7º ANO - II SEQUÊNCIA - 2021

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: As Competências Socioemocionais em tempos de pandemia

Subtema: Amabilidade para aprender Geografia

Unidade Temática: O sujeito e o seu lugar no mundo

Objetos do Conhecimento: Ideias e Concepções Sobre a formação Territorial do Brasil.

Objetivo geral:  Promover um momento de reconhecimento de trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das diferentes experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento.

Conhecer o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza.

Ano: 7°                          Período: 26/04/2021  a  14/05/2021                               Nº de Aulas: 9

                                 HABILIDADES

 

EF07GE01: Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.

EF07GE02: Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômicos e territorial do r Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

COMPETÊNCIAS GERAIS

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva

6:Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

7:Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

 

 

 

 

                                                                                  1ªAula

Etapa 1:

Com o intuito de resgatar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito da localização Geográfica do Brasil na      Superfície Terrestre inicie a aula com uma charge da mafalda (Os olhos do mundo voltam-se para o Brasil) e logo após um texto “ Localização do Brasil” a partir da leitura do texto contido na apostila apresentado com base em sua localização e suas extensões latitudinal e longitudinal. Tanto nos textos quanto nos mapas é possível identificar e caracterizar o território brasileiro, diferenciando-o dos demais países. É necessário identificar como as caracteristicas estudadas refletem-se nas paisagens, tentando partir de exemplos próximos à realidade dos estudantes. Ao trabalhar com os mapas, é interessante retomar seus elementos e suas funções e, sempre que possível, localizar o estado e municipio da escola.

Reconhecendo a localização Geográfica do Brasil na Superfície Terrestre.


 

Os olhos do mundo voltam-se para o Brasil

Atualmente é inegável o papel do Brasil no cenário internacional. Nosso país é reconhecidamente detentor das maiores riquezas das mais cobiçadas em pleno século XXI. Por quê? Você deve estar se perguntando. Simplesmente porque somos privilegiados! Nosso país possui a maior reserva de água doce do planeta, a maior floresta tropical, o único fornecedor de Nióbio (inúmeras aplicações, utilizado em indústrias nucleares, artigos de beleza, produção de motores de aviões, equipamentos de foguetes), e ainda o Brasil é o quinto maior país em extensão territorial, em comparação com os muitos países é considerado de menor probabilidade a desastres naturais, energia solar abundante, enfim a lista ficará enorme. De acordo com o ministério de relações exteriores do Brasil, a movimentação de pessoas que chegam para viver no Brasil aumentou muito.

Vamos conhecer mais o nosso Brasil?

 

Localização Geográfica

O Brasil é um país que integra a América do Sul e apresenta extensão territorial de 8.514.876 Km². É o quinto maior país do planeta, só é menor que os territórios da Rússia, Canadá, China e Estados Unidos. A abundância territorial faz com que o Brasil tenha quatro fusos, uma vez que no sentido leste-oeste é bastante extenso. Por esses aspectos é considerado um país com dimensão continental.

Ao norte, a oeste e ao sul limita-se com quase todos os países do continente americano, menos o Chile e o Equador. Nosso território é tão abrangente que possui quatro fusos horários, isso quer dizer que as ilhas oceânicas têm uma hora de adiantamento quando comparada a hora de Brasília, enquanto que em área a oeste a diferença é de uma hora aproximadamente. (IBGE TEEN, 2013.).

 

 


O território brasileiro está localizado, em sua totalidade, a oeste do meridiano de Greenwich, portanto sua área está situada no hemisfério ocidental. A linha do Equador passa no extremo norte do Brasil, fazendo com que 7% de seu território pertença ao hemisfério setentrional e 93% esteja localizado no hemisfério sul. Cortado ao sul pelo trópico de Capricórnio, apresenta 92% do território na zona intertropical (entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio); os 8% restantes estão na zona temperada do sul (entre o trópico de Capricórnio e o círculo polar Antártico).

 


Fonte: http://www.mundovestibular.com.br/content_images/1/Geografia/Brasil/local.jpg

A divisão administrativa do Brasil divide o nosso país em 26 estados e 1 Distrito Federal. Distribuídos por esses estados, encontram-se 5.570 municípios, número que pode aumentar nos próximos anos, pois vilas e distritos podem conseguir sua emancipação e também se transformarem em municípios.

 

 

http://www.vejablog.com.br/brasil_estados/mapa.gif

Fonte: http://www.vejablog.com.br/brasil_estados/mapa.gif

 

Etapa 2: Solicite que os alunos assistam ao vídeo disponível em : https://youtu.be/2ie-Ph6Z5jk  (TerritorioBrasileiro- Localização Geográfica), em seguida deixar espaço durante a aula para comentarios e socialização do vídeo.

Etapa 3:

Inicie a aula revisando tudo o que foi estudado sobre a Localização Geográfica do Brasil. Peça para compararem a área territorial do Brasil com a dos países mais extensos do globo, registrando as seguintes questões :

1.      Qual é a localização geografica do território brasileiro?

2.      Qual é a posição que o Brasil ocupa entre esses países?

3.      Quais são os países da América do Sul que fazem limite com o território brasileiro?

 

                                                                Aula 2:

Etapa 1: Inicie a aula revisando tudo o que foi estudado sobre a localização do Brasil.

Solicite um link do vídeo : https://youtu.be/5-0zmb-dXGc ,sobre os conceitos de “limites “, “fronteira” e aproveite para explicar o conceito de território.Em seuida oriente aos alunos a responderem as seguintes questões:

1.      Qual o nome dos estados brasileiros que fazem limite com o território de outros países?

2.      Cite o nome de algumas cidades brasileiras que estão localizadas em faixas de fronteiras.

3.      Quais os estados brasileiros que fazem limites com o oceano Atlãntico?

4.      Cite o nome de alguns rios que fazem limite entre os estados brasileiros e outros países?

 

Etapa 2: Após sondar os conhecimentos prévios dos alunos o professor utiliza-se das informações sobre Localização Geográfica disponível na apostila, correção e socialição da atividade de aula passada.

 

Etapa 3: Nessa aula o professor  oriente os alunos que leia com atenção e responda a atividade proposta.

 

Atividade Complementar

1.      A partir dos conhecimentos que  desenvolveu sobre a localização dos países da América do Sul, pinte o mapa do continente americano, destacando:

a)    O Brasil, de cor verde;

b)     Os demais países da América do sul, de cor vermelha;

Os demais países fora da América do sul, de amarelo.

 

 

 

 

 

                                                                         Aula 3:

 

Etapa 1: Professor após os estudantes compreederem os conceitos abordados anteriormente, instigue-os a conhecerem a grande extensão territorial do Brasil e seus pontos extremos a Norte, Sul, Leste e Oeste.

Faça esse questionamento com os alunos pode ser escrito ou oralmente.

Qual o nome dos pontos extremos do Brasil a:

Leste:_____________________Estado em que se localiza:_________________________

Oeste:_____________________Estado em que se localiza:_________________________

Norte:_____________________Estado em que se localiza:_________________________

Sul:_______________________Estado em que se localiza:_________________________

Peça que consutem o mapa munde e escreva o nome dos trópicos que cortam o território brasileiro a:

1.      Norte:______________________________

2.      Sul:    ______________________________

3.      O território brasileiro é mais extenso no sentido norte-sul ou no sentido leste-oeste?

 

Etapa 2: Assistir com os alunos o vídeo Pontos extremos do Brasil que estão disponível no link: https://youtu.be/10X03TEOlgc .

Após assistir o vídeo e anotar as informações, fazer um bate papo com os alunos sobre as informações a respeito do assunto abordado, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas.Professor, aproveite o momento para instigar e provocar os alunos a refletirem e argumentar sobre o vídeo.

 

ETAPA 3:

Atividade sugestiva: Solicitar aos alunos que faça uma produção de texto com relatos do vídeo, o que mais chamou atenção.

 

                                                                        Aula 4:

Etapa 1: Peça ainda que os alunos acessem o link https://youtu.be/34k7_gZvRKw para assistir o vídeo “Extensão latitudinal e longitudinal do Brasil”que estão disponível na apostila .

Etapa 2: Após assistir o vídeo e anotar as informações, fazer um bate papo com os alunos sobre as informações destacadas, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas.Professor, aproveite o momento para instigar e provocar os alunos a refletirem e argumentar sobre o vídeo.

 

ETAPA 3:

Atividade sugestiva: Solicitar aos alunos que faça uma produção de texto com relatos do vídeo, o que mais chamou atenção.

 

 

                                                                              Aula 5:

Etapa 1:  Depois de um bom dia e chamada o professor inícia a aula fazendo um levantamento prévio sobre a aula anterior. Solicite aos alunos que leia com atenção e responda a atividade complementar.

 

ATIVIDADE  COMPLEMENTAR

 

1.      É um desafio um país com dimensão continental! Durante muitos anos o Brasil adotou quatro fusos horários diferentes, mas em 2008 com o objetivo de adequar os horários dos programas de TV, foi reduzido um fuso horário da região Norte, ficando assim com três. Somente a partir de 2013 o Brasil volta a ter quatro fusos horários.

Observe o mapa e marque X na alternativa CORRETA:

 

(A)  O território brasileiro é abrangido por quatro fusos horários, o que significa que em relação a hora de Brasília as áreas a oeste tem diferença de uma hora.

(B)  O território brasileiro é abrangido por quatro fusos horários, o que significa que em relação a hora de Brasília as áreas a oeste tem diferença de duas horas.

(C)  O território brasileiro é abrangido por quatro fusos horários, o que significa que em relação a hora de Brasília as áreas a oeste tem diferença de três horas.

(D)  O território brasileiro é abrangido por quatro fusos horários, o que significa que em relação a hora de Brasília as áreas a oeste tem diferença de quatro horas.

Fusos Horários do Brasil e Horário de Verão

Fonte: http://teen.ibge.gov.br/images/teen/Mao_n

a_roda/localizacao geografica/brasil_fusos_

horarios.pdf

 

2.      Analise as afirmativas sobre a posição geográfica do Brasil e marque (V) para as verdadeiras e

(F) para as falsas.

a) O território brasileiro está totalmente ao sul da linha do Equador, portanto, o país pertence somente ao Hemisfério meridional

b)Os extremos do território do Brasil no sentido leste-oeste são: Monte Caburaí (Roraima) e Arroio Chuí (Rio Grande do Sul). ( )

c)O Brasil pertence ao Hemisfério ocidental, visto que o país está situado a oeste do meridiano de Greenwich. ( )

d)O Trópico de Capricórnio “corta” o território brasileiro na sua porção sul.                  ( )

e)Cortado ao norte pela linha do Equador, o Brasil possui 7% do seu território no Hemisfério setentrional (ao norte) e 93% no Hemisfério meridional. ( )

 

3.      Sobre as características territoriais do Brasil é CORRETO afirmar que:

A)    Com extensão territorial de 8.514.876 quilômetros quadrados, o Brasil é o maior país sul- americano.

B)     O território brasileiro é banhado pelos oceanos Atlântico e Pacífico.

C)     O Brasil está regionalizado em cinco grandes complexos regionais: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul.

D)    A grande extensão territorial proporciona ao país fronteira com todas as nações da América do Sul.


4.

 

 

4.      Vamos dar uma olhada nesse mapa-múndi. Tente identificar o território brasileiro nele. O que mais achou  marcante? Existe alguma linha que passa por ele?

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Etapa 2:

·         Inicie a aula com um bom dia e chamada em seguida faça um levantamento prévio sobre a aula anterior.

·         Correção das atividades e socialização.

Aula 6 :

Etapa 1: Nessa aula os alunos vão estudar os diferentes aspectos que marcam o território brasileiro, como relevo, hidrográfia, clima e tipos de vegetação, compreendendo como cada um deles influencia o modo de vida das pessoas eo desenvolvimento das atividades econômicas.

 

   

 

                                     

              

 

 

 

                                                                                                           

 

        Fazer a leitura do texto:

                                                                                                                                                                                                    

Características do 2 território brasileiro

 

Localizado em uma área considerada tectonicamente estável, o relevo brasileiro é bastante antigo, tendo sido desgastado por processos erosivos durante milhões de anos. Ao longo do tempo geológico, o território sofreu efeitos de mudanças climáticas, alternando períodos de glaciação com períodos interglaciais. Como resultado dessa longa evolução, o relevo brasileiro apresenta altitudes médias inferiores a 1000 metros.

 

 

 

 

 

 

 

AS PRINCIPAIS UNIDADES DE RELEVO

 

De acordo com a classificação proposta pelo geógrafo Jurandyr Ross (que tomou como base os dados apresentados no Projeto RadamBrasil), as principais formas de relevo existentes no Brasil são os planaltos, as depressões e as planícies. Observe essa classificação no mapa desta página. Note que os planaltos abrangem a maior área do território nacional e somam onze unidades. Há também onze unidades de depressões e seis de planícies.

 

Planícies

As planícies são terrenos relativamente planos formados pela deposição de sedimentos de origem fluvial, marinha ou lacustre. A Planície do Rio Amazonas, por exemplo, é resultado do acúmulo de sedimentos transportados pelo rio. Depressões São terrenos mais rebaixados em relação ao entorno, devido a processos de desgaste. As depressões apresentam relevo relativamente plano e com suaves desníveis. As depressões brasileiras são todas relativas, isto é, apesar de estarem situadas em nível mais baixo que o dos terrenos que as cercam, ficam acima do nível do mar. Essas formas do relevo se originaram do desgaste dos planaltos. Nas principais depressões brasileiras, como as amazônicas, a Sertaneja e do São Francisco e a Periférica Sul-Rio-Grandense, os terrenos não costumam ultrapassar os 200 metros de altitude. A Depressão Periférica da Borda Leste da Bacia do Paraná é a que alcança as maiores altitudes.

  Planaltos

Os planaltos são terrenos com altitudes variáveis nos quais ocorrem formas variadas de relevo, como chapadas, morros, colinas e serras. Os planaltos brasileiros sofreram muito desgaste em consequência da ação dos agentes externos, ou seja, das águas das chuvas e dos rios e também dos ventos. Os planaltos mais extensos são os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná, os Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba e os Planaltos e Serras do Atlântico Leste-Sudeste.

 

Etapa 2: Faça uma reeleitura do assunto comentado na aula passada.

Solicite a atividade complementar.

 

Atividade complementar

Baseado no texto responda as questões:

1.      Observe essa classificação no mapa Brasil:Unidade de Relevo(2016). Note que os planaltos abrangem a maior área do território nacional e somam onze unidades. Há também onze unidades de depressões e seis de planícies. Cite quais planícies são essas?

2.      LER O MAPA: O lugar onde você vive está localizado em qual unidade de relevo?

3.      Pesquise por que, em comparação com a maioria dos países sul-americanos, o relevo brasileiro não apresenta grandes altitudes.

4.      Descreva a relação entre o curso dos rios e as diferenças de altitude do relevo da porção leste do país.

 

Etapa 3: Oriente os alunos a assistir o vídeo disponibilizado no link: https://youtu.be/KM66b_oieZs sobre o Relevo Brasileiro .Em seguida solicite para que produzam um resumo sobre o vídeo e enviem ao professor.

Aula 7 :

Etapa 1: Nessa aula solicite a leitura dos textos sobre“OS RIOS BRASILEIROS”e “OS CLIMAS DO BRASIL” se dê tempo proponha a atividade complementar.

 

             OS RIOS BRASILEIROS

O Brasil possui a maior rede fluvial do mundo. Milhões de brasileiros dependem dos rios para sobreviver, utilizando suas águas para diversos fins, como irrigação agrícola, pesca, produção de energia elétrica, navegação e abastecimento residencial, comercial e industrial. Em função das variações do relevo, alguns rios drenam para si todos os cursos de água de uma bacia hidrográfica, área que compreende o rio principal e todos os seus afluentes, ribeirões e córregos que o alimentam

 

Ler o mapa: Resposta variável de acordo com o lugar onde o estudante vive e seus conhecimentos sobre o rio.

Ler o mapa

• Localize, no mapa, o lugar onde você vive e, em seguida, identifique a região hidrográfica à qual o lugar pertence, bem como o rio mais próximo.

_____________________________________

 

 

 

 

 

 

 

 

 

        

 

OS CLIMAS DO BRASIL

  Os elementos do clima, como temperatura e precipitações, estão associados aos processos de transformação e modelagem do relevo. Além disso, também estão fortemente relacionados aos tipos de vegetação, à hidrografia, à agricultura e, consequentemente, exercem influência sobre o cotidiano das pessoas. Há inúmeros elementos que interferem no clima. Entre os mais importantes, destacam-se a temperatura do ar, a umidade relativa do ar, a radiação solar, as massas de ar e a altitude. No Brasil, país localizado na Zona Tropical, predominam climas quentes e úmidos, devido à maior parte do território brasileiro se situar em áreas de baixas latitudes. Veja no mapa os seis principais tipos climáticos brasileiros.

 

Clima equatorial Clima que predomina em áreas próximas à linha do Equador. No Brasil, ocorre em quase toda a Região Norte e em parte da Região Centro- -Oeste. É caracterizado pela intensa incidência de radiação solar na superfície terrestre, o que faz com que as temperaturas sejam elevadas o ano todo, apresentando médias anuais superiores a 25 °C. Em função desse aquecimento, há maior evaporação, o que provoca abundância de chuvas e alta umidade. Essas condições favorecem a existência de florestas densas e de grande biodiversidade, como a própria Floresta Amazônica, maior floresta equatorial do mundo. O desmatamento da floresta por ações antrópicas, principalmente pela pecuária e pelas frentes de expansão para o cultivo de soja (destinada à exportação), resulta em solos pouco férteis.

 Clima tropical

No Brasil, o clima tropical predomina no Centro-Oeste, no Sudeste e em parte do Nordeste, apresentando temperaturas médias anuais superiores a 18 °C. Nas áreas centrais do país, esse clima não sofre a ação das massas de ar úmidas do oceano e as chuvas são, em geral, mal distribuídas ao longo do ano, com verões chuvosos e invernos secos. As terras dessas áreas são bastante utilizadas para a agricultura de cultivos como o

Clima tropical semiárido

Ocorre na região conhecida como semiárido nordestino, onde as chuvas são raras e as temperaturas, altas. Esse clima apresenta períodos prolongados de seca, e a falta de água dificulta a prática da agricultura e a criação de animais para subsistência. Nas últimas décadas, com a agricultura irrigada, o agronegócio se expandiu, e hoje o polo agrícola de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) produz frutas e hortaliças de alta qualidade.

Clima tropical litorâneo

Clima marcado por altas temperaturas e pela influência das massas de ar úmidas do Atlântico. Ocorre nas áreas costeiras do território brasileiro. Devido à maritimidade, esse tipo de clima apresenta baixa amplitude térmica (pequena diferença de temperatura entre o dia e a noite) e a influência de massas de ar oceânicas provoca chuvas bem distribuídas ao longo do ano. O clima tropical litorâneo favorece os cultivos que suportam bem a umidade, como o da banana, e a prática do turismo, principalmente na costa brasileira.

Clima tropical de altitude

Clima característico de altitudes superiores a 800 metros. Ocorre nas áreas serranas do Sudeste, principalmente na Serra da Mantiqueira. Nessas áreas, as temperaturas médias anuais são baixas e é comum a prática da pecuária familiar e da piscicultura.

Clima subtropical

Ocorre na Região Sul e em pequena porção do Sudeste e do Centro-Oeste, em áreas situadas ao sul do trópico de Capricórnio. Nessas regiões, os verões são quentes e chuvosos e os invernos são os mais rigorosos do país. Há ocorrência de geadas e, em casos raros, de neve. Esse clima de temperaturas mais baixas favorece a pecuária.

 

Etapa 2:

Atividade Complementar

1.      No Brasil, país localizado na Zona Tropical, devido à maior parte do território brasileiro se situar em áreas de baixas latitudes. Qual o climas predominante no Brasil?

2.      Idique qual clima da coluna 1 apresenta as caracteristicas descritas na coluna 2.

Coluna 1:

( a) Clima tropical

(b) Clima subtropical

               (c) Clima tropical semiárido

               (d) Clima tropical de altitude

(e) Clima equatorial

               (f) Clima tropical litorâneo

Coluna 2:

 

(  ) Clima marcado por altas temperaturas e pela influência das massas de ar úmidas do Atlântico. Ocorre nas áreas costeiras do território brasileiro.

                      (  ) O clima tropical predomina no Centro-Oeste, no Sudeste e em parte do Nordeste, apresentando                                               em  temperaturas médias anuais superiores a 18 °C.

(  ) Clima característico de altitudes superiores a 800 metros. Ocorre nas áreas serranas do Sudeste, principalmente na Serra da Mantiqueira.

(  ) Ocorre na região conhecida como semiárido nordestino, onde as chuvas são raras e as temperaturas, altas.

(  ) Ocorre na Região Sul e em pequena porção do Sudeste e do Centro-Oeste,              Ocorre na Região Sul e em pequena porção do Sudeste e do Centro-Oeste, em áreas situadas ao sul do trópico de Capricórnio.

(  )  Ocorre na região conhecida como semiárido nordestino, onde as chuvas são raras e as temperaturas, altas.

 

 

Aula 8 : Inicie a aula com um bom dia ,faça um levantamento de conhecimento prévio dos alunos a respeito do que eles entendem sobre os TIPOS DE VEGETAÇÃO DO BRASIL. Nessa aula serão trabalhadas a formações vegetais do Brasil. O mapa e as fotografias servirão de base para a abordagem do cada tema também é analisado. Em seguida  pedir para que os alunos exponham opinioes sobre  leitura do texto.

 

Etapa 1:

Leitura do texto:

                                                                                                

TIPOS DE VEGETAÇÃO DO BRASIL

 

O Brasil apresenta extensas formações vegetais, que abrigam grande diversidade de espécies. Os principais tipos de vegetação no país podem ser observados no mapa a seguir.

 

 

 

Ler o mapa

·         Que tipo de vegetação existe no lugar onde você mora?

 

 

 

 

                                                                                                                                  

                                                                                                     Floresta Amazônica

 

A vegetação amazônica é densa e apresenta, em geral, árvores de grande porte e variações, como florestas fluviais alagadas, também chamadas matas de inundação (mata de igapó, permanentemente alagada, e mata de várzea, periodicamente alagada), e as campinas. A enorme biodiversidade da Floresta Amazônica torna possível a oferta de alimentos com grande potencial econômico (como o açaí, o babaçu, o cupuaçu e a castanha), além de remédios e matérias-primas para a criação de produtos. Muitas famílias e comunidades ribeirinhas, grupos indígenas e quilombolas dependem dos recursos da floresta, como alimentos e ervas medicinais, para sua sobrevivência.

                            Mata Atlântica

   Vegetação densa e com grande diversidade de espécies endêmicas, a Mata Atlântica é uma floresta tropical que, no passado, recobria extensa faixa do litoral brasileiro, estendendo- -se do nordeste ao sul do país e avançando quilômetros em direção ao interior. Pelo fato de ocorrer em áreas litorâneas, que concentram cerca de 70% da população, a Mata Atlântica foi quase totalmente devastada, dando lugar à agricultura e à expansão urbana. Segundo a Fundação SOS Mata Atlântica, somadas as áreas remanescentes superiores a 100 hectares, hoje restam apenas 8,5% da mata original. Dessa fração, a maior parte está restrita a áreas de proteção ambiental, onde o turismo desponta como uma alternativa capaz de conciliar a conservação do ambiente com o sustento de comunidades locais.

                 

Mata dos Pinhais

Floresta subtropical localizada nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a Mata dos Pinhais foi bastante devastada ao longo do tempo, principalmente em virtude da exploração de madeira, restando apenas cerca de 3% de sua área original. No Paraná, cerca de metade do estado era recoberta originalmente por essa vegetação.

 A Mata dos Pinhais é composta de uma variedade restrita de espécies vegetais, das quais a predominante é a araucária (pinheiro-do-paraná), motivo pelo qual também é conhecida como Mata de Araucárias.

                                                                                  

                         

Cerrado

  

Segunda maior formação vegetal do Brasil, o Cerrado ocupa mais de 20% do território nacional, predominando na Região Centro-Oeste. Daí se estende de forma contínua para os estados das regiões Nordeste e Sudeste, atingindo uma pequena área da Região Sul e apresentando algumas manchas menores dispersas na Amazônia. Há predomínio de vegetação de pequeno porte e árvores isoladas. A duração da estação seca é de seis meses, período em que as plantas aproveitam a reserva hídrica existente no subsolo e, dependendo do seu sistema de raízes (superficiais ou profundas), secam ou se mantêm verdejantes.

                                                                                                                                   Caatinga    

   Ocorre na Zona Semiárida mais populosa do planeta e ocupa parte da Região Nordeste. O nome “Caatinga”, que em tupi-guarani significa “floresta branca”, deve-se ao fato de, na maior parte do ano, esse tipo de vegetação apresentar aspecto esbranquiçado. As plantas dessa vegetação são adaptadas à falta de chuvas, como os cactos, e muitas não apresentam folhas durante longos períodos. Acredita-se que muitas espécies endêmicas com potencial econômico ainda sejam pouco conhecidas. 

                                                                                                                                                                                                                         

 Campos

A vegetação dos Campos caracteriza-se pela predominância de gramíneas. No Brasil, é encontrada principalmente no estado do Rio Grande do Sul. Essa formação vegetal, que engloba mais de 150 mil quilômetros quadrados de pastagens naturais, é bastante utilizada para a alimentação do gado bovino na pecuária extensiva.

 

 

 

 

 

Etapa 2: Nessa aula solicitar aos alunos a assistir um vídeo “Tipos de vegetação do Brasil” que esta disponínel no link: https://youtu.be/jewWyfEUH6I

 

 

Aula 9 :

Etapa 1: Nesta aula, os alunos terá a oportunidade de usar sua criatividade.

·         Propor para os alunos a confeccção e criação de maquetes ( utilizar material resiclável) a partir da escolha um tipo de vegetação que mais o chamou a atenção, para apresentação na aula seguinte.

·         Outra sugestão é o desenho bem caprichado de um tipo de vegetação, com uma produção de texto relacionado a escolha do tipo de vegetação do Brasil.

 

Etapa 2:

 

·         Apresentação das maquetesproduzidas pelos alunos na última aula. Este momento é para sanar duvídas.

·         Socialização.

 

 

                                                                    Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

 

 

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