SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|
TEMA: Sustentabilidade no
seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e
para a vida!” Subtema: Meio ambiente e sustentabilidade por amor a vida. |
Unidade Temática: Conexões
e Escalas Objetos do
Conhecimento: Características da População Brasileira. |
Objetivo geral: • conhecer as principais características
demográficas do Brasil; • identificar influências diversas na
formação da população e da cultura brasileiras; • entender como é calculado o IDH e como o
Brasil está colocado no índice; • conhecer os principais fluxos migratórios
para país e dentro do país; |
|
Ano: 7° Período: 07/06/2021
a 19/06/2021 Nº
de Aulas: 6 |
|
HABILIDADES |
|
(EF07GE03) Selecionar argumentos
que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das
comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado,
de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade,
como direitos legais dessas comunidades. (EF07GE03BA)
Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas
originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das
florestas e do cerrado e caatinga, de ribeirinhos. e caiçaras, entre outros
grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
(EF07GE03IT) Selecionar argumentos
que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários (povos
Pataxó, dentre outros tribos), das comunidades remanescentes de quilombos, de
povos das florestas dentre elas a Mata Atlântica das áreas litorâneas, de
ribeirinhos entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos
legais dessas comunidades. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
2.Estabelecer conexões
entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância
dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos
fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história. 3. Desenvolver
autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio
geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os
princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão,
localização e ordem. 6. Construir argumentos
com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de
vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à
biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
6:Construir argumentos
com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de
vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer
natureza. 10.
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade ,
resiliência e vdeterminação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos,sustentáveis e solidários. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; autoestima; autoconfiança;
compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando
o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso
profissional. |
|
|
|
ETAPAS DA
AULA / METODOLOGIA |
|
OBS: Professores, essa sequência
terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos
alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais
fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas. Informações para os alunos . Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas
- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone,
falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos
necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de
outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) - Socialização entre professores e
alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).
1ªAula SUSTENTABILIDADE EM NOSSO DIA-A-DIA ETAPA1: Depois
de entender um pouco sobre Meio ambiente e sustentabilidade, vamos iniciar
nossos atividaes dessa senama ouvindo essa linda musica “ Cuidar do mundo”
com esse belo coral de crianças. ETAPA2: Em seguida, vamos refletir sobre a música e a nossa
práticas diárias e a relação com meio ambiente, respondendo as seguintes
perguntas: 1.
Você
cuida do mundo? Cuida do outro? Cuida da terra? Cuida da água? 2.
Você
cuida bem da sua casa , do seu quarto...?
como é esse cuidado e por que? 3.
Você
percebe diferença entre a sua casa e a nossa “ casa comum” O PLANETA TERRA? Justifique sua resposta. 4.
Você
toparia mudar alguns habitos, para contribuir um pouco mais com o MEIO
AMBIENTE? ETAPA2: Solicite
a leitura de um texto proposto. Agora vamos ler esse texto para entender
como podemos ajudar o meio ambiente. Que nosso planeta enfrenta sérios problemas ambientais,
não é segredo para ninguém, não é mesmo? Além
disso, também não é segredo que grande parte dos problemas ocorrem em
decorrência da ação do homem, que desmata, polui e utiliza de maneira
exagerada todos os recursos que o planeta oferece. Apesar de parecer utópico, nós podemos,
sim, diminuir os problemas ambientais e evitar que problemas mais graves
ocorram! Se cada
cidadão começasse hoje a mudar seus hábitos em relação à Terra,
conseguiríamos reduzir nosso impacto negativo e, assim, melhorar as condições
do meio ambiente. Para ajudar nessa árdua
tarefa, separamos 10 atitudes que podem salvar o planeta: 1. Economize água! Economizar água é uma tarefa bastante simples. Para isso,
basta que algumas práticas do dia a dia sejam mudadas. Uns dos pontos mais
importantes são: reduzir o tempo de banho e verificar se há vazamentos de
água em casa. Além disso, aproveitar a água da chuva e reaproveitar a água da
máquina de lavar também são ótimas dicas! 2. Economize energia. Para economizar energia, é importante
lembrar-se de ligar apenas os aparelhos elétricos necessários. Ao utilizar o
computador, por exemplo, não é necessário ligar a televisão. Outro ponto
importante é, ao sair de um ambiente, verificar se a luz está ligada e, se
sim, apagá-la. A redução do tempo de banho também é uma importante dica para economizar
energia. 3. Sempre faça o descarte correto
do lixo. Descartar
o lixo adequadamente evita a poluição e até mesmo a
propagação de doenças. Ao jogar lixo em um terreno baldio, por exemplo, você
pode estar contribuindo para o aumento da população de ratos, baratas e até
mesmo de mosquitos-da-dengue. 4. Recicle seu lixo. Essa
medida evita o gasto desnecessário dos recursos naturais e ainda ajuda a
diminuir a concentração de lixo no ambiente. 5. Preserve a vegetação nativa e
os cursos d'água. Evitando
desmatamento e alteração dos cursos d'água, por exemplo, estamos colaborando
para a manutenção da biodiversidade. Lembre-se de que cursos d'água e locais
de vegetação preservada são habitat de várias espécies importantes. 6. Utilize veículo apenas quando
necessário. Os
carros são responsáveis pela liberação de uma grande quantidade de poluentes
na atmosfera, sendo assim, restringir seu uso é importante. Se o
local de destino é próximo, por que não ir a pé? É importante
lembrar que as pessoas que possuem carro devem sempre realizar a manutenção
do veículo para evitar que mais poluentes sejam liberados. 7. Evite o consumismo. A chave para esse ponto é sempre perguntar: “Eu
realmente necessito disso?” Às vezes compramos coisas sem
necessidade naquele momento e contribuímos, assim, para o uso intensivo de
recursos naturais. 8. Sempre que possível, opte por
alimentos orgânicos. Ao escolher alimentos
orgânicos (livres
de agrotóxicos), estamos não só protegendo a nossa saúde, como também o meio
ambiente, que fica livre desses produtos. 9. Não compre nem venda animais silvestres. O tráfico de
animais é um
problema mundial grave que afeta diretamente a biodiversidade de uma região,
podendo, inclusive, levar espécies à extinção. 10. Informe outras pessoas. Garantir
um ambiente saudável é tarefa de todos nós e, portanto, é fundamental que
informações sejam repassadas a todas as esferas de uma população. As crianças
de hoje, por exemplo, serão as que mais sofrerão com as consequências do
impacto negativo do homem na natureza, sendo assim, elas devem ser informadas
sobre forma de reverter esse quadro.
2ªAula ETAPA1: A partir das respostas dos alunos e da
leitura do texto, ajude-os a montar uma horta, reaproveitando as embalagens
descartaveis de manteiga, caixinha de leite, rolo do papel higiênico.... Peçam que assistam a
esses vídeos disponível no link, abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=nnVdutzruVw https://www.youtube.com/watch?v=buORRPatff4 ETAPA2: Oriente
os alunos a construir a a sua própria horta. Agora é sua vez de fazer sua própria horta. Pegue a embalagem
descartavel que tiver em casa, siga as orientações do vídeo, fazendo os furos
para a agua sair, procure uma terra mais fofa, solta... coloque na embalagem,
plante a semente de quoentro, as mudinhas de cebola, semente de alface, entre
outras... lembre de molhar e deixar em lugar arrejado que receba luz do sol,
mais não pode estar esposta totalmente ao sol. Para
concluir essa tarefa, você vai fazer um vídeo contando sua experiência,
mostrando como construio sua horta e encaminha para que possamos socializar
com a turma. Seja prático na hora de fazer o seu vídeo. Obs: Aqueles que tem
quintal, pode reaproveitar o lixo
horgânico (casca de frutas, verduras, casca de ovo... para fazer um adubo
para as plantas).
3ªAula
ETAPA1 e 2: Nesta aula depois de um bom dia e chamada, orientar os
alunos a fazer a leitura do texto, baseado no capítulo 5. Após a leitura uma
atividade. Leitura do texto com bastante atenção. Aspectos demográficos e sociais A população brasileira se distribui
irregularmente pelo território. Para saber qual é a concentração de habitantes
em determinada área, divide-se o número de pessoas pela medida dessa área,
geralmente expressa em quilômetros quadrados (km2 ). O resultado representa a
população relativa ou a densidade demográfica do local que está sendo
analisado. Quanto maior for a densidade demográfica, maior será o número de
habitantes por quilômetro quadrado. DENSIDADE
DEMOGRÁFICA O Brasil apresenta
baixa densidade demográfica, cerca de 24 habitantes por quilômetro quadrado.
Apesar de possuir uma grande população absoluta, seu território é bastante
extenso, o que resulta nessa baixa densidade. É considerado, assim, um país
pouco povoado. De modo geral, a densidade demográfica no Brasil é maior nas
áreas próximas ao litoral. Nessas áreas se localiza a maioria dos municípios
com mais de 10 mil habitantes. NATALIDADE
E MORTALIDADE O crescimento natural
ou vegetativo de uma população é determinado pela diferença entre as taxas de
natalidade e de mortalidade. A taxa de natalidade representa o número de
nascimentos em cada grupo de mil habitantes, em determinado período. Assim,
uma taxa de natalidade de 4‰ (lê-se quatro por mil) indica que houve quatro
nascimentos para cada mil habitantes. A
taxa de mortalidade
representa o número de óbitos em cada grupo de mil habitantes em determinado
período. A taxa de mortalidade infantil refere-se somente aos óbitos de
crianças com até 1 ano de idade por mil nascidos vivos. Quando a população de
um país cresce, significa que a taxa de natalidade é superior à taxa de
mortalidade, descontados os movimentos migratórios. Crescimento
populacional em queda Nas últimas décadas, a
popularização de métodos anticonceptivos, o aumento da participação das
mulheres no mercado de trabalho (que levou muitas a adiar a maternidade por
priorizar sua carreira profissional) e o planejamento familiar contribuíram
para a diminuição da taxa de natalidade
e fecundidade da população brasileira. A taxa de fecundidade
indica o número médio de filhos por mulher (considerando mulheres entre 15 e
49 anos). ETAPA2: Solicita
a atividade.
ATIVIDADE Baseado no capítulo 5 das paginas 66 a 73 e
responda a atividade proposta. Essa atividade encontra-se na pagina 69 do livro
didático de geografia. 1.
Como
podemos descrever a distribuição espacial da mortalidade infantil no Brasil? Quais são as taxas
registradas pelo estado onde você mora? 2.
Agora
é a sua vez de praticar, utilizando taxas de fecundidade. Pesquise valores
para taxa de fecundidade no país e utilize uma folha de papel sulfite para
traçar o contorno territorial do Brasil, incluindo os estados. Indique o nome
de cada um deles. Depois, faça o que se pede. 1.
Com os dados obtidos, crie cinco intervalos de modo que cada um apresente
valores próximos. 2. Crie a legenda com os intervalos no canto
inferior esquerdo do mapa. A variação de cores deve ser gradual e harmônica. 3. Pinte cada estado de acordo com o valor
correspondente ao intervalo estabelecido na legenda. 4. Insira elementos cartográficos, como orientação,
título, fonte e escala. 5. Analise a distribuição espacial desse indicador.
Traga sua reflexão para ser discutida em sala de aula. 4ªAula
ETAPA1: Dando continuidade ao capítulo 5
sugerir aos alunos a assistir com os alunos o vídeo (
Aspecto Demograficos Brasileiros) que
estão disponível no link:
https://youtu.be/I6ZtwNobfIk . Em seguida iniciar uma
discursão e pedir que anotem no caderno as informações que considerem mais
relenvates a respeito do vídeo. O professor pode também trabalhar o texto
proposto na apostila. ETAPA 2: Após assistir o vídeo, orientar
os alunos a fazer a atividade do capítulo 5 da pagina 75 disponível no livro
didáticode geografia.
5ªAula ETAPA1:
Leitura do
texto e em seguida responder as questões:
A heterogeneidade da população
brasileira O povo brasileiro é o resultado de séculos
de miscigenação entre diversos povos, principalmente indígenas, africanos e
europeus, que aos poucos incorporaram características físicas e culturais uns
dos outros. Essa diversidade se reflete em aspectos culturais, como a língua
oficial do país (que é portuguesa, mas possui muitas palavras de origem
indígena e africana), as religiões, a culinária e a música; e nas
características físicas das pessoas, como a cor da pele e dos cabelos e a
fisionomia. A composição da população é diferente em cada estado do Brasil.
Ela reflete o processo de ocupação que ocorreu em diferentes partes do
território brasileiro. POVOS
INDÍGENAS Os povos indígenas do Brasil são
descendentes dos habitantes nativos que aqui viviam antes da chegada dos
colonizadores europeus no século XVI. O censo de 2010 registrou que a
população indígena brasileira ultrapassa 896 mil indivíduos, pertencentes a
305 etnias, e se concentram, principalmente, na Região Norte do país. Preservando a cultura indígena Aproximadamente 58% dos indivíduos que se
declararam indígenas no censo de 2010 habitavam Terras Indígenas, áreas
reconhecidas pelo governo brasileiro como de ocupação legítima dos grupos indígenas
que sobre elas detêm autonomia. Entre os indivíduos que viviam fora de Terras
Indígenas, parcela significativa habitava áreas urbanas em 2010, onde, em
geral, é mais difícil preservar a língua e a cultura tradicional, sobre tudo
entre os jovens.
POVOS
AFRICANOS Entre os séculos XVI e XIX,
cerca de 4 milhões de africanos de diversos grupos étnicos foram escravizados
e trazidos para o Brasil para trabalhar nas lavouras de cana- -de -açúcar e
tabaco, na mineração e em outras atividades econômicas. Muitos aspectos do
cotidiano do povo brasileiro são legados desses povos que vieram da África,
incluindo estilos musicais e artísticos, costumes culinários, manifestações
culturais e religiosas, além de diversas palavras que usamos no dia a dia.
Também existem centenas de comunidades quilom bolas no Brasil, que são grupos
de ancestralidade africana remanescentes de antigos quilombos ou formados
após o fim da escravidão. A luta atual desses povos é para que sejam
socialmente incluídos e que suas terras sejam reconhecidas e preservadas.
OS IMIGRANTES Grande
parte da população brasileira é formada por descendentes de pessoas vindas de
diferentes partes do mundo. A chegada de imigrantes ao Brasil, principalmente
em busca de trabalho e melhores condições de vida, ocorreu de maneira
particularmente intensa entre meados do século XIX e meados do século XX, quando
muitos europeus (principalmente portugueses, italianos, espanhóis, alemães) e
asiáticos (sírios, libaneses, japoneses, entre outros) chegaram ao país. Nos
últimos anos, muitos imigrantes provenientes dos países vizinhos,
principalmente Bolívia, Argentina e Uruguai, vêm se fixando no Brasil. Em
contrapartida, muitos brasileiros são emigrantes.
MIGRAÇÕES EXTERNAS NO BRASIL Como mencionado anteriormente, um dos
períodos de maior imigração externa (entrada de estrangeiros) no Brasil se
deu nos séculos XIX e XX, quando o país recebeu um grande número de europeus
e asiáticos.
MIGRAÇÕES INTERNAS A migração interna ocorre quando a
população se desloca dentro de um mesmo país. Assim, as migrações internas
podem ocorrer, por exemplo, de um estado para outro ou de um município para
outro dentro de um mesmo estado. Na sua família, já aconteceram migrações?
Você ou seus pais nasceram na mesma localidade (município, estado ou país)
onde vivem atualmente? E seus avós, bisavós e tataravós? Atualmente, milhões
de brasileiros vivem fora de seu estado ou município de nascimento, pois
muitas migrações internas ocorreram no Brasil ao longo do século XX.
Entre 1940 e 1990 Entre as décadas de 1940 e 1950, ocorreram diversos deslocamentos populacionais do
Nordeste para o Sudeste. A partir da década de 1950, com a aceleração do
processo de industrialização, muitos moradores da zona rural deixavam o campo
rumo à cidade. Os trabalhadores rurais buscavam emprego e condições de vida
melhores. Da década de 1960 à de 1980 esses deslocamentos aconteceram principalmente em
direção às cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, que concentravam o maior
número de indústrias e oportunidades de trabalho. Entre 1960
e 1990, as regiões Centro-Oeste e Norte também receberam nordestinos,
atraídos pelas atividades extrativistas ou pela esperança de adquirir lotes
de terra na região da Amazônia.
De 1990 aos dias atuais A partir da década de 1990, o fluxo de
migrantes provenientes do Nordeste em direção ao Sudeste se manteve, embora
em número menor do que nas décadas anteriores. Além disso, muitos nordestinos
passaram a voltar ao seu estado de origem, caracterizando a migração de
retorno, em função, principalmente, do desenvolvimento econômico da região
nas últimas décadas. ETAPA 2: Após a leitura do texto, oriente
para que os alunos respondam as seguintes questões no caderno. Fazer a
correção da atividade e socializar.
ATIVIDADE 1.
Por
que a população brasileira é marcada pela diversidade? 2. 2 Entre meados dos séculos XIX e XX, quais
foram os principais grupos de imigrantes que chegaram ao Brasil? 3. Leia o texto e responda
às questões propostas. Longos
13 anos. É o tempo que as 387 famílias quilombolas de Brejo dos Crioulos, em Minas
Gerais, aguardam
pela conclusão do processo de titulação de suas terras no Incra. [...] Os
obstáculos para a concretização das titulações são muitos
e diversos. A titulação das terras quilombolas envolve,
em muitos casos, contrariar interesses de setores do
agronegócio e
mesmo do governo. COMISSÃO
PRÓ-ÍNDIO DE SÃO PAULO. Titulação fora do horizonte:
mais de 1 500 comunidades quilombolas
esperam pelo título de suas terras. 20 nov. 2016.
Disponível em: . Acesso em: 14 set. 2017. a) O que são comunidades
quilombolas? b) Qual é o problema enfrentado
pelos grupos quilombolas e quais são suas causas? 4.
Por que as pessoas migram? 5. O povo brasileiro é o
resultado de séculos de miscigenação entre diversos povos, que aos poucos
incorporaram características físicas e culturais uns dos outros. Quais são as
origens do povo brasileiro?
6ªAula ETAPA 1e 2: Iniciar
a aula fazendo questionamentos sobre a aula passada. Em seguida solicite que
os alunos acessem o link: https://youtu.be/kbPQ0qx6pjA para assistir o
vídeo sobre “A heterogeneidade da população brasileira.
Para compreesão do assunto peça aos alunos para responder a atividade
da pagina 83 que esta baseado no texto acima e nas paginas 76 a 82 do livro
didático de geografia. RECURSOS: ( 44 e 45, 46 e 61,62 a 75)Livro didático; (
) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( ) Jogos; (X) Textos
Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (157,158,159,160,161 e 164) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita;
(X ) Avaliação da participação; Outros:
Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário