Tema intercurricular: Sustentabilidade no seu
sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para
a vida Tema integrador: Olhar matemático sobre o nosso ambiente. |
Unidade Temática: Números |
Objeto de Conhecimento: Números inteiros |
|
Ano: 7º Período: 24/05 a 04/06/ 2021 Nº de Aulas: 08 |
|
HABILIDADES |
|
(EF07MA03)
Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o
histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações
que envolvam adição e subtração. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
2. Desenvolver o
raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir
argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para
compreender e atuar no mundo. 3. Compreender
as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da
Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de
outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade
de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima
e a perseverança na busca de soluções. |
|
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|
1. Valorizar e
utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática
e inclusiva. 5. Compreender,
utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma
crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais
(incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações,
produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria
na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências
culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem
entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas
ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. 10. Agir pessoal
e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos,
inclusivos, sustentáveis e solidários. |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade;
Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana: 24 a 28/05/2021 1ª e 2ª aulas: Os números inteiros contextualizados
ao meio ambiente. 1º
momento ●
Corrigir as
questões, da 07 a 10, página 31 ●
Ler, coletivamente, o texto, EFEITO ESTUFA (anexo 1) e
socializar com os alunos as causas e consequências do efeito estufa no
planeta, na vida das pessoas. ● Relacionar
o texto aos números inteiros (conceituando com exemplos dos números citados
no texto, incluindo Itamaraju - BA). ●
Solicitar que providenciem régua, lápis e borracha para as próximas aulas. 2º
momento ● Seguir
a orientação das páginas 40 e 41 (a partir do item Altitude, desde quando
utilizamos outro texto, que não foi o do livro, por causa do tema, Meio
Ambiente). ●
Orientar para responder as questões 1 e 2, página 44. 3ª e 4ª aulas: Números inteiros e a reta numérica 1º
momento ●
Corrigir as questões 1 e 2, página 44. ●
Citar mais exemplos. ● Em tempo real, jogar no site, https://wordwall.net/pt/resource/10809460/n%C3%BAmeros-inteiros, onde os alunos vão interagir... 2º
momento ●
Seguir as orientações da página 42. ● Atividade
extra, para responder no dia da aula (ver anexo 2) Segunda semana: 31/05 a 04/06/2021 5ª e 6ª aulas: Números inteiros: Reta numérica e distância de um ponto à origem na reta
numérica 1º
momento ● Seguir
as orientações da página 43, enfatizando antecessor e sucessor dos números
inteiros, números consecutivos, módulo ou valor absoluto, números simétricos
ou opostos ● Orientar
para responder as questões, da 3ª a 6ª, página 44. 2º
momento ●
Corrigir as questões, da 3ª a 6ª, página 44. ● Acessar
o site, https://www.noas.com.br/ensino-fundamental-2/matematica/linha-numerica-inteiros/, e usar a dinâmica do
recurso. Quem não souber ou não quiser, criar um jogo envolvendo reta
numérica... ●
Solicitar que respondam a BRINCADEIRA COM RETA NUMÉRICA... (ver anexo 3). 7ª e 8ª aulas: Números inteiros: Comparação
de números inteiros 1º
momento ●
Verificar quem respondeu a BRINCADEIRA COM RETA NUMÉRICA... (ver anexo 3). ● Seguir as orientações da página 45. Se houver
necessidade, citar mais exemplos... ●Solicitar que joguem, tirem um print do resultado e lhe enviem: https://wordwall.net/pt/resource/10387157/n%C3%BAmeros-inteiros 2º
momento ●
Orientar para responder as questões, das páginas 46 e 47. |
RECURSOS:(X ) Livro didático;
() Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos;
( ) Material pertinente ao experimento; (
) Informativos; ( X ) Outros: celular, notebook. |
AVALIAÇÃO:
( ) Prova;
( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas:40 a 46 ( )
Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( )
Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros: |
|
Professor: ____________________________________________________________________________
Escola: _______________________________________________________________________________
ANEXO 1
Efeito estufa – Resumo das
causas e consequências
(Fonte:
https://www.estudopratico.com.br/efeito-estufa-resumo-das-causas-e-consequencias/)
O efeito estufa é um processo natural pelo qual
parte da radiação solar permanece na atmosfera em forma de calor. Sem esse
fenômeno, a temperatura do nosso planeta se esfriaria a ponto de inviabilizar a
vida tal qual conhecemos.
Cerca
de 35% da radiação solar que incide sobre a superfície do planeta é refletida
de volta para o espaço e aproximadamente 65% fica retida na atmosfera. Isso
acontece sobretudo devido a ação de gases como o ozônio, gás carbônico e
metano.
O
efeito estufa natural mantém a Terra a uma temperatura média de 15ºC, cerca de
30ºC acima do que ela teria na sua ausência. O nome remete à dinâmica de uma
estufa, na qual a radiação solar passa pelo vidro, mas o calor (radiação de
comprimento de onda mais longo) não sai direto porque é absorvido, primeiro,
pelo vidro.
O
problema está no fato de que as atividades humanas podem aumentar a quantidade
de calor retido na superfície terrestre, devido à emissão de gases provenientes
das indústrias, principalmente. A poluição atmosférica agravou-se com a
Revolução Industrial, iniciada na segunda metade do século XVIII, na
Inglaterra, quando o movimento migratório da população rural aumentou em
direção às cidades e as atividades baseadas na queima de combustíveis fósseis
cresceu exponencialmente.
Nos
centros urbanos industrializados, a poluição do ar passou a ser um grave
problema ambiental e de saúde, provocada principalmente pela presença das
indústrias e pelo número crescente de automóveis.
Efeito estufa e o aquecimento global
A tese do “aquecimento global” começou a
ganhar destaque a partir da década de 80, com seu argumento central baseado na
associação entre os registros do aumento da temperatura média do planeta nos
últimos 150 anos e o aumento da concentração de gases poluentes.
Esses
gases são produzidos pelo uso de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo
e seus derivados. Monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio (monóxido e dióxido
de nitrogênio), dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4)
estão entre os principais causadores desses desequilíbrios.
Consequências do Efeito Estufa
O aumento da temperatura do planeta é
responsável por uma série de problemas. O derretimento parcial das calotas
polares levaria ao aumento do nível do mar em cerca de 60 cm. Além disso,
seriam mais comuns eventos climáticos extremos como ondas de calor, furacões e
secas, que provocariam um complexo conjunto de reações, afetando numerosos
sistemas naturais e a produção agrícola em todo o mundo – o que interfere
diretamente na segurança alimentar mundial.
Vários
países, organizações não governamentais e entidades do governo já se reuniram
para discutir medidas que amenizem o processo. Em 1997, foi realizada a 3ª
Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças
Climáticas, em Kyoto, no Japão. Naquela ocasião, 84 países assinaram o
Protocolo de Kyoto, que visava à redução das emissões dos gases de efeito
estufa (GEE) dos países industrializados.
De
acordo com esse tratado, os países desenvolvidos deveriam reduzir essas
emissões em 5,2%, no período de 2008 a 2012, e criar um modelo de desenvolvimento
limpo para os países em desenvolvimento. Países como Estados Unidos e China,
altamente industrializados, no entanto, dificultaram esse processo ao afirmar
que a redução na emissão desses gases prejudicaria o avanço industrial.
ANEXO
2
ATIVIDADE EXTRA (responder no dia da aula)
Solicitar que, com uma régua, façam uma linha com 18
cm; pedi para marcar 9 cm a partir do início e escrever o ponto zero ao meio da
reta. Em seguida, fazer uma seta para o sentido esquerdo e outra ao sentido direito
(ver exemplo abaixo), e escrever sobre a reta, os números maiores que zero para
a direita, e menores que zero para a esquerda.
Exemplo:
ANEXO 3
BRINCADEIRA: RETA NUMÉRICA COM NÚMROS
INTEIROS
Abaixo, uma reta numérica com números inteiros. Para a direita, aumenta,
e para a esquerda, diminui.
Esquerda (negativo) Direito
(positivo)
- Vamos supor que Pedrinho estava no -7.
Andou mais 10 pontos, à direita. Parou.
Retornou (voltou à esquerda) mais 11 pontos. Parou.
Voltou a andar mais 14 pontos, à direita.
Parou.
Retornou novamente (voltou à esquerda) mais
03 pontos. Parou e ficou.
Portanto, no final, Pedrinho parou em que
ponto?
- Em outro momento, Pedrinho estava no ponto
O, andou 3 pontos à direita, parou e voltou um ponto.
Onde Pedrinho ficou?
- Ygor, um amigo de Pedrinho estava no ponto
6, retornou 10 pontos à esquerda, em seguida, voltou 3 pontos à direita. Parou.
Porém não ficou confortável e voltou à esquerda 8 pontos e parou.
Onde Ygor parou?
Nenhum comentário:
Postar um comentário