6ª sequência EF 6º e 7ºano

 

                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA                  Nº 06-2022

TEMA: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

OBJETO DE CONHECIMENTO: Bike: História, origem, principais partes, benefícios para a saúde, equipamentos de segurança e riscos.

UNIDADE TEMÁTICA: Práticas corporais de aventura Urbana

TEMAS INTEGRADORES: Saúde, Meio ambiente, Educação para o trânsito, ciência e tecnologia

Ano: 6º e 7º           Período: 25/07 a 06/08/2022              Nº de Aulas: 04                         II UNIDADE

HABILIDADES

(EF67EF18) Experimentar e fruir diferentes práticas corporais de aventura urbanas, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais.

(EF67EF19) Identificar os riscos durante a realização de práticas corporais de aventura urbanas e planejar estratégias para sua superação.

(EF67EF20) Executar práticas corporais de aventura urbanas, respeitando o patrimônio público e utilizando alternativas para a prática segura em diversos espaços.

(EF67EF21)    Identificar a origem das práticas corporais de aventura e as possibilidades de recriá-las, reconhecendo as          características  (instrumentos, equipamentos de segurança, indumentária, organização) e seus tipos de práticas.

(EF06EF16IT) Identificar grupos de ciclistas que realizam essa prática corporal na cidade, bem como os benefícios que a prática da bike traz para a saúde.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

·        Vivenciar práticas de jogos pré-desportivos, promovendo a interação e a cooperação do grupo.

·        Desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais a partir dos jogos de raciocínio.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

1º Momento: Aula teórica

O objeto de conhecimento que será trabalhado nesta aula será Práticas Corporais de aventura Urbana (Bike) História, principais partes, benefícios para a saúde, equipamentos de segurança e riscos.

Abrir uma roda de conversa para levantar informações sobre o objeto a ser estudado.

 

Levantamento Prévio

Para início de conversa- Sobre a Bike vale a pena apresentar sobre essa prática na nossa cidade. Inicie a aula apresentando links de vídeos onde abordam diretamente de Itamaraju BA, o Valso, praticante de Bike, exemplo de ser humano diferenciado com a vontade indomável! Inspira muitos! Famoso ciclista Brou Bruto se comove ao ver “Bracinho” pedalando, e veja o que ele faz!

 

VÍDEO 1:

E você? vai fingir? passa a visão na tocada Maluca do Valso, exemplo de superação e brilho no olhar!

https://www.youtube.com/watch?v=SN11g2gcgNQ&list=RDCMUCqDc_Hlsr0RQPaR4sP4EGZw&index=2

Duração: 01:11

 

VÍDEO 2:

O sonho nunca acaba! Não deixe sua limitação te "limitar"! Sr Valson mereceu a bike Caloi de Rico

https://www.youtube.com/watch?v=yDPpga4ewIY

Duração:14:42                                 

 

VÍDEO 3:

FAMOSO CICLISTA SE COMOVE AO VER "BRACINHO" PEDALANDO, E VEJA QUE ELE FAZ! @Brou Bruto Drews

https://www.youtube.com/watch?v=xbMHLVn_4LI

Duração: 01:37

 

2º Momento: Após a apresentação dos vídeos, o professor fará alguns questionamentos aos alunos, tais como:

 

a) Você já conhecia esse fato que aconteceu em nossa cidade sobre essa prática do Valso?

b) Alguém já o viu pedalando?  O conhece?

c) Você tem ou já teve uma bicicleta?

d) Você gosta de Bicicleta?

e) Quais os locais que você vai pedalar?  

f) Quais são os benefícios que essa prática corporal traz para o corpo?  

 

Outra sugestão de levantamento de conhecimento prévio:

1º Momento:

Leitura do texto a seguir:

Poluição na cidade

Muitas pessoas ficam preocupadas em utilizar a bicicleta em seu cotidiano por acharem que estão mais expostas à poluição das cidades do que quem utiliza carro. Entretanto, um estudo da European Respiratory Society descobriu que um ciclista está exposto a mais poluição apenas em comparação a um pedestre e se estiver correndo com a bicicleta. Em automóveis, mesmo com as janelas fechadas, a poluição mais concentrada das avenidas invade o veículo e o ar não circula, expondo mais seus condutores. Por outro lado, ao realizar atividades físicas respiramos com maior intensidade, inalando um maior volume de ar e, por consequência, mais poluentes. A pesquisa foi feita na Bélgica e constatou que esse volume de ar chega a ser quase 4,2 vezes maior, podendo até causar danos aos ciclistas. Os pesquisadores concluíram também que essa exposição maior se dá pelo fato de que os ciclistas circulam parcialmente pelas avenidas e ruas onde os carros passam, ou seja, quem está na calçada respira menos poluição. Mas quem usa bicicleta pode utilizar máscara antipoluição e também escolher caminhos por ruas mais tranquilas e menos poluídas.

https://www.ecycle.com.br/2831-bicicleta

 

2º Momento:

Após o texto verifique quais as formas de contato dos alunos com a bicicleta: quem não sabe andar ou a utiliza regularmente, e quais tipos de uso, para lazer ou transporte.

Discuta com os alunos sobre sinalização, segurança e regras de trânsito em diferentes contextos.

 

Observação: Pode utilizar uma bicicleta em sala para levantar questões com os alunos sobre a identificação das partes de uma bike.

 

3º Momento:

A explanação do objeto de conhecimento poderá ser feito através de slides, vídeos, pesquisa, debate, etc.

Sugestão de pesquisa: Diferentes tipos de bicicleta e sua empregabilidade (Pesquisar e produzir um texto)

 

VÍDEOS:

https://youtu.be/xYjQ6nDXar0

Comece a pedalar: conheça os benefícios da bicicleta.

 

 

AULA 02

1º momento: Aula prática

Para esta aula trabalhar com os jogos de tabuleiro e cartas.

Outra sugestão: Passeio de bike pelo bairro da escola. (Caso realize solicitar com antecedência a guarda municipal de trânsito para fazer o isolamento das ruas onde serão utilizadas para esse percurso).

 

 

AULA 03

1º momento: Aula teórica

Sugestões de atividades:

·        Leitura e reflexão do texto: O uso da bicicleta no Brasil

(Bárbara Moreira, http://www.eusoufamecos.net. Adaptado)

Após a leitura e reflexão desse texto, direcionar questões de interpretação. (Atividade em anexo)

 

·        Atividade com questões a partir do seguinte enunciado. (Atividade em anexo)

Cada vez mais a bicicleta vem ganhando lugar na paisagem urbana das grandes cidades. Dentre os fãs da vida em duas rodas, há quem utilize a “magrela” para o lazer, como meio de transporte e também quem faça dela um instrumento de trabalho, como é o caso dos ciclistas profissionais. Seja qual for a utilização, saiba que para pedalar melhor é imprescindível o ajuste da bicicleta às medidas do seu corpo e a importância do equipamento correto na hora de pedalar para preservar a saúde.

 

·        Atividade com questões sobre o objeto de conhecimento em estudo. (Atividade em anexo)

 

·        ATIVIDADE

Os transportes conscientes estão ganhando cada vez mais espaço e força nas grandes cidades. A bicicleta deixou de ser apenas lazer e esporte para voltar a ser meio de transporte e, dessa forma, se mostra uma excelente alternativa de locomoção. Pesquise 10 benefícios da Bike para o meio ambiente, registre no caderno.

 

AULA 04

1º momento: Aula prática

Direcionar nesta aula, alguns jogos pre-desportivos.

1 – Derrube a Torre (Handebol)

Recursos:

Uma bola de borracha pequena (que os alunos consigam empunhar para arremessar)

Uma mesa (carteira de sala de aula)

Um cone

Giz para marcação do piso

 

 

Descrição:

Coloca-se o cone sobre a mesa e marca-se um grande círculo a sua volta (num tamanho que possibilite deslocamentos em todas as direções). Um aluno é escolhido para ficar dentro do círculo com a missão de proteger o cone usando seus braços e pernas (defesa no handebol). Três alunos são escolhidos para ficar ao redor do círculo trocando passes e arremessos tentando derrubar o cone. Quando a bola for interceptada pelo aluno do interior do círculo, este troca de lugar com o aluno que propiciou a perda da posse da bola.

http://pefjogos.blogspot.com/p/jogos-pre-desportivos.html

 

 2– Pinobol (Handebol)

      Recursos:

Sete a Quinze cones

Bola de borracha

Descrição:

Alguns cones de plástico são espalhados aleatoriamente pelo pátio. (Se não houver esses cones, a dica é usar baldes ou banquinhos e cadeiras pequenas de plástico). Divide-se os estudantes em duas equipes, que ficam em fila indiana, uma ao lado da outra. Apenas dois alunos - um de cada equipe - competem de cada vez. O jogador da equipe A precisa "queimar" o adversário com uma bola. O jogador da B tem como objetivo derrubar os cones - o mais rápido possível e com qualquer parte do corpo. O professor dá a partida e cronometra cada etapa. Quando o aluno da B é atingido, ele é substituído pelo próximo da fila. O mesmo acontece com o jogador da equipe A assim que arremessa a bola. Quando a fila termina, os papéis se invertem. Ganha a equipe que derrubar todos os cones em menor tempo. Lembrete:Quanto maior o número de cones, mais difícil fica o jogo. Por isso, o melhor é ir aumentando a quantidade de forma gradual". 

http://pefjogos.blogspot.com/p/jogos-pre-desportivos.html

 

 

RECURSOS: (X) quadro, pincel atômico, apagador; ( x ) Data show; ( X ) Vídeo; (x) Computador; (   ) Jornal; (  ) Revista; (   ) Informativos; (X ) Jogos diversos; ( X  ) Jogos de tabuleiro (   ) bolas, apito, rede;  (   ) celular;

(   ) Notebook (  ) Outros: fita métrica, balança. (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; (  ) Trabalho; ( X   ) Pesquisa; (   )Resolução de Exercícios; (  ) Seminários;

(X  ) Cartaz; (   ) Debate; (  ) Relatórios; (     ) Resumo; (  ) Avaliação escrita; (   ) Avaliação da participação;

(  ) Apresentação oral; (  X) Observação do desempenho do grupo; (    ) Outros:                                                           

 

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário