SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|||||||
TEMA: As competências
socioemocionais em tempos de pandemia Subtema: “Amabilidade para aprender Geografia” |
Unidade Temática:
O sujeito
e o seu lugar no mundo Objetos do
Conhecimento: Identidade socioculturais. Transformação das
paisagens naturais e antrópicas. |
||||||
Objetivo geral: Promover um momento
de reconhecimento de trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das
diferentes experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento. Conhecer o espaço geográfico
como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços,
assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para
a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza. |
|||||||
Ano: 7° Período:
29/03/2021 a 10/04/2021 Nº
de Aulas: 6 |
|||||||
HABILIDADES |
|||||||
|
|||||||
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|||||||
1. Utilizar os conhecimentos geográficos para
entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito
de investigação e de resolução de problemas. 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história |
|||||||
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|||||||
1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente
construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e
explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de
uma sociedade justa, democrática e inclusiva 6:Construir argumentos com base
em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que
respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer
natureza. 7:Agir pessoal e coletivamente com respeito
,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação ,
propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios
éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários. |
|||||||
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|||||||
Autonomia; autoestima;
autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de
buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
|||||||
|
|||||||
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|||||||
OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de duas semanas
para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão
do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil
a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nasatiovidades realizadas. Informações para os
alunos . Boas vindas.
-Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas
(app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... -
Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as
aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos,
animais etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula).
1ªAula Objetivo da aula: Promover um momento de reconhecimento de
trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das diferentes
experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento. Reconhecer, avaliar e lidar com os próprios
sentimentos, conduzindo ao desenvolvimento efetivo de habilidades emocionais
entre eles. Aguçar
a criatividade e questionamentos que despertam a capacidade de distinguir e
expressar emoções e sentimentos. Demonstrar
empatia pelos colegas de classe, professores e funcionários da escola. Identificar
nos colegas diferentes sentimentos. Para
iniciar a Semana diagnóstico: ●
Acolhida ●
Socialização ●
Apresentação do
Componente Curricular ●
Momento Reflexivo: ●
Indagar aos alunos “O que trago na bagagem
sobre Geografia (esse momento os alunos responderão o que lembram do ano
anterior a respeito do Componente Curricular, o que marcou durante as aulas e
por que marcou...)?”. Após ouvir os alunos, é hora de partir para o
“Emocionômetro”, deverá perguntar aos alunos quais emoções o Componente
Curricular desperta neles, sugerir emoções como tristeza, alegria,
entusiasmo, encantamento, nojo, repulsa..., pedir para que justifiquem. ●
Primeiro contato com os alunos
vamos trabalhar o subtema em etapas.
Boas vindas: bate papo sobre o que aprenderam
durante o período de distanciamento social. Esse momento é excelente para sanar as
dúvidas, perceber o que realmente o aluno entendeu sobre o momento que
estamos vivendo. Nessa aula você pode explicar como o período de crise foi
também, um período de geração de ideias inovadoras. ETAPA
1: Assistir com os alunos o vídeo
Como desenvolver amabilidade que estão disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=yYZOJ-Rn9hU Uma boa reflexão sobre ações e recursos,
sobre afeto e criatividade, que podem transformar a escola em um lugar que
acolhe e ensina a todos os alunos. Duração
(01:37). Em seguida iniciar ima
discursão e pedir que anotem no caderno as informações que considerem mais
relenates a respeito do vídeo. ETAPA
2: Após assistir o vídeo e anotar as
informações, fazer um bate papo com os alunos sobre as informações a respeito
do filme, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas
levantadas.Professor, aproveite o momento para instigar e provocar os alunos
a refletirem e argumentar sobre o filme. ETAPA
3: Atividade
sugestiva: Solicitar aos alunos que faça uma
produção de texto com relatos do filme.
Aula 2: Etapa
1: Nesse momento o professor
disponibiliza aos alunos uma dinâmica referente aos temas associada ao
que trago na bagagem sobre Geografia e o que aprendi na quarentena sobre o distanciamento social CONDUÇÃO Pedir para escrever 6 palavras de
algo referente a pessoas ou coisa essenciais em sua vida, que não poderia
viver sem as mesmas. Prosseguir dizendo que todos devem
imaginar que irão fazer uma viagem num pequeno barco e que você e as
preciosidades, que escreveu irão fazer uma viagem até um paraíso. A viagem
segue tranquila, você está no comando do barco e tudo que mais ama está contigo.
Porém, de repente alguém informa pelo rádio que uma tempestade se aproxima e
seu barco está muito cheio e para o barco não afundar é necessário desfazer
de 3 itens que carrega no barco. Caso contrário o barco afundará. Então você
desfaz de 3 itens que julga menos importante e pode continuar vivendo sem
eles A viagem segue com você no comando
e os 3 itens mais importantes da sua vida. Porém o tempo piora, a tempestade
se aproxima ainda mais e outra informação chega pelo rádio: terá que desfazer
de mais um item da bagagem. E agora? É preciso tirar algo precioso para você.
Qual? Só ficará com 2 itens
importantes. Não tem jeito e um item é tirado. Com o coração apertado, segue
a viagem. Logo a diante inicia a tempestade,
mar agitado, o medo o desespera, as lágrimas atrapalham a visão e outra
informação chega: desfaça de outro item ou não chegará ao final da viagem.
Que desespero! Mas não tem jeito e em prantos você desfaz de algo ou alguém
que tanto ama. A viagem segue, aos poucos a
tempestade passa, o mar fica calmo e você só tem a companhia da bagagem
favorita. Começa a sentir falta dos 5 descartados, bate arrependimento e
decide voltar para ver se consegue resgatar algo do que lançou fora ao longo
da viagem. É a última chance de recuperar algo ou alguém muito importante. De
repente consegue alcançar e pegar um dos itens descartados ... suspense. Quem
ou o que você pegou? Reflexão sobre a dinâmica: A viagem – nossa vida As bagagens – tudo o que a gente
escolhe na vida, pessoas, sentimentos A bagagem escolhida – é o que é
mais importante na vida, algo ou alguém que se valoriza acima de tudo. O rádio – nossa consciência Bagagem descartada – nossos
arrependimentos, mostra que as vezes descartamos pessoas ou sentimentos e
quando tentamos recuperá-los eles não são os mesmos, estão feridos,
machucados. Etapa
2: Atividade :
O que trago na bagagem sobre Geografia e o que aprendi na quarentena
sobre o distanciamento social 1.Como você tem se sentido durante a
pandemia? Em uma escala de 1 a 5, sendo 1= pouco e 5= muito, assinale a
intensidade dos sentimentos /emoções que você tem vivenciado:
2. Defina, em uma palavra,
seu sentimento em relação ao retorno das atividades
online:____________________________________________________________________________________ 3. Q ual o ponto negativo que você
vivenciou em 2020 e não gostaria de trazer para 2021? 4. Durante o distanciamento aconteceu algo
importante, que gostaria de mencionar? E quais emoções foi possível
identificar? 5. Qual foi o seu maior desafio durante o
isolamento social ? 6. Qual foi o seu maior aprendizado com essa
experiência? 7. Descreva com poucas palavras
um ponto positivo nesse aprendizado que você traz para 2021? Justifique a sua
resposta.
AULA 3: Etapa
1: Roda
de conversas Professores
e estudantes reúnem-se em um bate papo para expressar o que vivenciaram em
momentos de distanciamento, quais os sonhos, as mudanças vivenciadas, entre
outras possibilidfades . Por meio da lingagem e interação, os estudantes e
professores podem conhecer outras realidades. O professor deve mediar e
direcionar a conversa, estimulando a participação. Resolução
de atividade relacionada ao
Emocionômetro que é um recurso educativo para ensinar a identificar e
regular emoções e sentimentos.
Etapa2: Após a roda de conversa professor disponibilisa uma
atividade relacionada ao “Emocionômetro. Atividade: Hora de partir para o “Emocionômetro 1.
Observe
alguns dos nossos sentimentos ilustrados em carinhas. Preencha os espaços em
branco com os respectivos sentimentos : Alegria –
raiva – medo – tristeza – ternura – calma – nojo – dor – admiração – cansaço
– preocupação.
b.
Observando
as carinhas em seu caderno descreva quais sentimentos se destacaram em sua
vivência de distanciamento social? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ b.
Agora
usando a sua criatividade e reflexção no momento, desenhe duas carinhas que
demostre o seu sentimento em relação ao início as atividades online.
AULA 4: Etapa
1: Depois de um bom dia e chamada o professor inícia
a aula fazendo um levantamento prévio sobre a aula anterior. Oque mais chamou
a atenção? Por quê? E sobre nas aulas remotas/ online quais assuntos o chamou mais atenção? Depois desse levantamento
prévio o professor pede para o aluno decrever no caderno o assunto que mais o
chamou atenção.? E por quê? Etapa 2: Atividade
Atividade Momento
de reflexão:
1.Fazer a
leitura de imagens de pessoas praticando habilidades no espaço geografico. Em
seguida fazer a leitura de um texto abaixo: a) b) É preciso levar certas coisas
na brincadeira, incluindo aquelas que outros levariam mais a sério. Assim,
demonstra-se amabilidade e se lança um ímã no coração dos outros. Baltasar Gracián y Morales Após a análise e reflexão, fazer
uma produção de um texto referente a cada imagem acima. a) b) 2. N a imagem acima apresenta
pessoas praticando habilidades em vários lugares da terra. Sendo assim qual
das imagens é possivel identificar
AULA 5: Etapa
1: Levantamento de Conhecimentos
Prévios a parti da leitura do texto Orientação e Localização no Espaço Geográfico, fazer
uma breve discussão sobre o texto, em seguida levantar seguintes questões: O
que você entende sobre o assunto abordado? ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRAFICO Quando
você sai de seu bairro para outra cidade, não deve se preocupar apenas com a
distância entre esses lugares ou com o tempo que vai gastar para percorrê-la.
É preciso também observar qual a direção a ser tomada, pois é a partir do
lugar onde você está que poderá localizar o lugar para onde vai. Os
meios de orientação são vários: o Sol, a constelação do Cruzeiro do
Sul (no hemisfério sul), a bússola. Entretanto, para utilizar
qualquer um deles, é preciso conhecer os pontos cardeais, que são a base
desses meios de orientação. Os
pontos cardeais são
quatro: norte, sul, leste e oeste. Orientação pelo Sol e pela Lua Há muito tempo as pessoas utilizam os
astros para se orientar, sendo o Sol o mais empregado. O Sol é a estrela mais próxima
da Terra, nosso planeta. É a energia do Sol que ilumina e aquece
a Terra. Sem o Sol, seria impossível a vida em nosso planeta. Para você se orientar pelo Sol,
precisa saber onde ele aparece ou desaparece todos os dias. A direção em que o Sol aparece
todos os dias chama-se leste ou este,
ou nascente ou oriente. A direção em que
o Sol desaparece todos os dias
chama-se oeste ou poente ou ocidente. Sabendo onde estão o leste e o oeste,
você pode olhar as direções que faltam: sul e norte. É importante destacar que o Sol não
nasce exatamente no mesmo ponto todos os dias do ano. Existe uma pequena
variação, de acordo com as estações do ano (como no inverno e no verão). ·
Estenda
ou estique o braço direito na direção leste. ·
Estenda
ou estique o braço esquerdo na direção oeste. ·
Às
suas costas estará o sul. ·
À
sua frente estará o norte. Para nos orientarmos pela Lua,
procedemos da mesma maneira, pois a Lua também nasce a leste e se põe a
oeste. Orientação pelo Cruzeiro do Sul O
Cruzeiro do Sul é uma constelação formada por cinco estrelas principais com o
formato de uma cruz. A estrela que se encontra na extremidade inferior da
cruz é a Estrela de Magalhães e indica o sul, por meio do qual se
podem encontrar os outros pontos cardeais. Orientação pela bússola A
bússola é um meio de orientação muito utilizado. Ela
é um instrumento com formato de relógio, possuindo uma rosa dos ventos no
interior e uma agulha imantada, no lugar dos ponteiros, que aponta sempre
para o norte. Rosa dos ventos Quando você estiver localizando os
elementos de sua escola, ou de outro ambiente qualquer, talvez sinta alguma
dificuldade em apontar a direção exata de alguns deles. Como resolver essa
dificuldade? Por meio dos pontos colaterais. Eles
também são quatro e estão situados entre os pontos cardeais. Veja: São
pontos colaterais: ·
o
nordeste (NE), entre o norte e o leste; ·
o
sudeste (SE), entre o sul e o leste; ·
o
sudoeste (SO), entre o sul e o oeste. ·
o
noroeste (NO), entre o norte e o oeste. Os pontos cardeais e
os pontos colaterais são as mais importantes direções da rosa dos ventos. Ao procurar uma
direção, você deve sempre se imaginar no centro da rosa dos ventos. Os
pontos cardeais Pontos cardeais são pontos principais ou
pontos fundamentais. Eles são os mais importantes pontos de orientação. Os pontos cardeais nos permitem dar uma
ordem ao espaço terrestre. Este espaço pode ser bem pequeno, como o seu quarto,
sua casa ou sua escola. Mas também pode ser grande como a sua cidade. Pode ser um espaço maior, como a região
em que se encontram sua cidade e todas as cidades vizinhas, bem como todo o
seu Estado ou nosso país. E maior ainda, como um continente ou todos os
continentes juntos e mais os oceanos, isto é, como o planeta Terra. Por: Wilson
Teixeira Moutinho Atividade
AULA 6: Etapa
1: Nessa aula depois deuma breve reflexão
sobre a aula anterior , correção da atividade e socializacão. Atividade
sugestiva: Produzir um texto referente o
que você espera para as aula remotas/online de 2021. Socialização.
Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário