7º ano - I Sequência 2021

 

                                                         SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: As competências socioemocionais em tempos de pandemia

Subtema: Amabilidade para aprender Geografia

Unidade Temática: O sujeito e o seu lugar no mundo

Objetos do Conhecimento: Identidade socioculturais. Transformação das paisagens naturais e antrópicas.

Objetivo geral:  Promover um momento de reconhecimento de trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das diferentes experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento.

Conhecer o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza.

Ano: 7°                          Período: 29/03/2021  a  10/04/2021                                Nº de Aulas: 6

                            HABILIDADES

 

EF06GE01: Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes temos.

EF06GE05: Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.

EF06GE06: Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização e ofertas de diversos serviços, partindo de sua realidade.

EF06E06:Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo cobertura vegetal, rios, etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.

              COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história

                 COMPETÊNCIAS GERAIS

 1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva

6:Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

7:Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

             COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nasatiovidades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

 

 

 

 

                                                                  1ªAula

Objetivo da aula:

  Promover um momento de reconhecimento de trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das diferentes experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento.

  Reconhecer, avaliar e lidar com os próprios sentimentos, conduzindo ao desenvolvimento efetivo de habilidades emocionais entre eles. 

Aguçar a criatividade e questionamentos que despertam a capacidade de distinguir e expressar emoções e sentimentos.

Demonstrar empatia pelos colegas de classe, professores e funcionários da escola.

Identificar nos colegas diferentes sentimentos.

Para iniciar a Semana diagnóstico:

        Acolhida

        Socialização

        Apresentação do Componente Curricular

        Momento Reflexivo:

         Indagar aos alunos “O que trago na bagagem sobre Geografia (esse momento os alunos responderão o que lembram do ano anterior a respeito do Componente Curricular, o que marcou durante as aulas e por que marcou...)?”. Após ouvir os alunos, é hora de partir para o “Emocionômetro”, deverá perguntar aos alunos quais emoções o Componente Curricular desperta neles, sugerir emoções como tristeza, alegria, entusiasmo, encantamento, nojo, repulsa..., pedir para que justifiquem.

        Primeiro contato com os alunos vamos trabalhar o subtema em etapas.

  Boas vindas: bate papo sobre o que aprenderam durante o período de distanciamento social.

 

  Esse momento é excelente para sanar as dúvidas, perceber o que realmente o aluno entendeu sobre o momento que estamos vivendo. Nessa aula você pode explicar como o período de crise foi também, um período de geração de ideias inovadoras.

 

ETAPA 1:

 Assistir com os alunos o vídeo Como desenvolver amabilidade que estão disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=yYZOJ-Rn9hU  Uma boa reflexão sobre ações e recursos, sobre afeto e criatividade, que podem transformar a escola em um lugar que acolhe e ensina a todos os alunos.  

Duração (01:37).

 Em seguida iniciar ima discursão e pedir que anotem no caderno as informações que considerem mais relenates a respeito do vídeo.

 

ETAPA 2:

 Após assistir o vídeo e anotar as informações, fazer um bate papo com os alunos sobre as informações a respeito do filme, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas.Professor, aproveite o momento para instigar e provocar os alunos a refletirem e argumentar sobre o filme.

 

ETAPA 3:

 

Atividade sugestiva: Solicitar aos alunos que faça uma produção de texto com relatos do filme.

 

 

 

                                                                                 Aula 2:

Etapa 1:

Nesse momento o professor disponibiliza aos alunos uma dinâmica referente aos temas  associada ao que trago na bagagem sobre Geografia e o que aprendi na quarentena sobre o distanciamento social

 

CONDUÇÃO

 

Pedir para escrever 6 palavras de algo referente a pessoas ou coisa essenciais em sua vida, que não poderia viver sem as mesmas.

Prosseguir dizendo que todos devem imaginar que irão fazer uma viagem num pequeno barco e que você e as preciosidades, que escreveu irão fazer uma viagem até um paraíso. A viagem segue tranquila, você está no comando do barco e tudo que mais ama está contigo. Porém, de repente alguém informa pelo rádio que uma tempestade se aproxima e seu barco está muito cheio e para o barco não afundar é necessário desfazer de 3 itens que carrega no barco. Caso contrário o barco afundará. Então você desfaz de 3 itens que julga menos importante e pode continuar vivendo sem eles

A viagem segue com você no comando e os 3 itens mais importantes da sua vida.

Porém o tempo piora, a tempestade se aproxima ainda mais e outra informação chega pelo rádio: terá que desfazer de mais um item da bagagem. E agora? É preciso tirar algo precioso para você. Qual?  Só ficará com 2 itens importantes. Não tem jeito e um item é tirado. Com o coração apertado, segue a viagem.

Logo a diante inicia a tempestade, mar agitado, o medo o desespera, as lágrimas atrapalham a visão e outra informação chega: desfaça de outro item ou não chegará ao final da viagem. Que desespero! Mas não tem jeito e em prantos você desfaz de algo ou alguém que tanto ama.

A viagem segue, aos poucos a tempestade passa, o mar fica calmo e você só tem a companhia da bagagem favorita. Começa a sentir falta dos 5 descartados, bate arrependimento e decide voltar para ver se consegue resgatar algo do que lançou fora ao longo da viagem. É a última chance de recuperar algo ou alguém muito importante. De repente consegue alcançar e pegar um dos itens descartados ... suspense. Quem ou o que você pegou?

Reflexão sobre a dinâmica:

A viagem – nossa vida

As bagagens – tudo o que a gente escolhe na vida, pessoas, sentimentos

A bagagem escolhida – é o que é mais importante na vida, algo ou alguém que se valoriza acima de tudo.

O rádio – nossa consciência

Bagagem descartada – nossos arrependimentos, mostra que as vezes descartamos pessoas ou sentimentos e quando tentamos recuperá-los eles não são os mesmos, estão feridos, machucados.

Etapa 2:

Atividade :

    O que trago na bagagem sobre Geografia e o que aprendi na quarentena sobre o distanciamento social

 

  1.Como você tem se sentido durante a pandemia? Em uma escala de 1 a 5, sendo 1= pouco e 5= muito, assinale a intensidade dos sentimentos /emoções que você tem vivenciado:

 

Animado (a)=

Confiante =

Ansioso(a)=

Preocupado(a)=

Triste =

 

 

  2.   Defina, em uma palavra, seu sentimento em relação ao retorno das atividades online:____________________________________________________________________________________

  3. Q ual o ponto negativo que você vivenciou em 2020 e não gostaria de trazer para 2021?

  4.  Durante o distanciamento aconteceu algo importante, que gostaria de mencionar? E quais emoções foi possível identificar?

 

  5.  Qual foi o seu maior desafio durante o isolamento social ?

 

  6.  Qual foi o seu maior aprendizado com essa experiência?

 

  7. Descreva com poucas palavras um ponto positivo nesse aprendizado que você traz para 2021? Justifique a sua resposta.

 

                                                                         AULA 3:

Etapa 1:

Roda de conversas

Professores e estudantes reúnem-se em um bate papo para expressar o que vivenciaram em momentos de distanciamento, quais os sonhos, as mudanças vivenciadas, entre outras possibilidfades . Por meio da lingagem e interação, os estudantes e professores podem conhecer outras realidades. O professor deve mediar e direcionar a conversa, estimulando a participação.

Resolução de atividade relacionada ao Emocionômetro que é um recurso educativo para ensinar a identificar e regular emoções e sentimentos.

    Etapa2:

Após a roda de conversa professor disponibilisa uma atividade relacionada ao   “Emocionômetro.

    Atividade:

 Hora de partir para o “Emocionômetro

1.      Observe alguns dos nossos sentimentos ilustrados em carinhas. Preencha os espaços em branco com os respectivos sentimentos :

 

Alegria – raiva – medo – tristeza – ternura – calma – nojo – dor – admiração – cansaço – preocupação.

   

b.      Observando as carinhas em seu caderno descreva quais sentimentos se destacaram em sua vivência de distanciamento social? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

b.      Agora usando a sua criatividade e reflexção no momento, desenhe duas carinhas que demostre o seu sentimento em relação ao início as atividades online.

 

                                                                               AULA 4:

Etapa 1:

 Depois de um bom dia e chamada o professor inícia a aula fazendo um levantamento prévio sobre a aula anterior. Oque mais chamou a atenção? Por quê? E sobre nas aulas remotas/ online  quais assuntos o chamou mais atenção?

Depois desse levantamento prévio o professor pede para o aluno decrever no caderno o assunto que mais o chamou atenção.? E por quê?

 Etapa 2:

 

Atividade

                                                                              Atividade

Momento de reflexão:

 1.Fazer a leitura de imagens de pessoas praticando habilidades no espaço geografico. Em seguida fazer a leitura de um texto abaixo:

a)

WhatsApp Image 2021-03-23 at 17.58.41 (1)b)  Imagens vetoriais Amabilidade, banco de Amabilidade vetores | Depositphotos®

É preciso levar certas coisas na brincadeira, incluindo aquelas que outros levariam mais a sério. Assim, demonstra-se amabilidade e se lança um ímã no coração dos outros.

Baltasar Gracián y Morales

 

Após a análise e reflexão, fazer uma produção de um texto referente a cada imagem acima.

a)

 

b)

2. N a imagem acima apresenta pessoas praticando habilidades em vários lugares da terra. Sendo assim qual das imagens é possivel identificar

                                                                            AULA 5:

 

Etapa 1:

Levantamento de Conhecimentos Prévios a parti da leitura do texto Orientação e Localização no Espaço Geográfico, fazer uma breve discussão sobre o texto, em seguida levantar seguintes questões: O que você entende sobre o assunto abordado?

ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRAFICO

Quando você sai de seu bairro para outra cidade, não deve se preocupar apenas com a distância entre esses lugares ou com o tempo que vai gastar para percorrê-la. É preciso também observar qual a direção a ser tomada, pois é a partir do lugar onde você está que poderá localizar o lugar para onde vai.

Os meios de orientação são vários: o Sol, a constelação do Cruzeiro do Sul (no hemisfério sul), a bússola. Entretanto, para utilizar qualquer um deles, é preciso conhecer os pontos cardeais, que são a base desses meios de orientação.

Os pontos cardeais são quatro: norte, sul, leste e oeste.

Orientação pelo Sol e pela Lua

Há muito tempo as pessoas utilizam os astros para se orientar, sendo o Sol o mais empregado.

O Sol é a estrela mais próxima da Terra, nosso planeta. É a energia do Sol que ilumina e aquece a Terra. Sem o Sol, seria impossível a vida em nosso planeta.

Para você se orientar pelo Sol, precisa saber onde ele aparece ou desaparece todos os dias.

A direção em que o Sol aparece todos os dias chama-se leste ou este, ou nascente ou oriente.

A direção em que o Sol desaparece todos os dias chama-se oeste ou poente ou ocidente.

Sabendo onde estão o leste e o oeste, você pode olhar as direções que faltam: sul e norte.

É importante destacar que o Sol não nasce exatamente no mesmo ponto todos os dias do ano. Existe uma pequena variação, de acordo com as estações do ano (como no inverno e no verão).

 

·         Estenda ou estique o braço direito na direção leste.

·         Estenda ou estique o braço esquerdo na direção oeste.

·         Às suas costas estará o sul.

·         À sua frente estará o norte.

Para nos orientarmos pela Lua, procedemos da mesma maneira, pois a Lua também nasce a leste e se põe a oeste.

Orientação pelo Cruzeiro do Sul

O Cruzeiro do Sul é uma constelação formada por cinco estrelas principais com o formato de uma cruz. A estrela que se encontra na extremidade inferior da cruz é a Estrela de Magalhães e indica o sul, por meio do qual se podem encontrar os outros pontos cardeais.

 

Orientação pela bússola

A bússola é um meio de orientação muito utilizado.

Ela é um instrumento com formato de relógio, possuindo uma rosa dos ventos no interior e uma agulha imantada, no lugar dos ponteiros, que aponta sempre para o norte.

Rosa dos ventos

Quando você estiver localizando os elementos de sua escola, ou de outro ambiente qualquer, talvez sinta alguma dificuldade em apontar a direção exata de alguns deles. Como resolver essa dificuldade?

Por meio dos pontos colaterais. Eles também são quatro e estão situados entre os pontos cardeais.

Veja:

São pontos colaterais:

·         o nordeste (NE), entre o norte e o leste;

·         o sudeste (SE), entre o sul e o leste;

·         o sudoeste (SO), entre o sul e o oeste.

·         o noroeste (NO), entre o norte e o oeste.

Os pontos cardeais e os pontos colaterais são as mais importantes direções da rosa dos ventos.

Ao procurar uma direção, você deve sempre se imaginar no centro da rosa dos ventos.

Os pontos cardeais

Pontos cardeais são pontos principais ou pontos fundamentais. Eles são os mais importantes pontos de orientação.

Os pontos cardeais nos permitem dar uma ordem ao espaço terrestre. Este espaço pode ser bem pequeno, como o seu quarto, sua casa ou sua escola. Mas também pode ser grande como a sua cidade.

Pode ser um espaço maior, como a região em que se encontram sua cidade e todas as cidades vizinhas, bem como todo o seu Estado ou nosso país. E maior ainda, como um continente ou todos os continentes juntos e mais os oceanos, isto é, como o planeta Terra.

Por: Wilson Teixeira Moutinho

 

 

Atividade

 

 

                                                                            AULA 6:

 

Etapa 1:

 

Nessa aula depois deuma breve reflexão sobre a aula anterior , correção da atividade e socializacão.

Atividade sugestiva:

Produzir um texto referente o que você espera para as aula remotas/online de 2021.

Socialização.

                                                                               

                                                                               Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário