SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA
Nº 06-2022 |
TEMA: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a
vida, por todas as formas de vida e para a vida!” |
OBJETO DE CONHECIMENTO: Bike:
História, origem, principais partes, benefícios para a saúde, equipamentos de
segurança e riscos. |
UNIDADE TEMÁTICA: Práticas corporais
de aventura Urbana |
TEMAS INTEGRADORES: Saúde, Meio
ambiente, Educação para o trânsito, ciência e tecnologia |
Ano:
6º e 7º Período: 25/07 a 06/08/2022 Nº de Aulas: 04 II UNIDADE |
HABILIDADES |
(EF67EF18) Experimentar e fruir diferentes práticas
corporais de aventura urbanas, valorizando a própria segurança e integridade
física, bem como as dos demais. (EF67EF19) Identificar os riscos durante a realização
de práticas corporais de aventura urbanas e planejar estratégias para sua
superação. (EF67EF20) Executar práticas corporais de aventura
urbanas, respeitando o patrimônio público e utilizando alternativas para a
prática segura em diversos espaços. (EF67EF21) Identificar
a origem das práticas corporais de aventura e as possibilidades de
recriá-las, reconhecendo as características (instrumentos, equipamentos de segurança,
indumentária, organização) e seus tipos de práticas. (EF06EF16IT) Identificar grupos de ciclistas que
realizam essa prática corporal na cidade, bem como os benefícios que a
prática da bike traz para a saúde. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
·
Vivenciar práticas de jogos pré-desportivos,
promovendo a interação e a cooperação do grupo. ·
Desenvolver habilidades cognitivas e
socioemocionais a partir dos jogos de raciocínio. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 1º
Momento: Aula teórica O objeto de conhecimento que será trabalhado nesta aula será Práticas
Corporais de aventura Urbana (Bike) História, principais partes, benefícios
para a saúde, equipamentos de segurança e riscos. Abrir uma roda de conversa para levantar informações sobre o objeto a
ser estudado. Levantamento Prévio Para início de conversa- Sobre a Bike vale a pena apresentar
sobre essa prática na nossa cidade. Inicie a aula apresentando links de
vídeos onde abordam diretamente de Itamaraju BA, o Valso, praticante de Bike,
exemplo de ser humano diferenciado com a vontade indomável! Inspira muitos! Famoso
ciclista Brou Bruto se comove ao ver “Bracinho” pedalando, e veja o que ele
faz! VÍDEO 1: E você? vai fingir? passa a visão na tocada Maluca
do Valso, exemplo de superação e brilho no olhar! https://www.youtube.com/watch?v=SN11g2gcgNQ&list=RDCMUCqDc_Hlsr0RQPaR4sP4EGZw&index=2 Duração: 01:11 VÍDEO
2: O sonho nunca acaba! Não deixe sua limitação te
"limitar"! Sr Valson mereceu a bike Caloi de Rico https://www.youtube.com/watch?v=yDPpga4ewIY Duração:14:42 VÍDEO
3: FAMOSO CICLISTA SE COMOVE AO VER
"BRACINHO" PEDALANDO, E VEJA QUE ELE FAZ! @Brou Bruto Drews https://www.youtube.com/watch?v=xbMHLVn_4LI Duração: 01:37 2º Momento: Após a apresentação dos vídeos, o professor
fará alguns questionamentos aos alunos, tais como: a) Você já conhecia esse
fato que aconteceu em nossa cidade sobre essa prática do Valso? b) Alguém já o viu pedalando? O conhece? c) Você tem ou já teve uma
bicicleta? d) Você gosta de Bicicleta? e) Quais os locais que você vai
pedalar? f) Quais são os benefícios que essa prática corporal
traz para o corpo? Outra sugestão de levantamento de conhecimento prévio: 1º
Momento: Leitura do texto a seguir: Poluição na cidade Muitas
pessoas ficam preocupadas em utilizar a bicicleta em seu
cotidiano por acharem que estão mais expostas à poluição das cidades do que
quem utiliza carro. Entretanto, um estudo da European Respiratory
Society descobriu que um ciclista está exposto a mais poluição
apenas em comparação a um pedestre e se estiver correndo com a bicicleta.
Em automóveis, mesmo com as janelas fechadas, a poluição mais concentrada das
avenidas invade o veículo e o ar não circula, expondo mais seus condutores. Por
outro lado, ao realizar atividades físicas respiramos com maior intensidade,
inalando um maior volume de ar e, por consequência, mais poluentes. A
pesquisa foi feita na Bélgica e constatou que esse volume de ar chega a ser
quase 4,2 vezes maior, podendo até causar danos aos ciclistas. Os
pesquisadores concluíram também que essa exposição maior se dá pelo fato de
que os ciclistas circulam parcialmente pelas avenidas e ruas onde os carros
passam, ou seja, quem está na calçada respira menos poluição. Mas quem
usa bicicleta pode utilizar máscara antipoluição e também
escolher caminhos por ruas mais tranquilas e menos poluídas. https://www.ecycle.com.br/2831-bicicleta 2º
Momento: Após o
texto verifique quais as formas de contato dos alunos com a bicicleta:
quem não sabe andar ou a utiliza regularmente, e quais tipos de uso, para lazer
ou transporte. Discuta com os alunos sobre
sinalização, segurança e regras de trânsito em diferentes contextos. Observação: Pode utilizar uma bicicleta em sala para levantar
questões com os alunos sobre a identificação das partes de uma bike. 3º
Momento: A explanação do objeto de conhecimento poderá ser feito através de
slides, vídeos, pesquisa, debate, etc. Sugestão
de pesquisa: Diferentes tipos de bicicleta e sua
empregabilidade (Pesquisar e produzir um texto) VÍDEOS: Comece a pedalar: conheça os benefícios da bicicleta. AULA 02 1º
momento: Aula prática Para esta aula trabalhar com
os jogos de tabuleiro e cartas. Outra sugestão: Passeio de
bike pelo bairro da escola. (Caso realize solicitar com antecedência a guarda
municipal de trânsito para fazer o isolamento das ruas onde serão utilizadas
para esse percurso). AULA 03 1º
momento: Aula teórica Sugestões
de atividades: ·
Leitura e
reflexão do texto: O uso da bicicleta no Brasil (Bárbara Moreira,
http://www.eusoufamecos.net. Adaptado) Após a leitura e reflexão desse texto,
direcionar questões de interpretação. (Atividade em anexo) ·
Atividade
com questões a partir do seguinte enunciado. (Atividade em anexo) Cada vez mais a bicicleta vem ganhando lugar
na paisagem urbana das grandes cidades. Dentre os fãs da vida em duas rodas,
há quem utilize a “magrela” para o lazer, como meio de transporte e também
quem faça dela um instrumento de trabalho, como é o caso dos ciclistas profissionais.
Seja qual for a utilização, saiba que para pedalar melhor é imprescindível o
ajuste da bicicleta às medidas do seu corpo e a importância do equipamento
correto na hora de pedalar para preservar a saúde. ·
Atividade com questões sobre o objeto de conhecimento em
estudo. (Atividade em anexo) ·
ATIVIDADE Os transportes conscientes estão ganhando cada vez
mais espaço e força nas grandes cidades. A bicicleta deixou de ser apenas
lazer e esporte para voltar a ser meio de transporte e, dessa forma, se mostra
uma excelente alternativa de locomoção. Pesquise 10 benefícios da Bike para o
meio ambiente, registre no caderno. AULA 04 1º momento: Aula prática Direcionar nesta aula, alguns jogos
pre-desportivos. 1 – Derrube a Torre (Handebol) Recursos: Uma bola
de borracha pequena (que os alunos consigam empunhar para arremessar) Uma mesa
(carteira de sala de aula) Um cone Giz para
marcação do piso Descrição: Coloca-se
o cone sobre a mesa e marca-se um grande círculo a sua volta (num tamanho que
possibilite deslocamentos em todas as direções). Um aluno é escolhido para
ficar dentro do círculo com a missão de proteger o cone usando seus braços e
pernas (defesa no handebol). Três alunos são escolhidos para ficar ao redor
do círculo trocando passes e arremessos tentando derrubar o cone. Quando a
bola for interceptada pelo aluno do interior do círculo, este troca de lugar
com o aluno que propiciou a perda da posse da bola. http://pefjogos.blogspot.com/p/jogos-pre-desportivos.html 2– Pinobol (Handebol)
Recursos: Sete a Quinze cones Bola de borracha Descrição: Alguns cones de plástico são espalhados
aleatoriamente pelo pátio. (Se não houver esses cones, a dica é usar baldes
ou banquinhos e cadeiras pequenas de plástico). Divide-se os estudantes
em duas equipes, que ficam em fila indiana, uma ao lado da outra. Apenas dois
alunos - um de cada equipe - competem de cada vez. O jogador da equipe A
precisa "queimar" o adversário com uma bola. O jogador da B tem
como objetivo derrubar os cones - o mais rápido possível e com qualquer parte
do corpo. O professor dá a partida e cronometra cada etapa. Quando o aluno da
B é atingido, ele é substituído pelo próximo da fila. O mesmo acontece com o
jogador da equipe A assim que arremessa a bola. Quando a fila termina, os
papéis se invertem. Ganha a equipe que derrubar todos os cones em menor
tempo. Lembrete:Quanto maior o número de cones, mais difícil fica o
jogo. Por isso, o melhor é ir aumentando a quantidade de forma
gradual". http://pefjogos.blogspot.com/p/jogos-pre-desportivos.html |
RECURSOS: (X) quadro, pincel
atômico, apagador; ( x ) Data show; ( X
) Vídeo; (x) Computador; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( )
Informativos; (X ) Jogos diversos; ( X
) Jogos de tabuleiro ( )
bolas, apito, rede; ( ) celular; ( ) Notebook ( ) Outros: fita métrica, balança. ( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; ( X ) Pesquisa;
( )Resolução de Exercícios; ( ) Seminários; (X ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Resumo; ( ) Avaliação escrita; ( ) Avaliação da participação; ( ) Apresentação oral; ( X) Observação do desempenho do grupo;
( ) Outros: |
|
OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível,
seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras
metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade
escolar.
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