De 06 a 10/09/2021: Tema intercurricular: As diversas facetas do consumo Tema integrador: Educação Financeira para o consumo Educação
Financeira doméstica. De 13 a 17/09/2021: Tema intercurricular: “Leitura e escrita em movimento: Itamaraju em foco” Tema integrador: Escrita e
contextualização em Matemática |
Unidade Temática: Números |
Objetos de
Conhecimento: Adição e subtração com números racionais |
|
Ano: 7º Período: 06 a 17/09/2021 Nº. de Aulas: 08 |
|
HABILIDADES |
|
1- (EF07MA08) Comparar e ordenar
frações associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão,
razão e operador. 2- (EF07MA09) Utilizar, na resolução
de problemas, a associação entre razão e fração, como a fração 2/3 para
expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou
três partes de outra grandeza. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
2. Desenvolver o raciocínio
lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos
convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e
atuar no mundo. 3. Compreender as relações entre
conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética,
Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do
conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e
aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança
na busca de soluções. |
|
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|
1. Valorizar e utilizar os
conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e
inclusiva. 5. Compreender, utilizar e criar
tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências
culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem
entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas
ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. 10. Agir pessoal e coletivamente
com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários. |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia; Autoestima; Ética;
Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança;
Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana: 06 a 10/09/2021 1ª e 2ª aulas: Adição e subtração com números racionais 1º
momento ● Revisar
adição e subtração com números racionais ● Orientar
a responder a atividade 1 (ver em anexo). 2º
momento ● Corrigir
a atividade 1. 3ª e 4ª aulas: Adição e subtração com números racionais 1º
momento ●
Aplicar os desafios 1, 2, 3 (ver anexo).
Quem for respondendo primeiro, vai pontuando... ●
Orientar a responder a atividade 2 (ver em anexo). 2º
momento ●
Corrigir a atividade 2. Segunda semana: 13 a 17/09/2021 5ª e 6ª aulas: Adição e subtração com números racionais 1º
momento ● Exemplificar
o objeto de conhecimento, enfatizando leitura, interpretação e
contextualização.. ●
Orientar a responder a atividade 3 (ver em anexo). 2º
momento ●
Corrigir a atividade 3. 7ª e 8ª aulas: Adição e subtração com números
racionais 1º
momento ● Criar uma brincadeira
sobre o objeto de conhecimento (se a aula for presencial) ou jogar em tempo
real (se a aula for ainda online) em: https://wordwall.net/pt/resource/19314600/adi%C3%A7%C3%A3o-e-subtra%C3%A7%C3%A3o-fra%C3%A7%C3%A3o . Ou fique livre para
criar outra coisa. ● Orientar a responder
à atividade 4 (ver anexo). 2º
momento ●
Corrigir a atividade 4. |
RECURSOS:(X ) Livro didático;
() Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos;
( ) Material pertinente ao experimento; (
) Informativos; (X ) Outros:celular, notebook. |
AVALIAÇÃO:( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( )
Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( )
Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros: |
|
Professor: ____________________________________________________________________________
Escola: _______________________________________________________________________________
ANEXO
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais
Escola: ______________________________________.
Data: _______________. 7° ano/Turma: ___ Professor: _________________________________________.
Componente Curricular: MATEMÁTICA Aluno:______________________________________________________________________________ |
Objetos de Conhecimento: ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
COM NÚMEROS RACIONAIS |
ATIVIDADE 1 (ESTUDO REMOTO)
1. Calcule:
Fonte:
https://matematicaseriada.blogspot.com/2014/11/exercicios-com-fracoes.html
2. (PM ES – AOCP). O resultado da soma abaixo é um número:
A) divisível por 2. B)
inteiro negativo.
C) divisível por 3. D) racional e inteiro.
E) racional negativo.
a) 13/15 b)
13/5 c) – 7/5 d) 9/15 e) 9/5
Fonte: https://sabermatematica.com.br/exercicios-resolvidos-adicao-e-subtracao-de-fracoes.html
ATIVIDADE 2 (ESTUDO REMOTO)
Questão 1
Questão 2
Questão 3
Fonte: https://www.matematica.pt/aulas-exercicios.php?id=115
ATIVIDADE 3
1. A figura mostra duas
barras idênticas de chocolate que foram divididas, cada uma delas, em partes
iguais. A área destacada representa a quantidade de chocolate consumido por uma
pessoa.
A quantidade total de chocolate
consumido, indicado na figura, pode ser representada por um número racional na
forma fracionária ou na forma decimal. Quais são esses números?
a) 15 ou
1,875.
8
b) 7 ou
1,75.
4
c) 13 ou
1,625.
8
d) 11 ou
1,375.
8
e) 9 ou
1,125.
8
2. (FCC – Assit. Adm.-
2012 – Seplan – PM - MG) Um atleta, participando de uma prova de triatlo,
percorreu 120 km da seguinte maneira: 1/10 em corrida, 7/10 de bicicleta e o
restante a nado. Esse atleta, para completar a prova, teve de nadar
a) 18 km.
b) 20 km.
c) 24 km.
d) 26 km.
3. Em uma empresa,
existem três opções para as cores do uniforme. 15 funcionários escolheram o
uniforme azul, 1/5 escolheu a cor rosa e ½ preferiu a cor verde. Calcule o
total de funcionários da empresa.
4. (CTSB1201/004-Escriturário – 2013) – Bia comprou um pacote de
biscoitos e comeu 1/7 do total. Em seguida, sua amiga, Cris, comeu
1/6 do que ainda havia no pacote e Marcos comeu a metade do que havia
ficado, restando, ainda, no pacote, 15 biscoitos. O total de biscoitos desse
pacote era:
a) 49.
b) 42.
c) 35.
d) 32.
e) 28.
ATIVIDADE 4
Questão 1
Questão 2
https://www.matematica.pt/aulas-exercicios.php?id=115
Questão 3
Joaquim comprou um
queijo e dividiu-o em 8 partes do mesmo tamanho. Comeu duas partes e guardou o
restante. Qual é a fração que representa a parte do queijo que ele guardou?
Questão 4
Regina vai
percorrer um trajeto de carro em 3 dias. No primeiro dia, vai percorrer 2/8 do
trajeto; no segundo dia, ela vai percorrer 3/5. Qual é a fração que representa
o trajeto inteiro?
DESAFIOS
DESAFIO 1
Fonte: https://matematicabasica.net/subtracao-de-fracoes/
DESAFIO 2
Fonte: https://matematicabasica.net/soma-de-fracoes/
DESAFIO 3
Fonte: http://webquestfacil.com.br/webquest.php?pg=avaliacao&wq=20810
GABARITO - DESAFIOS
DESAFIO 1
Fonte: https://matematicabasica.net/subtracao-de-fracoes/
DESAFIO 2
Fonte: https://matematicabasica.net/soma-de-fracoes/
DESAFIO 3
Fonte: http://webquestfacil.com.br/webquest.php?pg=avaliacao&wq=20810
Nenhum comentário:
Postar um comentário