigir a ATIVIDADE
3 ● Se houver tempo,
jogar em tempo real no link: https://wordwall.net/pt/resource/10387157/n%C3%BAmeros-inteiros
7ª e 8ª aulas: Adição e subtração com números
inteiros 1º
momento ● Revisar adição e subtração com números inteiros 2º
momento ● Corrigir a ATIVIDADE
4 ● Jogar em tempo real
no link: https://wordwall.net/pt/resource/3519181/n%C3%BAmeros-inteiros |
RECURSOS:(X ) Livro didático;
() Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos;
( ) Material pertinente ao experimento; (
) Informativos; (X ) Outros:celular, notebook. |
AVALIAÇÃO:( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro
páginas:40 a 46 ( )
Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( )
Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros: |
|
Professor: ____________________________________________________________________________
Escola: _______________________________________________________________________________
Secretaria
Municipal de Educação
Ensino
Fundamental: Anos Finais
Escola: ______________________________________.
Data: _______________. 7° ano/Turma: ____ Professor: _________________________________________. Componente Curricular: MATEMÁTICA Aluno:______________________________________________________________________________ |
Objetos de Conhecimento: MÚLTIPLOS E DIVISORES; MMC, MDC |
ATIVIDADE DE REVISÃO
1 (ESTUDO REMOTO)
1. Qual dos conjuntos a seguir é formado pelos múltiplos de
26? 2. Qual dos conjuntos a seguir é formado pelos divisores de
100? 3. O MDC de 3³. 2² e 4² + 5 é : 4. Determine todos os divisores dos números abaixo: a) 12 b) 20 c) 40 5. Calcule o MMC de 20 e 50: (Fonte: https://matematicabasica.net/exercicios-sobre-multiplos-e-divisores/) 6. Dada a tabela com números naturais, faça o
que se pede nas questões a seguir: Fonte:
http://www.cp2.g12.br/blog/saocristovao2/files/2019/08/Lista-03-6%C2%B0-ano-multiplos-divisores.pdf |
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais
Escola: ______________________________________.
Data: _______________. 7° ano/Turma: ____ Professor: _________________________________________.
Componente Curricular: MATEMÁTICA Aluno:_______________________________________________________________________________ |
Objetos de Conhecimento: NÚMEROS PRIMOS E
DECOMPOSIÇÃO EM FATORES PRIMOS |
ATIVIDADE DE REVISÃO 2 (ESTUDO REMOTO)
1) Calcule
o produto dos 7 primeiros números primos em ordem crescente. 2) Justifique
porque os números 20 e 30 não são primos e 17 é primo. 4) Encontre
o MMC dos números compostos 100 e 30, utilizando a decomposição em fatores
primos. Fonte:
https://matematicabasica.net/exercicios-sobre-numeros-primos/ 5. Descubra os números que devem
substituir cada |
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais
Escola: ______________________________________.
Data: _______________. 7° ano/Turma: ____ Professor: _________________________________________.
Componente Curricular: MATEMÁTICA Aluno:_______________________________________________________________________________ |
Objetos de Conhecimento: NÚMEROS INTEIROS: RETA NUMÉRICA E DISTÂNCIA DE UM PONTO À ORIGEM NA RETA
NUMÉRICA; COMPARAÇÃO DE
NÚMEROS INTEIROS. |
ATIVIDADE DE REVISÃO 3 (ESTUDO REMOTO)
2. Pirâmide Numérica: A partir da primeira linha da pirâmide, constituída por uma sequência
numérica qualquer, Marcos determinou a segunda linha, com um número a menos,
utilizando certa regra. A partir da segunda linha, determinou a terceira,
também com um número menos, utilizando a mesma regra. a) Qual a regra utilizada por Marcos? b) Utilizando esta regra, continue
construindo a pirâmide acima até restar apenas um número no topo e diga qual
é este número. c) Utilizando a mesma regra, desenvolva toda a pirâmide ao lado a partir
desta nova linha: De acordo com as informações do
texto responda: a) Qual a menor
temperatura citada em toda a matéria? b) Dentre as cidades
citadas, qual é aquela com a maior temperatura esperada para o dia 31 (terça-feira)?
E com a menor temperatura esperada? c) Qual a diferença de
temperaturas entre as duas cidades do item anterior? d) Qual a diferença entre as
temperaturas citadas da Polônia e de Budapeste? e) Supondo que a temperatura em
Frankfurt, no dia 30, seja de -16º C, a temperatura aumentará ou diminuirá no
dia 31? Esta variação será de quantos graus Celcius? f) Se a
temperatura subiu 4º C em Novosibirsk, qual foi sua nova temperatura? g) Se a temperatura
cair 5º C em toda Suécia, no dia 01/01, qual será a nova temperatura em
Estocolmo, capital da Suécia? h) Daniela vê em seu
celular que a temperatura em São Paulo está de 24º C. Supondo que a
temperatura na Sibéria tenha se mantido a mesma, qual a diferença entre as
temperaturas destas duas localidades? 4. Em cada caso, utilize um dos símbolos > (maior que), < (menor que) ou = (igual) para que a sentença
seja verdadeira: a)
120 + (256 – 56) ____ (–300 + 600) - 40 5. Considere
o conjunto A = {-8, -2, 0, 1/2, 5, 9} indique neste conjunto quais números
pertencem ao conjunto dos inteiros. 6. Calcule
o complementar entre os inteiros positivos com o conjunto dos números
inteiros. 7.
Encontre
o sucessor e o antecessor dos números inteiros a seguir: a) 26 |
3. Daniela, navegando pelo site
G1, se assusta com a seguinte Manchete: Temperatura atinge -34º C na
Rússia. 'Frio anormal' afeta várias regiões do país, segundo o governo. Frio matou ao menos 60 na Europa, 50 no Japão e deve continuar. Um
termômetro, localizado na cidade siberiana de Novosibirsk (a cerca de 2.800
km ao leste de Moscou, na Rússia), marcava -34º C na quarta-feira (1º/12). Mortes na Europa. Na Polônia, desde o fim de semana, pelo menos 15
pessoas morreram por hipotermia, cinco delas nas últimas 24 horas, com
temperaturas chegando aos 20 graus negativos em regiões orientais do país. A Organização Meteorológica Mundial (OMM), com sede em Genebra, na
Suíça, informou na terça-feira (31) que espera uma redução de temperatura
para até -14º C em Frankfurt, na Alemanha; -12º C em Budapeste, na Hungria;
-15º C em Estocolmo, na Suécia; e -22º C em São Petersburgo, na Rússia. Na
Suíça, a sensação térmica era de -25º a -40º C na região montanhosa do país. [Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/ - 15/12/2012)
b) -84 c) 203 d) -3 e) 0 OBS.: Fonte das questões, 5, 6 e 7: https://matematicabasica.net/exercicios-sobre-numeros-inteiros/ 8. Determine: a) O oposto de +5 = b) O oposto de -9 = c) O oposto de +6 = d) O oposto de -6 = e) O oposto de +18 = f) O oposto de -15 = g) O oposto de +234= h) O oposto de -1000 = 9. Com as suas palavras, diga o que VOCÊ compreendeu
sobre números inteiros e sobre reta numérica de números inteiros. se quiser,
pode dar exemplos. |
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais
Escola: ______________________________________.
Data: _______________. 7° ano/Turma: ____ Professor: _________________________________________.
Componente Curricular: MATEMÁTICA Aluno:_______________________________________________________________________________ |
Objetos de Conhecimento: ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS INTEIROS |
ATIVIDADE DE REVISÃO 4 (ESTUDO REMOTO)
1.
Resolva as adições e subtrações: a) +5 + 3 = b) +1 + 4 = c) - 4 - 2 = d) -3 - 1 = e) +6 + 9 = f) +10 + 7 = g) - 8 -12 = h) - 4 -15 = 2. Complete a tabela,
utilizando a calculadora para conferir os cálculos: 3. Elimine os parênteses e calcule: a)
(-34) + (+12) b)
(-84) + (+84) c)
(+48) + (-66) d)
(-91) + 0 e) 0 +
(+77) |
f) (- 3) + (+11) + (-8) g) (-12) + (-3) + (+9) h) (-5) + (-1) + (- 26) 4. Eu tinha um saldo de negativo R$ 520,00 no banco.
Depositei: R$ 810,00 e paguei com cheques as seguintes contas: aluguel R$
440,00 e supermercado R$ 180,00. Depois de descontar os cheques, qual será o
meu saldo? 5. Efetue
a soma entre os números inteiros 3102 e - 291 6. Calcule Fonte: https://doutormatematico.blogspot.com/2015/12/adicao-e-subtracao-de-numeros-inteiros.html |
Nenhum comentário:
Postar um comentário