7º ano - Continuação da X Sequência didática

 

CONTINUAÇÃO DA X SEQUÊNCIA DIDÁTICA – MATEMÁTICA

 

De 06 a 10/09/2021:

Tema intercurricular: As diversas facetas do consumo

Tema integrador: Educação Financeira para o consumo Educação Financeira doméstica.

 

De 13 a 17/09/2021:

Tema intercurricular: “Leitura e escrita em movimento: Itamaraju em foco”

Tema integrador: Escrita e contextualização em Matemática

 

Unidade Temática: Números

Objetos de Conhecimento: Adição e subtração com números racionais

Ano: 7º                     Período: 06 a 17/09/2021                   Nº. de Aulas: 08

HABILIDADES

1- (EF07MA08) Comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.

2- (EF07MA09) Utilizar, na resolução de problemas, a associação entre razão e fração, como a fração 2/3 para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

Primeira semana: 06 a 10/09/2021

 

1ª e 2ª aulas: Adição e subtração com números racionais

 

1º momento

● Revisar adição e subtração com números racionais

● Orientar a responder a atividade 1 (ver em anexo).

 

2º momento

● Corrigir a atividade 1.

 

3ª e 4ª aulas: Adição e subtração com números racionais

 

1º momento

● Aplicar os desafios 1, 2, 3 (ver anexo). Quem for respondendo primeiro, vai pontuando...

● Orientar a responder a atividade 2 (ver em anexo).

 

2º momento

● Corrigir a atividade 2.

 

Segunda semana: 13 a 17/09/2021

 

5ª e 6ª aulas: Adição e subtração com números racionais

 

1º momento

● Exemplificar o objeto de conhecimento, enfatizando leitura, interpretação e contextualização..

● Orientar a responder a atividade 3 (ver em anexo).

 

2º momento

● Corrigir a atividade 3.

 

7ª e 8ª aulas: Adição e subtração com números racionais

 

1º momento

● Criar uma brincadeira sobre o objeto de conhecimento (se a aula for presencial) ou jogar em tempo real (se a aula for ainda online) em: https://wordwall.net/pt/resource/19314600/adi%C3%A7%C3%A3o-e-subtra%C3%A7%C3%A3o-fra%C3%A7%C3%A3o . Ou fique livre para criar outra coisa.

● Orientar a responder à atividade 4 (ver anexo).

 

2º momento

● Corrigir a atividade 4.

RECURSOS:(X ) Livro didático;  () Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  (X ) Outros:celular, notebook.

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas:

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:

 

Professor: ____________________________________________________________________________

Escola: _______________________________________________________________________________

 

ANEXO

 

 

 

 

 

 

 

Prefeitura Municipal de Itamaraju - Bahia

Secretaria Municipal de Educação

Ensino Fundamental: Anos Finais

 

Escola: ______________________________________. Data: _______________.   7° ano/Turma: ___

Professor: _________________________________________. Componente Curricular: MATEMÁTICA

Aluno:______________________________________________________________________________

Objetos de Conhecimento: ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS RACIONAIS

 

ATIVIDADE 1 (ESTUDO REMOTO)

1. Calcule:

Fonte: https://matematicaseriada.blogspot.com/2014/11/exercicios-com-fracoes.html

 

2. (PM ES – AOCP). O resultado da soma abaixo é um número:

 

A) divisível por 2.                                          B) inteiro negativo.

C) divisível por 3.                                          D) racional e inteiro.

E) racional negativo.

 

3. (DesenBahia – AOCP). Com base no conhecimento sobre operações entre números Racionais na forma de frações irredutíveis, é correto afirmar que o resultado da operação abaixo é

 

 

a) 13/15                       b) 13/5            c) – 7/5                        d) 9/15            e) 9/5

 

Fonte: https://sabermatematica.com.br/exercicios-resolvidos-adicao-e-subtracao-de-fracoes.html

 

 

 

 

ATIVIDADE 2 (ESTUDO REMOTO)

 

Questão 1

Questão 2

Questão 3

Fonte: https://www.matematica.pt/aulas-exercicios.php?id=115

 

 

ATIVIDADE 3

 


1. A figura mostra duas barras idênticas de chocolate que foram divididas, cada uma delas, em partes iguais. A área destacada representa a quantidade de chocolate consumido por uma pessoa.

A quantidade total de chocolate consumido, indicado na figura, pode ser representada por um número racional na forma fracionária ou na forma decimal. Quais são esses números?

 

a) 15 ou 1,875.
    8

b) ou 1,75.
    4

c) 13 ou 1,625.
    8

d) 11 ou 1,375.
    8

e) ou 1,125.
    8

2. (FCC – Assit. Adm.- 2012 – Seplan – PM - MG) Um atleta, participando de uma prova de triatlo, percorreu 120 km da seguinte maneira: 1/10 em corrida, 7/10 de bicicleta e o restante a nado. Esse atleta, para completar a prova, teve de nadar

a) 18 km.

b) 20 km.

c) 24 km.

d) 26 km.

3. Em uma empresa, existem três opções para as cores do uniforme. 15 funcionários escolheram o uniforme azul, 1/5 escolheu a cor rosa e ½ preferiu a cor verde. Calcule o total de funcionários da empresa.

Fonte: https://exercicios.mundoeducacao.uol.com.br/exercicios-matematica/exercicios-sobre-adicao-subtracao-fracoes-por-meio-mmc.htm#resposta-2539

4. (CTSB1201/004-Escriturário – 2013) – Bia comprou um pacote de biscoitos e comeu 1/7 do total. Em seguida, sua amiga, Cris, comeu 1/6 do que ainda havia no pacote e Marcos comeu a metade do que havia ficado, restando, ainda, no pacote, 15 biscoitos. O total de biscoitos desse pacote era:

a) 49.

b) 42.

c) 35.

d) 32.

e) 28.

Fonte: https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-matematica/exercicios-sobre-adicao-subtracao-fracao.htm#questao-2


 

 

ATIVIDADE 4

 

Questão 1

Questão 2

https://www.matematica.pt/aulas-exercicios.php?id=115

Questão 3

Joaquim comprou um queijo e dividiu-o em 8 partes do mesmo tamanho. Comeu duas partes e guardou o restante. Qual é a fração que representa a parte do queijo que ele guardou?

 

Questão 4

Regina vai percorrer um trajeto de carro em 3 dias. No primeiro dia, vai percorrer 2/8 do trajeto; no segundo dia, ela vai percorrer 3/5. Qual é a fração que representa o trajeto inteiro?

 

DESAFIOS

DESAFIO 1

Fonte: https://matematicabasica.net/subtracao-de-fracoes/

DESAFIO 2

Fonte: https://matematicabasica.net/soma-de-fracoes/

DESAFIO 3

Fonte: http://webquestfacil.com.br/webquest.php?pg=avaliacao&wq=20810

GABARITO - DESAFIOS

DESAFIO 1

Fonte: https://matematicabasica.net/subtracao-de-fracoes/

DESAFIO 2

Fonte: https://matematicabasica.net/soma-de-fracoes/

 

DESAFIO 3

Fonte: http://webquestfacil.com.br/webquest.php?pg=avaliacao&wq=20810

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário