Tema intercurricular: “Leitura e escrita em movimento: Itamaraju em foco” Tema integrador: Escrita e
contextualização em Matemática |
Unidade Temática: Números |
Objetos de Conhecimento:Operações com números racionais
(revisão); Números racionais na forma
decimal |
|
Ano: 7º Período:04 a 15/10/2021 Nº. de Aulas:08 |
|
HABILIDADES |
|
(EF07MA08)
Comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros,
resultado da divisão, razão e operador. (EF07MA09)
Utilizar, na resolução de problemas, a associação entre razão e fração, como
a fração 2/3 para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três
partes da mesma ou três partes de outra grandeza. (EF07MA11)
Compreender e utilizar a multiplicação e a divisão de números racionais, a
relação entre elas e suas propriedades operatórias. (EF07MA12) Resolver e
elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
2. Desenvolver o
raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir
argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para
compreender e atuar no mundo. 3. Compreender as
relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática
(Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras
áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de
construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a
perseverança na busca de soluções. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
1. Valorizar e
utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática
e inclusiva. 5. Compreender,
utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma
crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais
(incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações,
produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria
na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências
culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem
entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas
ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. 10. Agir pessoal e
coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos,
inclusivos, sustentáveis e solidários. |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia; Autoestima;
Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia;
Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana: 04 a 08/10/2021 1ª e 2ª aulas:Adição e subtração de números racionais (revisão) 1º
momento ● Revisar adição e
subtração de números racionais. ● Orientar a responder
a atividade 1 (ver em anexo). 2º
momento ● Corrigir a atividade
1. ● Se houver tempo,
responder, coletivamente, a atividade 2, que se refere a uma cruzadinha (ver em anexo). 3ª e 4ª aulas: Multiplicação e divisão de números racionais (revisão) 1º
momento ● Revisar multiplicação
e divisão de números racionais. 2º momento ● Se possível
apresentar o poema https://www.youtube.com/watch?v=yMEev5yXb6w ou o hino de Itamaraju
ou a música do artista Zé Gomes (ver em anexo) ● Fazer comentários sobre Itamaraju (histórico,
belezas, artistas, comércio, outros) ● Orientar a responder
a atividade 3 (ver em anexo). Segunda semana: 11 a 15/10/2021 5ª e 6ª aulas: Números racionais na forma decimal 1º
momento ● Indagar quem
respondeu a atividade 3. ● Seguir as orientações
do livro didático, páginas 120 e 1121. ● Orientar a responder
as questões das páginas 122 e 123. 2º
momento ● Corrigir as questões
das páginas 122 e 123. 7ª e 8ª aulas:Números racionais na forma
decimal 1º
momento ● Seguir as orientações
do site: https://pt.wikihow.com/Transformar-Fra%C3%A7%C3%B5es-em-N%C3%BAmeros-Decimais ● Se quiser, pode dar
mais exemplos... ● Orientar a responder a
atividade 4 (ver em anexo). 2º
momento ● Corrigir a atividade
4. |
RECURSOS:(X
) Livro didático; () Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; (X ) Outros:celular, notebook. |
AVALIAÇÃO:( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro
páginas:110 a 123 ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Professor:
_____________________________________________________________________
Escola:
________________________________________________________________________
Anexos
MÚSICA
SOBRE ITAMARAJU (ZÉ GOMES)
Secretaria
Municipal de Educação
Ensino
Fundamental: Anos Finais
Escola: ______________________________________.
Data: _______________. 7° ano/Turma: ___ Professor: _______________________________________.
Componente Curricular: MATEMÁTICA Aluno:______________________________________________________________________________ |
Objetos de Conhecimento: ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E
DIVISÃODE FRAÇÕES (REVISÃO), NÚMEROS
RACIONAIS NA FORMA DECIMAL |
ATIVIDADE 1
(Fonte:https://edu.gcfglobal.org/pt/numeros-fracionarios/problemas-com-somas-e-subtracoes-de-fracoes/1/ )
1. Um fazendeiro semeia
2. Baseando-se na primeira questão, qual fração da
fazenda que ainda não foi semeada?
3. Um
atleta decide treinar correndo numa determinada pista de corrida. No primeiro
dia corre
4. Crie uma pergunta sobre ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES. Depois você mesmo
vai responder...:
ATIVIDADE
2
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/579205202072434957/
ATIVIDADE 3
Fontes:https://edu.gcfglobal.org/pt/numeros-fracionarios/problemas-com-multiplicacao-de-fracoes/1/
https://edu.gcfglobal.org/pt/numeros-fracionarios/divisao-de-fracoes/1/
1.
2.
3. Carlos
gosta muito de cozinhar e vai usar três quartos de um quilo de farinha para
fazer um bolo. De quanto ele vai precisar para fazer três bolos e
meia?
4.Um jardineiro
gasta dois terços de um litro de água para cada planta que rega, quantas
plantas ele pode regar com dez litros?
5.Diego está organizando um encontro
com 12 amigos e tem uma pizza e meia para compartilhar. Cada um dos
pedaços que ele serve é de um sexto da pizza. Será que sua pizza
será suficiente, ou ele deverá comprar mais?
6. Para
descobrir a frase oculta, resolva as OPERAÇÕES DE FRAÇÕES, complete com as
letras da tabela de acordo aos resultados obtidos.
Resposta |
|
2 |
|
|
3 |
10 |
|
|
|
|
4 |
|
|
Letra |
A |
B |
D |
E |
I |
L |
M |
O |
P |
R |
S |
Z |
* |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
a)
Qual é a frase oculta?
........................................................................................................................................................................
b)
Qual a relação dessa frase com Itamaraju?
.........................................................................................................................................................................
GABARITO PARA PROFESSORES
|
|
|
|
|
|
|
P |
A |
R |
A |
I |
S |
O |
|
|
|
|
|
|
|
D |
E |
* |
A |
M |
O |
R |
|
|
|
|
|
|
|
|
E |
* |
B |
E |
L |
E |
Z |
A |
ATIVIDADE 4
(Fonte:https://matem4tica.blogspot.com/2012/12/6-exercicio.html )
1.
Transforme as decimais
em fração e as frações em decimais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário