SEQUÊNCIA DIDÁTICA –
GEOGRAFIA |
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TEMA: As Competências
Socioemocionais em tempos de pandemia Subtema: “Amabilidade para aprender Geografia” |
Unidade Temática: O
sujeito e o seu lugar no mundo Objetos
do Conhecimento: Ideias
e Concepções Sobre a formação Territorial do Brasil. |
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Objetivo geral: Promover um momento
de reconhecimento de trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das
diferentes experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento. Conhecer o espaço geográfico
como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços,
assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para
a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza. |
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Ano: 7° Período: 26/04/2021
a 14/05/2021 Nº
de Aulas: 9 |
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HABILIDADES |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 3. Desenvolver autonomia e
senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na
análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de
analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e
ordem. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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1.Valorizar e utilizar
os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva 6:Construir argumentos com base
em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que
respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer
natureza. 7:Agir pessoal e coletivamente com respeito
,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação ,
propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios
éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso:
estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas
perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais
confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as
características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto
no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA
AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa
sequência terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de
vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando
mais facil a avaliação de desempenho
da participação nas aulas e nas atividades realizadas. Informações para os alunos . Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas
- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone,
falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos
necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de
outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) - Socialização entre professores e
alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).
1ªAula Etapa 1: Com o intuito de
resgatar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito da localização
Geográfica do Brasil na Superfície
Terrestre inicie a aula com uma charge da
mafalda (Os olhos do mundo voltam-se para o Brasil) e logo após um texto “ Localização do Brasil” a partir da
leitura do texto contido na apostila apresentado com base em sua localização
e suas extensões latitudinal e longitudinal. Tanto nos textos quanto nos
mapas é possível identificar e caracterizar o território brasileiro,
diferenciando-o dos demais países. É necessário identificar como as
caracteristicas estudadas refletem-se nas paisagens, tentando partir de
exemplos próximos à realidade dos estudantes. Ao trabalhar com os mapas, é
interessante retomar seus elementos e suas funções e, sempre que possível,
localizar o estado e municipio da escola.
Reconhecendo a localização Geográfica do Brasil na Superfície Terrestre.
Os olhos do mundo voltam-se para o Brasil
Atualmente é inegável o papel do Brasil no cenário
internacional. Nosso país é reconhecidamente detentor das maiores riquezas das mais cobiçadas em pleno
século XXI. Por quê? Você deve estar se perguntando.
Simplesmente porque somos privilegiados! Nosso país possui a maior reserva de
água doce do planeta, a maior
floresta tropical, o único fornecedor de Nióbio (inúmeras aplicações,
utilizado em indústrias nucleares, artigos de beleza, produção
de motores de aviões, equipamentos de foguetes), e ainda o Brasil é o quinto maior país em extensão territorial, em comparação com os muitos países é considerado de menor probabilidade a
desastres naturais, energia solar abundante, enfim a lista ficará enorme. De acordo com o ministério de
relações exteriores do Brasil, a movimentação de pessoas que chegam
para viver no Brasil aumentou muito. Vamos conhecer mais o nosso
Brasil?
Localização Geográfica O Brasil é um país que integra a
América do Sul e apresenta extensão territorial de 8.514.876 Km². É o quinto maior país do planeta, só é menor
que os territórios da Rússia, Canadá, China e Estados Unidos. A abundância territorial faz com que o
Brasil tenha quatro fusos, uma vez que no sentido leste-oeste é bastante extenso. Por esses
aspectos é considerado um país com dimensão continental. Ao norte, a oeste e ao sul
limita-se com quase todos os países do continente americano, menos o Chile e
o Equador. Nosso território é tão
abrangente que possui quatro fusos horários, isso quer dizer que as ilhas oceânicas têm uma hora de adiantamento
quando comparada a hora de Brasília, enquanto que em área a oeste
a diferença é de uma
hora aproximadamente. (IBGE TEEN, 2013.).
O território brasileiro está
localizado, em sua totalidade, a oeste do meridiano de Greenwich, portanto
sua área está situada no hemisfério
ocidental. A linha do Equador passa no extremo norte do Brasil, fazendo com que 7% de seu território pertença ao
hemisfério setentrional e 93% esteja localizado no hemisfério sul. Cortado ao sul pelo trópico de
Capricórnio, apresenta 92% do território na zona intertropical (entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio);
os 8% restantes estão na zona temperada do sul (entre o trópico de Capricórnio e o círculo
polar Antártico).
Fonte: http://www.mundovestibular.com.br/content_images/1/Geografia/Brasil/local.jpg A divisão administrativa do Brasil
divide o nosso país em 26 estados e 1 Distrito Federal. Distribuídos por esses estados, encontram-se 5.570
municípios, número que pode aumentar nos próximos anos, pois vilas
e distritos podem conseguir sua emancipação e também se transformarem em municípios. Fonte: http://www.vejablog.com.br/brasil_estados/mapa.gif Etapa 2: Solicite que os alunos assistam ao vídeo disponível em : https://youtu.be/2ie-Ph6Z5jk (TerritorioBrasileiro- Localização
Geográfica), em seguida deixar espaço durante a aula para comentarios e
socialização do vídeo. Etapa 3: Inicie
a aula revisando tudo o que foi estudado sobre a Localização Geográfica do Brasil. Peça para compararem a área
territorial do Brasil com a dos países mais extensos do globo, registrando as
seguintes questões : 1. Qual é a localização geografica do
território brasileiro? 2. Qual é a posição que o Brasil ocupa entre
esses países? 3. Quais são os países da América do Sul que
fazem limite com o território brasileiro?
Aula 2: Etapa 1: Inicie a aula revisando tudo o que foi estudado
sobre a localização do Brasil. Solicite
um link do vídeo : https://youtu.be/5-0zmb-dXGc ,sobre os conceitos de “limites “,
“fronteira” e aproveite para explicar o conceito de território.Em seuida
oriente aos alunos a responderem as seguintes questões: 1. Qual o nome dos estados brasileiros que
fazem limite com o território de outros países? 2. Cite o nome de algumas cidades brasileiras
que estão localizadas em faixas de fronteiras. 3. Quais os estados brasileiros que fazem
limites com o oceano Atlãntico? 4. Cite o nome de alguns rios que fazem limite
entre os estados brasileiros e outros países? Etapa 2: Após sondar os conhecimentos prévios dos alunos o
professor utiliza-se das informações sobre Localização Geográfica disponível na apostila, correção e
socialição da atividade de aula passada. Etapa 3: Nessa aula o professor oriente os alunos que leia
com atenção e responda a atividade proposta. Atividade Complementar 1. A partir dos conhecimentos que
desenvolveu sobre a localização dos
países da América do Sul, pinte o mapa do continente
americano, destacando: a) O Brasil, de cor verde; b) Os demais países da América do sul, de cor vermelha; Os demais
países fora da América do sul, de amarelo.
Aula 3: Etapa 1: Professor após os estudantes compreederem os
conceitos abordados anteriormente, instigue-os a conhecerem a grande extensão territorial do Brasil e seus
pontos extremos a Norte, Sul, Leste e Oeste. Faça
esse questionamento com os alunos pode ser escrito ou oralmente. Qual
o nome dos pontos extremos do Brasil a: Leste:_____________________Estado
em que se localiza:_________________________ Oeste:_____________________Estado
em que se localiza:_________________________ Norte:_____________________Estado
em que se localiza:_________________________ Sul:_______________________Estado
em que se localiza:_________________________ Peça
que consutem o mapa munde e escreva o nome dos trópicos que cortam o
território brasileiro a: 1. Norte:______________________________ 2. Sul:
______________________________ 3. O território brasileiro é mais extenso no
sentido norte-sul ou no sentido leste-oeste? Etapa 2: Assistir com os alunos o vídeo Pontos extremos do Brasil que
estão disponível no link: https://youtu.be/10X03TEOlgc . Após assistir o vídeo e anotar as
informações, fazer um bate papo com os alunos sobre as informações a respeito
do assunto abordado, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas
levantadas.Professor, aproveite o momento para instigar e provocar os alunos
a refletirem e argumentar sobre o vídeo. ETAPA 3: Atividade sugestiva:
Solicitar aos alunos que faça uma produção de texto com relatos do vídeo, o
que mais chamou atenção.
Aula
4: Etapa 1: Peça ainda que os alunos acessem o link https://youtu.be/34k7_gZvRKw para assistir o vídeo “Extensão latitudinal e
longitudinal do Brasil”que estão disponível na apostila . Etapa 2: Após assistir o vídeo e anotar as informações, fazer um
bate papo com os alunos sobre as informações destacadas, aproveitando o
momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas.Professor, aproveite o
momento para instigar e provocar os alunos a refletirem e argumentar sobre o
vídeo. ETAPA 3: Atividade sugestiva:
Solicitar aos alunos que faça uma produção de texto com relatos do vídeo, o
que mais chamou atenção.
Aula 5: Etapa 1: Depois de um bom dia e chamada o professor
inícia a aula fazendo um levantamento prévio sobre a aula anterior. Solicite
aos alunos que leia com atenção e responda a atividade complementar. ATIVIDADE COMPLEMENTAR 1.
É
um desafio um país com dimensão continental! Durante muitos anos o Brasil
adotou quatro fusos horários
diferentes, mas em 2008 com o
objetivo de adequar os horários dos programas de TV, foi reduzido um fuso horário da região
Norte, ficando assim com três. Somente a partir de 2013 o Brasil volta a ter
quatro fusos horários. Observe o mapa e marque
X na alternativa CORRETA:
2.
Analise as afirmativas sobre a posição
geográfica do Brasil
e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. a)
O território brasileiro está totalmente ao sul da linha do Equador, portanto, o país pertence somente ao Hemisfério meridional b)Os extremos do território do Brasil no sentido leste-oeste são: Monte Caburaí
(Roraima) e Arroio Chuí (Rio Grande do Sul). ( ) c)O Brasil
pertence ao Hemisfério ocidental, visto que o país está situado a oeste
do meridiano de Greenwich. ( ) d)O Trópico de
Capricórnio “corta” o território brasileiro na sua porção
sul. ( ) e)Cortado ao norte pela
linha do Equador, o Brasil possui
7% do seu território no Hemisfério setentrional (ao norte) e 93% no Hemisfério meridional. ( ) 3.
Sobre as características territoriais do Brasil é CORRETO afirmar que: A)
Com extensão territorial de 8.514.876 quilômetros quadrados, o Brasil é o maior
país sul- americano. B)
O território brasileiro é banhado
pelos oceanos Atlântico e Pacífico. C)
O Brasil
está regionalizado em cinco grandes
complexos regionais: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste
e Sul. D)
A grande
extensão territorial
proporciona ao país fronteira com todas as nações da América do Sul.
4. Vamos dar uma olhada
nesse mapa-múndi. Tente identificar o território brasileiro nele. O que mais achou marcante? Existe alguma linha que passa por ele? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Etapa 2: ·
Inicie
a aula com um bom dia e chamada em seguida faça um levantamento prévio sobre
a aula anterior. ·
Correção
das atividades e socialização. Aula 6 : Etapa 1: Nessa
aula os alunos vão estudar os diferentes aspectos que marcam o território
brasileiro, como relevo, hidrográfia, clima e tipos de vegetação,
compreendendo como cada um deles influencia o modo de vida das pessoas eo
desenvolvimento das atividades econômicas. Fazer a leitura do texto:
Características do 2
território brasileiro Localizado
em uma área considerada tectonicamente estável, o relevo brasileiro é
bastante antigo, tendo sido desgastado por processos erosivos durante milhões
de anos. Ao longo do tempo geológico, o território sofreu efeitos de mudanças
climáticas, alternando períodos de glaciação com períodos interglaciais. Como
resultado dessa longa evolução, o relevo brasileiro apresenta altitudes
médias inferiores a 1000 metros. AS PRINCIPAIS UNIDADES
DE RELEVO De acordo com a classificação
proposta pelo geógrafo Jurandyr Ross (que tomou como base os dados
apresentados no Projeto RadamBrasil), as principais formas de relevo
existentes no Brasil são os planaltos, as depressões e as planícies. Observe
essa classificação no mapa desta página. Note que os planaltos abrangem a
maior área do território nacional e somam onze unidades. Há também onze
unidades de depressões e seis de planícies. Planícies As
planícies são terrenos relativamente planos formados pela deposição de
sedimentos de origem fluvial, marinha ou lacustre. A Planície do Rio
Amazonas, por exemplo, é resultado do acúmulo de sedimentos transportados
pelo rio. Depressões São terrenos
mais rebaixados em relação ao entorno, devido a processos de desgaste. As
depressões apresentam relevo relativamente plano e com suaves desníveis. As
depressões brasileiras são todas relativas, isto é, apesar de estarem
situadas em nível mais baixo que o dos terrenos que as cercam, ficam acima do
nível do mar. Essas formas do relevo se originaram do desgaste dos planaltos.
Nas principais depressões brasileiras, como as amazônicas, a Sertaneja e do
São Francisco e a Periférica Sul-Rio-Grandense, os terrenos não costumam
ultrapassar os 200 metros de altitude. A Depressão Periférica da Borda Leste
da Bacia do Paraná é a que alcança as maiores altitudes. Planaltos Os
planaltos são terrenos com altitudes variáveis nos quais ocorrem formas
variadas de relevo, como chapadas, morros, colinas e serras. Os planaltos
brasileiros sofreram muito desgaste em consequência da ação dos agentes
externos, ou seja, das águas das chuvas e dos rios e também dos ventos. Os
planaltos mais extensos são os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná, os
Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba e os Planaltos e Serras do
Atlântico Leste-Sudeste. Etapa 2: Faça uma reeleitura do
assunto comentado na aula passada. Solicite
a atividade complementar. Atividade complementar Baseado
no texto responda as questões: 1.
Observe
essa classificação no mapa Brasil:Unidade
de Relevo(2016). Note que os planaltos abrangem a maior área do
território nacional e somam onze unidades. Há também onze unidades de
depressões e seis de planícies. Cite quais planícies são essas? 2.
LER O MAPA: O lugar onde você vive
está localizado em qual unidade de relevo? 3.
Pesquise
por que, em comparação com a maioria dos países sul-americanos, o relevo
brasileiro não apresenta grandes altitudes. 4.
Descreva
a relação entre o curso dos rios e as diferenças de altitude do relevo da
porção leste do país. Etapa
3:
Oriente os alunos a assistir o vídeo disponibilizado no link: https://youtu.be/KM66b_oieZs sobre o Relevo Brasileiro
.Em seguida solicite para que produzam um resumo sobre o vídeo e enviem ao
professor. Aula 7 : Etapa 1: Nessa aula solicite a
leitura dos textos sobre“OS RIOS BRASILEIROS”e “OS CLIMAS DO BRASIL” se dê
tempo proponha a atividade complementar. OS RIOS BRASILEIROS O
Brasil possui a maior rede fluvial do mundo. Milhões de brasileiros dependem
dos rios para sobreviver, utilizando suas águas para diversos fins, como
irrigação agrícola, pesca, produção de energia elétrica, navegação e abastecimento
residencial, comercial e industrial. Em função das variações do relevo,
alguns rios drenam para si todos os cursos de água de uma bacia hidrográfica,
área que compreende o rio principal e todos os seus afluentes, ribeirões e
córregos que o alimentam Ler o mapa: Resposta variável de acordo com o lugar onde o estudante vive e
seus conhecimentos sobre o rio. Ler o mapa •
Localize, no mapa, o lugar onde você vive e, em seguida, identifique a região
hidrográfica à qual o lugar pertence, bem como o rio mais próximo. _____________________________________ OS CLIMAS DO BRASIL Os elementos do clima, como temperatura e
precipitações, estão associados aos processos de transformação e modelagem do
relevo. Além disso, também estão fortemente relacionados aos tipos de
vegetação, à hidrografia, à agricultura e, consequentemente, exercem
influência sobre o cotidiano das pessoas. Há inúmeros elementos que
interferem no clima. Entre os mais importantes, destacam-se a temperatura do
ar, a umidade relativa do ar, a radiação solar, as massas de ar e a altitude.
No Brasil, país localizado na Zona Tropical, predominam climas quentes e
úmidos, devido à maior parte do território brasileiro se situar em áreas de
baixas latitudes. Veja no mapa os seis principais tipos climáticos
brasileiros. Clima equatorial Clima que predomina em
áreas próximas à linha do Equador. No Brasil, ocorre em quase toda a Região
Norte e em parte da Região Centro- -Oeste. É caracterizado pela intensa
incidência de radiação solar na superfície terrestre, o que faz com que as
temperaturas sejam elevadas o ano todo, apresentando médias anuais superiores
a 25 °C. Em função desse aquecimento, há maior evaporação, o que provoca
abundância de chuvas e alta umidade. Essas condições favorecem a existência
de florestas densas e de grande biodiversidade, como a própria Floresta Amazônica,
maior floresta equatorial do mundo. O desmatamento da floresta por ações
antrópicas, principalmente pela pecuária e pelas frentes de expansão para o
cultivo de soja (destinada à exportação), resulta em solos pouco férteis. Clima
tropical No
Brasil, o clima tropical predomina no Centro-Oeste, no Sudeste e em parte do
Nordeste, apresentando temperaturas médias anuais superiores a 18 °C.
Nas áreas centrais do país, esse clima não sofre a ação das massas de ar
úmidas do oceano e as chuvas são, em geral, mal distribuídas ao longo do ano,
com verões chuvosos e invernos secos. As terras dessas áreas são bastante
utilizadas para a agricultura de cultivos como o Clima tropical
semiárido
Ocorre
na região conhecida como semiárido nordestino, onde as chuvas são raras e as
temperaturas, altas. Esse clima apresenta períodos prolongados de seca, e a
falta de água dificulta a prática da agricultura e a criação de animais para
subsistência. Nas últimas décadas, com a agricultura irrigada, o agronegócio
se expandiu, e hoje o polo agrícola de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) produz
frutas e hortaliças de alta qualidade. Clima tropical
litorâneo Clima
marcado por altas temperaturas e pela influência das massas de ar úmidas do
Atlântico. Ocorre nas áreas costeiras do território brasileiro. Devido à
maritimidade, esse tipo de clima apresenta baixa amplitude térmica (pequena
diferença de temperatura entre o dia e a noite) e a influência de massas de
ar oceânicas provoca chuvas bem distribuídas ao longo do ano. O clima
tropical litorâneo favorece os cultivos que suportam bem a umidade, como o da
banana, e a prática do turismo, principalmente na costa brasileira. Clima tropical de
altitude Clima
característico de altitudes superiores a 800 metros. Ocorre nas áreas
serranas do Sudeste, principalmente na Serra da Mantiqueira. Nessas áreas, as
temperaturas médias anuais são baixas e é comum a prática da pecuária
familiar e da piscicultura. Clima subtropical Ocorre
na Região Sul e em pequena porção do Sudeste e do Centro-Oeste, em áreas
situadas ao sul do trópico de Capricórnio. Nessas regiões, os verões são
quentes e chuvosos e os invernos são os mais rigorosos do país. Há ocorrência
de geadas e, em casos raros, de neve. Esse clima de temperaturas mais baixas
favorece a pecuária. Etapa 2: Atividade Complementar 1. No Brasil, país
localizado na Zona Tropical, devido à maior parte do território brasileiro se
situar em áreas de baixas latitudes. Qual o climas predominante no Brasil? 2. Idique qual clima da coluna 1 apresenta as caracteristicas
descritas na coluna 2. Coluna
1: ( a) Clima tropical (b) Clima subtropical (c) Clima tropical semiárido (d) Clima tropical de altitude (e) Clima equatorial (f) Clima tropical litorâneo Coluna
2: ( ) Clima marcado por altas temperaturas e
pela influência das massas de ar úmidas do Atlântico. Ocorre nas áreas
costeiras do território brasileiro. ( ) O clima tropical predomina no
Centro-Oeste, no Sudeste e em parte do Nordeste, apresentando em
temperaturas médias anuais superiores
a 18 °C. ( ) Clima característico de altitudes
superiores a 800 metros. Ocorre nas áreas serranas do Sudeste, principalmente
na Serra da Mantiqueira. ( ) Ocorre na região conhecida como semiárido
nordestino, onde as chuvas são raras e as temperaturas, altas. ( ) Ocorre na Região Sul e em pequena porção
do Sudeste e do Centro-Oeste,
Ocorre na Região Sul e em pequena porção do Sudeste e do Centro-Oeste,
em áreas situadas ao sul do trópico de Capricórnio. ( )
Ocorre na região conhecida como semiárido nordestino, onde as chuvas
são raras e as temperaturas, altas. Aula 8 : Inicie a aula com um bom dia ,faça
um levantamento de conhecimento prévio dos alunos a respeito do que eles
entendem sobre os TIPOS
DE VEGETAÇÃO DO BRASIL. Nessa aula serão trabalhadas a formações vegetais do
Brasil. O mapa e as fotografias servirão de base para a abordagem do cada
tema também é analisado. Em seguida
pedir para que os alunos exponham opinioes sobre leitura do texto. Etapa 1: Leitura do texto:
TIPOS
DE VEGETAÇÃO DO BRASIL
O Brasil apresenta extensas formações
vegetais, que abrigam grande diversidade de espécies. Os principais tipos de
vegetação no país podem ser observados no mapa a seguir.
Ler o mapa ·
Que
tipo de vegetação existe no lugar onde você mora? Floresta Amazônica A
vegetação amazônica é densa e apresenta, em geral, árvores de grande porte e
variações, como florestas fluviais alagadas, também chamadas matas de
inundação (mata de igapó, permanentemente alagada, e mata de várzea,
periodicamente alagada), e as campinas. A enorme biodiversidade da Floresta
Amazônica torna possível a oferta de alimentos com grande potencial econômico
(como o açaí, o babaçu, o cupuaçu e a castanha), além de remédios e
matérias-primas para a criação de produtos. Muitas famílias e comunidades
ribeirinhas, grupos indígenas e quilombolas dependem dos recursos da
floresta, como alimentos e ervas medicinais, para sua sobrevivência. Mata
Atlântica Vegetação densa e com grande diversidade
de espécies endêmicas, a Mata Atlântica é uma floresta tropical que, no
passado, recobria extensa faixa do litoral brasileiro, estendendo- -se do
nordeste ao sul do país e avançando quilômetros em direção ao interior. Pelo
fato de ocorrer em áreas litorâneas, que concentram cerca de 70% da
população, a Mata Atlântica foi quase totalmente devastada, dando lugar à
agricultura e à expansão urbana. Segundo a Fundação SOS Mata Atlântica,
somadas as áreas remanescentes superiores a 100 hectares, hoje restam apenas
8,5% da mata original. Dessa fração, a maior parte está restrita a áreas de
proteção ambiental, onde o turismo desponta como uma alternativa capaz de
conciliar a conservação do ambiente com o sustento de comunidades locais. Mata dos Pinhais Floresta
subtropical localizada nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa
Catarina, a Mata dos Pinhais foi bastante devastada ao longo do tempo,
principalmente em virtude da exploração de madeira, restando apenas cerca de
3% de sua área original. No Paraná, cerca de metade do estado era recoberta
originalmente por essa vegetação. A Mata dos Pinhais é composta de uma
variedade restrita de espécies vegetais, das quais a predominante é a
araucária (pinheiro-do-paraná), motivo pelo qual também é conhecida como Mata
de Araucárias.
Cerrado Segunda
maior formação vegetal do Brasil, o Cerrado ocupa mais de 20% do território
nacional, predominando na Região Centro-Oeste. Daí se estende de forma
contínua para os estados das regiões Nordeste e Sudeste, atingindo uma
pequena área da Região Sul e apresentando algumas manchas menores dispersas
na Amazônia. Há predomínio de vegetação de pequeno porte e árvores isoladas.
A duração da estação seca é de seis meses, período em que as plantas
aproveitam a reserva hídrica existente no subsolo e, dependendo do seu
sistema de raízes (superficiais ou profundas), secam ou se mantêm
verdejantes.
Caatinga Ocorre na Zona Semiárida mais populosa do planeta
e ocupa parte da Região Nordeste. O nome “Caatinga”, que em tupi-guarani
significa “floresta branca”, deve-se ao fato de, na maior parte do ano, esse
tipo de vegetação apresentar aspecto esbranquiçado. As plantas dessa vegetação
são adaptadas à falta de chuvas, como os cactos, e muitas não apresentam
folhas durante longos períodos. Acredita-se que muitas espécies endêmicas com
potencial econômico ainda sejam pouco conhecidas. Campos
A
vegetação dos Campos caracteriza-se pela predominância de gramíneas. No
Brasil, é encontrada principalmente no estado do Rio Grande do Sul. Essa
formação vegetal, que engloba mais de 150 mil quilômetros quadrados de
pastagens naturais, é bastante utilizada para a alimentação do gado bovino na
pecuária extensiva. Etapa 2: Nessa aula solicitar
aos alunos a assistir um vídeo “Tipos de vegetação do Brasil” que esta
disponínel no link: https://youtu.be/jewWyfEUH6I Aula 9 : Etapa 1: Nesta aula, os alunos
terá a oportunidade de usar sua criatividade. ·
Propor
para os alunos a confeccção e criação de maquetes ( utilizar material
resiclável) a partir da escolha um tipo de vegetação que mais o chamou a
atenção, para apresentação na aula seguinte. ·
Outra
sugestão é o desenho bem caprichado de um tipo de vegetação, com uma produção
de texto relacionado a escolha do tipo de vegetação do Brasil. Etapa 2: ·
Apresentação
das maquetesproduzidas pelos alunos na última aula. Este momento é para sanar
duvídas. ·
Socialização.
Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós... |
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