6ª sequência EF 8º ano

 

                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA                  Nº 06-2022

TEMA: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

OBJETO DE CONHECIMENTO: Pirâmide da atividade física, importância e efeitos do exercício físico no organismo.

UNIDADE TEMÁTICA: Saúde, Lazer e estilo de vida

TEMAS INTEGRADORES: Saúde, Meio ambiente, ciência e tecnologia

Ano: 8º           Período: 25/07 a 06/08/2022              Nº de Aulas: 04                         II UNIDADE

HABILIDADES

 (EF89EF28BA) Compreender adaptações fisiológicas relacionadas à saúde em detrimento das atividades físicas.

(EF89EF32BA) Experimentar e compreender a importância das práticas corporais/ atividades físicas de forma autônoma para potencializar o envolvimento em contextos diversos, ampliando as redes de sociabilidade e a promoção da saúde mental, física e exercícios físicos.

(EF89EF33BA) Experimentar e compreender a organização alimentar nos processos de gasto calórico e suas relações antes, durante e depois das atividades físicas.

(EF08EF18IT) Associar a manutenção da saúde com o consumo equilibrado de uma alimentação saudável reconhecendo a sua influência na prática de exercício físico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

·         Desenvolver atitudes e hábitos saudáveis de prática da atividade física, evitando lesões e riscos à saúde.

·         Compreender conceitos e procedimentos básicos sobre atividade física, exercício, saúde e qualidade de vida e como eles se relacionam.

·         Vivenciar práticas de jogos pré-desportivos, promovendo a interação e a cooperação do grupo.

·         Desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais a partir dos jogos de raciocínio.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

1º Momento: Aula teórica

O objeto de conhecimento que será trabalhado nesta aula será Pirâmide da atividade física e a importância e efeitos do exercício físico para o organismo.

 

Levantamento Prévio

Converse com os alunos sobre atividades físicas e exercícios.

·         Qual a diferença entre eles?

·         O que é aptidão física e como desenvolvê-la?

·         Saúde e qualidade de vida é a mesma coisa? Quais as semelhanças e diferenças?

·         Quais são as atividades físicas e os exercícios praticados por eles dentro e fora da escola?

·         Qual a periodicidade da prática? Quais benefícios trazem para a saúde?

 

Depois de responderem a essas questões, exponha outras.

·         Quais as práticas mais indicadas para o desenvolvimento da aptidão física?

·         E as melhores para a força muscular, a resistência cardiovascular, a flexibilidade e a manutenção de um peso adequado?

 

·         Já ouviram falar na pirâmide da atividade física?

·          Porque foi criada essa pirâmide?

·         Como ela é dividida?

 

Apresentar aos alunos a pirâmide da atividade física e como ela é organizada.

 

2º Momento:

A explanação do objeto de conhecimento poderá ser feito através de slides, vídeos, pesquisa, debate, etc.

 

AULA 02

1º momento: Aula prática

Para esta aula trabalhar com os jogos de tabuleiro e cartas.

 

 

AULA 03

1º momento: Aula teórica

Sugestões de atividades:

 

·         Atividade com questões sobre o objeto de conhecimento em estudo. (Atividade em anexo)

 

·         Leitura e reflexão da CRÔNICA: EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA- adaptado

(Quem aguenta tudo isso?)

(Luís Fernando Veríssimo)

 

Após a leitura e reflexão desse texto, direcionar questões de interpretação. (Atividade em anexo)

 

 

AULA 04

1º momento: Aula prática

Direcionar nesta aula, alguns jogos pre-desportivos.

1 – Derrube a Torre (Handebol)

Recursos:

Uma bola de borracha pequena (que os alunos consigam empunhar para arremessar)

Uma mesa (carteira de sala de aula)

Um cone

Giz para marcação do piso

 

 

Descrição:

Coloca-se o cone sobre a mesa e marca-se um grande círculo a sua volta (num tamanho que possibilite deslocamentos em todas as direções). Um aluno é escolhido para ficar dentro do círculo com a missão de proteger o cone usando seus braços e pernas (defesa no handebol). Três alunos são escolhidos para ficar ao redor do círculo trocando passes e arremessos tentando derrubar o cone. Quando a bola for interceptada pelo aluno do interior do círculo, este troca de lugar com o aluno que propiciou a perda da posse da bola.

http://pefjogos.blogspot.com/p/jogos-pre-desportivos.html

 

 

 

 

 

 2– Pinobol (Handebol)

      Recursos:

Sete a Quinze cones

Bola de borracha

Descrição:

Alguns cones de plástico são espalhados aleatoriamente pelo pátio. (Se não houver esses cones, a dica é usar baldes ou banquinhos e cadeiras pequenas de plástico). Divide-se os estudantes em duas equipes, que ficam em fila indiana, uma ao lado da outra. Apenas dois alunos - um de cada equipe - competem de cada vez. O jogador da equipe A precisa "queimar" o adversário com uma bola. O jogador da B tem como objetivo derrubar os cones - o mais rápido possível e com qualquer parte do corpo. O professor dá a partida e cronometra cada etapa. Quando o aluno da B é atingido, ele é substituído pelo próximo da fila. O mesmo acontece com o jogador da equipe A assim que arremessa a bola. Quando a fila termina, os papéis se invertem. Ganha a equipe que derrubar todos os cones em menor tempo. Lembrete:Quanto maior o número de cones, mais difícil fica o jogo. Por isso, o melhor é ir aumentando a quantidade de forma gradual". 

http://pefjogos.blogspot.com/p/jogos-pre-desportivos.html

 

 

RECURSOS: (X) quadro, pincel atômico, apagador; ( x ) Data show; ( X ) Vídeo; (x) Computador; (   ) Jornal; (  ) Revista; (   ) Informativos; (X ) Jogos diversos; ( X  ) Jogos de tabuleiro (   ) bolas, apito, rede;  (   ) celular;

(   ) Notebook (  ) Outros: fita métrica, balança. (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; (  ) Trabalho; ( X   ) Pesquisa; (   )Resolução de Exercícios; (  ) Seminários;

(X  ) Cartaz; (   ) Debate; (  ) Relatórios; (     ) Resumo; (  ) Avaliação escrita; (   ) Avaliação da participação;

(  ) Apresentação oral; (  X) Observação do desempenho do grupo; (    ) Outros:                                                          

 

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário