SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA
Nº 06-2022 |
TEMA: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a
vida, por todas as formas de vida e para a vida!” |
OBJETO DE CONHECIMENTO: Sedentarismo
e exercício físico, Pirâmide da atividade física. |
UNIDADE TEMÁTICA: Saúde, Lazer e
estilo de vida |
TEMAS INTEGRADORES: Saúde, Meio
ambiente, ciência e tecnologia |
Ano:
9º Período: 25/07 a 06/08/2022 Nº de Aulas: 04 II UNIDADE |
HABILIDADES |
(EF89EF28BA) Compreender
adaptações fisiológicas relacionadas à saúde em detrimento das atividades
físicas. (EF89EF32BA) Experimentar e compreender a importância das práticas
corporais/ atividades físicas de forma autônoma para potencializar o
envolvimento em contextos diversos, ampliando as redes de sociabilidade e a
promoção da saúde mental, física e exercícios físicos. (EF89EF33BA) Experimentar e compreender a organização alimentar nos
processos de gasto calórico e suas relações antes, durante e depois das
atividades físicas. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
·
Entender as consequências e os riscos do
sedentarismo para a saúde física e mental. ·
Identificar as boas práticas corporais que
podem ser realizadas dentro e fora da escola como prevenção e para a
aquisição de um bom condicionamento físico. ·
Valorizar a atividade física e o exercício
como fatores que contribuem para a saúde e a qualidade de vida. ·
Compreender conceitos e procedimentos básicos
sobre atividade física, exercício, saúde e qualidade de vida e como eles se
relacionam. ·
Vivenciar práticas de jogos pré-desportivos,
promovendo a interação e a cooperação do grupo. ·
Desenvolver habilidades cognitivas e
socioemocionais a partir dos jogos de raciocínio. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 1º Momento: Aula teórica O objeto de conhecimento que será trabalhado
nesta aula será Sedentarismo/ pirâmide da atividade física Introdução Sondagem de saberes Você sabe o que é
sedentarismo? Quais são as mais “queridas” do
grupo? Quais gostariam de praticar e conhecer melhor? Organize as
respostas em um painel ou em slides e apresente aos alunos. Este é o momento
de “chocar” o grupo sobre as consequências de uma vida sedentária. A sugestão é
que a turma conheça as consequências e os riscos do sedentarismo para a saúde
(envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares, ósseas e musculares,
degenerativas e emocionais). Os alunos precisam ser motivados para a
importância da atividade física bem feita como um fator de prevenção. É
importante que eles saibam que não existe milagre e que um bom programa de
exercícios pode ser pensado a partir das atividades já praticadas no dia a
dia, dentro e fora da escola. Neste momento,
abra um espaço para a conscientização sobre o que é um exercício físico e
qual sua regularidade, intensidade, continuidade e progressão. Vale lembrar
que as diferentes práticas da cultura corporal (jogos, esportes, ginásticas e
atividades físicas, danças e lutas) e as atividades do dia a dia (caminhadas,
skate e bicicleta, por exemplo) podem e devem ser consideradas. A
seguir exponha outros questionamentos: ·
Já ouviram falar na
pirâmide da atividade física? ·
Porque foi criada essa pirâmide? ·
Como ela é dividida? Apresentar aos alunos a
pirâmide da atividade física e como ela é organizada. 2º Momento: A explanação do objeto de conhecimento
poderá ser feito através de slides, vídeos, pesquisa, debate, etc. AULA 02 1º momento: Aula prática Para
esta aula trabalhar com os jogos de tabuleiro e cartas. AULA 03 1º momento: Aula teórica Sugestões de atividades: ·
Atividade com questões sobre o objeto de conhecimento em
estudo. (Atividade em anexo) ·
Produção
de texto sobre o sedentarismo através de tirinhas (Atividade em anexo) AULA 04 1º momento: Aula prática Direcionar nesta aula, alguns jogos
pre-desportivos. 1 – Derrube a Torre (Handebol) Recursos: Uma bola
de borracha pequena (que os alunos consigam empunhar para arremessar) Uma mesa
(carteira de sala de aula) Um cone Giz para
marcação do piso Descrição: Coloca-se
o cone sobre a mesa e marca-se um grande círculo a sua volta (num tamanho que
possibilite deslocamentos em todas as direções). Um aluno é escolhido para
ficar dentro do círculo com a missão de proteger o cone usando seus braços e
pernas (defesa no handebol). Três alunos são escolhidos para ficar ao redor
do círculo trocando passes e arremessos tentando derrubar o cone. Quando a
bola for interceptada pelo aluno do interior do círculo, este troca de lugar
com o aluno que propiciou a perda da posse da bola. http://pefjogos.blogspot.com/p/jogos-pre-desportivos.html 2– Pinobol (Handebol)
Recursos: Sete a Quinze cones Bola de borracha Descrição: Alguns cones de plástico são espalhados
aleatoriamente pelo pátio. (Se não houver esses cones, a dica é usar baldes
ou banquinhos e cadeiras pequenas de plástico). Divide-se os estudantes
em duas equipes, que ficam em fila indiana, uma ao lado da outra. Apenas dois
alunos - um de cada equipe - competem de cada vez. O jogador da equipe A
precisa "queimar" o adversário com uma bola. O jogador da B tem
como objetivo derrubar os cones - o mais rápido possível e com qualquer parte
do corpo. O professor dá a partida e cronometra cada etapa. Quando o aluno da
B é atingido, ele é substituído pelo próximo da fila. O mesmo acontece com o
jogador da equipe A assim que arremessa a bola. Quando a fila termina, os
papéis se invertem. Ganha a equipe que derrubar todos os cones em menor
tempo. Lembrete:Quanto maior o número de cones, mais difícil fica o
jogo. Por isso, o melhor é ir aumentando a quantidade de forma gradual". http://pefjogos.blogspot.com/p/jogos-pre-desportivos.html |
RECURSOS: (X) quadro, pincel
atômico, apagador; ( x ) Data show; ( X
) Vídeo; (x) Computador; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( )
Informativos; (X ) Jogos diversos; ( X
) Jogos de tabuleiro ( )
bolas, apito, rede; ( ) celular; ( ) Notebook ( ) Outros: fita métrica, balança. ( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; ( X ) Pesquisa;
( )Resolução de Exercícios; ( ) Seminários; (X ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Resumo; ( ) Avaliação escrita; ( ) Avaliação da participação; ( ) Apresentação oral; ( X) Observação do desempenho do grupo;
( ) Outros: |
|
OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível,
seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras
metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade
escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário