6ºano

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema:O Corpo Nas Artes Visuais

Objeto do conhecimento:Elementos da Linguagem,Materialidades,Processos de Criação,Contextos e Práticas.

Unidade Temática: Artes Visuais        6ºAno            Período: 16/11/2020 a 30/11/2020        Aulas:3

HABILIDADES

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais(ponto,linha,forma,direção,cor,tom,escala,dimensão,espaço,movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

(EF69AR05)Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística(desenho,pintura,colagem,quadrinho,dobradura,escultura,modelagem,instalação,vídeo,fotográfia,performance etc).

(EF69AR06)Desenvolver processos de criação em artes visuais,com base em temas ou interesses artísticos,de modo individual,coletivo e colaborativo,fazendo uso de materiais ,instrumentos e recursos convencionais,alternativos e digitais.

(EF69AR07)Dialogar com princípios conceituais,proposições temáticas ,repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

·         Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

·         Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. 

·         Experimentar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora dela no âmbito da Arte.

·         Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

·         Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade.

·         .

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos:

Boas-vindas.

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

-Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos

 

 

1º Aula: O CORPO NAS ARTES VISUAIS

1º Etapa

Professor como  estamos no mês da consciência negra, pensamos em começar a aula com a valorização da beleza negra seguindo a  linha de  raciocínio de mulheres emponderadas.

Apresente a turma algumas imagens de mulheres negras. Destacando a beleza de cada uma na participação na sociedade.

 

 

CONSCIÊNCIA NEGRA - Beleza Negra!

Professor peça aos alunos que façam a leitura do texto: BELEZA NEGRA, em anexo. Em seguida socializem com eles os seguintes questionamento:

·         De que o texto retrata?

·         Você conhece alguém com a beleza negra?

Aproveitando o momento separe 10 minutos e peça aos alunos para pesquisarem outras mulheres que tenham a BELEZA NEGRA, e que anotem no caderno as que pesquisaram.

Peçam aos alunos que façam uma linda colagem em uma das iamgens em anexo.

2ª Etapa

FALANDO SOBRE ERNESTO NETO / LIVRO PÁGINA 30

 

Em seu trabalho, Ernesto Neto imagina espaços tridimensionais que podem ser percorridos pelo espectador . Essa proposta teve início com o interesse do artista pelo corpo, e a pele,as formas orgânicas  e os espaços acolhedores.

 

Leia uma declaração do artista sobre como ele concebeu a obra  Nave Deusa:

 

{...}Então eu decidi fazer a minha própria arquitetura,na qual eu poderia expor minhas peças, e assim a idéia de Naves surgiu , como a realização  de um continuum da escultura  para o espaço da galeria.                                                                                                                              Existem muitas analogias diferentes para esta escultura-arquitetura que eu chamo de Naves, que vem da idéia de uma nave espacial.Eu sinto meu corpo como uma nave espacial e na verdade uma nave espacial é um tipo de arquitetura ou prótese ,como uma extensão  do nosso corpo,um  espaço que proporciona um sentimento de autossuficiência em relação  a um exterior hostil .Evoca fases primárias de nossa existência ,o estágio de um feto no útero,essa ‘mágica ou milagrosa realidade que todos nós já experimentamos ao sermos trazidos á vida{...}    

 

NETO,Ernesto.In MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO,exposiçãoDengo:catálogo,São Paulo,2010.p.45                        

 

1)    Observe a fotografia e converse com os colegas. Como essa obra pode se relacionar com o que diz o artista?

2)    Se achar pertinente oriente os alunos a pesquisar na internet outros trabalhos de Ernesto Neto e reserve um tempo para os mesmos apresentarem.

 

2ª Aula:

1ª Etapa

O BELO GREGO

Professor: Peça aos alunos que observem, comparem e analisem as esculturas e ressalte que foram produzidas em diferentes contextos e apresentam estilos visuais distintos. Vamos refletir:

  • O que é o belo para você?
  • Será que o belo é um atributo, um juízo de valor, ou contemplação estética?
  • O belo pode ser emitido em várias situações, como por exemplo, para elogiar a coragem ou o raciocínio lógico, enfatizando que a noção de beleza é bastante elástica.

 

Professor faça leitura compartilhada da página 31e socialeze.

Atividade

1)    Como essa obra pode se relacionar  com o que o artista diz?

2)    Ernesto afirma que cada corpo é uma nave, você concorda? Por que?

3)    O que você faria ao se deparar com uma obra dessa?

4)    Em sua opinião como essa obra se sustenta?

5)    Baseado no texto responda! O que os artistas querem mostrar com suas artes?

6)    Qual foi a preocupação dos Gregos antigos com a formação da cultura ocidental?

7)    Do que é feito o belo?

8)    Quais as regras as esculturas daquela época precisava seguir?

 

2ª Etapa:

HORA DA TROCA: Professor agora vamos falar sobre o autorretrato. Com base na página 32 e 33

Questione os alunos:  o que você sabe sobre autorretrato?

Você já fez seu autorretrato?

Retrato e autorretrato

  1. 1. Autorretrato, o espelho do artista

O autorretrato sempre acompanhou o ser humano no desejo de registar sua imagem, sua existência. Essa busca pela auto-imagem foi-se modificando no decorrer do tempo. O autorretrato é o espelho do artista. Nele, o artista reflete sua imagem, sua personalidade, seus valores, sua época, sua maneira de ver a arte e o mundo.

 

Autorretrato é uma forma de registo onde o próprio artista se retrata, ele é o modelo dele mesmo.

O AUTO-RETRATO E A LIBERDADE (Século XX)Durante o século XX, os artistas inventaram mil e uma novas maneiras de pintar, de desenhar, de esculpir, por isso foram chamados de modernos.Os artistas contemporâneos compreenderam isso e passaram a brincar com suas próprias imagens com extrema liberdade. Na arte contemporânea, o autorretrato pode estar em toda parte.

Artistas como:                Frida_Kahlo, 1907 – 1954, leiam sobre a artista na página 32. lh3.googleusercontent.com/eAi8v1a4eBniEUac423Qh...https://artsandculture.google.com/asset/sem-t%C3%ADtulo-autorretrato-com-colar-de-espinhos-e-beija-flor/MwHFAKi5c5lw2g?hl=pt-BR

Resultado de imagem para autoretrato mario quintana

https://denisemiletto.blogspot.com/2018/04/releitura-de-poema-de-mario-quintana.html

 

Após explanação do conteúdo realizem a atividade da página 33.

Vocês podem usar uma foto de família para realização da atividade. CAPRICHEM

 

3º Aula

1ª Etapa:A beleza, o corpo e a arte

Professor faça explicação do conteúdo das páginas 34 e 35

Importante destacar: A beleza ,o corpo e a arte

Como vimos o conceito do Belo e os padrões de beleza não variam de Cultura para cultura e muda com o tempo.Na Grécia antiga homens jovens atléticos eram considerados mais próximo de forma ideal de beleza já na Europa no século XlV, o referencial de beleza era as mulheres gordas -a época isso garantia prestígio por ser sinal de uma boa condição financeira capaz de garantir uma alimentação farta. Observe As imagens abaixo e reflita sobre a situação do Escultor francês Auguste Rodin(1840-1917). Texto da página 34.

Agora é sua vez  observe as imagens abaixo:

Atividade

Buscando evidênciar que os padrões de beleza são uma convenção social,que se transformam em cada época e que muitas vezes estão sujeitos a interesses comerciais hiérarquicos e de classe.Observe a imagem e fale quais os padrões estéticos que é possível identificar nelas.

Sugestão de atividade Extra. Atividade da Página 36 .

2ª Etapa:Professor continue falando de desenho seguindo as páginas 37 e 38. Desenho Cego

Agora é sua vez

Desenhar é uma forma de expressão direta e, ao mesmo tempo, muito complexa, agora que você já viu o desenho cego, teste sua imaginação. Faça você um desenho cego

3º Etapa

Vamos sentir o corpo /Atividade da página 39

 

 

https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2596098?fbclid=IwAR2QXP9Hq7xRKCDgvQDVqPJdN5aD_QfRhCQ5YHpSJBAImhJ1DQjjqmEjM-A6ºano acessado em 28/10/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário