7º ANO V- SEQUÊNCIA - 2021

 

                            SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Subtema:  Meio ambiente e sustentabilidade por amor a vida.

Unidade Temática: Conexões e Escalas

Objetos do Conhecimento:   Características da População Brasileira.

 

Objetivo geral:

  • conhecer as principais características demográficas do Brasil;

  • identificar influências diversas na formação da população e da cultura brasileiras;

  • entender como é calculado o IDH e como o Brasil está colocado no índice;

  • conhecer os principais fluxos migratórios para país e dentro do país;

Ano: 7°                          Período: 07/06/2021  a  19/06/2021                               Nº de Aulas: 6

                                 HABILIDADES

(EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.

 (EF07GE03BA) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado e caatinga, de ribeirinhos. e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.

(EF07GE03IT) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários (povos Pataxó, dentre outros tribos), das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas dentre elas a Mata Atlântica das áreas litorâneas, de ribeirinhos entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

6. Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS GERAIS

6:Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade , resiliência e vdeterminação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,sustentáveis e solidários.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

                                                                               1ªAula

SUSTENTABILIDADE EM NOSSO DIA-A-DIA

 

 ETAPA1: Depois de entender um pouco sobre Meio ambiente e sustentabilidade, vamos iniciar nossos atividaes dessa senama ouvindo essa linda musica “ Cuidar do mundo” com esse belo coral de crianças.

https://youtu.be/hBph3QiLTDA

 

 

ETAPA2: Em seguida,  vamos refletir sobre a música e a nossa práticas diárias e a relação com meio ambiente, respondendo as seguintes perguntas:

 

1.      Você cuida do mundo?  Cuida do outro?  Cuida da terra?  Cuida da água?

 

2.      Você cuida bem da sua casa , do seu quarto...?  como é esse cuidado e por que?

 

3.      Você percebe diferença entre a sua casa e a nossa “ casa comum”  O PLANETA TERRA? Justifique sua resposta.

 

4.      Você toparia mudar alguns habitos, para contribuir um pouco mais com o MEIO AMBIENTE?

ETAPA2: Solicite a leitura de um texto proposto.

  Agora vamos ler esse texto para entender como podemos  ajudar o meio ambiente.

 

  Que nosso planeta enfrenta sérios problemas ambientais, não é segredo para ninguém, não é mesmo? Além disso, também não é segredo que grande parte dos problemas ocorrem em decorrência da ação do homem, que desmata, polui e utiliza de maneira exagerada todos os recursos que o planeta oferece.

  Apesar de parecer utópico, nós podemos, sim, diminuir os problemas ambientais e evitar que problemas mais graves ocorram! Se cada cidadão começasse hoje a mudar seus hábitos em relação à Terra, conseguiríamos reduzir nosso impacto negativo e, assim, melhorar as condições do meio ambiente.

Para ajudar nessa árdua tarefa, separamos 10 atitudes que podem salvar o planeta:

1. Economize água! Economizar água é uma tarefa bastante simples. Para isso, basta que algumas práticas do dia a dia sejam mudadas. Uns dos pontos mais importantes são: reduzir o tempo de banho e verificar se há vazamentos de água em casa. Além disso, aproveitar a água da chuva e reaproveitar a água da máquina de lavar também são ótimas dicas!

2. Economize energia. Para economizar energia, é importante lembrar-se de ligar apenas os aparelhos elétricos necessários. Ao utilizar o computador, por exemplo, não é necessário ligar a televisão. Outro ponto importante é, ao sair de um ambiente, verificar se a luz está ligada e, se sim, apagá-la. A redução do tempo de banho também é uma importante dica para economizar energia.

3. Sempre faça o descarte correto do lixo. Descartar o lixo adequadamente evita a poluição e até mesmo a propagação de doenças. Ao jogar lixo em um terreno baldio, por exemplo, você pode estar contribuindo para o aumento da população de ratos, baratas e até mesmo de mosquitos-da-dengue.

4. Recicle seu lixo. Essa medida evita o gasto desnecessário dos recursos naturais e ainda ajuda a diminuir a concentração de lixo no ambiente.

5. Preserve a vegetação nativa e os cursos d'água. Evitando desmatamento e alteração dos cursos d'água, por exemplo, estamos colaborando para a manutenção da biodiversidade. Lembre-se de que cursos d'água e locais de vegetação preservada são habitat de várias espécies importantes.

6. Utilize veículo apenas quando necessário. Os carros são responsáveis pela liberação de uma grande quantidade de poluentes na atmosfera, sendo assim, restringir seu uso é importante. Se o local de destino é próximo, por que não ir a pé? É importante lembrar que as pessoas que possuem carro devem sempre realizar a manutenção do veículo para evitar que mais poluentes sejam liberados.

7. Evite o consumismo. A chave para esse ponto é sempre perguntar: “Eu realmente necessito disso?” Às vezes compramos coisas sem necessidade naquele momento e contribuímos, assim, para o uso intensivo de recursos naturais.

8. Sempre que possível, opte por alimentos orgânicos. Ao escolher alimentos orgânicos (livres de agrotóxicos), estamos não só protegendo a nossa saúde, como também o meio ambiente, que fica livre desses produtos.

9. Não compre nem venda animais silvestres. O tráfico de animais é um problema mundial grave que afeta diretamente a biodiversidade de uma região, podendo, inclusive, levar espécies à extinção.

10. Informe outras pessoas. Garantir um ambiente saudável é tarefa de todos nós e, portanto, é fundamental que informações sejam repassadas a todas as esferas de uma população. As crianças de hoje, por exemplo, serão as que mais sofrerão com as consequências do impacto negativo do homem na natureza, sendo assim, elas devem ser informadas sobre forma de reverter esse quadro.

Por Ma. Vanessa dos Santos

                                                                                 2ªAula

 

ETAPA1:

 

 A partir das respostas dos alunos e da leitura do texto, ajude-os a montar uma horta, reaproveitando as embalagens descartaveis de manteiga, caixinha de leite, rolo do papel higiênico....

Peçam que assistam a esses vídeos disponível no link, abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=nnVdutzruVw

 

https://www.youtube.com/watch?v=buORRPatff4

 

ETAPA2: Oriente os alunos a construir a a sua própria horta.

  Agora é sua vez de  fazer sua própria horta. Pegue a embalagem descartavel que tiver em casa, siga as orientações do vídeo, fazendo os furos para a agua sair, procure uma terra mais fofa, solta... coloque na embalagem, plante a semente de quoentro, as mudinhas de cebola, semente de alface, entre outras... lembre de molhar e deixar em lugar arrejado que receba luz do sol, mais não pode estar esposta totalmente ao sol.

Para concluir essa tarefa, você vai fazer um vídeo contando sua experiência, mostrando como construio sua horta e encaminha para que possamos socializar com a turma. Seja prático na hora de fazer o seu vídeo.

 

Obs: Aqueles que tem quintal, pode reaproveitar  o lixo horgânico (casca de frutas, verduras, casca de ovo... para fazer um adubo para as plantas).

                                                                              3ªAula

ETAPA1 e 2: Nesta aula depois de um bom dia e chamada, orientar os alunos a fazer a leitura do texto, baseado no capítulo 5. Após a leitura uma atividade.

Leitura do texto com bastante atenção.

                                                Aspectos demográficos e sociais   

                    A população brasileira se distribui irregularmente pelo território. Para saber qual é a concentração de habitantes em determinada área, divide-se o número de pessoas pela medida dessa área, geralmente expressa em quilômetros quadrados (km2 ). O resultado representa a população relativa ou a densidade demográfica do local que está sendo analisado. Quanto maior for a densidade demográfica, maior será o número de habitantes por quilômetro quadrado.

DENSIDADE DEMOGRÁFICA

O Brasil apresenta baixa densidade demográfica, cerca de 24 habitantes por quilômetro quadrado. Apesar de possuir uma grande população absoluta, seu território é bastante extenso, o que resulta nessa baixa densidade. É considerado, assim, um país pouco povoado. De modo geral, a densidade demográfica no Brasil é maior nas áreas próximas ao litoral. Nessas áreas se localiza a maioria dos municípios com mais de 10 mil habitantes.

 NATALIDADE E MORTALIDADE

O crescimento natural ou vegetativo de uma população é determinado pela diferença entre as taxas de natalidade e de mortalidade. A taxa de natalidade representa o número de nascimentos em cada grupo de mil habitantes, em determinado período. Assim, uma taxa de natalidade de 4‰ (lê-se quatro por mil) indica que houve quatro nascimentos para cada mil habitantes.

A taxa de mortalidade representa o número de óbitos em cada grupo de mil habitantes em determinado período. A taxa de mortalidade infantil refere-se somente aos óbitos de crianças com até 1 ano de idade por mil nascidos vivos. Quando a população de um país cresce, significa que a taxa de natalidade é superior à taxa de mortalidade, descontados os movimentos migratórios.

Crescimento populacional em queda

Nas últimas décadas, a popularização de métodos anticonceptivos, o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho (que levou muitas a adiar a maternidade por priorizar sua carreira profissional) e o planejamento familiar contribuíram para a diminuição da taxa de natalidade e fecundidade da população brasileira. A taxa de fecundidade indica o número médio de filhos por mulher (considerando mulheres entre 15 e 49 anos).

  ETAPA2: Solicita a atividade.                                                                    

                                                                                        ATIVIDADE

 Baseado no capítulo 5 das paginas 66 a 73 e responda a atividade proposta. Essa atividade encontra-se na pagina 69 do livro didático de geografia.

1.      Como podemos descrever a distribuição espacial da mortalidade infantil no Brasil?

Quais são as taxas registradas pelo estado onde você mora?

2.      Agora é a sua vez de praticar, utilizando taxas de fecundidade. Pesquise valores para taxa de fecundidade no país e utilize uma folha de papel sulfite para traçar o contorno territorial do Brasil, incluindo os estados. Indique o nome de cada um deles. Depois, faça o que se pede.

 1. Com os dados obtidos, crie cinco intervalos de modo que cada um apresente valores próximos.

 2. Crie a legenda com os intervalos no canto inferior esquerdo do mapa. A variação de cores deve ser gradual e harmônica.

 3. Pinte cada estado de acordo com o valor correspondente ao intervalo estabelecido na legenda.

 4. Insira elementos cartográficos, como orientação, título, fonte e escala.

 5. Analise a distribuição espacial desse indicador. Traga sua reflexão para ser discutida em sala de aula.

                                                                                   4ªAula

ETAPA1: Dando continuidade ao capítulo 5 sugerir aos alunos a assistir com os alunos o vídeo ( Aspecto Demograficos Brasileiros) que estão disponível no link: https://youtu.be/I6ZtwNobfIk  . Em seguida iniciar uma discursão e pedir que anotem no caderno as informações que considerem mais relenvates a respeito do vídeo. O professor pode também trabalhar o texto proposto na apostila.

ETAPA 2: Após assistir o vídeo, orientar os alunos a fazer a atividade do capítulo 5 da pagina 75 disponível no livro didáticode geografia.

 

                                                                                  5ªAula

ETAPA1: Leitura do texto e em seguida responder as questões:

                                                         A heterogeneidade da população brasileira

 

 O povo brasileiro é o resultado de séculos de miscigenação entre diversos povos, principalmente indígenas, africanos e europeus, que aos poucos incorporaram características físicas e culturais uns dos outros. Essa diversidade se reflete em aspectos culturais, como a língua oficial do país (que é portuguesa, mas possui muitas palavras de origem indígena e africana), as religiões, a culinária e a música; e nas características físicas das pessoas, como a cor da pele e dos cabelos e a fisionomia. A composição da população é diferente em cada estado do Brasil. Ela reflete o processo de ocupação que ocorreu em diferentes partes do território brasileiro.

                                                                      POVOS INDÍGENAS

  Os povos indígenas do Brasil são descendentes dos habitantes nativos que aqui viviam antes da chegada dos colonizadores europeus no século XVI. O censo de 2010 registrou que a população indígena brasileira ultrapassa 896 mil indivíduos, pertencentes a 305 etnias, e se concentram, principalmente, na Região Norte do país.

                                                                Preservando a cultura indígena

 Aproximadamente 58% dos indivíduos que se declararam indígenas no censo de 2010 habitavam Terras Indígenas, áreas reconhecidas pelo governo brasileiro como de ocupação legítima dos grupos indígenas que sobre elas detêm autonomia. Entre os indivíduos que viviam fora de Terras Indígenas, parcela significativa habitava áreas urbanas em 2010, onde, em geral, é mais difícil preservar a língua e a cultura tradicional, sobre tudo entre os jovens.

                                                                               POVOS AFRICANOS

Entre os séculos XVI e XIX, cerca de 4 milhões de africanos de diversos grupos étnicos foram escravizados e trazidos para o Brasil para trabalhar nas lavouras de cana- -de -açúcar e tabaco, na mineração e em outras atividades econômicas. Muitos aspectos do cotidiano do povo brasileiro são legados desses povos que vieram da África, incluindo estilos musicais e artísticos, costumes culinários, manifestações culturais e religiosas, além de diversas palavras que usamos no dia a dia. Também existem centenas de comunidades quilom bolas no Brasil, que são grupos de ancestralidade africana remanescentes de antigos quilombos ou formados após o fim da escravidão. A luta atual desses povos é para que sejam socialmente incluídos e que suas terras sejam reconhecidas e preservadas.

                                                                                OS IMIGRANTES

  Grande parte da população brasileira é formada por descendentes de pessoas vindas de diferentes partes do mundo. A chegada de imigrantes ao Brasil, principalmente em busca de trabalho e melhores condições de vida, ocorreu de maneira particularmente intensa entre meados do século XIX e meados do século XX, quando muitos europeus (principalmente portugueses, italianos, espanhóis, alemães) e asiáticos (sírios, libaneses, japoneses, entre outros) chegaram ao país. Nos últimos anos, muitos imigrantes provenientes dos países vizinhos, principalmente Bolívia, Argentina e Uruguai, vêm se fixando no Brasil. Em contrapartida, muitos brasileiros são emigrantes.

                                                               MIGRAÇÕES EXTERNAS NO BRASIL

  Como mencionado anteriormente, um dos períodos de maior imigração externa (entrada de estrangeiros) no Brasil se deu nos séculos XIX e XX, quando o país recebeu um grande número de europeus e asiáticos.

                                                                               MIGRAÇÕES INTERNAS

  A migração interna ocorre quando a população se desloca dentro de um mesmo país. Assim, as migrações internas podem ocorrer, por exemplo, de um estado para outro ou de um município para outro dentro de um mesmo estado. Na sua família, já aconteceram migrações? Você ou seus pais nasceram na mesma localidade (município, estado ou país) onde vivem atualmente? E seus avós, bisavós e tataravós? Atualmente, milhões de brasileiros vivem fora de seu estado ou município de nascimento, pois muitas migrações internas ocorreram no Brasil ao longo do século XX.

                                                                                        Entre 1940 e 1990

  Entre as décadas de 1940 e 1950, ocorreram diversos deslocamentos populacionais do Nordeste para o Sudeste. A partir da década de 1950, com a aceleração do processo de industrialização, muitos moradores da zona rural deixavam o campo rumo à cidade. Os trabalhadores rurais buscavam emprego e condições de vida melhores.

 Da década de 1960 à de 1980 esses deslocamentos aconteceram principalmente em direção às cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, que concentravam o maior número de indústrias e oportunidades de trabalho.

  Entre 1960 e 1990, as regiões Centro-Oeste e Norte também receberam nordestinos, atraídos pelas atividades extrativistas ou pela esperança de adquirir lotes de terra na região da Amazônia.

                                                                                      De 1990 aos dias atuais

  A partir da década de 1990, o fluxo de migrantes provenientes do Nordeste em direção ao Sudeste se manteve, embora em número menor do que nas décadas anteriores. Além disso, muitos nordestinos passaram a voltar ao seu estado de origem, caracterizando a migração de retorno, em função, principalmente, do desenvolvimento econômico da região nas últimas décadas.

ETAPA 2: Após a leitura do texto, oriente para que os alunos respondam as seguintes questões no caderno. Fazer a correção da atividade e socializar.

                                                                            ATIVIDADE

 

1.      Por que a população brasileira é marcada pela diversidade?

2.       2 Entre meados dos séculos XIX e XX, quais foram os principais grupos de imigrantes que chegaram ao Brasil?

3.      Leia o texto e responda às questões propostas.

Longos 13 anos. É o tempo que as 387 famílias

 quilombolas de Brejo dos Crioulos, em Minas Gerais,

aguardam pela conclusão do processo de titulação de

 suas terras no Incra. [...]

Os obstáculos para a concretização das titulações são

muitos e diversos.

 A titulação das terras quilombolas envolve, em muitos

 casos, contrariar interesses de setores do agronegócio

e mesmo do governo.

               

               COMISSÃO PRÓ-ÍNDIO DE SÃO PAULO.

               Titulação fora do horizonte: mais de 1 500

               comunidades quilombolas esperam pelo título de

               suas terras. 20 nov. 2016. Disponível em: . Acesso

               em: 14 set. 2017.

         a) O que são comunidades quilombolas?

          b) Qual é o problema enfrentado pelos grupos quilombolas e quais são suas causas?

     4. Por que as pessoas migram?

     5. O povo brasileiro é o resultado de séculos de miscigenação entre diversos povos, que aos poucos incorporaram características físicas e culturais uns dos outros. Quais são as origens do povo brasileiro?

 

                                                                            6ªAula

ETAPA 1e 2: Iniciar a aula fazendo questionamentos sobre a aula passada. Em seguida solicite que os alunos acessem o link: https://youtu.be/kbPQ0qx6pjA   para assistir o vídeo sobre “A heterogeneidade da população brasileira.

  Para compreesão do assunto peça aos alunos para responder a atividade da pagina 83 que esta baseado no texto acima e nas paginas 76 a 82 do livro didático de geografia.

 

 

 

 

 

 

RECURSOS: ( 44 e 45, 46 e 61,62 a 75)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; () Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (157,158,159,160,161 e 164)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                    

                                                                                     Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

 

 

                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário