Tema intercurricular: As
diversas facetas do consumo Tema integrador: Efeitos do uso de drogas no corpo
humano |
Unidade Temática: Números |
Objetos de
Conhecimento:
Números
racionais na forma de fração. |
|
Ano: 7º Período: 09 a 20/08/2021 Nº. de Aulas: 08 |
|
HABILIDADES |
|
1- (EF07MA08)
Comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros,
resultado da divisão, razão e operador. 2- (EF07MA09)
Utilizar, na resolução de problemas, a associação entre razão e fração, como
a fração 2/3 para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três
partes da mesma ou três partes de outra grandeza. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
2. Desenvolver o
raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir
argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para
compreender e atuar no mundo. 3. Compreender
as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da
Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de
outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade
de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima
e a perseverança na busca de soluções. |
|
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|
1. Valorizar e
utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática
e inclusiva. 5. Compreender,
utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma
crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais
(incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações,
produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria
na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências
culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem
entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas
ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. 10. Agir pessoal
e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos,
inclusivos, sustentáveis e solidários. |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade;
Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana: 09 a 13/08/2021 1ª e 2ª aulas: Números racionais na forma de fração. 1º
momento ● Seguir
as orientações das páginas do livro didático, 100, 101 e 102 (até o exemplo
da letra B). ●
Conceituar números racionais e fração ● Orientar
a responder às questões 1 e 2 da pág. 104. 2º
momento ● Corrigir
as questões 1 e 2 da pág. 104. ●
Seguir as orientações das páginas do livro didático, 102 (a partir de “●
Razão”) e 103. ●
Orientar a responder às questões 4.5 e 6 das páginas 105 e 106. 3ª e 4ª aulas: Números racionais na forma de fração 1º
momento ● Corrigir
as questões 4, 5 e 6 das páginas 105 e 106. ●
Jogar em tempo real junto aos alunos. Acessar olink: https://www.cokitos.pt/tag/jogos-de-fracoes/ 2º
momento ● Dar
mais exemplos de Fração e apresentar uma tabela com leitura de frações ●
Orientar a responder à atividade 1 (ver anexo). Segunda semana: 16 a 20/08/2021 5ª e 6ª aulas: Tipos, simplificação e comparação de frações. 1º
momento ●
Corrigir a atividade 1. ● Expor
tipos e simplificação de frações. ●
Sugerir que vejam as videoaulas: https://www.youtube.com/watch?v=R7lIua-1DVA https://www.youtube.com/watch?v=4G4gE-zWQVk 2º
momento ●
Expor comparações de frações. ●
Sugerir que vejam a vídeo aula: https://www.youtube.com/watch?v=pFd5MQLGNC0 ●
Orientar a responder às questões da página 109. 7ª e 8ª aulas: Tipos de frações
simplificação e comparação de frações; Efeitos das drogas no corpo humano. 1º
momento ●
Corrigir as questões da página 109. ● Orientar
a jogar em https://www.coquinhos.com/qual-fracao-e-a-menor/. Pedi para depois
enviar o print do resultado... 2º
momento ●
Ler, coletivamente, o texto....(ver anexo).
Depois debater. ●
Orientar a ver o vídeo sobre os efeitos da droga no corpo humano (ver,
abaixo). Depois pedir para que cada aluno resuma o vídeo; tire foto (s) da
resposta e envie... |
RECURSOS:(X
) Livro didático; () Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; (X ) Outros:celular, notebook. |
AVALIAÇÃO:( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas:40 a 46 ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Professor:
____________________________________________________________________________
Escola:
_______________________________________________________________________________
Secretaria
Municipal de Educação
Ensino
Fundamental: Anos Finais
Escola: ______________________________________. Data:
_______________. 7° ano/Turma: __ Professor: ___________________________________. Componente
Curricular: MATEMÁTICA Aluno:______________________________________________________________________________ |
Objetos de
Conhecimento: FRAÇÕES |
ATIVIDADE 1 (ESTUDO
REMOTO)
(Fonte: https://www.somatematica.com.br/soexercicios/fracoes.php )
1- Observe a figura:
a) Em quantas partes iguais o
retângulo foi dividido?
b) Cada uma dessas partes
representa que fração do retângulo?
c) A parte pintada representa
que fração do retângulo?
2) Observe as figuras e diga quanto representa cada parte da
figura e a parte pintada:
a) d a pizza
b) da pizza
c) a pizza toda
Texto
Entenda os riscos do uso de drogas na juventude
De acordo com dados do Centro de
Referência Estadual em Álcool e Drogas (CREAD), a maioria dos quadros de
dependência química se iniciam ainda na juventude. Muitas vezes, pais e
adultos, de forma geral, acabam ignorando os fatores de risco e os problemas que
o adolescente apresenta por acharem que trata-se apenas de uma fase. Se algo
parece errado, é preciso tomar medidas para evitar as graves consequências do
uso de drogas na adolescência.
Para abordar esse assunto de
extrema relevância, preparamos este post e explicaremos o riscos do uso de
drogas na juventude, como isso se apresenta no Brasil e no mundo, além de saber
quais são as consequências das drogas na adolescência e os efeitos do
uso a longo prazo. Continue a leitura!
Início do uso de drogas na juventude
O primeiro contato com as drogas
acontece principalmente na juventude. Isso porque esse é um momento em que
ocorrem diversas mudanças relacionadas com o psicológico do adolescente, que se
torna mais vulnerável e, por isso, pode ser considerado um grupo de risco.
O consumo de
drogas lícitas e ilícitas se dá por diversos fatores, entre eles o
sentimento de indestrutibilidade, relações com amigos e família e falta de
autoconhecimento. Além desses fatores, é importante compreender de onde vem o
interesse em consumir drogas, pois muitas vezes os jovens têm seus próprios
motivos para as usarem ou utilizam pela primeira vez dentro de casa, com o
apoio dos pais. Conheça melhor os principais fatores de risco!
Cultura
Socialização, tédio, rebeldia, comportamento,
estímulos externos e internos têm relações diretas com a cultura. A mídia,
televisão e a Internet apresentam o consumo de drogas de uma forma romantizada
e normal. Muitos adolescentes também já são incentivados a consumir
substâncias, principalmente o álcool, em festas de aniversário, algo que é cada
vez mais comum.
Geralmente a droga utilizada pela
primeira vez na vida de um jovem é o álcool, por conta da
facilidade de acesso e da cultura ao redor da bebida. Músicas que estimulam o
consumo e relacionam a substância como algo descolado ou para se desinibir,
também dão espaço para uma pessoa se comportar de forma agressiva.
Ainda, o tédio e a rebeldia são
riscos suficientes para uma pessoa fazer uso de drogas. Aqueles que não
encontram algo para se ocupar, que não conseguem ficar sozinhos ou procuram por
algo mais interessante em suas vidas, acabam por decidir gastar do tempo com
essas substâncias.
Prazer instantâneo
Todos os fatores acima
relacionados à cultura levam ao prazer instantâneo que as drogas e o álcool
proporcionam. Os seus efeitos iniciais fazem os adolescentes se sentirem bem
consigo mesmos, que acabam associando a droga com o sentimento de felicidade.
Ou seja, eles sabem que a cada uso poderão se sentir mais felizes ou até com
uma falsa ideia de maturidade.
Os amigos também acabam por
influenciar o consumo para animar uns aos outros quando se sentem tristes ou
porque não estão indo bem na escola. Então, a solução que encontram para
amenizar os sentimentos é a ingestão de bebida alcoólica em locais públicos ou
na casa uns dos outros.
Falta de confiança
Jovens que são mais tímidos e têm
dificuldades de se socializar tendem a usar drogas ou ingerir bebidas para se
tornarem mais sociáveis, interessantes e fazer algo que eles não fariam se
estivessem sóbrios. Por ser um período marcado por diversas transformações e
mudanças internas e externas, a adolescência acaba por gerar um sentimento de
baixa autoconfiança.
Pelo fato de ainda não se conhecer
totalmente, o adolescente se torna mais vulnerável à situações de risco. Para
conseguir aprovação social, ele acaba por se sujeitar ao consumo da maconha,
cigarro ou álcool, drogas mais comuns e de fácil acesso.
Uso de drogas
no Brasil e no mundo
Falta de políticas efetivas para
controlar, alterar e, principalmente, prevenir o uso de drogas em todo o mundo
provoca o aumento do uso de drogas na juventude. Isso acaba colocando em risco
a integridade social, física e mental de adolescentes. O estímulo externo e
social acaba por agravar a situação e encoraja o consumo, que muitas vezes é
excessivo.
O uso de drogas é uma das maiores
causas de morte de jovens no mundo e pode deixar graves sequelas a longo prazo.
A prevenção pode reduzir os números drasticamente, mas primeiro é preciso
entender qual é o cenário atual do uso de drogas na juventude. Saiba
mais como isso se dá no Brasil e no mundo!
No Brasil
Em uma pesquisa realizada
pelo IBGE no segundo semestre de 2016, constatou-se que
mais da metade dos jovens (55%, ou 1,44 milhão de alunos) relataram já ter tomado
ao menos uma dose de bebida alcoólica.
Outros estudos também
relataram um início precoce na experimentação de bebidas alcoólicas. Esse dado
é bastante preocupante se considerarmos que o consumo de bebidas alcoólicas só
está legalmente autorizado no Brasil para indivíduos maiores de 18 anos. Porém,
não é difícil adquiri-las em bares, supermercados e lojas de conveniência,
visto que a fiscalização nesses locais é baixa.
A cultura do consumo de álcool no
Brasil também é um problema, e é vista como aceitável, pois a substância não é
considerada uma droga. Programas de controle e taxação de bebidas no país
também são fracos. O fácil acesso à outras drogas, como ecstasy, LSD e a
maconha, acaba por estimular o uso, que está também relacionado ao tráfico de drogas,
principalmente em periferias das cidades.
No mundo
De acordo com o Estudo de
Acompanhamento de Atitude, realizado em 2012, no mundo, 40% dos jovens
concordam que filmes e séries de TV exibem o consumo de drogas como algo
totalmente aceitável. Portanto, as mídias podem ser influenciadoras. É
importante que pais conversem abertamente com seus filhos sobre o assunto.
Em um relatório realizado pela
Organização das Nações Unidas (ONU), verificou-se que a ingestão de substâncias
químicas gera 500 mil mortes por ano. Um número alarmante que demanda
maior atenção por parte da saúde pública e não deve ser somente tratado como
uma questão criminal.
Muitos países ainda veem o consumo
de drogas como algo que está mais sujeito à penas de prisão ou até de morte em
alguns países, em vez de uma doença que merece atenção e um tratamento
terapêutico e multidisciplinar. A dependência química é um transtorno mental e
somente duras penas não resolvem o problema.
Ação das drogas no cérebro de adolescentes
Existem diversas substâncias
psicoativas, como o álcool, maconha e LSD que podem alterar ou danificar o
desenvolvimento cerebral na adolescência. Elas alteram a função dos
neurotransmissores, que permitem a comunicação com os nervos. Em consequência,
a percepção da pessoa também é modificada. O hábito do uso acaba por afetar o
pensamento, raciocínio e a consciência desenvolvidos, podendo permanecer ao
longo da vida de uma pessoa.
Além dessas consequências das
drogas na adolescência, vale destacar que o cérebro humano só se forma
totalmente depois dos 24 anos de idade. Por conta disso, jovens que fazem uso
de drogas por bastante tempo podem desenvolver transtornos físicos e mentais
crônicos que demandam tratamentos contínuos.
Influência
genética no desenvolvimento da prática de ingerir drogas
Em pesquisa publicada recentemente
no periódico científico Psychological Medicine, comprovou-se por meio de
análises genéticas o que estudos anteriores já haviam sugerido de forma
observacional: o consumo da maconha é particularmente perigoso para pessoas com
propensão genética à esquizofrenia, mas, principalmente, que os esquizofrênicos
tendem a usar mais a droga.
Perigos do uso de drogas na juventude
O uso de drogas na juventude pode
trazer diversas consequências, principalmente a longo prazo. Entenda quais são
os principais riscos desse hábito!
Diminuição da
interação social
O adolescente que usa drogas tende
a mudar seus comportamentos. Se antes costumava estar perto de familiares e
amigos, possivelmente ficará mais isolado e evitará o contato social.
Atividades rotineiras também são deixadas de lado, pois já não trazem mais
prazer.
Mau desenvolvimento
da memória
Uma das consequências das
drogas na adolescência é que as substâncias químicas das drogas, atingem
negativamente a capacidade de memorização, especialmente da chamada memória
curta, ou seja, aquela que é utilizada para realizar as tarefas cotidianas.
Assim, o jovem passa a ter problemas de concentração e não consegue concretizar
as atividades planejadas para o seu dia.
É válido ressaltar que o uso
frequente das drogas pode ocasionar danos permanentes ao cérebro, visto que a
prática afeta o sistema de ação de neurotransmissores importantes para o
correto funcionamento cerebral.
Queda do rendimento
escolar
Devido à falta de concentração
provocada pela droga, o desempenho na escola tende a cair, fator que dificulta
o aprendizado e, consequentemente, o avanço nas séries escolares. Além disso,
de acordo com estudo publicado na revista The Lancet Psychiatry, a
ingestão diária de substâncias químicas diminui também as chances do indivíduo
chegar a concluir o ensino médio.
Redução do senso
crítico
A droga prejudica o potencial de
racionalidade, uma vez que modifica a atividade cerebral. Nos casos do uso de
alucinógenos, a realidade é transformada e, com isso, há uma mudança nos
pensamentos, emoções, bem como no desenvolvimento de um raciocínio compatível
com as situações ao redor do indivíduo. Dessa forma, ocorre uma redução do
senso crítico.
Aumento das chances
de aquisição das doenças sexualmente transmissíveis
Com a falta de racionalidade
causada pelas substâncias químicas, os jovens ficam mais expostos às doenças
sexualmente transmissíveis, pela ausência de preocupação com o uso de
preservativos. No caso das mulheres, os riscos de uma gravidez não planejada
são altos.
Elevado risco de
acidentes
O ato de dirigir sob o efeito de
drogas aumenta consideravelmente os perigos no trânsito e chances da ocorrência
de acidentes automobilísticos, uma vez que há alteração das noções de espaço e
consciência. Isso coloca em risco não só a vida do condutor como também dos
pedestres.
Dependência química
no futuro
O uso de drogas na juventude torna
a pessoa mais vulnerável à dependência química na vida adulta. Isso porque o
cérebro permanece com inúmeros receptores dessas substâncias e também pelo fato
da adolescência ser a fase em que são definidos os hábitos que serão levados ao
futuro.
Aumento dos
problemas de saúde mental
Usuários de drogas estão mais
propensos a sofrerem com ansiedade e depressão por estarem expostos a uma série
de situações que mexem bastante com o aspecto psicológico. Dessa forma, o
consumo de substâncias químicas associado a esses transtornos pode trazer
consequências severas ao indivíduo.
Segundo o psicólogo Erick
Marangoni, do Hospital Santa Mônica e da Unidade Integrativa Santa Mônica, a
dependência química é uma doença progressiva, crônica, potencialmente fatal,
porém, tratável. Desse modo, é muito importante se conscientizar sobre os
riscos da dependência química na juventude e as consequências das drogas na
adolescência. Afinal, com esse conhecimento entende-se que o tratamento ainda é
o melhor caminho para restabelecer a saúde e qualidade de vida.
Agora que você já sabe os riscos
do consumo de drogas por jovens, entre em contato conosco caso
precise de ajuda ou queira saber mais sobre o assunto!
Fonte: https://hospitalsantamonica.com.br/entenda-os-riscos-do-uso-de-drogas-na-juventude/
Nenhum comentário:
Postar um comentário