7º ano - VI Sequência

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – MATEMÁTICA

Tema intercurricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”.

Tema integrador: Olhar matemático sobre o nosso ambiente.

Unidade Temática: Números

Objeto de Conhecimento: Números inteiros: Operações com adição e subtração

Ano: 7º                     Período: 07 a 18/06/ 2021                   Nº. de Aulas: 08

HABILIDADES

(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

Primeira semana: 07 a 11/06/2021

 

1ª e 2ª aulas: Comparação entre números inteiros; adição com números inteiros

 

1º momento

● Responder, coletivamente, as questões das páginas 46 e 47 do livro didático.

 

2º momento

● Seguir as orientações da página 48 do livro didático.

● Jogar em tempo real: https://wordwall.net/pt/resource/3519181/n%C3%BAmeros-inteiros. Quem tiver dificuldades em jogar online, criar um jogo ou um desafio

● Orientar para responder as questões das páginas 49 e 50 do livro didático.

3ª e 4ª aulas: Adição e subtração com números inteiros

 

1º momento

● Corrigir as questões das páginas 49 e 50 do livro didático.

 

2º momento

● Seguir as orientações das páginas 51 e 52 do livro didático.

● Orientar para responder as questões, da 1 a 6, páginas 52 e 53 do livro didático.

 

Segunda semana: 14 a 18/06/2021

 

5ª e 6ª aulas: Adição e subtração com números inteiros contextualizados ao meio ambiente.

 

1º momento

● Corrigir as questões das páginas 52 e 53 do livro didático.

 

2º momento

Ler coletivamente os dois textos (ver anexos 1 e 2), debater e realizar uma relação entre os dois...

Se quiser ou puder, crie exemplos de Adição e subtração com números inteiros com quantidades de resíduos...

 

7ª e 8ª aulas: Adição e subtração com números inteiros

 

1º momento

● Seguir as orientações do anexo 3

● Orientar para responder a ATIVIDADE 1 (anexo 4).

 

2º momento

● Corrigir a ATIVIDADE 1 (anexo 4).

RECURSOS:(X ) Livro didático;  () Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  (X ) Outros:celular, notebook.

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas:40 a 46

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:

 

Professor: ____________________________________________________________________________

Escola: _______________________________________________________________________________

 

Anexo 1 Impactos positivos e negativos do meio ambiente em tempos de pandemia

(Fonte: https://www.abecbrasil.org.br/novo/2021/05/impactos-positivos-e-negativos-do-meio-ambiente-em-tempos-de-pandemia/)

 

A pandemia da Covid-19 afetou grande parte dos setores do Brasil e do mundo. Várias reportagens foram produzidas para analisar os pontos positivos da quarentena para o meio ambiente, que foi favorecido em partes pela diminuição da disseminação de dióxido de carbono e da poluição nos oceanos, por exemplo. Mas será que esse isolamento só trouxe impactos positivos para a natureza?

 

Os pesquisadores Renata de Freitas Barroso, Carolina Alves Pereira, Carlos André Gonçalves e Narcisa Silva Soares decidiram estudar isso no artigo: “Um estudo comparativo de alertas positivos e negativos do meio ambiente em tempos de pandemia”.

 

Para a realização da pesquisa foi feita uma pesquisa sistemática nas bases PUBMED, SciELO e Google Acadêmico, nos meses de agosto a outubro de 2020 com o uso de indexadores. Analisando esses dados foi possível observar que o uso indiscriminado de materiais aumentou, sendo um ponto negativo para o meio ambiente.

 

Com o estudo de caso, os pesquisadores concluíram que no âmbito de isolamento social, houve a diminuição de vários gases poluentes, entretanto, o aumento significativo de lixos como o uso de máscaras, luvas e do lixo doméstico será um problema de impacto futuro para o meio ambiente.

 

Para conferir o artigo completo, acesse o DOI:

 

https://agrariacad.com/2020/12/18/um-estudo-comparativo-de-alertas-positivos-e-negativos-do-meio-ambiente-em-tempos-de-pandemia/

 

 

Anexo 2 – Impactos ambientais

(Fonte: https://www.preparaenem.com/biologia/impactos-ambientais.htm)

 

É comum ouvirmos falar a respeito dos impactos ambientais causados pelo homem e de todo prejuízo que atinge a natureza. Entretanto, nem sempre compreendemos o que realmente o termo impacto ambiental representa e acabamos utilizando-o de maneira inadequada.

 

Segundo a resolução nº 01/86 do Conama, um impacto ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e a qualidade dos recursos ambientais.

 

Assim sendo, um impacto ambiental é uma alteração no meio ambiente provocada pelo homem e, portanto, esse termo nem sempre pode ser usado como sinônimo de algo negativo. Algumas modificações no ambiente podem ser positivas, melhorando, inclusive, a nossa qualidade de vida e a de outros seres vivos. Dentre os exemplos de impactos positivos, podemos citar a recuperação de áreas degradadas, a criação de áreas de preservação ambiental e o plantio de mudas de espécies que anteriormente existiam em uma área.

 

Entretanto, não podemos nos esquecer de que normalmente a ação do homem provoca danos ao meio ambiente. Dentre os principais impactos ambientais negativos, podemos citar a poluição em todos os níveis, a destruição de mananciais, a redução das terras cultiváveis, a compactação do solo, a destruição da camada de ozônio, o agravamento do efeito estufa e a destruição de habitat, que está diretamente relacionada com a extinção de espécies e perda de biodiversidade.

 

Todos os impactos descritos afetam de maneira direta a nossa sobrevivência e, portanto, devem ser controlados a fim de evitar grandes prejuízos à sociedade. Para garantir que o meio ambiente não sofra com tantos impactos negativos, foram criadas leis que tornam crime alguns atos danosos ao meio ambiente, como é o caso da Lei 9.605/98, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas lesivas ao meio natural. Além disso, é obrigatória a análise do impacto ambiental gerado pela instalação de qualquer empreendimento e a formulação de dois documentos: Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).

 

Com a criação dessas medidas, observamos avanços na questão ambiental do país. Entretanto, cada pessoa deve e pode fazer a sua parte. Veja a seguir dicas de como diminuir seu impacto negativo:

 

- Evite sair apenas de carro! Sempre que possível, opte por ir a pé ou de bicicleta;

 

- Economize água! Tome banhos mais rápidos e evite deixar a torneira aberta ao se ensaboar. O mesmo é válido ao escovar os dentes;

- Utilize água da chuva em algumas atividades domésticas;

- Não jogue lixo em locais impróprios e, sempre que possível, separe seus produtos para que seja feita a coleta seletiva;

- Economize energia! Procure não deixar a televisão ou o computador em stand by;

-Troque as lâmpadas comuns por fluorescentes;

- Evite comprar produtos que não necessita e, sempre que possível, faça doações.

 

 

 

Anexo 3 - Regras da adição e subtração com números inteiros

(Fonte: https://www.preparaenem.com/matematica/adicao-e-subtracao-de-numeros-inteiros-.htm)

1º caso

Quando não ocorrer a presença de parênteses nas operações, devemos proceder da seguinte maneira:

Quando os sinais dos números são iguais, devemos adicionar mantendo o sinal dos números.

+ 9 + 9 = + 18                                    + 4 + 6 = +10

+ 15 + 16 = + 31                                + 64 + 6 = + 70

Quando os sinais são diferentes, devemos subtrair os números mantendo o sinal do número de maior módulo.

– 4 + 6 = + 2                                      – 10 + 5 = – 5

– 20 + 36 = + 16                                – 60 + 80 = + 20

– 21 + 5 = – 16                                   – 91 + 10 = – 81

– 100 + 12 = – 88                               + 15 – 30 = – 15

 

2º caso

Caso ocorra a presença de parênteses nas operações entre os números inteiros, devemos eliminá-los, utilizando o jogo do sinal.

(–8) + (–2) + (–7)                              (+81) + (–12) – (+ 7)

– 8 – 2 – 7                                         + 81 – 12 – 7

– 17                                                     + 81 – 19

                                                              + 62

 

3º caso

Resolver as operações indicadas nos parênteses, nos colchetes e nas chaves, e logo em seguida, realizar o jogo de sinal.

(+ 8 + 9) – (+ 5 – 6) – (9 + 1)                                                –{–[(2 + 3) – (7 – 8) + (–6 –4)]}

+17 – (– 1) – (+ 10)                                                               –{–[(5) – (–1) + (–10)]}

+17 + 1 – 10                                                                          –{–[5 + 1 – 10]}

+ 18 – 10                                                                               –{–[–4]}

+ 8                                                                                          – 4

 

–[–(2 + 4) – (– 4 –13)]

–[– (6) – (– 17)]

–[– 6 + 17]

– [11]

– 11

Ao eliminar parênteses, utilize o seguinte quadro de sinais:

+ ( + ) = +

+ ( – ) = –

– ( + ) = –

– ( – ) = +

 

 

Anexo 4 – Atividade 1

(Fonte: https://doutormatematico.blogspot.com/2015/12/adicao-e-subtracao-de-numeros-inteiros.html)

1) Calcule

a) 4 + 10 + 8 =

b) 5 - 9 + 1 =

c) -8 - 2 + 3 =

d) -15 + 8 - 7 =

e) 24 + 6 - 12 =

f) -14 - 3 - 6 - 1 =

g) -4 + 5 + 6 + 3 - 9 =

h) -1 + 2 - 4 - 6 - 3 - 8 =

i) 6 - 8 - 3 - 7 - 5 - 1 + 0 - 2 =

j) 2 - 10 - 6 + 14 - 1 + 20 =

l) -13 - 1 - 2 - 8 + 4 - 6 - 10 =

2) Efetue, cancelando os números opostos:

a) 6 + 4 - 6 + 9 - 9 =

b) -7 + 5 - 8 + 7 - 5 =

c) -3 + 5 + 3 - 2 + 2 + 1 =

d) -6 + 10 + 1 - 4 + 6=

e) 10 - 6 + 3 - 3 - 10 - 1 =

f) 15 - 8 + 4 - 4 + 8 - 15 =

 

3) Coloque em forma simplificada ( sem parênteses)

a) (+1) + (+4) +(+2) =

b) (+1) + (+8) + (-2) =

c) (+5) +(-8) + (-1) =

d) (-6) + (-2) + (+1) =

 

 

4) Calcule:

a) (-2) + (-3) + (+2) =

b) (+3) + (-3) + (-5) =

c) (+1) + (+8) +(-2) =

d) (+5) + (-8) + (-1) =

e) (-6) + (-2) + (+1) =

f) (-8) + ( +6) + (-2) =

g) (-7) + 6 + (-7) = 

h) 6 + (-6) + (-7) =

i) -6 + (+9) + (-4) =

j) (-4) +2 +4 + (+1) =

 

i) 6 - 8 - 3 - 7 - 5 - 1 + 0 - 2 = (R: -20)

Gabarito: Atividade 1

1) Calcule

a) 4 + 10 + 8 = (R: 22)

b) 5 - 9 + 1 = (R: -3)

c) -8 - 2 + 3 = (R: -7)

d) -15 + 8 - 7 = (R: -14)

e) 24 + 6 - 12 = (R:+18)

f) -14 - 3 - 6 - 1 = (R: -24)

g) -4 + 5 + 6 + 3 - 9 = (R: + 1)

h) -1 + 2 - 4 - 6 - 3 - 8 = (R: -20)

j) 2 - 10 - 6 + 14 - 1 + 20 = (R: +19)

l) -13 - 1 - 2 - 8 + 4 - 6 - 10 = (R: -36)

 

2) Efetue, cancelando os números opostos:

a) 6 + 4 - 6 + 9 - 9 = (R: +4)

b) -7 + 5 - 8 + 7 - 5 = (R: -8)

c) -3 + 5 + 3 - 2 + 2 + 1 = (R: +6)

d) -6 + 10 + 1 - 4 + 6= (R: +7)

e) 10 - 6 + 3 - 3 - 10 - 1 = (R: -7)

f) 15 - 8 + 4 - 4 + 8 - 15 = (R: 0)

 

3) Coloque em forma simplificada ( sem parênteses)

a) (+1) + (+4) +(+2) = (R: 1 +4 + 2)

b) (+1) + (+8) + (-2) = (R: 1 + 8 - 2)

c) (+5) +(-8) + (-1) = (R: +5 - 8 - 1)

d) (-6) + (-2) + (+1) = (R: -6 - 2 + 1)

 

4) Calcule:

a) (-2) + (-3) + (+2) = (R: -3)

b) (+3) + (-3) + (-5) = (R: -5)

c) (+1) + (+8) +(-2) = (R: +7 )

d) (+5) + (-8) + (-1) = (R: -4)

e) (-6) + (-2) + (+1) = (R: -7)

f) (-8) + ( +6) + (-2) = (R: -4)

g) (-7) + 6 + (-7) = (R: -8)

h) 6 + (-6) + (-7) = (R: -7)

i) -6 + (+9) + (-4) = (R: -1)

j) (-4) +2 +4 + (+1) = (R: +3)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário