7º ano - V sequência 2021

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – MATEMÁTICA

Tema intercurricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida

Tema integrador: Olhar matemático sobre o nosso ambiente.

Unidade Temática: Números

Objeto de Conhecimento: Números inteiros

Ano: 7º             Período: 24/05 a 04/06/ 2021           Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

(EF07MA03) Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

Primeira semana: 24 a 28/05/2021

 

1ª e 2ª aulas: Os números inteiros contextualizados ao meio ambiente.

 

1º momento

● Corrigir as questões, da 07 a 10, página 31

● Ler, coletivamente, o texto, EFEITO ESTUFA (anexo 1) e socializar com os alunos as causas e consequências do efeito estufa no planeta, na vida das pessoas.

● Relacionar o texto aos números inteiros (conceituando com exemplos dos números citados no texto, incluindo Itamaraju - BA).

● Solicitar que providenciem régua, lápis e borracha para as próximas aulas.

2º momento

● Seguir a orientação das páginas 40 e 41 (a partir do item Altitude, desde quando utilizamos outro texto, que não foi o do livro, por causa do tema, Meio Ambiente).

● Orientar para responder as questões 1 e 2, página 44.

 

3ª e 4ª aulas: Números inteiros e a reta numérica

 

1º momento

● Corrigir as questões 1 e 2, página 44.

● Citar mais exemplos.

Em tempo real, jogar no site, https://wordwall.net/pt/resource/10809460/n%C3%BAmeros-inteiros, onde os alunos vão interagir...

 

2º momento

● Seguir as orientações da página 42.

● Atividade extra, para responder no dia da aula (ver anexo 2)

 

Segunda semana: 31/05 a 04/06/2021

 

5ª e 6ª aulas: Números inteiros: Reta numérica e distância de um ponto à origem na reta numérica

 

1º momento

● Seguir as orientações da página 43, enfatizando antecessor e sucessor dos números inteiros, números consecutivos, módulo ou valor absoluto, números simétricos ou opostos

● Orientar para responder as questões, da a 6ª, página 44.

 

2º momento

● Corrigir as questões, da a 6ª, página 44.

● Acessar o site,

https://www.noas.com.br/ensino-fundamental-2/matematica/linha-numerica-inteiros/, e usar a dinâmica do recurso. Quem não souber ou não quiser, criar um jogo envolvendo reta numérica...

● Solicitar que respondam a BRINCADEIRA COM RETA NUMÉRICA... (ver anexo 3).

 

7ª e 8ª aulas: Números inteiros: Comparação de números inteiros

 

1º momento

● Verificar quem respondeu a BRINCADEIRA COM RETA NUMÉRICA... (ver anexo 3).

● Seguir as orientações da página 45. Se houver necessidade, citar mais exemplos...

●Solicitar que joguem, tirem um print do resultado e lhe enviem:  https://wordwall.net/pt/resource/10387157/n%C3%BAmeros-inteiros

 

2º momento

● Orientar para responder as questões, das páginas 46 e 47.

RECURSOS:(X ) Livro didático;  () Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( X ) Outros: celular, notebook.

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas:40 a 46

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:

 

Professor: ____________________________________________________________________________

Escola: _______________________________________________________________________________

 

ANEXO 1

Efeito estufa – Resumo das causas e consequências

(Fonte: https://www.estudopratico.com.br/efeito-estufa-resumo-das-causas-e-consequencias/)

O efeito estufa é um processo natural pelo qual parte da radiação solar permanece na atmosfera em forma de calor. Sem esse fenômeno, a temperatura do nosso planeta se esfriaria a ponto de inviabilizar a vida tal qual conhecemos.

Cerca de 35% da radiação solar que incide sobre a superfície do planeta é refletida de volta para o espaço e aproximadamente 65% fica retida na atmosfera. Isso acontece sobretudo devido a ação de gases como o ozônio, gás carbônico e metano.

O efeito estufa natural mantém a Terra a uma temperatura média de 15ºC, cerca de 30ºC acima do que ela teria na sua ausência. O nome remete à dinâmica de uma estufa, na qual a radiação solar passa pelo vidro, mas o calor (radiação de comprimento de onda mais longo) não sai direto porque é absorvido, primeiro, pelo vidro.

O problema está no fato de que as atividades humanas podem aumentar a quantidade de calor retido na superfície terrestre, devido à emissão de gases provenientes das indústrias, principalmente. A poluição atmosférica agravou-se com a Revolução Industrial, iniciada na segunda metade do século XVIII, na Inglaterra, quando o movimento migratório da população rural aumentou em direção às cidades e as atividades baseadas na queima de combustíveis fósseis cresceu exponencialmente.

Nos centros urbanos industrializados, a poluição do ar passou a ser um grave problema ambiental e de saúde, provocada principalmente pela presença das indústrias e pelo número crescente de automóveis.

Efeito estufa e o aquecimento global

A tese do “aquecimento global” começou a ganhar destaque a partir da década de 80, com seu argumento central baseado na associação entre os registros do aumento da temperatura média do planeta nos últimos 150 anos e o aumento da concentração de gases poluentes.

Esses gases são produzidos pelo uso de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo e seus derivados. Monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio (monóxido e dióxido de nitrogênio), dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4) estão entre os principais causadores desses desequilíbrios.

Consequências do Efeito Estufa

O aumento da temperatura do planeta é responsável por uma série de problemas. O derretimento parcial das calotas polares levaria ao aumento do nível do mar em cerca de 60 cm. Além disso, seriam mais comuns eventos climáticos extremos como ondas de calor, furacões e secas, que provocariam um complexo conjunto de reações, afetando numerosos sistemas naturais e a produção agrícola em todo o mundo – o que interfere diretamente na segurança alimentar mundial.

Vários países, organizações não governamentais e entidades do governo já se reuniram para discutir medidas que amenizem o processo. Em 1997, foi realizada a 3ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Kyoto, no Japão. Naquela ocasião, 84 países assinaram o Protocolo de Kyoto, que visava à redução das emissões dos gases de efeito estufa (GEE) dos países industrializados.

De acordo com esse tratado, os países desenvolvidos deveriam reduzir essas emissões em 5,2%, no período de 2008 a 2012, e criar um modelo de desenvolvimento limpo para os países em desenvolvimento. Países como Estados Unidos e China, altamente industrializados, no entanto, dificultaram esse processo ao afirmar que a redução na emissão desses gases prejudicaria o avanço industrial.

 

ANEXO 2

ATIVIDADE EXTRA (responder no dia da aula)

 

Solicitar que, com uma régua, façam uma linha com 18 cm; pedi para marcar 9 cm a partir do início e escrever o ponto zero ao meio da reta. Em seguida, fazer uma seta para o sentido esquerdo e outra ao sentido direito (ver exemplo abaixo), e escrever sobre a reta, os números maiores que zero para a direita, e menores que zero para a esquerda.

 

 

Exemplo:

 

 

 

 

ANEXO 3

 

BRINCADEIRA: RETA NUMÉRICA COM NÚMROS INTEIROS

Abaixo, uma reta numérica com números inteiros. Para a direita, aumenta, e para a esquerda, diminui.

 

https://s1.static.brasilescola.uol.com.br/be/e/Untitled-2(127).jpg

Esquerda (negativo)                                                                                 Direito (positivo)

- Vamos supor que Pedrinho estava no -7. Andou mais 10 pontos, à direita. Parou.

Retornou (voltou à esquerda) mais 11 pontos. Parou.

Voltou a andar mais 14 pontos, à direita. Parou.

Retornou novamente (voltou à esquerda) mais 03 pontos. Parou e ficou.

Portanto, no final, Pedrinho parou em que ponto?

 

- Em outro momento, Pedrinho estava no ponto O, andou 3 pontos à direita, parou e voltou um ponto.

Onde Pedrinho ficou?

 

- Ygor, um amigo de Pedrinho estava no ponto 6, retornou 10 pontos à esquerda, em seguida, voltou 3 pontos à direita. Parou. Porém não ficou confortável e voltou à esquerda 8 pontos e parou.

Onde Ygor parou?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário