SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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TEMA: As Competências
Socioemocionais em tempos de pandemia Subtema: “Amabilidade para aprender Geografia” |
Unidade Temática: O
sujeito e o seu lugar no mundo Objetos
do Conhecimento: Ideias
e Concepções Sobre a formação Territorial do Brasil. |
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Objetivo geral: Promover um momento
de reconhecimento de trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das
diferentes experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento. Conhecer o espaço geográfico
como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços,
assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para
a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza. |
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Ano: 7° Período: 17/04/2021
a 22/05/2021 Nº
de Aulas: 3 |
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HABILIDADES |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 3. Desenvolver autonomia e
senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na
análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de
analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e
ordem. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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1.Valorizar e utilizar
os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva 6:Construir argumentos com base
em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que
respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer
natureza. 7:Agir pessoal e coletivamente com respeito
,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação ,
propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios
éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso:
estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas
perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais
confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as
características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto
no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA
AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa
sequência terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de
vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando
mais facil a avaliação de desempenho
da participação nas aulas e nas atividades realizadas. Informações para os alunos . Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas
- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone,
falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos
necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de
outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) - Socialização entre professores e
alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).
1ªAula e 2ªAula ( Revisão) Etapa 1: Nessa aula os alunos rever o assunto em uma sondagem breve de
perguntas sobre o assunto abordado na sequência anterior. “A localização
geografica brasileira e as paisagens”. Estimular os alunos a expressar suas
duvidas e opiniões em relação ao que já foi trabalhado. ·
Qual a extensão territorial do
Brasil? ·
Quais são os países da América Sul
que fazem limite com o território brasileiro? ·
Quais são as vantagens do ponto de
vista político e econômico para um país como o Brasil que tem fronteiras com
diversos países e com o oceano Atlântico? ·
Após a revisão de tudo que foi
estudado e apresente aos alunos a atividade complementar e peça para copiar e
responder em seu caderno. Atividade Complementar Leia
o texto e responda as questões abaixo: O
território brasileiro possui como característica principal a sua grande
extensão, o que o faz ser considerado como um país de dimensões continentais,
ou seja, apresenta uma área equivalente à de um continente, detendo 8.514.876
km² de extensão. Por definição, todo país ou região que apresente uma área
maior que a da Austrália (7.692.024 km²) é considerado continental, pois esse
país equivale à extensão, quase totalmente, do menor continente existente na
Terra, a Oceania. Assim sendo, o Brasil é o quinto maior país existente,
ficando atrás de Rússia, Canadá, China e Estados Unidos. Sua área é tão
grande que, a título de comparação, é pouco menor que a Europa, que possui
cerca de 10,5 milhões de km². Dessa forma, podemos ter uma ideia do quanto
o espaço geográfico e também o meio natural do nosso país são amplos e
diversos, apresentando as mais distintas características. A extensão do
território brasileiro é marcada pela grande distanciação de seus pontos
extremos de localização. No sentido norte-sul, o Brasil possui uma distância
de 4.394 km entre o Monte Caburaí – ponto localizado no estado de Roraima e
posicionado no extremo norte do país – e o Arroio Chuí, esse último
posicionado no extremo sul, no Rio Grande do Sul. Já no sentido leste oeste,
a distância é bastante parecida, com 4.319 km separando a Nascente do Rio Moa
(Acre), no extremo oeste, da Ponta do Seixas (Paraíba), no extremo leste. Em
termos de posição, a localização do território brasileiro é considerada a
partir de vários fatores. O nosso país encontra-se em três hemisférios
diferentes ao mesmo tempo: a maior parte no hemisfério sul, uma pequena parte
no hemisfério norte e todo o seu território no hemisfério oeste. É cortado ao
norte pela Linha do Equador e ao Sul pelo Trópico de Capricórnio, apresentando
92% de sua área em uma zona tropical. 1. Sobre as características territoriais do Brasil é correto afirmar
que: a) Com extensão
territorial de 8.514.876 quilômetros quadrados, o Brasil é o maior país
sul-americano. b) O território
brasileiro é banhado pelos oceanos Atlântico e Pacífico. c) O Brasil está
regionalizado em cinco grandes complexos regionais: Centro-Oeste, Nordeste,
Norte, Sudeste e Sul. d) A grande extensão
territorial proporciona ao país fronteira com todas as nações da América do
Sul. 2. Analise as afirmativas sobre a posição
geográfica do Brasil e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. ( ) O território
brasileiro está totalmente ao sul da linha do Equador, portanto, o país
pertence somente ao Hemisfério Sul. ( ) Os extremos do território do Brasil no
sentido leste oeste são: Monte Caburaí (Roraima) e Arroio Chuí (Rio Grande do
Sul). ( ) O Brasil pertence ao Hemisfério
ocidental, visto que o país está situado a oeste do meridiano de Greenwich. ( ) O Trópico de Capricórnio “corta” o
território brasileiro na sua porção sul. ( ) Cortado ao norte
pela linha do Equador, o Brasil possui 7% do seu território no Hemisfério
setentrional e 93% no Hemisfério meridional. 3.
“Moro num país tropical, abençoado
por Deus E bonito por natureza, mas
que beleza Em fevereiro (em fevereiro) Tem
carnaval (tem carnaval)”. (JOR, J. B; SIMONAL, W.
País Tropical. Intérprete: Jorge Ben Jor). Ao dizer que o Brasil é um “país tropical”,
o trecho acima está: a) Correto, pois o território brasileiro é
cortado por ambos os trópicos da Terra. b) Incorreto, pois
nenhum trópico, de fato, corta a área do país. c) Correto, pois a maior parte do país
encontra-se em uma zona intertropical. d) Incorreto, pois não
existe o “clima tropical” na classificação climática do Brasil. 4.
Observe o mapa a seguir: Com
base na localização geográfica do Brasil, assinale a alternativa correta: a) Está totalmente localizado nos
hemisférios sul e oeste. b) Parte de seu território está localizado
no hemisfério sul e totalmente no hemisfério leste. c) Está localizado no
hemisfério sul ou meridional e no hemisfério oeste ou ocidental. d) Por ser atravessado
pelo meridiano de Greenwich, o território brasileiro apresenta-se inserido na
zona tropical. 5.
Em síntese, o Brasil é um país inteiramente ocidental, predominantemente do
Hemisfério Sul e da Zona Intertropical. Considere as afirmações, e, seguida
marque a alternativa correta: I) O Brasil situa-se a
oeste do Meridiano de Greenwich. II) O Brasil é cortado
ao norte pela Linha do Equador. III) Ao Sul, é cortado
pelo Trópico de Câncer. IV) Ao Sul, é cortado pelo Trópico de Capricórnio,
apresentando 92% do seu território na Zona Intertropical, entre os Trópicos
de Câncer e de Capricórnio. V) Os 8% restantes
estão na Zona Temperada do Sul. a) Apenas I, II e IV
são verdadeiras. b) Apenas I e II são verdadeiras. c) Apenas IV e V são verdadeiras. d) Apenas I, II, IV e V são verdadeiras. e) Apenas I, II, II e V
são verdadeiras. Etapa 2: Correção e socialização ( momento
de de tirar duvidas sobre a atividade proposta na aula anterior).
3ªAula ETAPA1: Assistir com os alunos o vídeo (
Meio ambiente, sustentabilidade e fontes de energia)
que estão disponível no link:
https://youtu.be/VvZCzES_qPg .
Em seguida
iniciar uma discursão e pedir que anotem no caderno as informações que
considerem mais relenvates a respeito do vídeo. ETAPA 2: Após assistir o vídeo, orientar
os alunos a fazer um mapa conceitual deixando-o livre para escolher um dos
tema (Meio ambiente, sustentabilidade
e fontes de energia).
Que Deus continue protegendo e
abençoando a todos nós... |
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