7º ANO - III SEQUÊNCIA -2021

 

                               SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: As Competências Socioemocionais em tempos de pandemia

Subtema: Amabilidade para aprender Geografia

Unidade Temática: O sujeito e o seu lugar no mundo

Objetos do Conhecimento: Ideias e Concepções Sobre a formação Territorial do Brasil.

Objetivo geral:  Promover um momento de reconhecimento de trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das diferentes experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento.

Conhecer o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza.

Ano: 7°                          Período: 17/04/2021  a  22/05/2021                               Nº de Aulas: 3

                                 HABILIDADES

 

EF07GE01: Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.

EF07GE02: Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômicos e territorial do r Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

COMPETÊNCIAS GERAIS

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva

6:Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

7:Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

 

 

 

 

                                                                                  1ªAula e 2ªAula ( Revisão)

Etapa 1: Nessa aula os alunos  rever o assunto em uma sondagem breve de perguntas sobre o assunto abordado na sequência anterior. “A localização geografica brasileira e as paisagens”. Estimular os alunos a expressar suas duvidas e opiniões em relação ao que já foi trabalhado.

·         Qual a extensão territorial do Brasil?

·         Quais são os países da América Sul que fazem limite com o território brasileiro?

·         Quais são as vantagens do ponto de vista político e econômico para um país como o Brasil que tem fronteiras com diversos países e com o oceano Atlântico?

·         Após a revisão de tudo que foi estudado e apresente aos alunos a atividade complementar e peça para copiar e responder em seu caderno.                                                          

                                                         Atividade Complementar

 

 Leia o texto e responda as questões abaixo:

 

   O território brasileiro possui como característica principal a sua grande extensão, o que o faz ser considerado como um país de dimensões continentais, ou seja, apresenta uma área equivalente à de um continente, detendo 8.514.876 km² de extensão. Por definição, todo país ou região que apresente uma área maior que a da Austrália (7.692.024 km²) é considerado continental, pois esse país equivale à extensão, quase totalmente, do menor continente existente na Terra, a Oceania. Assim sendo, o Brasil é o quinto maior país existente, ficando atrás de Rússia, Canadá, China e Estados Unidos. Sua área é tão grande que, a título de comparação, é pouco menor que a Europa, que possui cerca de 10,5 milhões de km².

 Dessa forma, podemos ter uma ideia do quanto o espaço geográfico e também o meio natural do nosso país são amplos e diversos, apresentando as mais distintas características. A extensão do território brasileiro é marcada pela grande distanciação de seus pontos extremos de localização. No sentido norte-sul, o Brasil possui uma distância de 4.394 km entre o Monte Caburaí – ponto localizado no estado de Roraima e posicionado no extremo norte do país – e o Arroio Chuí, esse último posicionado no extremo sul, no Rio Grande do Sul. Já no sentido leste oeste, a distância é bastante parecida, com 4.319 km separando a Nascente do Rio Moa (Acre), no extremo oeste, da Ponta do Seixas (Paraíba), no extremo leste. Em termos de posição, a localização do território brasileiro é considerada a partir de vários fatores. O nosso país encontra-se em três hemisférios diferentes ao mesmo tempo: a maior parte no hemisfério sul, uma pequena parte no hemisfério norte e todo o seu território no hemisfério oeste. É cortado ao norte pela Linha do Equador e ao Sul pelo Trópico de Capricórnio, apresentando 92% de sua área em uma zona tropical.

 

1. Sobre as características territoriais do Brasil é correto afirmar que:

a) Com extensão territorial de 8.514.876 quilômetros quadrados, o Brasil é o maior país sul-americano.

b) O território brasileiro é banhado pelos oceanos Atlântico e Pacífico.

c) O Brasil está regionalizado em cinco grandes complexos regionais: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul.

d) A grande extensão territorial proporciona ao país fronteira com todas as nações da América do Sul.

 2. Analise as afirmativas sobre a posição geográfica do Brasil e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) O território brasileiro está totalmente ao sul da linha do Equador, portanto, o país pertence somente ao Hemisfério Sul.

 ( ) Os extremos do território do Brasil no sentido leste oeste são: Monte Caburaí (Roraima) e Arroio Chuí (Rio Grande do Sul).

 ( ) O Brasil pertence ao Hemisfério ocidental, visto que o país está situado a oeste do meridiano de Greenwich.

 ( ) O Trópico de Capricórnio “corta” o território brasileiro na sua porção sul.

( ) Cortado ao norte pela linha do Equador, o Brasil possui 7% do seu território no Hemisfério setentrional e 93% no Hemisfério meridional.

 

3. “Moro num país tropical,

abençoado por Deus E bonito por natureza,

mas que beleza Em fevereiro (em fevereiro)

Tem carnaval (tem carnaval)”.

(JOR, J. B; SIMONAL, W. País Tropical. Intérprete: Jorge Ben Jor).

 

 Ao dizer que o Brasil é um “país tropical”, o trecho acima está:

 a) Correto, pois o território brasileiro é cortado por ambos os trópicos da Terra.

b) Incorreto, pois nenhum trópico, de fato, corta a área do país.

 c) Correto, pois a maior parte do país encontra-se em uma zona intertropical.

d) Incorreto, pois não existe o “clima tropical” na classificação climática do Brasil.

4. Observe o mapa a seguir:

Capitais do Brasil - Só Geografia

 Com base na localização geográfica do Brasil, assinale a alternativa correta:

 a) Está totalmente localizado nos hemisférios sul e oeste.

 b) Parte de seu território está localizado no hemisfério sul e totalmente no hemisfério leste. c) Está localizado no hemisfério sul ou meridional e no hemisfério oeste ou ocidental.

d) Por ser atravessado pelo meridiano de Greenwich, o território brasileiro apresenta-se inserido na zona tropical.

5. Em síntese, o Brasil é um país inteiramente ocidental, predominantemente do Hemisfério Sul e da Zona Intertropical. Considere as afirmações, e, seguida marque a alternativa correta:

I) O Brasil situa-se a oeste do Meridiano de Greenwich.

II) O Brasil é cortado ao norte pela Linha do Equador.

III) Ao Sul, é cortado pelo Trópico de Câncer. IV) Ao Sul, é cortado pelo Trópico de Capricórnio, apresentando 92% do seu território na Zona Intertropical, entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio.

V) Os 8% restantes estão na Zona Temperada do Sul.

a) Apenas I, II e IV são verdadeiras.

 b) Apenas I e II são verdadeiras.

 c) Apenas IV e V são verdadeiras.

 d) Apenas I, II, IV e V são verdadeiras.

e) Apenas I, II, II e V são verdadeiras.

 

 Etapa 2: Correção e socialização ( momento de de tirar duvidas sobre a atividade proposta na aula anterior).

                                                                  

                                                                        3ªAula

 

ETAPA1: Assistir com os alunos o vídeo ( Meio ambiente, sustentabilidade e fontes de energia) que estão disponível no link: https://youtu.be/VvZCzES_qPg . Em seguida iniciar uma discursão e pedir que anotem no caderno as informações que considerem mais relenvates a respeito do vídeo.

ETAPA 2: Após assistir o vídeo, orientar os alunos a fazer um mapa conceitual deixando-o livre para escolher um dos tema (Meio ambiente, sustentabilidade e fontes de energia).

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                     Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

 

 

 

 

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