7º ano - Atividades Complementares da XI sequência

 

XII SEQUÊNCIA DIDÁTICA – MATEMÁTICA

Tema intercurricular: “Leitura e escrita em movimento: Itamaraju em foco”

Tema integrador: Escrita e contextualização em Matemática

Unidade Temática: Números

Objetos de Conhecimento:Operações com números racionais (revisão); Números racionais na forma decimal

Ano: 7º                                Período:04 a 15/10/2021                  Nº. de Aulas:08

HABILIDADES

(EF07MA08) Comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.

(EF07MA09) Utilizar, na resolução de problemas, a associação entre razão e fração, como a fração 2/3 para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.

(EF07MA11) Compreender e utilizar a multiplicação e a divisão de números racionais, a relação entre elas e suas propriedades operatórias. (EF07MA12) Resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana: 04 a 08/10/2021

 

1ª e 2ª aulas:Adição e subtração de números racionais (revisão)

 

1º momento

● Revisar adição e subtração de números racionais.

● Orientar a responder a atividade 1 (ver em anexo).

 

2º momento

● Corrigir a atividade 1.

● Se houver tempo, responder, coletivamente, a atividade 2, que se refere a uma cruzadinha (ver em anexo).

 

3ª e 4ª aulas: Multiplicação e divisão de números racionais (revisão)

 

1º momento

● Revisar multiplicação e divisão de números racionais.

 

2º momento

● Se possível apresentar o poema https://www.youtube.com/watch?v=yMEev5yXb6w ou o hino de Itamaraju ou a música do artista Zé Gomes (ver em anexo)

Fazer comentários sobre Itamaraju (histórico, belezas, artistas, comércio, outros)

● Orientar a responder a atividade 3 (ver em anexo).

 

Segunda semana: 11 a 15/10/2021

 

5ª e 6ª aulas: Números racionais na forma decimal

 

1º momento

● Indagar quem respondeu a atividade 3.

● Seguir as orientações do livro didático, páginas 120 e 1121.

● Orientar a responder as questões das páginas 122 e 123.

 

2º momento

● Corrigir as questões das páginas 122 e 123.

 

7ª e 8ª aulas:Números racionais na forma decimal

 

1º momento

● Seguir as orientações do site: https://pt.wikihow.com/Transformar-Fra%C3%A7%C3%B5es-em-N%C3%BAmeros-Decimais

● Se quiser, pode dar mais exemplos...

● Orientar a responder a atividade 4 (ver em anexo).

 

2º momento

● Corrigir a atividade 4.

RECURSOS:(X ) Livro didático;  () Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  (X ) Outros:celular, notebook.

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas:110 a 123

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:

 

Professor: _____________________________________________________________________

Escola: ________________________________________________________________________

 

Anexos

MÚSICA SOBRE ITAMARAJU (ZÉ GOMES)

 

 

 

 

Prefeitura Municipal de Itamaraju - Bahia

Secretaria Municipal de Educação

Ensino Fundamental: Anos Finais

 

Escola: ______________________________________. Data: _______________.   7° ano/Turma: ___

Professor: _______________________________________. Componente Curricular: MATEMÁTICA

Aluno:______________________________________________________________________________

 

Objetos de Conhecimento: ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃODE FRAÇÕES (REVISÃO), NÚMEROS RACIONAIS NA FORMA DECIMAL

 

ATIVIDADE 1

(Fonte:https://edu.gcfglobal.org/pt/numeros-fracionarios/problemas-com-somas-e-subtracoes-de-fracoes/1/ )

 

1. Um fazendeiro semeia  de sua fazenda com milho e  com soja. Qual é a fração que representa o total semeado?

 

2.  Baseando-se na primeira questão, qual fração da fazenda que ainda não foi semeada?

 

3. Um atleta decide treinar correndo numa determinada pista de corrida. No primeiro dia corre  da pista, no segundo  e no terceiro . Quantas voltas ele deu no total, na pista?

 

4. Crie uma pergunta sobre ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES. Depois você mesmo vai responder...:

ATIVIDADE 2

Fonte: https://br.pinterest.com/pin/579205202072434957/

 

ATIVIDADE 3

 

Fontes:https://edu.gcfglobal.org/pt/numeros-fracionarios/problemas-com-multiplicacao-de-fracoes/1/

https://edu.gcfglobal.org/pt/numeros-fracionarios/divisao-de-fracoes/1/

1.

2.

3. Carlos gosta muito de cozinhar e vai usar três quartos de um quilo de farinha para fazer um bolo. De quanto ele vai precisar para fazer três bolos e meia? 

 

4.Um jardineiro gasta dois terços de um litro de água para cada planta que rega, quantas plantas ele pode regar com dez litros?

5.Diego está organizando um encontro com 12 amigos e tem uma pizza e meia para compartilhar. Cada um dos pedaços que ele serve é de um sexto da pizza. Será que sua pizza será suficiente, ou ele deverá comprar mais? 

 

6. Para descobrir a frase oculta, resolva as OPERAÇÕES DE FRAÇÕES, complete com as letras da tabela de acordo aos resultados obtidos.

Resposta

2

3

10

4

Letra

A

B

D

E

I

L

M

O

P

R

S

Z

*

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

a)      Qual é a frase oculta?

........................................................................................................................................................................

b)      Qual a relação dessa frase com Itamaraju?

.........................................................................................................................................................................

 

GABARITO PARA PROFESSORES

 

P

A

R

A

I

S

O

 

D

E

*

A

M

O

R

 

E

*

B

E

L

E

Z

A

 

ATIVIDADE 4

(Fonte:https://matem4tica.blogspot.com/2012/12/6-exercicio.html )

 

1.    Transforme as decimais em fração e as frações em decimais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário